Vous êtes sur la page 1sur 21

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

SECRETARIA MUNICIPAL DE RECURSOS HUMANOS Concurso Pblico Edital n 04/2010 Data da Prova 04/07/2010

001 Arquiteto
INSTRUES
1. 2. Confira, abaixo, o seu nmero de inscrio, turma e nome. Assine no local indicado. Aguarde autorizao para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resoluo das questes, confira a numerao de todas as pginas. A prova composta de 80 questes objetivas. Nesta prova, as questes objetivas so de mltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na sequncia a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. Ao receber o carto-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. O carto-resposta dever ser preenchido com caneta esferogrfica preta, tendo-se o cuidado de no ultrapassar o limite do espao para cada marcao. No sero permitidas consultas, emprstimos e comunicao entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrnicos ou no, inclusive relgio. O no-cumprimento dessas exigncias implicar a eliminao do candidato. Os aparelhos celulares devero ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso.

3. 4.

Lngua Portuguesa

5.

6.

Matemtica

7.

8.

Raciocnio Lgico

9.

10. O tempo de resoluo das questes, incluindo o tempo para preenchimento do cartoresposta, de 5 horas. 11. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorizao para entregar o caderno de prova, o carto-resposta e a ficha de identificao. 12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo. DURAO DESTA PROVA: 5 horas.
INSCRIO TURMA NOME DO CANDIDATO

Conhecimento Especfico

ASSINATURA DO CANDIDATO

..................................................................................................................................................................................................................................

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 -

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 -

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 -

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 -

RESPOSTAS 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 -

51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 -

61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 -

71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 -

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA
O texto a seguir referncia para as questes 01 a 03. O maestro da era do Youtube O mundo da msica clssica tem um relacionamento tenso com a fama. Por um lado, todos sentem falta dos dias em que Arturo Toscanini, Leonard Bernstein e Leontyne Price estavam na crista da onda e apareciam sempre em capas de revistas. Por outro lado, sempre que um msico clssico se aproxima da celebridade o que inclui um anncio de Rolex, uma foto na revista People e, talvez, o ltimo quadro do programa David Letterman os cticos comeam a se preocupar com a integridade artstica. Esta ansiedade no totalmente injustificada: Luciano Pavarotti passou de grande tenor lrico da era moderna para tema de piadas sobre gordos. A noo de incompatibilidade entre o comrcio e a arte tem origem no marxismo universitrio, e se ope ao ideal de Beethoven, Verdi e Mahler, que se relacionavam apaixonadamente com o pblico em geral. Logicamente, possvel que um compositor ou intrprete clssico fique famoso sem se render cultura da celebridade. Tal virtuoso pode at persuadir uma nao distrada com fatos vazios a prestar ateno em uma sinfonia de quarenta e cinco minutos. [...]
(Bravo, mar. 2010.)

01 - Segundo o texto, correto afirmar: a) Os msicos clssicos que viraram celebridade tm a sua arte banalizada. *b) Arte e comrcio no so incompatveis. Uma das vantagens disso seria a introduo de objetos artsticos no gosto popular. c) Arturo Toscanini, Leonard Bernstein e Leontyne Price so exemplos de artistas de msica pop que se opem fama da msica clssica. d) Beethoven, Verdi e Mahler so exemplos de msicos clssicos avessos fama. e) A preocupao dos cticos que os msicos clssicos no queiram aparecer em revistas como a People. 02 - Que estratgia seria adequada para dar uma continuao coerente ao texto? Apresentar as celebridades que, no ltimo ano, apareceram na revista People e no ltimo quadro do programa David Letterman. b) Apresentar os msicos que esto se lanando com vdeos no Youtube e comprovar que no h msicos clssicos nesse segmento. *c) Apresentar a biografia de um msico clssico que est presente na mdia, chamando a ateno do pblico para a sua arte. d) Mostrar que a cultura da celebridade um investimento certo para quem quer se dedicar msica clssica. e) Argumentar que todo artista clebre precisa aparecer em comerciais e capas de revista para conquistar o respeito de seus pares. 03 - Que alternativa reescreve as duas primeiras sentenas do texto, sem prejuzo do sentido? O mundo da msica clssica tem um relacionamento tenso com a fama, haja vista que todos sentem falta dos dias em que Arturo Toscanini, Leonard Bernstein e Leontyne Price estavam na crista da onda e apareciam sempre em capas de revistas. b) Como o mundo da msica clssica tem um relacionamento tenso com a fama, todos sentem falta dos dias em que Arturo Toscanini, Leonard Bernstein e Leontyne Price estavam na crista da onda e apareciam sempre em capas de revistas. c) Por todos sentirem falta dos dias em que Arturo Toscanini, Leonard Bernstein e Leontyne Price estavam na crista da onda e apareciam sempre em capas de revistas, que o mundo da msica clssica tem um relacionamento tenso com a fama. d) O mundo da msica clssica tem um relacionamento tenso com a fama. Todos sentem, pois, falta dos dias em que Arturo Toscanini, Leonard Bernstein e Leontyne Price estavam na crista da onda e apareciam sempre em capas de revistas. *e) Embora todos sintam falta dos dias em que Arturo Toscanini, Leonard Bernstein e Leontyne Price estavam na crista da onda e apareciam sempre em capas de revistas, temos que admitir que o mundo da msica clssica tem um relacionamento tenso com a fama. 04 - Considere a seguinte frase: "Esta ansiedade no totalmente injustificada.... Identifique a(s) afirmativas(s) que corresponde(m) ao sentido do trecho grifado. 1. 2. 3. 4. 5. parcialmente justificada. parcialmente injustificada. definitivamente injustificada. no justificada. no totalmente justificada. a) a)

Corresponde(m) ao sentido expresso no texto: a) b) c) *d) e) somente a afirmativa 4. somente as afirmativas 1, 3 e 4. somente as afirmativas 2 e 5. somente as afirmativas 1, 2 e 5. somente a afirmativa 2.

www.pciconcursos.com.br

O texto a seguir referncia para as questes 05 a 07. "A Ilha do Medo" ("Shutter Island"), de Martin Scorsese, j desponta, ainda neste alvorecer de 2010, como um dos melhores filmes do ano. Cinema puro, exerccio de 'mise-en-scne', nele, a realidade e a fantasia inconsciente se misturam de maneira indissociveis. a narrativa que determina o contedo de "Shutter Island" ou, melhor, a forma pela qual o diretor maneja os elementos da linguagem cinematogrfica que configura o discurso cinematogrfico e sua semntica, a sua significao. A produo de sentidos, em "A Ilha do Medo", decorre, portanto, da 'mise-en-scne'. O crtico Jos Geraldo Couto define bem "A Ilha do Medo", quando escreve: "Com base no romance de Dennis Lehane (o mesmo de "Sobre Meninos e Lobos"), lanado aqui primeiramente como "Paciente 67" e agora reeditado com o ttulo do filme, Scorsese entrelaa o tema hitchcockiano da culpa ao tema languiano (de Fritz Lang) da vingana. Quem assistir ao filme ver que, curiosamente, uma dessas linhas de fora (a culpa ou a vingana) "briga" com a outra no apenas como mvel da ao, mas como modo de construo da narrativa e do prprio mundo descrito". Ainda Couto: "Explicando melhor: o protagonista Teddy Daniels age movido pelo desejo de vingana ou pelo sentimento de culpa? Cada uma das alternativas implica um modo diferente de distinguir, no filme, o que "realidade" e o que alucinao.
(terramagazine.terra.com.br, acesso em 30/03/2010.)

05 - No texto, h duas vozes: o crtico que apresenta a resenha do filme e que introduz a 2 voz, do tambm crtico Jos Geraldo Couto. Tendo isso em vista, correto afirmar:

*a) Os dois crticos concordam em relao ao fato de que o filme A Ilha do medo se sobressai pela sua qualidade no
b) c) d) e) cenrio cinematogrfico. A opinio de Jos Geraldo Couto dbia em relao qualidade do filme de Scorsese. Jos Geraldo Couto faz uma crtica centrada na interpretao hitchcockiana do filme A ilha do medo. Segundo os dois crticos, o filme se dilui entre a realidade e a alucinao, obscurecendo a trama. Segundo Couto, os eixos escolhidos pelo diretor, a culpa e a vingana, ficam circunscritos ao enredo.

