Vous êtes sur la page 1sur 3

REGISTRO DE LEITURA NOME: Beatriz Sassi RA 5941610 ASSINATURA: ________________________________________________ DATA: 20/10/ 11 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: (Segundo normas da ABNT)

BARBANTI, L.; CHALOM, M. Um servio de planto psicolgico em instituio judiciria: ilustrao prtico-terica. In: MORATO, H. T. P. (Coord.) Aconselhamento psicolgico centrado na pessoa: novos desafios, Cap.11, p. 187-206. OBJETIVO: Conhecer o modelo de atendimento breve chamado de Planto Psicolgico em instituio jurdica, situar o lugar e a funo do psiclogo e as situaes em que deve ser o indicado. ASPECTOS IMPORTANTES: A populao da instituio constitua-se de altos ndices de suicdio e alcoolismo, no entanto a proposta de Planto no era a de oferecer solues especficas para tratar um ou outro problema, mas a facilitao do estagirio de psicologia para que a pessoa tivesse apropriao da situao que estivesse vivenciando, independente de qual fosse, para assim realizar o encaminhamento de acordo com a especificidade do caso. O planto foi sendo caracterizado, deixando claro que o vnculo que os estagirios de psicologia faziam com o processo do cliente e no restrito a uma ou outra relao plantonista-cliente. Isso permitiu realizar uma reflexo que foi auxiliando a configurar o tipo de ajuda que os alunos de psicologia estavam se dispondo a oferecer, valorizando o movimento do cliente, acolhendo sua busca por ajuda, e respeitando-o nas escolhas que viesse a fazer. O momento do encerramento do Planto passou a ser passado como a ponta de um processo de encaminhamento e que nem sempre levava psicoterapia. Por meio do Planto Psicolgico, iniciou a percepo dos estagirios a verem que existem outras buscas. A superviso se torna o principal espao para se aprender a teoria, isto , na superviso essa se transforma em mais um dos componentes afetivos com os quais os supervisores vo para o prximo atendimento. A superviso tambm um espao para sempre discutir e rediscutir a prtica psicolgica de planto, e talvez, em razo disso, seria ideal ter sempre estagirios novos, que ainda no se viciaram em respostas como as propostas pelo grupo da superviso, e que o aparecimento da menor dificuldade no atendimento questionasse a posio do Servio de Planto. Um ponto crtico do Servio de Planto na instituio judiciria que pode ser considerado , que se a anlise das queixas nas caractersticas pessoais do cliente for o foco do atendimento, os psiclogos estariam negando sua experincia dentro do seu lugar de trabalho e negando os problemas existentes nesse lugar. Por outro lado, se for dada toda a razo para a insatisfao dele com a instituio pblica do poder judicirio os estagirios e supervisores estariam cometendo um desservio a esse cliente por no possibilitar sua implicao nessa insatisfao.

Nas supervises era discutido qual era o mbito de atuao dos estagirios de psicologia. No se precisaria negar os outros fatos institucionais, mas sim us-los como mais uma das vrias informaes que atravessam no atendimento do cliente. Essa uma especificidade de um espao psicolgico aberto dentro de uma instituio de trabalho e, mais ainda, de uma instituio judiciria, de leis. Havia a necessidade de uma melhor divulgao e de um esclarecimento direto e amplo, para que possveis preconceitos esteretipos com relao ajuda psicolgica pudessem ser esclarecidos, visando uma maior efetivao do Servio de Planto Psicolgico. Foram ento adotadas medidas de divulgao, as quais seguiram o esquema de comunicao da instituio, contando assim com a anuncia de todos os funcionrios; passou-se a realizar supervises multidisciplinares. Os psiclogos passaram a contar com a presena mais constante da psiquiatria, com quem podia tecer consideraes sobre clientes encaminhados por ela; fato que repercutiu de maneira positiva no nmero de clientes que procuraram o Servio, tanto por iniciativa prpria como por encaminhamentos mdicos. Em maro de 1997, os estagirios e psiclogos foram notificados sobre a deliberao, por parte do Servio Mdico, da suspenso do convnio com o SAP-IPUSP, alegando irregularidades no mesmo. As medidas da nova chefia mdica indicam uma tentativa de retirar o controle do trabalho do domnio da equipe de psicologia, comprometendo assim o tipo de trabalho que os psiclogos propunham a fazer. PRINCIPAIS CONCEITOS E DEFINIES: Recuperou-se a noo de experincia de BENJAMIN, 1994 apud BARBANTI, CHALON, para apoiar a investigao das condies facilitadoras da elaborao de vivncias pela pessoa: o Planto e a Superviso. Resgatou-se o conceito de Aprendizagem Significativa, desenvolvida por ROGERS,1985 apud BARBANTI, CHALON, fenmeno que a expresso viva da necessidade de crescimento das pessoas e que ajuda os psiclogos a pensar e aprofundar a compreenso do processo da pessoa, de atribuio de significados s relaes e situaes vividas por ela. A superviso no deve ser colocada como uma viso superior, mas como uma ampliao do ngulo da viso, como uma lente grande angular faz. Segundo ROGERS, 1996 apud BARBANTI, CHALON, as pessoas tm uma tendncia a auto-regulao. O conceito de auto-regulao organsmica pressupe que as pessoas tm recursos dos quais fazem o melhor uso possvel para enfrentar as situaes em que elas se encontram, sendo o trabalho do psiclogo o de facilitar na recuperao deste potencial criativo; por meio da busca de conscincia daquilo que a pessoa experencia e de sua possibilidade de expressar isto;que permite que a pessoa recupere a responsabilidade por sua prpria vida, atitudes e escolhas. O trabalho de Psicoterapia Breve determinado pela focalizao de um tema que est angustiando a pessoa, a partir do contedo de sua queixa. No planto, como os psiclogo trabalham a partir da pessoa do cliente, no h contra-indicaes no que se refere questo da motivao do cliente. DVIDAS / COMENTRIOS:

O cuidar da estrutura, que no SAP era responsabilidade dos docentes e tcnicos, agora estava depositado nos prprios estagirios. Alm disso, dependia do nosso trabalho avaliar e revisar nossos posicionamentos e conceitos de acordo com as particularidades da instituio e da clientela e com as necessidades que fossem aparecendo. Ao ser direcionada aos estagirios a responsabilidade do cuidado com a estrutura muito importante tendo em vista que se torna imprescindvel que os alunos se posicionem com uma postura tica e profissional desde o estgio, bem como manter esse posicionamento ao longo de suas trajetrias. Um dos questionamentos referia-se capacidade dos alunos de graduao para fazer os atendimentos. fato que todo graduando, independente de seu mbito de estudo s aprende a teoria quando se d oportunidades para o aluno praticar, fazer, realizar, experenciar. Porm, pode-se questionar que se caso o aluno no tiver uma postura tica e adequada para com o cliente, como remediar essa situao? Existem formas para contornar a questo? Se h maneiras, como cuidar das conseqncias e quem tomar esse cuidado? O planto parecia uma modalidade de atendimento adequada ao contexto institucional, pois viabilizava o atendimento de um nmero expressivo de pessoas, sem gerar uma lista de espera e tampouco um custo significativo instituio. A partir desse trecho verifica-se qual o real objetivo dos atendimentos psicolgicos, questionando se esses so realizados para beneficiar as pessoas da instituio e suas respectivas famlias ou os interesses da prpria instituio? O intuito dos atendimentos a obteno de qualidade ou de quantidade de indivduos assistidos?

Vous aimerez peut-être aussi