Vous êtes sur la page 1sur 9

Segurana de vo: as aves como um problema para a aviao

Bil. Martha Argel Ph. D. em Ecologia

1. FATOS GERAIS 1.1. Introduo As aves representam uma ameaa sria, mas freqentemente mal compreendida, para as aeronaves. A maioria dos choques com aves no traz qualquer dano para as aeronaves, mas algumas colises tm levado a acidentes srios, que envolvem aeronaves de todos os tipos e tamanhos. Entre 1912 e 1997, no mundo todo mais de 200 mortes foram atribudas a acidentes ocorridos com aeronaves civis e militares, em decorrncia de colises com aves (Transport Canada, 1997a). Aeronaves diferentes apresentam riscos diferentes de coliso, e de forma geral tanto os avies modernos quanto os mais antigos tm caractersticas que tornam possvel uma coliso. Por exemplo, muitas aeronaves antigas, ainda em servio, no cumprem as exigncias atuais quanto resistncia em caso de suco de aves, mas continuam sendo usadas devido expanso do mercado de viagens areas. Pelas exigncias atuais, os jatos modernos de grande porte devem ser capazes de aterrissar em segurana aps serem atingidos, em velocidades normais de operao e em qualquer ponto, por uma ave de 4 libras (cerca de 1,8 kg). No entanto, os avies a jato so rpidos e silenciosos, e essas duas caractersticas reduzem a probabilidade de que as aves detectem e evitem a ameaa que se aproxima. Quanto mais veloz e silenciosa a aeronave, maior o risco de coliso. 1.2. Colises entre aves e aeronaves: algumas estatsticas Dados referentes a colises entre aeronaves e aves no Brasil, divulgados no final da dcada de 80 pelo Centro de Investigaes e Preveno de Acidentes (CENIPA), rgo ligado ao Ministrio da Aeronutica, revelaram que, entre 1981 e 1989, mais de 200 choques haviam ocorrido no Brasil, excludas incidentes com aeronaves de pequeno porte (Storace, sem data). Segundo esse relatrio, entre 70 e 80% das colises ocorreram abaixo dos 150 m de altura; 25% das colises ocorreram na decolagem e 14% no pouso. No Canad, a taxa de colises entre aves e aeronaves durante o ano de 1993 foi de uma para cada 6775 movimentos de aeronaves (Transport Canada, 1994). A anlise de 16488 colises com aves, registradas entre 1989 e 1992, em diversos pases, pelo Bird Strike Information System (IBIS) da International Civil Aviation Organization (ICAO) (Transport Canada, 1994), revela que:

