Vous êtes sur la page 1sur 4

Tarcsio Augusto Coordenador Diocesano do Ministrio de Formao

Apresentao
Tenho certeza de que por meio dessas orientaes o Senhor tem algo muito especial para nossos grupos de orao, pois quanto mais entendermos a importncia e funo deste lindo ministrio, mais alcanaremos os favores e os favores e as graas de Deus. O intercessor fala a Deus em nome de Deus. E precisa estar disponvel para que o Esprito Santo interceda quando quiser. Quando falamos de intercesso como ministrio ou servio, falamos de algo mais amplo que fazer uma orao por algum. O intercessor toma uma deciso de longo prazo de implorar a Deus em favor de outras pessoas.

O Ministrio de intercesso no Grupo de Orao


Conceito Ministrio de intercesso um verdadeiro exrcito com a misso de combater e vencer as foras espirituais do mau espalhadas nos ares (Ef 6,10s), por meio de oraes fervorosas com efeitos extraordinrios. No momento da reunio de intercesso, os intercessores oram a Deus no pelos seus prprios interesses, mas sim pelas necessidades do GO e seus participantes. Estruturao do ministrio O ministrio de Intercesso um grupo menor composto por um nmero determinado de pessoas que se renem semanalmente em dia e horrio fixo e diferente do dia do GO. constitudo por pessoas que participam ativamente do GO e que tenham sido escolhidas primeiramente por Deus, depois pela orao e discernimento do ncleo de servio. As pessoas discernidas para este ministrio precisam ser: Maduras na f, buscando vida de orao diria. Praticar o jejum ao menos uma vez por semana. Ser sigilosa e discreta. Assdua ao Grupo de Orao. Obediente coordenao do GO. Sincera e humilde. Ter disponibilidade para assumir o compromisso com as reunies de intercesso e misses do GO. O compromisso do intercessor : Buscar a formao. Participar do GO e das reunies do ministrio de intercesso. Ter intimidade com o Senhor. Conhecimento da Palavra de Deus. Fidelidade e zelo para com o ministrio que Deus o confia. Vivncia dos Sacramentos.

Quando que a pessoa no pode ser um intercessor? A resposta objetiva: Quando est vivendo a irregularidade nos Sacramentos, quando est vivendo em segunda unio, quando no se abre ao perdo e amor fraterno entre os irmos e quando provoca contendas e desunies no grupo. Pois aquele que se encontra em situao de pecado, afastado da Eucaristia, no tem condies de se colocar a frente de uma batalha, pois alm de no dar testemunho, ainda se torna alvo fcil do inimigo de Deus. Funcionamento do Ministrio

Vamos refletir algumas questes que nos ajudaro a compreender melhor o funcionamento deste ministrio no GO:

1. Onde se deve fazer as reunies do ministrio de intercesso? O local para as reunies fica a critrio da equipe. Pode acontecer na casa de um intercessor, desde que se tenha liberdade e privacidade para viver os carismas. Pode ser na igreja, evitando-se os momentos em que ela est aberta comunidade. importante que seja um local fixo evitando mudanas a toda semana.

2. Existe coordenao durante a reunio de intercesso? No. o Esprito Santo quem dirige as oraes e tudo o que acontece na reunio. Conforme a ao do Esprito Santo, as oraes so conduzidas por qualquer pessoa do ministrio, de forma ordenada, de modo que todos participem da orao. Obs.: No ministrio de intercesso h um coordenador para animar a equipe, auxiliar a coordenao no pastoreio. importante que este coordenador de intercesso participe das reunies do ncleo para que possa manter a intercesso unida a moo dada pelo Esprito Santo nestas reunies.

3. Reza-se o tero na reunio de ministrio de intercesso? No. Aconselha-se que todo intercessor reze o tero e melhor ainda se for o rosrio diariamente, mas como complemento se sua orao pessoal e no durante a reunio de intercesso. Na intercesso a orao combate espiritual com Efuso no Esprito e manifestao dos carismas.

4. Faz-se orao de atendimento s pessoas na reunio de intercesso? No. A reunio de intercesso fechada, no pode participar dela quem no do ministrio. O nico que pode ir a esta reunio o coordenador do GO, pois como pastor tem que acompanhar suas ovelhas.

4. A intercesso passa palavra para o ncleo tirar o rhema do GO? No. O ncleo do GO (em sua reunio), que responsvel para orar e ter o discernimento pelo andamento do GO. Inclusive da Palavra a ser pregada no grupo.

Sugesto de roteiro para a reunio de Intercesso: 1 momento: orao inicial Orao de entrega. Este o momento em que o intercessor entrega toda a sua vida nas mos de Deus, evitando assim que se interceda por motivos pessoais durante a orao e se lana ao combate pelo GO que o foco principal da reunio. Reza-se uns pelos outros pedindo a proteo do sangue preciosssimo de Jesus sobre cada intercessor. Reza-se o Magnficat (Lc 1,46-55) Reza-se a Armadura do Cristo (Ef 6,10s) Orao de So Miguel Arcanjo. Ressaltamos, contudo que estas oraes no so frmulas mgicas devendo ocupar um breve tempo inicial da reunio e que s tero eficcia se todos os intercessores estiverem abertos e serem movidos pelo Esprito Santo.

2 momento: partimos agora para o combate. Orao de concrdia: sob a ao do Esprito Santo o intercessor acolhe a revelao e apresenta elevando a voz, a necessidade ou situao que necessite da interveno de Deus. Enquanto os outros intercessores permanecem orando em lnguas (de maneira que ouam a moo) concordando com o que est sendo pedido. Orao de Clamor: feitas em situaes muito difceis, batalhas travadas que humanamente no se pode vencer. Levantam-se os braos e clamam para que a graa de Deus acontea. Momento de escuta: partilha-se o que o Senhor nos mostrou, as revelase por meio das palavras de Deus, profecias, dom de cincia, sabedoria, discernimento dos Espritos.

3 momento: orao final Encerra-se com grande Louvor na certeza da vitria diante do combate que vivemos, pois quando louvamos estamos reconhecendo a grandeza de Deus! Deseja-se a paz de Cristo e o amor de Maria. E, em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo voltamos para nossas casas renovados pela alegria de termos sido canais de bnos para nossos irmos em Cristo.

Que o Esprito Santo nos abenoe e nos ajude a dermos fiis aos ensinamentos do nosso senhor Jesus. Contem com minhas oraes! Tarcsio Augusto

Vous aimerez peut-être aussi