Vous êtes sur la page 1sur 31

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS FACULDADE DE ENGENHARIA JOO MONLEVADE PROCESSOS INDUSTRIAIS II

USINAGEM

Trabalho apresentado ao docente Huita do Couto Matozo como parte das exigncias do curso de Engenharia Ambiental da Disciplina Processos Industriais II da segunda etapa pelos discentes: Adriana Alves Ferreira Priscilla Lima Drumond Willian Ribeiro

FaEnge - Faculdade de Engenharia da UEMG Av. Braslia, 1304 - Bairro Ba 35930-314 - Joo Monlevade MG www.faenge.uemg.br

SUMARIO 1 INTRODUO ..................................................................................................................... 3 2 OBJETIVO ............................................................................................................................ 5 3 USINAGEM .......................................................................................................................... 6 3.1 FRESAMENTO .................................................................................................................. 6 3.2 FURAO ......................................................................................................................... 7 3.2.1 FURAO POR BROCA ................................................................................................ 8 3.3 TORNEAMENTO ............................................................................................................ 12 3.4 BROCHAMENTO ........................................................................................................... 15 3.5APLAINAMENTO ........................................................................................................... 18 3.6 RETIFICAO ............................................................................................................... 19 3.7 POLIMENTO .................................................................................................................. 21 3.8 MANDRILAMENTO....................................................................................................... 23 4 POLUENTES ORIGINADOS NAS OPERAES DE USINAGEM ........................... 25 4.1 LIQUIDO ........................................................................................................................... 25 4.1 AR....................................................................................................................................... 25 4.3 SOLIDO ............................................................................................................................ 25 5 FORMAO DE NVOAS ............................................................................................... 26 6 FLUIDOS DE CORTE........................................................................................................ 27 7. CONCLUSO..................................................................................................................... 29 7. REFERENCIA ................................................................................................................... 30

1 INTRODUO Usinagem significa submeter um material a um processo mecnico para se transformar em uma pea.

No incio tudo era feito manualmente, com a ajuda de ferramentas bsicas feitas de pedra para usinar a prpria pedra e obter objetos de uso dirio, dos mais simples aos mais complexos, mas uma das principais utilidades destes objetos era a fabricao de armas, como ponteiras e facas, para utilizao na caa e na guerra, desde ento a usinagem evoluiu enormemente. J a 700 anos antes de Cristo, o homem trabalhava os materiais brutos, onde praticamente todas as ferramentas eram executadas em ferro. Os primeiros metais conhecidos foram o cobre e o ouro.

O homem utilizava tais metais na fabricao de armas e ferramentas j no fim da prhistria. E a partir do sculo XVII surgiram novas formas de melhorar o processo de fabricao do ferro e na siderurgia do ao.

Estudos mais aprofundados sobre a usinagem iniciaram-se somente no incio do sculo XIX e em 1900, o americano F. W. Taylor descobriu o ao rpido, determinando um passo marcante no desenvolvimento tecnolgico da usinagem. Nesta mesma poca surgem as mquinas movidas a vapor, fazendo com que o trabalho do homem fosse extremamente facilitado. Agora, o homem podia trabalhar o metal com um esforo mnimo necessrio. E, logo em seguida vm as mquinas movidas a eletricidade. Na usinagem a utilizao de equipamentos modernos, automticos e muito avanados, onde a interferncia do homem mnima e muitas vezes at inexistente, possibilitam o desenvolvimento de peas com alta preciso dimensional e de elevada durabilidade.

O processo de usinagem tem como objetivos: Acabamento de superfcies de peas fundidas ou conformadas plasticamente, de modo a obter-se melhor aspecto superficial e melhores tolerncias dimensionais, de acordo com as especificaes de fabricao e de acordo com o emprego. Obteno de peculiaridades, impossveis de conseguir por outros processos.

Fabricao seriada de peas a um custo mais barato. Fabricao de uma ou poucas peas, praticamente com qualquer forma, a partir de um bloco de material metlico.

Nas operaes de usinagem, uma poro do material das peas retirada pela ao de uma ferramenta - chamada de ferramenta de corte - produzindo cavaco, caracterizado por uma forma geomtrica irregular.

