Vous êtes sur la page 1sur 4

Diagrama de fluxo de dados Durante as etapas iniciais de anlise e projeto de sistemas, o analista coleta muitos dados (anotaes, entrevistas,

, manuais de documentao, memorandos, ou mesmo conversaes casuais). Nesta fase inicial importante que os dados sejam resumidos e este resumo deve servir a uma variedade de funes. O resumo no deve forar o analista a tomar decises prematuras do projeto fsico. O analista preciso de algo anlogo aos desenhos preliminares de um arquiteto. O DFD o modelo lgico do sistema. No h nele nenhuma implicao fsica, no depende de hardware, software, estrutura de dados... Como o diagrama um grfico do sistema lgico, tende a ser de fcil entendimento mesmo para usurios no tcnicos, e assim serve como excelente ferramenta de comunicao. Construo O DFD utiliza 4 smbolos bsicos para formar um sistema lgico:

ou ou

Origem ou destino dos dados

Processo que transforma dados - Pode ser um programa, uma srie de programas, um processo manual, ou um modulo dentre de um programa.

Depsito de dados pode ser um arquivo, ou uma parcela dele, elementos de uma base de dados, ou uma parcela dele. Pode residir num disco, fita, memria principal, ou qualquer outro meio com p ex. o crebro. Fluxo de dados Vrias suposies simplificadoras so feitas nos DFDs. Ex: processamento de erros, ou manuseio de condies desusadas, abertura e fechamento de arquivos so ignorados. A questo descrever o que acontece, sem se preocupar como isto acontece. Como os fluxogramas lgicos tradicionais, a direo do fluxo da esquerda para a direita e cima para baixo. O mesmo smbolo pode aparecer mais de uma vez no diagrama.

Usurio

O smbolo que repetido mais de uma vez marcado com uma linha diagonal na ponta.

Usurio

Usurio

Problema
Imagine que o departamento de compras precisa de uma listagem de exceo do estoque diariamente, por nmero de pea, todos eles de itens a serem readquiridos para reposio do estoque. Para cada item de reposio exibir: preo atual, fornecedor principal e secundrio. O item reposto quando o estoque em mo cair abaixo de um nvel crtico. As transaes do estoque (acrscimo e retiradas) so levadas ao sistema medida que acontecem (atravs de um terminal localizado no depsito). O item compras, precisa dessa relao uma vez por dia, no inicio do expediente. Como comear a desenvolver um DFD? Quais os componentes do DFD? So quatro: Origem ou destino, processo, depsito de dados e fluxo de dados. Comece identificando os componentes, relendo a descrio do problema. Vamos comear pela origem e destino: compras e depsito. Processos qualquer coisa que modifica e transforma os dados: relendo identificamos os processos gerar relatrio, processar transao (a transao do estoque modifica o estoque disponvel). Fluxo de dados: relatrio de exceo um fluxo de dados, transaes do estoque do depsito outro fluxo. As transaes so processadas quando ocorrem e o relatrio apenas uma vez no dia. Por este motivo precisamos de um depsito de dados. Nem todos os depsitos de dados so extrados do texto. Alguns so suposies. Ex: Um item ter de ser reposto....

Como comear? Comear por o nvel mais alto. Ex:


Sistema de reposi o
DEPSITO

COMPRAS

Identificar as origens e os destinos corretos.

Exploso para um nvel inferior Vamos voltar a lista de elementos da declarao do problema. Os processos que foram identificados: gerar relatrio, e processar transao.

D1 ESTOQUE
Dados do estoque

DEPSITO

transao

Depsitos so rotulados com D seguido de nmero; Depsitos, origem e destino com letra maiscula; Os nomes dos fluxos so dentro do diagrama. Exploso das funes principais O processo Processar transao pode ser composto por trs passos: aceitar transao, atualizar estoque e processar reposio. A transao ter de ocorrer e ser aceita, em seguida, a transao pode ser processada e finalmente aps o processamento ser finalizado, uma reposio ser necessria. Os processos sero numerados com 1.1, 1.2 e 1.3 respectivamente.
Dados do estoque

Processa r Transa o
Reposio

Reposio

Gerar Relatri o
D2 REPOSIO D1
ESTOQUE

Relatrio de exceo

COMPRAS

Dados do estoque

1.1

1.2

1.3

Processa r Reposi o

Atualiza r estoque

Aceitar Transa o

DEPSITO

transao

transao

transao

Reposio

Gerar Relatri o

COMPRAS

Relatrio de exceo

Reposio

D2 REPOSIO

Utilizao do DFD O diagrama de fluxo de dados serve a uma variedade de fins: Ajuda o analista a organizar as informaes a respeito do sistema; No ato de criar o DFD, fora o analista a resumir as informaes, extrair detalhes chaves e considerar as relaes entre estes detalhes; Elementos que faltem e que poderiam ser esquecidos em uma narrativa, muitas vezes so destacados na estrutura grfica; Os contedos dos fluxos e dos depsitos de dados representam uma base para desenvolver o dicionrio de dados. Excelente ferramenta de comunicao; Pode ser utilizado como auxlio ao projeto; Pode ser utilizado para testar o projeto fsico inicial de um sistema.

Vous aimerez peut-être aussi