- 71% das colises reportadas ocorreram durante o dia, 21% noite e o restante nas horas crepusculares; - 75% envolveram avies com mais de 27.000 kg; - 36% ocorreram durante a aproximao e 23% durante a corrida de decolagem; - 58% ocorreram abaixo de 100 ps (cerca de 30 m) de altura; - em 86% dos casos os pilotos no foram avisados quanto atividade de aves; - em 93% dos casos no houve danos s aeronaves, mas estes foram substanciais em 3% dos eventos (483 casos). No houve conseqncias para o vo em 73% dos casos; pousos de precauo foram feitos em 3% das ocorrncias e em 1,5% a decolagem foi abortada. Na Amrica do Norte, a maioria das colises envolve aves pesando 4 libras (cerca de 1,8 kg) ou menos. Os dados disponveis mostram que a proporo de colises com aves est relacionada ao tamanho e velocidade da aeronave: de 849 choques reportados em 1988, 71% ocorreram com avies a jato e apenas 5% com avies a pisto, embora jatos tenham representado apenas 18% de todo o movimento aeronutico daquele ano, contra 61% constitudos pelas aeronaves a pisto. Assim, a incidncia de choques com aves muito mais intensa em jatos; a probabilidade de um jato atingir uma ave 64 vezes maior do que a de uma aeronave a pisto. No entanto, colises srias podem ocorrer entre aves de grande porte e avies pequenos, resultando em penetrao pelo pra-brisas e outros danos estruturais. A experincia tem mostrado, porm, que, nos aeroportos, aves e pilotos de aeronaves leves conseguem evitar-se mutuamente com considervel sucesso (Transport Canada, 1994). No Reino Unido, mais de 80% das colises ocorreram a velocidades entre 80 e 160 ns (ICAO, 1994). A aproximao final de um Cessna 152 se d a uma velocidade de 70 ns, ou cerca de 30 m/s. Segundo Transport Canada (1997a), as aves tm tempo de sair da frente de uma aeronave, que esteja a uma velocidade de at 80-90 ns. A maior perda de vidas devido a uma coliso com aves se deu em 4 de outubro de 1960, quando um Electra 188 caiu em Boston, MA, EUA, aps trs de suas quatro turbinas terem sugado estorninhos; morreram 62 dos 72 passageiros e tripulantes (Curtis, 1997). 1.3. Que aves representam perigo para a aviao? Para a Transport Canada (TC), todas as aves (bem como os mamferos!) que freqentam aeroportos devem ser encaradas como riscos potenciais para a segurana das aeronaves (Transport Canada, 1994). Qualquer ave, mesmo que pequena, tem potencial para causar dano a uma aeronave, mas quanto maior for, maior o potencial para danos em um nico choque. A probabilidade de coliso aumenta com o nmero de aves que compem um bando. Assim, as espcies grandes e que vivem em bandos so consideradas a maior ameaa, pois o impacto sobre a aeronave depende da massa da ave e do quadrado da velocidade daquela. No hemisfrio norte, por exemplo, as gaivotas (gnero Larus) e os gansos (gnero Branta) so os

grupos que mais colises srias acarretam. As populaes de gaivotas tm crescido muito nos ltimos trinta anos, em razo de sua habilidade em explorar o lixo humano como fonte de alimento. Diferentes aves reagem de forma diferente ao detectarem a aproximao de uma aeronave. Abaixo esto alguns exemplos de caractersticas comportamentais que podem contribuir para o maior ou menor risco de colises. - aves de rapina tem sido reportadas at mesmo atacando planadores e aeronaves; - aves aquticas tentam evitar os aeroplanos; - improvvel que aves que em geral vivem entre rvores (espcies florestais) se envolvam em colises, a menos que estejam migrando; - gaivotas tentam voar mais rpido que a aeronave que se aproxima e no costumam tentar se desviar para os lados, como fazem outras aves; - aves grandes, de vo lento, como as aves de rapina que usam o espao areo de aeroportos para atividades como caa e procura de presas, so boas candidatas a encontros fatais com aeronaves. 1.4. Estudos de caso: a situao em alguns aeroportos canadenses Os dados abaixo apresentados constam de Transport Canada (1994): North Bay Airport: no passado enfrentou problemas srios com gaivotas, devido proximidade de um aterro sanitrio. Com a desativao desta instalao, o nmero de aves reduziu-se consideravelmente. Sault Ste. Marie Airport: adjacente a grandes corpos d'gua com inmeras colnias de gaivotas (Larus sp.), apresenta uma populao residente de cerca de 300 dessas aves, uma situao considerada aceitvel. No tem um programa regular e controle de fauna, e, quanto necessrio, usa tcnicas de afugentamento das aves para dispersar concentraes de gaivotas. Oshawa Municipal Airport: situa-se em uma rea onde cerca de 250.000 se alimentam e pernoitam. Com a utilizao de tcnicas de controle de aves, a populao de aves que atualmente utilizam as dependncias do aeroporto pequena. Toronto Island Airport: cerca de 80.000 gaivotas vivem em seu entorno. No permitida a utilizao deste aeroporto por avies a jato, e o trfego areo consiste principalmente de aeronaves leves e mdias, mono e bimotores, com uma pequena movimentao de aeronaves maiores, com vrias turbinas, destinadas ao transporte de passageiros.