Os processos de usinagem so classificados em:

- Usinagem com Ferramenta de Geometria Definida Tornear Fresar Furar Rosquar Alargar Brochar Serrar Plainar

- Usinagem com Ferramentas de Geometria no Definida Retificar Brunir Lapidar Lixar Polir Jatear Tamborear

2 OBJETIVO O objetivo principal deste trabalho apresentar conceitos e definies bsicas dos processos de usinagem, assim como os impactos ambientais gerados durante os processos. Vamos dar nfase ao fresamento, torneamento, furao, brochamento, retificao, aplainamento, polimento e mandrilamento.

3 USINAGEM

3.1 FRESAMENTO

O fresamento consiste numa operao onde a mquina possui uma ferramenta de corte com vrios gumes e executa movimentos de giro, enquanto pressionada contra a pea. A operao propicia a usinagem de superfcies apresentando qualquer orientao, porque tanto a pea quanto a ferramenta podem se movimentar em mais de uma direo, ao mesmo tempo.

Os cavacos so retirados atravs da rotao da fresa. A fresa uma ferramenta de vrios gumes cortantes, assim cada corte s fica em contato com a pea durante alguns instantes da rotao podendo ser refrigerado ao longo do resto do ciclo.

A fresadora consiste em trs tipos, sendo elas: Fresadora Horizontal: tem esse nome porque o mandril porta fresa se encontra na horizontal. Fresadora Vertical: tem esse nome porque o mandril porta fresa se encontra na vertical. Fresadora Paralela: A fresadora paralela usada para a usinagem de peas pesadas por oferecer um suporte mais rgido.

No fresamento, assim como nos demais processos de usinagem, existe uma srie de importantes parmetros de corte a considerar. Eles descrevem quantitativamente os

movimentos, as dimenses e outras caractersticas da operao de corte. Os parmetros de movimentos so:

Freqncia de rotao (n - rpm): o nmero de voltas por unidade de tempo que a fresa d em torno do seu eixo. Velocidade de Corte (Vc m/min): a velocidade instantnea do ponto selecionado sobre o gume, no movimento de corte, em relao pea. No fresamento, o movimento de corte proporcionado pela rotao da ferramenta.

Velocidade de Avano (vf mm/min): a velocidade instantnea do ponto selecionado sobre o gume, no movimento de avano, em relao pea. No fresamento, o movimento de avano provocado pela translao da ferramenta sobre a pea ou vice-versa.

As fresas possuem diversas aplicaes, sendo que a escolha do formato das fresas um fator crucial para a determinao de sua utilizao, sendo assim podemos citar os seguintes formatos:

Fresas cilndricas: possuem gumes exclusivamente na sua periferia, usadas para o debaste e acabamento de superfcies. Fresas em forma de disco: serras circulares usadas para corte de peas e fresamento de ranhuras estreitas. Fresas de Topo: fresas verticais de topo so como fresas frontais cilndricas de dimetro reduzido. O cabo usado para fixao. So usadas somente para cortes ligeiros.

Fresas de Forma: usadas para a fresamento de guias prismticas, usinagem de guias em ngulo e para trabalhos menores de fresamento por reproduo.

3.2 FURAO

Na rea de usinagem existem diversas formas de se obter furos em peas. Pode-se destacar os seguintes meios: puncionamento, fundio, forjamento, serra oxiacetileno e por meio de brocas. copo, eletroeroso,

Neste trabalho ser focado a obteno de furos atravs do uso de brocas, por ser o meio mais utilizado na indstria, devido sua versatilidade, baixo custo envolvido e tambm a simplicidade de operao.

3.2.1 FURAO POR BROCA

Processo mecnico de usinagem destinado a obteno de um furo de baixo grau de exatido, dimenses variando entre 1 e 50 mm. A ferramenta ou a pea se desloca segundo uma trajetria retilnea, coincidente ou paralela ao eixo principal da mquina.

FIGURA: movimento: A movimento de corte e B movimento de avano.

