Vous êtes sur la page 1sur 10

NOME: ISABELLA KAROLINE DE SOUZA SILVA PROF.

: IVONE SALA: 07 SRIE: 5

INTRODUO

Este um trabalho proposto pela professora da matria de cincias e sobre Doenas Sexualmente Transmissivis, as formas de contgio, as caractersticas, e o tratamento das doenas. As doenas sexualmente transmissveis (DST), conhecidas por doenas venreas, so transmitidas essencialmente pelo contato direto, mantido atravs de relaes sexuais onde o parceiro ou parceira necessariamente porta a doena, e indireto por meio de compartilhamento de utenslios pessoais mal higienizados (roupas ntimas), ou manipulao indevida de objetos contaminados (lminas e seringas).

DOENA SEXUALMENTE TRANSMISSVEL Doenas sexualmente transmissveis (ou DST) ou Infeco sexualmente transmissvel so patologias antigamente conhecidas como doenas venreas. So doenas infecciosas que se transmitem essencialmente (porm no de forma exclusiva) pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminao e impedir sua disseminao. Vrios tipos de agentes infecciosos (vrus, fungos, bactrias e parasitas) esto envolvidos na contaminao por DST, gerando diferentes manifestaes, como feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas DST's so de fcil tratamento e de rpida resoluo quando tratadas corretamente. Outras so de tratamento difcil ou permanecem latentes, apesar da falsa sensao de melhora. As mulheres representam um grupo que deve receber especial ateno, uma vez que em diferentes casos de DST os sintomas levam tempo para tornarem-se perceptveis ou confundem-se com as reaes orgnicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher, em especial aquelas com vida sexual ativa, independente da idade, consultas peridicas ao servio de sade. Certas DST, quando no diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicaes graves como infertilidade, infeces neonatais, malformaes congnitas, e aborto (no caso de gestantes), cncer e at a morte. Existem pesquisas afirmam que a contaminao de pessoas monogmicas e no-fiis portadoras de DST tem aumentado, em resultado da contaminao ocasional do companheiro(a), que pode contrair a doena em relaes extra-conjugais. Todavia, as campanhas pelo uso do preservativo nem sempre conseguem reduzir a incidncia de doenas sexualmente transmissveis. O ramo da medicina que estuda as DST denominado no Brasil "Deessetologia".

Sndrome da imunodeficincia adquirida

A sndrome da imunodeficincia adquirida (SIDA, normalmente em Portugal, ou AIDS, mais comum no Brasil) uma doena do sistema imunolgico humano causada pelo vrus da imunodeficincia humana (HIV).[1][2] [3] Esta condio reduz progressivamente a eficcia do sistema imunolgico e deixa as pessoas suscetveis a infeces oportunistas e tumores. O HIV transmitido atravs do contato direto de uma membrana mucosa ou na corrente sangunea com um fluido corporal que contm o HIV, tais como sangue, smen, secreo vaginal, fluido preseminal e leite materno. Esta transmisso pode acontecer durante o sexo anal, vaginal ou oral, transfuso de sangue, agulhas hipodrmicas contaminadas, o intercmbio entre a me e o beb durante a gravidez, parto, amamentao ou outra exposio a um dos fluidos corporais acima. A aids hoje considerada uma pandemia. Em 2007, estimava-se que 33,2 milhes de pessoas viviam com a doena em todo o mundo e que a aids tenha matado cerca de 2,1 milhes de pessoas, incluindo 330.000 crianas. Mais de trs quartos dessas mortes ocorreram na frica Subsaariana. A pesquisa gentica indica que o HIV teve origem na frica centroocidental durante o sculo XIX e incio do sculo XX. A aids foi reconhecida pela primeira vez pelos Centers for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos, em 1981, e sua causa, o HIV, foi identificado no incio dos anos 1980. Embora os tratamentos para a AIDS e HIV possam retardar o curso da doena, no h atualmente nenhuma cura ou vacina. O tratamento antirretroviral reduz a mortalidade e a morbidade da infeco pelo HIV, mas estes medicamentos so caros e o acesso a medicamentos antirretrovirais de rotina no est disponvel em todos os pases. Devido dificuldade em tratar a infeco pelo HIV, a preveno da infeco um objetivo-chave para controlar a pandemia da AIDS, com organizaes de promoo da sade do sexo seguro e programas de troca de seringas na tentativa de retardar a propagao do vrus.