2. AVES E AEROPORTOS NO ESTADO DE SO PAULO 2.1. Espcies de aves que representam risco As aves que mais ameaam a segurana de vo nos aeroportos do hemisfrio norte no representam problemas no estado de So Paulo: no existem populaes de gansos, enquanto os nveis populacionais de gaivotas (principalmente Larus dominicanus) so bastante baixos.

O papel de detritvoros que as gaivotas desempenham no hemisfrio norte aqui desempenhado por outras aves, de maneira que uma das espcies potencialmente mais perigosas o urubu-de-cabea-preta (Coragyps atratus). Essa ave ocorre em reas abertas por todo o territrio nacional, sendo comum nos arredores dos depsitos de lixo em todas as cidades, grandes ou pequenas. Essa espcie considerada o principal problema em vrios aeroportos, como no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Tambm fora de So Paulo a espcie traz riscos, como no Aeroporto Internacional do Galeo. Podem trazer problemas, ainda, algumas aves de rapina que voam lentamente sobre reas abertas, em busca de presas. No estado de So Paulo, as espcies mais comuns so o urubu-caador (Cathartes aura), o gavio-peneira (Elanus caeruleus), o gavio-carij (Buteo magnirostris), o carcar (Polyborus plancus) e o gavio-carrapateiro (Milvago chimachima). O urubu-caador, uma ave que ocorre por quase todo o Brasil uma ave que merece ateno, apesar de no se ter dados sobre o risco que efetivamente representa para nossa aviao. Nos EUA, a espcie que maior risco traz para a aviao militar: desde 1989 envolveu-se em mais de 200 colises e custou Fora Area norte-americana mais de US$ 30 milhes, quatro avies e trs vidas (MacKinnon, 1996). Algumas espcies de aves aquticas, que se estabelecem em colnias mesmo em reas muito antropizadas, inclusive cidades, e que conseguem encontrar seu alimento em corpos d'gua com altos nveis de poluio, podem representar um problema, principalmente porque em geral seu local de pernoite distante dos locais de alimentao, tornando necessrios longos vos dirios, s vezes em bandos de algumas dezenas de indivduos. o caso, por exemplo, do bigu (Phalacrocorax olivaceus), e de algumas garas, como a gara-branca-grande (Casmerodius albus) e o soc-dorminhoco (Nycticorax nycticorax). Particularmente perigosa a gara-branca-grande, que freqenta guas muito poludas e regies costeiras onde se acumula muito lixo; essa espcie constitui problema, por exemplo, no Aeroporto Internacional do Galeo, no Rio de Janeiro (RJ). Um outro grupo que pode trazer problemas no hemisfrio norte mas que provavelmente no representa grandes riscos no sudeste brasileiro so as aves migratrias. Os movimentos migratrios em nossa regio so muito menores, tanto em termos de espcies quanto de nmeros de indivduos. Segue-se uma caracterizao sucinta dos principais grupos de aves migratrias nesta regio. - aves limcolas (maaricos e baturas, das famlias Charadriidae e Scolopacidae): muitas espcies voam em grandes bandos, com rotas que seguem tanto a costa quanto o interior do continente. As espcies migratrias dessa famlia no parecem representar um problema muito srio no hemisfrio norte: estiveram envolvidas em cerca de 4% das 751 colises reportadas no Canad no ano de 1996 (Transport Canada, 1997b). No entanto, merece ateno o fato de que uma espcie do gnero Vanellus esteve envolvida em alguns acidentes graves (em 1975, em Dusfold, Reino Unido, Vanellus foram ingeridos pelos motores de um HS125 Viper em sua subida inicial, causado a queda do avio sobre um carro, cujos seis ocupantes morreram; em 1995, no aeroporto de Bourget, Frana, um Dessault Falcon 20 chocou-se com pelo menos 15 Vanellus e acabou

