Vous êtes sur la page 1sur 9

Tera-feira, 20 de setembro 16h19 NMERO

33

ELAS E ELES ASSINAM O APELO Liberem RAFAH! Fazer barulho por RAFAH

Rama Yade

Clmentine Autain com Jean-Luc Mlechon

Isabelle Durant, a direita Jean-Franois Cop, abaixo

AGNS AFLALO Dar a Csar ... ou pior?

Jacques-Alain Miller o fez saber; o estabelecimento do Seminrio de Lacan est praticamente terminado. A publicao dos ltimos volumes depende, a partir de agora, do editor. desconcertante que isso acontea no preciso momento em que JAM foi apagado: seu nome e sua obra considerados como nada, nada de importante, nada que conte. Essa a mensagem que corre nesse retorno, anunciado como lacaniano. De Lacan, pouco importa ou no se faz questo, e de JAM, nada! Por esse jogo de mgica, os psicanalistas todos lacanianos obviamente ficaram sem o fio cortante do ensinamento de Lacan ao ponto que sua subverso se transforma numa sorte de lamento a varias vozes: a vacuidade de uma obra reduzida a algumas palavras espirituosas deixando um sabor de sala de reunies, que evita cuidadosamente os conceitos que o real torna incandescentes e prefere o lixo do grande homem para fazer acreditar babaquices que teriam acontecido na historia; outros, e no menos, se queixam de que Lacan no um pai que iria proteg-los de si mesmos, etc. Tomar a medida do seu gozo no que eles se queixam, no o primeiro passo que se espera de um psicanalista? Ento, e JAM no teria feito alguns erros neste assunto? Certamente seu primeiro erro que nunca consentiu em fazer devoes a esse Lacan ftil. Por mais de trinta e cinco anos vou ao seu Curso, e pude constat-lo; ele se confronta sem folga ao real do discurso indito que Lacan tentou formular. Obviamente, se ele tivesse consentido, tambm, em ceder s dificuldades, e a ridicularizar Lacan e seu ensino, sem dvida, teria sido elogiado e solicitado nesse retorno, como alguns outros. Ele preferiu fazer ouvidos surdos s babaquices e continuar a extrair as jias do ensino de Lacan que est vivo e ainda na frente de ns hoje. Falemos deste curso. O destino reservado para ele bom? Todo mundo sabe; ele divulgado nos quatro cantos do planeta. E, graas internet, ele lido nos quatro continentes ao mesmo tempo. Seus leitores so legies, e h dcadas. Mas, por isso, h aqueles que dizem e se referem a ele, e h aqueles que o lem embaixo da mesa, alimentam-se e apropriam-se dele sem pagar o preo. Sabemos o resultado, o mesmo que para Lacan e Freud: os negociantes terminam por se multiplicar na cena pblica, enquanto os trabalhadores se retraem para trabalhar. JAM pertence a esta ltima categoria. Por ser um trabalhador, ele est ausente da cena pblica. Ele

