Vous êtes sur la page 1sur 21

Guia Prtico de Instalaes de Micropoduo

Guia Prtico de Instalaes de Microproduo

1-Introduo
Com a publicao de legislao especfica, foi criada a possibilidade de todas as entidades que disponham de um contrato de compra de electricidade em Baixa Tenso (BT) serem tambm elas produtoras de energia, energia essa, que ser por sua vez entregue RESP Rede Elctrica de Servio Pblico. As tecnologias fotovoltaica e elica, tm vindo, dado o seu desenvolvimento, a revelar-se como as formas mais simples e acessveis para produo de energia elctrica por parte dos potenciais microprodutores, em detrimento de outras, tambm previstas em alguma da legislao. Mesmo tratando-se de tecnologias relativamente generalizadas, importa estabelecer regras e condies de segurana para o seu estabelecimento e futura explorao, regras essas que so o objecto deste guia prtico.

2-Domnio de aplicao
No presente guia, sero consideradas as instalaes fotovoltaicas ligadas rede pblica, sendo ainda includo, no final, um ponto (11) dedicado a instalaes com geradores elicos. Estas instalaes no podero funcionar isoladas da rede pblica, devendo o produtor entregar a electricidade produzida no nvel de tenso constante do contrato de aquisio de electricidade para a instalao de utilizao. O previsto no presente documento no dispensa o cumprimento da legislao que suporta o estabelecimento e a entrada em explorao das instalaes a que se refere.

3-Definies
No presente guia, sero aplicados alguns termos para simplificao de texto e rpida interpretao, quer de matrias quer de esquemas. 3.1- rede ou rede pblica Simplificao de RESP Rede Elctrica de Servio Pblico. 3.2 unidade MP Unidade de microproduo: unidade do grupo I instalao de produo de electricidade monofsica em baixa tenso com potncia de ligao at 11,04 kW. 3.3 clula FV Dispositivo fotovoltaico fundamental, capaz de gerar electricidade desde que sujeito a fonte luminosa. 3.4 - mdulo FV Conjunto de clulas fotovoltaicas, agrupadas e interligadas bem como protegidas mecanicamente das condies ambientais; 3.5 string Conjunto de mdulos fotovoltaicos interligados em srie, de modo a garantir a tenso de sada DC da unidade de microproduo.
Nota: o termo string de origem anglo-saxnica; Aplica-se por ser o mais comum na literatura internacional.

Certiel Associao Certificadora de Instalaes Elctricas

Pgina 2

Guia Prtico de Instalaes de Microproduo

3.6 cabo de string Cabo que interliga as strings constituintes de uma unidade de microproduo, num nico ponto. 3.7 cabo principal Cabo que liga o ponto de ligao dos cabos de strings ao inversor. 3.8 - inversor Dispositivo que transforma a tenso e a corrente contnua em tenso e corrente alternada. 3.9 tenso de circuito aberto - VocSTC Tenso em vazio em condies de ensaio normalizadas (STC Standard Test Condition) nos terminais de um mdulo FV, de uma string ou de uma unidade de microproduo.
Nota - Para os mdulos fotovoltaicos a tenso mxima deve ser calculada atravs da frmula:

1,15 x V

ocSTC

3.10 corrente de curto-circuito - IccSTC Corrente de cc em condies de ensaio normalizadas de um mdulo FV, de uma string ou de uma unidade de microproduo. 3.11 lado DC Parte da instalao da unidade de microproduo situada entre os mdulos fotovoltaicos e os ligadores DC do inversor. 3.12 lado AC Parte da instalao da unidade de microproduo situada entre os ligadores AC do inversor e o ponto de ligao RESP.

Fig.1 Esquema exemplificativo simplificado de ligao de mdulos fotovoltaicos

Certiel Associao Certificadora de Instalaes Elctricas

Pgina 3

Guia Prtico de Instalaes de Microproduo

4 - Descrio de uma unidade de microproduo

Na figura 2, encontra-se representada uma arquitectura simplificada para uma unidade de microproduo.
Fig. 2 Esquema simplificado de uma unidade MP fotovoltaica com ligao rede pblica.

As solues de ligao RESP, encontram-se no Anexo I deste guia e tambm no portal www.renvaveisnahora.pt. Embora o esquema representado se refira essencialmente a uma unidade de microproduo monofsica, a instalao poder tambm ser trifsica (conforme tracejados na figura), dotada de um inversor trifsico (eventualmente sem condutor Neutro), ou trs monofsicos.

