Vous êtes sur la page 1sur 17

Disciplina: Fotografia Profa.

Maria Magda de Lima Santiago

CENTRO UNIVERSITRIO UNA


Disciplina: Fotografia

Belo Horizonte 2011

Tipos de cmeras e formas de focalizao


Cmeras Amadoras Auto-Focus (AF) As cmeras digitais oferecem o recurso da focalizao automtica, j utilizado nas cmeras analgicas mais modernas, numa evoluo das antigas cmeras com foco apenas manual e das amadoras focus-free. O auto-focus possibilita ao fotgrafo escolher a rea de nitidez da cena com bastante rapidez, desde que corretamente manuseado. A focalizao automtica acionada na meia-presso do boto disparador e atua numa rea determinada do visor, que deve ser selecionada. Se regularmos a rea de foco para o centro do visor, toda vez que vamos focalizar devemos primeiro realizar o enquadramento, depois sair do ngulo escolhido colocando o elemento principal no centro. Nesse momento pressiona-se o boto de disparo at o meio, mantm essa meia presso (para segurar o foco) e ento volta ao enquadramento planejado, quando ento pressiona o restante do boto disparador, capturando a imagem. As digitais amadoras permitem uma aproximao mxima de foco prxima s profissionais (por volta de 30 cm), dependendo da posio do zoom. Para focalizar detalhes e objetos/seres pequenos podemos acionar o recurso macro ou close-up (smbolo da flor tulipa), prprio para chegar bem perto sem perder o foco (entre 2,5 e 5 cm nesse tipo de cmera).

Cmeras Reflexas ou SLR (Profissionais) com AF e MF (Manual-Focus) As cmeras com recursos profissionais so chamadas SLR (single lens reflex), pois um espelho posicionado a 45 graus reflete a imagem que vem da objetiva, direcionando-a para um pentaprisma, que a envia ao visor. Esse jogo de reflexos garante que a imagem vista seja a mesma que ser gravada e armazenada. Quando apertamos o boto disparador esse espelho se levanta, permitindo que a luz entre atravs da objetiva, formando a imagem com fidelidade de enquadramento.

Nas cmeras profissionais a forma de focalizao opcional, podendo ser automtica ou manual. A focalizao manual possibilita regular a distncia do objeto cmera atravs do anel de foco (localizado na objetiva). O foco manual pode ser usado para manter o foco no infinito (por exemplo em fotos de paisagens) ou quando o ambiente escuro e o foco automtico no consegue fazer a leitura.

O enquadramento
A composio da imagem dentro do retngulo do visor exige ateno e sensibilidade esttica. O objetivo (assunto principal) do fotgrafo deve estar bem definido e, a partir da, possibilidades de enquadramento sero consideradas, atravs do estudo dos diversos ngulos. Rodear o assunto, observar a forma como a luz incide sobre ele e considerar o que vai aparecer no fundo essencial. Em qualquer situao importante buscar eliminar elementos fora do contexto, que poluem a fotografia, tornando-a confusa. A anlise dos diversos planos da imagem e da importncia de cada um determina a forma como enquadramos. Muitas vezes necessrio lanar mo do primeiro plano, trazendo elementos para perto da cmera, enquanto ampliamos o enquadramento para registrar um plano posterior, revelando mais de uma informao. Atravs da utilizao de recursos mais avanados, como o controle do diafragma, pode-se eleger as reas que tero nitidez alm do plano focalizado, enriquecendo a fotografia com as possibilidades da profundidade de campo. Fotografar com a cmera inclinada para cima ou para baixo, ao invs do enquadramento paralelo, influencia o contedo informativo da imagem (se fotografamos uma pessoa de baixo para cima ela transmite a sensao de poder e vice-versa). Tambm a distncia focal da objetiva que estamos usando integra os recursos que compem o conjunto do enquadramento e que contribuem para uma representao original da cena real.

