Vous êtes sur la page 1sur 20

Parte III

A insustentvel utopia do desenvolvimento1


JOS ELI DA VEIGA*

O emprego bastante generalizado da expresso desenvolvimento sustentvel constitui, sem dvida, um sinal bastante auspicioso. Indica, entre outras coisas, a extenso da tomada de conscincia das elites sobre a problemtica dos limites naturais. Comea a penetrar a idia de que no se deve perseguir o desenvolvimento tout court, mas que ele deve ser qualificado: precisa ser ecologicamente sustentvel. Ao mesmo tempo, h um lado negativo na forma pela qual se adota o novo conceito. A tendncia tem sido a de aceitar o complemento sustentvel com a mesma facilidade que se absorve uma nova gria, ou uma nova marca de sabonete. Mas sabemos que no por se chamar agora Benjor que o Jorge Ben deixou de ser o mesmo. E tambm certo que deve ter tido fortes razes para mudar de nome artstico depois de tantos anos de carreira... Por isso, a pergunta que no pode ser evitada a seguinte: quais so as razes que nos levam a julgar necessria a qualificao do desenvolvimento? Trata-se simplesmente de um aperfeioamento desta noo, ou, ao contrrio, estaramos reconhecendo a necessidade de sua negao/ superao?
1. Verso anterior deste texto, redigida em Junho de 1991, foi publicada na coletnea Reestruturao do espao urbano e regional no Brasil, organizada por L. LAVINAS, L. M.F. Carleial, M. R. Nabuco (S.Paulo: ANPUR-HUCITEC, 1993, pp.149-169). Na presente verso, as citaes de Andr Gorz foram feitas a partir da traduo de Ana Montia, publicada pela editora Annablume. E as demais foram traduzidas para o portugus pelo autor (JEV). * Professor do Departamento de Economia (EAE) e do Programa de Ps-Graduao em Cincia Ambiental (PROCAM), da Universidade de So Paulo.

184

Andr Gorz e seus crticos

Este texto procura trazer evidncias em favor desta ltima perspectiva. Visa mostrar que a necessidade de colocar o qualificativo sustentvel reflete, em ltima instncia, o crescente esgotamento de um dos principais paradigmas sociais dos tempos modernos; e no uma mera insuficincia da noo de desenvolvimento. Para tanto, tentar responder s seguintes questes: (a) Por que o desenvolvimento deve ser considerado uma utopia? (b) Por que a utopia do desenvolvimento vem se tornando cada vez mais insustentvel? (c) At que ponto a noo desenvolvimento sustentvel aponta para o surgimento de uma nova utopia?

1. Utopia
Em seu entendimento mais comum, utopia algo de fantasioso ou quixotesco. Os dicionrios a apresentam como antnimo de realidade e sinnimo de iluso ou sonho. No , evidentemente, neste sentido que se pode considerar o desenvolvimento como utopia. Experincias como a norte-americana, a escandinava, a japonesa, etc., nada possuem de quimrico. Emprega-se aqui o termo utopia em seu sentido filosfico contemporneo:
a viso do futuro a partir da qual uma civilizao pauta seus projetos, ancora seus ideais e suas esperanas (Gorz, 2003:20).2

Assim entendida, talvez no haja noo que mais concentre a utopia da sociedade moderna do que a noo de desenvolvimento. De Marx a Hayek, passando por todas as nuances socialistas e liberais, dificilmente se encontrar uma esperana mais consensual do que o desenvolvimento. Em 1867, no primeiro prefcio de O Capital, Marx advertia:
O pas industrialmente mais desenvolvido s mostra ao que o siga na escala industrial a imagem de seu prprio futuro. 3

2. La vision du futur sur laquelle une civilisation rgle ses projets, fonde ses buts idaux et ses esperances. (Gorz,1988:22) 3. Le pays le plus dvelopp industriellement ne fait que montrer ceux qui le suivent sur lchelle industrielle limage de leur propre avenir. (Marx,1969:18)

Josu Pereira da Silva | Iram Jcome Rodrigues

ORGANIZADORES

185

Quase um sculo depois um balano era feito por Hayek nos seguintes termos:
O desenvolvimento do industrialismo moderno talvez possa ser deplorado por alguns em vrias outras dimenses; certos valores estticos e morais - aos quais muita importncia era atribuda pelas privilegiadas classes altas - foram sem dvida por ele ameaados. Certas pessoas poderiam at questionar se o rpido crescimento da populao, ou, em outras palavras, a queda da mortalidade infantil, foi mesmo uma beno. No entanto, se e quando se toma como teste o efeito sobre padro de vida do amplo tamanho das classes laboriosas, no sobra pouca dvida de que ele produziu uma clara tendncia ascendente. 4

As duas citaes ilustram bem o quanto a noo de desenvolvimento est ligada ao fenmeno industrial. At hoje, no existiu diferena entre industrialismo e desenvolvimento. Seja em um tigre asitico, no Chile, em Cuba, ou na Hungria, a idia de desenvolvimento estar sempre associada ao progresso da industrializao. Pode-se dizer, inclusive, que o liberalismo e o socialismo so as duas faces ideolgicas dessa mesma moeda. E esta a utopia que entrou em crise depois de ter prestado grandes servios, por dois sculos, aos mais diversos tipos de formaes sociais.
Quando uma utopia desmorona, toda a circulao de valores que regulam a dinmica social e o sentido de suas prticas que entra em crise. esta a crise que vivemos. Prometia-nos, a utopia industrialista, que o desenvolvimento das foras produtivas e a expanso da esfera econmica libertariam a humanidade da penria, da injustia e do mal-estar; que lhe dariam, com o poder soberano de dominar a natureza, o poder soberano de determinar a si mesma; que fariam do trabalho a atividade demirgica e ao mesmo tempo autopoitica, na qual o aperfeioamento incomparavelmente singular de cada um seria reconhecido

4. There may be various other grounds on which the development of modern industrialism might be deplored by some; certain aesthetic and moral values to which the privileged upper classes attached great importance were no doubt endangered by it. Some people might even question whether the rapid increase of population, or in other words, the decrease in infant mortality, was a blessing. But if, and in so far as, one takes as ones test the effect on the standard of life of the large number of the toiling classes, there can be little doubt that this effect was to produce a general upward trend. (Hayek,1954:25-6)

186

Andr Gorz e seus crticos

direito e dever a um s tempo como parte da emancipao de todos. Da utopia, nada resta. (Gorz, 2003:20).5

Para ns, da periferia, esta ltima frase s pode ser considerada um exagero. Com certeza Gorz s estava pensando nas sociedades mais avanadas do planeta quando a redigiu. De fato, no chamado Norte, a crise da utopia industrialista parece profunda. Mas, em pases como o nosso, ela certamente ainda dar muito ibope. Mesmo assim, crucial conhecer as razes de seu desabamento nos pases do centro.

2. Insustentabilidade
A indstria no poderia ter se afirmado sem a crescente racionalizao do trabalho. No faz mais do que uns duzentos anos que o trabalho considerado, ao mesmo tempo, um dever moral, uma obrigao social e caminho natural da realizao pessoal. Essa chamada tica do trabalho que impregnou todas as sociedades modernas tem trs grandes alicerces: (a) quanto mais um indivduo trabalha, mais ajuda a melhorar a vida da coletividade; (b) quem trabalha pouco, ou no trabalha prejudica a comunidade e no merece respeito; (c) quem trabalha direito acaba tendo sucesso e quem no o alcana por sua prpria culpa. Acontece que, hoje em dia, essa tica est caducando. Deixou de ser verdade que, para produzir mais, necessrio trabalhar mais. Foi-se o tempo em que produzir mais significava, quase sempre, viver melhor. No Primeiro Mundo rompeu-se essa ligao entre mais e melhor. As necessidades bsicas dessas populaes esto fartamente atendidas; e muitas das necessidades ainda insatisfeitas no exigem que se produza mais, mas sim que se produza de outra maneira, outra coisa, ou, at, que se produza menos. particularmente o caso do ar, da gua, do espao, do silncio, da beleza, do tempo, dos contatos humanos.

5. Quune utopie seffondre, cest toute la circulation des valeurs rglant la dynamique sociale et le sens des pratiques qui entre en crise. Cest cette crise que nous vivons. Lutopie industrialiste nous promettait que le dveloppement des forces productives et lexpansion de la sphre conomique allaient librer lhumanit de la raret, de linjustice et du mal-tre; quils allaient lui donner, avec le pouvoir souverain de dominer la nature, le pouvoir souverain de se dterminer elle-mme; et quils allaient faire du travail lactivit la fois dmiurgique et auto-poitique en laquelle laccomplissement incomparablement singulier de chacun est reconnu - la fois droit et devoir -comme servant lmancipation de tous. De cette utopie il ne reste rien. (Gorz,1988:22)

Josu Pereira da Silva | Iram Jcome Rodrigues

ORGANIZADORES

187

Isto se deve, evidentemente, tremenda mutao tcnica que tem sido chamada de revoluo microeletrnica. Ela est engendrando uma enorme reduo das necessidades de trabalho e, consequentemente, aumentando brutalmente o tempo disponvel. Diminui rapidamente o trabalho com objetivo econmico e isto permite que cresam, nas mesmas propores, as atividades domsticas, culturais, artsticas, educativas, filantrpicas, etc, que, s vezes, tambm so chamadas, com grande dose de ambigidade, de trabalho. bem verdade que esta no a nica resultante possvel dessa forte tendncia ao desemprego estrutural. O importante, no entanto, entender que a transformao tecnolgica em curso tornou possvel uma diminuio da dominao da racionalidade econmica sobre as outras racionalidades. Paradoxalmente, no momento em que se comea a vislumbrar a superao do to falado reino da necessidade, que se pode, tambm, enxergar, com muita nitidez, que o planeta Terra est ameaado e que preciso salv-lo. Ao mesmo tempo, essa operao de salvao entra em choque com a utopia desenvolvimentista.
O lixo pode ser reciclado, a gua poluda tratada e recuperada, bem como certos solos, mas difcil evitar agresses Terra a menos que abandonemos o progresso como meta desejada por todos. (Goldemberg, 1989:9) Vrios estudiosos tm demonstrado que, se tentssemos fazer com que o mundo inteiro tivesse o padro de vida norteamericano, os recursos naturais do planeta no durariam at o final do sculo. (Gonalves & Barbosa, 1989:80)

esta a contradio que est na base da noo de desenvolvimento sustentvel. Procura-se uma soluo de compromisso entre o industrialismo ainda exigido pela periferia e o ps-industrialismo j inaugurado no centro. Sejam quais forem os termos desse compromisso, uma coisa certa: a velha utopia industrialista no mais sustentvel.

3. O conceito
Ser que algum poderia ser contra o desenvolvimento sustentvel? Basta fazer esta pergunta para que se perceba que a noo j desfruta de uma unanimidade s comparvel, talvez, felicidade, ao amor, ou ao mineiro po de queijo. E, como costuma acontecer nesses casos, a dificuldade de conceituar faz com que pululem as definies. No relatrio que redigiram

188

Andr Gorz e seus crticos

para o departamento ambiental do Reino Unido, publicado em 1989 com o ttulo Blueprint for a Green Economy, Pearce, Markandya e Barbier optaram por colocar em anexo uma coleo de definies que certamente divertir bastante os mais interessados. Todavia, a publicao do relatrio Brundtland (WCED,1987), se no dirimiu, pelo menos minimizou a confuso. Forneceu uma baliza internacional bem mais precisa que as tentativas precursoras, como, por exemplo, The World Conservation Strategy (IUCN,1980).
A humanidade capaz de tornar sustentvel o desenvolvimento garantir que ele atenda s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de que futuras geraes atendam s suas. O conceito de desenvolvimento sustentvel envolve limites no limites absolutos, mas restries impostas pelo atual estado da tecnologia e da organizao social aos recursos naturais e pela capacidade de absoro dos efeitos das atividades humanas pela biosfera. Mas tecnologia e organizao social podem ser ambas manejadas e melhoradas de forma a abrir caminho para uma nova era de crescimento econmico. 6

Por mais vontade que se tenha de compartilhar uma atitude to confiante, necessrio que algumas questes sejam abordadas, aqui, com o inevitvel pessimismo da razo. Principalmente porque a maioria dos partidrios do otimismo transmitido pelo relatrio Bruntland parecem enxergar os problemas ambientais como meros defeitos na alocao de recursos que poderiam ser corrigidos atravs de taxaes especficas. Acreditam que, uma vez restabelecida a igualdade entre os custos privados da firma e os custos que sua atividade inflige sociedade, voltaria a haver coincidncia entre o timo individual e o timo coletivo. Assim, a procura do lucro continuaria a ser a melhor alavanca do bem estar social e a lgica do mercado permaneceria s e salva.

6. Humanity has the ability to make development sustainable - to ensure that it meets the needs of the present without compromising the ability of future generations to meet their own needs. The concept of sustainable development does imply limits not absolute limits but limitations imposed by the present state of technology and social organization on environmental resources and by the ability of the biosphere to absorb the effects of human activities. But technology and social organization can be both managed and improved to make way for a new era of economic growth. (WCED,1987:8)

Josu Pereira da Silva | Iram Jcome Rodrigues

ORGANIZADORES

189

Um timo exemplo dessa postura pode ser encontrado no suplemento do The Economist (02/09/89) intitulado Costing the Earth e redigido por Frances Cairncross. Referindo-se a uma espcie de suposto consenso entre economistas, afirma-se a que a melhor maneira de enfrentar a problemtica ambiental seria garantir que o preo de todos os recursos naturais incorporasse completamente sua escassez de longo prazo, alm dos efeitos imediatos provocados por seu uso. Ou seja, em termos prticos, pagar cerca de um dlar por galo de gua (4,5 litros) e, talvez, vinte dlares pelo mesmo volume de gasolina. Inimaginvel? Cairncross responde que no, caso se leve a srio o princpio do full repairing lease lanado por Margaret Thatcher no discurso que marcou sua reconverso de Iron Lady para Green Godness:
Nenhuma gerao tem completo e livre direito sobre esta terra. Todas tm um contrato de cesso de uso vitalcio com clusula de inteiro restauro. 7

H quem duvide, entretanto, das virtudes reguladoras dos preos para a preservao ambiental. Qual poderia ser o preo do oznio em rarefao ou o preo de uma funo como a da regulao trmica do planeta? Estas so perguntas feitas por Ren Passet em artigo publicado, no ms anterior, pelo Le Monde Diplomatique sob o ttulo Que lconomie serve la biosphre. Mesmo supondo que tais preos tenham algum sentido, no se pode ignorar a irreversibilidade dos processos naturais. Se esperarmos pela escassez que transformar bens livres e gratuitos em bens econmicos, com preos, muito provvel que j seja tarde demais. Por outro lado, reduzir os desgastes ambientais a simples custos de reposio ou tentar estim-los atravs dos preos que lhes atribuem os indivduos, deixar de lado o essencial, diz Passet. Trata-se de estragos nos mecanismos que asseguram a reproduo da biosfera: o fim de uma floresta ou de uma espcie no apenas o desaparecimento de um valor mercantil, mas tambm de determinadas funes em um meio. Seguindo a trilha aberta por alguns raros economistas - como Nicholas Georgescu-Roegen ou Kenneth E. Boulding - Passet rejeita a idia de que os problemas ambientais possam ser assimilados a disfunes, ou acidentes, e procura destacar a existncia de um srio conflito entre as lgicas que asseguram respectivamente o desenvolvimento econmico e a reproduo da biosfera. Por isso prope que usos de instrumentos analticos baseados

7. No generation has a freehold on this earth. All we have is a life tenancy - with a full repairing lease.

190

Andr Gorz e seus crticos

no mercado sejam conservados, mas nos estritos limites de sua aptido reguladora. Ao lado deles considera necessrios o que chama de instrumentos do real, como o clculo ecoenergtico, os indicadores de diversidade, a abordagem fsica da contabilidade do patrimnio natural e os modelos de crescimento durvel. Esta rpida apresentao comparativa das posturas de Cairncross e de Passet ilustra, na verdade, os imensos obstculos que precisariam ser ultrapassados para que a cincia econmica viesse a dar conta da problemtica ambiental, isto , a questo dos limites naturais. preciso reconhecer que as teorias econmicas tenderam a elud-la ao longo dos 150 anos que separam Malthus das sombrias previses do Clube de Roma. Entre os economistas que se dedicam ao tema, possvel identificar duas tendncias bsicas: os que acreditam, como David Pearce, que o arsenal econmico pode ser aperfeioado para responder ao novo desafio e os que consideram que a problemtica ambiental coloca em xeque os prprios fundamentos da cincia econmica (Redclift, 1987).
Dentro de uma viso estritamente econmica, a incorporao dos impactos ecolgicos no processo produtivo deve passar pela quantificao destes impactos, de forma negativa ou positiva, na formao do valor dos bens obtidos. Esta incorporao tem sido impossibilitada pelas limitaes da cincia econmica, tanto no que se refere conceituao do valor, quanto perspectiva do horizonte de tempo. Todas as escolas econmicas resistem a reconhecer um valor na natureza em si, e tm sido impotentes para administrar o longo prazo no qual os resultados do impacto ecolgico se manifestam com clareza. (Buarque,1990:117)

O debate sobre esta questo tem engendrado, inclusive, uma descoberta de alguns precursores de Georgescu-Roegen que sofreram uma resistncia social persistente. Martnez Alier (1987:57) chama ateno para o caso de Frederick Soddy (1877-1956), Premio Nobel de Qumica em 1921 e autor de Wealth, Virtual Wealth & Debt. Mas essa exumao necessria reviso das teorias econmicas tende a ser muito mais lenta que os esforos meramente adaptativos, pois no conseguem apoio institucional equivalente. Ela parece estar confinada iniciativa individual de alguns pesquisadores ou, no mximo, aos esforos de algumas ONG (como, por exemplo, o TOES, The Other Economic Summit), enquanto o trabalho de recauchutagem das ferramentas econmicas convencionais conta com adrede promoo das organizaes internacionais e de alguns governos dos pases centrais.

Josu Pereira da Silva | Iram Jcome Rodrigues

ORGANIZADORES

191

4. Embaraos
A valorao econmica dos elementos do meio ambiente tem sido tentada como se fosse o nico caminho possvel para que se alcance um planejamento das aes governamentais compatvel com a aspirao a um desenvolvimento sustentvel. No entanto, altamente discutvel que esta seja a via mais relevante, pois alguns impasses j esto claros. O primeiro vem do elevado grau de incerteza a respeito das relaes de causa e efeito que podem estar associadas a certos ecossistemas. Qual o resultado efetivo de um desmatamento, no tocante ao fluxo hidrogrfico de uma determinada bacia ? Sabe-se que ele existe, mas no se sabe qual a extenso da alterao provocada pela mudana no uso da terra. Da mesma forma, no se ignora a importncia dos mangues para a piscosidade das guas mais prximas. Mas a magnitude do fenmeno absolutamente incerta. Pode-se ter certeza que a supresso completa de um determinado mangue trar efeitos devastadores para os recursos pesqueiros das proximidades. Mas, como saber o efeito real da converso de uma parte do mangue para um uso alternativo? Existe a uma expressiva rea cinzenta. O conhecimento cientfico no permite dizer qual o ponto a partir do qual o ecossistema estar, de fato, comprometido. E, sem esse tipo de informao, no haver consistncia em qualquer tentativa de estimao do custo de conservao de rea de manguezal. (Dixon,1989:15) Uma segunda categoria de problemas surge quando se pensa em mudanas de modos de vida, em perdas de smbolos ou locais histricos e religiosos, ou em destruio de patrimnio gentico. No possvel quantificar, em termos monetrios, esse tipo de mudanas. E os mais experientes analistas de questes relativas gesto de recursos naturais e ambientais enfatizam a necessidade de enfoc-las pelo lado qualitativo, quando se trata de comparar possveis alternativas. Parte dos impactos so quantificados em termos monetrios para, em seguida, cotej-los com os chamados nonquantified costs. Quando se trata de avaliar os impactos futuros de um determinado projeto, esse cruzamento de uma parcial valorao econmica com uma avaliao de custos qualitativos pode ser uma soluo muito elegante. Mas como transportar esse tipo de postura para uma contabilidade social que integre estragos e eventuais benefcios ambientais j realizados ? Na verdade, quando nos propomos a valorar elementos do meio ambiente, estamos tentando estender a Economia para um campo que no o seu. Esta afirmao poderia ser contestada pela alegao de que no existe uma definio exata da abrangncia da cincia econmica. Como gostam de repetir os manuais, a economia aquilo que fazem os economistas. Todavia, apesar desse carter vago e ilimitado sobre o objeto da Economia, foi

192

Andr Gorz e seus crticos

justamente desenvolvendo prticas contbeis que se acabou por criar a nica representao do econmico que tem aceitao generalizada entre os economistas: a do sistema econmico tal como ele nos descrito pelas contabilidades nacionais. A noo, hoje usual, de sistema econmico consolidou-se graas ao distanciamento crescente do contexto ambiental proposto pelos conomistes (fisiocratas), acabando por delimitar o conjunto U-davp, formado apenas pelos objetos apropriados e valorados que se consideram produzveis. Hoje, o que se pretende ampliar o raio de ao da economia para o campo dos recursos naturais e do meio ambiente, sistema composto precisamente por bens comumente denominados livres ou no-econmicos. (Naredo,1987:66) Vrias tentativas foram feitas no sentido de fixar preos aos recursos naturais exaurveis com base nas preferncias inter-geraes; corrigir as imperfeies do mercado fazendo com que os custos privados assumissem os custos sociais, atravs de impostos e subsdios; ou de uma internalizao das externalidades negativas atravs de modificaes do marco institucional. Entretanto, o grau de arbitrariedade e as limitaes desses exerccios levaram parte dos economistas empenhados no estudo da problemtica ambiental a
abandonar os pressupostos sobre os quais se articula a verso numrica corrente do sistema econmico, para construir outros sistemas de representao mais aptos para registrar as dotaes de recursos naturais e ilustrar seu comportamento. Assistimos, assim, sem anunci-lo, ao incio de uma ruptura do monoplio que vinha exercendo esse ideal usual de sistema econmico fechado sobre si mesmo, ao sentir a necessidade de conect-lo com a anlise de outros sistemas.. (Naredo,1987:70)

5. Enigma
preciso lembrar, entretanto, que muitos progressos foram feitos por um pequeno grupo de economistas especializado na economia dos recursos naturais e que, hoje em dia, so os mais aptos a desenvolverem a economia ambiental. Este foi exatamente o assunto escolhido por Philippe Crabb em sua alocuo presidencial ao ltimo congresso da Sociedade Canadense de Cincia Econmica, entidade que construiu uma slida reputao internacional nesse ramo. E ele comeou a abordar a questo com as seguintes palavras:

Josu Pereira da Silva | Iram Jcome Rodrigues

ORGANIZADORES

193

O grande tema que d um sabor particular economia do meio ambiente o da renda fundiria. 8

Acontece que esse justamente um assunto que continua a ser uma das principais charadas da histria do pensamento econmico, devido ao crescente amlgama que foi sendo estabelecido entre as noes de lucro e renda. Ricardo, Marx, Stuart Mill e vrios continuadores da teoria do excedente haviam dedicado milhares de pginas anlise da natureza econmica da renda gerada pela propriedade de recursos naturais. J as outras duas tradies da cincia econmica - a teoria da oferta e da procura, e a teoria da demanda efetiva - deixaram de atribuir importncia ao assunto. E, hoje em dia, a renda uma questo considerada desprezvel por grande parte dos economistas. Consideram que o valor final de todos os bens e servios produzidos por uma comunidade fechada, dentro de um regime de propriedade privada, igual ao valor dos salrios e dos lucros (Delfim Netto, 1989). Afirmam, com todas as letras, que no h como exigir diferenciao no tratamento da terra face ao capital (Albuquerque, 1987). Enfim a tendncia largamente dominante na cincia econmica contempornea a de considerar a propriedade dos recursos naturais como simples bem de capital, e sua renda como lucro. As circunstncias em que se operou tal amesquinhamento do conceito de renda so muito misteriosas, conforme procurei mostrar recentemente (Veiga, 1990). E o confronto das teorias econmicas sobre a terra acusa uma grande ambigidade no que se refere origem da renda. Por um lado, aceitam-se certas particularidades dos recursos naturais, tais como raridade, situao/localizao, fixidade, irreprodutibilidade, etc. Marshall, por exemplo, chega a mencionar uma renda inerente de calor e luz, de ar e de chuva, assim como outros evocam a fertilidade , fecundidade, foras naturais, condies naturais, etc. Por outro, parece haver ampla concordncia em no atribuir essncia natural da terra, e sim a outros aspectos desse recurso, a razo profunda da existncia da renda. De Walras aos marxistas contemporneos, passando por Pareto e Sraffa, todos enfatizam que a renda no conseqncia da natureza, mas, sim, que a propriedade o poder gerador de relaes sociais que autorizam a deduo de sobrelucros. No entanto, quando se procura entender as vias pelas quais o capital procura se desvencilhar do incmodo conjunto de obstculos que lhe colocam os recursos naturais - como fez Murray (1977,1978) - surgem diferenas

8. Le premier thme qui donne une saveur particulire lconomie de lenvironnement est celui de la rente. (Crabb,1990:288)

194

Andr Gorz e seus crticos

intrigantes. No s a natureza passa a ter grande importncia na argumentao, como as diferenas entre a agricultura e a minerao ficam patentes. Murray chega a referir-se ao clima e ao gado como irmos gmeos da terra, quando descreve alguns condicionantes vitais do processo de trabalho na agricultura. Se a terra agrcola no se assemelha tanto quanto imaginaram os grandes economistas terra de extrao mineral ou terra de urbanizao, obviamente pelo fato de envolver processos biolgicos de reproduo e crescimento de vegetais e animais; de transformar energia solar em alimentos e fibras. Como diz Georgescu Roegen (1960), para o tipo de energia que necessria vida em si mesma, o homem ainda inteiramente dependente de sua fonte mais primitiva, os animais e as plantas que o cercam. A produo agrcola lida com processos biolgicos de reproduo e crescimento de vegetais e animais. O papel do homem consiste em fornecer a esses organismos o conjunto de condies necessrias a seu desenvolvimento e, depois, colher a massa de matria nutritiva produzida. Mas o essencial dessa operao, isto , a produo de matria nova, realizado pelos prprios organismos vivos. Assim, o crescimento da produtividade agrcola resulta da melhoria das espcies animais e vegetais, pela seleo gentica das aptides produtivas, e do domnio cada vez maior das condies nas quais essas aptides se realizam: alimentao, fertilizao, defesa sanitria, etc. Por no ter havido alternativa industrial transformao biolgica de energia solar em alimento, a chamada industrializao da agricultura acabou se concentrando a montante e a jusante do setor agrcola propriamente dito, o qual tende a conservar apenas as atividades de maior resistncia ao processamento industrial. (Servolin, 1972; Goodman, Sorj & Wilkinson, 1987) Na verdade, somente economistas que nunca tentaram entender a problemtica ambiental podem se contentar com a idia simplista de que no faria sentido exigir diferenciao no tratamento dos recursos naturais face ao capital. Muitos aceitaram as idias de Clark, sobre este assunto, devido aos abalos tericos que o conceito de renda provoca no edifcio neoclssico. Como diz Fine (1982:99), com muita pertinncia, eles foram levados a praticar uma verdadeira eutansia, o que obrigou a teoria da renda a sobreviver apenas no submundo da profisso, como uma espcie de conscincia de culpa: muito forte no momento do crime, desvanecendo com o passar do tempo, para s ressurgir, esporadicamente e de forma tnue. Em sntese, as lacunas e inconsistncias das diversas teorias sobre a renda, que continuam a merecer a ateno de uma nfima minoria de estudiosos, parecem indicar que existe um penoso caminho a ser percorrido para que a cincia econmica supere o seu manifesto desprezo pelas especificidades das coisas vivas. E o primeiro passo poder ser o reconhecimento de que o conjunto das atividades econmicas constitui apenas uma das inmeras

Josu Pereira da Silva | Iram Jcome Rodrigues

ORGANIZADORES

195

dimenses de um complexo composto de seres humanos, que esto em contnua interao com recursos naturais, a maioria dos quais, por seu turno, constituda de organismos vivos. Trata-se, na verdade, de reconhecer a necessidade de um novo paradigma. Como esta questo - da mudana de paradigma - a mais complexa de todas, prefiro deix-la para o final. Antes disso, imprescindvel consagrar algumas palavras s perspectivas prticas de um desenvolvimento sustentvel.

6. Factibilidade
Para avaliar as possibilidades reais de se atingir o desenvolvimento sustentvel vale a pena discutir os possveis futuros alimentares do planeta. Afinal, enquanto no conseguirmos acabar com a tragdia da fome, ser ridculo pensar que estaremos conseguindo nos desenvolver de forma ecologicamente sustentvel... (apesar da afirmao exatamente simtrica feita pelos adeptos da corrente auto-intitulada deep ecology) Seguindo o esquema proposto por Klatzmann (1990), deve-se distinguir trs categorias de fatores: (a) os que incitam ao otimismo, (b) os mais controversos e (c) os que s podem provocar inquietude. (a) Entre os primeiros devem ser citados: o potencial agrcola subutilizado de muitos pases, a tendncia queda da demanda alimentar nos pases ricos, as biotecnologias, o aumento das disponibilidades de alimentos em nvel mundial e a desacelerao do crescimento demogrfico. Quanto subutilizao do potencial agrcola, no se deve esquecer que, em muitos casos o fator limitante tende a ser a falta dgua. Quanto reduo do consumo, principalmente de gorduras animais, preciso notar que ele tem sido lentssimo. Nos Estados Unidos, depois de haver chegado a 97 gramas por pessoa, em 1970, recuou para 93, em 1980 e parece ter se estabilizado depois. Mas, na Frana, por exemplo, ele continua a subir: 70 gramas no incio dos anos 1960, 75 em torno de 1970, 89 em 1980 e 94 em 1985... Quanto engenharia gentica, pode-se dizer que ela demorar muito para realizar a eventual biorevoluo. Por um bom tempo, o efeito das biotecnologias ser mais o de reduzir necessidades em fatores de produo - gua, fertilizantes qumicos e pesticidas - do que o de criar novas variedades vegetais ou raas animais. Se verdade que as disponibilidades de calorias e protenas per capita/ dia vm aumentando, nas ltimas dcadas, inclusive no terceiro mundo,

196

Andr Gorz e seus crticos

tambm verdade que essa tendncia global pode continuar a esconder o agravamento da situao alimentar dos mais pobres. Por outro lado, nada garante que a mesma tendncia permanecer no futuro. Finalmente, as perspectivas demogrficas de longo prazo so de fato positivas. Calcula-se que a populao do planeta acabar por se estabilizar em torno de dez a doze bilhes de pessoas ao final do prximo sculo. E ningum duvida que seja possvel garantir comida para esse contingente. Bastaria que a produo agrcola crescesse a uma taxa mdia bem modesta: 1% ao ano. O problema que a populao mundial continuar a crescer a taxas bem elevadas nas prximas dcadas (+ou- 1,6% ao ano). O que acontecer com a periferia, onde a populao aumenta 3% ao ano e onde no se consegue aumentar a produo agrcola em ritmo equivalente? Essas naes subdesenvolvidas sero alimentadas pelos pases do centro ? (b) H, em seguida, quatro aspectos ainda mais obscuros. Em primeiro lugar h uma imensa divergncia nas estimativas mundiais sobre o nmero de famintos. Os mais pessimistas afirmam que existe: um bilho de pessoas com alimentao suficiente, mas mal equilibrada; um a dois bilhes em estado de subnutrio; e algumas centenas de milhes sofrendo de fome. Os mais otimistas dizem que o nmero de pessoas com problemas alimentares no chega, na pior das hipteses, a 400 milhes. Uma segunda divergncia importante gira em torno da capacidade do terceiro mundo chegar auto-suficincia alimentar. Cita-se muito o caso da ndia, onde a chamada revoluo verde permitiu que a produo agrcola aumentasse mais rapidamente que a populao. As importaes de alimentos diminuram bastante e so hoje cobertas pelas exportaes agrcolas. A ndia tornou-se auto-suficiente. No entanto, a disponibilidade de alimentos continua medocre (2200 calorias por pessoa/dia, 400 menos do que a da China) e a distribuio desses alimentos continua to desigual quanto antes. Uma terceira discordncia entre os especialistas refere-se possibilidade de aumentar a rea cultivada. Deixando de lado avaliaes fantasiosas, as outras implicam todas em maior degradao ambiental. Alm disso, provvel que a terra venha a ser cada vez mais usada para a produo de energias renovveis, o que certamente faria concorrncia produo de alimentos. Mesmo assim, srios estudos afirmam ser possvel aumentar a rea mundial cultivada em cerca de 30 milhes de quilmetros quadrados. Finalmente, h a questo dos alimentos de origem no-agrcola. Deixando de lado, mais uma vez, as especulaes mais quimricas, parece haver um ntido potencial a ser melhor explorado do lado da aquacultura. Mas no se pode esquecer que isto no representa apenas suplementos. Vai

Josu Pereira da Silva | Iram Jcome Rodrigues

ORGANIZADORES

197

ser necessrio alimentar os peixes e, s vezes, eles ocuparo reas que poderiam estar sendo utilizadas para outros fins. (c) Cada vez ser maior o nmero de pases que enfrentaro o problema dos limites de recursos hidrulicos para irrigao. Alguns podero amenizar o problema, durante algum tempo, atravs de um uso mais racional da gua (caso atual de Israel). Mas acabaro por enfrent-lo, provavelmente em condies climticas menos favorveis. E, alm do aquecimento da atmosfera, as ameaas ambientais dos nitratos e outros fertilizantes qumicos, dos pesticidas e da degradao dos solos no deixaro de representar um fator de grande preocupao social. A pergunta que decorre dessa lista de provveis tendncias , evidentemente, sobre o possvel balano final, em termos de previso. Ele apresenta certamente muitos riscos de equvoco. Mas, como difcil resistir tentao de concluir, mesmo a ttulo provisrio, Klatzmann apresenta o seguinte julgamento final:
No h qualquer risco de engano quando se afirma que no ser fcil aumentar fortemente a produo agrcola se houver respeito natureza e , todavia, o que ser necessrio conseguir fazer. Aumentar as produes por hectare com quantidades crescentes de nitratos e de praguicidas algo que est ao alcance de muitos agricultores. Aument-las com reduo das doses desses produtos ser uma coisa totalmente diferente. Os adeptos da assim chamada agricultura orgnica, ou biolgica no mostraram serem capazes de obter elevados rendimentos. Quanto luta biolgica contra os inimigos das culturas (...) ela tem grande interesse, mas suas possibilidades so limitadas. Enfim, ser sem dvida necessrio esperar muito tempo antes que os progressos das biotecnologias permitam o surgimento de variedades de cereais capazes, como as leguminosas, de utilizao direta do nitrognio do ar e, portanto, de dispensar os nitratos. 9

9. On ne risque gure de se tromper en disant quil ne sera pas facile daugmenter fortement la production agricole en respectant la nature - et cest pourtant ce quil faudra russir faire. Augmenter les rendements avec des quantits croissantes de nitrates et de pesticides est la porte de beaucoup dagriculteurs. Les augmenter en rduisant les doses de ces produits sera une toute autre affaire. Les adeptes de ce quon appelle lagriculture biologique nont pas montr quils taient capables dobtenir des rendements levs. Quant la lutte biologique contre les

198

Andr Gorz e seus crticos

Ser possvel esperar, quando se sabe que a satisfao das necessidades alimentares de muitas populaes est exigindo um sensvel aumento da produo de alimentos per capita? Ser possvel responder a tal exigncia e, ao mesmo tempo, preservar a natureza e no poluir? A nica concluso a que se pode chegar, a partir da questo alimentar, que um desenvolvimento sustentvel , antes de tudo, um desafio cincia.

7. Paradigmas
muito provvel que a concluso fosse a mesma se a escolha tivesse recado sobre qualquer outra rea, como a sade, a educao, o transporte, etc. Ou seja, a grande interrogao que est colocada diante de nosso desejo de sustentabilidade desenvolvimentista pode ser concentrada, em ltima instncia, em uma simples pergunta: ser que o avano do conhecimento cientfico provocar, em tempo til, uma nova onda que supere o industrialismo? (que seria a terceira, conforme o esquema proposto por Tofler). S possvel responder a esta pergunta com muitas outras perguntas. Ou seja, preciso se arriscar a um exerccio inteiramente especulativo para trazer alguns elementos de discusso sobre este tema. Apesar da fria prudncia que deve caracterizar a minha condio acadmica, considero que uma das principais contribuies, neste terreno, foi dada por Fritjof Capra (1975, 1982, 1984, 1988). Ainda no encontrei nada melhor que sua anlise sobre a influncia que ainda exerce o pensamento cartesiano-newtoniano em todas as reas que consideramos cientficas. Tambm me parece razovel o seu otimismo quando afirma:
A mudana do paradigma mecanicista para o ecolgico no algo que acontecer no futuro. Est acontecendo neste preciso momento em nossas cincias, em nossas atitudes e valores individuais e coletivos e em nossos modelos de organizao social. (Capra,1982:399)

Todavia, no se pode dizer o mesmo de sua tentativa de apresentar o que chama de a nova viso da realidade, ttulo do ltimo captulo de O Ponto de Mutao. Por mais fascinante que possa ser a aproximao com a

ennemis des cultures (...) elle prsente un intrt rel, mais ses possibilits sont limites. Enfin, il faudra sans doute attendre longtemps avant que les progrs des biotechnologies permettent de crer des variets de crales capables, comme les lgumine uses, dutiliser directement lazote de lair, donc de se passer des nitrates. (Klatzmann, 1990:21)

Josu Pereira da Silva | Iram Jcome Rodrigues

ORGANIZADORES

199

filosofia oriental, sobretudo nos seus aspectos dialticos, no h evidncia que permita afirmar que esse o melhor caminho para a superao do esquema cartesiano-newtoniano. E, neste ponto, deve-se dar muita ateno a Murray Bookchin (1990).
As tradies msticas do Leste, particularmente o Taoismo, so jogadas num potpourri de formulaes com similaridades apenas metafricas. A afirmao de que a idia de flutuaes como base da ordem um dos temas bsicos dos textos taoistas pode ser vista como uma das maneiras mais superficiais de se evocar a abordagem sistmica de Prigogine sobre as estruturas qumicas dissipativas. Pelo simples fato de que flutuaes, assim como ciclos, tm sido idias usadas h milnios para explicar estagnao em vez de evoluo, fixidez em vez de mudana, e eternidade em vez de desenvolvimento. Uma viso sincrtica que estabelea qualquer equivalncia entre flutuaes na teoria dos sistemas e flutuaes no Taosmo to robusta quanto equiparar a atrao eletromagntica na fsica com a noo de Eros em Plato como fonte csmica de afinidade e unidade. 10

No se pretende, aqui, evidentemente, abordar o debate filosfico provocado pela necessidade de um pensamento ecolgico. Muito menos discutir o naturalismo dialtico proposto por Bookchin. O que interessa simplesmente notar que a chamada mudana dos paradigmas cientficos est, no mximo, engatinhando. E isto que nos permite, finalmente, tentar responder terceira pergunta formulada no incio deste texto: at que ponto a noo de desenvolvimento sustentvel aponta para o surgimento de uma nova utopia? Sintetizando tudo o que pude avanar sobre essa questo, at o momento, eu diria que estamos numa situao muito semelhante ao incio das sociedades industriais, quando saint-simonianos, fourieristas e owenistas
10. Eastern mystical traditions, especially in Taoism` are thrown into a potpourri of formulations whose only similarity is metaphoric. To be told that the idea of fluctuations as the basis of order is one of the basic themes in Taoist texts might seem in the most superficial way to parallel Prigogines systems approach to chemical dissipative structures if it were not for the fact that fluctuations, like cycles have been used from time immemorial to explain stagnation rather than evolution, fixity rather than change, and eternality rather than development. A syncretic view that places fluctuations in systems theory on a par with fluctuations in Taoism is about as sound as placing electromagnetic atraction` in physics on par with Platos notion of Eros as a cosmic source of affinity and unity. (Bookchin, 1990:105)

200

Andr Gorz e seus crticos

profetizavam e tentavam antecipar inmeros aspectos da modernidade. Nas ltimas trs dcadas houve uma intensa ressurreio do pensamento utpico. A produo intelectual que procura antever a natureza da prxima etapa histrica tem sido to abundante que j virou lugar comum dizer-se que vivemos na aurora de uma nova era. Ela rotulada de ps-moderna, ps-burguesa, ps-econmica, ps-escassez, ps-civilizada, psindustrial, de conhecimento, de servio pessoal, ou tecnotrnica, dependendo do autor que se escolha. Em meio a tantas linhas especulativas, o que parece se destacar uma forte viso convergente de que as sociedades industriais esto entrando em uma nova fase de sua evoluo e que essa transio ser to significativa quanto aquela que tirou as sociedades europias da ordem social agrria e levou-as ordem social industrial. Ao mesmo tempo, tenho a impresso de que as diversas verses sobre o desenvolvimento sustentvel esto muito longe de significar o aparecimento da nova utopia. (Frankel,1987; Veiga 1989) Finalmente, gostaria de registrar que o ttulo deste texto (A insustentvel utopia do desenvolvimento) no foi inspirado diretamente pelo best-seller de Milan Kundera, mas, sim, pela seguinte afirmao de talo Calvino (1990), em suas Seis propostas para o prximo milnio:
...na vida, tudo aquilo que escolhemos e apreciamos pela leveza acaba bem cedo se revelando de um peso insustentvel. Apenas, talvez, a vivacidade e a mobilidade da inteligncia escapem condenao...