4.1 Esquemas de ligao terra do lado AC


A rede pblica de distribuio em baixa tenso explorada em esquema de ligao terra do tipo TN, pelo que o condutor Neutro da rede no dever ser ligado com a terra da unidade de microproduo.

4.2 Esquemas de ligao terra do lado DC


As estruturas metlicas de suporte, molduras dos mdulos FV e partes metlicas para interligao destes, devero encontrar-se ao mesmo potencial do TPT Terminal Principal de Terra. A interligao destes componentes dever ser assegurada atravs de condutor de equipotencialidade com S 4mm.

Certiel Associao Certificadora de Instalaes Elctricas

Pgina 4

Guia Prtico de Instalaes de Microproduo

5 Proteco contra os choques elctricos


Os equipamentos da unidade MP do lado DC devem ser considerados em tenso, mesmo quando desligados do lado AC. Todas as partes acessveis do lado DC, tal como ligadores, caixas de ligao e eventualmente seccionadores, devero ser sinalizados com um aviso modelo com informao clara e durvel da existncia de tenso mesmo quando o(s) circuito(s) se encontrem seccionados do lado DC no inversor.

PERIGO INSTALAO ELCTRICA EM TENSO DURANTE O DIA


Fig. 3 Aviso modelo da existncia de tenso do lado DC (sistema fotovoltaico)

5.1 Proteco contra os contactos directos


Os materiais utilizados devero garantir caractersticas adequadas de isolamento quer por construo quer atravs de utilizao de invlucros. Caixas ou armrios que contenham partes activas devero permanecer fechadas apenas permitindo a abertura atravs de ferramenta ou de chave, a no ser que se encontrem localizadas em locais exclusivamente acessveis a pessoas qualificadas ou instrudas. As partes activas devero ser estabelecidas em invlucro com um grau de proteco mnimo IP 2X, ou IP 44 para o caso de se situar no exterior. Os mdulos fotovoltaicos que sejam estabelecidos de modo acessvel, quer a pessoas, quer a animais domsticos, devero encontrar-se protegidos por sistema de barreiras ou vedao.

5.2 Proteco contra os contactos indirectos


5.2.1 Do lado DC Do lado da corrente contnua, a proteco contra choques elctricos garantida pelo emprego de materiais classe II de isolamento ou equivalente (isolamento reforado) at aos ligadores do inversor. Os cabos devero garantir uma tenso mnima V = Voc x 1,15 x n. mdulos (M), pelo que tanto os cabos de string e o cabo principal devero garantir um nvel de isolamento mnimo de 1 kV.

Certiel Associao Certificadora de Instalaes Elctricas

Pgina 5

Guia Prtico de Instalaes de Microproduo

5.2.2 Do lado AC Do lado AC, a proteco contra contactos indirectos dever ser garantida atravs de aparelho sensvel corrente diferencial-residual (diferencial) de mdia sensibilidade, i.e., 300 mA ou inferior;

Fig. 4 Esquema simplificado do Quadro AC

O aparelho de proteco diferencial poder garantir simultaneamente a proteco contra sobreintensidades, i.., por meio de disjuntor diferencial, no sendo no entanto obrigatria a adopo desta soluo; Adoptando-se a utilizao de dois aparelhos distintos (a), a proteco contra sobreintensidades atravs de aparelho magnetotrmico dever ser estabelecida do lado da rede. Para ao caso da unidade MP ser dotada de inversor com transformador de isolamento, a proteco diferencial (a) dispensvel. A verificar-se o recurso de equipamentos auxiliares, tais como seguidores, reguladores e outros, estes devero ser dotados de circuito especfico (b) que garanta tambm proteco de pessoas e continuidade de servio da instalao.

5.3 Ligao das massas terra


A massa do inversor e as massas dos materiais alimentados pela rede de distribuio pblica (instalao existente) devero ser ligadas terra das massas da instalao elctrica de utilizao, conforme figura 2. As estruturas metlicas dos mdulos e as estruturas de suporte devero ser equipotencializadas, apesar de garantida a classe II de isolamento. De um modo geral, as estruturas metlicas so em alumnio, pelo que devero ser utilizados ligadores adequados para o efeito sempre que necessrio. Os condutores de interligao so os definidos em 4.2. Certiel Associao Certificadora de Instalaes Elctricas Pgina 6

Guia Prtico de Instalaes de Microproduo

6 Proteco contra as sobreintensidades 6.1 Do lado DC


Os cabos de string so dimensionados para que possam dispensar aparelhos de proteco contra sobreintensidades, pelo que, a sua corrente mxima admissvel (Iz) deve ser igual ou superior a 1,25 x IccSTC dessa mesma string. O cabo principal tambm dimensionado para que seja dispensada a proteco contra sobreintensidades, devendo ser garantido que a corrente mxima admissvel no cabo principal (Iz) deve ser igual ou superior a 1,25 x IccSTC da unidade de microproduo.