A distncia focal das objetivas


As duas caractersticas principais das objetivas so a sua distncia focal (expressa em milmetros) e a maior abertura do seu diafragma (expressa em nmeros F). Estas duas informaes so apresentadas na frente da objetiva (junto ao encaixe para filtros) e/ou no seu corpo. A distncia focal da objetiva o ngulo de viso permitido pela posio do zoom que estamos usando. Assim, uma objetiva zoom significa vrias objetivas em uma,
3

acionadas pelos botes: W wide, grande angular / T tele nas amadoras e pelo anel do zoom nas cmeras profissionais.

Objetivas Grande Angulares Variam entre 8 mm e 35 mm. Abrem o ngulo de viso, possibilitando fotografar em ambientes pequenos, com pouco espao para que o fotgrafo se distancie. So essenciais para o fotojornalismo, fotos em ambientes fechados ou com muitas pessoas e elementos. Sobre o foco, permitem uma aproximao maior da cmera ao objeto fotografado, se comparadas s demais objetivas. Ideais para festas de aniversrio, auditrios, decorao e arquitetura, tm como caracterstica uma boa profundidade de campo. Por outro lado, provocam distores na imagem, observadas principalmente quando, no enquadramento, inclinamos a cmera para baixo ou para cima. Para atenuar as distores devemos buscar um enquadramento paralelo ao assunto.

Objetivas Normais Variam entre 45 mm e 55 mm. Possuem um ngulo visual aproximado ao do olho humano. So utilizadas para quase todos os tipos de fotografia, mas indicadas, especificamente, para reproduo de objetos de arte e fotos de pessoas, pois no distorcem a imagem, que sempre fica com uma aparncia prxima realidade visual do olho humano. As objetivas normais fixas (sem o zoom) conseguem ser as mais claras, com as maiores aberturas de diafragma, pela sua prpria construo. Em geral, a aproximao mxima permitida por uma objetiva normal, sem desfocar o assunto, de 20 cm.

Meia-Teles e Tele-Objetivas Variam entre 70 mm e 300 mm, as mais comuns. As meia-teles (de 70 mm a 135 mm) aproximam o assunto um pouco mais que as objetivas normais. As tele-objetivas (de 200mm a 1200mm) atuam como um binculo, no apresentam distores, mas causam uma certa compresso na imagem, tornando difcil distinguir a distncia real entre os planos. Tm como caracterstica uma pequena profundidade de campo, o que proporciona destaque ao elemento principal (ao perder nitidez no fundo). A distncia mnima de foco pode ser grande nas tele-objetivas, no permitindo focalizao a menos de 1,5 metro, por exemplo.

Objetivas Zoom So aquelas de distncia focal varivel, podendo ser grande angulares (12 mm a 24 mm), de grande angular a meia-tele (18 mm a 70 mm / 35 mm a 80 mm / 28 mm a 105 mm) e de meia-tele a tele (80 mm a 200 mm / 75 mm a 300 mm), entre outras. Com essas objetivas podemos variar o ngulo de viso apenas com a regulagem do anel do zoom, proporcionando maior agilidade e comodidade ao fotografar. Atualmente, ao adquirir um equipamento no precisamos de vrias objetivas. A aquisio de duas objetivas zoom j garante um boa cobertura em termos de distncias focais e menor peso na bolsa de equipamentos. Objetivas Macro Utilizadas para fotografias de objetos pequenos (flores, insetos, comprimidos, partes do rosto), permitem boa aproximao da cmera ao
5

assunto, podendo-se chegar a menos de 20 cm sem perder o foco. So menos comuns, mais caras e apresentam pequena profundidade de campo, favorecendo o elemento principal da imagem. Nas cmeras amadoras acionar o recurso macro permite obter fotos a cerca de 3cm de aproximao quando se est na posio do zoom grande angular.

O primeiro controle de luz o Diafragma


O diafragma est localizado na objetiva e controla a quantidade de luz que entra atravs dela para impressionar o sensor CCD (rea sensvel luz na cmera digital). Ele composto de palhetas que se encaixam, formando orifcios de tamanhos variados. Em situaes de luz intensa a cmera fecha automaticamente pontos no diafragma, tornando menor o orifcio de abertura. Por outro lado, quando no contamos com boa qualidade de luz (por exemplo, num dia nublado), o dimetro do orifcio ampliado, garantindo assim uma fotometragem correta dentro dessa condio de luz. As aberturas do diafragma so, com algumas variaes:

