Vous êtes sur la page 1sur 103

Stand-Up Comedy

THE BOOK de Judy Carter

Traduo: Emilio Boechat e Aldo Camolez

AS SEIS DESCULPAS ESFARRAPADAS1 PARA NO SE SUBIR AO PALCO CLARO QUE EU SOU ENGRAADO EM FESTAS, MAS... Desculpa #1: Eu tenho medo O obstculo nmero um para se fazer comdia o MEDO. E esta uma reao muito apropriada. Vamos encarar, se ficar de p sozinho sobre um palco diante de um bando de estranhos no amedronta voc, ento, algo deve estar errado. Consulte um mdico. No h problema em ficar nervoso. muito humano. Todo performer de sucesso luta com o medo, ento, no permita que isso o impea de correr atrs dos seus sonhos. Em todos esses anos em que tenho me apresentado, eu no consigo pensar em uma s vez em que no tenha ficado nervosa. O truque ir em frente apesar do sentimento de medo. Normalmente, o medo desaparece assim que voc pisa no palco. No entre em pnico. O medo um assunto to poderoso com meus alunos que eu dediquei um captulo inteiro a este tema, incluindo exerccios para control-lo. Olhe pelo lado bom: ao menos, se apresentar em pblico o manter normal. DESCULPA #2: Eu sou tmido...
Bem, eu tambm sou. Muitos comediantes que fazem stand-up so bem tmidos em suas vidas privadas, e subir em um palco um grande modo de se liberar. Pessoas tmidas como voc tem muita coisa para extravasar, e o palco lhe fornece uma arena onde libertar suas crticas reprimidas sobre o mundo. Eu descobri que, quanto mais quieta uma pessoa fora do palco, mas ela tem a dizer sobre o palco. Uma vez que elas tenham uma chance de serem ouvidas, meus alunos tmidos so aqueles que eu no consigo fazer com que parem de falar.

Lame.

Stand-Up Comedy The BookPgina 2

Judy Carter

DESCULPA #3: Eu sou apenas um idiota qualquer...


E da? Antes de terem uma carreira bem sucedida como comediantes, Jay Leno era mecnico e Roseanne Barr era uma dona de casa com trs filhos. Ive been married fourteen years and I have three kids. Obviously, I breed well in captivity. Eu estou casada h quatorze anos e tenho trs filhos. Obviamente, eu procrio bem em cativeiro. - Roseanne Barr Voc no tem que ser uma pessoa sofisticada para fazer comdia. As pessoas no vo a um night club para ouvir ponderaes intelectuais. Eles querem rir. O desafio encontrar o humor nas suas experincias mais cotidianas. Ser astuto e esperto ajuda, mas encare, esta a Amrica, um lugar onde pessoas totalmente inexpressivas e pouco atraentes conquistam altos nveis de fama e fortuna.

Desculpa #4: Eu sou feio, eu sou gordo, eu sou...


Darryl Hannah talvez seja realmente lindssima, mas ser que ela capaz de fazer as pessoas rirem? Ok, quem se importa, certo? Stand-up um dos poucos lugares no showbiz que aceita pessoas de todas as formas e tamanhos. De fato, uma distino fsica pode at mesmo ser a base de seu ato. Phyllis Diller e o falecido e grande Jackie Gleason, entre outros, construram suas carreiras no fato de ser gordo ou pouco atraente. A comediante Geri Jewell desenvolve seu ato em cima do fato de ter paralisia cerebral: I dont understand why people will go out of their way to drink, so they can walk like me. Eu no entendo porque as pessoas se embriagam, ser que para andar como eu?.

Stand-Up Comedy The BookPgina 3

Judy Carter

A caracterstica que a sociedade enxerga como uma imperfeio pode trabalhar a seu favor. O Captulo 2 ensina como transformar aquele peso a mais em risadas a mais.

Desculpa #5: Eu no sei como escrever material para comdia


Stand-up no tem nada ver com anotar palavras em uma folha de papel. Ela tem a ver com dizer palavras se apresentar. Stand-up uma performance ao vivo, no um livro para se passar o tempo. Por esta razo, eu desencorajo meus alunos iniciantes a escrever seu material. No captulo 2 existem exerccios sobre como criar seu material gravando suas conversas em um gravador. Se voc no pode falar, voc no pode criar material. Desculpa # 6: Quando eu fico diante das pessoas, eu tenho vontade de cuspir. Consulte um analista. Stand-up no para voc. Stand-up algo difcil e exige um bocado de trabalho duro. Mas a recompensa de se fazer comdia imensa. No existe sentimento maior no mundo do que sentir que a platia est do seu lado, que ela o entende, e o ama. Momentos como estes fazem com que todo o esforo valha a pena. Andy Warhol uma vez disse que no futuro todo mundo seria famoso por quinze minutos. Com este livro, quando os seus quinze minutos chegarem, pelo menos, voc no ser chato.

Stand-Up Comedy The BookPgina 4

Judy Carter

Captulo 1

COMEANDO
O que faz as pessoas rirem? Palavras que tem o som de K nelas so engraadas. Cheesecake engraado. Tomate no engraado. Cleveland engraado. Maruland no engraado... Neil Simon O que engraado? Eu estou constantemente abismada com as coisas que as pessoas acham que so engraadas e com aquelas que elas acham que no so. Alguns riem de um cara qualquer escorregando em uma casca de banana. Alguns riro somente do Hitler escorregando em uma casca de banana. Ento, o que engraado? Se algum ri, engraado. Uma platia rir de qualquer coisa, de tudo e de absolutamente nada. Tentar deduzir o que pode agradar uma platia como tentar decidir o que cozinhar para a sua famlia. No importa o que voc faa, algum ir detestar. Eu tenho visto muitos comediantes deixarem o palco depois de um nmero que arrasou, deprimidos porque tudo o que eles viram foi um cara na terceira fileira no rir da quarta piada. Todos os que riram na sala foram afogados pelo silncio de um nico sujeito. E no importa se este cara no estava no clima para rir porque ele perdeu sua famlia inteira em um incndio e parou ali para um beber um drinque, antes de cometer o suicdio.

Acredite em Voc
O empresrio Buddy Morra, que descobriu David Letterman e tambm Robin Williams e Billy Crystal, entre outros, diz que: voc no deve dar a uma platia o que ela quer. D a ela o que voc quer. A maioria dos comediantes vai descer ao nvel da platia para fazer o seu nmero funcionar, quando de fato, o que voc deveria fazer trazer a platia para o seu nvel. A primeira vez em que Morra viu David Letterman, ele imediatamente percebeu que David poderia chegar a ter o seu prprio show porque ele tinha a sua identidade prpria. Morra sente o que separa comediantes que so especiais dos outros que apenas tentam agradar. Voc tem que acreditar em voc mesmo. Stand-Up Comedy The BookPgina 5 Judy Carter

difcil engolir a idia de que voc no pode fazer com que todos gostem de voc. Vale a pena repetir2: Voc no pode e no capaz de fazer com que todos amem voc. Voc tem que subir ao palco com um desejo apaixonado e a inteno de comunicar seus pensamentos e sentimentos, e no apenas fazer as pessoas rirem.

Cinco Grandes Segredos para fazer as pessoas rirem


Segredo #1: No conte piadas. As pessoas confundem stand-up com contar piadas. Quando eu vou a uma festa e digo que eu fao stand-up, as pessoas, inevitavelmente, dizem: Verdade?... Conte uma piada! Quando eu digo a eles que eu no conheo nenhuma piada, eles no entendem. Mas, voc uma comediante de stand-up, certo? Agora, quando eu vou a festas, eu digo as pessoas que eu fao programa. Contar piada um jeito velho de fazer comdia. Dois portugueses entram em um bar...3 O novo estilo de comdia a comdia pessoal. Seu nmero sobre voc: seus dilemas viscerais, seu corpo, seu casamento, seu divrcio, seu vcio... Tente encontrar piadas no ato de Sam Kinison. No existe nenhuma piada. Se voc alguma vez pensar em se casar, senhor, apenas lembre-se dessa expresso ahhhhhhhhh!. Sam vai de cliente a cliente, cara a cara e grita. O humor de Kinison vem de uma atitude extrema em relao s mulheres, ao Vietnam e s crianas famintas. Sua atitude raivosa e consistente a fora que move o seu sucesso. Meus alunos, que escolhem tpicos que so verdadeiros e, mesmo, dolorosos para eles, so muito mais bem sucedidos do que aqueles que escolhem tpicos que pensam ser engraados ou esquisitos. A bem da verdade, quanto mais sincero for o seu material, melhor. As pessoas adoram rir do sofrimento dos outros. Eu no tenho certeza do porqu. Talvez porque eles estejam felizes de que isso no esteja acontecendo com eles. Paula Poundstone, a Silvia Plath da comdia, faz um bloco de piadas4 a respeito de sua desastrada tentativa de suicdio.
2 3 4

(this ones worth repeating):


Two Jews walked into a bar chunk

Stand-Up Comedy The BookPgina 6

Judy Carter

Eu tentei usar monxido de carbono, mas meu prdio tem uma garagem subterrnea gigantesca, ento, aquilo estava levando muito tempo. Eu tinha levado uma pilha de livros e alguns salgadinhos. As pessoas passariam e bateriam na minha janela e diriam, Como est indo esse suicdio? E eu diria, Est indo bem, obrigada, eu me senti sonolento hoje mais cedo. A desolao de Garry Shandling sobre mulheres fez dele um comediante milionrio. ser rejeitado pelas

I broke up with my girlfriend. She moved in with another guy, and I draw the line at that. Eu rompi com a minha namorada. Ele foi morar com outro cara e eu tenho os meus limites. Um dos principais equvocos sobre ser engraados que voc tem que ser aquele tipo de pessoa alegre e pra cima o tempo todo. Mentira. bem mais interessante assistir algum lutando com os seus problemas do que um tipo espirituoso, perfeito e sabe tudo. Voc j notou que no h muitos monges que so comediantes? Lembre-se... quanto mais miservel for a sua vida, melhor ser o seu nmero. O truque estar disposto a expor voc mesmo o mais que voc puder, sem ser preso. Segredo # 2: No conte estrias. Histrias engraadas geralmente no funcionam. O erro mais comum que meus alunos cometem quando eles comeam a levantar idias para o seu nmero contar histrias a respeito de alguma coisa engraada que realmente aconteceu com eles: No, no, escute... isso a pura verdade! Histrias podem ser verdadeiras, mas elas raramente so engraadas e, inevitavelmente, terminam com: Bem... eu queria que voc estivesse l. Outra razo porque histrias no funcionam porque a platia dos night clubs, muito freqentemente, est bbada e sua ateno tem curta durao. Qualquer piada que seja mais longa que cinco linhas, sem um desfecho engraado, est em maus lenis. Bob Fisher, proprietrio do L.A.s Ice House e responsvel pela agenda de sete clubes de comdia, no contratar contadores de histrias que falem por cinco minutos sem criar um desfecho Stand-Up Comedy The BookPgina 7 Judy Carter

engraado. Eu procuro pelo tipo de comediante que trabalha com preparao e desfecho, ao contrrio do contador de histrias, porque eu preciso de um comediante que d a platia um certo nmero de risadas por minuto. Histrias tambm no funcionam porque elas so, freqentemente, contadas no passado: Ento, l estava eu numa loja de departamentos. E essa senhora caminhou em minha direo e me perguntou se eu trabalhava l. Ento, eu disse a ela: Sim, e todos os televisores esto de graa, hoje. Este o mesmo material contado pelo comediante Bob Dubac, no presente e no em forma de histria: Para dar algumas risadas e relaxar, eu recomendo ir a uma loja de departamentos e fingir que voc um dos empregados. Quando algum aparece e te pergunta, Voc trabalha aqui? diga a ele Sim e s hoje estamos com uma promoo onde voc leva qualquer aparelho de TV inteiramente grtis. Sente-se e aprecie a diverso. Mantenha distncia de histrias. O que engraado simplesmente o jeito com que voc olha mesmo para o mais mundano dos acontecimentos, do mesmo modo como as observaes de Larry Miller a respeito dos fios de telefone: Como esses fios de telefone podem ficar to enroscados? Como? Tudo o que eu fao atender ao telefone, falar, e desligar. Eu no atendo, dou uma estrela, uma cambalhota e, ento, desligo. Segredo #3: No Tente Ser Engraado. Voc no tem que agir como um babaca para conseguir risadas. Se eu disser para voc agora seja engraado, o que voc faria? Muitas pessoas, provavelmente, comeariam a fazer caretas, pular para cima e para baixo, e fazer algo que poderia coloc-las em um hospcio. Ser engraado no tem nada a ver com agir de modo estranho ou ultrajante. Quando mais estranho voc for, menos as pessoas te entendero, e ningum ri quando est confuso. Por mais excntrico que comediantes como Howie Mandel e Sam Kinison, sejam, eles fazem um esforo enorme para comunicar suas idias de forma clara. Agir de maneira estpida pode ser engraado se voc estiver Stand-Up Comedy The BookPgina 8 Judy Carter

atuando para crianas de cinco anos de idade. Entretanto, trabalhos em jardins da infncia no surgem com freqncia e o salrio miservel. Comediantes novatos tm uma tendncia a tentar serem engraados. V a uma noite de amadores e observe esses comediantes. Um cara sobe no palco com a inteno de ser bacana. Ele fala a sua primeira linha e ningum ri. Ento, ele se esfora mais para ser engraado. Ele est falando mais alto, ele est gesticulando, ele est se tornando um homem em desespero. De repente, voc sente que se voc no rir, este cara ir para casa e cometer suicdio e ser culpa sua. No surpresa que daqui por diante nada que ele faa seja engraado. Quanto mais forte ele tenta ser engraado, mais voc reza, Por favor, Deus, faa ele parar! Se voc est no palco querendo desesperadamente uma exploso de gargalhadas, uma risada, ou a tee hee, voc ser responsvel por no conseguir nenhuma delas. Nada aborrece mais as pessoas do que quando elas pensam que algum quer algo delas. No interessa se amor ou risadas, isso precisa ser dado gratuitamente. Exatamente como as pessoas mais desesperadas por amor acabam morando sozinhas em Winnebagos, os comediantes mais desesperados por risadas terminam tendo que manter os seus empregos convencionais.

Segredo #4: Seja Srio. Comdia um negcio srio. O ato perfeito engraado para a platia e srio para voc. Imagine que voc seja uma prostituta... uma puta comediante. Em outras palavras, o nico que tem que gostar quem est pagando. Se for engraado para voc e no para o cliente, ento voc no fez o seu trabalho direito. O comediante comprometido com o seu ato pode fazer uma platia rir apenas com a fora, a intensidade da confidncia de um monlogo. Realmente no importa sobre o que se est falando. Se a discusso sobre o papa, ou sobre plipo, ou mesmo a plipo do papa, o comprometimento do comediante com o seu material que carrega o seu ato. O comprometimento em comunicar, de tornar as idias claras, fornecer todo o combustvel de que voc precisa. vontade de se comunicar a nica razo s para se subir em um palco, sempre. Por que? Se voc no acredita no que voc est falando, muito menos a platia acreditar. O tpico que voc escolher no tem que ser srio, mas a sua atitude a respeito dele, sim. Seja falando sobre amor, ou gaze, fale com o seu pblico como se suas palavras fossem modificar as suas vidas. Don Rickles faz a platia vir abaixo Stand-Up Comedy The BookPgina 9 Judy Carter

simplesmente falando com empolgao em uma lngua que ningum entende. a sua atitude serissima sobre o nonsense que faz a platia rir. O comediante Steven Wright tem levado a seriedade a novas dimenses com o seu jeito de algum que acabou de sair da tumba e sua expresso impassvel: Eu moro em uma rua de mo nica e sem sada. Eu no entendo como seu cheguei l. Segredo #5: Relaxe Lembre-se... uma comdia o que voc est fazendo, no uma cirurgia do crebro. Relaxe e divirta-se. A maneira de fazer as pessoas rirem : Relaxe e seja voc mesmo. Descubra a importncia, a seriedade do seu material Divirta-se. Se voc realmente entendeu esses princpios, voc est pronto para comear: Workshop # 1 ESTUDANDO O TRABALHO DOS COMEDIANTES Quando voc assiste a um bom comediante, voc nunca deveria estar consciente da estrutura de seu ato voc deveria estar muito ocupado rindo. Bons comediantes aparentam estar falando com espontaneidade e de improviso. Eles simplesmente acordaram l e so engraados. O que muitas pessoas no imaginam todos os comediantes em atuao estruturam seus atos em frmulas de comdias muito especficas. Muitos anos atrs, eu apareci em um especial de novos comediantes para a HBO. Tambm na agenda do programa estava um novo comediante chamado Robin Williams. Eu estava particularmente curiosa para v-lo ensaiar, porque, como quase todo mundo, eu tinha a impresso de que seu nmero fosse totalmente improvisado. No era verdade. Durante o ensaio, na medida em que eu espiava a conversa dele com o diretor, ficou muito claro que todo o seu nmero tinha sido bem mapeado. Primeiro, eu aparecerei no palco e farei minha morte do esperma, e ento, eu fao a minha pardia de Shakespeare, e depois...

Stand-Up Comedy The BookPgina 10

Judy Carter

Robin realmente improvisa durante o seu nmero, mas um exame de perto mostra que ele tem um comeo, um meio e um fim, e cada parte dividida na frmula da preparao (setup) e desfecho (punch) da piada. O que faz dele brilhante sua habilidade para fazer cada bloco de piadas parecer totalmente improvisado. Este exerccio ir revelar para voc que um nmero de comdia um material altamente estruturado onde toda atitude, palavra e grunhidos so meticulosamente determinados. Analisar o material de comdia j testado pode ser uma grande experincia de aprendizado. Entender como funciona a apresentao de outra pessoa o deixar perto de descobrir a sua prpria. 1. Grave um comediante que voc gosta. (Assista TV ou alugue fitas de vdeo apresentadas pelo seu comediante favorito.) 2. Assista a fita vrias vezes. 3. Anote as respostas para as seguintes perguntas. a. Qual a atitude do comeo ao final do show? (isto , O comediante raivoso? Frustrado? Confuso? Preocupado? Etc.). Anote aqui: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ________________________________________________________________ Liste os tpicos (assuntos) tratados naquela rotina de piadas (isto , namoro, casamento, restaurantes, etc.) ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ _
b.

c. O que voc gosta e o que voc no gosta a respeito deste comediante? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ________________________________________________________________ d. Memorize trs minutos do ato deste comediante e o diga em voz alta. OBS.: Voc no deve NUNCA, eu repito, NUNCA apresentar publicamente o material de outro comediante. Este exerccio planejado para ajud-lo a perceber como soa o material de bons profissionais. Apresente o material de outra pessoa mesmo para somente uma outra pessoa roubo e no vai lev-lo muito longe. Stand-Up Comedy The BookPgina 11 Judy Carter

Agora... antes de passarmos a criao do seu prprio ato, existe um pequeno demnio com o qual devemos tomar cuidado...