06 - Considere as seguintes afirmaes: 1. 2. 3. 4. possvel depreender do texto que a palavra mise-en-scne significa a maneira como o diretor constri sentidos a partir da encenao, da linguagem cinematogrfica. A traduo do livro que deu origem ao filme recebeu no Brasil o ttulo Sobre meninos e lobos. No texto predomina a voz de Jos Geraldo Couto; o autor cita e referenda a anlise elaborada por Couto. Os diretores Hitchcock e Fritz Lang tm como tema de seus filmes as linhas da fora ou a briga entre narrativa e mundo descrito.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) *e) Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras.

07 - Na ltima frase do texto, aparece a forma verbal implica. Sobre esse vocbulo, veja o que diz o dicionrio Aurlio: Implicar. [Do lat. implicare.] V.t.d. 1. Tornar confuso, enredar, embaraar, enlear: As nuances implicam a mente. 2. Dar a entender; fazer supor; pressupor; O dilogo com o mundo, que iniciamos naquelas horas felizes, implicava simultaneamente uma obstinao impulsora e um frmito afetivo (Manuel Torga, Dirio, IX, p. 38); [...]. 3. Trazer como consequncia; envolver, importar: A supresso da liberdade implicava, no raro, a violncia. [...] T. d. e i.. 5. Comprometer, envolver: Implicaram-no em crime de furto. [...] Com base na leitura do verbete, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. O texto usa o verbo implicar com uma regncia diferente daquela orientada pelo dicionrio. Alm de o sentido do item 5 do verbete ser incompatvel com o sentido da palavra no texto, a regncia tambm diferente. Para usar o termo de acordo com o dicionrio, o autor deveria ter escrito ... implica em um modo diferente de distinguir.... No texto, a palavra usada no sentido descrito no item 1 do verbete.

Assinale a alternativa correta. *a) b) c) d) e) Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras.

www.pciconcursos.com.br

08 - [...] a forma pela qual o diretor maneja os elementos da linguagem cinematogrfica que configura o discurso cinematogrfico e sua semntica, a sua significao. A produo de sentidos, em "A Ilha do Medo", decorre, portanto, da 'mise-en-scne'. Ao usar as trs expresses grifadas, o autor: a) b) *c) d) e) faz duas retificaes, para se aproximar do sentido desejado. acrescenta informaes novas com o uso de cada uma das expresses. reitera as afirmaes com o uso de expresses equivalentes. faz inicialmente uma retificao, com a expresso sua significao e posteriormente uma reiterao de significado. indica que a primeira expresso foi usada por Jos Geraldo Couto.

09 - Embora se achasse bem melhor que qualquer outro concorrente ao prmio, o maratonista fez tudo o que o treinador recomendara. Tendo em vista as normas cultas da lngua, que formas verbais podem substituir a expresso grifada? 1. 2. 3. 4. podia estar recomendando. havia recomendado. vai recomendar. tinha recomendado.

As formas verbais corretas so apresentadas no(s) item(ns): a) b) *c) d) e) 3 apenas. 1 e 3 apenas. 2 e 4 apenas. 2 e 3 apenas. 1 e 4 apenas.

10 - Assinale a alternativa em que dever ser feito um ajuste na concordncia, caso a expresso grifada seja substituda pela expresso entre parnteses. a) b) *c) d) e) Se as estimativas estiverem certas, no prximo ano haver cerca de 1,5 milho de brasileiros em condies de exercer o cargo. (milhes de brasileiros) H um ano, a resposta seria outra. (dois anos) O pas mantm vrias modalidades de assistncia ambulatorial e domiciliar. (Os pases) Tambm faz muito tempo que no se fala mais em diminuir impostos. (dez anos) Foram desenvolvidos mais de 30 projetos de vacinao. (projetos de vacinao)

MATEMTICA
11 - De um lote de 5000 lmpadas, 100 foram aleatoriamente selecionadas e testadas. Se 5 lmpadas nessa amostra apresentaram defeito, quantas lmpadas defeituosas espera-se obter no lote todo? a) b) c) d) *e) 25 lmpadas. 100 lmpadas. 500 lmpadas. 1000 lmpadas. 250 lmpadas. 8m 12 - Um jardim retangular junto a um edifcio possui uma calada ao redor de 3 lados, como mostra a figura. A rea dessa calada : 6m a) *b) c) d) e) 100 m . 2 52 m . 2 36 m . 2 12 m . 2 48 m . 10 m
2

Edifcio

Jardim

10 m

13 - Um saco contm R$ 7,00 em moedas somente de 25 e 50 centavos. Sabendo que h um total de 18 moedas no saco, correto afirmar que h exatamente: *a) b) c) d) e) R$ 2,00 em moedas de 25 centavos. 8 moedas de 50 centavos. R$ 6,00 em moedas de 50 centavos. 6 moedas de 25 centavos. R$ 1,00 em moedas de 25 centavos.

www.pciconcursos.com.br

14 - Ao aprovar uma lei politicamente impopular, o percentual de aceitao do presidente cai perante a populao. Depois de algum tempo, o percentual de aceitao aumenta novamente. Matematicamente, essa queda e depois subida na aceitao popular pode ser descrita por uma funo quadrtica. Imaginemos que, aps uma lei impopular ter sido aprovada, tem-se
P = x 2 7x + 38

sendo P o percentual de aceitao do presidente e x o nmero de semanas desde a aprovao da lei. Com base nisso, podemos dizer que o percentual de aceitao ser o mais baixo: a) b) *c) d) e) entre uma e duas semanas aps a aprovao da lei. entre duas e trs semanas aps a aprovao da lei. entre trs e quatro semanas aps a aprovao da lei. entre quatro e cinco semanas aps a aprovao da lei. entre cinco e sete semanas aps a aprovao da lei.

15 - Para medir a largura aproximada de um rio, utilizou-se o esquema ao lado. De acordo com a figura, pode-se de dizer que o valor de d : a) b) c) d) *e) 28 m. 18 m. 16 m. 25 m. 20 m. 10 m 8m 16 - Uma pequena estao de rdio encontra-se em um ponto A, localizado a 5 km de uma estrada. A estao tem um alcance de 13 km em todas as direes. Se a estrada percorre o terreno em linha reta, aproximadamente quantos quilmetros dessa estrada so cobertos pela transmisso da rdio? *a) b) c) d) e) 24 km. 12 km. 20 km. 13 km. 26 km. 25 m

17 - Palitos de fsforo so usados para formar figuras, como descrito abaixo:

Figura 1

Figura 2

Figura 3

Continuando a sequncia dessa maneira, a Figura 20 ter um total de: a) b) *c) d) e) 57 palitos. 60 palitos. 63 palitos. 66 palitos. 69 palitos.

18 - No corpo humano, a quantidade de uma certa droga se reduz metade aps cada perodo de 10 horas. Se inicialmente havia 1024 mg dessa droga, o tempo necessrio para que essa quantidade se reduza a 128 mg ser de: a) b) c) *d) e) 2,5 horas. 20 horas. 25 horas. 30 horas. 40 horas.

19 - A mdia de cinco nmeros 6. Se um desses nmeros for removido, a mdia torna-se 7. Portanto, o valor do nmero removido era: a) *b) c) d) e) 1. 2. 3. 5. 6.

www.pciconcursos.com.br

20 - Em um sistema predadorpresa, o nmero de predadores e o nmero de presas tende a variar de uma maneira peridica. Em uma certa regio com lobos como predadores e lebres como presas, a populao de lebres L varia, aproximadamente, de acordo com a equao
t L = 1000 + 250 sen 2

em que t representa o tempo em anos desde 1 de janeiro de 2000. Com base nesse modelo, podemos dizer que a populao mxima de lebres foi atingida primeiramente em: a) *b) c) d) e) janeiro de 2000. janeiro de 2001. janeiro de 2002. janeiro de 2003. janeiro de 2007.

