Vous êtes sur la page 1sur 11

Marinheiro

Marinheiro
Um marinheiro , em sentido lato, uma pessoa que opera embarcaes ou assiste sua operao, manuteno ou servio. O termo aplica-se aos profissionais das marinhas de comrcio e pesca, aos militares das marinhas de guerra e aos profissionais e amadores certificados da nutica de recreio. Alm do sentido lato - no qual se refere desde ao grumete at ao almirante -, nas marinhas de guerra, o termo "marinheiro" designa, em sentido restrito, uma ou mais graduaes dentro da categoria dos praas. Igualmente, na marinha Marinheiros na manobra das velas de um veleiro mercante, o termo "marinheiro" refere-se a uma ou mais categorias profissionais do pessoal do convs, dentro escalo da marinhagem. Em Portugal, todos os profissionais da marinha mercante - de todos os escales, categorias e carreiras - so designados, genericamente, por "martimos". No Brasil, todo os profissionais da marinha mercante so globalmente designados como "aquavirios", os quais se dividem vrios grupos, entre os quais o dos "martimos", o dos "fluvirios" e o dos "pescadores". Existem vrias especializaes e categorias dentro da profisso de marinheiro. A certificao das mesmas obedece a regras estabelecidas internacionalmente. Na marinha mercante as vrias especializaes agrupam-se em vrias carreiras, das quais as principais so a de convs, a de mquinas, a das cmaras, a radiotcnica e a de sade. Dentro de cada uma das carreiras profissionais, os martimos agrupam-se em trs escales: o de oficiais, o de mestrana e o de marinhagem. Cada escalo inclui vrias categorias, a cada uma das quais corresponde um determinado nvel de experincia ou de formao.

Marinheiro

Carreiras e categorias profissionais da marinha mercante


Na marinha mercante, os marinheiros profissionais (martimos ou aquavirios) incluem-se numa das vrias carreiras e categorias, a cada uma das quais corresponde uma determinada responsabilidade na operao de uma embarcao. A tripulao ou equipagem de uma embarcao inclui pessoal de vrias carreiras profissionais certificados (convs, mquinas, radiotecnia, cmaras e sade), responsveis por assegurar o funcionamento de cada um dos departamentos, seces ou servios em que se encontra organizada a embarcao.

Comandante e oficiais de convs na ponte de um navio mercante

Nos grandes navios de passageiros, alm dos profissionais certificados, normalmente tambm existe pessoal no certificado como martimo, que desempenha, normalmente, funes relacionadas com servios tursticos (ex.: hotelaria, cultura, entretenimento e segurana).

Pessoal de convs
O pessoal de convs de um navio inclui os martimos responsveis pela navegao, estiva e a manobra geral do navio. O comandante de uma embarcao inclui-se nesta carreira. Como categorias e profisses de convs existem: Oficiais de convs: Oficial de nutica ou piloto - responsvel por dirigir a navegao, a estiva e a manobra geral do navio. O oficial de convs de maior categoria do navio exerce a funo de comandante e o segundo de maior categoria a de imediato. Os restantes exercem a funo de oficial de quarto de navegao; Praticante de nutica - oficial de convs em tirocnio a bordo, sob a orientao de oficiais de categoria superior, depois de habilitado com um curso superior de pilotagem, de nutica ou equivalente; Mestragem e marinhagem de convs: Mestre - responsvel pelo governo de uma embarcao de reduzida tonelagem; Contramestre - responsvel por dirigir a marinhagem de convs a bordo de um navio. Em embarcaes de reduzida tonelagem, pode tambm exercer as funes de chefe de quarto de navegao, de segundo de navegao ou, mesmo, de mestre; Arrais ou patro - responsvel pelo governo de uma embarcao local ou costeira de reduzida tonelagem; Operador de gruas flutuantes - responsvel pela manobra e manuteno de aparelhos elevatrios; Carpinteiro - desempenha funes inerentes ao servio de carpintaria; Conferente de carga - responsvel pela contagem, registo e verificao da carga; Marinheiro - desempenha funes de manobra e de estiva numa embarcao. Nalguns casos pode exercer a funo de patro de uma pequena embarcao de trfego local; Pescador - desempenha funes de captura, manipulao, estiva e acondicionamento de pescado, em embarcaes de pesca. Pode tambm efetuar a limpeza e conservao de embarcaes e artes de pesca; Moliceiro - desempenha funes de captura de molio, em embarcaes de pesca; Moo - martimo sem formao especfica, podendo apenas exercer funes de manobra e estiva em embarcaes de trfego local.