Lidando com o Medo


Lembre-se, comdia no mata. As pessoas me dizem, Eu nunca poderia fazer stand-up. Eu ficaria amuito assustado. Bem, o que h de novo? Eu gostaria que essas pessoas pudessem ver a pessoa miservel e aniquilada que eu era antes de ir em frente. Em todos esses anos em que eu tenho me apresentado, eu nunca superei o medo de estar no palco. No importa se eu estou atuando para um pequeno grupo de pessoas, em frente de uma multido enlouquecida de milhares, ou apenas pensando sobre a minha apresentao, eu ainda tenho ataques selvagens de ansiedade. Eu me sinto absolutamente petrificada e convencida de que a minha morte est prxima. Paula Poundstone, uma bem sucedida comediante que fez incontveis aparies no Show de Carson e em especiais da HBO, compara standup com paraquedismo. Na primeira vez em que eu pulei de um aeroplano, algo importante deu errado e eu pensei que fosse morrer. E depois de aterrissar em segurana, meu primeiro pensamento foi que isto era exatamente a mesma sensao que fazer o Tonight Show. Infelizmente, no existe cura para o medo do palco. A boa notcia que, no somente o medo desaparece logo que voc aterrissa sobre o palco, mas que existe uma maneira de tornar o seu medo controlvel e no fazendo algo contra a lei. Antes de aprender a lidar com o meu medo de modo satisfatoriamente, eu tentei de tudo para cessar o terror que tinha em atuar. lcool e drogas foram um desastre. Eles me faziam esquecer o meu nmero e reter gua. Pode no existir uma cura para o medo, mas existe uma maneira de no deixar que ele controle a sua vida. O truque para lidar com o medo seguir em frente a despeito da sensao de terror. A primeira vez em que Arsnio Hall ouviu seu nome sendo anunciado no palco, ele correu aterrorizado porta afora. Mesmo seu medo tendo persistido, ele de encheu de coragem para tentar novamente. Anos depois, ele terminou com o seu nome nos letreiros das principais casas de espetculos, estrelando filmes com Eddie Murphy e apresentando seu prprio talk show. Stand-up requer coragem. o que distingue os homens dos meninos, as mulheres da garotas. Isso o que chamado popularmente de colocar o seu cu na reta. No primeiro dia de cada nova classe eu pergunto aos meus estudantes, Quantos de vocs morrem de medo de subir em um palco? Toda a classe levanta a mo. Eles admitem que esto Stand-Up Comedy The BookPgina 12 Judy Carter

aterrorizados. Eles querem a cura. Eu no tenho a cura. Desapontados, alguns alunos abandonam o curso. Outros querem seu dinheiro de volta. E os corajosos que restaram, ficam ali pela diverso. Do modo como eu vejo, se voc gosta de montanha russa, voc amar stand-up. Lembra-se? Voc entra na fila, pensando que ser divertido, quando a fila se move, voc comea a suar. Comea a pensar que aquela foi realmente uma idia estpida. Voc o primeiro da fila. Voc entra no carro. Seu corao est pulando. Talvez voc morra. Entra em pnico, quer fugir. Os carrinhos comeam a escalar aquela subida interminvel e, ento wheeeeeee! Quando o trajeto termina, voc sai do carrinho e no pode esperar para fazer tudo de novo. A medicina tem mostrado que o medo e a excitao produzem a mesma reao fsica caganeira (diarria). Pessoas que evitam assumir riscos (risk-taking) tm vidas desinteressantes. Eles querem se proteger de sentir medo ou perder o controle. precisamente esta sensao de perder o controle que proporciona excitao e faz de uma apresentao interessante de se assistir. Depois de anos dessa loucura, eu percebi que se eu no sentia um pouco de medo, no seria excitante. As raras vezes em que subo ao palco sem sentir medo eu, hoje em dia, fico preocupada. De fato, o dia em que eu no ficar mais nervosa ser o dia em que eu desistirei da stand-up e assumirei algon realmente assustador como me casar. Stand-up um grande barato se voc consegue superar aquela voz crtica que lhe diz para ficar na cama com um quarto de Rocky Road. Se voc for mais do tipo divertido voc tem uma conscincia (um crtico dentro de voc) que reclama sem parar (yaps away) toda a vez que voc tenta algo novo. Meu crtico interior tem reclamado sem parar nos ltimos dez minutos: Voc no pode dizer pinto em um livro. Agora voc ofender todo mundo. Pare de escrever e se case j. Como voc pode imaginar, no nada agradvel de se conviver com este meu lado crtico (Slash criticar - como eu gosto de chamlo). Mas, como uma sombra, ns estamos presos um ao outro. Eu cheguei a concluso de que eu sempre terei uma conscincia que fala comigo como se eu fosse a escria da terra. Minha salvao tem sido parar de fingir que ela no existe. Eu, agora, aceito minha conscincia e atualmente, descobri que os seu comentrios podem ser divertidos s vezes. Eu garanto que, quando voc comear a criar o seu material, seu crtico surgir soprando no seu ouvido coisas horrveis para que voc pare. Este o momento em que a mioria das pessoas desiste. Antes de voc prosseguir, eu recomendo enormemente que voc faa esse exerccio de controle do seu crtico interior. Workshop # 2 LIDANDO COM O SEU LADO CRTICO Stand-Up Comedy The BookPgina 13 Judy Carter

Quando eu tento ignorar o meu lado crtico, sua voz apenas aumenta de volume. Ento, eu fiz um trato com ela. Eu lhe dou um tempo ininterrupto para falar com uma condio: que ela d uma volta enquanto eu estou criando. Funciona. NOTA: Faa este exerccio toda a vez em que voc tiver um ataque de ansiedade, ou um bloqueio de criao. Primeiro, leve o seu lado crtico para dar uma volta. Permitir que o seu lado crtico se expresse plenamente pode libertar o medo e restaurar seu processo criativo. D uma volta em torno do quarteiro e critique voc mesmo em voz alta, enquanto caminha (faa isso em um lugar onde voc no vai esbarrar em pessoas que voc conhece e ser confundido com um bagperson - vagabundo, drogado, bbado). D um nome ao seu senso crtico. Deixe tudo numa boa. Ou, voc pode dar uma volta e gritar com a sua voz crtica como se ela fosse uma assustadora pessoinha. Esteja certo de que tudo dar certo. Faa acordos barganhe. Certo, Slash, eu vou fazer uma dieta, se voc, primeiro, me deixar terminar este captulo, ok? Eu cheguei num ponto em que descobri que o meu lado crtico hilrio da mesma forma que eu descobri que todos os psicticos paranicos so cheios de humor. Ento, dialogue com o seu lado crtico. Tirar o seu crtico de dentro do armrio e o conhecer a luz o tornar menos perigoso e, talvez, ainda lhe fornea material engraado. Sendo assim, pegue papel e lpis. hora de ouvir o que o seu lado crtico tem a dizer. Por trs ou cinco minutos: Anote tudo que ele diz, assim como um escrivo de um tribunal no avalie nada, simplesmente registre. Escreva as suas respostas. Dialogue com o desgraado. Para distinguir entre as duas vozes, experimente escrever como o crtico com a sua mo direita, e como voc mesmo com a esquerda. Releia o que voc escreveu e pergunte a si mesmo: a) O seu lado crtico soa familiar? Se positivo... com quem ele se parece? (meu chefe, minha me, meu irmo, etc.). Escreva a sua resposta aqui: ______________________________________________________________________ __________________________________________________________________ b) Que tipo de relacionamento voc tem com o seu lado crtico? (me e filho, pai e pilha, carrasco e vtima, Stand-Up Comedy The BookPgina 14 Judy Carter

professor e aluno, etc.) Anote todos os seus pensamentos. Alguns podero soar vagos. Tudo bem. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ c) O seu lado crtico razovel? Em algum momento ele para de lhe criticar? Como voc lida com ele? Como voc faz com que ele se cale? (Inclua beber e comer se isso faz parte da sua anestesia.) ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ O objetivo deste exerccio foi libertar os seus demnios e colocar voc no controle do seu processo criativo. Uma vez que ns relaxamos e paramos de lutar com ns mesmos, nosso crtico interior pode nos suprir com um valioso material cmico. O prximo captulo mostrar como transformar o seu lado crtico em material cmico.

RESUMO
Lembre-se dessas regras e voc e voc estar preparado para um bom comeo: 1. Encare com seriedade o que voc diz sobre o palco. Se comprometa com o seu material. 2. No tente ser engraado. No espere nada do pblico. 3. No conte piadas ou histrias. Seja voc mesmo. 4. Controle o seu lado crtico. Quando estiver com medo, dialogue com o seu crtico interior. 5. Relaxe. Divirta-se. Agora, vamos avanar para criar a sua apresentao de morte. Stand-Up Comedy The BookPgina 15 Judy Carter

Stand-Up Comedy The BookPgina 16

Judy Carter

Captulo 2 REUNINDO MATERIAL


Podemos conversar? Claro... mas sobre o que?

Voc tem toneladas de material: sua vida


Voc no tem que olhar no jornal para encontrar material. Todo o material de que voc necessita est dentro de voc. s o caso de descobri-lo, coloc-lo para fora e entreg-lo para o pblico. Mesmo se voc nunca esteve sobre o palco antes, eu tenho certeza de que voc j fez um nmero. Lembra-se daquela festa onde voc comeou a falar mal do seu ex-marido, as pessoas ficaram vidradas em voc e rolaram de rir? Ou, que tal aquela vez na terapia, quando voc matou o seu analista de rir, desesperada com o seu peso, ou divertiu o carteiro reclamando das contas? Tudo isso poderia servir de material para a sua apresentao. Neste captulo, ns iremos reunir seus temas, seu material cru. No Captulo 3 ns o transformaremos em rotinas engraadas. Ento, por onde comear? O modo de comear a desenvolver material encontrar: A sua atitude Os assuntos de seu interesse E a conexo entre os dois

Descobrindo a sua Atitude


Ningum me respeitao... - Rodney Dangerfield

Quando um cantor canta, ele pe para fora os seus sentimentos. Bons comediantes no contam piadas, simplesmente, eles se apresentam com uma atitude emocional muito especfica. Atitude a fora vital de um ato. O material no pode ser emocionalmente neutro. Os temas do seu interesse tem que te deixar com repulsa, machucar voc, deixa-lo excitado, porque o pblico no reage a palavras, ele reage a sentimentos. Toda pequena parte de seu material tem uma atitude especfica, tais como Eu estou preocupado com... ou, EU AMO... ou Eu estou FURIOSO com... Este pedao de um ato de Margareth Smith mostra como ela se sente a respeito de seu empresrio. Stand-Up Comedy The BookPgina 17 Judy Carter

I hate my manager. Hes always giving me advices like Wear red lipstick up there. Look pretty. What if Im not funny and its coming out of these big old red lips? Its like being a crummy outfielder with a paisley mitt. Eu detesto o meu empresrio. Ele est sempre me dando conselhos do tipo Use batom vermelho quando estiver no palco. Voc fica bonita. E se eu no estou sendo engraada e o que eu disser sair de dentro desses grandes e velhos lbios vermelhos? Minha boca vai parecer uma luva de beisebol de um arremessador decrpito. Uma aluna de Spacy, Valerie Webber, se preocupa com coisas estranhas: Eu fico intrigada com lapelas. Elas tm uma casa para boto, mas nenhum boto. E para que servem aquelas dobras em V? Se voc junt-las, elas formam um quadrado? Quem inventou isso, Jean Paul Sartre? Lapelas! Lapelas! Lapelas! A vida um grande mistrio! E a aluna Roseanne Keaton adora ser negra: Eu adoro ser Negra porque isso faz com que os meus amigos brancos sintam-se muito liberais. Eu alugo a mim mesma todos os dias de Martin Luther King como um suporte udio visual. Isso faz com que eu me sinta especial, como a ltima uva passa em uma tigela de cereais. Atitude no deve ser confundida com persona. A maioria dos comediantes tem uma atitude diferente para cada trecho de seu material, e durante o seu nmero, eles pulam de algo que os deixa com raiva para alguma coisa da qual eles tm orgulho, e depois para algo que os deixam preocupados. Uma persona quando o comediante tem uma atitude emocional especfica para todo o seu nmero e todo o seu material est ligado a isso. Por exemplo: Rodney Dangerfield Ningum me respeita... Jay Leno Aqui est uma coisa estpida... Richards Lewis Eu estou sofrendo... Todas as piadas que eles contam iluminam o modo particular como eles trabalham o seu ponto de vista. Voc pode sempre Stand-Up Comedy The BookPgina 18 Judy Carter

identificar a persona de um comediante. Esta uma ciosa que nunca est ofuscada. Eu liguei para o meu mdico. Disse a ele que estava com diarria. Ele me ps na espera. A histria da minha vida... nenhum respeito. - Rodney Dangerfield Eu vi um anncio estpido do lanamento de um novo forno microondas que pode cozinhar uma refeio em dez segundos. Ser que existem pessoas que dizem, Hei, eu j estou em casa h mais de dez segundos, onde diabos est o meu jantar?. - Jay Leno Eu estou sofrendo... Eu deveria produzir um show no Radio City: A Noite das Cem Ansiedades... Minha me trouxe uma antena parablica judia, ela capta problemas de outras famlias... Para os feriados eu lhe comprei um candelabro judeu que acende com resistncia e um forno que reclama da comida... - Richard Lewis Comprar material para comdia antes de voc ter uma persona definida ser um desperdcio de dinheiro. Quando escritores de comdia criam material para outros artistas, eles primeiro devem se familiarizar com a persona daquele comediante. Material que perfeito para Richard Lewis provavelmente ser um desastre nas mos de Jay Leno. Pessoas que roubam material cometem o erro de roubar as piadas de um comediante sem a sua persona. Eu estava me apresentando numa campanha beneficente para levantar fundos e esta loira adolescente de olhos azuis tinha memorizado um nmero de Bil Cosby palavra por palavra. Ela foi um fiasco. Mesmo que ela tenha dito o material palavra por palavra, o que estava errado era a atitude de Cosby: seu entusiasmo quase infantil pelo mundo em que ele vive. Pessoas que roubam material esto destinadas ao fracasso. Elas evitam o verdadeiro trabalho da stand-up cavar fundo dentro delas mesmas e descobrir seu jeito nico e particular de enxergar o mundo. Muitos alunos querem saber logo qual deve ser a atitude deles. Infelizmente, sua atitude geral, sua persona sobre o palco, no algo que voc possa conscientemente planejar. Ao contrrio, preferivelmente, ela algo que se desenvolve a medida em que voc Stand-Up Comedy The BookPgina 19 Judy Carter

descobre os temas de seu interesse. Ento, por enquanto, no se preocupe com isso. Na prxima sesso voc comear o processo de cavar um monte de tpicos e testar diferentes atitudes. Aqui esto alguns tpicos dos meus alunos ao lado das suas atitudes correspondentes: TOPICOS Correntes Minha pedicure Brbara Bush Gaze Liver spots (pedaos de fgado?) Ser um nerd Cachorros quentes de graa Biqunis peludos (Fur Bikinis) O alergia de pele de minha me Mmica Pessoas que desembrulham balas nos teatros ATITUDES AMA AMA ADORA SE PREOCUPA SE PREOCUPA SE ORGULHA AMEDRONTADO AMEDRONTADO ODEIA ODEIA ODEIA

Escolhendo os seus Tpicos


As coisas mudaram desde Lenny Bruce. Nos dias de hoje, h pouca coisa que um comediante no possa dizer sobre o palco. Todos ns sabemos sobre o que no podemos falar na TV. George Carlin fez uma rotina cmica sobre os sete palavres. Se voc se sente que tem autoridade para falar de alguma coisa e fala sobre ela com comprometimento, voc pode fofocar sobre qualquer coisa. No verifique se algum outro comediante est falando sobre o mesmo assunto. V em frente. Se voc se sentir inseguro a respeito de certos tpicos, evite-os. Tudo isso tem a ver com voc se sentir confortvel e comprometido com o seu tpico. Aqui vo alguns conselhos:

Tpicos Que Faro As Pessoas Jogarem Coisas Em Voc


1. Piadas racistas. No fale mal de negros, judeus, hispnicos,

orientais e assim por diante a menos que acontea de voc ser negro, judeu, hispnico, oriental, etc. O mundo no precisa de mais racismo e voc no precisa de um nariz quebrado. Isso tambm inclui falar mal dos homens se voc uma mulher e vice versa. Ao invs de Mulheres so difceis de se lidar..., tente, Eu tenho medo de mulheres fortes... Expressar seus medos interiores ao invs de reclamar sobre os outros resulta em material melhor e o torna mais atraente. Stand-Up Comedy The BookPgina 20 Judy Carter

2. Doenas. No use cncer, AIDS, ou outra doena terminal como

um tpico a menos que voc queira uma platia deprimida e com os olhos cheios de lgrimas. 3. Imagens nojentas. Evite criar metforas grficas (graphic imagery) tais como qualquer coisa que pingue dos orifcios do corpo humano. A platia pode estar comendo. 4. Palavres. Depende de como voc os usa. Comediantes como Kinison, Pryor e Carlin se utilizam deles com bom resultado, mas comediantes preguiosos usam palavres porque eles no conseguem imaginar como fazer algo ficar engraado e pensam que palavres ajudaro. Em muitos casos, comediantes sem talento usaro palavres como uma maneira de camuflar sua falta de paixo. Um nmero cheio de palavres no ajudar a arrumar trabalho. Proprietrios de Clubes de Comdia, tais como Jan Smith do Igbys Comedy Club de Los Angeles, fica relutante em contratar um ato obsceno, especialmente de algum que vai abrir um show porque isso d o tom para o show e tornar as coisas difceis para os outros que se apresentarem depois se eles no tem a mesma veia obscena. Ao invs de termos literais de mal gosto, eu encorajo meus alunos a usar eufemismos. O comediante Jordan Brady tem um bloco de piadas em que ele substitui por um efeito sonoro a palavra foda. A nica coisa que eu gosto a respeito dos filmes porns aquele tema musical do incio dos anos setenta (diz em ritmo de jazz): Bau chick a boom bau. Quando voc ouvia esta msica, sabia o que ia acontecer. A dona de casa est sozinha, o jardineiro entra para beber gua, e... bau chick a boom bau. Ele poderia ter bebido da mangueira, mas ele queria um pouco de: bau chick a boom bau. Essa piada, usada em um show matutino da CBS, mostra um exemplo de como Jordan trabalha sem sujeira. Palavres podem se tornar bengalas para o comediante preguioso e desesperado. Mas, se este o seu estilo e voc no quer se apresentar na TV, pau no c, use-os.

Quem Voc
A maneira correta de se construir um ato cmico descobrir o que voc sente efetivamente sobre: O seu eu exterior (aparncia fsica) O seu eu interior (temas pessoais, isto , infncia, pais, escola, relacionamentos) Stand-Up Comedy The BookPgina 21 Judy Carter

O mundo em que voc vive (comentrios sociais, poltica, etc.) Os prximos exerccios trataro da identificao de seus traos externos e internos. (Comentrio social e humor poltico mais complicado e ser abordado no Captulo 4). Eu lhe farei perguntas muito pessoais. essencial que voc diga a verdade. Material baseado em coisas verdadeiras estabelece uma relao pessoal com a platia. Mais tarde, no captulo 3, voc aprender como exagerar a verdade para torna-la engraada, mas nesse momento, seja honesto e crvel. A diverso vir mais tarde. Eu tambm irei lhe pedir um monte de informaes. Preencha tanto itens quanto puder porque desenvolver material como alimentar peixes de briga Siameses. Eles precisam botar dois mil ovos para que apenas dez filhotes sobrevivam. No se critique, apenas siga as instrues.

Traos Negativos de Personalidade


Existe alguma coisa a respeito de sua personalidade que o deixe embaraado? Voc possui algum trao psicolgico, ou um defeito de carter, ou alguma fraqueza que voc tente esconder. Alguma coisa que voc ficaria envergonhado de revelar em um primeiro encontro? Voc um comedor compulsivo? Um perdedor? Egosta? Aparentemente, traos negativos so solo frtil para bom material. Jack Benny construiu seu ato inteiro no fato dele no valorizar a si mesmo. Muito comediantes falam sobre seus fracassos com as mulheres. Eu tenho baixa auto-estima. Quando eu estava na cama, eu fantasiava que EU era outra pessoa. - Richard Lewis Todo mundo tem traos que no so aceitveis socialmente. Quando mais embaraante eles forem, melhores sero as piadas que resultaro deles. As pessoas vo a um clube e pagam no mnimo dois drinques para escutar coisas que elas simplesmente pensam a respeito. O comportamento apropriado na vida real perfeitamente de acordo para o palco. Eu pensava que tinha sndrome pr menstrual. Mas, meu mdico disse, Eu tenho boas e ms notcias. A boa notcia que voc no tem sndrome pr menstrual. A m notcia que voc uma piranha. - Rhonda Bates

Stand-Up Comedy The BookPgina 22

Judy Carter

Tenha em mente que seus traos negativos precisam ser crveis. Uma platia no comprar um homem bonito falando sobre como ele mal sucedido com as mulheres. Nem to pouco, comprar uma mulher magra falando sobre quo gorda ela , a menos que ela diga isso com sarcasmo. Mesmo que voc se ache gordo, ou feio, a menos que os outros tambm achem, voc confundir a platia. Voc tem que estabelecer credibilidade com o pblico. Voc precisa ser autntico e convincente. Diga a verdade. Eu tive que me mudar para Nova Iorque por motivos de sade. Eu sou extremamente paranico e Nova Iorque o nico lugar onde meus medos so justificados. - Anita Wise Lembre-se, voc no precisa inventar nada porque a verdade o suficiente para entreter.

Workshop # 3 TRAOS NEGATIVOS DE PERSONALIDADE

Hora de se confessar
Anote a seguir seus traos negativos de personalidade. Quanto mais negativo, melhor. Tenha em mente que voc esta anotando traos psicolgicos. Evite escrever traos fsico, como unha encravada (biter nail), magreza, caspa, e assim por diante. Aqui vo alguns exemplos de meus alunos: comedor compulsivo, piranha, CDF, pessoa que fala demais, neurtico, fracassado, alcolatra, mentiroso, vagabunda, quadrado, confuso, um filho da puta que s se preocupa consigo mesmo. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ Judy Carter

Stand-Up Comedy The BookPgina 23

9. ________________________________________________________________ 10. ________________________________________________________________ Workshop # 4 CARACTERSTICAS NICAS Existe alguma coisa a seu respeito que o torne nico? Voc tem uma ocupao incomum? O ato de uma aluna, Belinda Ware, foi baseado no seu emprego estranho. Eu sou coveira no Forest Lawn. No to ruim. Meus clientes no reclamam. A aluna Joan Gibson era caminhoneira: Algumas pessoas pensam que mulheres no podem dirigir caminhes. Ei, eu sou capaz de manobrar em vagas minsculas e de me segurar para ir ao banheiro por trs mil milhas, e minha bunda pode criar hemorridas to grandes quanto as desse cara aqui. Voc tem uma religio curiosa? Telling your parents you want to be a comedian is rough, especially theyre Mormons. I remember sitting them down and saying, Now look, Mom, Dad, Mom, Mom, Mon Contar para os seus pais que voc quer ser um comediante dureza, especialmente quando eles so Mormons. Eu me lembro de pedir para que eles se sentassem e dizer, Agora, olhem, me, pai, me, me... Voc tem alguma deficincia? A surda Katherine Buckley passou para as semifinais de um concurso de comdia, sua primeira experincia no palco, em parte porque seu material tratava de forma honesta e aberta com a sua incapacidade de ouvir, enquanto ela dava um novo tratamento a um tpico tradicional das comdias, namoros: I havent had a date in two and a half years, but, maybe thats because I havent heard the phone ring. Ningum me convida para sair j h dois anos e meio. Talvez, isso tenha alguma relao com o fato de eu no escutar o telefone. Stand-Up Comedy The BookPgina 24 Judy Carter

Ou, existe alguma coisa nica a respeito de sua famlia? A aluna Linda Adelman baseou seu ato em um tpico muito arriscado, seus pais so sobreviventes do holocausto: ... ento, eu agrada-los, mas, no importava o quanto eu limpasse a minha casa, quando eles me visitavam as primeiros palavras que saam da boca de meu pai eram Eu sinto cheiro de gs! O comediante Blake Clark baseia seu ato no fato de ser um veterano da guerra do Vietn: Estou escrevendo um livro sobre minhas experincias durante a Guerra do Vietn que vai se chamar, Um Guia dos Bares e Tavernas de Montreal. Voc tem uma caracterstica singular? Se tiver, anote-a aqui: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Workshop # 5 SEU EU EXTERIOR Uma tima maneira de abrir uma apresentao fazer piada com o mais bvio com o que voc se parece. Voc magro, gordo, de alguma etnia, e assim por diante? Pode ser algo to simples quanto o seu cabelo. Uma das minhas alunas tinha cabelo em abundncia. Ela subia no palco, esperava um momento, e ento, dizia com nenhuma expresso em seu rosto: Eu detesto meu cabelo. Isso fazia a casa vir abaixo. Nenhuma piada, nenhum desfecho, simplesmente a verdade nua e crua com uma atitude cheia de honestidade como Eu detesto... Outro aluno tinha um visual completamente inexpressivo (wimpy-looking). Suas primeiras palavras no palco eram: Ok, eu sou um nerd... Ento, ele prosseguia falando sobre o seu orgulho em ser um nerd. ... quem mais levaria voc ao aeroporto a uma da manh? Stand-Up Comedy The BookPgina 25 Judy Carter

Sua atitude era: Eu me orgulho... Outra aluna tinha um visual muito, muito, muito rude. Ela era guarda de segurana de dois metros com uma cicatriz de corte de faca no seu rosto. Sua primeiras palavras depois de encarar a platia por alguns minutos era: Est certo, eu no sou a porra de uma debutante. Sua atitude era: Eu estou zangada... Outros itens de traos externos dos meus alunos incluam: Eu sou japons...; Ombros largos... (um aluno vestindo largas ombreiras); Eu sou aougueiro... (uma garota com visual masculino); Eu sou negro...; Eu estou na meia idade...; Eu sou deficiente...; Eu sou alto... Agora sua vez. Qual a primeira coisa que uma pessoa nota em voc? Existe alguma coisa em voc que se destaca visualmente? Se voc no sabe, ento, pergunte a um amigo. Pergunte a um colega comediante, a um amigo ou a estranhos no meio da rua. Estranhos so a melhor fonte de informao porque eles so como a sua platia um grupo de pessoas que voc no conhece. Seja o que for, deve ser verdadeiro e bvio. Aqui esto mais alguns exemplos de meus alunos: gordo, magro, cabeludo, narigudo, sexy, bonita, mal vestida, Negro, Caucasiano, Latino, etc. Escreva as suas respostas aqui: 1. _________________________________________________________________ 2. _________________________________________________________________ Esses traos fsicos no sero engraados agora, mas eles sero de grande ajuda para a criao de material no Captulo 3. Se esse exerccio sobre traos fsicos no tiver resultado em nenhum material, no se preocupe. Muitos dos meus alunos no tm traos fsicos notveis o suficiente para se brincar a respeito.