BROCAS

A ferramenta utilizada no processo de furao a broca. A broca mais comum utilizada na furao a broca helicoidal, mas existe um grande nmero de tipos de brocas para as mais diversas aplicaes. Atualmente existem brocas com insertos intercambiveis, com canais de refrigerao e de materiais mais resistentes que o tradicional ao rpido. haste: fixao mquina corpo: comprimento til ponta: extremidade cortante

MAQUINA DE FURAR

As mquinas de furar, ou simplesmente furadeiras, consistem basicamente de uma rvore, que gira com velocidades determinadas, onde fixa-se a ferramenta. Esta rvore pode deslizar na direo de seu eixo. Tambm pode-se ter uma mesa onde fixa-se e movimenta-se a pea.

As partes principais de uma furadeira variam de acordo com a sua estrutura.

1 - Base; 2 - Coluna; 3 - Mesa; 4 - Sistema motriz; 5 - Alavanca de movimentao da ferramenta; 6 - rvore de trabalho; 7 - Mandril; 8 - Broca

Estas mquinas tm como funo principal a execuo de furos, mas outras operaes, tais como alargamento e rebaixamento, tambm podem ser realizadas. As furadeiras possuem um motor que aplica uma rotao a uma ou mais brocas que so responsveis pela remoo do material.

A furao subdivide-se nas operaes: Furao em cheio Processo de furao destinado abertura de um furo cilndrico numa pea, removendo todo o material compreendido no volume do furo final, na forma de cavaco.

Caso seja necessrio fazer furos de grandes profundidades, h a necessidade de ferramenta especial

Furao escalonada Processo de furao destinado obteno de um furo com dois ou mais dimetros, simultaneamente.

Escareamento Processo de furao destinado abertura de um furo cilndrico numa pea prfurada.

Furao de centros Processo de furao destinado obteno de furos de centro, visando uma operao posterior na pea.

Trepanao Processo de furao em que apenas uma parte de material compreendido no volume do furo final reduzida a cavaco, permanecendo um ncleo macio. 10

Tipos de mquinas de furar

Furadeira de coluna, usada para furos de at 25 mm de dimetro, desaconselhvel para furos muito profundos. Esse tipo de furadeira muito verstil, realizando operaes de furao comuns ou trabalhos em srie mediante o emprego de gabaritos.

Furadeira de coluna, usado para abrir grandes furos devido ao seu grande peso e rigidez.

Furadeira de bancada, usada para furos de at 10 mm de dimetro.

11

Furadeira mltipla ou de vrias rvores, usada na fabricao de grandes sries de peas munidas de furos, uma vez que permite ao operador executar vrios furos simultaneamente em uma pea.

Furadeira em srie ou de rvores mltiplas, usada na fabricao em srie por permitir executar vrias operaes seguidas em uma pea. Cada coluna possui um mandril em que permanece constantemente montada uma determinada ferramenta, at a furao final de todas as peas com essa broca. Diversas operaes podem ser levadas a cabo em um mesmo orifcio ou diversos orifcios podem ser confeccionados em vrios pontos de uma mesma pea.

Furadeira radial permite ao operador furar a pea em qualquer lugar sem precisar alterar a posio de fixao da pea.

3.3 TORNEAMENTO O torneamento uma operao de usinagem que permite trabalhar peas cilndricas movidas por um movimento uniforme de rotao em torno de um eixo fixo, sendo que esse processo de movimento da pea em torno do seu prprio eixo chama-se torneamento. A mquina-ferramenta que faz o torneamento denominada torno. uma mquina muito verstil, pois alm das operaes de torneamento, pode executar tambm operaes como: furao, fresamento e retificao, com adaptaes relativamente simples. 12

O torno universal o torno mais simples que existe. Atravs dele podemos entender o funcionamento de todos os outros, por mais sofisticados que sejam. O torno universal possui eixo e barramentos horizontais e tem a capacidade de realizar diversas atividades.

Assim, basicamente, todos os tornos, respeitando-se suas variaes de dispositivos ou dimenses exigidas em cada caso, so compostos das seguintes partes: Corpo da mquina: barramento, cabeote fixo e mvel, caixas de mudana de velocidade. Sistema de transmisso de movimento do eixo: motor, polia, engrenagens, redutores. Sistemas de deslocamento da ferramenta e de movimentao da pea em diferentes velocidades: engrenagens, caixa de cmbio, inversores de marcha, fusos, vara etc. Sistemas de fixao da ferramenta: torre, carro porta-ferramenta, carro transversal, carro principal ou longitudinal e da pea: placas, cabeote mvel. Comandos dos movimentos e das velocidades: manivelas e alavancas.