RACIOCNIO LGICO
O texto a seguir referncia para as questes 21 a 23. Olhos de insulfilm
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Aprendi, no exerccio do jornalismo, que olhar para ver um ato de resistncia cotidiana. O mais fcil, sempre, no ver. Ou enxergar apenas aquilo que nos do para ver, como se essa fosse toda a verdade. Existe aquilo que no vemos, mas gostaramos de ter visto. E existe aquilo que no vemos porque escolhemos no ver. Como quando fechamos o vidro do carro para impedir o contato com as pessoas que nos pedem alguma coisa do lado de fora. E colocamos insulfilm nos vidros, quanto mais escuro melhor, para que nem mesmo elas possam nos ver. mais fcil quando aqueles que querem entrar no enxergam nosso rosto assustado, culpado ou com raiva. Nosso desamparo diante da dor do outro oculto por camadas de insulfilm. E um pouco mais: a pelcula que permite a nossa cegueira impede os que pertencem ao lado de fora de ver que no estamos vendo. Nos iludimos que estamos protegidos, mas a escolha de no ver assim como a de no ser visto vai nos brutalizando. E logo nem precisamos mais da pelcula sinttica na janela. Porque um insulfilm orgnico j cobre nossos olhos, faz parte de ns. No ligamos mais. Os que querem entrar j no importam, porque nos iludimos que so to diferentes de ns, que temos a sorte de estar dentro, que no faz mais diferena. Todos os genocdios da histria foram cometidos por poucos, mas s puderam ser consumados porque muitos fingiram no ver. E fingiram com tanta nfase que acabaram por acreditar que no viam. s vezes, contra todos os meus esforos, acontece comigo. Sucumbo banalidade, me distraio e permito que o insulfilm me cubra os olhos. Iludo-me que estou vendo, mas no estou.
(Eliane Brum Revista poca, 29 jun. 2009, adaptado.)

21 - A respeito das relaes de coeso presentes no texto, assinale a alternativa INCORRETA. Em O mais fcil, sempre, no ver. Ou enxergar apenas aquilo que nos do para ver (linhas 1 e 2), h uma relao de alternncia. b) Em Existe aquilo que no vemos, mas gostaramos de ter visto (linhas 2 e 3), h uma relao de adversidade. *c) Em E existe aquilo que no vemos porque escolhemos no ver (linha 3), h uma relao de consequncia. d) Em quanto mais escuro melhor (linhas 4 e 5), h uma relao de proporo. e) Em mais fcil quando aqueles que querem entrar no enxergam nosso rosto assustado (linhas 5 e 6), h uma relao de comparao. 22 - A respeito da relao da autora do texto com o ato de ver, correto afirmar que ela: a) *b) c) d) e) est no grupo dos que decidiram voluntariamente no ver. expressa ter conscincia de que preciso olhar para ver. se engana com o que v. avalia o no ser visto como sendo mais grave do que no ver. considera o recurso do insufilm vlido para proteger-se dos pedintes. a)

23 - Assinale a alternativa correta acerca das relaes sintticas presentes no perodo que segue: Os que querem entrar j no importam, porque nos iludimos que so to diferentes de ns, que temos a sorte de estar dentro, que no faz mais diferena (linhas 10-11). a) O segmento que temos a sorte de estar dentro comporta relao de causa. *b) As duas ltimas vrgulas marcam a elipse da expresso nos iludimos. c) Os advrbios j e mais marcam a manuteno dos sentimentos em relao queles que esto do lado de fora do carro. d) A inverso do perodo para Porque nos iludimos que so to diferentes de ns, que temos a sorte de estar dentro, que no faz mais diferena, os que querem entrar j no importam acarreta mudana do significado. e) A colocao do pronome se, mudando no importam para no se importam, no acarretaria alterao gramatical e de sentido.

www.pciconcursos.com.br

24 - Leia o texto abaixo: Quem ser o campeo? Uma pergunta que todos esto se fazendo e fazendo aos outros : quem vencer a copa do Mundo na frica do Sul? Impossvel responder conscientemente, ainda que os brasileiros esperem mais uma vez a vitria da nossa seleo sobre os rivais. Possumos, sem dvida, todas as condies para sonhar com isso: a tradio da camisa canarinho, a qualidade dos nossos jogadores, o respeito dos adversrios e a atratividade poltica e econmica do futebol nacional por todo o planeta, o que potencialmente poder nos favorecer, caso tenhamos dificuldades nas primeiras fases da competio. Estamos, porm, longe de ser os favoritos absolutos. Primeiro porque puro ilusionismo imaginar que determinada seleo possa chegar ao mundial como se tivesse uma das mos na taa o torneio tem caractersticas diversas das de um campeonato. Caso houvesse jogos em turno e returno, certamente as melhores equipes entre elas, a brasileira teriam todas as condies de ganhar o ttulo. A copa do mundo , porm, muito mais uma feira de futebol, na qual os diversos fabricantes apresentam os seus ltimos modelos para comercializ-los mundo afora. Dessa forma, o aspecto tcnico colocado em segundo plano. Vale nica e exclusivamente a conquista, no importando de que forma possa ser alcanada. Mesmo em meio a todas as dvidas do futebol um esporte propcio a surpresas, j que no exige regularidade para um time vencer , podem-se analisar algumas possibilidades sob a tica da limitada lgica desse esporte. E, diante disso, vislumbramos concorrentes da Copa da frica do Sul. Mas antes temos de refletir sobre o que temos visto nos ltimos meses, ainda que at junho muita coisa possa se modificar.
(Scrates, em CartaCapital, 31 mar. 2010, p. 83.)

Assinale a alternativa que contenha uma inferncia que pode ser feita diretamente do texto. a) b) c) *d) e) As perguntas sobre o campeo da Copa da frica do Sul ainda esto no mbito subjetivo, pois no aparecem na mdia. Os brasileiros nunca esperaram como agora pela vitria da Copa Mundial de futebol. As primeira fases da competio j esto ganhas por conta da qualidade tcnica de nosso futebol. As caractersticas da Copa Mundial de Futebol diminuem as vantagens das melhores equipes. A lgica e funcionamento do futebol no nos permitem antever alguns resultados.

25 - O trecho abaixo foi extrado de uma resenha de livro: Lanado em 1953, este romance envelheceu bem menos que a maior parte da fico cientfica de sua dcada. Em vez de projetar no futuro problemas e preconceitos de seu tempo, especulou sobre o futuro de nossa espcie de uma maneira que ainda soa intrigante.
(CartaCapital, 24 mar. 2010.)

Com relao a esse texto, considere as seguintes inferncias: 1. 2. 3. A maior parte da fico cientfica da dcada de 50 j est ultrapassada. O livro previu que o futuro de nossa espcie seria como hoje. O livro v o presente de hoje de forma preconceituosa.

Esto corretas as inferncias apresentadas nos itens: a) b) c) d) *e) 1 e 3 apenas. 2 apenas. 2 e 3 apenas. 1, 2 e 3. 1 apenas.