Um Dia na Vida do Seu Eu Interior


Quais so os assuntos pessoais com os quais voc est lutando nesse exato momento? O que voc odeia? O que te preocupa? O que o assusta? A medida em que o dia passa, observe quais pensamentos parecem surgir repetidamente em sua mente. Observe o que habita a sua mente. Sobre que relacionamentos voc tem pensado a respeito. Me? Pai? Contador? Ces? O que incomoda voc? Temas que so viscerais para os meus alunos vo da guerra nuclear ao chupo. CARREGUE UM PEQUENO CADERNO. No Stand-Up Comedy The BookPgina 26 Judy Carter

censure ou julgue o que voc estiver pensando, apenas fique atento a eles e tome nota. Um momento ideal para esta atividade escrita logo quando voc se levanta. Eu descobri que o que eu escrevo menos bloqueado se a primeira coisa que eu fao de manh. E eu quero dizer a primeira coisa mesmo, antes de sair da cama, antes de tomar caf. Deixe este livro e uma caneta perto da sua cama. Se voc no funciona antes de tomar um caf, ento, faa algum noite, antes de dormir e deixe em uma garrafa trmica ao lado da cama. Quando voc fizer esse exerccio, tavez voc fique perplexo com o que sai de voc: Eu odeio poeira em agulhas de toca-disco, tquetes de estacionamento, circo... Eu tenho medo de absorventes, avies, escurido, da morte... Eu me preocupo com comida com olhos, ficar velho, meu rosto enrugando...

Workshop # 6 COISAS QUE VOC ODEIA Faa uma lista das coisas que voc odeia. Coisas que o desagradam. Escolha tpicos que sejam mais pessoais. Um pai melhor do que um tio. Tpicos que tem sido terreno frtil para boas piadas so: cirurgia plstica, encontros s escuras, homens que cospem, pelos que crescem em lugarem incomuns, ninfomanacas (bimbos), proctologistas, o modo como o meu pai come, a alergia da minha me... Carregue esta lista com voc durante todo o dia e anote ao menos dez coisas que voc odeia. No corte nada. Seja brutal, irreverente, e o mais especfico que puder. Odiar o modo como minha me se levanta da cama melhor do que odiar sua me. Odiar Couve de Bruxelas melhor do que odiar verduras. No preencha a lista de uma s vez. Seja genuno e tenha pacincia enquanto voc rene as sementes de seu ato. 1. 2. 3. Eu odeio _________________________________________________________ Eu odeio__________________________________________________________ Eu odeio__________________________________________________________ Judy Carter

Stand-Up Comedy The BookPgina 27

4.

Eu odeio__________________________________________________________ 5. Eu odeio__________________________________________________________ 6. Eu odeio__________________________________________________________ 7. Eu odeio__________________________________________________________ 8. Eu odeio__________________________________________________________ 9. Eu odeio__________________________________________________________ 10. Eu odeio__________________________________________________________ Workshop # 7 COISAS QUE TE PREOCUPAM Mais uma vez, seja especfico o tanto quanto possvel. Se preocupar com manchas na pele melhor do que se preocupar com envelhecimento em geral. Anote todas as coisas excntricas com as quais voc se preocupa. 1. Eu me preocupo com _________________________________________________ 2. Eu me preocupo com _________________________________________________ 3. Eu me preocupo com _________________________________________________ 4. Eu me preocupo com _________________________________________________ 5. Eu me preocupo com _________________________________________________ 6. Eu me preocupo com _________________________________________________ 7. Eu me preocupo com _________________________________________________ 8. Eu me preocupo com _________________________________________________ 9. Eu me preocupo com _________________________________________________ 10. Eu me preocupo com _________________________________________________ Workshop # 8 COISAS QUE TE ASSUSTAM Stand-Up Comedy The BookPgina 28 Judy Carter

Anote todas aquelas coisa que te assustam. Lembre-se que precisam ser itens que realmente te do medo. Fique longe das coisas tpicas como guerra nuclear e descubra aquelas pequenas coisa incomuns como bicho da batata, biqunis peludos, correntes, mecnicos de automveis, morrer em um avio... 1. Eu tenho medo de _________________________________________________ 2. Eu tenho medo de _________________________________________________ 3. Eu tenho medo de _________________________________________________ 4. Eu tenho medo de _________________________________________________ 5. Eu tenho medo de _________________________________________________ 6. Eu tenho medo de _________________________________________________ 7. Eu tenho medo de _________________________________________________ 8. Eu tenho medo de _________________________________________________ 9. Eu tenho medo de _________________________________________________ 10. Eu tenho medo de _________________________________________________

Workshop # 9 ATITUDE

Adicionando Atitude
Antes de voc organizar seus itens como material de stand-up, voc precisa captar o sentimento para voc ir falar sobre seu tpico com uma atitude especfica. At agora voc tem vrias listas: Traos negativos de personalidade Caractersticas singulares Atributos fsicos que chamam ateno Stand-Up Comedy The BookPgina 29 Judy Carter

Coisas que voc odeia Coisas que te preocupam Coisas que te do medo Como eu disse antes, todos os tpicos devem ser representados com uma atitude especfica. Para captar este sentimento, escreva todo o seu material em pequenos pedaos de papel e os coloque em uma bolsa. Pegue um gravador porttil ou uma caneta e papel. Encontre um lugar reservado onde voc possa caminhar e falar com voc mesmo sem ficar constrangido. Tire um tpico da sua coleo de temas e comece a falar sobre ele o mais rpido que voc puder no gravador, ou escrever o mais ligeiro possvel, de maneira que voc liberte todo o seu dio, preocupao, medo ou orgulho. Exagere esses sentimentos. Voc est zangado com a sua vida amorosa? Grite, expresse todo o seu dio no gravador ou escrevendo tudo sobre sua vida amoroso que o deixa furioso e o porqu. Pergunte a si mesmo, Porque isso me irrita e quais seriam algumas concluses engraadas? Solte-se. Por exemplo: Eu estou zangada por ser solteira. Porque todos os prncipes com quem eu saio viram sapos no final? Estou zangada por ser uma mulher na casa dos trinta que comea a pensar em ter filhos enquanto os homens de trinta anos comeam a pensar em sair com meninas que poderiam ser suas filhas. Estou zangada com Florence Henderson. Eu no sei porque eu passo noites acordada pensando sobre ela, talvez seja porque ela to normal. Eu tenho raiva de no ser normal. Que, ao invs de ter dois filhos e um marido, eu tenha dois gatos e um cachorro. H alguma coisa de errado com uma mulher que prefere a companhia de seu cachorro ao invs de sair com um homem? Eu no sei... talvez eu seja meio humana, meio cachorro. Deveria haver um livro com o ttulo Mulheres Que Amam Demais Os Ces... Permita-se expressar livremente, de forma plena a sua atitude. Se envolva profundamente. Seja intenso. Seja apaixonado. No tente ser engraado. Grite, fala com todo o sentimento sobre qualquer coisa que vier a sua cabea a respeito daquele tpico. No pense muito. Quando voc esgotar o que tem a dizer, continue repetindo, Eu odeio (seu tpico) de novo e de novo. As coisa boas geralmente surgem quando voc no tem mais o que dizer. Se voc est preocupado com alguma coisa, seja voc mesmo, seja autntico:

Stand-Up Comedy The BookPgina 30

Judy Carter

Eu estou preocupado sobre ter trinta e poucos... Envelhecer me preocupa. Embora eu nunca tenha pensado que eu me preocuparia em envelhecer j que meu nome Judy e eu nunca conheci uma idosa que se chamasse Judy. Agora, isso uma realidade. Talvez, alguma coisa acontea com as garotas que tem nomes jovens tais como Debby, Judy e Susie. Em uma certa idade, eles te obrigam a mudar seu nome para Dris, Edna ou Mirtes. Eu estou preocupada. Quando isso acontece? Quando esse dia em que eu serei considerada velha. Eu me preocupo que um dia eu acorde e no importa o calor que esteja fazendo... eu queira vestir um casaco. Eu me preocupo que eu fique eu fique velha e comece a espalhar potes de balas por toda a casa. Eu estou preocupada em ter um desejo incontrolvel de comprar uma bolsa preta de vinil. Me preocupa que, um dia, eu entre no meu carro e o volante seja grande demais. Eu me preocupo... etc.

Atitudes contrastantes
Uma maneira eficiente de criar material usar uma atitude oposta em relao a um tema e falar sobre ele com sarcasmo e cinismo. No existe nada de engraado sobre Eu sou em cara selvagem e louco. Mas, quando Steve Martin diz essas palavras com uma atitude forte, ele faz a platia vir abaixo.Sua atitude ter orgulho em ser elvagem e louco. E ele passa essa informao com um comprometimento exagerado. David Letterman construiu sua carreira a partir desta tcnica de sarcasmo, cinismo e ironia: Oh, sim, teremos um grande show esta noite, um show excitante, voc pode at sentir essa de que alguma coisa extra especial vai acontecer hoje noite. Nas minha aulas, quando meus alunos empacam, eu sugiro que eles identifiquem em uma palavra uma atitude improvvel para seus temas e falem sobre ela usando a tcnica do sarcasmo. Por exemplo, uma aluna tinha ser solteira em sua lista de coisas que eu odeio. Quando ela se expressou com exagero a respeito de como ela odiava ser solteira, aquilo soou como se ela estivesse se lamentando e reclamando. O material ficou bem melhor quando ela mudou a atitude de dio para adorao e o falou com a tcnica do sarcasmo: Oh, eu simplesmente adoro ser solteira... Eu adoro, adoro! muito mais divertido por um bracelete sem ajuda de ningum. E eu tenho passatempos fascinantes, do tipo tecer e fazer Stand-Up Comedy The BookPgina 31 Judy Carter

edredons a partir dessas luvas que a gente usa para tirar coisas do forno. Workshop # 10 FALANCO COM SARCASMO Para ter uma idia de como isso funciona, experimente usar a atitude de AMAR para um item que da lista de coisas que voc odeia. Grite, se expresse com intensidade sobre o quanto voc ama aquele item em um tom de sarcasmo, ironia e cinismo. Tente falar sobre isso do jeito que voc acha que o David Letterman falaria. Workshop # 11 SENTINDO ORGULHO Outra maneira de criar atitudes contrastantes ou atpicas adicionar a atitude de Eu me orgulho aos itens de sua lista de traos negativos de personalidade. A maioria das pessoa se envergonham de serem fracassadas, mas, quando voc finge ter a atitude incomum de Eu me orgulho de ser um fracassado, voc liberta o potencial da comdia. Eu me orgulho de ser um fracasso... algo no que eu sou bom. Ei, pelo menos eu sou confivel. Se voc precisa de algum que ponha tudo a perder, voc pode contar comigo. Aqui, o comediante deficiente Gene Mitchener d um enfoque absolutamente novo para um tpico difcil: Eu me orgulho em ser deficiente fsico. Se no fosse por caras como eu, vocs perderiam o dia todo procurando por uma vaga para estacionar. Pratique esta tcnica de ter uma atitude contrria, agregando a atitude de ter orgulho de seus traos negativos de personalidade e/ ou de suas caractersticas singulares. Por exemplo: Eu tenho orgulho de __ser um fracassado_______________________________________ PORQUE: Eu economizo em telefonemas________________________________________ _____________________________________________________ __________________

Stand-Up Comedy The BookPgina 32

Judy Carter

Eu me orgulho de: de s pensar em mim__________________________________________________ PORQUE: eu no tenho de fingir que eu me interesso pelos outros______________ _____________________________________________________ __________________ Eu me orgulho de: ser um fudido_____________________________________________ PORQUE: Eu consegui uma bolsa para fazer terapia_______________________ ______________________________________________________ _________________ Eu me orgulho de: deixar tudo pra mais tarde___________________________________ PORQUE: isso me livra de me tornar um viciado em trabalho________________ ______________________________________________________ _________________. Agora, escreva voc. Pegue das listas que voc fez no exerccio #3 e 4 e coloque as consideraes interessantes aqui. Use tanto os seus traos negativos de personalidade como tambm suas caractersticas singulares. Lembre-se, ningum mais vai ler o que voc escreveu e no existem respostas certas ou erradas. 1. Eu me orgulho de _____________________________________________________ PORQUE: _____________________________________________________ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ 2. Eu me orgulho de _____________________________________________________ Stand-Up Comedy The BookPgina 33 Judy Carter

PORQUE: _____________________________________________________ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ 3. Eu me orgulho de _____________________________________________________ PORQUE: _____________________________________________________ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ 4. Eu me orgulho de _____________________________________________________ PORQUE: _____________________________________________________ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ Stand-Up Comedy The BookPgina 34 Judy Carter

________________________________________________ _____ 5. Eu me orgulho de _____________________________________________________ PORQUE: _____________________________________________________ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ ________________________________________________ _____ Agora, experimente o exerccio de falar estes tpicos com vigor e sentimento o mais rpido que puder usando a atitude Eu tenho orgulho. Imagine que vocs ta falando para algum. Pratique conversar sobre os seus temas como se voc estivesse defendendo a si mesmo para esta pessoa. Voc no tem que suar literalmente as palavras Eu tenho orgulho. Voc pode simplesmente sentir. Por exemplo, Eu tenho orgulho de ser um CDF! se torna Certo, eu sou um CDF. A, ento, defenda a voc mesmo dando nfase nas vantagens de ser um CDF assim como fez meu aluno Steve Guentner: Eu no tenho vergonha. CDFs tem um monte de qualidades. Ns somos bons para a economia. Quem mais compra todas essas calculadoras, meias brancas, culos, protetores de camisa, camisas xadrez, rguas de arquiteto, computadores, vdeos do seriado Jornada nas Estrelas, livros de fico cientfica, e blocos de zona azul? CDFs! CDFs prestam servios valorosos. Quem se candidata a presidente? CDFs! Quem lhe dar uma carona ao aeroporto as trs da manh? CDFs!

Misture e Combine
Trabalhe misturando e combinando mais de seus tpicos em atitudes inusitadas. Se voc um cara, adorar mulheres obesas muito mais interessante e simptico do que odiar garotas gordas. Se voc uma garota e um tema da sua lista de caractersticas Stand-Up Comedy The BookPgina 35 Judy Carter

exteriores so suas coxas, improvvel de amor.

por

exemplo,

tente

uma

atitude

Eu ano minhas coxas gordas. no inverno e mesmo que eu rtico, elas poderiam manter Sim, elas poderiam. Isso daria a

Elas me mentem aquecida ficasse isolada no Crculo vrias pessoas aquecidas. elas algo para segurar...

Com muita freqncia, meus alunos tero respostas tpicas em suas listas de coisas que eles odeiam, tais como Eu odeio ficar em filas, ou, Eu odeio receber multas. Ento, o que novo? Provavelmente, conduzir para um final engraado de matar. Mas, agora, troque tudo de lugar, de modo que fique assim, Eu amo receber multas e assista o potencial da comdia se revelar: Eu amo receber multas. Eu acho que eu simplesmente gosto de ganhar ateno de um homem com uma arma. Isso me faz sentir notada. Eu gasto todo o meu dia escolhendo uma roupa especial e, ento, saio de casa e acelero. E voc conhece aquela sensao excitante quando voc enxerga aquelas luzes vermelhas no seu espelho retrovisor? Meu corao vai at a boca e me sufoca. melhor do que fazer sexo... Workshop # 12 MISTURANDO E COMBINANDO ATITUDES Para praticar, ponha suas mos para trabalhar em expressar-se com vigor a respeito dos seguintes tpicos com estas atitudes inusitadas: 1. Eu odeio sexo. 2. Eu tenho medo de clipes. 3. Eu me preocupo com ftons. Agora, experimente gritar no seu gravador usando atitudes inusitadas com os seus tpicos. Se odiar verduras congeladas no funciona para voc, ento, experimente outra atitude. Tente Eu tenho medo de verduras congeladas, ou, Eu me preocupo, sinta a sensao. Continue falando. Se nada cier a mente, prossiga repetindo a sua atitude. Eu estou zangado... Estou zangado... Deixe ser apanhado pela paixo do momento. Se voc perceber que est falando sobre alguma coisa totalmente diferente do que voc tinha planejado, tudo bem. Deixe que seu esprito o guie. V na onda. No tente ser engraado. Apenas, real e prossiga. Realmente se

Stand-Up Comedy The BookPgina 36

Judy Carter

somprometa com a atitude e as palavras viro. Se no, continue com outro tpico. Workshop # 13 ACHANDO AS PROLAS NO MEIO DO LIXO Existe a possibilidade de, no meio de toda a sua falao, existir algum material engraado. 1. Escute repetidamente a fita que voc gravou e perceba que partes soam como se fossem engraadas. Ou, talvez, alguma coisa que voc tenha dito lhe d uma idia para algo completamente diferente. Lembre-se, no conte piadas. Cada pedao tem de consistir de uma atitude atrelada a um tpico. 2. Trabalhe com um parceiro. Criar um sistema de ajuda enquanto est estudando este livro altamente recomendado. Nas minhas aulas, obrigatrio para meus alunos trabalhar dez minutos cada manh em seus atos eles mesmos e se reunir ao menos uma vez por semana com um companheiro de curso. Ter algum para reagir ao seu material ajudar a aprender o que engraado e o encorajar a desenvolver mais material. Alm disso, s o fato de ter algum para olhar enquanto voc diz o seu material um passo crucial para falar diante de uma platia. 3. Teste seu material no seu trabalho, com amigos, ou com o carteiro. Aviso: nunca deixe as pessoas saberem que elas esto sendo usadas como cobaias da comdia. Nunca introduza o seu material com Voc acha que isso engraado? porque eles no acharo engraado. Coloque o seu material sutilmente no meio de uma conversa. O melhor lugar possvel uma festa, ou um bar onde as pessoas no te conheam. A aluna Jennifer Heath experimentou material na lavanderia: Eu me preocupo com essas bolinhas que aparecem nas roupas. De onde elas vm? Eu lavo minhas roupas vrias vezes e sempre aparecem essas bolinhas, mas minhas roupas no diminuem de tamanho. E por que, no importa qual seja a cor das roupas que voc lava, as bolinhas so sempre cinzas? 4. Se algum rir, anote palavra por palavra o que voc disse de modo a lembrar-se o que foi dito exatamente da maneira pela qual voc obteve a risada. E parabns. Voc tem o primeiro pedao do seu ato. Stand-Up Comedy The BookPgina 37 Judy Carter

5. Se ningum rir de nada, continue tentando material diferente ou amigos diferentes. No o importa o que voc faa, no desista. Lembre-se que quando uma platia v um comediante fazer cinco minutos no programa do Johnny Carson, o que eles no vem todo o material que ele teve que jogar fora. As vezes, haver talvez apenas um pequeno fragmento de idia em uma das duas gravaes ou anotaes a respeito de um tpico que voc poder usar em algum lugar. O comediante Jerry Seinfeld diz que muito do seu material surge para ele dos hbitos que ele segue enquanto est no toalete. Voc gastar cerca de de uma hora jogando conversa fora para obter cada trs minutos de material se voc tiver sorte.

Resumo
At agora voc: Aprontou as suas listas de tpicos Desenvolveu as atitudes para cada tpico Desenvolveu as atitudes inusitadas para seus tpicos Gravou voc se expressando com vigor a respeito de cada tpico Trabalhou com um parceiro de comdia Testou seu material com amigos e estranhos Anotou o material que fez as pessoas rirem Guarde todo o material escrito e gravado. No prximo captulo voc aprender frmulas de comdia para transformar este material ainda cru em rotinas cmicas de matar de rir.

