Vous êtes sur la page 1sur 10

O TABU DA DUALIDADE

Pedro Zille Teixeira Nassera [zille@terra.com.br] Maria da Conceio de A. Barbosa-Limab [mcablima@uol.com.br] Glria Regina Pessa Campello Queirozc [gloria@uerj.br]
a b

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro c Universidade do Estado do Rio de Janeiro

R ESUMO
O Tabu da Dualidade foi desenvolvido tendo por base trs propsitos: 1) Desenvolver um jogo que pudesse ser incorporado ao projeto Cincia, Arte e Filosofia: A Relevncia Cultural da Fsica, elaborado por professoras e alunos do Instituto de Fsica Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IFADT-UERJ) em conjunto com diversas instituies e profissionais de algumas reas do conhecimento; 2) Celebrar o ano mundial da Fsica (2005), ano em que se comemorou os cem anos da publicao dos trabalhos de Albert Einstein, dentre os quais o relativo ao efeito fotoeltrico, o que nos remeteu teoria da dualidade onda-partcula, tema que inspirou a confeco do jogo; 3) Servir como um dos suportes para a elaborao de uma monografia de final de curso (Jogos em aulas de Fsica: uma experincia didtica). O jogo consiste na interlocuo entre seus participantes em uma das disputas mais acirradas e que julgamos ser uma das mais importantes para a evoluo da Fsica que culminou com a teoria da Dualidade Onda-Partcula. Estruturamos o jogo da seguinte maneira: partimos de um questionamento raiz, o que a Luz? E foi justamente este questionamento que gerou toda esta disputa entre os dois paradigmas vigentes, a Teoria Corpuscular da Luz, que possuiu como maior defensor Newton, que publicou em Fevereiro de 1704 o livro intitulado de ptica. E a Teoria da Luz como Onda, que teve Huygens como um de seus mais importantes defensores, que em 1690 publicou um trabalho denominado de Tratado da Luz. Aps terem contato com o tema gerador e suas duas vertentes, j mencionadas anteriormente, o jogo se transforma em um confronto entre estas duas teorias, sendo as explicaes dadas por cada teoria mediante o fenmeno envolvido na pergunta base, sendo eles: propagao retilnea, reflexo, refrao, disperso, difrao/interferncia e como unificador das duas teorias a dualidade onda-partcula.

INTRODUO
Neste artigo iremos descrever o jogo O Tabu da Dualidade (Onda-Partcula), elaborado/construdo por um aluno bolsista de iniciao cientfica que, durante a confeco deste jogo, possua trs propsitos primordiais:

O primeiro propsito almejado era desenvolver um jogo que pudesse ser incorporado ao projeto CINCIA, ARTE E FILOSOFIA: A Relevncia Cultural da Fsica 1 , desenvolvido por professoras e alunos do Instituto de Fsica Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IFADT-UERJ) em conjunto com diversas instituies e profissionais de algumas reas do conhecimento; O segundo se configurava como uma tentativa de celebrar o ano mundial da Fs ica 2 (2005), ano em que se comemorou os cem anos da publicao dos trabalhos de Albert Einstein, dentre os quais um deles era relativo teoria que explica o efeito fotoeltrico, o que nos remeteu teoria da dualidade onda-partcula, tema que inspirou a confeco do jogo; E o terceiro e no menos importante era o de servir como um dos suportes para a elaborao de uma monografia de final de curso (Jogos em aulas de Fsica: uma experi ncia didtica) de um dos autores deste artigo, o aluno bolsista do Instituto de Fsica Armando Dias Tavares da UERJ / FAPERJ.