26 - Leia o anncio publicitrio abaixo, de uma coleo de livros sobre decorao do jornal Folha de S. Paulo. Chegou a coleo Folha Decorao e Design So ideias que cabem perfeitamente na sua casa. At em kitinetes. Dado o seu propsito, assinale a alternativa que interpreta corretamente a ambiguidade nele presente. *a) A forma verbal cabem tem duplo sentido: as ideias combinam com a casa, e a coleo inteira pode caber at num espao pequeno. b) A palavra folha tem duplo sentido: pode ser folha de rvore ou folha de papel. c) A palavra kitinetes pode significar o espao onde morar e o espao para guardar a coleo de livros. d) Decorao e design so palavras que tm o mesmo sentido, mas so usadas no anncio com sentidos diferentes. e) A forma verbal chegou apresenta dupla interpretao: pode significar que algum chega em sua casa ou que a coleo pode chegar.

www.pciconcursos.com.br

27 - Leia o texto abaixo. O guitarrista americano B. B. King tem 84 anos, sofre de diabetes h mais de duas dcadas, hipertenso e odeia ginstica. Nos ltimos anos, o excesso de peso lhe trouxe problemas no joelho, que o obrigaram a tocar sentado. Mas a sade claudicante no lhe tirou o prazer de subir ao palco. Ele reduziu o ritmo, ainda que faa mais de 100 apresentaes por ano. Na segunda quinzena do ms, desembarca no Brasil para shows no Rio, em So Paulo e em Braslia. H uma atividade fsica que no abandono, andar de um saguo de aeroporto para outro, diz. So apresentaes imperdveis. Ele criou um estilo prprio, com staccati e vibratos delicados, que nos anos 50 foram assimilados por artistas de rock. Sua msica atravessou o oceano e influenciou artistas como Keith Richards e Eric Clapton, que na dcada seguinte invadiram as paradas de sucesso americanas. B. B. King o ltimo pioneiro vivo do blues. (...)
(Revista Veja, 3 mar. 2010, p. 130.)

Assinale a alternativa que contm uma inferncia correta desse texto. *a) b) c) d) e) A sade debilitada de B. B. King o fez diminuir o nmero de shows. Desde a dcada de 50, B. B. King tentou fazer sucesso, mas s hoje reconhecido. 100 apresentaes foi o mximo que B. B. King conseguiu fazer em um ano. A dcada de 50 foi a poca de maior influncia de B. B. King em msicos europeus. H hoje mais pioneiros vivos do blues que influenciaram os msicos da poca.

28 - O articulador e pode atribuir vrios significados s expresses que ele liga. Assinale a alternativa em que o e destacado difere do significado de e tambm. a) Um dos maiores pensadores vivos, Noam Chomsky, passou os ltimos 50 anos a denunciar e a contabilizar as vtimas do domnio americano mundo afora. (CartaCapital, 17/dezembro/2003, p. 12) b) O pai da psicanlise e o pai da psicologia analtica mantiveram por alguns anos uma relao prxima, de amizade e admirao. Freud mestre, Jung discpulo. (Revista Entrelivros, julho/2006, p. 28) c) A luta [relao entre religiosos jesutas e os comandantes polticos do Brasil colnia] era material e cultural ao mesmo tempo: logo, poltica. (Alfredo Bosi, em Dialtica da Colonizao, Cia das Letras, p. 33) *d) O Zimbbue sntese, e no metfora dos problemas africanos. (Veja, 9/julho/2008, p. 36) e) Plano de Obama pretende terceirizar acesso de astronautas rbita da Terra e coloca em cheque futuro da explorao espacial tripulada nos EUA. (Folha de S. Paulo, 28/maro/2010, p. M-6)

Leia o texto abaixo e responda s questes 29 e 30. Sobre a Crena e a Cincia A pergunta que mais me fazem quando dou palestras, ou mesmo quando me mandam emails, se acredito em Deus. Quando respondo que no acredito, vejo um ar de confuso, s vezes at de medo, no rosto da pessoa: Mas como o senhor consegue dormir noite?. No h nada de estranho em perguntar a um cientista sobre suas crenas. Afinal, ao seguirmos a velha rixa entre a cincia e a religio, vemos que, medida em que a cincia foi progredindo, foi tambm ameaando a presena de Deus no mundo. Mesmo o grande Newton via um papel essencial para Deus na natureza: Ele interferiria para manter o cosmo em xeque, de modo que os planetas no desenvolvessem instabilidades e acabassem todos amontoados no centro, junto ao Sol. Porm, logo ficou claro que esse Deus era desnecessrio, que a natureza podia cuidar de si mesma. O Deus que interferia no mundo transformou-se no Deus criador: aps criar o mundo, deixou-o merc de suas leis. Mas nesse caso, o que seria Deus? Se essa tendncia continuasse, a cincia tornaria Deus desnecessrio? Foi nessa tenso que surgiu a crena de que a agenda da Cincia roubar Deus das pessoas. Um nmero espantoso de pessoas acha mesmo que esse o objetivo dos cientistas, acabar com a crena no mundo. Os livros de Richard Dawkins e outros cientistas ateus militantes, que acusam os que creem de viverem num estado de delrio permanente, no ajudam em nada a situao. Mas ser isso mesmo o que a cincia pretende? Ser que esses fundamentalistas ateus falam por todos os cientistas? De modo algum. Eu conheo muitos cientistas religiosos que no veem qualquer conflito entre a sua cincia e sua crena. Para eles, quanto mais entendem o Universo, mas admiram a obra do seu Deus. (So vrios.) Mesmo que essa no seja a minha posio, respeito os que creem. A cincia no tem uma agenda contra a religio. Ela se prope simplesmente a interpretar a natureza, expandindo nosso conhecimento do mundo natural. Sua misso aliviar o sofrimento humano, aumentando o conforto das pessoas, desenvolvendo tcnicas de produo avanadas, ajudando no combate s doenas. O resto, a bagagem humana que acompanha e inspira o conhecimento (e que s vezes o atravanca), no vem da cincia como corpo de saber, mas dos homens e das mulheres que se dedicam ao seu estudo. bvio que, como j afirmava Einstein, crer num Deus que interfere nos afazeres humanos incompatvel com a viso da cincia de que a natureza procede de acordo com leis que, bem ou mal, podemos compreender. O problema se torna srio quando a religio se prope a explicar fenmenos naturais. Dizer que o mundo tem menos de 7.000 anos ou que somos descendentes diretos de Ado e Eva, que por sua vez, foram criados por Deus, equivalente a viver no sculo 16 ou antes disso. A insistncia em negar os avanos e as descobertas da cincia , francamente, inaceitvel. Por exemplo, um nmero enorme de pessoas se recusa a aceitar que o homem pousou na Lua. Quando ouo isso, fico horrorizado. Esse feito, como tantos outros, deveria ser celebrado como um dos marcos da civilizao, motivo de orgulho para todos ns. Podemos dizer que existem dois tipos de pessoa: os naturalistas e os sobrenaturalistas. Os sobrenaturalistas veem foras ocultas por trs dos afazeres dos homens, vivendo escravizados por medos apocalpticos e crenas inexplicveis. Os naturalistas aceitam que nunca teremos todas as respostas. Mas, em vez de temer o desconhecido, abraam essa ignorncia como um desafio e no uma priso. por isso que eu durmo bem noite.
(Marcelo Gleiser, Folha de S. Paulo, 28 mar. 2010, p. M-4.)

www.pciconcursos.com.br

10

29 - Avalie as seguintes explicaes das possveis ambiguidades das expresses destacadas no texto. 1. Foi nessa tenso que surgiu a crena de que a agenda da Cincia roubar Deus das pessoas. Um nmero espantoso de pessoas acha mesmo que esse o objetivo dos cientistas, acabar com a crena no mundo. Os livros de Richard Dawkins e outros cientistas ateus militantes, que acusam os que creem de viverem num estado de delrio permanente, no ajudam em nada a situao. Explicao: Outros cientistas ateus militantes tambm podem ter livros publicados. Eu conheo muitos cientistas religiosos que no veem qualquer conflito entre a sua cincia e sua crena. Para eles, quanto mais entendem o Universo, mas admiram a obra do seu Deus. (So vrios.) Mesmo que essa no seja a minha posio, respeito os que creem. Explicao: Podem ser vrios deuses ou vrios cientistas religiosos. O resto, a bagagem humana que acompanha e inspira o conhecimento (e que s vezes o atravanca), no vem da cincia como corpo de saber, mas dos homens e das mulheres que se dedicam ao seu estudo. Explicao: O estudo pode ser sobre a cincia ou sobre os homens e as mulheres. Por exemplo, um nmero enorme de pessoas se recusa a aceitar que o homem pousou na Lua. Quando ouo isso, fico horrorizado. Esse feito, como tantos outros, deveria ser celebrado como um dos marcos da civilizao, motivo de orgulho para todos ns. Explicao: O motivo de orgulho para todos ns pode ser a civilizao ou o feito da cincia.