Stand-Up Comedy The BookPgina 38

Judy Carter

Captulo 3 Tornando seu Material Engraado


As frmulas
At o presente momento, voc j gravou a si mesmo expressando seus tpicos com vigor e testou um pouco do seu material. Muito provavelmente, alguma parte de seu material provocou risadas enquanto outra parte foi recebida com um frio silncio. Voc, provavelmente, tambm descobriu que o material que obteve risadas na primeira tentativa, no funcionou quando testado novamente. No se assuste. Neste captulo, voc ir moldar e transformar tudo o que pos para fora com vigor, em material profissional de comdia por meio de frmulas especficas da standup. Voc, talvez, esteja resmungando baixinho Por que ela no me deu essas frmulas logo no comeo e acabou logo com isso?. Boa pergunta. Eu descobri que material baseado apenas em frmulas soa artificial, sem alma, e no engraado. Falta paixo. E paixo tem de vir em primeiro lugar. Paixo fornece o combustvel, o movimento, a inspirao que ir gui-lo atravs do seu ato. A paixo revela a sua essncia diz quem voc realmente . Mas, paixo e talento no so suficientes. Voc deve ser capaz de tornar as suas idias compreensveis, inteligveis e faz-las claras para a platia. Mantenha isso em mente, voc agora est preparado para aprender as frmulas que o ajudaro a moldar e estruturar idias de modo que a platia entenda exatamente o que voc est tentando comunicar. Eu no posso dizer com certeza absoluta do que uma platia ir rir, mas eu posso dizer com certeza ela no achar graa de algo que ela no entende. Lembre-se, a maioria das pessoas em um night club est bbada. Enquanto voc est sobre o palco com o material que faz sentido perfeitamente para voc, para a sua me e para o seu confeiteiro, a questo se torna: ser claro para algum cara excitado, com duas margaritas agindo abaixo de sua cintura, que somente est interessado em transar?

Preparao / Desfecho
Todo material de stad-up deve ser organizado na frmula de preparao (setup) e desfecho (punch). Se seu material no est organizado desta maneira, voc no est fazendo standup. Talvez Stand-Up Comedy The BookPgina 39 Judy Carter

voc esteja contando uma histria engraada, recitando uma poesia, fazendo um discurso, mas isso no standup. Stand-Up comedy uma forma muito especfica de entretenimento, e consiste em uma coleo de preparaes e desfechos (setups e punches). O desfecho quando a audincia ri. A preparao aquela linha ou duas que conduz at o desfecho.

SETUP:

Minha me uma tpica me judia. Uma vez ela esteve em um julgamento e tiveram que mand-la para casa...
PUNCH:

Ela insistiu que era culpada. A preparao (setup) a parte sem graa da piada. a parte da piada que contm a informao que introduz a matria, o tema, o assunto da piada.
SETUP:

At my gym they have free weights... Na minha academia eles tem aqueles pesos individuais...
PUNCH:

So, I took them home. Ento, eu levei os meus para casa. - Steve Smith A preparao cria expectativa. O desfecho entrega a piada.
SETUP:

Im into Jewish bondage Eu estou interessado pela subservincia judaica...


PUNCH:

thats having your money tied up an IRA account. ... que ter o seu dinheiro parado em uma conta do SUS. - Noodles Levenstein Mesmo dentro de uma piada de uma linha s existe uma preparao e um desfecho. Stand-Up Comedy The BookPgina 40 Judy Carter

SETUP:

I used to be a virgin, but I gave it up... Eu acreditava na virgindade, mas desisti... Eu j fui virgem, mas desisti...
PUNCH:

there was no money in it. ... ganho muito mais dinheiro sendo uma vagabunda. ... no se ganha dinheiro com isso. - Marsha Warfield
SETUP:

Se pessoas que no enxergam usam culos...


PUNCH:

Por que os surdos no usam protetores de orelha?


SETUP:

Im a great lover... Eu sou um grande amante...


PUNCH:

I bet. ... Eu aposto. - Emo Philips Uma preparao bem feita seduz a platia a prestar ateno em voc. Um bom desfecho fora a platia a ter uma reao. Aqui, Rita Rodner prepara o desfecho fazendo uma pergunta a platia que os arrasta em uma direo:
SETUP:

(PERGUNTA) Why are women wearing perfumes that smell like flowers? Por que mulheres usam perfumes com fragrncia de flores? Ento, o desfecho sua inusitada reao a preparao: Stand-Up Comedy The BookPgina 41 Judy Carter

PUNCH:

Men dont like flowers. Ive been wearing a great scent. Its called New Car Interior. Homens no gostam de flores. Eu agora uso uma excelente fragrncia. Ela se chama: Interior de Carro Novo. Emo Philips ganha a ateno da platia usando uma preparao que choca o pblico:
SETUP:

Probably the toughest time in anyones life is when you have to murder a loved one because theyre the devil... Provavelmente, o momento mais duro na vida de qualquer pessoa quando voc tem que matar algum que voc ama porque ele o demnio...
PUNCH:

Other than that, its been a good day. ... tirando isso, tem sido um bom dia. E o mais importante, o desfecho contrasta com a preparao de uma maneira inesperada.
SETUP:

Im a quadrasexual. Eu sou um trocasexual.


PUNCH:

That means Ill do anything with anyone for a quarter. Isso significa que eu farei qualquer coisa com qualquer um por um trocado. - Ed Bluestone Um desfecho sem uma preparao como sexo sem preliminares. Imagine quere beijar algum. Um amante amador se apressa sem se preocupar em preparar o beijo para o que vir. Um amante mais habilidoso prepara a situao, primeiramente, talvez, tocando a nuca. Ento, tirando seus culos. Aproximando-se devagar da sua amada e, ento... o beijo. Stand-Up Comedy The BookPgina 42 Judy Carter

Voc deve ter notado que as piadas acima no contm uma atitude especfica tal como Eu odeio ou Eu me orgulho e assim por diante. Quando lapidam seu material no formato de preparao e desfecho, os comediantes mais profissionais iro interpretar sua atitude ao invs de diz-la de forma explcita. Por exemplo, a atitude de Rudner no trecho acima poderia ser Eu odeio mulheres que usam perfumes que tem cheiro de flores. A atitude da piada de Bluestone poderia ser, Eu me orgulho de seu um trocasexual. A atitude , ento, comunicada na maneira como o comediante expressa seu material. Workshop # 14 IDENTIFICAO DA PREPARAO E DO DESFECHO Grave um comediante da TV. Transcreva e analise dois minutos do material dele ou dela. Responda as seguintes perguntas: 1. 2. 3. 4. 5. Quais so os desfechos? Quais so as preparaes? Conte os desfechos. Em mdia, quantas linhas tm a preparao de cada desfecho? Voc poderia identificar a atitude do comediante em cada preparao?

Descobrindo Seus Desfechos


O primeiro passo na organizao de seu ato identificar quais so as suas tiradas engraadas o desfecho de suas piadas. Assustador, no? Muitos estudantes perdem a coragem aqui porque eles no pensam que o que eles dizem tem alguma coisa de engraado. Eu repito: Voc no est tentando ser engraado. Voc tem que se expressar com vigor, em voz alta a respeito dos temas e assuntos pelos quais voc se relaciona de maneira apaixonada. Para Woody Allen, no existe nada de engraado sobre seu medo da morte. I dont mind death, I just dont want to be there when it happens. Eu no me importo com a morte, eu s no quero estar l quando ela chegar. Para a minha aluna Nancy Wilson, no h nada de divertido em sua luta com o alcoolismo.
SETUP:

(INFORMAO) I would drink because I wasnt married... Stand-Up Comedy The BookPgina 43 Judy Carter

Eu bebia porque no era casada...


PUNCH:

(EXAGERO) and then I would drink because I was married. E, ento, passei a beber porque era casada.
SETUP:

(INFORMAO) Then I would drink because I couldnt find my kids Ento, bebia porque no conseguia encontrar meus filhos...
PUNCH:

(EXAGERO) and then I would drink because I found them E, ento, passava a beber porque eu os encontrei. (INFORMAO) Quando eu larguei a bebida eu percebi que eu tinha gmios idnticos... Eu sequer tinha me dado conta disso...
PUNCH: SETUP:

(EXAGERO) Eu pensava que todo o tempo eu estava vendo dobrado. engraado observar algum envolvido com suas batalhas e interesses. At este ponto, voc no esta necessariamente capacitado a analisar o seu material. Com o objetivo de descobrir seus desfechos ou tiradas, voc precisa estar disposto a testar o seu material diante outras pessoas. Lembre-se, no deixe que eles saibam que voc est experimentando suas piadas. Apenas comece a falar do seu corte de cabelo: (INFORMAO) I just hate my hair. I was out with my boyfriend looking like some pre Rafaelite dream Eu simplesmente odeio meu cabelo. Eu sa com o meu namorado parecendo um sonho renascentista...
PUNCH: SETUP:

(EXAGERO) I woke up de next morning looking like Don King. ...na manh seguinte, acordei parecendo o Tony Tornado. - A aluna Mary Edith Burrel Stand-Up Comedy The BookPgina 44 Judy Carter

Ou, para o seu farmacutico:


SETUP:

(INFORMAO) I hate flavored douches... Eu detesto banhos aromatizados... (EXAGERO) If I was meant to smell like a strawberry, I would have been born in a basket with a green thing growing out of my head. ... se eu estivesse preocupado em cheirar como um morango, eu teria nascido em uma cesta e teria uma coisa verde saindo do topo da minha cabea. - A aluna Jennifer Health Carregue o gravador na sua bolsa e o leve para todo lugar. E eu falo srio quando digo: TODO LUGAR. Mesmo no meio de uma transa, comediantes precisam estar preparados para gozar e dizer Espere um minuto, preciso dar um tempo com a sacanagem e dar uma ateno aqui. Escute a sua gravao. Onde todo mundo riu, ali est a sua tirada, o seu desfecho. Voc talvez tenha perdido uma transa, mas conseguiu um pequeno trecho de material. Lembre-se: Standup exige culhes.
PUNCH:

Workshop # 15 DESFECHOS Oua a sua gravao e a transcreva para o papel, espao duplo, no mnimo trs pginas das suas lamrias. Sublinhe todos os desfechos cmicos, os lugares onde voc espera que as pessoas riam. Ento, leia

Moldando O Seu Ato No Formato de Preparao e Desfecho


Eu no imaginava que isso seria um trabalho to rduo. Eu pensei que comdia fosse supostamente para ser divertida. Stand-Up Comedy The BookPgina 45 Judy Carter

Este o estgio em minha aula onde os meus alunos querem pular fora. pssimo que escrever comdia no seja a baguna que aparentava ser nos shows de TV do Dick Van Dyke. Sally, Rod and Buddy davam a impresso de que os escritores saiam falando bobagens, rindo uns dos outros com tiradas preciosas cada vez que abriam a boca. Qualquer pessoa que j esteve perto de um escritor de comdia de verdade sabe que s vezes, a procura pela preparao ideal para uma piada sobre roupas ntimas tratada com a intensidade e seriedade de uma estratgia de negociao de armamentos. Algum material surgir pronto, como um (like a colt), e algum ser parecido com um poema pico ou uma escultura que voc segue lapidando por semanas, meses, ou mesmo anos. Eu lhe prometo que uma vez que voc domine as tcnicas deste captulo, a diverso aparecer. Ela vem quando voc apresenta um material que foi to bem elaborado que a platia fica na palma da sua mo. Ento, no desista, arregace as mangas e vamos trabalhar no seu ato.

Preparaes
O problema mais comum do material iniciante dos meus alunos que eles tm preparaes muito longas. A melhor preparao curta. A minha avaliao cientfica revela que o tempo de ateno de uma platia de alcoolizada de uma a quatro linhas. Quanto mais rpido voc chegar ao desfecho, mais eficiente ser o seu nmero.Isso no significa que voc vai falar a respeito de cada tpico em apenas cinco linhas. Voc pode fazer trinta minutos a respeito de seu cachorro desde que a sua rotina cmica esteja organizada em uma coleo de pequenas preparaes e desfechos. Eis um exemplo de uma preparao muito longo do aluno Harry Redlich: Eu simplesmente no entendo esta obsesso por celebridades dos anos cinqenta e sessenta. Tipo, Elvis, as pessoas esto desapontadas porque ele morreu. Ou, Janis Joplin morreu to jovem. Eu sei que trgico, mas eu acho que um monte dessas lendas se deram bem por terem morrido cedo, porque...
DESFECHO:

... eu, pessoalmente no gostaria de ver Janis Joplin como uma dessas celebridades que aparecem no Qual a Msica. Redlich comea com uma reparao falsa partindo do fato de que o desfecho no tem nada a ver com Elvis ou com a obsesso por Stand-Up Comedy The BookPgina 46 Judy Carter

celebridades. Com o objetivo de preparar o desfecho, eu encorajo meus alunos para realmente olhar para o que eles esto tentando dizer e onde eles querem chegar. Redlich est de fato tentando comunicar o modo como Hollywood banaliza as suas estrelas. Examine como a preparao agora se torna um tema geral e o desfecho vira um exemplo especfico. (INFORMAO) Nos dias de hoje duro ser um astro. Eu estou feliz que muitas estrelas tenham morrido jovens... (EXAGERO) ... Srio, voc gostaria realmente de ver Janis Joplin no Qual A Msica? Voc pode ter mais de um desfecho. Muitas vezes uma piada ter um setup e, ento, trs desfechos. Jerry Seinfeld um mestre nisso. Ele faz uma preparao e, ento, um desfecho que faz voc rir. Ele faz outro desfecho e voc ri, e quando voc pensa que no h mais nada o que dizer, ele adiciona outro desfecho. (Tome nota da escalada de absurdos dos desfechos de Seinfeld) (INFORMAO VERDADEIRA) Eu sou de Long Island. Meus pais acabaram de se mudar para a Flrida ano passado. (FABRICADA) Eles no queriam se mudar para a Flrida, mas eles esto na casa dos sessenta e o que manda a lei.
PUNCH: PUNCH: SETUP: PUNCH: SETUP:

(ABSURDO MAIOR) Existe a polcia para aposentados que chega e te enquadra quando voc vai fazer sessenta anos.
PUNCH:

(MAIS ABSURDO AINDA) Eles andam em carinhos de golf com sirenes, Certo, Tiozinho, ponha o taco no banco de trs. Largue a p de neve, largue! O melhor desfecho tambm o que fala a verdade. D uma olhada na piada deste aluno: (INFORMAO FALSA) Eu acabei de perder 20 quilos. Como eu consegui?
PUNCH: SETUP:

Stand-Up Comedy The BookPgina 47

Judy Carter

Eu apenas acordei um dia e mandei a minha namorada passear. Este aluno, ento, insistiu com um trecho sobre ser modelo masculino. Mesmo ele nos dizendo No, verdade! uma vez que ns percebssemos que havamos sido enganados na sua primeira piada, que de fato, ele no havia perdido peso, ns no estvamos mais dispostos a cooperar com ele na prxima piada. Evidente, voc possa talvez conseguir uma risada com uma piada como esta, mas voc tambm perder sua credibilidade. Agora, no importa o esforo que voc faa, a platia est pensando que todas as suas preparaes so uma fraude. Construa a sua credibilidade a partir de preparaes verdadeiras, honestas e sem complicaes. Ento, pire nos desfechos. Workshop # 16 CONDENSANDO SUAS PREPARAES Lembre-se, toda preparao conduz a um desfecho. Se alguma coisa no o desfecho, ento, tem que fazer parte da preparao. Se no, elimine-a. Stand-up parecido com poesia haiku. No existem palavras sobrando. Toda slaba elaborada, julgada e tem que estar na medida exata. Observe este trecho revisado do aluno Eric Dickley: Eu amo mulheres. Eu gosto em particular das mulheres que esto em forma, de verdade. Eu entrei numa aula de aerbica e conheci esta garota linda. Mas, Mulheres podem ser so perigosas. Eu estou saindo com esta instrutora de aerbica e elas tm um corpo fantstico! Realmente em forma! Ns brigamos uma vez e ela me deu um pontap na bunda. Mas, tudo bem. Eu aprendi como me defender...
PUNCH:

... eu desligo a msica. Lembre-se que preparaes precisam ser verdadeiras. s vezes, apenas trocando algumas poucas palavras voc dar autenticidade a uma preparao, exatamente como fez um aluno, George Chase: SETUP: (falso) Eu odeio sinais de trnsito. Eles esto em toda a parte me dizendo o que fazer: pare, d passagem, ultrapasse. Minha me, recentemente, arrumou um emprego no departamento de estradas e eu acho que ela enlouqueceu... punch: Stand-Up Comedy The BookPgina 48 Judy Carter

Ligue para sua irm, troque de cuecas, se case. Esta uma boa premissa, mas a preparao contm uma mentira nela. A me de Chase no trabalha no departamento de estradas. Isto pode ser facilmente retificado, mudando-se a frase Minha me recentemente, arrumou um emprego no departamento de estradas para Eu acho que, se minha me trabalhasse no departamento de estradas... Agora, experimente voc. Voc tem datilografadas trs pginas de material e j sublinhou os desfechos. Estude seu material com ateno e: Apague todas as palavras redundantes. Condense a preparao de cada trecho. Reescreva cada preparao deixando-a objetiva e verdadeira.

Contrastando a Preparao com o Desfecho


Um modo poderoso de criar material de stand-up ter uma preparao que contraste com o desfecho. A preparao guia a platia por uma estrada reta e o desfecho uma curva brusca a esquerda quando ela menos espera. Por exemplo: L est voc com algum que voc deseja beijar e voc est seguro preparando o beijo, movendo-se sutilmente em direo a ele ou ela, e ento... voc espirra. Voc no ir transar, mas conseguir uma risada e para a maioria dos comediantes, isso melhor. Uma boa preparao manipula a platia a prever uma coisa e, ento, apresenta algo inesperado. O Humor criado indo de encontro ao que previsvel. Uma maneira de criar contraste entre a preparao e o desfecho ter uma atitude radicalmente diferente no desfecho. D uma olhada nesta tpica e simples piada de Mestre de Cerimnia: Setup: (amigavelmente) Parece que temos uma grande platia esta noite... punch: (hostilidade) ... exceto por vocs. A preparao dita de forma simples e honesta, com a atitude de Eu amo estar aqui... implcita. Ento, o desfecho cria o contraste com a preparao por meio da atitude de hostilidade, como nesta abertura de Bob Saget:
SETUP:

(AMIGVEL, COM SARCASMO) Vocs so um grande pblico. Eu amo vocs! Stand-Up Comedy The BookPgina 49 Judy Carter

PUNCH:

(HOSTILIDADE) ... Eu s queria poder levar todos vocs para um banho de jacuzzi e deixar cair uma torradeira eltrica dentro da banheira! Aqui, Jay Leno diz a preparao com uma atitude neutra, de informao, ento, manda o desfecho com sarcasmo:
SETUP:

(INFORMAO) No Mcdonald eles tem esses brindes de promoes e as placas dizem, Oferta vlida somente para clientes do McDonalds!
PUNCH:

(SARCASMO) ... Agora, eles so um grupo fechado! Pense na preparao como a parte lgica, informativa da piada e o desfecho como uma mudana inesperada ou um exagero extremo. Observe esta tentativa de piada:
SETUP:

(INFORMAO) Meu namorado do tipo muito egosta.


PUNCH:

(INFORMAO) ... Ele gosta dele mais do que gosta de mim. Isto no muito engraado porque o desfecho uma concluso previsvel da preparao. Mas, exagerar o comportamento do namorado, torna o material engraado:
PUNCH:

(HOSTILIDADE) Quantos homens, voc conhece, gritam o prprio nome quando eles transam? Aqui, Ellen DeGeneres prepara sua piada conversando sobre cabeas de alces:
SETUP:

(INFORMAO REALISTA) Voc pergunta para as pessoas por que elas tem cabeas de alces penduradas em suas paredes. Elas sempre dizem, Porque um animal to bonito. Ento, no desfecho, ela muda para sua me: ... Eu acho minha me atraente, mas eu guardo fotografias dela. Stand-Up Comedy The BookPgina 50 Judy Carter

SETUP:

(AMIGVEL, COM SARCASMO) ... My girlfriend thinks shes impressing me because she lifts weights... ... Minha namorada pensa que me impressiona porque ela levanta pesos... ... Minha namorada pensa que me impressiona porque ela puxa um ferro.
PUNCH:

(INFORMAO) ... I tell her, If you want to impress me, pick up this check. ... Eu digo a ela, Se quer me impressionar, pegue este cheque. ... Eu digo a ela, Se quer me impressionar, puxe a carteira. Aqui, Eric contrasta um objeto pesado com algo leve e, ao mesmo tempo, expressa o seu ponto de vista. Aqui vai um exemplo de uma piada onde a preparao fornece uma informao racional, sana, enquanto o desfecho contrasta por ser completamente absurdo.
SETUP:

(REALSTICO) Eu fui a uma conferncia para bulimicas e anorexicas. Foi um pesadelo...


