Vous êtes sur la page 1sur 5

1

RECONSTRUO DA TEXTUALIDADE Texto - tudo aquilo que comunica algo, seja ele oral, escrito, visual ou musical. O texto se constri a partir de mecanismos sintticos e semnticos, responsveis pela produo do sentido. Textualidade - conjunto de caractersticas que fazem com que um texto seja um texto, e no apenas uma seqncia de frases.

Princpios da textualidade Coerncia e coeso A coerncia responsvel pelo sentido do texto. Envolve aspectos lgicos, semnticos e cognitivos, depende do partilhar de conhecimento entre os interlocutores. Um texto considerado coerente quando apresenta uma configurao conceitual compatvel com o conhecimento de mundo do recebedor. Seu sentido construdo no s pelo produtor mas tambm pelo recebedor, que precisa deter os conhecimentos necessrios sua interpretao. Grande parte dos conhecimentos necessrios compreenso no vem explcita, mas depende da capacidade de pressuposio e inferncia do recebedor. A coeso a manifestao lingstica da coerncia , responsvel pela unidade formal do texto, constroi-se por meio de mecanismos gramaticais e lexicais. Intencionalidade Empenho do produtor em construir um discurso coerente, coeso e capaz de satisfazer os objetivos que tem em mente numa determinada situao comunicativa. A meta pode ser informar, impressionar, alarmar, convencer, pedir, ofender, etc. e ela que vai orientar a confeco do texto.

Aceitabilidade Expectativa do recebedor de que o conjunto de ocorrncias com que se defronta seja um texto coerente, coeso, til e relevante, capaz de lev-lo a adquirir conhecimentos ou a cooperar com os objetivos do produtor. O recebedor d um crdito de coerncia ao produtor: supe que seu discurso seja coerente e se empenha em captar essa coerncia, recobrindo lacunas, fazendo dedues, colocando a servio da compreenso todo o conhecimento de que dispe. A comunicao se efetiva quando se estabelece um contrato de cooperao entre os interlocutores, eventuais falhas do produtor so percebidas como significativas (por exemplo, a piada) Informatividade grau de novidade e previsibilidade: quanto mais previsvel, menos informativo ser o texto para determinado usurio, porque acrescentar pouco s informaes

que o recebedor j tinha antes de process-lo. Vale tambm o inverso: quanto mais cheio de novidades, mais informativo. Tanto os textos com alto nvel de informatividade quanto os com baixo nvel de informatividade tendem a ser rejeitados pelo usurio (leitor ou receptor). Situao ideal: grau mediano de informatividade (permite ao recebedor apoiar-se no conhecido para processar o novo) ou alternncia de zonas de baixa informatividade com zonas de alta informatividade (o recebedor teria que agir no sentido de alar ou rebaixar informaes, levando-as ao nvel mediano, para integr-las no sentido que est produzindo para o texto, e esse trabalho o manteria envolvido com o texto, interessado no texto). Situacionalidade Adequao do texto situao comunicativa. O sentido e o uso do texto so decididos via situao: interpretao que os usurios fazem da situao a partir dos modelos de comunicao social que conhecem. No se trata de deciso esttica, mas de atividade dinmica, que envolve monitoramento e gerenciamento contnuos da interao comunicativa, por parte do produtor e do recebedor. as aes discursivas no se prendem s s evidncias perceptveis, mas sobretudo s perspectivas, crenas, planos e metas dos usurios. A aceitabilidade de um texto dependeria menos de sua correo em termos de correspondncia ao mundo real e mais da credibilidade e relevncia que lhe so atribudas numa determinada situao. Intertextualidade fatores que fazem a produo e a recepo de um texto depender do conhecimento de outros textos. A intertextualidade se coloca como condio prvia na produo e recepo de determinados tipos de textos, como os resumos, as parfrases, as resenhas crticas. No entanto, segundo os autores, ela no se restringiria a esse caso, posto que constitui um fator decisivo no processamento de qualquer texto. A relao entre discursos constitutiva de cada discurso, condio de existncia dos discursos. Nenhum locutor o Ado Bblico, e o objeto de um discurso, inevitavelmente, o ponto onde se encontram opinies, vises de mundo, tendncias e teorias vindas de outros discursos. (Bakhtin) Os discursos no so auto-suficientes nem indiferentes uns aos outros, mas refletem-se mutuamente: por um lado, todo discurso est repleto de ecos e lembranas de outros discursos, aos quais responde, refutando-os, completandoos, fundamentando-se neles, supondo-os conhecidos; por outro lado, coloca-se como elo nessa cadeia verbal, propondo sentidos e pedindo respostas.

Coeso gramatical - Faz-se por meio das concordncias nominais e verbais, da ordem dos vocbulos, dos conectores, dos pronomes pessoais de terceira pessoa (retos e oblquos), pronomes possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos, relativos, diversos tipos de numerais, advrbios (aqui, ali, l, a), artigos definidos, de expresses de valor temporal.

Coeso Frsica - estabelece uma ligao significativa entre os componentes da frase, com base na concordncia entre o nome e seus determinantes, entre o sujeito e o verbo, entre o sujeito e seus predicadores, na ordem dos vocbulos na orao, na regncia nominal e verbal.

Coeso Interfrsica - designa os variados tipos de interdependncia semntica existente entre as frases na superfcie textual. Essas relaes so expressas pelos conectores ou operadores discursivos. necessrio, portanto, usar o conector adequado relao que queremos expressar. Exemplos de conectores: e - liga termos ou argumentos. porque, j que , como - introduzem uma explicao ou justificativa. para , a fim de - indicam uma finalidade. porm , mas , embora , no entanto - indicam uma contraposio. to ... que, to ... quanto - indicam uma comparao. portanto - evidencia uma concluso. Depois , por ltimo , quando , j , ao longo dos meses, em seguida , at que servem para explicar a ordem dos fatos, para encadear os acontecimentos. ento - operador que serve para dar continuidade ao texto. se - indica uma forma de condicionar uma proposio a outra. no s...mas tambm - serve para mostrar uma soma de argumentos. na verdade - expressa uma generalizao, uma amplificao. ou - apresenta um disjuno argumentativa, uma alternativa. por exemplo - serve para especificar o que foi dito antes. tambm - operador para reforar mais um argumento apresentado. Coeso Temporal - emprego adequado dos tempos verbais, obedecendo a uma seqncia plausvel, ao uso de advrbios que ajudam a situar o leitor no tempo (conectores temporais). Coeso Referencial - neste tipo de coeso, um componente da superfcie textual faz referncia a outro componente, que, claro, j ocorreu antes. Para esta referncia so largamente empregados os pronomes pessoais de terceira pessoa (retos e oblquos), pronomes possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos, relativos, diversos tipos de numerais, advrbios (aqui, ali, l, a), artigos.

Coerncia e Coeso : Seu Papel na Compreenso e Produo de Textos "[...] um professor pode fazer grandes modificaes em sua metodologia de ensino de produo e compreenso de textos, baseando-se nas descobertas da Lingstica Textual sobre coeso e coerncia, sem fazer qualquer referncia terica sobre o assunto para seus alunos de 1 e 2 graus." (KOCH, 1990) s vezes, a grande preocupao do ensino de lngua portuguesa fazer com que os alunos decorem, por exemplo, uma interminvel lista de conjunes, as coordenativas e as subordinativas. muito mais produtivo eles entenderem o

sentido das conjunes, sua funo argumentativa, as relaes que estabelecem entre as idias como uma forma de evitar os perodos incoerentes do ponto de vista sinttico e semntico. Pontuao Mostrar a importncia da pontuao para o estabelecimento do sentido do texto. Assim como podemos usar conectores e outros elementos de coeso para articular vocbulos ou oraes e indicar as relaes existentes entre eles, os sinais de pontuao tambm contribuem para a "costura" do texto.

A coeso no garante a coerncia, embora concorra para que esta se estabelea. o uso dos mecanismos coesivos tem por funo facilitar a interpretao do texto e a construo da coerncia pelos usurios. No entanto, os mecanismos coesivos podem produzir incoerncias: como possuem, por conveno, funes especficas, no podem ser usados sem respeitar tais convenes. Se isto acontecer, o resultado ser a incoerncia ou a falta de seqencialidade de modo que o leitor/ouvinte no ser capaz de construir a interpretao adequada. mostrar a presena desses mecanismos em textos literrios, no-literrios, jornalsticos, publicitrios. Desta forma, vai familiarizar o aluno com essas novas aquisies lingsticas. Nesta etapa, eles vo perceber que fazem parte da lngua elementos que tm a funo de estabelecer relaes textuais..

LEMBRE QUE:

O texto se caracteriza por uma unidade de sentido, vinculado a uma situao de comunicao, por isso: Contm um tema adequado situao; produzido com um propsito; Acontece numa interao de interlocutores. Todo texto deve apresentar uma organizao de idias, uma rede de significados, que deve ser percebida pela prpria situao de comunicao e tambm pela escolha do vocabulrio e pelo uso adequado dos recursos gramaticais.

A unidade de sentido do texto depende da organizao das ideias; a sequencia das frases estabelece a relao entre os interlocutores, a interao, o dilogo entre o produtor do texto e o leitor. Alm disso, o uso adequado das palavras e

Para construir os significados de um texto proposto para a leitura, o dilogo com a classe fundamental. Para ampliar a viso de mundo, ou seja, para que eles aprendam com a leitura, preciso instig-los por meio de perguntas; deixar que perguntem, troquem idias, impresses; incentiv-los a relacionar a leitura com outras leituras, utilizar os conhecimentos aprendidos em outros textos lidos para ampliar os significados do texto que esto lendo; motiv-los a buscar outras leituras. Lembre-se que, dessa forma, voc estar trabalhando principalmente com a dimenso semntica da linguagem. importante que a aprendizagem seja sempre desafiadora, instigante.

Adaptado de:
COSTA VAL, M.G. Redao e Textualidade. So Paulo: Martins Fontes, 1991. Coerencia e coeso. Disponvel em: http://www.portrasdasletras.com.br/redacao/teoria/docs/coerenciaecoesao

Vous aimerez peut-être aussi