joga o Discreto. Porm, a urgncia que comanda aniquilar o adversrio, o transforma na hora. Torna-se o tagarela pressionado a passar pelo fio da sua pena afiada os impostores e os charlates. Seu trabalho de Hrcules o condena ao silencio pblico e o faz presa fcil de um bando de bobos. O perigo iminente d a palavra pblica ao escarnecedor que zomba divertindo to bem que o adversrio paralisado fica arrasado, pelo menos, at a prxima vez. Desta maneira, ele vai do tagarela ao discreto, os dois ao servio da Causa. Os momentos difceis no tm sido poucos. A cada vez, ele teve que inventar solues para manter o foco sobre o real. a lio que se extrai da poltica de JAM. Ele construiu a internacional lacaniana para dar abrigo ao ensino de Lacan; ele estabeleceu o conjunto de Seminrios para que sassem do silncio onde eram ofuscados pela poltica dos retalhos escolhidos pelos adeptos da Readers Digest; ele tem formado geraes de psicanalistas vindos de todos os continentes e graas aos quais os lacanianos so os mais numerosos no mundo hoje. Ele tambm tem dado seu Curso. O momento no propcio para dar a Csar o que lhe pertence? No chegada a hora de faz-lo tambm pblico, e no somente em espanhol? esse Curso que mantm viva a psicanlise de Orientao Lacaniana. Os acontecimentos desse retorno me fazem pensar, em termos gerais, na necessidade de reinventar uma poltica editorial - LC d o tom- e, especialmente, em que no mais o tempo de adiar a publicao do Curso. Trinta e cinco volumes que mobilizam o saber universal e interpretam a poca podem tornar difcil, ao menos por uma vez, negar o homem e descartar a obra categoricamente. No nos enganemos mais nisso, o golpe dado a Jacques-Alain Miller um golpe psicanlise. Estabelecer seu Curso apresenta seguramente muitos problemas a serem resolvidos, porm demonstrar em ato a vitalidade de uma palavra que no cessa desde h trinta e cinco anos. Tornar essa palavra pblica no a aposta que devemos fazer se nos recusamos a ceder fatalidade que no mais do que um dos nomes do pior?

JEAN-LOUIS MORIZOT Lacan, um homem livre

Jacques-Alain Miller nos acordou, em agosto de 2011, e nos tirou da sonolncia estival, decidindo dar ao aniversrio do desaparecimento do homem Lacan, o realce que seu ensinamento e mensagem aportaram a todos aqueles que o amaram, seguiram, escutaram e que o lem ainda. Sua Vida de Lacan que est em vias de se tornar um sucesso editorial na escala dos cinco continentes do Campo Freudiano aguardada por todos aqueles que, tambm, esto apaixonados pela leitura cotidiana da letra eletrnica do Lacan Cotidiano. A atualidade nos lembra que a psicanlise, se no amada por todos tambm no um saber vo e provocador de paixes: a tentativa de apagar seu nome, da qual tem sido objeto J.-A. Miller, felizmente fora do alcance daqueles que o desejavam, como as apresentaes impertinentes, errneas ou francamente difamatrias de Lacan e de seu ensino na imprensa ou por uma historiadora contempornea da psicanlise procedem dessa mesma vontade de recalque ou de foracluso de uma verdade que incomoda. A psicanlise est sendo discutida, pois inegvel. Sem psicanalistas bem orientados, a perenidade do discurso analtico no est assegurada e corresponde a ns, os vivos, us-lo no burburinho, no barulho e no furor da ronda de discursos do mundo contemporneo. Contrariamente a Elisabeth Roudinesco que fez um livro comemorativo de Lacan e de sua palavra para ajudar a derrub-lo, Jacques-Alain Miller, assumiu, pela imensidade do trabalho de escritura dos trinta anos do Seminrio e pelo seu desejo, reconhecido como tal publicamente pelo prprio Lacan, esse trabalho de exumao e de dar testemunho da vida, selvagem e indomvel, a vida sexual freudiana, que nos habita e nos leva, alm de todo saber.

O ato de um homem livre, Miller como Lacan, homens liberados pela psicanlise do peso de uma cultura e de uma palavra morta, quebra a diacronia das repeties e nos permite reviver o mpeto dos nossos vinte anos, aquele nascido de nosso encontro inaugural com a coisa freudiana.

CARLO VIGANO A propsito do PROSEMA

Devo agradecer o pesquisador independente pela sua comunicao no LC n11 (2 de setembro de 2011). Trata-se de algum que tive a oportunidade de conhecer e estimar, quando foi nosso interlocutor na transio do grupo italiano SLP. Com essa interveno, a hiptese de um instrumento de pesquisa feita por J. A. Miller com o nome de PROSEMA pde passar demonstrao de sua potncia cientfica. Uma pesquisa se torna assim quando o enunciado irnico do pesquisador seguido de um efeito no de pardia, mas de achado. Na lngua italiana se diz passar daquele que procura (cercatore) quele que faz uma pesquisa (ricercatore). Eu tambm aspiro ser um ricercatore, mas no consigo desfrutar da independncia da corte dos milagres aquela do impact factor- e me tornar um trovador. por isso que estou entusiasmado com a criao de uma nova rede para seu impacto, relacionada com a comunicao de resultados e sua leitura, em vez da citao acadmica. Em Milan, h algum tempo aplicamos um algoritmo de pesquisa clnica que no emprica; parece ser do tipo anlise das tores textuais. Pode-se encontrar o protocolo na pgina: http://www.forumpsi.it/percorsi-di-ricerca/inidce-per-autori/404-grupoalpha-protocolo-della-ricerca.html. muito simples e , talvez, por isso que as revistas s quais o enviamos o recusaram: no tinha bibliografia, citao de pesquisas feitas com esse mtodo, etc. A leitura de dados, que s pode demonstrar a cientificidade de uma pesquisa, censurada na raiz. Recusam-se os algoritmos no-padres, que no atribuem a leitura pura quantificao (propusemos uma srie de testemunhos). Com relao ao impact factor lem-se os fatos como uma porcentagem de confirmao do sentido, calcula-se a dimenso da bolha de saber e esquecem-se as conjunturas que revelam o novo saber, o trou-matisme.

CONEXES

Quatro artigos da pgina inicial da RDJ so dedicados a uma atualidade que nos comum:http://laregledujeu.org/

CORREIO

Le Diable probablement Mil (e alguns) co-signatrios da carta

Esta manh s 8h, ramos mais de mil co-signatrios da carta do Diable probablement a Judith Miller. Com as assinaturas que recebemos, muitas mensagens nos chegaram, no s da Frana e Navarra, mais ainda dos quatro cantos do planeta. Emotivos, solidrios ou afetuosos, mas tambm bravos e indignados, estas mensagens todas do seu total apoio a Judith Miller e sua famlia frente ao insulto do qual so objeto. Dada a magnitude do movimento iniciado por esta carta e, apesar de que Luc Garcia registra uma por uma as assinaturas que recebemos, lamentamos que no podemos responder a cada uma de suas mensagens em particular. Passamos a maior parte a Judith Miller e sempre um florilgio em Lacan Cotidiano.

NATHALIE LACEUR. Ramolte voor Rafah! Na regio neerlandfona da Blgica, Ramulte voor Rafah! Ontem foi publicado um artigo no Jornal De Morgen. Referir-se a este artigo, ao nos enderearmos aos polticos neerlandfonos, pode facilitar a ao. Um amigo, porta-voz de Karel De Gucht, Comissrio Europeu encarregado do Comrcio, acaba de me confirmar que contatar pessoalmente sua colega Catherine Ashton, a Alta-representante de Assuntos Estrangeiros da EU, para pedir que realize alguns procedimentos diplomticos que possam favorecer a liberao da Senhora Nached. Continuar... Uma carta enviada por vrias vias a Guy Verhofstadt, antigo primeiro ministro da Blgica e presidente da frao dos Liberais no Parlamento Europeu. Um homem que lutou para libertar a artista Ai Weiwei... Portanto! E Herman Van Rompuy, o presidente da Europa, o que que ele pode fazer? Esperaremos uma resposta a nossa carta. Outro amigo, trabalhando para o Ministrio de Assuntos Estrangeiros me confirmar si o assunto Rafah foi evocado durante uma sesso plenria sobre os direitos humanos nas Naes Unidas em Genebra. Enquanto isso, ele tenta obter a assinatura do Ministro Vanackere.

MARIE-CHRISTINE GIUST, Sgolne. Volto esta tarde para Caen onde conheci Sgolne, e dei-lhe, em nome da EFC, a petio Fazer barulho por Rafah!, assim como certos dos seus comunicados precedentes, onde voc nos d muitas informaes e anlises da situao, de modo que Rafah, como a psicanlise agora, sero obrigados a investir no campo poltico. Em breve, o prazer de escut-lo, voc que de repente est com o vento em popa!

FREDERIQUE BOUVET. Uma poltica do desejo. O domingo passado na Saint-Germaindes-Prs, tivemos o primeiro Seminrio do la Rgle du jeu, titulado Furar o jogo de Lacan. Este debate teve como convidados: Jacques-Alain Miller, Philippe Sollers e Analle LebovitsQuenehen. Esta ltima comeou a discusso com um muito bom texto titulado As nadadeiras e as asas. Ela afirmou que de um lado, h aqueles que se confrontam ao real, que lem Lacan e que decidem saber algo e, por outro lado, h aqueles que permanecem em uma posio fantasmtica, na ignorncia de seu prprio dio e que fazem Lacan, o objeto de seu horror, um tubaro branco; Jacques-Alain Miller encarna para estes ltimos os dentes afiados do tubaro branco. Ele, do qual se quis apagar o nome neste retorno lacaniano: Elisabeth Roudinesco tentou me enterrar vivo.

Ento, Philippe Sollers se regozijou que Vida de Lacan fosse um best-seller e que Lacan esteja cada vez mais vivo; Analle Lebovits-Quenehen lembrou que durante sua vida, se quis esvaziar Lacan dos lugares onde ele ensinou e que morto se tem querido esvazi-lo de sua singularidade. A ltima parte do debate concerniu poltica. Jacques-Alain Miller opondo a poltica do desejo do sonho que representa o "desejo de alcanar uma iluso", e no um desejo decidido. Fazer sonhar, a abjeo (...) isso pressupe que as pessoas gostam de ser enganadas. Ele rendeu homenagem a BHL que envergonhou os governantes e que alcanou tocar o ponto de real com Benghazi. Devo fazer sonhar com um slogan como o sculo XXI lacaniano? No! Este sculo parte de premissas anti-lacanianas com o cientificismo, a avaliao. um sculo quantitativo. Portanto, continuamos o combate por uma poltica do desejo.

CATHERINE LACAZE-APULE. Une valse mille temps, uma valsa que ps o tempo, uma valsa que tem oito anos. Aqui vamos ns outra vez: a valsa do antigo decreto do psicoterapeuta! Em seguida a mobilizao dos sindicatos depois os parlamentares e ento o presidente da assemblia parlamentar Sr. Accoyer, a re-escritura do anexo do decreto foi decidida pelos dois ministrios, o do trabalho, do emprego e da sade por um lado e o do ensino superior e da pesquisa por outro. De outro ponto de vista, o recurso em conselho de Estado solicitado pelo Sindicato Nacional de Psiclogos, da Federao francesa de psiclogos e de psicologia, do SIUEERPP, da Sociedade francesa de psicologia e do sindicato UNSA Sade Social e da CGT ser julgado no dia 21 de setembro. Perguntamos-nos, como as comisses regionais de aprovao para o ttulo de psicoterapeuta nomeados pelo Presidente da Agncia Regional da Sade tratam os dossiers que eles tm em suas mos desde junho de 2001? Faz oito anos desde que a emenda Accoyer nos da voltas na cabea e ainda no est terminado. A ser continuado...

Fotos pgina 1:
- Clmentine Autain (NB: Ainda no consegui entrar em contato com Rafah. Help me! JAM) -Isabelle Durant, Vice-presidente do Parlamento Europeu (por Gil Caroz) -Jean-Franois Cope, deputado, Secretrio Geral do UMP (por Alexandre Adler) -Jean-Luc Mlenchon, candidato da Frente de esquerda para a eleio presidencial (por Grard Miller) -Rama Yade, ex-ministra, membra do Partido radical (por Catherine OrsotCochard)

Jacques-alain miller GOYA EM LACAN COTIDIANO

LACAN COTIDIANO publicar amanh um estudo de Pascal Torres referente aos quatro cobres de Goya que ele recentemente adquiriu para o museu do Louvre, onde trabalha como Conservador da Coleo Edmond de Rothschild e da Coleo de gravuras em cobre. O modo de distribuio de LC torna difcil publicar juntas essas quatro admirveis gravuras. Vamos contornar essa dificuldade, e inclusive faz-la virar a nosso favor, endereando-lhes os cones um por um ao longo do dia, sob a forma Comunicado de JAM. Tenho as quatro, expostas na minha frente, sobre minha escrivaninha, sadas de minha impressora a partir dos cones que lhes sero enviados. Eu os olho enquanto um fala ao Outro. de uma beleza... e de uma beleza que faz pensar como sempre com Goya. uma beleza causa de pensamento, e no uma beleza vu da verdade. Goya pintou sempre a castrao olhada de frente.

Quando penso que Gori no podia olhar Lacan no rosto, e hoje, ele confessa isso a Lacroix... Alexis Lacroix, que no seu confessor, no, mas um jornalista talentoso - e notalentueur [jogo entre talentoso e assassino], embora, sob esses ares de moo agradvel... E, seu temor de Lacan, Gori o faz saber, resulta de uma prudncia admirvel... Bom, pode ser, antes que outra coisa, que Lacan, era sua castrao, Gori. realmente provvel. Deve ser isso. Pois Lacan era a castrao de muitos. Para eles, um real clnico, impossvel de suportar. E porque, para mim, a existncia de Lacan era jia? E Jias tambm, quero dizer para Sollers, isso lhe era jia. Lacan, lhe aliviava a vida, a Phillippe, do peso que recaia sobre ele, de todos os chamados de esquerda, e que se serviram do Judeu como uma mscara, antes de se converterem ao Islam. Resumindo, a unio do Esprit-Le Monde-Le Seuil. No mal estado dos nossos dias, certamente, mais difcil prosperar na economia de mercado do que intrigar numa sociedade de ordens, como era a Frana at que a esquerda chegou ao poder- pois o pobre Brgovoy que verdadeiramente comeou a mudar tudo isso. Se eu amo a historia, que no h nada de mais divertido, dada a astcia e as ironias deste malandro Geist, o sujeito suposto saber de Hegel. Bom, h os mortos. Mas ningum eterno, no ? A Idade Mdia sabia rir da morte. E, sobretudo ao lembr-la. Mesmo que, embebidos da gua da Juventude que nos entregamos nos pubs, a morte, sua funo eminente no sentido o sentido da vida- no sabemos mais o que . H mortes? Chora-se. tudo o que fazemos. Perda de uma bssola essencial. Phillippe Muray falava muito bem disso. Porm ele era mal-humorado. Essa era sua fraqueza. Sollers, ele mesmo, saudava-o rindo o pior dos mundos possveis. Lacan era assim. Sempre est esse tringulo de ouro Esprit-Le Monde-Le Seuil que tem resistido esplendidamente ao tempo, estava no dia seguinte da guerra, fresco como um alface, sem traos verde escuros, fazendo a moral de todo mundo; e ele est sempre ali, e ele estar sempre ali, e ele ser pr-Roudinesco at o final dos tempos.