PUNCH:

(ABSURDO) ... As bulmicas comeram as anorxicas. Monica Piper Em todas as piadas acima, as preparaes (setups) so racionais, informativas e plausveis. A platia fisgada emocionalmente pela informao presente na preparao (setup).
SETUP:

(INFORMAO) Eu brinquei muito com o meu av, quando eu era criana... Todos ns brincamos com nossos avs ou conhecemos pessoas que brincaram. Uma vez que voc estabelea entre voc e o pblico algo real para ambas as partes, voc pode ir fundo no desfecho, de um modo selvagem. Stand-Up Comedy The BookPgina 51 Judy Carter

PUNCH:

(INFORMAO) ... Embora ele estivesse morto, meus pais o tinham cremado e coloca suas cinzas no meu Etch-a-Sketch. - Alan Harvey No esquea o que falamos sobre atitude. Lembre-se, cada preparao tem de conter uma atitude. Voc pode ter muitas atitudes diferentes em um ato, mas cada preparao e desfecho tem de ter uma atitude especfica. A atitude no tem de ser expressa literalmente em Eu amo... Eu odeio.... Elas podem estar na sua interpretao. A maneira como voc diz certas palavras ser o suficiente para indicar seus sentimentos. Por exemplo, a atitude de Paul Provenza : ele odeia pessoas que fumam cigarros.
SETUP:

(NORMAL) Vocs sabem o que me incomoda? Pessoas que fumam em restaurantes...


PUNCH:

(LUNTICO) por isso que eu carrego sempre uma pistola de gua carregada com gasolina. Marsha Warfield odeia mulheres esquelticas:
SETUP:

(INFORMAO) Eu odeio mulheres esquelticas, especialmente quando elas dizem coisas como s vezes eu esqueo de comer.
PUNCH:

(REAO HOSTIL) ... Agora, eu j esqueci nome de solteira da minha me e as minhas chaves, mas voc tem que ser um tipo especialmente estpido para esquecer de comer. Note que nos exemplos acima, os comediantes verbalizam suas atitudes: Eu odeio. Eis um material de Roseanne Barr onde a atitude no dita verbalmente, mas mostrada pelo tom de voz, expresso facial e linguagem corporal. O que engraado sua atitude diametralmente oposta. Leia esta piada com se ela tivesse orgulho de ser me. Da maneira que eu vejo, se meus filhos ainda esto vivos quando meu marido chega do trabalho, ento, eu fiz a minha parte.

Stand-Up Comedy The BookPgina 52

Judy Carter

Roseanne Barr Workshop # 17 CRIANDO CONTRASTE ENTRE A PREPARAO E O DESFECHO At o momento voc tem: Vrias pginas datilografadas de suas consideraes, ditas com vigor e atitude Desfechos sublinhados As preparaes condensadas Agora, observe cada preparao/desfecho e responda as seguintes perguntas: 1. Cada preparao plausvel, carrega uma informao e est escrita de forma simples e clara? 2. Cada desfecho contrasta com a preparao seguindo uma dessas formulas: SETUP (preparao) Informativo Tema geral Sadio Realista Ponto de vista adulto Fato PUNCH (desfecho) Exagero Exemplo especfico Insano Fantasioso Ponto de vista infantil Fico

3. Cada trecho contm uma atitude? Qual ? (Lembre-se, voc no precisa dizer a atitude em palavras, voc pode mostr-la em sua voz, expresso do rosto e corporal. Mas, voc precisa saber qual a sua atitude em cada trecho. Lembre-se, atitudes podem mudar de trecho para trecho. Voc pode ir direto de Eu odeio... para Eu amo... sem nenhuma transio). Workshop # 18 USANDO SARCASMO COM A SUA LISTA DO EU EXTERIOR No Captulo 2 voc escreveu itens que eram fisicamente bvios em voc. (Veja o Workshop #5 Seu Eu Exterior) Dizer o que o oposto do bvio uma maneira confivel de fazer as pessoas rirem. Por exemplo, aqui esto algumas observaes sarcsticas que tem funcionado: Um aluno muito gordo conseguiu uma enorme gargalhada abrindo seu ato com Ol, meu nome Al Barlaan e, sim, eu sou um deus do sexo das Felipinas. Stand-Up Comedy The BookPgina 53 Judy Carter

Outra aluna, Ruth Reyerson, era loira e estava acima do peso. Ela subiu ao palco e disse, Eu sei o que vocs esto pensando... Barbie. Quando a risada diminuiu, ela prosseguiu: Eu sou como a Barbie, cabalos loiros, olhos azuis, exceto por uma coisa. A Barbie no come. A aluna Beverly Jackson, uma maravilhosa loira de seios fartos, abriu com: Eu sei o que os homens esto pensando... Mais uma cientista da Nasa! Os homens olham para mim e todos pensam a mesma coisa. Voc to... brilhante. Em todos esses exemplos, a preparao a respeito de sua aparncia fsica e o desfecho uma reao sarcstica. Pelo fato da preparao ser implcita, seu trao fsico tem de ser muito bvio. Na pagina (...) voc selecionou duas caractersticas fsicas que se sobressaem (isto , gordo, baixinho, macho, etc.). Copie-as em baixo e escreva vrios antnimos (opostos). Seja sarcstico o tanto quanto possvel. Se voc se esquecer, experimente um dicionrio de sinnimos e antnimos ou um de palavras correlatas (Thesaurus). Por exemplo: Caracterstica. 1.esqueltica___________________________________________ Opostos (antnimos): Macho, amante latino_______________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Caracterstica 2.gorda_______________________________________________ __ Opostos (antnimos): anorxica____________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Agora, experimente voc com seus prprios traos fsicos: (OBS.: Se voc no tiver nenhum trao fsico fora do normal, e a maioria dos meus alunos no tem, simplesmente pule para o prximo exerccio) Stand-Up Comedy The BookPgina 54 Judy Carter

Caracterstica 1._____________ ___________________________________________ Opostos (antnimos): ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Caracterstica 2._____________ ___________________________________________ Opostos (antnimos): ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Caracterstica 3._____________ ___________________________________________ Opostos (antnimos): ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Ser sarcstico a respeito de seus prprios atributos fsicos pode servir como uma boa maneira de abrir o seu show. Escreva algumas linhas e veja se alguns dos atributos escritos acima lembra algo engraado para voc. Se a resposta for sim, tenha em mente para a sua abertura.

Seis Formulas adicionais de comdia


Cada trecho de seu material precisa ter uma preparao, um desfecho e uma atitude. Estas seis frmulas adicionais so opcionais. Elas so ferramentas que lhe ajudaro a dar clareza e humor ao seu material. As seis ferramentas adicionais so: Comparaes Figuras de linguagem (metforas) Observaes Imitaes Listas Bordes (call backs)

Stand-Up Comedy The BookPgina 55

Judy Carter

Comparaes
Comparar um assunto a outro simples e uma forma muito eficiente de organizar o seu material. Por exemplo, se um dos seus tpicos sobre os seus pais, ento compare a gerao deles com a sua.
SETUP:

(GERAO DOS PAIS) Meu pai tinha trs empregos e freqentava a escola noite...
PUNCH:

(SUA GERAO) ... Se eu vou a lavanderia e ao banco no mesmo dia... eu preciso de uma soneca. - Larry Miller O cmico nascido na Rssia Yakov Smirnoff compara seu pas aos Estados Unidos:
SETUP:

(COMEDIANTES AMERICANOS) Comediantes americanos podem dizer qualquer coisa que eles quiserem...
PUNCH:

(COMEDIANTES RUSSOS) ... Na Rssia, voc tem que ser muito seletivo sobre que piadas contar. Se voc disser, Leve minha mulher, por favor, quando voc chegar em casa, ela desapareceu. Aqui, Ltus Weinstock compara suas convices atuais com suas convices do passado:
SETUP:

(PASSADO) Uma vez eu j quis mudar o mundo...


PUNCH:

(AGORA) ... agora, eu s quero deixar este recinto com alguma dignidade. Aqui, Bill Maher compara suas religies:
SETUP:

(INFORMAO) Minha me judia e meu pai catlico. Eu fui educado como catlico com uma mente de judeu.
PUNCH:

(EXAGERO)

Stand-Up Comedy The BookPgina 56

Judy Carter

... Quando eu vou me confessar, eu sempre levo meu advogado comigo: Me abenoe, Padre, porque eu pequei e acho que j conhece meu advogado, Mr Cohen. Mais uma vez, observe que em todas essas piadas, cada punch (desfecho) um exagero, uma torcida, ou uma mudana de direo da preparao (setup). A preparao (setup) sria e lgica, e a preparao (punch) revela a platia que voc est brincando. A preparao estabelece a realidade coletiva e o desfecho (punch) comunica sua viso particular do mundo, seu ponto de vista distinto. Workshop # 19 COMPARAES Neste exerccio voc vai escrever comparaes usando alguns dos temas listados nos exerccios do Captulo 2. Estude com ateno as suas listas de Eu odeio, Eu me preocupo e Eu tenho medo e veja se algum desses tpicos que voc listou poderiam ser conduzidos para esta frmula. Por exemplo, se voc tinha poltica em uma das suas listas, compare lados opostos de uma discusso ou escola filosfica:
SETUP:

(INFORMAO) Liberals feel unworthy of their possessions... Liberais sentem-se indignos de suas posses... Liberais se sentem culpados de ter posses...
PUNCH:

(EXAGERO) ... Conservatives fell they deserve everything theyve stolen. ... Conservadores sentem que merecem tudo o que eles roubaram. ... Conservadores se acham dignos de possuir tudo o que eles roubaram. - Mort Sahl Observe com ateno outros workshops no Captulo 2. Se na sua lista de caractersticas singulares voc tem listado que voc uma mistura de religies e raas, ento as compare:
SETUP:

(INFORMAO) Minha filha metade negra e metade judia...


PUNCH:

(EXAGERO) Judy Carter

Stand-Up Comedy The BookPgina 57

... isso quer dizer que se estivssemos na Segunda Guerra Mundial, ela teria que se esconder e limpara a casa. - A aluna Roseanne Katon Agora, faa voc. Procure nos exerccios do Captulo 2 e veja quais os tpicos se encaixariam nesta frmula e preencha as lacunas: 1. Item da lista: ___________________________________________________ Um lado: _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ Outro lado: _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 2. Item da lista: ___________________________________________________ Um lado: _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ Outro lado: _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 3. Item da lista: ___________________________________________________ Um lado: _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ Outro lado: _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 4. Item da lista: ___________________________________________________ Stand-Up Comedy The BookPgina 58 Judy Carter

Um lado: _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ Outro lado: _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 5. Item da lista: ___________________________________________________ Um lado: _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ Outro lado: _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ Se voc empacou, esqueceu, aqui esto alguns tpicos adicionais que voc pode usar em comparaes: Compare sua cidade natal com onde voc vive agora Compare seus medos atuais com os medos que tinha quando era pequeno, ou enquanto crescia Compare a gerao dos seus pais com a sua Compare a vida de seu cachorro com a sua Compare as vantagens e desvantagens de ser casado, ou de ser solteiro Compare sua vida sexual com a de sua av.

Figuras de Linguagem Metforas - Analogia


Sexo como o ar... ... voc no sente falta at que voc no tenha. Uma metfora quando um objeto comparado com outro. Na comdia, analogias so ferramentas muito poderosas porque elas criam imagens. Comediantes comparam o que eles esto falando com uma referncia comum da cultura popular, ou com uma experincia que todos ns j tivemos. Analogias so geralmente introduzidas com um Isto como... Analogias podem ser usadas em uma preparao:

Stand-Up Comedy The BookPgina 59

Judy Carter

Theres this guy sitting next to me... looks like a squid in strech pants So you know, Im ready to spawn so then, he starts puffin on a cigar the size of Gods ego And I said, Excuse me, but if I wanted to shorten my life, Id date ya! Tem esse cara sentando perto de mim... que parece um polvo dentro de calas de moleton... Ento, vocs sabem, eu estou pronta para ovular... Ai, ele comea a dar baforadas em um cigarro do tamanho do ego de Deus... E, eu digo, Me desculpe, mas, se eu quisesse encurtar minha vida, eu sairia com voc. - Judy Tenuta Ou, analogias podem ser utilizadas como o desfecho: A Princesa Di, ela cuidou direitinho da sua vida, no cuidou? Esse Charles, ele como um Carto Gold Visa com orelhas. - Carol Montgomery Estes so exemplos de boas analogias, onde o comediante cria uma imagem extrema, absurda usando referncias comuns. Eis alguns exemplos de algumas analogias ruins.
SETUP:

(INFORMAO) In bathing suits, those Chippendale dancers look like they have... Em roupas de banho estes danarinos de Chippendale parecem ter...
PUNCH:

(DESFECHO SEM GRAA) ... a large package. ... um grande pacote. Uma boa analogia pode realmente endireitar uma frase:
SETUP:

(INFORMAO) In bathing suits, those Chippendale dancers look like they have... Em roupas de banho estes danarinos de Chippendale parecem ter...
PUNCH:

(DESFECHO REVISADO) ... a bag of marbles in Vaseline. Stand-Up Comedy The BookPgina 60 Judy Carter

... uma bolsa de bolas de gude na valesina. Quanto mais fora do normal a comparao, mais engraado poder ser o material. Pense em termos da criao de uma figura que leve a platia a uma mini viagem de cido.
SETUP:

Sexo quando voc se casa como ir ao 7-Eleven...


PUNCH:

... No existe muita variedade, mas s trs da manh, est sempre l. - Carol Leifer
SETUP:

(INFORMAO REALISTA) I put my clothes in the cleaners and then dont have the money to get them out again Eu coloquei minhas roupas para lavar e agora no tenho dinheiro para tir-las de l novamente...
PUNCH:

(EXAGERO EXTREMO) ... its like theyre in jail waiting on me to springem I have to go in there every so often and say, Can I just see the pants?. ... como se elas estivessem na cadeia esperando que eu as libertasse... Eu tenho que ir l com freqncia e digo, Ser que posso ver pelo menos as calas?. - Paula Poundstone Workshop # 20 ANALOGIAS Exercite suas mos criando imagens por meio de analogias. Por exemplo:
SETUP:

Voc est me encarando... PUNCH: como uma lava lamp____________________________________


SETUP:

A garonete era to lerda que ... PUNCH: ela parecia uma lesma que tomou um valium __________

Stand-Up Comedy The BookPgina 61

Judy Carter

Agora, tente voc. Lembre-se que isto apenas um exerccio prtico. Anote qualquer coisa que lhe venha a cabea. No existem respostas certas ou erradas. 1. Setup (preparao): Chicago to quente: Punch (desfecho): _________________________________________________________________ 2. Setup (preparao): Minha me to gorda, ela parece:: Punch (desfecho): _________________________________________________________________ 3. Setup (preparao): Meu quarto to bagunado, ele parece: Punch (desfecho): _________________________________________________________________ 4. Setup (preparao): Sexo gostoso para Dr. Ruth como: Punch (desfecho): _________________________________________________________________ 5. Setup (preparao): Sexo gostoso para Dr. Ruth como: Punch (desfecho): _________________________________________________________________ Eis algumas das analogias que alguns comediantes tem usado com as preparaes anteriores: 1. Setup (preparao): Chicago to quente: Punch (desfecho):
como o traseiro de algum sobre o seu peito lambendo a sua cara.

- A aluna Ellen Totleben

2.

Setup (preparao): Minha me to gorda, ela parece:: Punch (desfecho):


Um Balo inflvel na Parada do Dia de Ao de graas da Macy. Shelley Winters e Orson Wells no mesmo vestido.

- A aluna Carrie Williams Stand-Up Comedy The BookPgina 62 Judy Carter

3. Setup (preparao): Meu quarto to bagunado, ele parece: Punch (desfecho):


O lixo da cidade num dia calmo.

- A aluna Carrie Williams

4.

Setup (preparao): Sexo gostoso para Dr. Ruth como: Punch (desfecho):
Um bom vinho com queijo cottage.

- George Wallace 5. Setup (preparao): Ela estava me olhando como: Punch (desfecho):
Um mongolide assistindo um nmero de mgica.

- David Spade

Observaes do cotidiano
Ever wonder why theres a permanent-press selection on a iron? Morro de curiosidade de saber porque os ferro de passar tem uma seleo para permanente? No dicionrio, a definio para uma observao exame cuidadoso, especialmente de fenmenos naturais. Observaes so onde o comediante tenta dar sentido a um mundo que no faz sentido. Have you ever noticed that your garbage weighs more than your groceries? Voc j notou que o seu lixo pesa mais do que os seus mantimentos? trabalho do comediante observar o mundo em que ele ou ela vive e tecer comentrios a respeito. Observaes cmicas so observaes especficas vistas atravs de sua perspectiva nica sobre at mesmo o mais ordinrio dos elementos das nossas vidas.

Stand-Up Comedy The BookPgina 63

Judy Carter

Repare como as seguintes observaes so todas comentrios a respeito dos absurdos encontrados em nossa vida cotidiana: Have you ever notice that mice dont have shoulders? Voc j notou alguma vez que os camundongos no tem ombros? - George Carlin Why is it that in Seven Eleven stores, theyve got $10,000 worth of cameras watching 20 cents worth of Twinkies? O que isso nas lojas do Seven Eleven, eles gastam 10 mil dlares em um sistema de cmeras para vigiar chocolates de 20 centavos? - Jay Leno What is it about American fathers as they grow older that makes them dress like flags from other countries? O que h com os pais americanos a medida em que eles envelhecem que faz com que eles se vistam como bandeiras de outros pases? - Cary Odes Did you ever notice when you blow in a dogs face he gets mad at you, but when you take him in a car, he sticks his head out the window? Voc j reparou que quando voc sopra na cara de um cachorro ele fica furioso, mas quando voc o leva para passear de carro, ele estica a cabea para fora da janela? - Steve Bluestein Observaes podem ser curtas, de uma linha apenas, mas prefervel usar a observao como preparao e sua reao espontnea a observao como o desfecho. Usando esta tcnica, uma observao pode se estender para criar uma rotina inteira, como no caso da rotina criativa de Jerry Seinfeld a respeito das bolas de algodo:
SETUP:

(OBSERVAO) Ladies, whats the deal on cotton balls? Senhoritas, qual lance com as bolas de algodo?
PUNCH:

(REAO) ... I have no cotton balls, Im getting along just fine. Ive never had one, never bought one, never needed one, Ive never been in a situation where I thought to myself, I could use a cotton ball right now. Stand-Up Comedy The BookPgina 64 Judy Carter

... Eu no tenho bolas de algodo e estou lidando muito bem com isso. Eu nunca tive, nunca comprei, nunca precisei de uma bola de algodo. Eu nunca estive em uma situao onde eu pensasse Eu poderia usar uma bola de algodo nesse exato momento.
SETUP:

(OBSERVAO) Women need millions of cotton balls every single day. ... Mulheres precisam de milhes de bolas de algodo, todo santo dia.
PUNCH:

(ANALOGIA) ... They buy these bags like peat moss bags, and two days later theyre all out ... Elas compram essas bolsas do tipo (peat moss bags), e dois dias depois, elas esto completamente vazias.
SETUP:

(OBSERVAO) The only place I ever see them is at the bottom of your little wastebasket ... O nico lugar onde eu as vejo no topo daquelas suas pequenas lixeirinhas.
PUNCH:

(REAO) ... Theres always two or three that look like theyve been through some horrible experience ... H sempre duas ou trs que parecem ter passado por uma experincia horrvel...
SETUP:

(OBSERVAO) I once went out with a girl left a ziplock baggy of cotton balls over my house ... Uma vez, eu sai com uma garota que esqueceu na minha casa uma bolsa de zper cheia de bolas de algodo..
PUNCH:

(ANALOGIA) ... I took them out and put them on the kitchen floor like little tumbleweeds. I thought maybe the cockroaches would see it, figure that this is a dead town, lets move on. ... Eu tirei as bolas da bolsa e as coloquei no cho da cozinha como se fossem pequenas bolas de feno (que vemos nesses filmes antigos do velho oeste). Eu pensei que, talvez, as baratas veriam aquilo e imaginassem que estivessem em uma cidade fantasma, Vamos para outro lugar. Stand-Up Comedy The BookPgina 65 Judy Carter

Or when I go to the doctor, before he gives me the shot he puts the alcohol on me with a cotton ball, so I give him one of mine, just trying to get rid of it. Then he gives me the prescription ... Ou, quando eu vou ao medico, antes dele me aplicar a injeo, ele pe um pouco de lcool em uma bola de algodo, ento, eu lhe daria uma das minhas, tentando me livrar logo dela. Ento, ele me d o remdio...
PUNCH:

(ANALOGIA) ... I take it home, open up the bottle, theres another cotton ball in there. You cant get out of this rat race. ... Eu o levo para casa, abro o vidro e l est outra bola de algodo. Voc no consegue sair deste crculo vicioso.