F ALANDO SOBRE O JOGO


Como j comentado no artigo Barbosa-Lima e Nasser (2003) atualment e no encontramos na literatura como tambm no mercado de brinquedos educativos uma quantidade satisfatria de jogos e bibliografias que fossem capazes de aproximar os possveis jogadores ao terreno da Fsica, como tambm de professores a fim de se aprofundarem neste tema, envo lvendo claro a Cincia Fsica. Pois sabemos que se, ... essa linguagem empregada de maneira conveniente provavelmente aproximaria os alunos do estudo da disciplina com maior vontade diminuindo o tradicional medo e a antipatia por essa Cincia que j so nossos velhos conhecidos. (Barbosa-Lima e Nasser, p.2, 2003) Um jogo em uma aula de Fsica, quebra sensivelmente a rotina e traz para a sala de aula um ar de ludicidade pouco comum nas aulas dessa disciplina. (Barbosa-Lima e Nasser, p.3, 2003) Baseando-se nos trs propsitos anteriormente mencionados que levaram ao desenvolvimento do jogo O Tabu da Dualidade, um material didtico que possui como objetivo atingir e se adequar s exigncias/necessidades de professores e alunos do Ensino Mdio, e que por se tratar de um material que contextualiza e exemplifica, seja atravs de experimentos ou atravs da Histria, toda uma Cincia desenvolvida ao longo dos ltimos sculos encontra-se em consonncia com as tendncias educacionais vigentes. O jogo consiste na interlocuo entre seus participantes em uma das disputas mais acirradas e que julgamos ser uma das mais importantes para a evoluo da Fsica que culminou com a Teoria da Dualidade Onda-Partcula, teoria aceita atualmente.

1 2

(para maiores informaes acesse o site: http://geocities.yahoo.com.br/fisicanacultura) (para maiores informaes acesse o site: www.mct.gov.br)

Estruturamos o jogo da seguinte maneira: partimos de um questionamento raiz, o que a Luz? E foi justamente este questionamento que gerou toda esta disputa entre os dois paradigmas vigentes naquela poca, um era a Teoria Corpuscular da Luz, que possuiu como seu maior defensor Sir Isaac Newton, que publicou em Fevereiro de 1704 o livro intitulado de ptica. E o outro era a Teoria da Luz como Onda, que teve Christiaan Huygens como um de seus mais importantes defensores, que em 1690 publicou um trabalho denominado de Tratado da Luz. Aps terem contato com o tema gerador e suas duas vertentes, j mencionadas, o jogo se transforma em um confronto entre elas, que so as explicaes que cada teoria gera a cada fenmeno constituinte da pergunta base, sendo eles: propagao retilnea, reflexo, refrao, disperso, difrao/interferncia e como unificador das duas teorias a dualidade onda-partcula.

TEORIA: F SICA DA LUZ


Teoria da Luz como Partcula Para entender como a teoria corpuscular (ou das partculas) explica a propagao retilnea da luz, podemos fazer uma comparao das partculas de luz com os corpsculos da Mecnica, ou seja, que as partculas de luz tambm obedecem ao princpio da Inrcia (ou a 1 Lei de Newton) que estabelece que qualquer corpo move-se em linha reta a menos que esteja sob a ao de foras externas.

Figura 01 Propagao Retilnea da Luz segundo a Teoria Corpuscular.

A exemplo do que ocorre com uma bola de sinuca, ou seja, em um choque elstico da bola contra uma superfcie slida plana, o ngulo entre a direo de incidncia com a normal da superfcie igual ao ngulo entre a direo de reflexo e a normal. Este se configura como a explicao da reflexo da luz segundo esta teoria.

^ r ^ i

Figura 02 Reflexo da Luz segundo a Teoria Corpuscular.

Para explicar a refrao da luz segundo a teoria corpuscular, devemos considerar que ao passar para um meio mais denso a partcula de luz sofre a ao de uma fora perpendicular superfcie. Com isto a partcula se aproxima da normal do plano de incidncia. Essa fora gera uma acelerao que, por conseguinte faz com que a velocidade da partcula sofra uma variao positiva, aumentando a sua velocidade ao passar de um meio menos denso para um mais denso.

Meio menos denso

V1

V1
Meio mais denso
V2

V
F

V2

(A)

(B)

Figura 03 Refrao da Luz segundo a Teoria Corpuscular. (A) Esquema de fora e velocidades. (B) Esquema da variao do vetor velocidade.