caindo, aps incendiar-se [Curtis, 1997]). Na Frana, o gnero Vanellus considerado uma ameaa para a aviao (Briot, 1996). Uma espcie desse gnero, o quero-quero (V. chilensis) comum por todo o estado de So Paulo, inclusive encontrando excelentes condies de estabelecimento nos gramados bem aparados dos aeroportos, como por exemplo o Aeroporto de Congonhas e o Campo de Marte (ambos na cidade de So Paulo). Embora no haja indicaes em literatura, observaes pessoais indicam que esta ave se rene em grandes bandos, numa poca do ano ainda no determinada, para realizar movimentos de amplitude tambm desconhecida (M.M. Argel-de-Oliveira, no publ.). O potencial de risco desta espcie desconhecido. Aparentemente, as aves residentes em aeroportos acabam habituando-se ao comportamento das aeronaves, o que reduz sensivelmente a possibilidade de choques. - andorinhas (famlia Hirundinidae) e andorinhes (famlia Apodidae): essas duas famlias se alimentam de insetos alados durante o vo, e tm espcies com comportamento migratrio, e so mais numerosas no aparecendo no estado durante os meses mais quentes. Duas espcies de andorinha, Progne subis e P. chalybea, em determinadas pocas surgem em bandos grandes, que durante o crepsculo sobrevoam reas urbanas para recolherem-se a rvores e galpes abertos, com vigas de sustentao, para o pernoite. Tais bandos podem ser vistos tanto no litoral quanto no interior do estado; h alguns anos eram famosas as concentraes dessas aves na praa central de So Jos do Rio Preto, onde constituam uma atrao turstica. Em geral os bandos de andorinhas tendem a ser sedentrios, estabelecendo-se em um determinado local. Um problema especial pode decorrer da passagem espordica de bandos do andorinho S. zonaris. Essa espcie pode trazer algum risco para aeronaves em funo de: * imprevisibilidade da presena e deslocamento de bandos: grandes bandos, com algumas dezenas de indivduos, surgem subitamente, com as aves percorrendo o cu a grande velocidade, em trajetrias curvas e em vrias direes. Permanecem sobre uma dada rea por perodos curtos, 2030 minutos, antes de desaparecerem por completo * alta velocidade de vo: para Sick (1997), pode-se admitir que a velocidade do vo a pique dessas aves pode chegar a 150 km/h; em vo normal, deve ser comparvel de uma espcie de outro gnero, que de 103 km/h. Deve-se notar, porm, que essa caracterstica, se por um lado aumenta o perigo nos casos em que o choque se d com aves que voam de encontro aeronave, por outro o reduz notavelmente caso aves e aeronave estejam voando na mesma direo, pois reduz a fora do impacto. No se pode esquecer, porm, que andorinhes, por se alimentarem em vo, guiados pela viso, tm tremendas acuidade visual e agilidade de manobra, o que provavelmente lhes confere facilidade para perceber e esquivar-se de aeronaves, principalmente as ruidosas e pouco velozes. - aves marinhas: na regio marinha adjacente costa, as principais aves migratrias so algumas espcies de trinta-ris (famlia Laridae, gnero Sterna e outros assemelhados) que se reproduzem em altas latitudes (principalmente boreais, mas tambm austrais) e transitam por nossas costas em pocas do ano bem definidas (abril-maio e outubro); as populaes que aqui se fixam so pequenas se comparadas com as que