13

Essas partes componentes so comuns a todos os tornos, sendo o que diferencia um do outro a capacidade de produo, se automtico ou no, o tipo de comando: manual, hidrulico, eletrnico, por computador etc.

O torneamento, como todos os demais trabalhos executados com mquinas-ferramenta, acontece mediante a retirada progressiva do cavaco da pea a ser trabalhada. O cavaco cortado por uma ferramenta de um s gume cortante, que deve ter uma dureza superior do material a ser cortado.

No torneamento, a ferramenta penetra na pea, cujo movimento rotativo uniforme ao redor do eixo A permite o corte contnuo e regular do material. A fora necessria para retirar o cavaco feita sobre a pea, enquanto a ferramenta, firmemente presa ao portaferramenta, contrabalana a reao desta fora.

Para executar o torneamento, so necessrios trs movimentos relativos entre a pea e a ferramenta. Eles so: Movimento de corte: o movimento principal que permite cortar o material. O movimento rotativo e realizado pela pea. Movimento de avano: o movimento que desloca a ferramenta ao longo da superfcie da pea. Movimento de penetrao: o movimento que determina a profundidade de corte ao empurrar a ferramenta em direo ao interior da pea e assim regular a profundidade do passe e a espessura do cavaco. Como o torno uma mquina-ferramenta que pode efetuar diversas operaes, suas aplicaes so das mais diversas podendo ser citadas: 14

Torneamento cilndrico interno e externo; Torneamento cnico com inclinao do carro e deslocamento do contra ponto; Torneamento de forma e sangramento; Furao com broca helicoidal; Alargamento; Escareamento; Recartilhado e Rosca com macho, com tarracha e com ferramenta de forma.

3.4 BROCHAMENTO

Brochamento consiste em remover um material da superfcie de uma pea, de forma progressiva, pela ao ordenada dos fios de corte, dispostos em srie, de ferramentas multicortantes. Para tanto, a ferramenta ou a pea se deslocam segundo uma trajetria retilnea, coincidente ou paralela ao eixo da ferramenta.

A ferramenta utilizada neste processo chama-se brocha. Essa ferramenta feita de ao , provida de dentes, formando uma srie de elementos cortantes, para trabalhar diversos tipos de materiais. Utilizada para aplainar ou gerar superfcies internas e externas, de perfis regular ou irregular.

A mquina que realiza a operao de brochamento chamada de brochadeira ou brochadora, podendo ser horizontal ou vertical. A brochadeira vertical comumente usada na indstria mecnica e possui a vantagem, em termos de produtividade, possibilitar o trabalho com ferramentas que apresentam um grande comprimento.

J a brochadeira vertical a mais indicada em locais que no apresentam grande espao fsico, devido a sua caracterstica estrutural. Comumente apresentam a funo de 15

comprimir, porm, em alguns casos podem tambm tracionar ou at mesmo executar ambas as foras, tanto no brochamento externo quanto no interno.

A operao de brochamento pode ser dividida em: Brochamento interno: processo que modifica um furo vazado e transforma o perfil de uma pea, tendo como objetivo abrir cavidades para chavetas em furos cilndricos ou de transformar perfis cilndricos em perfis canelados, estriados, quadrados, hexagonais, etc.

Brochamento externo: processo realizado sobre superfcie externa de uma pea para dar acabamento ou semi-acabamento a seus perfis.

16

Nesse processo, a transformao de um perfil feita gradativamente porque os elementos de corte da brocha tm tamanhos que aumentam gradativamente ao longo de seu comprimento.

A figura abaixo apresenta alguns exemplos de pecas usinadas pelo brochamento.

17

3.5APLAINAMENTO

O aplainamento uma operao de usinagem que consiste em fazer cortes na pea gerando superfcies planas. O movimento da ferramenta de corte de translao enquanto a pea permanece esttica, ou vice-versa.

A mquina-ferramenta que executa essa operao chamada de torno limador ou limador, essa mquina aceita peas de at 800 mm de comprimento e utiliza-se do movimento horizontal para o trabalho de levantamento de cavacos. O limador consta com as seguintes partes: cabeote: se move sobre uma guia que gera o movimento principal. Nele se localiza o porta-ferramenta. mesa: usada para fixao da pea, pode ser deslocada lateralmente e verticalmente atravs de fusos. 18

acionamento principal: produz o movimento oscilatrio do cabeote do limador.