2.

3. 4.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) As explicaes 1, 2, 3 e 4 esto corretas. Somente as explicaes 2 e 3 esto corretas. Somente as explicaes 1, 3 e 4 esto corretas. Somente as explicaes 1, 2 e 4 esto corretas. Somente as explicaes 1 e 4 esto corretas

30 - Assinale a alternativa que infere uma informao correta do texto. a) b) *c) d) e) Desde o sculo 16, a cincia vem lutando contra as crenas religiosas. O mundo s pode ter menos de 7.000 anos. O autor do texto se pe no conjunto dos naturalistas. Richard Dawkins enquadra-se nos sobrenaturalistas. Os cientistas ainda acham que a natureza no pode cuidar de si mesma.

31 - Observe a sequncia de nmeros abaixo: 0, 1, 4, 13, 40, ____ A regra para se determinar o prximo nmero nessa sequncia : a) b) c) *d) e) Somar 1 ao ltimo nmero. Somar 9 ao ltimo nmero. Dobrar o ltimo nmero e somar 1. Triplicar o ltimo nmero e somar 1. Somar 3 ao ltimo nmero.

32 - Uma caixa contm 12 livros: 5 de matemtica, 3 de histria e 4 de qumica. Qual o nmero mnimo de livros que devem ser tomados dessa caixa, para que se tenha certeza de que dois deles sejam de uma mesma disciplina? a) b) *c) d) e) 3 livros. 6 livros. 4 livros. 2 livros. 12 livros.

33 - Cada letra na soma abaixo representa um algarismo distinto. 3 3 9 7 7 8 B C 2 4 4 A

+ C Com base nessa soma, podemos dizer que: a) b) c) d) *e) A = 1. C = 3. B = 0. A = 8. B = 5.

www.pciconcursos.com.br

11

34 - A seguir temos parte de uma tabela contendo os nmeros de 1 a 100.

Abaixo so mostradas partes dessa tabela. Sem completar o restante da tabela, determine quais nmeros, respectivamente, devem aparecer nos quadrados sombreados. 42 44 45 53

a) *b) c) d) e)

50 e 46. 77 e 86. 50 e 50. 33 e 46. 77 e 50.

35 - Observe a sequncia de quadrados a seguir:

...
Continuando essa sequncia at que se obtenha 10 quadrados pretos seguidos, ter-se- usado um total de: *a) b) c) d) e) 10 quadrados brancos e 55 pretos. 10 quadrados brancos e 10 pretos. 9 quadrados brancos e 55 pretos. 9 quadrados brancos e 10 pretos. 10 quadrados brancos e 46 pretos.

36 - Trs caixas de diferentes tamanhos esto sendo pesadas duas a duas, como mostra a figura a seguir:

8 kg

7 kg

5 kg

Com base nisso, correto afirmar que as trs caixas juntas pesam: a) b) *c) d) e) 13 kg. 15 kg. 10 kg. 9 kg. 11 kg.

37 - Qual dos dados abaixo pode ser montado dobrando-se a figura ao lado?

a)

*b)

c)

d)

e)

www.pciconcursos.com.br

12

38 - Qual das alternativas abaixo corresponde ao nmero indicado pelo mostrador ao lado? a) b) c) *d) e) 103. 115. 130. 160. 180.

39 - A figura a seguir ser girada para uma posio diferente.

Qual das figuras abaixo pode ser a figura original, aps ser girada?

*a)

b)

c)

d)

e)

40 - A seguir temos uma chaleira vista de cima, de lado e de frente:

Qual dos itens abaixo contm a chaleira vista sob os trs ngulos acima descritos?

a)

b)

c)

*d)

e)

www.pciconcursos.com.br

13

CONHECIMENTO ESPECFICO
41 - A seo urea pode ser definida como a razo entre duas seces de uma reta, ou as duas dimenses de uma figura plana, em que a menor est para a maior assim como a maior est para a soma de ambas. Considerando-se isso, correto afirmar: a) b) *c) d) e) Um retngulo com as dimenses 10 x 5 cm um retngulo ureo. Um quadrado sempre um elemento ureo. A seo urea pode ser expressa algebricamente pela equao de duas razes: a/b = b/a+b = 0,618. A srie de Fibonacci possui uma propriedade aditiva capaz de formar tringulos ureos sucessivos. Um tringulo retngulo contem a seo urea em sua gnese.

42 - O Brasil ainda tem muito a se desenvolver com relao padronizao de elementos construtivos e racionalizao da construo. Reduzir o tempo de obra significa reduzir custos. Nesse sentido, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) As cantarias de pedra so exemplo de obra seca e rpida. ( ) Paredes compostas por camadas de madeira macia ou engenheirada, gesso acartonado e isolantes trmicos so mais leves do que as alvenarias de tijolos tradicionalmente utilizadas e, por isso, solicitam menos das fundaes. ( ) Um pilar de madeira posto em carga imediatamente nas obras, pois no necessita do tempo de cura como o concreto. ( ) Obras secas so mais rpidas, pois utilizam elementos de dimenses indeterminadas, como as argamassas. ( ) A coordenao modular decimtrica um instrumento de racionalizao da obra, pois visa integrar materiais de diferentes fabricantes no canteiro de obras. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) *c) d) e) V F V F V. F V F F V. F V V F V. F F V V F. V V V F F.

43 - Fundao (ou alicerce) constitui a parte mais baixa de um edifcio ou de qualquer outra construo, parcial ou totalmente abaixo da superfcie do solo, destinada a sustentar e firmar a superestrutura, bem como transmitir suas cargas diretamente ao solo. Com relao ao tema, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda. 1. 2. 3. 4. 5. Fundao rasa. Baldrame. Lastro. Radier. Sapata corrida. ( ) Camada de materiais granulares brutos colocada e compactada sobre um solo no revolvido, ou preparada para impedir o afluxo capilar de umidade para uma laje de piso de concreto. ( ) Sapata espessa, semelhante a uma laje de concreto armado, que sustenta um edifcio. ( ) Alicerce colocado imediatamente abaixo da parte mais inferior de uma superestrutura e que transmite as cargas de uma edificao diretamente ao solo, que as suporta por presso vertical. ( ) Viga de concreto armado que sustenta uma superestrutura no nvel do solo, ou prximo a ele, e transfere a carga para sapatas isoladas. ( ) Base linear sobre a qual se apoia um muro de fundao ou uma parede.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) b) *c) d) e) 3 5 1 4 2. 4 1 2 3 5. 3 4 1 2 5. 3 4 5 1 2. 1 3 4 2 5.