Estas aberturas so representadas por i: ou pela letra F, alm de 1:. Quanto mais aberto o diafragma menor o nmero que o identifica (por exemplo: F 2.8) e, quanto mais fechado, maior o nmero (por exemplo: F 22). Quando vamos adquirir uma nova objetiva devemos nos informar sobre qual a maior abertura de seu diafragma. Quanto mais clara (ou seja, quanto menor for o nmero de sua abertura mxima) mais valorizada ela , pois alm de captar maior quantidade de luz permite obter pouca profundidade de campo. O controle do diafragma feito por meio de um dial nas cmeras profissionais ou atravs do multi-selector (o crculo com quatro setas) localizados no corpo da cmera. Os equipamentos profissionais oferecem aberturas com intervalos de meio ponto de um diafragma para outro, ou at de um tero de ponto.

A Profundidade de Campo A profundidade de campo est relacionada s aberturas do diafragma. Ela significa os planos da imagem que esto ntidos, alm do plano focalizado. Quanto mais aberto o diafragma, menor a profundidade de campo da imagem; quanto mais fechado o diafragma, mais planos ntidos. Tambm est relacionada distncia focal da objetiva que estamos usando (melhor profundidade de campo nas grande-angulares e pior nas tele-objetivas e macros). Considerando-se a abertura F5.6 como uma abertura mdia, onde temos uma razovel profundidade de campo, podemos dizer que os nmeros abaixo dela (4.0, 3.5, 2.8, 2.0, 1.4, 1.2 ) so de aberturas que determinam imagens com pequenas reas em foco. J as aberturas acima de F 5.6 (que representam os diafragmas mais fechados (8.0, 11, 16, 22, 32) garantem, progressivamente, maior definio em todos os planos da imagem. O foco no primeiro plano e uma abertura mdia ou grande do diafragma garante que os planos posteriores fiquem menos ntidos na medida em que esto mais afastados do plano focalizado, proporcionando uma viso natural ao olho humano. Focalizar no segundo plano ou nos planos do fundo provoca um borro menos natural e mais acentuado do primeiro plano. J que a qualidade da luz define a abertura do diafragma, devemos ter grande ateno na focalizao do assunto principal. Se temos que trabalhar com um diafragma mais aberto (situao de pouca luz), j sabemos que, por isso, teremos uma menor rea ntida. Nesse caso, quanto mais precisa for a focalizao melhor, pois garantimos a qualidade de definio do elemento da imagem que for mais importante. Na primeira imagem visualizamos o dial de controle do diafragma, que fica na frente da cmera. Na segunda imagem o dial de controle do obturador, na parte de trs da cmera, que tambm utilizado para regular as funes presentes nos botes de atalho da cmera:

O segundo controle de luz o Obturador


O obturador controla o tempo durante o qual o CCD est sendo exposto luz, acionado atravs do boto disparador. Ele regulado no corpo da cmera, como o diafragma. As velocidades de obturao so:

8000 4000 2000 1000 500 250 125 60 30 15 8 4 2 1 2 4 8 15 30 B


Os nmeros na primeira linha significam tempos de captura que so fraes de segundo: 1/2,1/8, 1/15, 1/125, 1/500. Quanto mais rpido o obturador (1/500, 1/1000, 1/8000), maior a velocidade de disparo e menor o tempo de exposio luz. Quanto mais lento o obturador (1/15, 2, 30), menor a velocidade de disparo e maior o tempo de exposio luz. Podemos concluir, ento, que numa situao de luminosidade intensa a cmera utiliza uma velocidade mais alta (boa qualidade de luz, menos tempo de exposio do filme a ela). E, em ambientes com baixa luminosidade, para que a fotometragem da luz seja correta, selecionada automaticamente uma velocidade menor, com mais tempo de exposio, para que essa luz de pouca qualidade impressione corretamente o CCD. A velocidade mdia de obturao 60 (podemos dizer que so mdias as velocidades 30, 60 e 125). Acima dela as velocidades so consideradas altas e utilizadas para imobilizar elementos em movimento. As velocidades abaixo de 30 so consideradas lentas e usadas em condies de luz piores, como em fotos noturnas ou em imagens nas quais a inteno borrar o movimento. Para as velocidades baixas devemos utilizar o trip e tambm o cabo disparador ou propulsor (cabo de disparo conectado ao boto disparador, que aciona o obturador sem movimentar a cmera). Se acionamos o relgio (tambm chamado auto-retrato) temos alguns segundos antes do disparo at o movimento da cmera cessar, no caso da falta do propulsor. Para as velocidades altas pode ser acionado o motor-drive, que proporciona a captura ininterrupta do movimento, cuja potncia(fotos por segundo) depende do modelo da cmera. Estas so as informaes no painel na parte de cima das cmeras. Em outros modelos essas informaes so vistas no visor monitor na parte de trs da cmera, pois no possuem visor na parte de cima:

