Vous êtes sur la page 1sur 4

Gesto da qualidade e indicadores estratgicos

Palavras estratgia, competitividade. chaves: Gesto da qualidade, indicadores,

Nas ltimas

dcadas,

a sociedade tem experimentado

inmeras transformaes, impactando diversas reas tais como: sociais, econmicas, polticas e culturais. O impacto desse conjunto de variveis percebido na medida em que gera um processo acelerado de mudanas comportamentais nos seres humanos e, consequentemente, na dinmica organizacional. Dessa forma as empresas necessitam descobrir e desenvolver procedimentos adequados a esse fato e que possibilitem o envolvimento e comprometimento de seus membros, gerando um ambiente que alcance os objetivos organizacionais almejados. Tudo isso leva os administradores a repensarem o modelo de gesto a ser conduzido, e quais as conseqncias que isso gera na organizao. E da mesma forma que o homem passa por essas mudanas, as teorias administrativas tambm evoluem acompanhando as tendncias, como por exemplo, a gesto da qualidade, que componente de escolas que estimulam importantes estudos na administrao, e que consequentemente exercem influncias no desempenho organizacional. O conceito da importncia da qualidade surge em 1970, com o renascimento da indstria japonesa que, seguindo os preceitos do consultor americano W.E. Deming, faz da qualidade uma arma para a vantagem competitiva. Esse aspecto se torna to importante que j em 1980 a Toyota, indstria fabricante de veculos japoneses, antes vista com pouco caso pelos fabricantes americanos, se torna extremamente competitiva no mercado, criando dificuldades de venda para os veculos dos demais fabricantes mundiais. Um excelente projeto e um alto e consistente nvel de qualidade, aliados aos preos competitivos e a condies de bons servios ps-venda fizeram com que os japoneses conquistassem fatias expressivas de diferentes mercados de produtos (MARTINS, 2006).

O estabelecimento da gesto de qualidade fruto da constante presso mercadolgica, que independentemente de onde se localizam as empresas, seus clientes exigem uma nova postura empresarial; concorrentes cada vez mais agressivos, e hoje no se limitando apenas ao mercado nacional; economia e poltica esto cada vez mais dinmicas. Tudo isso fruto da introduo de mercados internacionais e globalizao nas negociaes fazem com que a qualidade esteja incorporada nos conceitos de

gerenciamento empresarial, de forma que no h como sobreviver no mercado sem ela.

Mensurao da Qualidade
Para conhecer o andamento empresarial, necessrio estabelecer parmetros de medidas, no somente subjetivos, mas que esses facilitem o gestor na tomada de deciso. A mensurao da qualidade dos produtos e servios da organizao vem suprir essa necessidade atravs do uso de indicadores. Tradicionalmente as organizaes dispem de conjuntos ou sistemas de medidas de desempenho, direcionadas avaliao do

desempenho financeiro, e s vezes de produtividade. Mas o que se prope que os indicadores de desempenho da qualidade apontem se a organizao est sendo competitiva em relao ao que os clientes desejam. Portanto, a nova proposta de utilizao de indicadores de que eles sejam reflexos da organizao como um todo, apontando onde est a direo estratgica que a organizao deve seguir. Indicadores so modos de representao - tanto quantitativa quanto qualitativa - de caractersticas e propriedades de uma dada realidade. Em outras palavras uma caracterstica especfica que reflete um aspecto da realidade observada. Quando se trata a respeito de indicadores qualitativos tm se como exemplos a elaborao de questionrios ou de perguntas a serem respondidas pelos clientes. J em dados quantitativos os exemplos mais

comuns so os de tempos, quantidade de produtos/servios, nmero de informaes, etc. Com o uso de indicadores, um conceito nada novo, mas que ainda revoluciona as empresas, foram criadas algumas organizaes que propem estudos e cerificaes, com o uso de indicadores. Tambm h vrios estudiosos que formularam teorias e solues prticas sobre este assunto. Segundo Mari(1997), que foi um destes estudiosos, todas as coisas que podem ser acessadas por intermdio de nosso conhecimento possuem um nmero; pois sem os nmeros no podemos compreender nem conhecer. Portanto, assim como os indicadores qualitativos, os quantitativos so essenciais para o progresso organizacional.

Indicadores estratgicos
Com utilizao de indicadores, principalmente os voltados para definio de estratgias, as empresas desfrutam de um conhecimento profundo do negcio. Possibilita conhecer o foco de sua atuao. Identificando com clareza qual a sua fortaleza, exploram mais os quadros de oportunidades empresariais, e de outra forma conhecem suas fraquezas, alm de prepara-se contra as ameaas encontradas. Sabendo o foco de atuao, a tomada de deciso quanto a aes estratgicas, tticas e operacionais so mais assertivas, o que dar a empresa uma melhor competitividade e far com que ela atenda s necessidades e expectativas de seus clientes. Para o acompanhamento dessas aes determinadas, os indicadores so excelentes ferramentas, pois refletem a realidade empresarial. Dessa forma, caso ocorra alguma dificuldade durante a realizao das aes, o gestor poder visualizar as conseqncias, e com isso estabelecer mudanas.

BIBLIOGRAFIA
BROCKA, Bruce M.; BROCKA, Suzanne. Gerenciamento da Qualidade. So Paulo: Makron Books, 1994.

FAZANO, Carlos Alberto. Qualidade: a evoluo de um conceito. So Paulo: Banas Qualidade, Set. 2006. N172.

FNQ. Fundao Nacional de Qualidade. Disponvel em: http://www.fnq.org.br acessado em 21 de dezembro de 2007. MARTINS, Petrnio Garcia. Administrao da Produo. 2. ed. rev., aum. e atual. So Paulo: Saraiva, 2006. PALADINI; Edson Pacheco; BOUER, Gregrio; FERREIRA, Jos Joaquim do Amaral; CARVALHO, Marly Monteiro; MIGUEL, Paulo Augusto Cauchik; SAMAHYL, Robert Wayne; ROTONDARO, Roberto Gilioli. Gesto da Qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. SINK, D. Scoot. Productivity Management: Planning, Evaluation, Control and Improvement. New York: John Wiley and Sons, 1985.

SINK, D. Scoot, TUTTLE, Thomas C. Planejamento e medio para a performance. Trad. Elenice Mazzili e Lcia Faria Silva. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 1993.

Vous aimerez peut-être aussi