Referncias
ALBUQUERQUE, M.C.C. (1987) Estrutura fundiria e reforma agrria no Brasil, Revista de Economia Poltica, 7(3):99134, jul/set. BARTELMUS, Peter (1989) Environmental accounting and the system of national accounts, in Ahmad, Y.J., S.Serafy & E.Lutz (eds) Environmental Accounting for Sustainable Development, Washington,D.C.: World Bank BENTON, Ted (1989) Marxism and natural limits: an ecological critique and reconstruction, New Left Review, (178), nov-dez. BOOKCHIN, Murray (1990) The philosophy of social ecology. Essays on dialectical naturalism, Montreal: Black Rose Books BUARQUE, Cristovam (1990) A Desordem do Progresso (O fim da era dos economistas e a construo do futuro), Rio de Janeiro: Paz e Terra CALVINO, Italo (1990) Seis propostas para o prximo milnio, S.Paulo: Companhia das Letras CAIRNCROSS, Frances (1989) Costing the Earth: a survey of environment, suplemento do The Economist, 2 de set.

Josu Pereira da Silva | Iram Jcome Rodrigues

ORGANIZADORES

201

CAPRA, Fritjof (1975) O Tao da Fsica, S.Paulo: Cultrix,1984. . (1982) O Ponto de Mutao, S.Paulo: Cultrix,1986 . & Charlene SPRETNAK (1984) Green politics, N.York: Dutton . (1988) Sabedoria incomum, S.Paulo: Cultrix CRABB, Philippe (1990) Les conomistes doivent-ils se mettre au vert ?, Lactualit conomique, vol.66, n.3, set., pp285-304 DELFIM NETO,A.(1989) Do bem pblico inflao, Folha de So Paulo, 15/11/ 89, p.2 DIXON, John A.(1989) Applying economic analysis to environmental problems: opportunities and contraints, IX Latin American Meeting of the Econometric Society, 1-4 agosto, (mimeo). EKINS, Paul (ed) (1986) The Living Economy; A New Economics in the Making, London: Routledge FINE,Ben (1982) Theories of the capitalist economy, London: Edward Arnold FRANKEL,Boris (1987) The Post-Industrial Utopians, Cambridge: Polity Press GEORGESCU ROEGEN,N.(1960) Economic theory and agrarian economies, Oxford Economixc Papers, New Series, 12(1): 1-40, fev. GOLDEMBERG,Jos (1989) S.O.S. Planeta Terra, S.Paulo: Brasiliense GONALVES,C.W.P & J.L.BARBOSA (1989) Geografia hoje, R.Janeiro: Ao Livro Tcnico GOODMAN,D.,B.SORJ & J.WILKINSON (1987) From farming to biotechnology: a theory of agro-industrial development, London: Basil Blackwell GORZ, Andr (1988) Mtamorphoses du travail. Qute du sens, Paris: Galile GORZ, Andr (2003), Matamorfoses do trabalho. Crtica da razo econmica, So Paulo: Editora Annablume. HAYEK, F.A.(1954) Capitalism and the historians, Chicago: The University of Chicago Press IUCN (1980) World Conservation Strategy, Gland,Switzerland: International Union for the Conservation of Nature KLATZMANN, Joseph (1990) Lagriculture mondiale demain: excdents ou pnurie ?, Futuribles, 140, fev.,pp.3-21 KUNDERA,Milan (1983) A insustentvel leveza do ser, R.Janeiro: Nova Fronteira (10a edio:1985) MARTINEZ ALIER, Juan (1987) Economia y ecologia: cuestiones fundamentales, Pensamiento Iberoamericano, (12) 41-60 MARX, Karl (1969) Le Capital. Critique de lEconomie Politique, Livre Premier: Le Dveloppement de la Production Capitaliste (I), Paris: ditions Sociales MURRAY, R.(1977) Value and theory of rent: part one. Capital and Class, 3:100122, Autumn. . (1978) Value and theory of rent: part two, Capital & Class, 4: 1133, Spring

202

Andr Gorz e seus crticos

NAREDO, Jos Manuel (1987) Qu pueden hacer los economistas para ocuparse de los recursos naturales ? Desde el sistema econmico hacia la economia de los sistemas, Pensamiento Iberoamericano, (12) 61-74, julho-dezembro PASSET, Ren (1979) Lconomique et le Vivant, Paris: Payot . (1989) Que lconomie serve la biosphre, Le Monde Diplomatique, agosto, pp.4-5 PEARCE,D., A.MARKANDYA & E.B.BARBIER (1989) Blueprint for a green economy, London: Earthscan PESKIN, Henry & Ernest LUTZ (1990) A survey of resources and environmental accounting in industrialized countries, The World Bank Environmental Department, Environment Working Paper, n.37, agosto REDCLIFT, Michael (1987) Sustainable Development, Exploring the contradictions, London: Methuen SERVOLIN, C.(1972) Labsorption de lagriculture dans le mode de production capitaliste, in: Lunivers politique des paysans, Paris: A.Colin ___________ . (1985) Les politiques agricoles , in: Trait de science politique, tomo 4, cap.4, pp.155-260, Paris: PUF VEIGA, Jos Eli (1989) Ecologia profunda ou social, mas utpica por definio, Gazeta Mercantil, 20/10/89, p.5 . (1990a) Sobre o enigma da renda, Estudos Econmicos, v.20, n.3, pp.461-477, set-dez. . (1990b) Valorizao econmica dos elementos do meio ambiente, FIPE/SEMA (mimeo). WCED (1987) Our Common Future, Oxford: Oxford University Press

Vous aimerez peut-être aussi