6.2 Do lado AC
6.2.1 Proteco contra sobrecargas O valor de In (corrente estipulada) do aparelho de proteco do lado AC definido pelas condies de ligao rede. As condies de estabelecimento so as previstas na Seco 563.3 das R.T.I.E.B.T. Regras Tcnicas das Instalaes Elctricas de Baixa Tenso. 6.2.2 Proteco contra os curto-circuitos O poder de corte dos aparelhos de proteco determinado tendo em conta as correntes de curto-circuito mximas previsveis. Regra geral, um poder de corte de 3kA ser suficiente para o dispositivo de proteco, devendo no entanto ser consultado o distribuidor pblico de energia elctrica. A utilizao de disjuntor obrigatria, no sendo permitida a proteco atravs de fusveis.

7 Queda de tenso 7.1 Do lado DC


A queda de tenso mxima permitida do lado DC da instalao de 3 % em condies IccSTC. recomendvel limitar esta queda de tenso a um mximo de 1%.

7.2 Do lado AC
A queda de tenso mxima entre o ponto de ligao rede e os ligadores AC do inversor no dever ser superior a 3 % em condies de potncia nominal do inversor. Tambm aqui, recomendada uma queda de tenso mxima de 1 %.

8 Seccionamento e corte

Certiel Associao Certificadora de Instalaes Elctricas

Pgina 7

Guia Prtico de Instalaes de Microproduo

8.1 Dispositivos de seccionamento


De forma a permitir a manuteno no s do inversor mas tambm de toda a unidade MP, devero ser previstos meios de seccionamento tanto do lado DC como do lado AC. Todos os dispositivos de seccionamento devero ser omnipolares, sendo que do lado DC o seccionamento poder no ser simultneo (ver figura 2). Nota: Os aparelhos previstos em 6.2 podero garantir as condies estipuladas.

9 Canalizaes e materiais
Os elementos constituintes das canalizaes estabelecidas em locais que os sujeite s radiaes solares, devero ter caractersticas adequadas s influncias externas AN3 Radiaes solares fortes (Seco 321.11 das R.T.I.E.B.T.). O estabelecimento das canalizaes dever ser tal que garanta a proteco mecnica das mesmas em todo o seu percurso. Todos os materiais empregues devero ser adequados funo que lhes dada, devendo garantir marcao de conformidade CE.

10 - Sinalizao
A sinalizao dos riscos existentes nas instalaes elctricas uma forma de evitar danos fsicos aos seus utilizadores e intervenientes, pelo que dever ser de fcil interpretao e com garantias de durabilidade. Para alm do previsto no ponto 5, apresentam-se outras situaes que devero ser salvaguardadas.

10.1 Ponto de ligao com a RESP


De forma a garantir toda a segurana na interveno e manuteno numa unidade MP fotovoltaica interligada com a rede pblica, dever ser garantida a sinalizao da existncia de duas fontes de energia no local de acesso a essas mesmas fontes (portinhola ou contadores, conforme esquema de ligao adoptado).

Fig. 5 Aviso modelo da presena de duas fontes de tenso.

Certiel Associao Certificadora de Instalaes Elctricas

Pgina 8

Guia Prtico de Instalaes de Microproduo

10.2 Interveno no Inversor


Para evitar que haja interrupes voluntrias do lado DC, sem que seja antes efectuado o corte do lado AC, necessria sinaltica junto do seccionamento do lado DC eliminando assim riscos e avarias desnecessrias.

Fig.6 Aviso modelo de operaes de manobra

11 Geradores elicos

Fig.7 - Esquema simplificado de uma unidade MP elica com ligao rede pblica

Para o caso em que a unidade MP seja composta por um gerador elico, verifica-se como vlida toda a informao acima prestada, sendo no entanto necessrio efectuar as devidas adaptaes, isto :

Certiel Associao Certificadora de Instalaes Elctricas

Pgina 9

Guia Prtico de Instalaes de Microproduo

Na Fig.3, sinaliza-se a existncia de tenso durante o dia, mas ter-se- em conta que para o caso de existncia de gerador elico, a presena de tenso poder ser constante; Por se tratar de um sistema gerador com elementos dinmicos, a cada aparelho podero estar associadas medidas de proteco especficas, pelo que o cumprimento das instrues dadas pelo fabricante fundamental.

