Vous êtes sur la page 1sur 2

Art.

133 da Constituio Federal : O advogado indispensvel administrao da justia, s inviolvel por seus atos e manifestaes no exerccio da profisso, nos limites da lei.

A inviolabilidade do advogado caracteriza-se pelo fato de que o bom desempenho d a atividade do Advogado exige liberdade de convico, tanto que recebe proteo legal im unizadora quanto difamao e injria (excluindo-se a calnia), quando imersas nos estri os termos da discusso da causa. Ao tratar sobre o tema da imunidade profissional, o art. 7, 2, do Estatuto da OAB, reza o seguinte: O advogado tem imunidade profissional, no constituindo injria, difamao qualquer mani festao de sua parte, no exerccio de sua atividade, em juzo ou fora dele, sem prejuzo das sanes disciplinares perante a OAB, pelos excessos que cometer .

Assim, mesmo que o ato praticado pelo advogado NO EXERCCIO DE SUA PROFISSO seja tp ico, esteja objetivamente descrito no tipo penal relativo aos crimes de injria (a rt. 140, CP), difamao (art. 139, CP) , o jus puniendi estatal no pode ser aplicado. HELENO CLUDIO FRAGOSO, ao fazer meno imunidade judiciria, revela que no constitui ime a injuria ou difamao irrogada em juzo, na discusso da causa, pela parte ou seu p rocurador. Trata-se da chamada imunidade judiciria, que j era acolhida pelo direit o romano. (Codex, II, 6, 6, 1). O que ocorre em tal caso o animus defendendi, qu e exclui a vontade de ofender. No se indaga, no entanto, da concorrncia do propsito de ofender, motivo pelo qual, a existir tal propsito, haver excluso da antijuridic idade. A injria ou difamao feitas na discusso da causa, pela parte ou por seu procur ador, so levadas conta da normal e razovel exaltao de nimos dos litigantes na defesa de seus direitos. Diante da importncia da atuao do advogado, reconhecida no prprio Texto Constituciona l, tornou-se indispensvel conceder a este profissional uma liberdade e uma autono mia de manifestao superior dos demais cidados (desde que no exerccio da profisso). I to porque exatamente do advogado a incumbncia de ser a voz dos demais cidados fren te Justia. Mas e quanto s ofensas dirigidas ao Magistrado e aos membros do MP? A imunidade s e aplica? A QUESTO QUE SE COLOCA ENTO : A IMUNIDADE DOS ADVOGADOS PODE SER EXERCI DA QUANDO AS OFENSAS DIRIGEM-SE NO S PARTES MAS AOS MAGISTRADOS E MEMBR0S DO MP ?

Vocs j pensaram sobre a imunidade dos advogados consagrada pela Constituio Federal? O que acharam do texto enviado na ltima semana? Ento mais uma questo para pensarmos e analisarmos : at onde vai a imunidade dos adv ogados? O escritrio de um advogado pode ser objeto de mandado de Busca e Apreenso? O advogado pode ter suas ligaes grampeadas ? Vejam estas decises do STF: A inviolabilidade constitucional do advogado: garantia destinada a assegurar-lhe o pleno exerccio de sua atividade profissional. A necessidade de narrar, de defender e de criticar atua como fator de descaracterizao do tipo subj etivo peculiar aos delitos contra a honra. A questo das excludentes anmicas. (...) Os atos praticados pelo advogado no patrocnio tcnico da causa, respeitados os lim ites deontolgicos que regem a sua atuao como profissional do Direito e que guardem relao de estrita pertinncia com o objeto do litgio, ainda que expressem crticas duras

, veementes e severas, mesmo se dirigidas ao magistrado, no podem ser qualificado s como transgresses ao patrimnio moral de qualquer dos sujeitos processuais, eis q ue o animus defendendi importa em descaracterizao do elemento subjetivo inerente aos crimes contra a honra. (...) O STF tem proclamado, em reiteradas decises, que o advogado ao cumprir o dever de prestar assistncia quele que o constituiu, dispensa ndo-lhe orientao jurdica perante qualquer rgo do Estado converte, a sua atividade pr fissional, quando exercida com independncia e sem indevidas restries, em prtica ines timvel de liberdade. Qualquer que seja a instncia de poder perante a qual atue, in cumbe, ao advogado, neutralizar os abusos, fazer cessar o arbtrio, exigir respeit o ao ordenamento jurdico e velar pela integridade das garantias legais e constitu cionais outorgadas quele que lhe confiou a proteo de sua liberdade e de seus direit os. O exerccio do poder-dever de questionar, de fiscalizar, de criticar e de busc ar a correo de abusos cometidos por rgos pblicos e por agentes e autoridades do Estad o, inclusive magistrados, reflete prerrogativa indisponvel do advogado, que no pod e, por isso mesmo, ser injustamente cerceado na prtica legtima de atos que visem a neutralizar situaes configuradoras de arbtrio estatal ou de desrespeito aos direit os daquele em cujo favor atua. O respeito s prerrogativas profissionais do Advoga do constitui garantia da prpria sociedade e das pessoas em geral, porque o advoga do, nesse contexto, desempenha papel essencial na proteo e defesa dos direitos e l iberdades fundamentais. (HC 98.237, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 15-12 -2009, Segunda Turma, DJE de 6-8-2010.) Vide: RHC 81.750, Rel. Min. Celso de Mel lo, julgamento em 12-11-2002, Segunda Turma, DJ de 10-8-2007. A alegao de afronta ao sigilo profissional, tendo em vista que o pacien te advogado e teriam sido interceptadas ligaes travadas com seus clientes, (...) no merece acolhida, j que os delitos que lhe foram imputados teriam sido cometidos justamente no exerccio da advocacia. O simples fato de o paciente ser advogado no pode lhe conferir imunidade na eventual prtica de delitos no exerccio de sua profi sso. (HC 96.909, Rel. Min. Ellen Gracie, julgamento em17-11-2009, Segunda Turma, DJE de 11-12-2009.) "Escuta ambiental e explorao de local. Captao de sinais ticos e acsticos. E critrio de advocacia. Ingresso da autoridade policial, no perodo noturno, para ins talao de equipamento. Medidas autorizadas por deciso judicial. Invaso de domiclio. No caracterizao. (...) Inteligncia do art. 5, X e XI, da CF; art. 150, 4, III, do CP; e art. 7, II, da Lei 8.906/1994. (...) No opera a inviolabilidade do escritrio de adv ocacia, quando o prprio advogado seja suspeito da prtica de crime, sobretudo conce bido e consumado no mbito desse local de trabalho, sob pretexto de exerccio da pro fisso." (Inq 2.424, Rel. Min. Cezar Peluso, julgamento em 26-11-2008, Plenrio, DJE de 26-3-2010.)

Agora ento QUAL SUA OPINIO SUA O DIREITO IMUNIDADE CONCEDIDO AOS ADVOGADOS? DEVE S ER LIMITADO? QUAIS SERIAM ESTES LIMITES CASO VC CONSIDERE QUE ELES EXISTEM? Trabalho a ser entregue AT o dia 19 de outubro no NPJ . Os alunos do turno da noi te podem , como j esto fazendo, colocar os trabalhos por baixo da porta do setor s e ao chegarem o NPJ j estiver fechado(17hrs). Um abrao Yaska

Vous aimerez peut-être aussi