Marinheiro

Pessoal de mquinas
O pessoal de mquinas de uma embarcao inclui os martimos que operam e mantm os seus sistemas de energia e de propulso. O pessoal de mquinas tambm responsvel pelas instalaes tcnicas de apoio tripulao e passageiros, tais como iluminao, ar condicionado, tratamento de gua e outras. Tambm se ocupa do reabastecimento de combustvel, combate a incndios, carga e descarga de mercadoria e outras funes tcnicas. Existem os seguintes escales e categorias: Oficiais de mquinas: Oficial de mquinas - oficial que conduz e dirige a manuteno dos sistemas de energia e propulso do navio, bem como das instalaes tcnicas de apoio tripulao. O oficial de mquinas mais graduado a bordo exerce a funo de chefe de mquinas, s estando subordinado ao comandante do navio. O segundo mais graduado exerce a funo de segundo oficial de mquinas. Os restantes, exercem a funo de oficial de quarto de mquinas Oficial eletrotcnico - oficial que conduz e dirige a manuteno dos sistemas eltricos e eletrnicos do navio. Esta carreira s existe nas marinhas mercantes de alguns pases, sendo as suas funes exercidas por oficiais de mquinas em outros pases;
Oficial de mquinas no posto de controlo de mquinas de um navio

Marinheiro com equipamento de proteo

Praticante de mquinas - oficial de mquinas em tirocnio a bordo, sob a orientao de oficiais de categoria superior, depois de habilitado com um curso de engenharia de mquinas martimas ou equivalente; Mestragem e marinhagem de mquinas: Maquinista ou condutor de mquinas - exerce funes anlogas s dos oficiais de mquinas, em embarcaes de potncia reduzida que no necessitem de levar oficiais a bordo. Pode exercer a funo de chefe de quarto de mquinas. O maquinista prtico mais graduado a bordo exerce a funo de chefe de mquinas e o segundo mais graduado a de segundo de mquinas. No passado, os maquinistas prticos, apenas conduziam e operavam mquinas a vapor, sendo os motores de combusto interna operados pelos motoristas prticos; Motorista - martimo que, no passado, exercia funes anlogas s de maquinista/condutor de mquinas, mas em relao a motores de combusto interna. Hoje em dia, j no usual esta diferenciao, sendo todos designados como maquinistas prticos;

Marinheiro Eletricista - responsvel pela manuteno dos equipamentos eltricos; Mecnico de bordo - responsvel pela manuteno dos equipamentos mecnicos e do material diverso, exercendo funes de torneiro, serralheiro-mecnico, soldador e canalizador; Artfice - operrio especializado embarcado para exercer funes de acordo com a sua especialidade. Conforme a especialidade o artfice pode ser artfice mecnico, artfice eletricista, artifice carpinteiro ou outro; Bombeiro ou bombeador - responsvel pela conduo das bombas dos navios tanque, durante as operaes de descarga, transfega e limpeza de tanques, bem como pela sua manuteno; Ajudante de maquinista - responsvel pela limpeza e pequena manuteno dos equipamentos mecnicos e eltricos de bordo; Ajudante de eletricista - responsvel por auxiliar o eletricista na conduo, manuteno e limpeza dos equipamentos eltricos; Ajudante de motorista - martimo ao qual competia, no passado, auxiliar os oficiais de mquinas ou os motoristas prticos na conduo, limpeza e manuteno de motores de combusto interna; Fogueiro ou foguista - martimo, no passado, responsvel pela conduo dos fogos, limpeza dos tubulares e dos cinzeiros e remoo de carvo e cinzas das caldeiras a vapor. Alm disso, poderia exercer a funo de azeitador; Chegador - martimo, no passado, responsvel por auxilar o fogueiro na conduo dos fogos, na limpeza das mquinas e caldeiras e na remoo do carvo e das cinzas; Azeitador - martimo, no passado, responsvel por lubrificar as mquinas.