so observadas nos locais de cria e de invernada. Deve ser mencionado que leigos mal-informados em geral referem-se equivocadamente a outras aves marinhas - os atobs (Sula leucogaster), as fragatas (Fregata magnificens) e os gaivotes (Larus dominicanus) - como aves migratrias, por influncia talvez de publicaes e documentrios estrangeiros. Tais espcies so residentes na costa paulista e efetuam outros tipos de deslocamentos (dirios, para alimentao e pernoite) que nada tm a ver com migraes. - pssaros pertencentes famlia Tyrannidae: muitas espcies de aves insetvoras esto presente no estado apenas durante parte do ano. A maioria aparece nos meses quentes, depois de passar a poca fria em regies mais setentrionais, mas algumas espcies so visitantes de inverno, vindas de latitudes mais austrais. Ao primeiro grupo pertencem, por exemplo, o siriri (Tyrannus melancholicus) e a tesourinha (Tyrannus savana), muito comuns no estado entre agosto e maio. - migrantes altitudinais: nas serras do sudeste brasileiro, um grande nmero de espcies de aves realiza movimentaes de pequena amplitude, descendo para reas mais baixas durante os meses frios. Essas movimentaes envolvem principalmente espcies florestais, em especial de beija-flores (famlia Trochilidae), sabis (famlia Turdidae) e saras (famlia Thraupidae). Os padres de migrao so mal conhecidos para esses grupos, mas de maneira geral pode-se dizer que no h grande diferena entre regies interioranas e litorneas quanto ao risco representado por aves migratrias. O nico grupo presente apenas no litoral o dos trinta-ris, de importncia quase nula em termos de risco para as aeronaves - no Canad, por exemplo, em 1996 um s incidente (0,1% do total) envolveu trinta-ris (Transport Canada, 1997b). Algum risco deve ser representado pelo pombo-domstico (Columba livia), uma espcie que no sudeste Brasil praticamente nunca deixa de se estabelecer onde quer que o ser humano esteja estabelecido e cujo controle populacional extremamente difcil. 2.2. A legislao brasileira A legislao brasileira sobre segurana aeroporturia no caso de aves bastante exgua. A Resoluo CONAMA no. 4, de 9 de outubro de 1995, determina que, num raio de 13 do aerdromo, no devem ser implantadas atividades de natureza perigosa, entendidas como focos de atrao de aves, tais como matadouros, curtumes, vazadouros de lixo e culturas agrcolas que atraem aves. A Resoluo no d maiores detalhes quanto a quem tem a responsabilidade de atuar no disciplinamento do uso do solo e na vigilncia da rea, quais seriam as culturas agrcolas de maior risco ou quais as aves cuja presena seria indesejada na rea do aerdromo.

3. PREVENO DE COLISES ENTRE AERONAVE E AVES 3.1. O aeroporto

A preveno das colises com aves deve comear nos aeroportos, pois cerca de 98% dos incidentes ocorrem durante as manobras de decolagem, ascenso, aproximao final, aterrissagem e taxiagem. (Transport Canada, 1994) Qualquer mamfero ou ave em aeroportos deve ser encarado como um risco potencial para a segurana. Assim, necessrio que a localizao, a construo, a manuteno e a operao de qualquer aeroporto leve em conta medidas que minimizem esse risco. O risco de colises com animais existe em qualquer aeroporto, mas aqueles situados prximo a reas midas ou reservas naturais apresentam maiores chances de ter acidentes significativos. A TC recomenda a elaborao de planos de manejo e controle de fauna (compreendendo aves e mamferos) pelos aeroportos. Uma vez que no h dois aeroportos que apresentem as mesmas caractersticas ambientais e os mesmo problemas com aves, essa empresa considera necessrios estudos especficos a cada aeroporto quanto fauna de aves que freqentam suas instalaes e seu entorno. Uma vez identificadas as aves que representam problemas potenciais srios para a segurana de vo, a TC recomenda que o plano de manejo lhes d nfase especial. Deve-se considerar que, como a probabilidade de choques com aves muito maior para avies a jato, grandes e velozes, a probabilidades de ocorrncia de tais eventos em um aeroporto refletir a intensidade com que ele utilizado por jatos. Assim, planos de manejo e de controle de fauna so especialmente necessrios para aeroportos internacionais e intercontinentais. H inmeras tcnicas eficientes para a reduo das populaes de aves e mamferos na rea do aeroporto. segundo Curtis (1997), em geral tais tcnicas podem ser encaixadas em trs linhas de ao que, consistem em: - tornar o ambiente pouco atraente para as aves e para os mamferos, pela eliminao de atrativos como locais de pouso, descanso, alimentao, dessedentao e reproduo; - afugentar os animais, usando a pirotecnia, a falcoaria ou gravaes com gritos de alarme, de agonia ou de predadores; - reduzir as populaes de aves e de mamferos, removendo indivduos, vivos ou mortos. A modificao do hbitat a primeira linha de defesa contra problemas com a fauna silvestre no local do aeroporto. a medida potencialmente mais eficaz e mais duradoura caso o ambiente seja modificado e manejado para se tornar o menos atraente possvel para a fauna. Se o aeroporto continua adequado para o estabelecimento de animais, mtodos de afugentamento e eliminao de animais devem continuar a ser utilizados, em geral aumentando os custos de operao do aeroporto. Alm dos cuidados com a rea do prprio aeroporto, o manejo das aves e dos mamferos inclui o controle das prticas de uso do solo no entorno do aeroporto. Instalaes como lixes, aterros sanitrios, fbricas de processamento de peixes, usinas de compostagem e certas atividades agrcolas so consideradas de alto risco, por atrarem aves. s vezes, os elementos atrativos no so de forma alguma bvios: uma grande quantidade de trevo ao longo da pista de Orly (Paris, Frana) atraa milhares