O aplainamento utilizado para remover irregularidades na superfcie plana. Quanto s operaes, a plaina limadora pode realizar estrias, rasgos, rebaixos, chanfros, faceamento de topo em peas de grande comprimento. Isso possvel porque o conjunto no qual est o porta-ferramenta pode girar e ser travado em qualquer ngulo.

3.6 RETIFICAO

A retificao um processo de usinagem por abraso que retifica a superfcie de uma pea, ou seja, corrigi irregularidades de superfcies de peas. Esse processo tem por objetivo reduzir rugosidades ou salincias e rebaixos de superfcies usinadas com maquinas-ferramenta, dar superfcie da pea a exatido de medidas que permita obter peas semelhantes que possam ser substitudas umas pelas outras, remover camadas 19

finas de tmpera, cementao ou nitretao e retificar peas que tenham sido deformadas ligeiramente durante o processo de tratamento trmico.

A mquina utilizada no processo de retificao denominada retificadora e tem por finalidade obter um melhor acabamento do que os conseguidos em mquinas convencionais. Essas mquinas podem ser classificadas em: Retificao plana: tem como finalidade retifica todos os tipos de superfcies planas, paralelas, perpendiculares ou inclinada, podendo ser do tipo tangencial, com eixo horizontal ou do tipo topo, com eixo vertical.

Retificadora Universal: tem como funo retifica superfcies cilndricas externas ou internas e, em alguns casos, superfcies planas em eixos rebaixados.

20

Retificadora sem centros (centerless): empregada para retificar superfcies cilndricas externas ou internas e, em alguns casos, superfcies planas em eixos rebaixados.

A ferramenta de corte utilizada na operao de retificao o rebolo, que possui superfcie abrasiva, formada geralmente por gros de alumnio ou carbeto de silcio.

3.7 POLIMENTO

Polimento consiste em um processo dinmico de acabamento de uma pea que visa obter uma superfcie lisa e de aparncia espelhada, propiciando boa qualidade de acabamento de um produto final. Normalmente, a ferramenta utilizada para realizar o polimento apresenta forma de disco ou conjunto de discos, revestidos com substncias abrasivas. Tambm podem ser usados lixas ou bastes abrasivos.

Esse processo utilizado para dar acabamento de boa apresentao, sem que a superfcie precise ter preciso de formas e medidas, para criar uma camada superficial de proteo da pea, impedindo a ao corrosiva de certas substancias e para preparar peas que sero submetidas a operaes de revestimento superficial por galvanoplastia, como niquelagem e cromagem.

O polimento pode ser radial e axial. No polimento radial o disco abrasivo apoiado sobre a pea a ser polida e o disco gira em grande velocidade.

21

J o polimento axial, o disco abrasivo gira sobre o eixo, em contato com a superfcie a ser polida. Assim, o disco abrasivo segue a superfcie da pea por movimentos de plasticidade ou elasticidade.

Deste modo, durante o processo de polimento a superfcie da pea que est em contato com a ferramenta desgastada e vai sendo polida pela ferramenta, de acordo com o material abrasivo utilizado.

Tambm pode ser feito o polimento manual, no qual realizado com lixas, p, ou basto abrasivo que possuem granulao muito fina. Esse polimento muito empregado na confeco de moldes plsticos. E devido a isso, para que a pea apresente uma superfcie lisa, a cavidade de injeo dever ser polida para facilitar o fluxo de plstico ou material a ser injetado no molde.

22

3.8 MANDRILAMENTO

Processo mecnico de usinagem de superfcies de revoluo, com o auxlio de uma ou mais ferramentas de corte. A ferramenta de corte fixada a uma barra de mandrilar em um certo ngulo, determinado pela operao a ser realizada. Tambm conhecido como mandrilagem ou broqueamento.