Workshop # 21 OBSERVAES

Transformando o Cotidiano em Material de Comdia


Eu descobri que simplesmente impossvel sentar e escrever material proveniente de observaes. Observaes so fragmentos de dados que circulam atravs de seus pensamento enquanto voc est envolvido no cotidiano da vida. Carregue um caderno aonde voc for e anote essas observaes no momento em que elas lhe ocorrem. Ento, experimente-as com as pessoas com a preparao: Voc j notou que... Pratique escrever observaes sobre estes tpicos: Observaes sobre compras: Voc j notou que: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Observaes sobre seu animal de estimao: Voc j notou que: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Observaes sobre seu corpo: Stand-Up Comedy The BookPgina 66 Judy Carter

Voc j notou que: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Imitaes
... e deixe me apresent-los ao meu alter ego. Imitao no significa ser Rich Little, quando voc faz meno a celebridades. Significa copiar, interpretar as pessoas sobre as quais voc est falando. Torne-se elas. Imite suas vozes, sua linguagem de corpo. Lembre-se, stand-up visualmente tediosa. Em muitos Clubes de Comdia tudo o que a platia tem para olhar uma cortina preta, um foco de luz forte e voc. Desde o momento em que o visual dos Clubes parece ter sido desenhado por Kafka, quanto mais vozes, expresses faciais e movimento de corpo voc trouxer para o seu ato, mais visualmente atrativo ele se tornar. As pessoas adoram transformaes. Ao invs de ficar falando sobre sua me na terceira pessoa, fale sobre ela como se voc fosse a sua me. Interprete-a. Imite o seu estilo, postura e voz. No precisa ser exatamente o jeito que ela fala. A menos que ela seja uma estrela de cinema, ningum vai saber exatamente como a voz da sua me. O aluno Howard Gluss tinha escrito em sua lista de coisas que eu odeio que odiava o jeito de sua me sair da cama. Ele estendeu isso a uma rotina histrica de interpretao. Voc no tem que se limitar a imitar apenas pessoas. Se voc est falando sobre Deus, como minha aluna Loretta Colla fez, seja Deus: I wonder if God is chubby, his son is anorexic Could you imagine Him at an Overeaters Anonymous meeting: (IN A DEEP VOICE-OVER) Hi, my name is God, and Im an overeaters and overachiever. Hi, God!. Eu imagino se Deus fosse obeso, e seu filho anorxico... Voc conseguiria imaginar Deus na reunio dos Comedores Compulsivos Annimos: (FAZENDO UMA VOZ SOTURNA) Oi, meu nome Deus e eu sou um comedor compulsivo e um cara bem sucedido demais. Oi, Deus!.. A comediante Mnica Piper faz um bloco de piadas em que ela finge ser seu cachorro examinando seus namorados: So you got a job? Oh, yeah, how long? Eight-six to eighty-eight? Okay, thats fourteen years, thats good. Stand-Up Comedy The BookPgina 67 Judy Carter

Youre not one of those guys who just pretends to throw a ball, are ya? I hate that. She didnt give you that line about youre the only one, huh? Wish I had a Milk Bone for every guy shes dragged back here (SNIFFING) Oh, I see you still got yours. She made me get rid of mine. Ento, voc tem um emprego? Oh, sim, h quanto tempo? De oitenta e seis a oitenta e oito? Certo, quatorze anos, isso bom (?). Voc no um desses caras que apenas fingem que jogam a bola, ? Eu odeio isso. Ela no disse pra voc aquela frase sobre voc ser o nico, hem? Quisera eu dar um ossinho para cada sujeito que ela arrasta pra c. (CHEIRANDO) Oh, eu vejo que voc ainda tem os seu. Ela fez com que eu me livrasse do meu. Comunicar-se com a sua voz e seu corpo uma tcnica poderosa que mostra imaginao.

Workshop # 22 IMITAO

Tornando-se outra pessoa.


Veja novamente seu material escrito ou gravado com vigor e muita expressividade: Quem so as pessoas as quais voc menciona? Interprete um dialogo com este pessoa. Transforme-se nelas, fisicamente e verbalmente: o Como elas agiriam se estivessem com muita raiva/ Se elas estivessem apaixonadas? o Como elas andam, comem? o Que hbitos elas possuem que voc possa imitar?

Fazer listas
Criar Listas Que Faam As Pessoas Rirem
Listas criam bons desfechos. Existem diferentes maneiras de voc utilizar as listas para fazer as pessoas rirem. A primeira maneira com a Lista de Trs. A frmula da comdia funciona da seguinte Stand-Up Comedy The BookPgina 68 Judy Carter

maneira: as duas primeiras coisas da lista tm alguma coisa em comum (preparao) e a ltima algo inesperado (desfecho). Por exemplo:
SETUP:

(COMUM) Eu gosto de pensar em mim mesma como uma mulher de influncia europia: (1) maquiagem por Germaine Monteil (2) unhas por Faberg....
PUNCH:

(INESPERADO) ... (3) corpo por Hagen-Dazs. Na lista de trs, a preparao inclui os dois primeiro itens da lista. Eles so racionais e lgicos. O desfecho o terceiro item, que a mudana de direo.
SETUP:

(RACIONAL) Sendo rabe, eu tenho os mesmos interesses que vocs. Quando eu vou comprar um carro, eu procura pelas mesmas coisas: (1) cor (2) estilo....
PUNCH:

(INESPERADO) ... (3) quantos refns cabem no porta-malas. - o aluno May Rahal

Workshop # 23 FAZER LISTAS Aqui est um exemplo tirado do material de comeo de curso de um dos meus alunos:
SETUP:

(RACIONAL) Eu no consigo entender porque minha mulher me deixou: (1) Talvez tenha sido porque eu largava minhas roupas pelo cho (2) Talvez tenha sido porque eu deixava a tampa do vaso levantada....
PUNCH:

(NOT FUNNY) ... (3) ou, talvez, tenha sido porque eu lia por horas trancado no banheiro. O problema neste trecho que o terceiro item no contrasta com os dois primeiros. Desde que os dois primeiros so ordinrios, Stand-Up Comedy The BookPgina 69 Judy Carter

para fazer funcionar, o ltimo item precisa ser significante. Sendo assim:
PUNCH:

(NOT FUNNY) ... (3) ou, talvez, tenha sido a aeromoa. Examine atentamente o seu material e veja se h algum desfecho que possa ser quebrado em uma lista de trs.

Referncia / Bordes (Callbacks)


Um call back quando voc faz referncia, mais tarde em seu nmero, a algo que voc disse anteriormente. Ellen DeGeneres usa call backs em seu ato. No comeo de sua apresentao, ela faz uma srie de piadas sobre a sua av:
SETUP:

(INFORMAO) Cachorros detestam quando voc sopra na cara deles. Eu lhe digo quem realmente detesta isso minha av....
PUNCH:

(EXAGERO) ... o que estranho, porque quando ns estamos andando de carro, ela adora esticar a sua cabea para fora da janela. Mais tarde, em seu ato, DeGeneres faz uma referncia (um call back) a sua av.

SETUP:

(INFORMAO / IMITAO) I think everybody has a philosophical side to them. I grew up that way because of my grandmother. At a very young age she said to me, Life is like a blender. You have so many different speeds, you have mix, blend, stir, puree, and you never use them all. In life you have so many different abilities and you never use them all. Eu penso que todo mundo tem um lodo filosfico em relao a si mesmo. Eu cresci deste jeito por causa da minha av. Quando eu era muito nova, ela me disse, A vida como um liquidificador. Voc tem tantas velocidades diferentes, misturar, bater, agitar, pur, e voc nunca usa todas elas. Na vida, voc tem tantas habilidades diferentes e voc nunca usa todas elas..
PUNCH:

(CALL BACK) Judy Carter

Stand-Up Comedy The BookPgina 70

I said, Grandma and then I just blow in her face I dont really like her. ... Eu disse, V, e ento, simplesmente sopro na sua cara... Eu no gosto dela, realmente. Call Backs so populares com a platia porque eles ajudam o comediante a desenvolver uma intimidade especial com o pblico. Sua me est fazendo um call back toda vez que vocs esto juntos e ela lembra da noite em que voc queimou as suas panquecas. Ou, toda vez em que voc e seu primo esto juntos e voc recorda (call back) como av de vocs esconde seu dinheiro na jarra de biscoitos. Workshop # 22 CALLBACKS (BORDES) Examine o seu material e veja se existe algum assunto, emoo, ou frase que voc possa usar em um call back, ou seja, como uma referncia reincidente, ou bordo. Se voc usar call backs (referncias), lembre-se, a piada original precisa ter obtido uma boa risada e funcionar sozinha. Se voc puder trabalhar alguns call backs, voc descobrir que a platia realmente os aprecia.

Uma Nota Final: Voc no tem que incorporar todas essas ferramentas em seu ato. E acho que muitos alunos so mais bem sucedidos em uma tcnica ou outra. Voc, talvez, descubra que faz listas, naturalmente, ou que a maioria do seu material de observaes do dia a dia, ou que voc fala em imagens. Trabalhe repetidamente em seu material escrito e nas suas digresses a respeito dos seus tpicos moldando e expandido-os por meio destas ferramentas: COMPARISONS Voc tem assuntos onde pode ponderar dois lados? ANALOGIAS Examine seu ato atentamente em busca de qualquer coisa que voc tenha mencionado como a casa onde voc cresceu, seu chefe, qualquer coisa- e faa uma imagem e descreva, a partir de uma analogia. Compare com alguma coisa bem visual e compreensvel. Adicione quantas analogias forem possveis. Stand-Up Comedy The BookPgina 71 Judy Carter

OBSERVAES Mantenha seus olhos abertos e observe os mais cotidianos absurdos da vida. IMITAES Se voc menciona alguma pessoa, ou animal, ou mesmo objetos inanimados, pratique transformar-se neles ao invs de falar sobre eles. Teste as possibilidades de se tornar outras pessoas. Seu ato deveria conter uma srie de personagens de sua vida. Interprete-os. Voc no tem que ser um grande ator ou sentir qualquer coisa. Faa uma caricatura deles. Divirta-se e grave o que sair de sua boca. FAZER LISTAS Trs o nmero mgico na comdia. CALL BACKS (REFERNCIAS) Faa referncia a alguma coisa que voc mencionou anteriormente em seu nmero.

Resumo:
At este momento voc tem: Um esboo escrito de seu ato Seu material organizado no formato de preparao (setup) e desfecho (punch). Todas as palavras desnecessrias apagadas. Seu ato construdo a partir de uma ou mais dessas tcnicas: o Comparaes o Analogias o Observaes o Imitaes o Listas o Call backs (referncias) Parabns por ter completado todos os exerccios at aqui. Relaxe, a parte mais difcil j terminou, e o resto velejar tranqilamente. No prximo captulo voc aprender vrios estilos de comdia provenientes de alguns dos maiores comediantes.

Captulo 4

ADQUIRINDO ESTILO
Stand-Up Comedy The BookPgina 72 Judy Carter

Criando Seu Prprio Estilo


No outra galinha de borracha! At agora, ns mantivemos o foco na criao da stand-up a partir de seus temas pessoais: descobrindo os assuntos do seu interesse, ou assuntos que refletem o mundo que o cerca, formatando-os em preparao e desfecho, e comunicando-os verbalmente para uma platia. Puristas acreditam que esta a nica forma de stand-up. Existem, entretanto, muitos comediantes de sucesso que empregam outros estilos de comdias, incluindo: Adereos5. Humor poltico Imitaes de pessoas famosas6 Personagens Msica Eu comecei fazendo truques de mgica. No comeo, eu estava petrificada para falar com a platia, ento, eu me escondia atrs dos meus adereos de mgica7. Rasgar um jornal, ter alguma coisa para fazer, ajudava a reduzir o meu medo, mas era o truque que recebia os aplausos, no eu. medida que minha confiana crescia, eu comecei a criar truques de mgica que eram a expresso de meus dilemas; truques que eram, de fato, metforas para o que estava acontecendo dentro de mim mesma. Tendo obsesso por dietas, eu criei a Levitao do Talo do Aipo, que eu comia enquanto ele flutuava. Como uma expresso da minha rebeldia, eu fazia o desafiomortal: A Escapada da Cinta8 da Minha Av. E durante meu perodo de fria, como meu nmero final, eu apresentava Serrando um Homem ao Meio com uma serra Black And Decker. medida que os anos passavam, entretanto, eu senti a necessidade de expressar sentimentos mais complexos, sentimentos que no podiam ser expressos em truques de mgica. Conseqentemente, eu comecei a falar mais e fazer menos mgica. Ento, uma noite, eu subi ao palco totalmente desprovida de qualquer adereo9. Isso no foi resultado de um ato de coragem, ao invs disso, foi o resultado da minha chegada ao clube, enquanto a minha mala ia para New Jersey. Muitos comediantes de sucesso usam adereos. Gallagher fez uma carreira a partir de melancias espatifadas com seu sledgeamatic. Bruce Mahler usa uma galinha morta como um fantoche. O selvagem Gary Mule Deer carrega uma lata de lixo cheia de adereos
5 6

props impressions 7 magic props 8 girdle 9 propless

Stand-Up Comedy The BookPgina 73

Judy Carter

para o palco, incluindo: uma galinha de borracha, uma mquina de escrever, um snorkel e nadadeiras, um babador com a figura de uma lagosta gigante10, um mata moscas gigante, um cavalo de brinquedo, um rifle, montes de sapos de brinquedo, o lao de uma forca, um co empalhado, Dorito Chips (ele toca guitarra com os salgadinhos), abacates de verdade, e hambrgueres siameses grudados a um bolo11. E isso apenas para a abertura de cinco minutos do seu ato. Adereos podem enriquecer o seu ato, mas, utilizados de maneira imprpria, eles podem ofuscar a pequena coisa em que voc quer que a platia preste ateno: voc. voc que precisa conquistar a risada, no o adereo. Alguns comediantes iniciantes usam adereos para se esconder por detrs deles, como se dissessem, No olhe para mim, olhe para estas engenhocas. Se voc decidir usar adereos, lembre-se de que todas as regras da stand-up ainda se aplicam. No suficiente segurar algum item ridculo e dizer, Isto no estpido? Voc precisa ter uma atitude a respeito do que voc est apresentando. A engenhoca tem que ter alguma coisa a ver com voc e sua viso da vida.

Humor Poltico
Se voc est interessado em humor poltico, o jornal a sua grande fonte de material. Onde quer que a magnfica lente da mdia decida descer, sempre haver uma piada. O problema que escrever material poltico neste mundo de passos largos pode ser um exerccio intil; sua melhor risada pode desaparecer a medida em que as manchetes mudam. Algum pode estar na mdia todos os dias por um ms e, duas semanas mais tarde, o nome dele ou dela no ser sequer mais reconhecido. Voc se recorda do nome do candidato que concorreu eleio com Gerald Ford? Quando se est fazendo material rapidamente perecvel, necessrio encontrar um lugar onde voc possa se apresentar semanalmente, quando no, diariamente. O comediante poltico Will Durst trabalhava praticamente todas as noites da semana, mudando seu nmero, diariamente. This is the same Justice Department that suspects the Teamsters are linked to the mob. Suspects. Theyre also inclined to believe that fire is hot, but theyre note sure. Este o mesmo Departamento de Justia que acha que o Sindicato tem ligao com a mfia. Suspeitas. Eles tambm esto inclinados a acreditar que o fogo quente, mas eles no esto absolutamente certos. - Will Durst
10 11

a giant lobster bib Siamese quarter-pounder hamburgers joined together at the bun

Stand-Up Comedy The BookPgina 74

Judy Carter

Durst sente que, se alguma coisa acontece e ele no lida com ela, naquele dia, sobre o palco, ele uma farsa como comediante social contemporneo. Outros comediantes polticos eminentes incluem Dennis Miller do Saturday Night Live, que faz uma stira aos noticirios, e o comediante de stira poltica e pianista Mark Russell, que tem o seu prprio show no Russell Hotel em Washington, D.C. assim como na National Public Television. Alm de escrever material atual, a maior parte dos comediantes de stira poltica tem um material bsico e slido de trinta minutos que pode sobreviver ao teste do tempo e onde todas as regras da preparao e desfecho ainda se aplicam.
SETUP:

(INFORMATIVO) Charles Manson appeared at his latest parole hearing with a swastika carved into his forhead... Charles Manson se apresentou em sua ltima audincia da condicional com uma sustica tatuada em sua testa...
PUNCH:

(RESPOSTA SARCSTICA) what better way to show the board youre putting your act together? que jeito melhor de mostrar a comisso que voc est colocando a sua cabea em ordem.... - Dennis Miller Quando estiver fazendo humor poltico, lembre-se de que, no importa o quo engraado seja uma piada, para rir, a platia precisa concordar com seu ponto de vista poltico. Por exemplo:
SETUP:

(INFORMATIVO) I dont understand these Right-to-Lifers. Have you noticed that they are the same people who are for the death penalty? Now, figure that? ... Eu no entendo estes caras que defendem o direito a vida (e, por isso so contra o aborto)! J reparou que eles so os mesmos que defendem a pena de morte? Agora, imagine uma coisa dessas?
PUNCH:

(EXAGERO) (IMITANDO-OS) save the fetus, wait until youre sure its a human being, then electrocute that bastard to death!

Stand-Up Comedy The BookPgina 75

Judy Carter

(IMITANDO-OS) salvem o feto, esperem at ter certeza de que ele um ser humano, ento, eletrocute o desgraado at a morte. Com esta piada, eu matei de rir a platia em uma festa beneficente em prol do movimento pelo Direito de Escolha (ProChoice) e consegui uns apupos fora do palco num banquete Batista. Isto no significa que voc fundamenta seu material nas necessidades dos sentimentos da platia. Ao contrrio, ser vaiada no me impediu de usar a piada do aborto. Eu descobri que material polmico pode no fazer a platia rir, mas a desperta. Mark Russell tambm acredita em assumir riscos: ... quando voc conhecido como um sacana12, eles esperam no concordar com voc. Eles querem esta (carne vermelha) red meat. Russell, que chama a si mesmo de um ofensor dos direitos iguais, acredita que no h problema em aborrecer a platia, desde que voc bata em ambos os lados de um dilema. Se voc est se apresentando para um grupo especfico, tipo a Organizao Nacional das Mulheres, voc pode escapar com um material que aborda um ponto de vista de apenas um lado da questo13.
SETUP:

(INFORMATIVO) My mother is against abortion for another reason Minha me contra o aborto por outra razo...
PUNCH:

(CONTRASTE) she doesnt fell its fair to kill the fetus and let the father live ela no sente que seja justo matar o feto e deixar o pai vivo. - John DeBillis Para estabelecer credibilidade, um comediante poltico precisa descobrir o equilbrio em seu ponto de vista. Russell escreve material do mesmo modo que a legislao escrita: ele faz concesses, tira um pouco de um lado, e um pouco do outro. Johnny Carson o mestre da opinio equilibrada. Se ele bate nos Democratas, ele equilibra batendo tambm nos Republicanos. A platia precisa sentir uma noo de jogo limpo e Carson d isso a ela. Entretanto, voc jamais encontrar Carson fazendo piadas que pegam pesado com dilemas delicados tais como aborto, racismo, e assim por diante. Quando estiver apresentando material poltico para a televiso, necessrio, freqentemente, faz-lo de modo seguro agarrando-se a um material que est em sintonia com a opinio nacional, tal como:
12

satirist

13

you can get away with a one-sided slant to your material.

Stand-Up Comedy The BookPgina 76

Judy Carter

SETUP:

(INFORMATIVO) Weight lifters are now taking steroids and male hormones Levantadores de peso esto, atualmente, tomando esterides e hormnios masculinos...
PUNCH:

(EXAGERO) one guy had so much male hormone in him, he had to be classified as an East German woman! um cara tinha tanto hormnio masculino dentro dele que ele teve que ser classificado como uma mulher da Alemanha Oriental. - Carl Wolfson Esta piada ir funcionar na televiso porque ela ridiculariza um pas que, quela poca, era emocionalmente neutro. Se esta piada estivesse ridicularizando Israel, por exemplo, ela teria tido momentos difceis passando pelos censores da rede de TV. Do mesmo modo, um nmero poltico precisa estar equilibrado com material sobre voc. Se voc vai criticar e atacar as imperfeies do presidente, d um tempo igual aos seus prprios defeitos. Um pouco de humor auto depreciativo faz com que voc parece humano, falvel para a platia e faz com que eles riam mais confortavelmente. Polticos usam esta tcnica porque eles sabem que ridicularizar as prprias falhas faz com que eles paream mais humanos, e elegveis. Eu desencorajo novatos em stand-up a fazer humor poltico. mais fcil obter risadas com material baseado em seus dilemas pessoais. Quando voc est fazendo material a respeito de voc mesmo, ningum vai questionar a sua credibilidade. Mas, quando voc est fazendo humor poltico, no suficiente ter uma atitude forte. A menos que eles sejam Walter Conkite (um famoso reprter poltico norte americano), comediantes de stand-up que fazem comentrios a respeito de outras pessoas precisam estabelecer suas qualificaes por meio de um material especialmente inteligente e habilmente construdo.

Dicas E Recomendaes Para Fazer Humor Poltico


Leia o jornal diariamente. Habitue-se a escrever algumas linhas todos os dias. Equilibre o seu ponto de vista. Tenha algum material que seja auto depreciativo. Mantenha um estoque de material que passe pelo teste do tempo. Judy Carter

Stand-Up Comedy The BookPgina 77

Nunca abra com o seu material novo. Abra com suas piadas

infalveis, frases versteis que voc sabe que iro prime the pump e faa os rir e, ento, introduza as coisas novas. Organize o seu material no formato de preparao e desfecho. Se voc est se apresentando fora da cidade, pea para que lhe enviem antes matrias dos jornais, de maneira que voc conhea quais so os dilemas daquele local. Mark Russell descobre trs ou quatro coisas extremamente bvias que esto acontecendo localmente itens a respeito dos quais a populao da cidade est interessada, tais como buracos nas rodovias, trfego, as pequenas faltas do xerife, e da por diante. Saiba sobre o que voc est falando.

