Vous êtes sur la page 1sur 2

MUN

diferenas no qual cada identidade provida de seu reconhecimento, seus d i reitos prprios; fazer re i n a r, por meio de uma linguagem eufmica, uma outra forma de consenso.
O revisionismo uma evidncia da dimenso poltica da escrita?

E N T R EV I S TA : J AC QU E S R A N C I R E

Em nome do disse n so, fi l sofo francs re d efine te r m os e co n ce i tos na arte e na poltica


Professor emrito do Departamento de Filosofia da Un i versidade Pa r i s VIII, Jacques Rancire autor de A partilha do sensve l, livro re c e n t emente lanado pela Editora 34 no Brasil. Com agudeza e oportuna impertinncia, o filsofo francs analisa e redefine termos e conceitos, dialoga com as manifestaes da arte e com o que se pensa sobre ela.
Como refl etir so b re o fenmeno do politicamente correto?

De ve-se utilizar com prudncia essa noo de politicamente correto, que serve um pouco facilmente

demais como recusa para desqualificar tudo que se ope ao consenso dominante. A reivindicao de correo est ligada a um aspecto efetivamente essencial do qual a noo de p a rtilha do sensvel pretende dar conta: as formas da dominao de classe, de raa, de sexo so, a princpio, formas inscritas na paisagem do cotidiano, na maneira de descrever o que se v, de dar nomes s coisas. O perigo, a partir da, praticar uma simples operao cosmtica sobre as formas dadominao: camuflar a re alidade da dominao sob a representao de um universo de pequenas
16

O revisionismo no pode, evidentemente, ser reduzido a uma questo do que escrito. H diversos revisionismos, nutridos por argumentos tericos e paixes diversas. Mas ele tem, incontestavelmente, uma dimenso escritural. O corao da demonstrao revisionista sempre uma estratgia discursiva que consiste em esmigalhar um evento a re voluo francesa, o genocdio nazista, entre outros numa profuso de fatos para constatar, em contrapartida, que, somados uns aos outros, no faz nunca a lgica de um encadeamento rigoroso a partir de uma causa primeira at s ltimas conseqncias. Ora, esta lgica da cadeia interminvel est, de fato, ligada ao regime de escrita prprio ao regime esttico. A besteira querer concluir: a frase de Fl a u b e rt resume uma certa moral da escrita e mostra a ligao dessa moral com toda uma srie de implicaes polticas, dentre elas o revisionismo.
As pa l av ra s, assim como a arte, podem ser revolucionrias?

As palavras tm um poder de ru ptura. Elas embaralham a evidncia

Notcias do Mundo

segundo a qual as coisas seriam simplesmente o que elas so. Esse poder de ruptura tem mltiplos usos e, notadamente, permite a constituio de coletivos polticos unidos pela vontade de explorar o significado de palavras como liberdade ou igualdade. Isso quer dize r que no h palavras revolucionrias por si ss. O mesmo acontece com a arte. Saber se ela deve ou no ser engajada uma questo vazia de s e n t i d o.A arte sempre faz poltica. O regime esttico da arte atrave ssado pelo projeto de uma arte que realiza suas potencialidades essenciais ultrapassando a sim mesma, criando, como diz Malevitch, no q u a d ros, mas sim formas de vida. A re voluo esttica no somente se ligou re voluo social, como tambm lhe forneceu modelos. O que se passou na Rssia sovitica no foi o confronto entre a poltica e a a rte, foi o confronto entre uma poltica da arte re vo l u c i o n r i a , criadora de formas de vida, e a viso esttica da arte como ilustrao da re voluo social.

o. A polcia no , para mim, o poder sobre os corpos, e sim a configurao da comunidade como totalidade orgnica, definida de maneira e x a u s t i vaporsuas funes, seus lugares e suas identidades. A poltica, ao contrrio, a configurao da comunidade que abre essa totalidade, que faz intervir sujeitos suplementare s que no so partes do corpo social, mas formas de subjetivao de um l i t g i o.Pensar em termos de poder ou de tecnologias de poder esquecer o espao prprio da poltica como configurao conflituosa do comum da comunidade.
A democracia nunca passou de uma promessa, um sonho?

cios comuns. A democracia no se trata de uma promessa, e sim de uma realidade que existe atravs dos atos sempre precrios que a constroem.
Pa ra quem ainda no co n h e ce sua obra, por qual livro se deve iniciar?

O senhor usa os termos poltica e polcia, mas no a palavra poder. Por qu ?

No me ocupo do poder como conjunto de dispositivos e tcnicas de dominao. O que me interessa a configurao do comum no seio da qual esses dispositivos e tcnicas se inscrevem. Poltica e polcia so dois modos antagnicos dessa configura-

De ve-se inve rter essa pro p o s i o. A democracia e a igualdade no so sonhos. No so metas a atingir. So potencialidades que s ganham re alidade se so atualizadas aqui e agora. A democracia , seguramente, um sonho se algum espera que, a part i r dos prprios textos que declaram homens e mulheres iguais em d i reito, a igualdade se torne re a l idade. Ela deixa de ser um sonho quando mulheres e homens provam sua igualdade,sua competncia igual para se ocupar das coisas comuns. Em outras palavras, a democracia no nunca assimilvel a uma forma de governo nem a uma forma de sociedade. Todo governo oligrquico. Ele tende sempre a privatizar, em seu proveito, a esfera dos neg17

Eu me sentiria tentado a responder re c o r rendo ao prprio princpio da emancipao intelectual, tal como ele foi desenvolvido em meu livro O mestre ignorante: pode-se comear por qualquer parte; no h iniciao por graus, no h uma via real pedaggica. Escrevi, apare n t emente, sobre os assuntos mais d i versos: a emancipao operria e a poesia de Mallarm, a teoria poltica e a fbula cinematogrfica, o discurso da histria e a re vo l u o esttica. E o fiz segundo modos muito diversos de escrita, do estilo n a r r a t i vo(A noite dos proletrios ou C o u rts voyages au pays du peuple) ao estilo argumentativo (O desentend i m e n t o, Malaise dans l e s t h t i q u e), p o rque a constante do meu trabalho romper com a separao das disciplinas e a hierarquia dos gneros a fim de colocar em evidncia a partilha do sensvel, a maneira como a filosofia ou a literatura, a esttica ou a histria constitui seu disc u r s o.Pode-se, portanto, comear por onde se queira, de acordo com o prprio interesse: esttico ou poltico, pedaggico ou literrio.
Flvia Natrcia

Vous aimerez peut-être aussi