Pelo mandrilamento pode-se conseguir superfcies cilndricas ou cnicas, internas, em espaos normalmente difceis de serem atingidos, com eixos perfeitamente paralelos entre si.

mandrilamento cilndrico: processo em que a superfcie usinada cilndrica e o seu eixo de rotao coincide com o eixo em torno do qual a ferramenta gira.

mandrilamento cnico: processo em que a superfcie usinada cnica e seu eixo de rotao coincide com o eixo em torno do qual a ferramenta gira.

mandrilamento radial: processo em que a superfcie usinada plana e perpendicular ao eixo em torno do qual gira a ferramenta.

23

mandrilamento esfrico: processo em que a superfcie usinada esfrica e o eixo de rotao coincide com o eixo em torno do qual a ferramenta gira.

MANDRILADORAS

As mandriladoras so mquinas especiais que permitem a adaptao de diferentes tipos de ferramentas. Com o acoplamento de acessrios apropriados, a mandriladora, alm do mandrilamento, pode ser utilizada para furar, fresar, rosquear etc., tornando-se, nesses casos, uma mquina universal.

EXEMPLO: uma pea com forma prismtica pode ser usinada em todas as suas quatro faces verticais porque a mandriladora tem uma mesa giratria que possibilita a usinagem em todos os lados.

A mandriladora universal tem a vantagem de economizar tempo; a capacidade de processar todas as operaes necessrias de usinagem, do comeo ao fim, do desbaste ao acabamento, sem que haja necessidade de remover a pea da mquina.

24

4 POLUENTES ORIGINADOS NAS OPERAES DE USINAGEM

4.1 LIQUIDOS Vazamentos Respingos Transporte de peas e cavacos Derramamentos acidentais Fluidos esgotados Desengraxantes contaminados

4.2 AR Nevoas de fluidos Gotas microscpicas

4.3 SOLIDO Cavacos impregnados de fluidos Lodos de filtros Filtros, Estopas, Solventes e Desengraxante contaminado.

25

5 FORMAO DE NVOAS

A elevada velocidade de giro atingida pelas mquinas e/ou ferramentas e a presso de fornecimento de fluido, provocam a formao de nvoas ou aerossis, que se dispersam no ambiente. Tem-se ento o risco da inalao dessas partculas, com o efeito nocivo para a sade do trabalhador. Inalao - Irritaes das vias respiratrias (pneumonia, fibrose pulmonar e asma). Exposio a essa atmosfera podem apresentar tosse e catarro, irritao no nariz e na garganta e dificuldade respiratria. Contato pode causar o ressecamento ou irritaes da pele (alergias), erupes cutneas.

26

6 FLUIDOS DE CORTE

Durante a usinagem so empregados fluidos de corte com objetivo de aumentar a vida til da ferramenta, minimizar a geraco de calo durante o processo, auxiliar na remoo dos cavacos e geralmente melhora a eficincia do processo produtivo. Entretanto a utilizao desses fluidos faz com que a indstria metal-mecnica se torne agressora ao meio ambiente.

Os riscos ambientais podem ser decorrentes da utlizao de fluidos de corte so: O leo integral no biodegradavel; As emulses e fluidos sintticos apresentam diversos produtos qumicos de difcil tratamento e se lanados ao meio podem provocar vrios danos ao meio ambiente e populao; Comprometimento do ar devido aos aerossis e dos vapores formados pelo contato com superficies quentes das peas e ferramentas empregadas; Se os fluidos de usinagem forem despejados diretamente em um corpo hdrico de forma errrada retiram o oxignio dissolvido, podendo causar danos a vida aqutica; Toxicidade elevada, devido s substncias qumicas presentes em sua composio e a outras substncias e compostos que se formam durante o uso.

Desse modo, indispensvel adotar uma tcnica de produo mais limpa, permitindo obter solues que possibilitem a minimizao dos impactos ambientais. A seguir sero destacadas algumas medidas que podem ser tomadas, so elas: Substituio de matrias-primas: utilizar leo vegetal no lugar do leo mineral, promovendo assim a aplicao de tratamento qumico e biolgico nos resduos gerados. Modificao da tecnologia: normalmente durante a usinagem uma grande quantidade de fluido utilizada na regio de corte. Para minimizar essa utilizao podem ser utilizadas tecnologias que provoquem a diminuio ou eliminao desses fluidos. Uma tcnica que esta sendo estudada o corte com mnima quantidade de lubrificante, no qual uma quantidade mnima de leo 27