Pessoal de radiotecnia
O pessoal de radiotecnia assegura a operao e a manuteno dos sistemas de telecomunicaes, de navegao por satlite e de rdio-ajudas da embarcao. A carreira especfica de radiotecnia encontra-se em extino nas marinhas mercantes da maioria dos pases, estando as suas funes a ser assumidas por pessoal de convs certificado como operador de rdio. As categorias de radiotecnia incluem: Oficiais de radiotecnia: Oficial radiotcnico ou de radiocomunicaes - oficial responsvel pela operao e manuteno dos sistemas de telecomunicaes, navegao por satlite e rdio-ajudas. O oficial radiotcnico de maior categoria a bordo exerce a funo de chefe de radiotecnia. Os restantes exercem as funes de primeiro ou de segundo radiotcnico; Praticante de radiotcnico - oficial radiotcnico em tirocnio a bordo, sob a orientao de oficiais de categoria superior, depois de habilitado com um curso de engenharia eletrotcnica, de telecomunicaes ou equivalente; Mestragem de radiotecnia: Radiotelegrafista ou radio-operador - martimo com funes anlogas s dos oficiais radiotcnicos, mas em embarcaes dotadas de instalaes radiotelegrficas no obrigatrias. O radiotelegrafista mais graduado a bordo exerce a funo de chefe de radiotelegrafia. Os restantes exercem as funes de primeiro ou de segundo radiotelegrafista.

Marinheiro

Pessoal de cmaras
No pessoal das cmaras esto includos os martimos responsveis pela administrao, gesto financeira, abastecimento, alimentao e servios gerais de bordo. Nas marinhas mercantes de alguns pases, os comissrios so certificados como martimos. No entanto, em outros pases deixaram de o ser, podendo a funo ser exercida por qualquer pessoa habilitada com um curso superior em gesto, contabilidade, logstica ou equivalente. O mesmo acontece com vrias outras categorias profissionais do pessoal de cmaras, sendo certificadas e no, conforme o pas. As categorias e profisses de cmaras incluem: Oficiais comissrios Comissrio - oficial responsvel pela gesto administrativa e financeira do servio de passageiros, da tripulao e do abastecimento do navio. O comissrio de maior categoria a bordo exerce a funo de chefe de comissariado; Praticante de comissrio - oficial comissrio em tirocnio a bordo, sob a orientao de oficiais de categoria superior, depois habilitado com um curso superior de comissariado ou equivalente; Mestragem e marinhagem de cmaras Despenseiro - responsvel pela superviso dos servios de cmaras, incluindo o de cozinha, paiis e despensas; Cozinheiro - exerce as funes inerentes ao servio de cozinhas; Ajudantes de cozinheiro - martimo que auxilia o cozinheiro nas suas funes; Empregados das cmaras, criado ou taifeiro - exerce funes de empregado de mesa, de quarto e similares. Pasteleiro - exerce funes inerentes ao servio de pastelaria; Padeiro - exerce funes inerentes ao servio de padaria, podendo tambm auxiliar o cozinheiro nas suas funes; Telefonista - exerce funes inerentes ao servio de atendimento telefnico; Manicura - exerce funes inerentes ao servio de manicura; Barbeiro - exerce funes inerentes ao servio de barbearia; Lavadeiro - exerce funes inerentes ao servio de lavandaria; Ajudante de copa - exerce funes de arrumao e pr-preparao de gneros alimentcios, de distribuio de refeies e de limpeza e armazenamento de materiais de cozinha.
Marinheiro em servio de convs

Marinheiro

Pessoal de sade
Este servio inclui o pessoal mdico e de enfermagem, responsvel por assegurar a sade de passageiros e tripulantes de um navio. Nas marinhas mercantes de alguns pases, o pessoal de sade tem de obter uma certificao especial como martimo para exercer a bordo. Noutros pases basta ser habilitado com um curso de medicina ou de enfermagem. As categorias so: Oficiais mdicos: Mdico - oficial responsvel pelo servio mdico a bordo. Nalgumas marinhas mercantes, quando existe mais de um oficial mdico a bordo, o de maior categoria exerce a funo de mdico e os restantes as de mdico assistente; Mestragem de sade: Enfermeiro - profissional habilitado com um curso de enfermagem.

Outro pessoal
Nos grandes navios de passageiros ou nas embarcaes de cruzeiro, alm do pessoal acima referido, existem profissionais no certificados como martimos, que exercem diversas funes, normalmente relacionadas com atividades tursticas, culturais, de entretenimento ou de bem estar dos passageiros. Alguns deles so: Empregados de hotelaria Empregados de restaurante Empregados de bar Empregados de casino Empregados de comrcio Empregados de entretenimento Vigilantes de segurana privada Tipgrafos Guias tursticos Msicos

Formao
A tripulao de um navio constituda por profissionais certificados como marinheiros profissionais e profissionais no certificados. So profissionais certificados todos os pertencentes seco de convs, seco de mquinas, servio de radiocomunicaes e, alguns do servio de cmaras. Os profissionais certificados tm que receber uma formao especfica na sua especialidade, alm de uma formao nutica complementar. A formao destes profissionais, normalmente feita em Exerccio de salvamento no mar escolas especializadas de ensino superior ou tcnico-profissional, de acordo com a categoria profissional a que se destina o formando. Em Portugal, por exemplo,

Marinheiro a formao dos oficiais da marinha mercante realizada na Escola Nutica Infante D. Henrique, onde so leccionados cursos superiores de pilotagem - para oficiais pilotos -, de engenharia de mquinas - para oficiais maquinistas - e de engenharia de sistemas electrnicos martimos - para oficiais radiotcnicos. No Brasil, a Escola de Formao de Oficiais da Marinha Mercante assegura uma formao semelhante. J a formao do pessoal dos escales de mestrana e marinhagem feita, em Portugal, no FOR-MAR (Centro de Formao Profissional das Pescas e do Mar) e em outros centros de formao. Os profissionais no certificados no necessitam de uma formao nutica especfica, em virtude de no interferirem na navegao ou na operao dos sistemas vitais do navio. Normalmente so profissionais recrutados para servirem num navio em virtude da sua experincia ou formao profissional numa rea especfica no relacionada directamente com a atividade martima.

Condies de trabalho
Sistema de quartos da marinha mercante
Dia 1 04h00-08h00 08h00-12h00 12h00-16h00 16h00-20h00 20h00-24h00 00h00-04h00 Dia 2 Dia 3

Equipa 1 Equipa 1 Equipa 1 Equipa 2 Equipa 2 Equipa 2 Equipa 3 Equipa 3 Equipa 3 Equipa 1 Equipa 1 Equipa 1 Equipa 2 Equipa 2 Equipa 2 Equipa 3 Equipa 3 Equipa 3

Os martimos passam perodos extensos no Mar. A maioria dos martimos de navios de mar alto so contratados para servirem em uma ou mais viagens que podem durar vrios meses. No Mar, nas embarcaes maiores, os martimos, normalmente cumprem um quarto de 4 horas, descansando 8 horas, durante 7 dias por semana. Em cada quarto existe um oficial piloto e um oficial maquinista responsveis pelo navio, designados, respectivamente "Oficial Chefe de Quarto de Navegao (OCQN)" e "Oficial de Mquinas Chefe de Quarto (OMCQ)". Nas embarcaes mais pequenas, com apenas um oficial piloto, so comuns turnos de 6 horas de servio, alternadas com 6 horas de descanso. Os martimos tm que trabalhar em todas as condies meteorolgicas. inevitvel o trabalho em condies de elevado frio e de elevada humidade, apesar dos navios tentarem sempre evitar as tempestades no mar. Hoje em dia, graas s condies de segurana e sofisticao dos equipamentos, j so raros os acidentes graves em navios tais como incndios, exploses, abalroamento, encalhamento ou o afundamento. No entanto os martimos correm sempre o risco de se verem na necessidade de abandonar rapidamente um navio no caso de um acidente grave. Existem tambm outros riscos associados profisso, que vo desde a queda borda fora at aos perigos associados s mquinas e carga do navio. No entanto os modernos procedimentos de segurana, as telecomunicaes e os sistemas de busca e salvamento martimo, fazem com que a profisso de martimo seja cada vez mais segura. A maioria dos navios modernos dispe de instalaes de ar condicionado, isolamento acstico das mquinas, alojamentos confortveis, ligaes telefnicas e de internet. Todas essas condies facilitam imenso a vida a bordo.

Marinheiro

Marinheiros militares
Os marinheiros militares so os profissionais militares das componentes navais das foras armadas de um pas. Alm de desempenharem as mesmas funes que os marinheiros civis - na operao e no apoio operao de embarcaes - os marinheiros militares, alm disso, ainda desempenham tarefas especficas de mbito militar. No sentido geral "marinheiro" pode referir-se a qualquer um dos integrantes de uma marinha de guerra, desde o grumete ao almirante. No sentido restrito, "marinheiro" refere-se a uma ou mais graduaes da categoria de praas.

Carreiras e categorias dos marinheiros militares


Tal como na marinha mercante, os marinheiros esto organizados a bordo de um navio de guerra, em departamentos, de acordo com a sua especialidade. Cada departamento tem um chefe, subordinado ao comandante e ao imediato do navio. Dentro de cada departamento existem servios e seces chefiados por oficiais ou sargentos, tendo praas como elementos de execuo das tarefas e operaes. Por exemplo, na Marinha Portuguesa, normalmente, os departamentos existentes so os de operaes, de logstica, de armas e eletrnica e de propulso e energia. Os marinheiros do departamento de operaes ocupam-se dos servios de navegao, comunicaes, operaes anti-submarinas, operaes anti-superfce, operaes antiareas e operaes de voo. Incluem, normalmente: 1. 2. 3. 4. 5. Oficiais de Marinha Pessoal de manobra Operadores de radar Operadores de sonar Operadores de comunicaes

Marinheiro de comunicaes, transmitindo uma mensagem visual em cdigo morse

Marinheiros da Marinha Portuguesa

Os marinheiros do departamento de logstica ocupam-se dos servios de abastecimento e de sade. Incluem, normalmente:

Marinheiro 1. 2. 3. 4. 5. Oficiais de Administrao Naval Oficiais mdicos Administrativos Pessoal de taifa (Despenseiros, Cozinheiros e Padeiros) Enfermeiros

Os marinheiros do departamento de armas e eletrnica ocupam-se dos servios de manuteno dos sistemas de armas, de produo e distribuio de energia, de sensores e de comunicaes. Incluem, normalmente: 1. Oficiais engenheiros de armas e electrnica 2. Electrotcnicos 3. Tcnicos de armamento Os marinheiros do departamento de propulso e energia ocupam-se dos servios de mecnica, de eletricidade e de limitao de avarias. Incluem, normalmente: 1. Oficiais engenheiros mecnicos 2. Eletromecnicos Alm dos marinheiros dos departamentos, as marinhas ainda tm profissionais com determinadas especialidades, que podem ou no, servir a bordo de navios, tais como: 1. 2. 3. 4. 5. Fuzileiros navais Msicos Mergulhadores Agentes de autoridade martima Aviadores navais

Graduaes de marinheiro
Na Marinha do Brasil, marinheiro o nvel hierrquico equivalente a soldado nas outras duas foras armadas ou nos fuzileiros navais. Na Marinha Portuguesa, "marinheiro" refere-se a postos da categoria de praas: 1. Primeiro-marinheiro: equivalente a cabo-adjunto no Exrcito e na Fora Area; 2. Segundo-marinheiro: equivalente a primeiro-cabo no Exrcito e na Fora Area. 3. Segundo-marinheiro aluno: designao dos militares, durante frequncia do ciclo de instruo complementar do Curso de Formao de Praas do Quadro Permanente da Marinha. Na Marinha Portuguesa, o posto de primeiro-marinheiro imediatamente inferior ao de cabo da Armada e superior ao de primeiro-marinheiro. O posto de segundo-marinheiro imediatamente superior ao de primeiro-grumete.

Insgnias e distintivos de marinheiro

Marinha Portuguesa (Primeiro-marinheiro)

Marinha Portuguesa (Segundo-marinheiro)

Marinha dos EUA (Seaman)

Marinha dos Pases Baixos (Marinier der 1e klasse)

Marinha Francesa (Matelot brevet)

Marinheiro

10

Referncias
Decreto-lei n 280/2001 de 23 de outubro (Regime Aplicvel Actividade Profissional dos Martimos e Fixao da Lotao das Embarcaes de Portugal) [1] Decreto-lei n 12/99/M de 22 de maro (Regime de Inscrio Martima de Macau) [2] Decreto n 2596 de 18 de maio de 1998 (Regulamento de Segurana do Trfego Aquavirio sob Jurisdio Nacional do Brasil) [3] Decreto-lei n 45 969 de 15 de outubro de 1964 (Regulamento da Inscrio Martima, Matrcula e Lotaes dos Navios da Marinha Mercante de Portugal) [4]

Referncias
[1] [2] [3] [4] http:/ / dre. pt/ pdf1sdip/ 2001/ 10/ 246A00/ 67316799. pdf http:/ / bo. io. gov. mo/ bo/ i/ 99/ 12/ declei12. asp http:/ / www. polmil. sp. gov. br/ unidades/ 17gb/ normastrafegomaritimo03. htm http:/ / dre. pt/ pdf1sdip/ 1964/ 10/ 24200/ 14431486. pdf

Fontes e Editores da Pgina

11

Fontes e Editores da Pgina


Marinheiro Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=25800296 Contribuidores: Augusto Reynaldo Caetano Shereiber, Campola, DIEGO RICARDO PEREIRA, Daniel Souza, Diotti, GOE2, JoniFili, Jos Lus vila Silveira, Jsobral, Manuel Anastcio, Marote001, Mschlindwein, Thom, Tumnus, 17 edies annimas

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


Ficheiro:H5090 Gtheborg merimiehet tiss.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:H5090_Gtheborg_merimiehet_tiss.jpg Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 3.0 Contribuidores: Anneli Salo Ficheiro:Bridge tour guide.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Bridge_tour_guide.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Ficheiro:Argonaute engine control room.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Argonaute_engine_control_room.jpg Licena: desconhecido Contribuidores: Herv Cozanet Ficheiro:Life vest.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Life_vest.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Ficheiro:Quartier maitre.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Quartier_maitre.jpg Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 3.0 Contribuidores: Marine nationale/Cavallo Christian Ficheiro:Life raft.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Life_raft.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: U.S. Air Force photo by Master Sgt. Val Gempis Ficheiro:Seaman send Morse code signals.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Seaman_send_Morse_code_signals.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Tucker M. Yates Ficheiro:Fusilliers marins Portugais.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Fusilliers_marins_Portugais.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: davric File:Pt Navy primeiro marinheiro OR3.gif Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Pt_Navy_primeiro_marinheiro_OR3.gif Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 3.0 Contribuidores: Xuaxo File:Pt Navy segundo marinheiro OR3A.gif Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Pt_Navy_segundo_marinheiro_OR3A.gif Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 3.0 Contribuidores: Xuaxo File:E3 SM USN.png Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:E3_SM_USN.png Licena: Public Domain Contribuidores: Wil Bradley File:Nl-marine-vloot-matroos der 1e klasse.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Nl-marine-vloot-matroos_der_1e_klasse.svg Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 3.0,2.5,2.0,1.0 Contribuidores: JrPol File:Gradesmarine-f20.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Gradesmarine-f20.svg Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 2.0 Contribuidores: User:Rama

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

Vous aimerez peut-être aussi