Impresses14
Impressionistas como Rich Little, Fred Travalena e Marilyn Michels obtm seus aplausos da transformao de suas vozes, aparncia e linguagem corporal, na de celebridades que so instantaneamente reconhecidas. Levando em conta que celebridades vem e vo, estes profissionais tem um grupo de, no mnimo, setenta e cinco diferentes figuras pblicas e esto aprendendo novas vozes constantemente. A maioria dos impressionistas15 copiar perfeitamente a voz de uma celebridade e aspectos fsicos e as colocar em situaes inusitadas, como, E se o Senhor Roger fosse Presidente? Ou E se John Wayne tivesse uma conversa com a Doutora Ruth?. Pardias de filmes so muito populares com comediantes que fazem figuras pblicas. Michael interpreta O Mgico de Oz inteiro em trs minutos e E o Vento Levou em dois minutos, fazendo todos os papis. Fred Travalena faz um tributo ao Super-homem, onde Louis Lane Doutora Ruth, Jim Nabors Jimmy Olson, e Super-Homem se transforma em Elvis Presley. Impressionistas tambm imitam cantores. A estreante Valery Pappas faz Cher, Liza Minelli, e uma imitao perfeita de Phoebe Snow cantando The Poetry Man. Pappas cria suas impresses ouvindo uma cano uma vez aps outra, at que ela seja capaz de re-criar cada suspiro, cara nuance, e, ento, ela exagera isto. Pappa diz:Impressionistas precisam acentuar as qualidades peculiares das estrelas. Quando eu fao Liza Minnelli, eu exagero o modo como ela se entusiasma e torna aquela cano atrativa para a platia16. Se Liza interpreta17 a cano em cinqenta porcento, eu tenho que torn-la atrativa em 100 porcento.
14

Impressions: A humorous imitation of the voice and mannerisms of a famous person done by an entertainer. (Impresses: uma imitao humorstica da voz e maneirismo de uma pessoa famosa, feita por um artista). 15 (comediantes que imitam pessoas pblicas) 16 (sells it) 17 sells

Stand-Up Comedy The BookPgina 78

Judy Carter

Existe tambm o nascimento recente18 de uma nova onda de impressionistas tais como Mark McCollum, ganhador de 100 mil dlares no concurso Star Seach (Em Busca de uma Estrela), que saltou as usuais caricaturas de estrelas, para imitar personagens de cartoons cantando msicas de rock. Seu ato inclui Yosemite Sam frente da Silver Bullet Band, a voz profunda e cavernosa (foghorn) de Leghorn nascida para o rap, e Porky Pig completa com reverb cantando alto e com vigor uma verso de Pride In The Name Of Love, do U2. Se voc tem talento para o canto ou para imitar pessoas famosas19, faa as pessoas que so mais facilmente reconhecveis. Voc pode adicionar algumas imitaes obscuras apenas por diverso, mas imitar pessoas famosas um negcio, e como qualquer outro, voc tem que fazer algo que as pessoas possam identificar20. Travalina sugere que novatos tenham uma preferncia especial pelas pessoas do dia de maior apelo popular (top Box-office people of the day), e tentem descobrir os seus prprios cinco ou seis que sero a sua especialidade. Deve ser desencorajador para um novato ver impressionistas que tem visibilidade fazendo cinqenta ou cem vozes e pensar, O que eu vou fazer? H somente quatro ou cinco celebridades que nenhum deles ainda faz e estes so aqueles que voc vai dar preferncia. deste jeito que voc ser notado. Voc tambm no precisa ter o talento para imitar vozes para fazer imitaes de pessoas famosas. Existem comediantes que incorporam imitaes de objetos inanimados em seus nmeros. Bill Kirchenbauer imita objetos inanimados fazendo uma impresso histrica de um caminho de lixo barulhento s seis da manh, assim como imita um chiclete sendo mascado contorcendo seu corpo e terminando no acento de uma cadeira. Voc pode ter uma idia desse tipo de impresses praticando tornar-se coisas como: Um parqumetro Um cachorro numa casa velha Um par de culos de sol barato conversando com um par de Ray-Bans. Uma vez que voc perca a sua inibio21 em uma imitao, o elemento mais importante se torna o comprometimento. Se comprometa totalmente a sua imitao se atirando nela com todo o seu ser22.

Caracterizaes (Personagens)
18 19

hip Breed (speaking impressions) 20 (you have to do something that people can relate to) 21 get down 22 jumping into it with all tour being

Stand-Up Comedy The BookPgina 79

Judy Carter

Fazer caracterizaes a mesma coisa que fazer imitaes de celebridades, exceto pelo fato de voc imitar uma pessoa que no famosa, mas que, preferivelmente, seja um esteripito que reconhecemos da vida cotidiana: um nerd vendedor de linleo, uma desorientada23 Valley Girl, um cara grosso em um bar de solteiros. Todos nos reconhecemos a Ernestine de Lily Tomlin, a operadora de telefone mau humorada24, e a Fontaine de Whoopi Goldberg, a drogada recuperada. Muitos atores que fazem caracterizaes discordam25 do formato preparao / desfecho. Tomlin interpreta suas caracterizaes como se ela estivesse fazendo a cena de uma pea. Como no teatro, existe uma parede imaginria entre ela e a platia. O personagem, em muitos casos, no conversa com o pblico, como acontece na standup, mas, ao invs disso, fala com outro personagem imaginrio. Em razo da natureza teatral disto, muitas pessoas que fazem caracterizaes se apresentam em cenrios26 teatrais, mais preferivelmente do que em clubes de stand-up. Quando voc est fazendo um one-woman show (show de uma mulher), como Tomlin faz, voc se d ao luxo de fazer longos trechos de um personagem onde voc tem tempo para criar momentos dramticos. Para um especial da HBO, Whoopi Goldberg permaneceu em sua personagem Fontaine em toda uma hora de show. Entretanto, em um clube de comdia, o proprietrio no est interessado em arte dramtica. Ele est interessado em manter seus clientes rindo. Por esta razo, comediantes de stand-up que fazem caracterizaes s mantm curtas e as trabalham27 dentro de suas rotinas. Robin Williams um mestre nisso. Para um segmento de trs minutos em um Comic Relief 88 que discutia tudo sobre o contra-gate para o Golfo de Hormuz, Williams saltava de uma persona e voz para outra, incluindo um apresentador de talk-show, um pastor de TV, um chefe da mfia, Ollie North, Humphrey Bogart, um hippie viajando28, George Wallace, e um iraniano.

23 24

spacey surley 25 deviate 26 settings 27 weave them into their routine 28 zonked-out

Stand-Up Comedy The BookPgina 80

Judy Carter

Usando Preparao e Desfecho (Setup-punch)


A frmula da preparao e do desfecho ainda se aplica quando fazemos caracterizaes. A preparao, normalmente, inclui informao sobre a personagem, e o desfecho a interpretao deste personagem. Ir direto de um personagem a outro, sem nenhuma preparao, s vezes, confunde a platia a respeito de quem est falando. Quando o comediante Joey Camen introduz seu personagem racista, Cliford Fletcher, ele prepara seu personagem com: Im against racism, but I met this guy... Eu sou contra o racismo, mas eu conheci esse cara Com esta preparao, a platia se d conta de que no Camen que racista, mas seu personagem provinciano e conservador29. Esta introduo cria um contexto para o personagem criar vida. Durante a preparao voc se conecta com a audincia, o que esperado em um Clube de Comdia, e no desfecho, voc interpreta o personagem, se desconectando da platia.

Criando uma Personagem


Voc pode descobrir personagens a partir de observao das pessoas que voc conhece, como um professor memorvel, um membro da famlia, ou a mulher por trs do caixa da lavanderia. Marsha Meyers, membro e criadora do Grupo de Improvisao War Babies e professora de improvisao, sugere que personagens podem se desenvolver a partir de um pensamento, uma observao, ou uma idia psicolgica como ... este cara exatamente como o uma lmpada incandescente. Voc poderia fazer tudo o que o uma lmpada de bulbo faria e improvisar um personagem, muito eltrico, um tipo excntrico. Quando criar uma caracterizao: Rotule em sua prpria mente em que categoria o seu personagem se encaixa ( isto , mendiga, ciclista, bibliotecria, ...). Pergunte a voc mesmo que maneirismos so tpicos do personagem que voc escolheu. Por exemplo, se a sua personagem uma bibliotecria, maneirismos tpicos poderiam ser o fato dela ser quieta, sistemtica, e por ai vai.
29

redneck (rdnk) n. Offensive. Slang. 1. Used as a disparaging term for a member of the
white rural laboring class, especially in the southern United States. 2. One who is regarded as having a provincial, conservative, often bigoted sociopolitical attitude.

Stand-Up Comedy The BookPgina 81

Judy Carter

D ao seu personagem um exagero nos maneirismos que ns j esperamos. D a ele, ou ela, um monte de caractersticas excntricas. Por exemplo, no apenas faa a bibliotecria do tipo quieta, mas ela ficar com enxaqueca mesmo com a queda de um alfinete. Descubra maneirismos excntricos30 e frases que voc possa usar como bordo (referncia)31. Por exemplo, todos ns reconhecemos a frase Oh, com certeza!32 da Garota do Vale33, ou a risada impertinente34 de Ernestine. D um ponto de vista ao seu personagem. Faa uma ligao35 dos maneirismos do seu personagem com um dilema. Por exemplo, e se um ciclista entra em uma biblioteca? Qual a opinio da bibliotecria a respeito do ciclista e como isso poderia mudar o seu comportamento? Voc precisa saber como o seu personagem se sente a respeito de diferentes assuntos, e importante ser especfico. o Em quem ele ou ela votaria? o Qual a sua religio? Etc. o Como ele ou ela se comporta em diferentes situaes? o Onde ele ou ela mora? o Com quem ele ou ela est falando? Chynthia Szigeti, que d aulas de improvisao na Groundlings Improvisational School, de Los Angeles, lugar onde nasceram PeeWee Herman, Laraine Newman, e Phil Hartman, do Saturday Night Live, ajuda seus alunos a criarem personagens fazendo o que ela chama Exerccio de Ruminao: Sente-se em uma cadeira e faa o seu personagem falando como ele to rpido quanto possvel, sem pensar e sem pausas. Diga tudo o que voc sabe a respeito de seu personagem. Se o que voc tem a dizer se esgotar, simplesmente, prossiga falando. Depois de cinco minutos, voc muito provavelmente ter consumido todo o seu material. De acordo com Szigeti, quando voc esgota o seu material, que o seu personagem comea a falar e quando as boas coisas surgem. Algumas vezes, como se voc estivesse se transmutando36 naquela pessoa.

30 31

quirky call backs 32 Oh, for sure! 33 Valley Girl 34 snortty 35 hook up 36 transchanneling

Stand-Up Comedy The BookPgina 82

Judy Carter

Msica
Pardias, quando um comediante coloca uma nova letra em uma cano reconhecida, so uma grande maneira de fazer as pessoas rirem. Dale Gonyea (cantor, compositor e comediante), um jovem Victor Borge, conseguiria boas risadas mudando: You must remember this, a kiss is still a kiss. Voc tem de lembrar-se disso, um beijo sempre um beijo. Para: You must remember this, a quiche is still a quiche Voc tem de lembrar-se disso, um queijo sempre um queijo. E em suas mos, Downtown se torna Groundround. Pardias de canes, entretanto, so profissionalmente limitadas porque voc nunca ser o autor delas, deste modo, voc no poder faz-las na TV. Mais tarde, em sua carreira, Gonyea descobriu que ele precisava surgir com canes totalmente originais, assim como as letras. Aqui est um trecho de sua cano original Name Dropping: Is Shelley Long or Short? Was John Gielgud Good all day? What did Ernest Heming Weight? Is Glenn Close? Is Jamie Farr? Did Tommie Tune his own guitar? And what did Stevie Wonder? Um aluno, Jessie Goldberg, descobriu que cantar era a melhor maneira de expressar a sua simpatia por sua ex-mulher em sua cano, Tudo de bom pra voc37: I hope you get fat, and get wrinkles on your face. And you lose all your hair and your teeth fall out of place. And I hope that you fail in everything you do. Otherwise ll the best to you. Espero que voc engorde, e que rugas em seu rosto cresam. Que seus dentes caiam da boca e seus cabelos desapaream. Desejo que em tudo o que fizer, voc fracasse pra valer. Por outro lado, eu desejo tudo de bom para voc.

37

All the Best to You Judy Carter

Stand-Up Comedy The BookPgina 83

Se voc tem um talento musical, incorpore isso em seu ato. Os pais de Judy Tenuta lhe compraram um acordeo e aulas de um vendedor de porta em porta, quando ela era uma criana; agora, ela usa-o em seu nmero, batendo nas teclas para enfatizar: He Said, Judy, Judy, I must possess you ta da da he had an accordion, too. Ele disse, Judy, Judy, voc tem de ser minha ta da da um acordeo ele tambm tinha. E Tenuta canta canes off-kilter, como a Country & Western em tributo ao papa: I just want a cowboy in a long white silky dress. Eu apenas quero um vaqueiro em um longo vestido branco de seda. Charlie Fleischer toca instrumentos de msica abstratos inventados por ele mesmo e termina o seu ato tocando a Quinta de Beethoven... em uma harmnica. Ento, eis aqui a chance de, finalmente, fazer aquelas aulas de 38 obo valerem a pena. Tire-o de dentro do armrio e veja se pode encaix-lo em seu ato.

Descobrindo o seu Dom

39

Mais cedo ou mais tarde, meus alunos automaticamente gravitam para o seu dom crmico. No como se eles tivessem feito uma escolha intelectual sobre se eles querem usar adereos ou cantar em seus atos. Isso se desenvolve naturalmente. Quase como se eles no pudessem evitar. Um aluno escolhia adereos no seu caminho para a aula. No momento em que ele chegava na classe, ele tinha uma sacola de papel repleta de coisas esquisitas e intenes40 que ele no podia esperar para nos mostrar. Outra aluna, apenas fazia comentrios sobre coisas que ela lia nos jornais, enquanto outra aluna, no importava o quanto ela resistisse, continuava fazendo caracterizaes. Seu estilo normalmente formado na infncia e voc no pode escapar dele. Quando criana, Charilie Fleischer era bom em arte, ento, em seu ato, ele dava vozes para as suas esculturas em foam rubber. Arco e flecha era a nica coisa em que Gary Mule Deer tirou um A no colgio. Isto se tornou o encerramento do seu show, quando ele usava sua guitarra como um arco e flecha para acertar um cigarro aceso na boca de uma galinha de borracha. Mark Russell
38 39

French horn schtick 40 ends

Stand-Up Comedy The BookPgina 84

Judy Carter

comeou tocando piano quando criana, em Washington, D.C., ento, era natural que ele prosseguisse tocando piano em um hotel do outro lado da rua do Senado e conversar sobre o que estava acontecendo no congresso dos EUA41. Victoria Jackson fez uma primeira apario explosiva no Tonight Show, fazendo material acompanhado por nmeros muito hbeis de ginstica, que ela aprendeu quando era criana. Ao invs de tentar escapar da sua infncia, abrace-a e coloque-a em seu ato. Se at este ponto voc no est certo de que coisas deve incorporar ao seu nmerop, no se preocupe. Seu estilo ser revelado a voc. uma descoberta de quem voc j do que voc foi moldado42 para fazer. Este processo de descoberta pode acontecer do dia para a noite, ou, mais comumente, pode levar meses ou anos.

Resumo
No seja rpido demais para rotular ou limitar voc mesmo. Muitos comediantes fazem do jeito mais simples, usando o formato da preparao e desfecho bsico. De todo jeito, no lute contra as suas tendncias naturais. Se voc tem um desejo de tocar tuba, fazer cantos de passarinhos, cantar uma cano, ou passar roupas, faa. Seja paciente, seja verdadeiro com voc mesmo, siga as suas inclinaes naturais, e seus dons divinos se revelaro para voc.

41 42

Capitol Hill cut out

Stand-Up Comedy The BookPgina 85

Judy Carter

Captulo 5 GETTING IT READY


Sua abertura a parte mais importante do seu ato. Dentro de dez segundos a platia ir se decidir se gosta ou no de voc. Se voc criar uma m primeira impresso, voc gastar o resto de seu ato tentando consertar os estragos. Uma boa abertura conecta voc com a platia. Uma boa abertura tem os ps da realidade. Aqui esto algumas consideraes no momento da escolha de seu nmero de abertura. Faa um comentrio sobre algo que verdadeiramente perceptvel em voc, como um nariz grande, cabelos rebeldes, e da por diante. Tente abrir o seu ato com um dos itens da sua lista de caractersticas fsicas. Eu estou preocupado que o meu cabelo cresa, fique maior do que eu e me leve a lugares onde eu no quero ir.... - da estudante Jennifer Heath Abra com alguma coisa que reflita sua persona. Uma boa abertura define quem voc e permite a platia saber o que ela pode esperar. Um nmero de uma de minhas alunas era sobre sua vida noturna. Oh, um banquinho de bar... Me sinto como se estivesse em casa. Se voc far truques de mgica, comece com um troque. Se voc ir demonstrar fria, na maior parte de seu ato, comece sendo raivoso. Por exemplo, Judy Tenuta abre seu ato berrando: Ol, porcos!. A abertura rude e corajosa de Tenuta prepara a audincia para a sua marca de humor irreverente e hostil. Se voc no consegue encontrar nada bvio a seu respeito, abra com alguma coisa que bvia para a platia. Um comediante para uma platia pequena: Vocs todos vieram no mesmo carro?

Stand-Up Comedy The BookPgina 86

Judy Carter

Quando eu percebi que estava atuando para uma platia somente de brancos, eu abri com: Ol, gente, no somos todos caucasianos?. Abra com um tpico que voc e a platia tenham em comum, como a cidade onde voc vive, o trfego de l, a comida do clube, e assim por diante. Quando Robin Williams atuou no Metropolitan Opera House, ele abriu seu ato comentando sobre o enorme candelabro que a platia podia ver levantando os olhos para o teto. I would like to thank Imelda Marcos for her earings. I wonder if Pavarotti is over at the Improv going Two Jews walked into a bar Eu gostaria de agradecer a Imelda Marcos pelos seus brincos. Eu imagino se o Pavarotti terminasse uma apresentao no Improv43 mandando aquela piada dos dois portugues... Ol, Santa F, eu gosto de sua cidade! O uniforme da polcia daqui lembra o da assistncia tcnica da Brastemp! Eles mandam voc encostar e voc diz: O que? Minha geladeira quebrou de novo?. - Paul Rodrigues Comece seu ato com alguma coisa corriqueira da vida daquelas pessoas, algo que acabou de acontecer (ou, voc pode fingir que acabou de acontecer). Por exemplo, se voc est fazendo uma rotina sobre o trfego, diga que isto aconteceu no caminho para o clube, naquela noite. No caminha pra c, na Via Expressa de Hollywood, eu vi uma placa indicando: Instituto de Braile prxima sada direita. Agora, para quem esta placa? Ela cria um terrvel engarrafamento. H cantores de blues, cachorros e bengalas por toda a estrada. - Arsnio Hall No comece com Hitler. Isso deixa as pessoas de mau humor. Guarde assuntos controversos para mais tarde, quando a platia estiver com voc.

43

nome de um Clube de Stand-up nos Estados Unidos.

Stand-Up Comedy The BookPgina 87

Judy Carter

No comece com Ei, como esto todos vocs? H tantas maneiras originais de comear um ato, por que comear com um clich? No comece com Ei, esta coisa est ligada? Ou... to claro aqui. Ou... Rapaz, eu estou nervoso. Chamar a ateno para seus medos no comeo de sua apresentao far somente com que eles aumentem a medida em que voc prosseguir. Isso deixa todo mundo do lugar nervoso. No comece com um material que dar a platia uma falsa impresso a seu respeito (sobre quem voc ). Uma de minhas alunas comeou sua apresentao com uma atitude durona e muito agressiva, que lhe rendeu uma boa risada. Entretanto, ela perdeu a platia porque o grosso de seu material no era agressivo, mas simpticas e refinadas observaes sobre ser me. Ento, no d a platia uma falsa expectativa. Abra com algo que voc possa manter pelo resto da sua apresentao. NO abra sua apresentao com material referente a sexo. Voc no quer que a platia chegue ao clmax nos seus primeiros dez segundos e, depois, adormea pelo resto do seu nmero. Alm disso, saiba qual a sua atitude. Manter o foco em como voc se sente a respeito do que voc est falando ajudar voc a superar o medo do palco e atravessar essa parte difcil de seu nmero. Workshop # 25 A ABERTURA Pesquise seu material e selecione o melhor material possvel para uma abertura: Material Material Material Material Material vida. a respeito de sua aparncia fsica que reflita a sua persona. sobre a platia. sobre um tpico comum, cotidiano. sobre alguma coisa que tenha muito a ver com a sua

Esboce seu material de abertura aqui: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Stand-Up Comedy The BookPgina 88

Judy Carter

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ A respeito das Transies No se preocupe com transies. O tempo na TV to precioso que um comediante precisa se mover de um pensamento para outro sem perder tempo com transies estpidas como: E, falando de bananas, eu estava no mercado outro dia e... Na Amrica, ns somos to sofisticados em relao as stand-ups que a platia reconhece quando um comediante est fazendo uma transio e isso soa artificial. Letterman e Carson tiram sarro deles mesmos quando eles fazem transies. As prprias transies tm se tornado piadas elas mesmas. Como diz o comediante Barry Sobel: Platia tola, transies so para crianas. Na vida real, as pessoas pulam de um assunto para outro na medida em que os pensamentos lhes ocorrem. Uma mulher pode falar sobre seu cachorro doente e, no meio da frase, lembrar-se que tem de passar na lavanderia. De repente, mudar de tpicos o que proporciona um engraado e inesperado nonsense. Pense no que acontece quando uma bola quica em uma parede. Ela vai a uma direo e, ento, abruptamente, muda para uma outra direo. Minha aluna, Patty Louise Iacobello, pula de um tpico a respeito de ser uma catlica piranha, para falar Ei, saio com um sem-teto e, de repente, diz Certo... agora eu gostaria de cantar uma cano... Num quadro na TV, o comediante selvagem Bobcat Goldthwait fez seu monlogo sobre uma cama de carvo em brasa44 com um pedao de carne crua amarrado em seu tornozelo: Dois caras entrando em um bar... aiiee! Depois da rpida performance, Bobcat abriu um leve sorriso e, sem nenhuma transio, continuou:

44

Hot coals

Stand-Up Comedy The BookPgina 89

Judy Carter

Deus me disse que me daria oito milhes de dlares se eu matasse Oral Roberts. Voc descobrir que certos tpicos naturalmente conduzem a outros. De qualquer maneira, se eles no conduzirem, no force a barra. Termine um bloco de piadas. Pare... respire, e comece um novo tpico com energia e entusiasmo. The Set List45 Agora que voc j tem a sua abertura, o meio do seu material deve ser organizado em uma set list: uma lista com a ordem de suas piadas. Uma lista de sets uma lista de palavras chave de sua apresentao. Assim como os msicos fazem com a lista de canes que eles cantaro, comediantes fazem uma lista dos blocos de piadas que eles planejam contar: Primeiro, eu vou falar sobre encontros, ento, vou falar sobre ficar velho... A lista de sets uma maneira rpida e pessoal de um comediante ter uma palavra ou frase que, quando olhada por ele, lhe faz lembrar imediatamente do seu ato. Muitos comediantes organizam seu material por assuntos. Quando voc ensaiar seu material, voc descobrir que certos tpicos naturalmente se movem para outros tpicos. Eu sugiro comear com os tpicos menos pessoais e terminar com os mais pessoais. Lembre-se, entretanto, que todo o seu material deve ser a respeito de voc. Aqui est uma velha lista de sets de uma apresentao para um show de 15 minutos: Namoro Medo de dormir sozinha Namoro pelo computador Co Ficar velha Ginstica Cinderela Relacionamentos Eu comecei com um bloco de piadas sobre namoro porque havia muitos casais na platia e minha falta de sucesso em encontros amorosos uma introduo natural para o meu bloco a respeito de dormir sozinha. Assim que eu apago as luzes, minha casa se transforma em um livro do Stephen King. Eu penso que h um homem em baixo da cama, um homem escondido no armrio, um
45

um pedao de papel onde est a ordem de suas piadas

Stand-Up Comedy The BookPgina 90

Judy Carter

homem atrs da porta. Eu quero dizer, onde eles estavam na noite do baile de formatura, quando eu precisava?. E, ento, eu fao um pequeno pedao sobre meu frustrado namoro pelo computador. ... ele tinha um Wang realmente legal e eu era user friendly a respeito disso, mas eu precisava de um cara com um hard disk, nada desse negcio de disco flexvel!. Logicamente, isso me levava a minha preocupao a respeito de meu relacionamento com o meu cachorro. Talvez, eu seja de duas espcies. E estou lendo um livro... Mulheres Que Amam Demais os Seus Ces... E daqui, eu viajo at a minha preocupao em ficar velha. ... um dia eu vou acordar e, no importa quo quente esteja, eu vou querer usar um casaco... Ento, eu fao um pedao sobre ginstica onde eu falo como estou lutando contra o envelhecimento, mas: Essas academias so todas freqentadas por ambos os sexos, voc tem de usar um diafragma para entrar na jacuzzi46. Uma garota ficou grvida no aparelho para as coxas. Nesse ponto, eu sinto que a platia me conhece melhor e eu me torno mais ntima, como quando eu falo sobre meu desejo de encontrar um bom relacionamento e meus desapontamentos: Cinderela mentiu para ns. Deveria existir um Betty Ford Center onde eles desprogramassem voc te colocando em uma cadeira eltrica. Toca Algum Dia Meu Prncipe Vir, te do um choque e vem, Ningum vir... Ningum vir... Ningum Vir... DICAS NA HORA DE USAR A SUA SET LIST Organize a sua lista de modo que os assuntos fiquem cada vez mais pessoais. Ficar em frente de uma platia como sair em um primeiro encontro. Eles no conhecem voc, ento no os afugente abrindo seu show com uma rotina sobre seus pelos pubianos. Muitos
46

banheira de gua quente.