44 - Enquanto as paredes de um recinto proporcionam uma delimitao fsica do espao, a altura do plano de teto determina suas qualidades de abrigo e intimidade. Considerando-se que a escala humana na arquitetura baseia-se nas dimenses e propores do corpo humano, correto afirmar: *a) Das trs dimenses de um recinto, sua altura tem um efeito maior sobre sua escala do que a sua largura ou comprimento. b) Se aumentarmos o p-direito de um recinto medindo 3,6 x 4,8 m, de 2,4 para 2,7 m, o efeito ser igualmente notado e afetar a sua escala como se tivssemos aumentado sua largura para 3,9 m e seu comprimento para 5,2 m. c) Tanto num espao medindo 3,6 x 4,8 m quanto num espao medindo 15,0 x 15,0 m, um p-direito de 2,7 ser igualmente confortvel para a maioria das pessoas. d) O formato, a cor e o padro das superfcies limtrofes afetam seu comprimento. e) A natureza e o tamanho dos objetos em seu interior so esclarecedores sobre sua largura.

www.pciconcursos.com.br

14

45 - As teorias sobre proporo na Arquitetura tm em comum o intuito de criar um sentido de ordem e harmonia entre os elementos de uma composio visual. Acerca disso, considere as afirmativas abaixo: 1. 2. 3. 4. 5. Relao comparativa, adequada ou harmnica entre duas partes ou entre uma parte e o todo, com respeito a magnitude, quantidade ou grau. Determinado tamanho, extenso ou graduao proporcional, normalmente em relao a algum padro ou ponto de referncia. Arranjo ordenado, aprazvel ou congruente dos elementos ou partes de um todo artstico. Estado de repouso ou estabilidade entre elementos contrastantes ou foras oponentes. Sistema de elementos distribudos, classificados e organizados um acima do outro segundo sua importncia ou significado. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Escala. Hierarquia. Proporo. Equilbrio. Harmonia.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) b) c) d) *e) 2 5 4 1 3. 2 3 1 4 5. 3 4 1 2 5. 3 4 5 1 2. 2 5 1 4 3.

46 - Todas as edificaes so compostas de estruturas que se desenvolvem no espao. Conhecer as foras que atuam nas estruturas de fundamental importncia, pois o conjunto estrutural constitui o caminho que essas foras percorrem, de um determinado ponto at a fundao. Sobre esse assunto, correto afirmar: *a) As foras que atuam nas estruturas so basicamente de duas espcies, gravitacionais e de vento, sendo que as gravitacionais tm direo vertical, e as de vento, horizontal. b) Foras que ocorrem ocasionalmente so tambm chamadas de cargas incidentes. c) So exemplos de cargas incidentes as pessoas, mobilirio, vento e veculos. d) As vigas so consideradas elementos estruturais paralelos; logo, as cargas que atuam sobre elas so, tambm, cargas distribudas paralelamente ao plano jusante. e) As cargas gravitacionais so ocasionais em trelias espaciais. 47 - Estruturas compostas por PILAR-PILAR-VIGA, ou seja, com dois apoios e uma viga so denominadas prticos. Sobre as estruturas em prtico correto afirmar: a) Uma viga trabalha a trao na poro superior e a compresso na poro inferior. *b) O prtico gera um diagrama de momento fletor, sendo na poro central o maior momento. Por essa razo, balanos podem, em alguns casos, resultar econmicos, por contribuir com a diminuio da altura da viga. c) Balanos representam sempre aumento no tamanho da viga e consequentemente incremento nos custos de uma obra civil. d) Considerando um mesmo vo e uma mesma rea de influncia das lajes adjacentes, vigas de concreto armado resultam mais baixas e esbeltas do que vigas de concreto protendido. e) As vergas so pequenos pilares que trabalham a compresso e cisalhamento, com a finalidade de possibilitar a colocao de janelas em paredes de alvenaria. 48 - A construo civil gera diariamente um enorme volume de entulhos e escrias. A preocupao em transformar a arquitetura num produto mais sustentvel traz tona uma srie de noes importantes que permeiam toda a produo contempornea de qualidade. Sobre esse assunto, correto afirmar: Utilizar madeira tropical na construo constitui sempre um crime ambiental, amparado pela Lei n 17.894/98. A captao de guas pluviais atravs de sistemas de sprinklers uma soluo afinada com os conceitos de sustentabilidade. c) Terrenos em declive devem ser aterrados, para fins de construo. d) Quando utilizada na fabricao de componentes construtivos, a madeira libera todo o carbono (CO2) que fixou durante o seu crescimento. *e) A madeira material renovvel, adapta-se bem aos processos de pr-fabricao e mais leve, se comparada aos materiais tradicionalmente utilizados no Brasil. 49 - Os balanos nas vigas de um sistema estrutural muitas vezes definem a expressividade arquitetnica de uma obra, gerando vazios que podem qualificar os espaos de chegada e acolhimento do edifcio, por exemplo. Os balanos, quando utilizados da forma correta, garantem tambm economia de material na construo do edifcio. Num sistema estrutural de vigas contnuas hiperestticas, executadas em concreto armado, os balanos nas vigas, por apresentarem momentos fletores contrrios aos dos vos centrais, ocasionam alvio dos valores desses momentos. Nessas condies, em vigas em balano com carregamento uniformemente distribudo, correto afirmar que as relaes entre vos centrais e balanos so mais econmicas quando: *a) b) c) d) e) apresentam momentos negativos iguais aos positivos, portanto mnimos. a viga no sofre esforo de toro. a viga no sofre esforo cortante (cisalhamento). o momento fletor ao longo de toda a viga igual a zero. a relao vo central/balano est na proporo de 1/1. a) b)

www.pciconcursos.com.br

15

50 - O desenho constitui ferramenta de criao e organizao dos elementos formais de uma obra de arquitetura, independentemente do objeto, seja um trecho da cidade, uma edificao ou um componente construtivo ou do mobilirio e ser projetado. Observe as vistas dadas (superior e lateral) da cadeira abaixo:

Vista superior e vista lateral da cadeira Considere agora as seguintes representaes frontais:

A
a) b) *c) d) e) A. B. C. D. E.

Assinale a alternativa que apresenta a vista frontal correta.

51 - A figura ao lado representa a armadura de uma viga, retirada de um projeto de estrutura de concreto armado. A respeito dessa figura, correto afirmar: a) b) c) *d) e) A viga em questo sofre trao na parte superior e compresso na parte inferior. Os vergalhes de ao utilizados tm dimetro de uma polegada. A viga tem as dimenses de 8 cm de largura por 36 cm de altura. O estribo da armadura tem 8 cm de largura por 36 cm de altura. O estribo tem dimetro de 36/8 de polegada.

www.pciconcursos.com.br

16

52 - A noo de partido contempornea noo de composio. Ambas nasceram com a Escola de Belas Artes Francesa. Se considerarmos o partido com um sentido balizador dentro do processo de projeto, e a composio como o conjunto de procedimentos que daro coeso aos elementos que sustentaro o partido, eles podem ser entendidos como conceitos complementares. Com base nisso, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. O partido um esquema bsico ou conceito de um projeto arquitetnico, representado por um diagrama. Composio constitui o arranjo de partes ou elementos em uma proporo ou relao adequadas, de modo a formarem um todo unificado. Diagrama um desenho, no necessariamente figurativo, que esboa, explica ou esclarece o arranjo e as relaes entre as partes de um todo. O partido deve estar em escala e, preferencialmente, conter especificaes de materiais e revestimentos.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente a afirmativa 4 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

53 - A norma brasileira NBR-5444, de 1989, regulamenta a utilizao de smbolos grficos utilizados em projetos para instalaes eltricas prediais. Segunda essa norma, o smbolo abaixo representa um eletroduto: a) *b) c) d) e) que desce. que sobe. que passa descendo. que passa subindo. com linha de chamada. representa uma:

54 - Com relao norma brasileira NBR-5444, de 1989, O smbolo a) *b) c) d) e) Tomada de luz a meia altura (1300 mm do piso acabado). Tomada de luz na parede, baixo (300 mm do piso acabado). Tomada de luz a meia altura (1000 mm do piso acabado). Sada para arandela externa na parede. Sada para telefone externo na parede a uma altura de 300 mm.

55 - A planta abaixo representa duas instalaes sanitrias (banheiros), projetadas com 140 cm de largura por 240 cm, sendo necessrio escolher qual a melhor posio para a instalao dos seguintes equipamentos: um vaso sanitrio (com vlvula tipo hydra de 1.1/2"), um lavatrio e um chuveiro.