Quanto disperso da luz, a teoria corpuscular a exemplifica da seguinte maneira: a luz branca uma mistura constituda de corpsculos de tipos diferentes, cada um correspondendo a uma cor especfica. E a teoria ainda diz que quanto maior o corpsculo de luz, maior a fora que age sobre ela ao passar de um meio para o outro, ou seja, as partculas de luz vermelha possuem uma menor massa se comparadas s partculas de luz violeta, uma vez que elas sofrem um desvio menor. Teoria da Luz como Onda Esta teoria estabelece que a luz se comporta como uma onda, analogamente s ondas circulares produzidas na superfcie da gua, quando, por exemplo, jogamos uma pedra no meio de uma lagoa tranqila e percebemos que as ondas se propagam em direes radiais. Isso nos permite concluir que cada pequena regio da onda se afasta do centro da perturbao (aquela causada pela

pedra) em linha reta, sendo desta forma que a teoria ondulatria da luz exemplifica a propagao retilnea da luz.

Frente de onda

Figura 04 Propagao Retilnea da Luz segundo a Teoria Ondulatria.

Similarmente ao que foi feito para se explicar a propagao retilnea, utilizaremos uma analogia com a reflexo de uma onda que se desloca na superfcie da gua e que colide em um obstculo plano, sendo o ngulo entre a direo de propagao da onda de inc idncia com a normal e o ngulo da direo de afastamento com a normal, iguais. (As direes de aproximao e de afastamento so perpendiculares s frentes de onda respectivas).

Onda Refletida Onda Incidente


Figura 05 Reflexo da Luz segundo a Teoria Ondulatria.

Em se tratando da refrao da luz podemos compar- la com uma onda que se propaga em um tanque de gua dividido em duas regies, a primeira mais profunda e a segunda mais rasa. A teoria ondulatria diz que a luz se propaga mais rapidamente na primeira regio (mais profunda) e mais lentamente na regio mais rasa devido ao maior atrito com o fundo do tanque. E esta diminuio da velocidade que faz com que as frentes de onda se desviem. Ou seja, quando a luz passa de um meio mais denso para um de menor densidade, a velocidade da luz aumenta. A disperso explicada justamente por esta diferena de velocidades em meios de densidades diferentes, pois pela teoria ondulatria a luz branca composta pela mistura das demais cores (no espectro do visvel), cada cor possuindo um comprimento de onda caracterstico. Como a velocidade de propagao no meio depende do comprimento de onda, cada cor ir se deslocar de modo diferente ao passar de um meio para outro meio de dens idade diferente.

Figura 07 Disperso da Luz segundo a Teoria Ondulatria.

At aqui as duas teorias foram capazes de explicar relativamente bem os fenmenos at ento descritos, a exceo da velocidade da luz, quando esta passa de um meio para outro. Podemos considerar este fato como uma das primeiras anomalias detectadas na teoria defe ndida por Newton, que previa um aumento de velocidade da luz ao passar de um meio menos denso para um de maior densidade, diferentemente da teoria ondulatria que previa justamente o contrrio, a velocidade da luz sofre um decrscimo em sua intens idade ao passar de um meio menos denso para um de maior densidade, como foi verificado em 6 de maio de 1850 por Jean Bernard Lon Foucault (1819-1868). Alm de apresentar esta anomalia, a teoria corpuscular no foi capaz de prever o fenmeno da Difrao/Interferncia, fenmeno este afirmado pela teoria de Huygens, que teve a devida comprovao/confirmao da sua existncia pelas experincias realizadas por Thomas Young (1773-1829). Em 12 de Novembro de 1801, 1 de Julho de 1802 e 24 de Novembro de 1803, Young apresentou comunicaes Royal Society defendendo a teoria ondulatria e incorporando-lhe um novo conceito fundamental, o chamado princpio de interferncias. (Hecht, p.6, 1991) Mas foi mesmo Augustin Jean Fresnel (1788-1827) quem fundamentou a teoria ondulatria unificando os conceitos inerentes descrio ondulatria de Huygens ao princpio de interferncias de Young, ficando desta forma mais abrangente e que praticamente podia explicar todos os aspectos, at ento estudados, do comportamento da luz. Ou seja, conjuntamente com o fenmeno da Difrao/Interferncia, a variao da intensidade da velocidade da luz ao passar de um meio menos denso para outro de maior densidade est de acordo com o que predizia a teoria de Huygens, que a velocidade diminuiria. E isto foi fundamental para a confirmao da teoria ondulatria, mesmo que por um curto espao de tempo (at incio do sculo XX). Dualidade Onda-Partcula At o incio do sculo XX a luz era to somente caracterizada como uma manifestao ondulatria, em decorrncia dos trabalhos de Young e principalmente de Fresnel. Contudo no ano de 1905, ano este conhecido com O Ano Miraculoso de Einstein, com a publicao de um conjunto de seus trabalhos dentre os quais um dizia respeito explicao do efeito fotoeltrico, com a introduo do fton de luz, ou partcula de luz o que acabou configurando o carter dual (ou seja, a luz onda e partcula). E em 1924, baseado nos trabalhos de Einstein, Louis de Broglie props em sua tese de doutorado que os eltrons e outras partculas materiais subatmicas tambm apresentam caractersticas ondulatrias, firmando-se assim a Dualidade Onda-Partcula. Isso quer dizer que,