Para o caso de se tratar de uma instalao trifsica, as ligaes so equivalentes s apresentadas na Figura 2.

12 Manual de instrues
Ao proprietrio da unidade de microproduo (microprodutor) a entidade instaladora dever fornecer um dossier tcnico, no qual deve constar: Um esquema unifilar da unidade MP; Planta com localizao dos elementos constituintes da unidade de MP, incluindo o traado das canalizaes; Descrio dos procedimentos a tomar para manuteno e em caso de emergncia.

Todos os elementos a disponibilizar ao proprietrio devero ser redigidos em lngua portuguesa, salvo acordo em contrrio.

* * *

Certiel Associao Certificadora de Instalaes Elctricas

Pgina 10

Guia Prtico de Instalaes de Microproduo

ANEXO I

Solues de ligao da unidade de Microproduo RESP

1. Soluo A Clientes BTN Instalaes Novas/ Instalaes Existentes Soluo preferencial / Ligao a ramal areo ou ramal subterrneo 2. Soluo B Clientes BTN - Instalaes existentes/Soluo Alternativa/Ligao a ramal subterrneo 3. Soluo C Clientes BTN Instalaes existentes Soluo alternativa/ Ligao rede area em torada com portinhola j existente na instalao de consumo 4. Soluo D Clientes BTN Instalaes existentes/Soluo alternativa/ Ligao a ramal areo ou ramal subterrneo Ligao atravs dos terminais de entrada do Contador de Produo (Esta soluo apenas deve ser utilizada quando a soluo preferencial e as outras solues alternativas, no forem convenientes, por razes de espao ou arquitectnicas.) 5. Soluo D Esquema de pormenor (multifilar) Ligao rede atravs dos terminais de entrada do contador de consumo 6. Soluo E Clientes BTE Instalaes Novas Instalaes Existentes Soluo preferencial Ligao a ramal areo ou ramal subterrneo Instalaes sem Transformadores de Corrente 7. Soluo F - Clientes BTE Instalaes Existentes Ligao a ramal areo Soluo Alternativa Ligao rede area em torada com portinhola j existente na instalao de consumo 8. Soluo G - Clientes BTE Instalaes existentes Soluo Alternativa Transformadores de intensidade instalados nos condutores do Ramal 9. Soluo H - Clientes BTE Soluo Alternativa Transformadores de intensidade instalados em quadro prprio

Certiel Associao Certificadora de Instalaes Elctricas

Pgina 11

Guia Prtico de Instalaes de Microproduo

Soluo A Clientes BTN Instalaes Novas Instalaes Existentes Soluo preferencial Ligao a ramal areo ou ramal subterrneo

LEGENDA ACE - Aparelho de Corte de Entrada QE - Quadro de Entrada CC - Contador de Consumo CP - Contador da unidade de microproduo (acessvel ao distribuidor) SF - Seccionador porta fusveis unipolar+neutro PC/P - Portinhola de Consumo/Produo

Certiel Associao Certificadora de Instalaes Elctricas

Pgina 12

Guia Prtico de Instalaes de Microproduo

Soluo B Clientes BTN Instalaes existentes Soluo Alternativa Ligao a ramal subterrneo

LEGENDA ACE - Aparelho de Corte de Entrada QE - Quadro de Entrada CC - Contador de Consumo CP - Contador da unidade de microproduo (acessvel ao distribuidor) SF - Seccionador fusvel unipolar+neutro PC/P - Portinhola de Consumo/Produo

Certiel Associao Certificadora de Instalaes Elctricas

Pgina 13

Guia Prtico de Instalaes de Microproduo

Soluo C Clientes BTN Instalaes existentes Soluo alternativa Ligao rede area em torada com portinhola j existente na instalao de consumo

LEGENDA ACE - Aparelho de Corte de Entrada QE - Quadro de Entrada CC - Contador de Consumo CP - Contador da unidade de microproduo (acessvel ao distribuidor) SF - Seccionador fusvel unipolar+neutro PC - Portinhola de Consumo PP Portinhola de Produo (Instalada junto Portinhola de Consumo PC)

Certiel Associao Certificadora de Instalaes Elctricas

Pgina 14

Guia Prtico de Instalaes de Microproduo

Soluo D Clientes BTN Instalaes existentes Soluo alternativa Ligao a ramal areo ou ramal subterrneo Ligao atravs dos terminais de entrada do Contador de Produo (Esta soluo apenas deve ser utilizada quando a soluo preferencial e as outras solues alternativas, no forem convenientes, por razes de espao ou arquitectnicas.)

