Vous êtes sur la page 1sur 1

Por um segundo turno

O projeto acadmico do Resgate

PROPOSITIVO
Uma das principais funes do XI a busca pela melhoria e aprofundamento da formao jurdica. Por isso, em 2012, o Resgate atuar em duas frentes: o envolvimento direto no processo de repensar a So Francisco (por meio da reforma da grade e do Projeto Poltico Pedaggico), e a promoo de projetos que aprofundem e fomentem o desenvolvimento acadmico do franciscano. Confira abaixo nossos principais projetos:

RETOMADA DOS CONGRESSOS ACADMICOS


Em 2012, promoveremos seminrios e Congressos como forma de complementar e aprofundar os estudos dos franciscanos em suas reas de interesse. Alm disso, os Congressos podero constituir um importante espao para a exposio dos trabalhos de pesquisa dos prprios franciscanos. Assim, organizaremos congressos nas reas de Criminologia, Polticas Pblicas de Incluso Financeira e Terceiro Setor e Endowment. Realizaremos tambm uma reunio aberta no incio do semestre para definir outros temas de interesse.

PROJETO POLTICO PEDAGGICO PARTICIPATIVO


O PPP um instrumento utilizado para definir objetivos educacionais e os meios pelos quais a Faculdade ir atingi-los. Discute-se hoje a reelaborao do PPP da So Francisco, pois ele insuficiente como ferramenta para atingir padres de qualidade. Neste processo, a participao de alunos, funcionrios e professores essencial. Por isso, um grupo far uma pesquisa entre estas pessoas acerca das principais questes do PPP. A compilao de resultados, conciliados com os princpios de uma Universidade Pblica, sero expostos a toda a comunidade acadmica e, aps a recepo de sugestes, o material constituir uma base efetiva para a elaborao de um PPP participativo e efetivo.

BIBLIOTECAS
As pssimas condies das bibliotecas continuam sendo de grande prejuzo para os alunos e para a sociedade. Elas no contam com rampas ou elevadores, so pequenas, possuem poucos lugares para estudo, dificultam a procura e cpia de livros, esto mal conservadas e esto restritas estudantes da prpria Faculdade, entre outros inmeros problemas. Ante essa situao, o Resgate se prope a atuar em duas frentes. Em primeiro lugar, pressionar politicamente a reitoria para a liberao de verbas suficientes para as reformas necessrias. Alm disso, tentar liberar o acesso das bibliotecas para o pblico em geral, no somente para alunos da Faculdade. Por ltimo, concomitantemente presso poltica, buscar recursos para a realizao das reformas mediante a aprovao do projeto na Lei Rouanet e subsequente captao incentivada do dinheiro. Essa proposta viabilizaria uma soluo mais rpida e mais possvel a um problema de grande porte que no pode demorar a ser resolvido.

GRUPO DE ESTUDOS: DIREITO E MEIO AMBIENTE


j uma demanda antiga dos franciscanos o aprofundamento dos estudos acerca do tema direito e meio ambiente. Para concretiz-la, criaremos um novo grupo de estudos sobre o tema, complementar aos j existentes, com foco em polticas pblicas e anlise de casos prticos.

SIMPSIO DE INICIAO CIENTFICA


O Simpsio consiste em uma medida prtica de fomento pesquisa na So Francisco. Os objetivos do projeto so (i) a orientao e incentivo aos alunos que pretendem realizar um projeto de iniciao, e (ii) a abertura de um espao para divulgao dos trabalhos daqueles que j o fazem. Para tanto, haver palestras de rgos de pesquisa como a FAPESP e o CNPQ, mesas discutindo e divulgando projetos de pesquisa de alunos da faculdade, bem como um painel especial incentivando e orientando o desenvolvimento de projetos de iniciao cientfica.

O DIREITO EM DILOGO
No prximo ano, acontecero discusses internas de extrema relevncia acerca da educao jurdica. Como ponto de partida e subsdio, realizaremos parcerias com Centros Acadmicos de outras faculdades de direito e promoveremos, conjuntamente, um ciclo de debates acerca do ensino, pesquisa e extenso no mbito jurdico. Alm da troca de experincias entre as entidades envolvidas, o espao contar com convidados que exporo modelos de sucesso no Brasil e no exterior.

Vous aimerez peut-être aussi