sob certas circunstncias, partculas como os eltrons exibem o comportamento de ondas e viceversa (Mlodinow, p.21-2, 2005).

R EGRAS
O jogo consiste em uma trilha e deve ser visto como uma proposta pedaggica para o ensino de ptica, relatarei esta verso, pois este jogo pode sofrer alteraes de forma a se transformar em um jogo mais dinmico. i. O jogo se inicia dividindo-se a turma em dois grupos tendo um aluno ou o professor no papel de rbitro; ii. Depois de feita a diviso dos grupos, cada grupo dever optar por uma das duas bifurcaes da pergunta base O que a Luz? O primeiro caminho ( esquerda) levar os participantes a desvendarem os mistrios da Luz segundo a Teoria Ondulatria. E o segundo caminho ( direita) levar os participantes a desvendarem os mistrios da Luz segundo a Teoria Corpuscular; iii. Caso no haja consenso entre os grupos na escolha do caminho a ser seguido, dever ser feita uma disputa no cara e coroa, o vencedor escolhe o caminho; iv. Feita a escolha do caminho, os grupos devero se posicionar na primeira casa, representada pela pergunta O que a Luz? O rbitro dever ler um breve texto, que ser escolhido de acordo com o professor e a turma, que dever introduzir os grupos a temtica do jogo; v. Aps a leitura e uma possvel discusso do tema, os grupos devero se dirigir para a segunda casa (cada grupo ir para a casa escolhida no incio do jogo), neste ponto os grupos tero um maior contato com a teoria, cujo caminho escolhido corresponde. Poder ser feito o primeiro debate entre os grupos, com o objetivo de confrontar as duas teorias (ondulatria e corpuscular); vi. Em seguida partem para a prxima casa, que representa uma situao-problema envolvendo a propagao retilnea da luz segundo cada teoria; vii. Os alunos s podero avanar quando chegarem a uma resposta, que dever explicar a situao problema de acordo com a teoria corpuscular ou ondulatria; viii. Seguindo, os alunos se encontraro na casa Atividade 01, casa em que eles devero preparar um experimento que envolva a propagao retilnea; ix. O mesmo se aplica s casas que se sucedem, sofrendo alterao apenas em seu contedo, aps as duas casas que possuem como tema a propagao retilnea, teremos a reflexo, refrao, disperso e difrao/interferncia; x. Ao contrrio das demais casas, a que se refere difrao/interferncia serve como juno das bifurcaes, a exemplo do que ocorreu com a vitria temporria da teoria ondulatria sobre a corpuscular;

xi. Seguindo, os participantes encontraro as duas casas correspondentes dualidade ondapartcula, que ser tratada da mesma forma que as demais, primeiramente uma situao-problema, em seguida um experimento; xii. Por fim, os alunos iro se deparar com a questo que iniciou a partida, O que a Luz? S que neste momento uma resposta a questo apresentada dever ser elaborada tendo em vista as questes discutidas anteriormente, se possvel a classe em conjunto dever elaborar esta resposta.