LEGENDA ACE - Aparelho de Corte de Entrada QE - Quadro de Entrada CC - Contador de Consumo CP - Contador da unidade de microproduo (acessvel ao distribuidor) SF - Seccionador fusvel unipolar+neutro PC - Portinhola de Consumo

Certiel Associao Certificadora de Instalaes Elctricas

Pgina 15

Guia Prtico de Instalaes de Microproduo

Soluo D Esquema de pormenor (multifilar) Ligao rede atravs dos terminais de entrada do contador de produo

Notas: 1 - A ligao do Contador de Consumo ao Contador de Produo pode ser feita directamente nos terminais deste, ou atravs de ligadores adequados (terminais de forquilha ou outros); 2 - A seco dos condutores de interligao do Contador de Produo ao Contador de Consumo deve ser dimensionada para a potncia mxima admissvel (PMA) da instalao de consumo; 3 - Quando o Inversor no for dotado com transformador de isolamento ou disjuntor diferencial dever este ser intercalado entre aquele e o Contador de Produo; 4 - O esquema de ligao do Contador de Produo ao Contador de Consumo mantm-se quando este for trifsico.

LEGENDA ACE - Aparelho de Corte de Entrada CG - Corte Geral QE - Quadro de Entrada CC - Contador de Consumo CP- Contador da unidade de microproduo (acessvel ao distribuidor) SF - Seccionador fusvel unipolar+neutro R/E - Ramal / Entrada

Certiel Associao Certificadora de Instalaes Elctricas

Pgina 16

Guia Prtico de Instalaes de Microproduo

Soluo E Clientes BTE Instalaes Novas Instalaes Existentes Soluo preferencial Ligao a ramal areo ou ramal subterrneo Instalaes sem Transformadores de Corrente

LEGENDA ACE - Aparelho de Corte de Entrada QE - Quadro de Entrada CC - Contador de Consumo CP - Contador da unidade de microproduo (acessvel ao distribuidor) SF - Seccionador fusvel unipolar+neutro PC/P - Portinhola de Consumo/Produo

Certiel Associao Certificadora de Instalaes Elctricas

Pgina 17

Guia Prtico de Instalaes de Microproduo

Soluo F Clientes BTE Instalaes Existentes Ligao a ramal areo Soluo Alternativa Ligao rede area em torada com portinhola j existente na instalao de consumo

LEGENDA ACE - Aparelho de Corte de Entrada QE - Quadro de Entrada CC - Contadores de Consumo CP - Contador da unidade de microproduo (acessvel ao distribuidor) PC - Portinhola de Consumo PC/P - Portinhola de Consumo/Produo

Certiel Associao Certificadora de Instalaes Elctricas

Pgina 18

Guia Prtico de Instalaes de Microproduo

Soluo G - Clientes BTE Instalaes existentes Soluo Alternativa Transformadores de intensidade instalados nos condutores do Ramal

LEGENDA CG Corte Geral QE - Quadro de Entrada CC Contadores de Consumo CP - Contador da unidade de microproduo (acessvel ao distribuidor) SF - Seccionador fusvel unipolar+neutro

Certiel Associao Certificadora de Instalaes Elctricas

Pgina 19

Guia Prtico de Instalaes de Microproduo

Soluo H Clientes BTE Soluo Alternativa Transformadores de intensidade instalados em caixa prpria

LEGENDA CG Corte Geral QE - Quadro de Entrada CC - Contador de Consumo CP - Contador da unidade de microproduo (acessvel ao distribuidor) SF - Seccionador fusvel unipolar+neutro CTI - Caixa de TI

Certiel Associao Certificadora de Instalaes Elctricas

Pgina 20

Guia Prtico de Instalaes de Microproduo

Bibliografia www.renovaveisnahora.pt DTI/Pub URN 02/788 Photovoltaics in buildings Guide to the installation of PV systems; UTE Union Technique de LElectricite Guide Pratique Installations photovoltaiques; Fvrier 2008.

Certiel Associao Certificadora de Instalaes Elctricas

Pgina 21

Vous aimerez peut-être aussi