A fita vermelha um smbolo da solidariedade pelas pessoas infectadas com o HIV e por aquelas que tm de viver com SIDA

Gonorreia

A gonorreia ou blenorragia uma doena sexualmente transmissvel (DST), causada pela bactria Neisseria gonorrhoeae, ou gonococo. A N.gonorrhoeae uma bactria Gram-negativa, que microscopia ptica tem forma de diplococos medindo cerca de 1 micrometro (so cocos assemelhados a um rim, e que se agrupam aos pares). O fator mais importante de virulncia do gonococo a existncia de plios e da protena. Estas estruturas permitem bactria permanecer aderente mucosa do tracto urinrio, resistindo ao jato da mico. O gonococo infecta principalmente as clulas cilndricas da uretra, poupando geralmente a vagina e tero, cujos epitlios so de clulas escamosas. Recentemente, foi descoberto no Japo uma variao da bactria chamada H041 resistente todos os tipos de antibiticos conhecidos da classe das cefalosporinas. A principal forma de contagio pelo ato sexual quando a(o) companheira(o) esto contaminados; no parto normal, se a me estiver infectada, ou por contaminao indireta se, por exemplo, uma mulher usar artigos de higiene ntima de uma amiga contaminada (evento considerado raro). H casos raros de contgio em vasos sanitrios, se houver um ferimento proeminente na vulva feminina e por contgio atravs de uso de artefactos contundentes ou agulhas infectadas. Mulheres grvidas com gonorria correm riscos de perder o feto. O diagnstico basicamente clnico, no havendo necessidade de exames laboratoriais especficos. Porm, se houver necessidade como, por exemplo, estudos epidemiolgicos. O mais eficiente o chamado coleta "in vitro" ou local - o que j no utilizado ha muitos anos. Atualmente com uma cultura de secreo uretral possvel saber com segurana se est ou no infectado. O material colhido atravs de um "swab" (uma longa haste com pedao de algodo na ponta)e logo aps transposto em um campo de cultura e aps 72 horas o especialista conta a quantidade de bactrias por mm indicando assim o grau de contaminao do(a) paciente. O gonococo tem aparncia tpica microscopia e necessita de 10% de CO2 no meio para se multiplicar. Alm de medidas de higiene, e o uso de proteco (preservativo/camisinha) compreende o uso de antibiticos e quimioterpicos, sob rigorosa prescrio mdica, pois pode haver um mascaramento da doena, com consequncias imprevisveis para a pessoa. Antigamente, antibitico de escolha era a penicilina G, entretanto devido a resistncia das cepas a esse antibitico nos ltimos anos hoje se faz uso de Ampicilina em dose nica de 3,5g + 1g de Probenecida, devendo fazer teste aps 7 semanas p/ homens e 10 p/ mulheres. Outros tratamentos incluem o uso de antibitico dos grupos das fluoquinolonas ou das cefalosporinas. Comumente o tratamento por via oral em dose nicas e os frmacos usados podem ser ceftriaxona, ofloxacino, ciprofloxacino, dentre outros. Sfilis

Sfilis uma doena infecciosa causada por uma espiroqueta chamada Treponema pallidum que evolui lentamente em trs estgios, caracterizada por leses da pele e mucosas. Pode ser transmitida por contato sexual, configurando-se assim como uma DST, e mais raramente por contaminao feto-placentria. O Treponema pallidum uma bactria com forma de espiral (em mdia d 10 a 126 voltas) e tem cerca de 54 micrmetros de comprimento mas apenas 0,2 micrmetros de astro altura. Correndo ao longo do eixo longotominal, tipo "sacolas". A sfilis tambm conhecida como lues (palavra latina que significa praga), cancro duro, avariose, doena-do-mundo, mal-defranga, mal-de-npoles, mal-de-santa-eufmia e pudendagra, entre outros. A transmisso quase sempre atravs do contato sexual, porm pode ser transmitida tambm da me para o feto. Neste caso d-se o nome de sfilis congnita. A bactria mvel e invade a submucosa por micro rupturas invisveis na mucosa. Afeta unicamente o ser humano. Os sinais e sintomas de sfilis so vrios, dependendo do estgio em que se encontra. Se no tratada adequadamente, a sfilis pode causar srios danos ao sistema nervoso central (SNC) e ao corao. A sfilis sem tratamento pode ser fatal. Se o paciente suspeitar de uma infeco pela doena ou descobre que o parceiro sexual teve ou poderia ter tido sfilis, muito importante que ele procure um mdico o mais cedo possvel. Identificar o contgio primrio da Sfilis fundamental para o bom prognstico da doena. Se aps 10 a 90 dias de uma relao sexual surgir espontaneamente uma ferida firme e dura na boca, no pnis, na vagina ou no reto, considere uma consulta mdica com um urologista ou ginecologista como uma medida importante para a sua sade. O cancro regride espontaneamente em perodo que varia de 4 a 5 semanas sem deixar cicatriz que pode induzir o paciente a acreditar que ele est curado, o que no verdade. A sfilis tratvel e importante iniciar o tratamento o mais cedo possvel, porque com a progresso para a sfilis terciria, os danos causados podero ser irreversveis, nomeadamente no crebro. A penicilina G a primeira escolha de antibitico. O tratamento consiste tipicamente em penicilina G benzatina durante vrios dias ou semanas. Indivduos que tm reaes alrgicas penicilina (i.e., anafilaxia) podem ser tratados efetivamente com tetraciclinas por via oral.

Clamdia

A clamdia uma doena sexualmente transmissvel (DST) causada pela bactria Chlamydia trachomatis. Afeta os rgos genitais masculinos ou femininos. Assim como os Vrus e as rickettsias, a clamdia um parasita intrecelular obrigatrio. Pode produzir esporos, o que torna sua disseminao mais fcil. Na verdade , existem apenas tres tipos de Chlamydia . So elas : Chlamydia trachomatis ,Chlamydia psitaci e Chlamydia pneumoniae . E todas elas causam doenas aos seres humanos . A espcie Trachomatis causa cegueira e DSTs . A espcie Pneumoniae causa doenas respiratrias semelhante a pneumonia causada por Micoplasmas . A espcie Psitaci causa ornitose (doena respiratria nos pulmes)e transmitida pelas aves . Clamdia conhecida como uma doena "silenciosa" porque em torno de 3/4 das mulheres e metade dos homens infectados no apresentam sintomas. Caso os sintomas apaream, eles geralmente se manifestam entre 13 semanas depois da contaminao. Nas mulheres a bactria inicialmente infecta o crvix e a uretra. Mulheres que apresentam sintomas podem ter secrees vaginais anormais e sensao de queimao ao urinar. Quando a infeco se espalha do crvix aos tubos de falpio algumas mulheres ainda podem no apresentar nenhum sintoma, outras tm dores no abdmen inferior e na parte de baixo das costas, nusea, febre, dor durante o sexo e sangramento entre os ciclos menstruais. Infeco de clamdia no crvix pode se espalhar para o reto. Homens com sintomas podem ter secrees no pnis ou sensao de queimao ao urinar. Homens tambm podem ter queimao e coceira ao redor da abertura do pnis. Dor e inchao nos testculos so incomuns. Homens ou mulheres que tiveram intercurso anal receptivo podem adquirir infeco de clamdia no reto, o que pode causar dor na regio, secrees ou sangramento. Clamdia tambm pode acontecer na garganta de homens e mulheres que tiveram sexo oral com parceiros infectados. Clamdia pode ser facilmente tratada e curada com antibiticos. Todos os parceiros sexuais devem ser avaliados, testados e tratados. Pessoas com clamdia devem abster-se de intercurso sexual at que elas e seus parceiros sexuais estejam completamente curados, do contrrio a infeco pode ocorrer novamente. Ter mltiplas infeces de clamdia pode colocar a mulher sob alto risco de complicaes reprodutivas, incluindo infertilidade.