CONCLUSO
Baseando-se nos trs propsitos que motivaram o desenvolvimento do jogo Tabu da O Dualidade, um material didtico que possui como objetivo se adequar s exigncias de professores do Ensino Mdio, e que por se encontrar em consonncia com as tendncias educacionais vigentes, trata-se de um material que contextualiza e exemplifica toda uma Cincia desenvolvida ao longo dos ltimos sculos e que introduz um pouco da Cincia Contempornea. A quantidade de sub-temas relacionados questo da dualidade onda-partcula considerados importantes e imprescindveis para o caminho lgico do jogo foram se ampliando de tal maneira que ele (o jogo) acabou tomando uma dimenso (cabe ressaltar que no eram esperadas por parte do autor) que passou a apresentar ares de uma trilha interativa, pois ao mesmo tempo em que os jovens tero a chance de entrar em contato com os questionamentos/conceitos da Fsica, eles tambm acabaro tomando conhecimento de fatos e personagens que tiveram grande destaque na Histria da Cincia Fs ica. Esta caracterstica assumida pelo jogo, de ser uma trilha interativa, foi decorrente da abrangncia histrica e filosfica que o tema eleito, a dualidade onda-partcula, possui. Ao percorrer um caminho ao longo da Histria os jogadores se informaro sobre o que vem a ser, por qu veio a ser e qual a sua importncia para a Fsica, e principalmente para a cultura e concomitantemente na vida dos cientistas e dos no cientistas. Partimos do princpio das controvrsias vividas na cincia, focalizando nossa ateno na disputa que julgamos ser mais significativa entre a teoria Corpuscular (preferida por Newton) contra a teoria Ondulatria (defendida por Huygens), optando por escolher os seis pontos chave para contar a sua histria, sendo eles: propagao retilnea da luz, reflexo, refrao, disperso, difrao/interferncia chegando por fim prpria teoria da dualidade onda-partcula.

TABULEIRO DO JOGO O TABU DA D UALIDADE.

Figura 02 Albert Einstein. Figura 01 Fonte de luz.

Figura 03 Jan Vermeer A Aula de Msica.

Figura 04 Christiann Huygens.

Figura 05 Isaac Newton.

B IBLIOGRAFIA
Alpers, Svetlana. A arte de descrever: a arte holandesa no sculo XVII. So Paulo: Ed. USP, 1999. Amaldi, Ugo. Imagens da Fsica: As idias e as experincias do pndulo aos quarks. Curso completo. So Paulo: Scipione, 1992. Barbosa- Lima, Maria da Conceio, Nasser, Pedro Zille Teixeira. Jogos em aulas de Fsica: uma experincia didtica. Anais do IV ENPEC, Bauru, SP. 2003. Dribbin, John. procura do gato de Schrdinger: A Fsica Quntica e sua influ ncia no Mundo Actual. 2 edio. Lisboa: Editorial Presena,1988. Gaspar, Alberto. Fsica: Eletromagnetismo e Fsica Moderna. So Paulo: tica, 2003. Gaspar, Alberto. Fsica: Ondas, ptica e Termodin mica. So Paulo: tica, 2003. Gouva, Guaracira, Marandino, Martha e Leal, Maria Cristina. Educao e Museu: A construo social do carter educativo dos museus de Cincias. Rio de Janeiro: Access, 2003. Guimares, Luiz Alberto, Fonte Boa, Marcelo. Fsica Ensino Mdio, 2 edio, Niteri, Rj: Futura, 2004. Hecht, Eugene. ptica. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1991. Huizinga, Johan. Homo Ludens . So Paulo: Perspectiva, 2001. Huygens, Christiaan. Tratado sobre a Luz Cadernos de Histria e Filosofia da Cincia suplemento 4/86 Campinas, 1986. Kishimoto, Tizuko Morchida. Jogos Infantis: O jogo, a criana e a educao. 10 ed. Petrpolis: Vozes, 2003. Kragh, Helge. An Introduction to the Historiography of Science, Cambridge: Cambridge University Press, 2003. Macedo, Lino de, Petty, Ana Lcia Scoli e Passos, Norimar Christe. Quatro cores, senha e domin: oficinas de jogos em uma perspectiva construtivista e psicopedaggica. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1997. Mlodinow, Leonard. O arco-ris de Feynman: O encontro de um jovem cientista com um dos maiores gnios de nosso tempo. Rio de Janeiro: Sextante, 2005. Newton, Isaac. ptica, So Paulo: Ed. USP, 2002. Ostermann, Fernanda. A Epistemologia de Kuhn, Caderno Catarinense de Ensino de Fsica, v. 13, n3, p. 184-196, dezembro, 1996. Gnios da Cincia. Einstein: O olhar da relatividade . Scientific American: 2005.

Vous aimerez peut-être aussi