de pombas do gnero Columba, e problema foi resolvido com a aplicao de herbicidas (Briot, 1996) Deve-se ter sempre em mente, porm que mesmo que sejam empregados um ou vrios mtodos de controle, nunca ser possvel o controle total dos animais que freqentam os aeroportos, de forma que pilotos e pessoal de terra devero estar sempre atento para a presena de animais que representem risco potencial (ver a seguir). 3.2. Procedimentos do piloto Algumas normas de conduta do piloto contribuem para reduzir os riscos de coliso com aves (modificado de Transport Canada, 1997a). - enquanto taxiando, atentar para a presena de aves no aeroporto; - havendo aves por perto, principalmente na pista, solicitar ao pessoal de terra para dispers-las antes da decolagem, mas nunca usar a aeronave para afugentar as aves; - ao localizar aves adiante da aeronave, tentar passar acima delas, pois quando ameaadas, em geral as aves tentam escapar voando para baixo; - planejar o vo de forma a voar o mais alto possvel, pois apenas 1% das colises ocorre acima de 2500 ps (cerca de 850 m) de altitude; - evitar voar sobre reas de preservao, lixes, aterros sanitrios, matadouros e fbricas de processamento de peixe; - evitar seguir, em vo, o curso de rios e linhas costeiras, especialmente a baixa altitude, pois as aves tambm se orientam por essas feies geogrficas; - se bandos de aves forem detectados durante a aproximao, voltar para uma segunda tentativa, pois o caminho pode ento estar livre. - aeronaves estacionadas por mais de dois dias devem ser checadas cuidadosamente antes de levantar vo, em busca de vestgios (penas, palhas, gravetos, crina de animais) de que aves estejam nidificando em seu interior, principalmente entre setembro e fevereiro. Em outros pases foram relatados casos de aves que comearam a fazer seus ninhos dentro de aeronaves que haviam pousado poucas horas antes.

4. BIBLIOGRAFIA CITADA Briot, J.-L., 1996. The fight against bird hazards on civil aviation in France. p. 714.In: Congresso Brasileiro de Ornitologia, 5, Campinas, SP, 1995. VIEILLARD, J.M.E., SILVA, M.L. & SILVA, W.R. (eds). Anais. Campinas, UNICAMP. Curtis, T., 1997. Birds hazards to aircraft. Divulgao por mdia eletrnica. MacKinnon, B., 1996. New technologies in wildlife control. Airport Wildlife Bulletin, (19). Sick, H., 1997. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro, Nova Fronteira. 862 p. Storace, A., sem data. Estudos para o novo Aerdromo Pblico Municipal de Ilhabela. Captulos 13, 14 e 15. Ilhabela, Prefeitura Municipal.

Transport Canada, 1994. Procedures manual. Divulgao por mdia eletrnica. Transport Canada, 1997a. Bird avoidance brochure. Divulgao por mdia eletrnica. Transport Canada, 1997b. Canadian bird strike statistics for 1996. Divulgao por mdia eletrnica.

So Paulo, setembro de 1997

Vous aimerez peut-être aussi