pulverizada em um fluxo de ar comprimido. Essa tcnica possui algumas vantagens como: reduo do volume de descarte, produo de peas e cavacos mais limpos, reduo de custos de processamento, limpeza e acondicionamento. Entretanto, so formadas nvoas e a fumaa do leo gerada podem ser consideradas indesejveis. Usinagem a seco: eliminao do fluido de corte no processo de usinagem. Vivel quando o tempo de usinagem, o tempo de vida da ferramenta for semelhante conseguida com a usinagem que utiliza os fluidos de corte. Porm, nesse processo so geradas poeiras, maior solicitao trmica da pea, o que provoca um efeito negativo na qualidade final da pea e necessidade de ferramentas especiais. Reciclagem interna: recuperao e reciclagem do fluido de corte usado, no qual realizado o tratamento do fluido, removendo os contaminantes e deixando-o apto para retornar ao processo.

Controle da qualidade da gua e a correta limpeza da mquina: aumentam a vida til do fluido de usinagem, uma vez que a contaminao dos fluidos se d por agentes externos. As bactrias se aninham na emulso, provenientes da gua de preparao. Desse modo, o uso de gua isenta de contaminantes e a correta diluio dos concentrados melhoram os fluidos de usinagem.

Portanto, necessrio que as empresas busquem tecnologias que possibilitem a reduo e eliminao dos resduos e emisses gerados, para que seja possvel a implantao do conceito de produo mais limpa.

28

7 CONCLUSO

O trabalho teve como finalidade abordar operaes utilizadas e imprescindveis para a fabricao de vrias peas que sero utilizadas em diversos mbitos. O papel de ns, engenheiros ambientais, em conhecer esses processos, esta explicado na busca de resoluo ou mitigao dos impactos ambientais gerados nessas operaes, uma vez que o excesso do uso fluido de corte pode ocasionar uma srie de problemas ambientais, no qual resta ao profissional de meio ambiente a busca por uma produo mais limpa.

29

8 REFERENCIA

CURSO ESSEL: Brunimento, lapidao, polimento. Disponvel em: <http://www .essel.com.br/cursos/material/01/ProcessosFabricacao/59proc3.pdf>. Acessado em 10 de outubro de 2011.

CURSO ESSEL: brochamento. Disponvel em: <http://www.essel.com.br/cur sos/mater ial/01/ProcessosFabricacao/67proc.pdf>. Acessado em 10 de outubro de 2011.

JAEGER, Alexandre. RETIFICAO. Sociesc. Disponivel em: < http://www.ebah.com.br /content/ABAAAAaD4AJ/retificacao-usinagem>. Acessado em 9 de outubro de 2011.

WORDPRESS. Operao de brochamento. Disponivel em: <http://tobiasmugge. files.wordpress.com/2008/10/parte_3_brochamento1.pdf>. Acessado em 11 de outubro de 2011.

STOETERAU, Lima Rodrigo. PROCESSOS DE USINAGEM: Fabricao por Remoo de Material 2004/1

OLIVEIRA, JOO FERNANDO GOMES - NUMA-USP - Doutor em Eng. Mecnica pela EESC-USP Professor Titular da Escola de Engenharia de So Carlos ADEQUAO AMBIENTAL DOS PROCESSOS USINAGEM UTILIZANDO PRODUO MAIS LIMPA COMO ESTRATGIA DE GESTO AMBIENTAL. Produo, v. 17, n. 1, p. 129-138, Jan./Abr. 2007 ALVES, SALETE MARTINS ALVES SOCIESC- Doutora em Eng. Mecnica pela EESC-USP Professora e pesquisadora da SOCIESC - Sociedade Educacional de Santa Catarina

ADEQUAO

AMBIENTAL

DOS

PROCESSOS

USINAGEM

UTILIZANDO

PRODUO MAIS LIMPA COMO ESTRATGIA DE GESTO AMBIENTAL. Produo, v. 17, n. 1, p. 129-138, Jan./Abr. 2007

BIERMANN, Maria Julieta Espindola. GESTO DE FLUIDOS DE USINAGEM - 2008 30

COSTA, der Silva. CEFET 2006 Processos de usinagem SANTOS, Denis Jnior. CEFET 2006 Processos de usinagem.

31

Vous aimerez peut-être aussi