Stand-Up Comedy The BookPgina 91

Judy Carter

comediantes preferem organizar seus nmeros numa ordem crescente de intimidade. Comece com tpicos seguros como coisas referentes ao trabalho, namoro, comida, e assim por diante. Ento, a medida em que voc e a platia se conhecem, prossiga com tpicos mais pessoais como relacionamentos e sexo. No leve a sua lista para o palco. A no ser quando os comediantes esto testando material novo, eles raramente levam suas listas para o palco. Uma aluna estava to preocupada em esquecer seu nmero que ela escreveu a sua lista de piadas na palma de sua mo. O nico problema que ela suava tanto que gastou a maior parte de sua apresentao tentando ler a palma da mo. Uma platia que paga um couver e dois drinques no mnimo gostaria de pensar que o comediante fez um esforo para memorizar seu nmero. Seria como assistir a uma sitcom com os atores segurando seus roteiros. S por desencargo de conscincia, eu sempre escrevo minha lista poucas horas antes de eu comear, escolhendo que material eu quero fazer aquela noite e onde colocar as coisas novas. Use a lista de piadas como uma ferramenta de memorizao. Geralmente, s o ato de escrever a minha lista de blocos de piadas me ajuda a lembrar meu nmero e me d uma idia geral da ordem do material porque isso me fora a visualizar meus blocos de piadas. Anotar as palavras cdigo da minha apresentao envia uma imagem ao meu crebro do meu ato inteiro. Organizar o material de acordo com o fluir lgico da sua emoo faz com que memorizar a ordem seja quase desnecessrio. Voc pode ver, a partir da minha lista, como cada assunto est conectado emocionalmente com o que veio antes. Minha lista desenhada a partir da maneira como meu crebro relaciona as minhas preocupaes a respeito das coisas. muito natural para mim, ir da minha preocupao a respeito de no namorar, para a minha preocupao sobre dormir sozinha. As palavras cdigo da lista, ento, acionam o gatilho da memria para o que eu j sei instintivamente. Voc no tem que ser perfeito. Eu nunca segui a minha lista ao p da letra. Existem sempre coisas que surgem inesperadamente da minha boca e coisas que eu edito enquanto eu fao minha performance. A lista uma sugesto de rota, mas no fique acorrentado a ela. O caminho mais curto de Los Angeles para So Francisco a Interestadual 5. Mas, seja um viajante que deseja sair da estrada principal e pegar desvios. Mesmo que voc saiba para onde est indo e voc tenha mapeado o melhor caminho para chegar l, aproveite a oportunidade para explorar as estradas remotas. Quando voc se perder, voc saber que pode sempre voltar para a estrada principal e atingir o seu destino. Stand-Up Comedy The BookPgina 92 Judy Carter

Workshop # 26 SUA LISTA DE SETS Limitando-se a uma palavra ou frase, anote os tpicos de sua performance. Primeiro Esboo _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________

Agora, reorganize seu material indo do menos ntimo para o mais pessoal. No force a barra para que os tpicos se relacionem uns com os outros, a no ser que eles se conectem naturalmente. Lembre-se, voc pode saltar de um tpico para outro. Segundo Esboo

_______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________

_______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ Judy Carter

Stand-Up Comedy The BookPgina 93

_______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________

_______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________

Agora, para fixar a lista de sets na sua cabea, acomode-se confortavelmente, feche os olhos e imagine uma platia na sua frente. Sem olhar para nenhuma anotao, comece a fazer o seu nmero e deixe a ordem de seu material surgir, naturalmente. Escreva o ltimo tratamento da sua lista de sets aqui: _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________

O Fechamento
Deixe-os rindo... Voc precisar modificar a sua lista de sets de maneira que o material que voc sabe que ir arrasar esteja no final de sua apresentao. Se voc est perto do final de seu nmero e receber uma grande gargalhada, saia do palco. Alguns comediantes recebem uma boa gargalhada perto do final de seus nmeros, ento, tentam superar aquela piada e acabam com uma queda47. Deixe-os querendo mais. Ao invs de fazer tudo o que est na sua lista, se voc obtiver uma grande gargalhada perto do fim do show, diga Obrigada e boa noite, e saia correndo dali.
47

thud

Stand-Up Comedy The BookPgina 94

Judy Carter

Workshop # 27 O FECHAMENTO Qual material voc acredita que obter a maior risada? Anote-o aqui: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ J que difcil saber exatamente quo longo ser o seu nmero e que partes arrancaro as reaes mais animadas, melhor estar preparado para dois finais diferentes, um mais cedo que o outro. Nesse caso, quando seu tempo acabar, voc pode encerrar com uma risada e no ter que correr atrs da grande risada antes que o seu tempo se esgote. Possveis finais de antecipao: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Como Ensaiar Seu Ato


Hey, me, escute essa.

Stand-Up Comedy The BookPgina 95

Judy Carter

Muitos comediantes no ensaiam seus nmeros. Apesar deles escreverem seu material, eles esperam estar diante de uma platia para diz-lo em pblico. Jerry Seinfeld sente que no h necessidade alguma para ensaios, que voc tem que aprender a moldar o material sua platia e no h nada que voc possa fazer por sua conta. De acordo com Seinfeld, Uma boa apresentao cmica no um monlogo, um dilogo e a platia faz parte, e voc tem que equilibrar os dois juntos. Minha sugesto para iniciantes memorizar seu nmero atuando com atitude e sentimento em frente a seu parceiro na comdia (comedy buddy) e no em frente a um espelho. O maior medo de um performer que ele ou ela esquea seu ato. Conseqentemente, a partir deste medo, comediantes memorizam demais o seu material e tornam-se comediantes robs. No importa o que acontea sobre o palco, eles atuam como planejado. A garonete derrubou uma bandeja de drinques, os cliente esto fazendo uma guerra de comida, e o microfone falhou, ainda assim, o performer prossegue como se nada estivesse acontecendo. Ser perfeito talvez faa voc receber um A em lgebra, mas ser perfeito no tem nada a ver com ser engraado. Algumas vezes, a melhor parte do nmero de um comediante quando ele esquece o texto. As pessoas adoram observar outras pessoas em situaes constrangedoras. Por que voc pensa que as pessoas pagam para assistir acrobatas se equilibrando em uma corda? a possibilidade de que eles caiam que nos mantm ligados. Um bom equilibrista da corda bamba fingir perder o equilbrio somente para deixar a platia mais excitada. Memorize o seu material, mas, sempre desejando livrar-se dele para que voc possa lidar com o que est acontecendo no momento. Lembre-se: NO teste material com parentes. Voc no praticaria um striptease com o seu bibliotecrio. No pratique stand-up com a sua me. TESTE seu material com o seu companheiro de comdia (comedy buddy), ou, colocando sutilmente no meio de uma conversa, mas nunca deixe ningum saber que voc est testando o seu material. Material que arrasa em uma cozinha, pode fracassar em um clube. NO ensaie o seu material sem, primeiro, entrar em contato com a sua atitude e visualizar o que voc est dizendo. Se voc no fizer isto, seu material vai soar como coleo de palavras sem vida. As pessoas no respondem a palavras simplesmente; eles reagem a sentimentos e as imagens por trs das palavras. Stand-Up Comedy The BookPgina 96 Judy Carter

A imaginao uma ferramenta poderosa. Isso obriga voc a vivenciar sobre o que voc est falando. A primeira vez que voc conta uma histria, voc, naturalmente, cria uma imagem na medida em que voc a relembra. A segunda vez em que voc conta a histria voc, provavelmente, estar mais concentrado em tentar conseguir uma reao e menos em tentar entrar em contato com os seus prprios sentimentos. Voc estar mais focado em seus sentimentos se voc visualizar sobre o que voc est falando. Isso manter o seu material vivo e espontneo. NO ensaie demais. Conhea o seu material, mas no o molde em concreto, porque voc ter de modificar seu nmero dependendo da platia. Voc no est se apresentando no vcuo. Coisas que esto alm do seu controle acontecero. Na vida real, pessoas da platia falaro com voc. A garonete derrubar copos. Voc precisa querer deixar seu material aberto, talvez, abandonar alguma coisa que voc planejou para responder as circunstncias imediatas. Eu aprendi isso da maneira mais difcil. Eu fui convidada para atuar em um acampamento para crianas deficientes. Eu estava nervosa por ter de atuar para crianas. Como diz o comediante que faz mgicas, Tom Mullica: Atuar para crianas como atravessar um safri de lees vestindo um pedao de carne. A partir do momento em que eu no tinha nenhum material apropriado para crianas, eu decidi fazer mais truques de mgicas. Eu ensaiei e ensaiei. Eu cheguei ao acampamento, muito preparada, at descobrir que era um acampamento para crianas cegas. Demais para os meus truques de mgica. Eu subi no palco e disse para a platia que eu estava l semi nua e comentei sobre o frio que estava fazendo. Bem, o que voc teria feito? Stand-up, como dana de salo, uma forma de entretenimento interativa e pessoal. Quem est na platia sempre afeta o seu nmero. Se apresentar diante de uma platia com a mesma idade que voc diferente de se apresentar diante de uma platia com a idade dos seus pais. O nmero de uma das minhas alunas era baseado no fato dela ser lsbica. Seu nmero foi muito bem recebido no Festival do Orgulho Gay, mas ela se sairia bem diante de uma platia careta? Por no saber como uma platia reagiria a ela, ela tinha que se manter flexvel. Depois que ela revelou que era lsbica, uma mulher na fila da frente deixou escapar um: Arg! Ela se utilizou da reao careta e negativa da mulher para improvisar um material adicional. You might want to consider the advantages of being a lesbian: You dont have to worry about the toilet seat being Stand-Up Comedy The BookPgina 97 Judy Carter

up, you dont have to worry about disease, and you never have to sleep in the wet spot. Voc deve considerar as vantagens de ser lsbica: voc no tem que se preocupar se o acento da privada est levantado, voc no tem que se preocupar com doenas e... voc nunca tem que dormir em um lenol melado. Foi a sua flexibilidade que fez com que ela se sasse to bem. E conseguisse um jantar romntico. Ento... conhea o seu material, mas esteja pronto para fazer mudanas. Workshop # 28 O FECHAMENTO Memorize seu ato, fazendo-o diversas vezes. Pratique seu material em blocos de piadas. Apresente seu material expressando sempre atitudes fortes. Visualize sobre o que voc est falando. Pratique seu material como se voc estivesse se apresentando para: o Um grupo de amigos o Uma conveno dos taxistas de Nova York o Um grupo de dentistas Se voc perceber que est tendo problemas com a memorizao de certos blocos de piadas, pergunte a si mesmo: 1. Qual a sua atitude naquele bloco? 2. Voc pode visualizar sobre o que voc est falando? Voc consegue criar imagens para o que voc est falando? 3. A sua preparao para a piada (setup) simples ou muito complicada? Bom material sai facilmente de sua boca. Se o seu material est ficando confuso, se livre dele. O material talvez esteja sem graa e estranho por causa de: Um problema de linguagem a sua escolha de palavras formal e muito rgida. Uma atitude que no combina experimente uma nova atitude e volte a (ranting and raving) vomitar coisas a respeito daquele assunto com uma atitude diferente como sublinhado no captulo 2. Stand-Up Comedy The BookPgina 98 Judy Carter

redundante encurte seus setups. Falta de comprometimento voc est simplesmente entediado com aquele tpico. Livre-se dele e descubra assuntos que interessem voc de verdade.

TIMING/ DELIVERY
Tempo tudo... - George Burns Timing to difcil de ensinar - algo que voc tem que sentir, como no jazz. H vezes sobre o palco em que meu timing to bom, eu estou to em sincronismo com o universo que eu no posso fazer nada de errado. E h vezes em que meu timing est to por fora que, no importa o quanto eu me esforce, eu no consigo achar um ritmo para o meu nmero48. Existe um ritmo da comdia49; quando voc ganhar mais experincia, voc saber quando o tiver atingido, e ser capaz de deslizar dentro dele mais e mais. At l, aqui vo algumas dicas de tcnicas que ajudaro voc com o tempo da comdia e de dizer a piada.

Emocional Tags (Reao ao Punch)


Os pequenos fragmentos de sua emoo50 o que voc improvisa depois do desfecho da piada. a sua resposta genuna e espontnea ao que voc acaba de dizer, e cria uma sensao de intimidade entre o comediante e a platia. Pode ser to simples como: Yup! isso a Eu sei... eu sei. Da mesma maneira que o arremessador de beisebol tem que acompanhar o desfecho da jogada depois que a bola parte de sua mo, um comediante tem que acompanhar o desfecho da jogada51, depois que o punch (desfecho da piada) sai de sua boca. Um fragmento52 uma maneira de voc ir at o fim em sua atitude a respeito do que est sendo dito. Voc tem a sua preparao, ento, o desfecho da piada, e, ento, o fragmento final (reao). o que voc faz enquanto as pessoas esto rindo, ou no. Voc nunca se sentir da mesma forma no final de cada desfecho de piada. Desta forma, esse fragmento de reao sempre ser diferente nunca ser algo permanentemente fixo. Serve unicamente para aquele momento. Deixe espao para essas reaes
48 49

get my act on the groove. comedy groove. 50 emotional tags. 51 follow-through 52 tag emotional

Stand-Up Comedy The BookPgina 99

Judy Carter

ao final de cada punch, mas no as ensaie. No tente ser engraadinho, apenas reaja. Sim... essa minha me! ou, apenas um Viva! far bem o servio. Essa reao tambm pode ser acompanhada de alguma expresso em seu rosto. A idia no planejar essas reaes, mas deixar espao para que elas aconteam. Depois da reao ao desfecho, no se esquea de respirar. Eu sei que isso parece estpido de ser lembrado, mas voc ficar surpreso. Primeiro a preparao (setup), depois o desfecho da piada (punch), em seguida a reao ao desfecho e, ento, respire, d uma pausa. No corra com seu material emendando uma coisa na outra. Tudo bem ter momentos de silncio em seu ato, at necessrio. Eu tenho visto grandes piadas no obterem uma reao porque o comediante no deixou sequer um momento para a platia reagir. Freqentemente a reao depois do desfecho da piada o que causa a risada. It honks to them. Workshop # 28 REAO APS O DESFECHO DA PIADA A reao ao desfecho da piada no pode ser ensaiada. Elas so pores espontneas e genunas de seu ato, que funcionam naquele momento. Mas tenha uma sensao de como elas parecem, fazendo um pedao de seu nmero e reagindo a ele, pensando alto depois do desfecho. Uma reao pode ser sobre como voc se sente em relao ao que acaba de dizer: Rapaz, essa foi uma idia idiota. Ou, pode ser apenas um rudo: Uh! Ou, simplesmente concordar com um aceno de cabea. David Letterman costuma usar essa tcnica. Depois de uma piada que no funciona e no obtm uma resposta do pblico, ele diz: Ei, essa a piada, pessoal!. Acostume-se a deixar um espao para adicionar pensamentos depois de um desfecho, tomar flego e valorizar esse instante (creating a moment). Isso o que vai criar seu ritmo e tornar a sua apresentao mais parecida com uma conversa onde se d e recebe.

Resumo
At agora voc tem: Escrito a sua abertura Esboado uma lista de piadas por assunto, ou tema Decidido qual ser o seu encerramento Stand-Up Comedy The BookPgina 100 Judy Carter

Ensaiado o seu nmero Todo trabalho que voc fez o conduz a um lugar: atuar em frente a uma platia de verdade. O prximo captulo o levar pela mo atravs da experincia de uma performance.

Stand-Up Comedy The BookPgina 101

Judy Carter

Captulo 6

SUBINDO NO PALCO
Dying is easy, comedy is hard. Morrer fcil, comdia difcil.... - Edmund Kean, nineteenth-century actor claro que se apresentar assustador. Mas, voc no deveria gastar um ms fazendo um barco e nunca coloc-lo dentro da gua. Agora hora de fazer seu ato diante de uma platia e ver se ele no afunda. Mesmo que voc no esteja considerando uma carreira como comediante, imperativo que voc experimente seu ato em um clube de comdia em uma noite de amadores. Voc no pode entender de verdade os princpios para se fazer rir a menos que se apresente em um lugar aonde as pessoas vo para rir. Uma vez que voc tenha se apresentado em um Stand-up Club, adicionar humor a um discurso, fazer uma torrada ou vender piche ser moleza. (Veja o Captulo 9) Por hora, voc tem uma lista de blocos de piadas de trs a vinte minutos de material. Neste captulo, eu lhe darei exerccios para reduzir o seu medo, assim como, dicas de alguns dos maiores nomes da comdia para gui-lo atravs da experincia de se apresentar em pblico. Mas, primeiro, voc precisa encontrar um lugar para se apresentar.

Arrumando um Trabalho
(S vale para os EUA).

Duas horas para comear o show


O que eu devo usar?. Use algo confortvel. Evite fazer grandes declaraes com as suas roupas. Se suas roupas forem mais engraadas do que voc... voc est com problemas. Mulheres: no se vistam de maneira sexy, a menos que esteja de acordo com a sua persona ( la Mae West). Evite vestidos apertados e colados, decotes e assim por diante. Sexo e comdia geralmente no se misturam. No se fie na minha palavra: a prxima

Stand-Up Comedy The BookPgina 102

Judy Carter

vez em que estiver fazendo amor, tente contar uma piada e veja o que acontece. Hey, Fred, that looks like a pnis... only smaller. Ei, Fred, isso parece um pnis... s que menor. Vesta-se confortavelmente e de forma atraente. Acentue o seu crebro e no a seu corpo.

Meia hora para o Show


Informa-se Verifique com a pessoa no comandoe decubra quanto tempo de palco voc tem. Seja voc um amador ou um profissional, sempre pediro a voc que seu ato fique dentro de um certo perodo de tempo. Noites amadoras em clubes de comdia do aos comediantes de qualquer lugar de trs a quinze minutos. Descubra se o clube tem uma maneira de sinalizar quando seu tempo de esgotou. Seja uma luz vermelha nos bastidores ou o Mestre de cerimnias acendendo uma luz na sua cara, saia do palco quando seu tempo terminar se quiser ser convidado para voltar. Verifique a Platia Quantos anos eles tem? Quo bbados eles esto? Qual a etnia ou gnero sexual predominante na platia? Existe algum grupo de uma grande organizao?

Observando o pblico, ou por meio de uma rpida pesquisa, voc ter uma idia do tipo de platia que eles so e que material voc deve acrescentar ou cortar. Da mesma maneira que eu no fiz truques de mgica pala uma platia de cegos, voc no deveria apostar grande naquela piada do clitris para um grupo de bibliotecrias mrmons.

Stand-Up Comedy The BookPgina 103

Judy Carter

Vous aimerez peut-être aussi