Considerando-se que as instalaes sanitrias do edifcio esto numa mesma prumada e que os equipamentos sero instalados com tubulao embutida na parede, correto afirmar: a) b) c) *d) e) A melhor opo para instalar o vaso sanitrio e o chuveiro a parede 3. Chuveiro e vaso sanitrio podem ser instalados na parede 1, enquanto o lavatrio pode ser instalado na parede 3. A melhor opo para instalar o chuveiro a parede 2, e o local correto para o lavatrio a parede 3. A melhor opo para a instalao dos trs equipamentos a parede 1. A melhor alternativa seria o vaso sanitrio instalado na parede 1, enquanto o chuveiro e o lavatrio ficariam na parede 2.

www.pciconcursos.com.br

17

56 - A norma brasileira NBR-9077, de 2001, trata das sadas de emergncia em edifcios. Em caso de incndio numa edificao, sadas de emergncia corretamente dimensionadas e bem localizadas podem garantir a segurana dos usurios. Com relao ao dimensionamento das sadas de emergncia numa edificao, de acordo com a NBR-9077, correto afirmar: a) b) *c) d) e) As rampas devem ter largura mnima de 165 cm. Cada unidade de passagem tem 110 cm. A largura mnima de uma sada de emergncia numa edificao de 110 cm, ou seja, duas unidades de passagem. A largura mnima de uma circulao em um hospital de 165 cm, para permitir a passagem de macas, ou seja, trs unidades de passagem. As portas de sada de emergncia devem ter largura mnima de 200 cm, ou seja, quatro unidades de passagem.

57 - Com base na norma brasileira NBR-9077, de 2001, assinale a alternativa correta a respeito das escadas de uma edificao. Os degraus das escadas so dimensionados de acordo com a frmula de Blondel, que afirma que os degraus devem ter largura de 30 cm e altura de 20 cm. b) Nas edificaes em geral, todas as escadas utilizadas como sadas de emergncia devem possuir antecmaras ventiladas por dutos de entrada e sada de ar. c) Se a escada for executada com material que resista ao fogo por no mnimo quatro horas, o edifcio poder ter apenas uma sada de emergncia. d) Em edifcios com mais de quatro pavimentos, ser necessrio que, alm da escada, exista um elevador de emergncia. 2 *e) Em edificaes consideradas altas (mais de 30 m de altura) e com grandes pavimentos (maiores que 750 m ), sero necessrias escadas prova de fumaa. 58 - A norma brasileira NBR-13535, de 1995, trata das centrais de gs liquefeito de petrleo (GLP). Nos edifcios, podem existir sistemas de aquecimento e cozinhas que utilizem o GLP para alimentar suas instalaes. A armazenagem do gs realizada atravs de cilindros que esto localizados na central de GLP. Segundo essa norma, as centrais de GLP: a) b) *c) d) e) podem ser localizadas sob as edificaes. podem ser construdas, dividindo suas paredes com edificaes em madeira. no podem ser construdas no interior das edificaes. podem ser construdas a menos de um metro de ralos, rebaixos e canaletas. podem ser construdas junto calada dos lotes. a)

59 - O software grfico AutoCAD faz parte de uma famlia de aplicativos grficos CAD cuja sigla significa "computer-aided design" ou, em portugus, desenho assistido por computador. Em arquitetura, esses aplicativos auxiliam o arquiteto como ferramenta de desenho de projeto. O AutoCAD funciona recebendo diretrizes do usurio de diversas maneiras. Uma delas o chamado "prompt" de comando, pelo qual o usurio digita no teclado palavras-chave que significam um comando a desempenhar. Sobre os comandos do AutoCAD, correto afirmar: a) O comando STRETCH permite copiar uma entidade do desenho um nmero definido de vezes, a partir de coordenadas X, Y e Z. b) O comando TRIM move linhas em trs dimenses, utilizando pontos de referncia. c) O comando ARRAY apaga objetos do desenho. *d) O comando BPOLY cria um contorno tipo polilinha ou um permetro com rea fechada a partir dos objetos existentes no desenho. e) O comando HATCH recorta objetos do desenho, permitindo regular suas dimenses.

60 - O software grfico CorelDRAW um aplicativo que permite ao usurio trabalhar elementos de layout de comunicao visual, edio de imagens e editorao eletrnica de publicaes, entre outros usos. Quando funciona no sistema PC, esse software possui atalhos de teclado que desempenham determinadas funes ou comandos. No CorelDRAW, quais teclas de atalho de teclado permitem o zoom de aproximao e de afastamento? a) b) c) *d) e) alt+ e ctrl+ alt+ e shift+ ctrl+ e shift+ f3 e f2 f6 e f5

61 - A declividade se expressa normalmente como uma porcentagem (%), como uma razo entre uma distncia horizontal e a variao de altitude que h entre esses pontos, ou como um ngulo. Assim, por exemplo, se duas curvas de nvel tiverem 5 (cinco) metros de diferena entre elas, e estiverem a 100 (cem) metros de distncia, a declividade poder ser expressa como: a) b) c) d) *e) 100/1 ou 045. 50% ou 50. 0,5 ou 50%. 5% ou 50%. 5% ou 5/100.

www.pciconcursos.com.br

18

62 - Visando proporcionar maior quantidade possvel de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitao de mobilidade ou percepo, a utilizao de maneira autnoma e segura do ambiente, edificaes, mobilirio, equipamentos urbanos e elementos, a Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR-9050/2004) estabelece critrios e parmetros tcnicos a serem observados quando do projeto, construo, instalao e adaptao de edificaes, mobilirio, espaos e equipamentos urbanos. Nessa norma, um dos mais importantes critrios refere-se declividade mxima para rampas. Para novas construes, a mxima declividade admissvel de: a) b) *c) d) e) 1:8,5 1:9 1:12 1:10 1:11

63 - O sistema de coleta de guas pluviais constitui-se basicamente por elementos superficiais e subterrneos. Os elementos superficiais so: a) b) c) *d) e) boca-de-lobo, tubulao, poo de inspeo e dissipador de energia. praas, vias, caladas e estao de tratamento. ralo, tubulao, coletor-tronco e estao de tratamento. vias, caladas, guias e sarjetas. guias e sarjetas, boca-de-lobo e poo de inspeo.

64 - Em decorrncia da crescente impermeabilizao das cidades, a quantidade de guas das chuvas que chegam no sistema de drenagem est cada vez mais concentrada. Para resolver esse problema, uma das possveis solues o emprego de: a) *b) c) d) e) dissipador de energia. bacias de estocagem. bacias hidrogrficas. estaes de tratamento. poos de visita.

65 - Uma rede de esgoto sanitrio deve ser construda levando-se em considerao a topografia, pois o escoamento funciona por gravidade. Quando da impossibilidade deste, que outro recurso deve ser utilizado? a) b) *c) d) e) Tanques fluxveis. Estao de tratamento. Estao elevatria. Lagoa de conteno. Canalizao dos rios.

66 - Uma das alternativas implantao tradicional de redes coletivas de esgoto sanitrio a adoo de fossas spticas e sumidouros nos lotes urbanos. Constituem grande limitao para a implantao desse sistema individualizado: a) b) c) d) *e) a vegetao e a impermeabilizao do solo. o aumento da temperatura e a impermeabilizao do solo. alteraes do clima urbano e a vegetao. o tipo de solo e a contribuio da bacia hidrogrfica. o nvel da gua do lenol fretico e o tipo de solo.

67 - As vias urbanas so os principais locais para o deslocamento dos automveis. Sua composio desmembrada em vrias camadas. Assinale a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a da esquerda. 1. 2. 3. 4. Revestimento. Base. Sub-base. Guias e sarjetas. ( ( ( ( ) ) ) ) Distribuir as cargas. Conduzir as guas pluviais. Proteo das falhas. Receber o trfego.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) b) c) *d) e) 2 4 1 3. 1 2 3 4. 4 3 1 2. 2 4 3 1. 1 4 3 2.