Hepatite B A hepatite B uma doena infecciosa frequentemente crnica causada pelo vrus da Hepatite B (HBV). transmitida sexualmente ou por agulhas com sangue infectado e pode progredir para cirrose heptica ou cancro do fgado (hepatocarcinoma). O vrus da hepatite B um vrus que s ataca clulas j infectadas pelo HBV piorando o prognstico dos doentes com hepatite B crnica.

O vrus existe no sangue, saliva, smen, secrees vaginais e leite materno de doentes ou portadores assintomticos. Sua transmisso pode ser realizada por contatos diretos com saliva, sangue e fludos corporais(pequena quantidade). O vrus muito mais resistente e de transmisso mais dificil que o HIV, e persiste mais tempo nesses instrumentos, mas destrudo pela lavagem cuidadosa e esterilizao pelo calor. Resiste por vezes ao pH baixo (cido), calor moderado e temperaturas baixas. capaz de sobreviver no ambiente por pelo menos uma semana. O agente delta ou vrus da hepatite D transmitido de doentes com ambos HBV e HDV para doente com HBV crnico apenas pelas mesmas vias e nos mesmos grupos de risco. O diagnstico da hepatite B deve no s identificar as pessoas com anticorpos contra a doena, mas tambm diferenciar aqueles que j tiveram a doena aguda, mas esto nessa altura curados, dos com hepatite crnica que necessitam de vigilncia e tratamento. So usadas tcnicas elaboradas de deteco de antignios e anticorpos diferentes que surgem em diferentes estgios da doena. O episdio agudo diagnosticado pela deteco no sangue de antignios HBs e HBe, e anticorpos anti-HBc alm de transaminases (enzimas que existem no interior dos hepatcitos e s saem para o sangue com destruio destes: indicadores de hepatite) simultaneamente. A infeco passada resolvida caracteriza-se por anticorpos anti-HBs e anti-HBc do tipo IgG. A imunidade efectiva da vacina determinada pela deteco de anticorpos anti-HBs do tipo IgG, mas no anti-HBc. O doente crnico apresenta no sangue antignios HBe e HBs altos e anticorpos anti-HBc do tipo IgG mas no anti-HBs. Alm disso, pode ter transaminases elevadas (hepatite activa) e testes para a presena de vrus no sangue (PCR) positivos. No h tratamento eficaz para a hepatite B. A nica medida a preveno pela vacina, que eficaz. A vacina constituda pelos antignios HBs, sem nenhuma partcula viral. Administra-se por inoculao. Se a pessoa aps alguns meses apresentar anticorpos anti-HBs em suficiente nmero, no necessitam de mais injeces, mas aqueles com menor resposta requerem novas inoculaes, at trs, espaadas. Em muitos pases obrigatria. Cerca de 5% dos indivduos que receberam a vacina podero no estar mesmo assim efectivamente imunes. No h vacina contra HDV, mas como s infecta doentes crnicos com HB a vacina do HBV protectora. Em doentes com hepatite B, a nica preveno a abstinncia de comportamentos de risco: sexo promscuo e uso de seringas partilhadas.

CONCLUSO

Com este trabalho eu pude compreender mais as doenas sexualmente transmissivis, saber sobre seus principais agentes patologicos que podem ser os vrus, as bactrias e os fungos. Pude entender tambm que essas doenas acometem principalmente o pblico jovem, tanto de pases em desenvolvimento como industrializados, conseqncia de vrios fatores de relevncia familiar e governamental: a promiscuidade (descuido) individual com a sade e a carncia ou mesmo a falta de programas educativos. De modo geral, o uso de preservativo, associado a alguns cuidados, impedem o contgio e disseminao. Contudo se no forem diagnosticadas e tratadas corretamente, alm do processo infeccioso, podem levar infertilidade, gravidez, surgimento de outras doenas oportunistas e at a morte.

BIBLIOGRAFIA

http://www.brasilescola.com/doencas/doenca-sexualmentetransmissivel.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_sexualmente_transmiss %C3%ADvel

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm? LibDocID=4126&ReturnCatID=1784 Acesso: 02/11/2011 s 10: 20.

Vous aimerez peut-être aussi