A Fotometragem
A relao diafragma/obturador a responsvel pela correta medida da luz. Podemos utilizar formas de fotometragem automticas, executadas pela prpria cmera (P) ou manuais, aprendendo a fazer a leitura do fotmetro (M). Tambm se pode escolher entre os modos de fotometragem semiautomticos, em que o diafragma ou o obturador so regulados manualmente, enquanto a cmera corrige automaticamente o outro controle. Assim, ou se tem preferncia pela profundidade de campo, regulando o diafragma no modo A (Nikon, Sony) ou Av (Canon) ou se prioriza o controle do movimento, regulando o obturador no modo S (Nikon, Sony) ou Tv (Canon). Tanto o fotmetro quanto os nmeros do diafragma e do obturador podem ser vistos no visor monitor e no visor tico, permitindo ao fotgrafo regular manualmente o obturador e o diafragma sem ter que ficar olhando no painel, por cima da cmera. Confirmando, os semi-automticos com preferncia para diafragma (A ou Av) nos do liberdade para escolher a abertura do diafragma, optando por uma maior ou menor profundidade de campo. Uma vez selecionada a abertura, basta tocar no boto disparador para que a cmera nos mostre qual ser a velocidade de obturao correspondente. Os automticos com preferncia para obturador (S ou Tv) nos permitem selecionar o obturador, optando por exposies rpidas ou lentas, que imobilizam ou borram o movimento, fornecendo o diafragma correto para cada velocidade escolhida. Quando comeamos a fotografar utilizando essas formas de fotometragem aprendemos que a liberdade para escolher a abertura e a velocidade dependem da condio da luz. No adianta tentar imobilizar o movimento, usando uma velocidade bem alta, se no temos uma boa condio de luz na hora em que regulamos o obturador, a cmera mostrar que no existe diafragma correspondente para tal velocidade em tal condio de luz (a imagem ficar sub-exposta). Com o tempo e a prtica concebemos possibilidades mais realistas de fotometragem. Na regulagem manual, selecionamos obturador e diafragma de acordo com a leitura do fotmetro (cujo desenho pode variar). Em geral composto de uma rgua em cujas extremidades se v os sinais + e - , a fotometragem est correta quando o pontilhado se aproxima do meio da rgua, sinalizado pelo zero. Quando pontilhar na direo do menos est sub-exposto (devemos abrir mais o diafragma ou baixar a velocidade de obturao); quando pontilhar na direo do mais est super-exposto (devemos fechar o diafragma ou aumentar a velocidade de exposio).

Podemos experimentar inmeras combinaes de diafragma e obturador, em cada condio de luz. Por exemplo: obturador 60 e diafragma 5.6 igual, em termos de fotometragem, a obturador 250 e diafragma 2.8 (ao aumentar a velocidade em dois pontos a cmera abre iguais dois pontos no diafragma, para compensar). No precisamos nos preocupar com esses clculos, que buscamos conhecer apenas para compreender a lgica da fotometragem. O que temos que avaliar se o diafragma e o obturador encontrados vo nos proporcionar, alm da correta medida da luz, uma boa fotografia no seu aspecto plstico, aplicando a tcnica de acordo com os objetivos da captura da imagem. A ilustrao mostra a relao de proporo entre os controles do diafragma e do obturador na medida da luz:

10

As imagens mostram a regulagem da rea de medida da luz. Na primeira, uma mdia da leitura de todo o retngulo (matrix), que o utilizado na maioria das fotos. Tambm h a medio em rea central e ainda a medio em rea pontual.

O recurso +/- chamado de compensao de luz e permite clarear ou escurecer a imagem, j que o fotmetro calibrado para o tom cinza mdio e reas muito claras ou muito escuras podem perder informao. Assim, podemos compensar a luz quando as imagens ficam mais escuras (j que as reas claras influenciam a fotometragem, que regula o diafragma para elas) ou escurecer imagens que na primeira captura ficaram estouradas, ou com excesso de luz. Por isso difcil fotografar em situaes de sombra e luz. Podemos optar por medir o diafragma na rea mais luminosa e tambm nas reas mais sombreadas, regulando, no modo manual, para uma superexposio (diafragma mais aberto que o indicado pelo fotmetro) ou para uma sub-exposio (diafragma mais fechado que o indicado pelo fotmetro). Essas relaes podem ser obtidas, tambm, no controle do obturador, nesse caso quando a profundidade de campo escolhida deve prevalecer.
Ao pressionar o boto +/- (em alguns modelos devemos manter a presso), giramos o dial de trs da cmera (no caso da Nikon) para aumentar ou diminuir a numerao, que vai de 0.3 at 5.0 na maioria dos modelos.

As imagens a seguir mostram as cmeras Nikon D5000 e Nikon D90 com a identificao dos principais recursos:

11

12

Os nmeros ISO e a sensibilidade luz


O ISO indica a sensibilidade luz. Um ISO 1600 mais sensvel luz que um ISO 400, por sua vez mais sensvel que um ISO 100. Para saber esta diferena basta multiplicarmos:
100 x 2 = 200 (diferena de 1 ponto de diafragma ou obturador entre um ISO e outro) 200 x 2 = 400 (diferena de 1 ponto do 200 para o 400 e de 2 pontos do 100 para o 400) 400 x 2 = 800 (diferena de 1 ponto do 400 para o 800, de 2 pontos do 200 para o 800 e de 3 pontos do 100 para o 800)

Numa mesma condio de luz informamos cmera que estamos com ISO 100, e depois, ISO 400. Supondo que a primeira fotometragem seja obturador 60/diafragma 5.6, ao mudarmos para ISO 400 obteremos: obturador 250/diafragma 5.6 ou obturador 60/diafragma 11 ou obturador 125/diafragma 8. Portanto, filmes mais sensveis nos permitem ganhar pontos no obturador e/ou no diafragma. Dessa forma, se vamos fotografar esporte, que exige alta velocidade de obturao, a preferncia ser por um ISO 400 ou mais sensvel. Este tipo de filme tambm deve ser usado quando se pretende ter uma boa profundidade de campo, pois com ele podemos fechar a abertura do diafragma sem que prejudiquemos a qualidade da fotometragem. Os ISO de sensibilidade menor so indicados para boas situaes de luz, como dias claros em horrios de luminosidade intensa. Tambm devem ser usados quando pretendemos aumentar o tamanho de impresso da fotografia, j que produzem imagens com melhor definio ao serem ampliadas. Os ISO acima de 800 no permitem grandes ampliaes pois provocam perda de qualidade. Seguem imagens da escala do ISO ou ASA nas cmeras profissionais mais
antigas e o ISO entre os atalhos disponibilizados pelos fabricantes para um acesso rpido a esse controle no corpo da cmera. Em seguida, imagens dos menus da cmera D-90 da Nikon:

13

14

Flashes
Inmeros so os modelos de flashes para cmeras fotogrficas - dos mais antigos, com regulagem apenas manual, aos mais modernos, que se comunicam eletronicamente com as cmeras - mas a utilizao desse equipamento segue uma mesma regra: uma velocidade mxima de obturao na cmera e um diafragma baseado na sensibilidade ISO e calculado pela distncia do fotgrafo ao objeto. Manuais Nos mais simples h uma tabela com duas colunas perpendiculares, indicando o ISO e a distncia (em metros e ps) da cmera ao assunto. Ao relacionar essas duas informaes, chegamos s aberturas de diafragma descritas no centro do quadro. Ao fotografar, basta ajustar na cmera o diafragma indicado na tabela do flash. importante realizar testes confirmando a tabela antes de utilizar o equipamento; muitas vezes necessrio abrir um ou mais pontos, alm do que est indicado, para obter uma exposio correta. Nas cmeras com flash embutido importante consultar o manual para saber qual a maior distncia alcanada pelo facho de luz. Automticos Os flashes com regulagem automtica, alm da manual, facilitam o trabalho do fotgrafo e so os mais encontrados. Para cada automtico h uma distncia mnima e mxima at a qual se pode fotografar com determinado diafragma. O prprio flash calcula a intensidade da luz que ser emitida, ao medir a distncia da cmera ao assunto. Por exemplo: utilizando filme ISO 400, o automtico para diafragma 5.6 apropriado para fotografias cujo assunto principal est entre 3 e 6 metros de distncia da cmera. Nas cmeras profissionais mais modernas os flashes indicados so os do prprio fabricante, permitindo uma comunicao cmera/flash independente da regulagem do fotgrafo. Ao ser acoplado cmera, o flash automaticamente informado sobre a sensibilidade ISO que est em uso e sobre a distncia focal da objetiva usada. No automtico TTL, quando alteramos o diafragma ele automaticamente alterado no visor do flash, assim como o alcance em metros. Nessas cmeras podemos trabalhar com o flash utilizando fotometragem de luz ambiente automtica (P) ou manual (M). Em alguns modelos de cmeras a opo pela fotometragem semi-automtica A/Av faz com que a cmera selecione velocidades mais baixas para tentar acompanhar a luz ambiente e no indicada. A opo pela fotometragem semi-automtica S/Tv faz com que o diafragma fique totalmente aberto na maioria dos ambientes, noite. A utilizao do flash com a fotometragem manual garante maior controle do obturador pelo fotgrafo.

15

Sincronismo flash/cmera A velocidade de sincronismo o maior valor do obturador que pode ser usado com o flash. justamente a ltima velocidade na qual as cortinas ainda se abrem totalmente. Se colocarmos um nmero de obturao acima deste, a imagem ficar parcialmente iluminada. Todas as velocidades abaixo dessa so aceitas. As cmeras profissionais modernas no deixam o fotgrafo errar a velocidade de sincronismo (ela retorna automaticamente velocidade mxima permitida), ao contrrio das manuais mais antigas, que exigem maior ateno. Em geral, a velocidade de sincronismo entre 200 e 250 nas cmeras modernas. Quanto maior a velocidade de sincronismo, mais possibilidades de fotometragem e de utilizao do flash com luz do dia. Nesse tipo de situao devemos levar em conta o que o fotmetro mostra, ao contrrio do uso do flash noite. Mas, quando queremos informao tanto nos primeiros planos quanto nos planos de fundo, noite, tambm devemos considerar a fotometragem da luz ambiente e utilizar um trip, alm do flash. Redirecionamento da luz do flash Quando trabalhamos com flash acoplvel (independente do flash embutido existente em alguns modelos de cmeras profissionais), utilizamos recursos como o redirecionamento da cabea do flash e o uso de
16

rebatedores. Os flashes mais completos tm cabeas com movimentos verticais e horizontais. O redirecionamento atenua sombras do fundo, elimina olhos vermelhos (j que o facho de luz no incide diretamente nos olhos) e torna a iluminao mais natural. .

Referncias Bibliogrficas: ADAMS, Ansel. A cmera. So Paulo: Ed. Senac, 2006. BUSSELLE, Michael. Tudo sobre fotografia. So Paulo: Pioneira Thompson, 1979. HEDGECOE, John. Guia completo de fotografia. So Paulo: Martins Fontes, 1986. MARTINS, Nelson. Fotografia: Da analgica digital. SENAC Editora. RAMALHO, Jos Antnio. A fotografia digital. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. ZUANETTI, Rose; REAL, Elizabeth; MARTINS, Nlson; et al . Fotgrafo: o olhar, a tcnica e o trabalho. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2002. http://pt.scribd.com/doc/11091509/Apostila-SENAC-PDF http://www.mnemocine.art.br

17

Vous aimerez peut-être aussi