68 - No caso de um loteamento cujos lotes sejam todos iguais, pode-se dizer que a quantidade de infraestrutura depende de alguns fatores. Para minimiz-la, uma das solues : a) b) *c) d) e) diminuir a taxa de ocupao. aumentar o tamanho da testada do lote. diminuir o tamanho da testada do lote. diminuir o ndice de permeabilidade do solo. aumentar a taxa de ocupao.

www.pciconcursos.com.br

19

69 - As caladas so os principais locais de deslocamento dos pedestres na cidade. Contudo, em sua grande maioria, no apresentam condies de trafegabilidade para aqueles que possuem limitada capacidade de mobilidade, temporria ou permanente. Sobre esse assunto, considere as figuras abaixo:

Essas ilustraes referem-se, respectivamente: a) b) *c) d) e) a faixas elevadas e ao rebaixamento de caladas. ao piso ttil direcional e ao rebaixamento de caladas. ao piso ttil de alerta e a faixas elevadas. ao rebaixamento de caladas e ao canteiro divisor. ao piso ttil de alerta e ao canteiro divisor.

A figura a seguir referncia para as questes 70 e 71. A figura representa uma quadra urbana subdividida em lotes, com algumas medidas. A tabela ao lado da figura apresenta dados sobre as reas de escape (1, 2 e 3) dos lotes de esquina, sendo AC o ngulo interno da curvatura, R o raio, T a tangente, D o desenvolvimento linear da curvatura e E a rea de escape propriamente dita de cada lote de esquina.

72.50 H 1 A B 42.00 D 22.50 10.00 10.00 10.00 10.00 M 17.00 21.00 F 2 AC R T D E 11.00 15.00 O G 10.00 10.00 10.00 10.00 10.00 10.00 N 1 114.50 3 C I 1 90 3.00 H J L 2 45 6.00 2.48 4.71 0.75 3 135 3.00 7.24 7.06 11.13

70 - Sendo a letra M a testada do lote e a letra F a rea do mesmo lote, seus valores correspondem a: a) *b) c) d) e) 10 m e 430,50 m . 2 10 m e 429,75 m . 2 11 m e 420,00 m . 2 11 m e 263,50 m . 2 10 m e 262,75 m .
2

71 - Considerando = 3,14, o valor da rea total da quadra de: a) b) c) d) *e) 3.927,00 m . 2 3.913,19 m . 2 3.915,12 m . 2 3.925,50 m . 2 3.911,26 m .
2

www.pciconcursos.com.br

20

72 - Numa obra de terraplenagem em terreno argiloso, o volume total de terra advinda do trabalho de corte ser: *a) b) c) d) e) maior que o volume presente no solo. 1/3 menor que o volume presente no solo. 1/10 menor que o volume presente no solo. igual ao volume presente no solo. nulo, pois em solo argiloso no se realiza trabalho de corte do terreno.

73 - O Estatuto da Cidade trata da Usucapio Especial de Imvel Urbano, regulamentando o artigo 183 da Constituio Federal do Brasil. Para que seja requerido, devem-se cumprir alguns requisitos, dentre eles os seguintes: 1. 2. 3. 4. A casa deve possuir, no mximo, 250,00 m . O imvel pode ser usado para outras atividades urbanas. O morador deve comprovar que reside no imvel por 5 anos ininterruptamente. No pode haver oposio de outro.
2

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente a afirmativa 4 verdadeira. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

74 - Em diversas cidades brasileiras, h uma quantidade expressiva de terrenos ociosos no tecido urbano estocados, em geral, com fins especulativos. O artigo 132 da Constituio Federal, em seu pargrafo 4, diz que facultado ao Poder Pblico Municipal, mediante lei especfica, para rea includa no Plano Diretor, exigir do proprietrio do solo urbano no edificado, subutilizado ou no utilizado que promova seu adequado aproveitamento, instituindo uma sequncia de implantao de instrumentos, na seguinte ordem: a) desapropriao com pagamento em ttulos da dvida pblica; imposto predial e territorial urbano progressivo no tempo; parcelamento, edificao ou utilizao compulsrios. b) imposto predial e territorial urbano progressivo no tempo; parcelamento, edificao ou utilizao compulsrios; desapropriao com pagamento em ttulos da dvida pblica. *c) parcelamento, edificao ou utilizao compulsrios; imposto predial e territorial urbano progressivo no tempo; desapropriao com pagamento em ttulos da dvida pblica. d) imposto predial e territorial urbano progressivo no tempo; parcelamento, edificao ou utilizao compulsrios; usucapio especial de imvel urbano. e) parcelamento, edificao ou utilizao compulsrios; imposto predial e territorial urbano progressivo no tempo; usucapio especial de imvel urbano.

75 - O artigo 39 do Estatuto da Cidade, que discorre sobre o papel do Plano Diretor, diz que a propriedade urbana cumpre sua funo social quando atende as exigncias fundamentais de ordenao da cidade expressas nesse Plano, assegurando o atendimento das necessidades do cidado quanto qualidade de vida, justia social e ao desenvolvimento das atividades econmicas. Com base nisso, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. 6. O Plano Diretor uma Lei Federal. O Plano Diretor uma Lei Municipal. O Estatuto da Cidade uma Lei Municipal. O Estatuto da Cidade uma Lei Federal. O Cdigo de Obras uma Lei Municipal. A Lei de Zoneamento uma Lei Federal.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente as afirmativas 1, 4 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 4 e 6 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 4 e 6 so verdadeiras.

76 - O Estatuto da Cidade institui vrios instrumentos da poltica urbana. O instrumento que d direito preferncia para aquisio de imvel urbano objeto de alienao onerosa entre particulares ao Poder Pblico, desde que referenciado no Plano Diretor, denominado: a) *b) c) d) e) direito de superfcie. direito de preempo. outorga onerosa do direito de construir. operaes urbanas consorciadas. usucapio especial de imvel urbano.

www.pciconcursos.com.br

21

77 - Observando as espcies vegetais de acordo com seu aspecto visual, forma, tamanho, estrutura, densidade e disposio da folhagem, textura e cores do conjunto, pode-se dividi-las em tipos classificao essencial para o processo de criao do paisagismo em projetos. So alguns desses tipos vegetais: *a) b) c) d) e) trepadeiras, forraes, palmeiras e arbustos. gimnospermas, angiospermas, caduciflias e perenes. gimnospermas, angiospermas, rvores e conferas. caduciflias, pereniflias, semicaduciflias e semiperenes. caduciflias, pereniflias, decduas e semidecduas.

78 - As espcies adequadas para a arborizao urbana das caladas devem possuir os seguintes requisitos: a) b) *c) d) e) troncos propcios presena de insetos e frutos que servem de alimentos aos pssaros. ser deciduiflia e frutfera. apresentar resistncia s pragas e s situaes climticas adversas e possuir sistema radicular pivotante. no apresentar nenhuma necessidade de gua advinda do subsolo e ter frutos e flores de variada colorao e volumetria durante todas as estaes do ano. ser pereniflia e possuir frutos comestveis.

79 - O projeto de iluminao artificial deve seguir um processo planificado para transformar uma ideia numa proposta realizvel que satisfaa ao comitente e aos usurios do espao, do ponto de vista tcnico e econmico, alm de ser de mnimo impacto ambiental. Em termos gerais, consideram-se como necessidades de luz para os usurios de espaos urbanos: 1. 2. 3. 4. 5. Seguridade viria. Seguridade citadina. Orientao visual. Promoo turstica ou comercial. Identidade, ambientao e recreao.

Com relao aos conceitos acima, a iluminao de edifcios importantes da cidade, tais como torres de igrejas, pontes, monumentos, arranha-cus, etc., alm de destac-los, pode faz-los cumprir diretamente a funo apresentada: a) b) *c) d) e) no item 1. no item 2. no item 3. no item 4. no item 5.

80 - A quantidade e qualidade da iluminao de uma rea interna de trabalho podem ser definidas por meio de vrios fatores. A sensao quando lmpadas, luminrias, janelas ou outras reas so claras demais, se comparadas com a luminosidade geral do interior, denominada: a) b) *c) d) e) iluminncia. nvel de iluminao preferido. ofuscamento. desempenho visual. modelagem.

www.pciconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi