Vous êtes sur la page 1sur 3

COMPUTADOR E APRENDIZAGEM CRIATIVA

Izabel Sadalla Grispino *

A metodologia moderna alia criatividade e aprendizagem. Na educao infantil, as crianas constroem brinquedos, instrumentos criativos, que lhes possibilitam pensar, testar e aprender. Tambm, no ensino fundamental e mdio, o caminho do aprender no deveria ser diferente. Estudantes no so ouvintes passivos, permanecendo inativos em sala de aula, quando o professor os sobrecarrega de dados e teorias.

O educador norte-americano Mitchel Reswick, que realiza pesquisas sobre aprendizagem, fala em jardim da infncia para toda a vida. As cincias da computao devem desenvolver materiais para que as crianas possam crescer, construir solues criativas que envolvam as vrias reas do conhecimento. Brinquedos vo adquirindo formas mais complexas, como pequenos robs e engenhocas a serem montados e programados pelas crianas. O computador torna-se um grande aliado, uma nova ferramenta para este aprendizado criativo.

O propsito aprender por toda a vida, pesquisando, movimentando-se, deixando de lado as atividades estanques. Criam-se atividades que se integram s diversas reas do currculo, para se chegar a uma maior compreenso do assunto em questo. As crianas vo evoluindo no processo e descobrem solues para problemas do dia-a-dia. O autor do estudo cita o caso de uma garota que criou um sistema para impedir o irmozinho de mexer no seu dirio, com uma cmara fotogrfica acoplada capa para flagrar o irmo toda vez que ele a abrisse.

A tecnologia tem de ser dada s crianas e jovens de modo que faa sentido para eles. O mais importante que eles podem mudar os sistemas que criam. Eles devem criar de acordo com seus prprios interesses e necessidades e usar as novas tecnologias na busca de solues de seus problemas. O aprendizado, atravs de projetos e experincias, deve levar em conta a sociedade reinante, que ultrapassa o sentido de sociedade de informao, evoluindo para o conceito de sociedade do conhecimento. No momento, busca-se evoluir para sociedade criativa. preciso saber dar uso informao. As pessoas precisam continuar aprendendo a vida toda e dando solues criativas para seus problemas e necessidades, conclui o pesquisador.

A tecnologia, ao permitir simulaes e construes simples, ajuda no processo de aprendizado. Porm, as escolas resistem s mudanas, pondo barreiras ao desenvolvimento de novas

1/3

COMPUTADOR E APRENDIZAGEM CRIATIVA

dinmicas, criadas para o espao escolar. Difundir novas idias, fazer as escolas conhec-las, importante para que possam vingar. O trabalho de Mitchel Reswick fala em dificuldade em atingir as escolas, prev que as mudanas sero lentas, mas que devem ocorrer com maior facilidade ao longo das prximas geraes. As crianas de hoje que estaro melhor preparadas para as mudanas sistmicas.

Vivemos o momento da incluso digital macia, de onde saem, entre outros, estudos da aplicao de novas tecnologias na educao. Atravs delas, pode-se melhorar e ampliar o aprendizado, usando-se msicas, esportes, laboratrios de cincias ou mesmo observando a natureza. Constata-se, em avaliaes, que a aplicao de novas tecnologias faz a diferena na aprendizagem. Com o computador amplia-se a extenso do que se pode fazer e o mais importante, no uso de computadores para a aprendizagem, a elaborao de projetos pelos alunos, a criao, processo pelo qual os alunos aprendem melhor. preciso ajudar os alunos a usar as tecnologias de forma criativa e produtiva. Jogar games, tudo bem, mas no exagerar; promover, antes, experincias criativas, mudanas reais na educao.

Em plena era de alta tecnologia, muitas escolas, fazendo vistas grossas, simplesmente tentam ignorar essa to indispensvel forma de aprendizagem e comunicao. surpreendente constatar que nossas crianas freqentam ainda escolas nos moldes de nossos avs. Ainda no conhecem o professor virtual, no participam de experincias interativas, no conhecem o computador como ferramenta de ensino. O computador e a internet no abriram portas para essas crianas, s novas e infinitas possibilidades de aprender.

A internet pode, inclusive, servir de sistema de apoio para a continuao dos estudos, como os cursos a distncia. A escola americana Calvert School, com tradio de ensino a distncia, popular entre crianas que vivem em barcos, circos, atletas olmpicos, esquims e filhos de missionrios. Envia todo o material de uma s vez, como apostilas, lpis e at cola, pois sabe da dificuldade de o aluno sair para comprar esses materiais. A metodologia prtica, ensina de uma forma emprica e estimula a criatividade dos alunos nos trabalhos. As crianas tm uma redao por dia para escrever e fazem as provas finais em pases diferentes, onde quer que estejam no momento.

As novas tecnologias no s abrem melhores possibilidades de aprendizagem, tornam-se indispensveis ao desenvolvimento criativo, reflexivo, participativo, como desembocam numa sociedade que marginaliza quem no tem o domnio da informtica.

2/3

COMPUTADOR E APRENDIZAGEM CRIATIVA

* Supervisora de ensino aposentada. (Publicado em abril/2004)

3/3

Vous aimerez peut-être aussi