Vinte anos que ela tem o negcio! Quero dizer a crnica psicanaltica do Monde. Isto por um lado. Por outro, ela controla a do Libration. Ela no os deixar nunca, valente pequena sanguessuga! No entanto, minha amiga Franoise me disse: porque Nathalie Jaudel no envia seu Roudinesco plagiria de si mesma ao Monde ou LExpresse? Os jornalistas, Barbier sobretudo, adoram esse tipo de histrias. Nathalie, lhe passo a dica. Franoise conhece seu negocio, porm ali, eu duvido. Barbier, talvez, ser tentado, porque no est nesse tringulo. Essa coluna do Monde era de alguma forma espirituosa quando era de Roland Jaccard,meu amigo melanclico. Era ferozmente anti-lacaniano, tudo bem, mas porque no era o tempo de lhe explicar o assunto. Somente, havia penacho, o brilho de uma pluma. Elisabeth, ela, escreve como Stalin, como um desastrado. Ateno! a paixo que me faz dizer isso? O coloco a prova: Elisabeth Roudinesco escreve: A) como um desastrado [comme um manche]? B) um galho [branche]? C) uma tenca[tanche]? D) uma prancha [planche]? E) uma avalancha [avalanche]? F) um pasto [canche]? G) um quadril [hanche]? H) uma palanque [palanche]? I) uma fatia [tranche]? J) uma revanche [revanche]?... Revanche?... mas sim, claro, ela escreve como um desastrado e como uma revanche. Ela tem retomado a via perdida da vida de Lacan, ela tem se apresentado lucrando a partir de sua morte, mas neste momento, a bola da vez, e ela sabe que perdeu pois ela no tonta. Elisabeth apenas ignorante e mal-intencionada. E ela tem uma audcia infernal. Eu respeito isso, devo dizer, porm isso no autoriza de jeito nenhum e, especialmente, isso no autoriza a contar no importa o que sobre os momentos dolorosos da vida de uma famlia. Ela estava habituada impunidade. Ela cheia de permisso. Agora, ela devera explicar sobre seu mtodo histrico. Vai-se rir. E Onfray, seu suposto adversrio, praguejando sua biografia de Lacan, naturalmente. Onfray, ele, a diferena de Elisabeth, tem verve. Porm ele no psiclogo. Porque, sendo hospitaleiro, eu tenho sido corts com ele, ele pensou que eu era...o que?... Um vulco apagado. Ali, ele no replica. Mas ele dever faz-lo antes ou depois. E ento, ele vai querer que eu encontre o tempo de... Como disse Franz para Freud?... ah! Desmont-lo. Brincaremos disso: desmontar Onfray. O crepsculo de um dolo, Michel Onfray. Se faro 100,000 exemplares? Isso far chorar os lares progressistas, mas tanto pior. Eu direi a Grard para antecipar Mlenchon, que parece ter seus favores, que Onfray nisso de lata. Vou lhe denunciar. Melechon, Onfray defende Charlotte Corday. Eca! Voltemos a Goya.

Goya produz causas de pensamento, no sentido de: aquilo que fora a pensar. Ali, a referncia obrigatria a Heidegger perdo, Blandine no seu O que se chama pensar? Que todo mundo dever ter lido, como diria Sollers. Acredito, alis, que mais ou menos a nica coisa de Heidegger que Deleuze comentou com severidade em Diferena e repetio, seno me lembro mal: No vale a pena pensar o que isso que nos fora a pensar, ou algo assim. em todo caso um elogio excepcional vindo da pluma de Deleuze, antes tendente a zombar do poeta germnico, pode-se ver o trecho inarrvel onde ele compara Heidegger a Jarry tudo feito no esprito do Prosema. Que esta manh, Grard, meu irmo, me deu a assinatura de Mlechon, e que Rama Yade me ligou e que nos veremos sexta-feira, que oportunidade! Eu gosto, uma molstia, como Lacan... trata-se do signo de Rafah Nached que se tornou o smbolo daquilo que nos fora a pensar em Sria. Depois de tudo, Lucien de Samosate era sria, si no me engano. Viva Sria! Viva Goya! E viva a psicanlise!

*********************************************

O site de LACAN COTIDIANO est em construo. E em breve abrir ao pblico.


********************************************* LACAN COTIDIANO Anne Poumellec, editora Kristell Jeannot, secretaria geral Publicado on-line por Navarin diteur Eve Miller-Rose, presidente

FIN LQ 33

Traduo: Nohem Ibez Brown

Vous aimerez peut-être aussi