Vous êtes sur la page 1sur 17

FILOSOFIA OPERACIONAL DE TOP TRADERS Baseado no livro Magos do Mercado Entrevistas com Top Traders, de Jack D. Schwager.

. Comecei a acompanhar o mercado financeiro, mais especificamente a bolsa de valores no final de 1996. Desde ento, estudei diversas teorias e mtodos de anlise com o objetivo de ganhar dinheiro no mercado financeiro com consistncia, por muitos e muitos anos. Atravs da observao de vrias pessoas e gurus, da experincia adquirida nas minhas prprias operaes, e das conversas com amigos, me convenci que no existe uma tcnica ideal para ganhar dinheiro no mercado, e que aqueles que so considerados os maiores especialistas so os que mais erram. No toa que a maior parte deles s consegue ganhar dinheiro como empregados, ou atravs da venda de livros, cursos, consultorias, sistemas, etc. A partir desse constatao, comecei a estudar a psicologia dos investidores de sucesso. Foi com este objetivo que li e reli algumas vezes o livro Magos do Mercado Entrevistas com Top Traders, de Jack D. Schwager. Nas prximas pginas segue um resumo das minhas principais observaes sobre a psicologia operacional de cada um dos top traders presentes no livro. Tenho que certeza que uma leitura muito instigante. Mario Jos Monnerat Vianna 20/07/2007 Fonte: SCHWAGER, Jack D. Magos do Mercado: Entrevistas com Top Traders. Traduo Mrcio Noronha. Rio de Janeiro: Editec, 2001. Disponvel em http://www.timing.com.br

MICHAEL MARCUS Jamais apostar tudo em uma nica operao; Apostar um valor total que, se voc perder, ainda consiga continuar no negcio. Para ele, a perda mxima por operao deve ser de 5% do capital; Cortar rapidamente as perdas; Esperar uma situao claramente definida para s ento operar. Para ele, uma situao claramente definida aquela que una os fundamentos, a tcnica e o tom do mercado; Permanecer no mercado enquanto uma tendncia principal estiver em andamento; Se voc for surpreendido por um movimento de preos contra a sua posio que no possa compreender, saia da posio primeiro e procure a razo depois; Quando a volatilidade e o momento se tornarem insanos, pule fora; No opere emocionalmente, analise as suas operaes; Siga sua prpria luz. No opere da maneira de outro trader ou pelos motivos de outro trader. Permanea fiel ao seu prprio estilo; A causa principal da desajuste financeiro da maioria das pessoas a crena de que se pode confiar nos experts para ajudarem. Tipicamente, os assim chamados experts no so traders e nunca chegaro a ser; Operar exige um intenso envolvimento pessoal. Voc tem que fazer o seu prprio dever de casa; Um bom trader no pode ser rgido, deve estar realmente aberto a ver tudo; O sexto sentido muito importante nas operaes. No conheo nenhum grande trader profissional que no o tenha; Ser um trader bem sucedido tambm exige coragem: coragem para tentar, coragem para falhar, coragem para vencer, e coragem para prosseguir quando ir em frente se torna cansativo; Voc precisa ter uma vida equilibrada, encontrar divertimento fora das operaes; Operar emoo. psicologia de massa, ganncia e medo.

BRUCE KOVNER Se ocorre algo no mercado que perturba meu equilbrio emocional e minha percepo do que o mundo , fecho todas as posies relacionadas ao acontecimento; Voc pode ganhar um milho de dlares (grifo do original); Se voc se dedicar, grandes coisas podem acontecer; Se voc assumir uma posio e usar disciplina, realmente conseguir atingir o seu objetivo; Voc tem que aceitar cometer enganos regularmente, no h nada errado nisso; Um bom trader forte, independente e contrrio nos extremos. capaz de assumir posies que outros no esto querendo assumir. disciplinado o bastante para assumir as posies do tamanho certo; Um trader ganancioso sempre se arrebenta; Sempre que entro numa operao, tenho um estope pr-determinado. Esta a nica maneira de conseguir dormir; Uma perda de dinheiro, por si s, me deixa desanimado, portanto reduzo minhas posies; Os traders que conheo que se julgaram infalveis e tentaram interferir no mercado, no final cometeram o erro de operar acima de sua capacidade e acabaram sucumbindo; O desgaste emocional de operar substancial. Se voc se deixa influenciar pelas perdas, no pode operar; Assumir perdas no me aborrece. A nica coisa que me perturba a m administrao do capital; Para ganhar dinheiro voc tem que manter uma posio com convico. Isso muito difcil quando voc est seguindo outra pessoa; Se voc no trabalhar arduamente, extremamente improvvel que venha a se tornar um bom trader; No personalize o mercado. O mercado no um desafio pessoal. Ele totalmente impessoal. Ele no se importa se ganha dinheiro ou no; Sempre que um trader diz eu quero, ou eu espero, ele est se engajando em uma maneira destrutiva de pensar, porque isso afasta a sua ateno do processo de diagnstico; Um bom trader no prediz o futuro, ele simplesmente observa o que est acontecendo e faz apostas racionais.

RICHARD DENNIS Em uma operao, se deve ir com a tendncia. Quanto mais forte ela for, melhor seguir a tendncia algo que deve sempre funcionar no longo prazo; Se ocorrer uma perda desestabilizante, ponha um pouco de tempo entre a perda e sua prxima deciso; Voc tem que minimizar suas perdas e preservar capital para aqueles raros instantes, quando possvel ganhar muito num curto perodo de tempo; No longo prazo, a influncia da sorte no desempenho de um trader rigorosamente zero. Entretanto, em uma operao individual, quase tudo sorte; A experincia de operar to intensa, que existe uma tendncia natural a querer evitar pensar sobre ela. Entretanto, quando as coisas vo mal, necessrio refletir sobre as operaes; A intuio tem o mesmo peso que o lado tcnico das operaes; Neste negcio voc deve aguardar o inesperado, esperar o extremo; No fique muito preso histria; Defina sempre o seu risco mximo. Uma vez atingido, simplesmente saia; Ser consistente e ter certeza que segue o seu sistema o tempo todo. Seja qual for o mtodo que voc use para entrar nas operaes, a parte mais crtica que, se houver uma tendncia principal, sua abordagem deve assegurar que voc entrar a seu favor; As cotaes das commodities seguem tendncias. As cotaes das aes seguem caminhos mais aleatrios; A forma correta de lidar com uma onda de prejuzos cortando-os. Parando e saindo por um tempo; Um trader deve tomar suas prprias decises de mercado, sem se deixar influenciar por outros traders; As decises operacionais devem ser tomadas com o mnimo possvel de emoo; Aprenda com os seus erros; No se deixe influenciar pelas flutuaes do dia-a-dia do seu patrimnio; Mantenha o foco naquilo que estiver fazendo acertadamente; No se d ao luxo de perder uma grande oportunidade de lucro.

PAUL TUDOR JONES At certo ponto, para ser um bom trader, voc tem que ser um contrrio; Aprende-se mais dos erros do que dos sucessos; Nunca opere acima da capacidade do mercado; preciso aprender disciplina e administrao do dinheiro; Se tiver posies indo contra mim, me livro delas; se estiverem a meu favor, eu as mantenho; Estou sempre pensando sobre perder dinheiro, em oposio a ganhar dinheiro; Se o mercado atingir o meu estope, saio, no importa o que acontea; A cada dia meu objetivo chegar ao fim do dia com mais do que comecei; Sempre penso minha posio a partir do fechamento do dia anterior; O controle do risco a coisa mais importante em uma operao; No faa mdia em posies perdedoras; Diminua seu volume operacional quando estiver operando mal. Aumente-o quando estiver operando bem; Nunca opere em situaes que voc no tenha controle; Se voc tiver uma posio perdedora que esteja lhe deixando desconfortvel, saia. Voc sempre poder retornar; Tenha uma estratgia defensiva e no ofensiva; No banque o heri. No tenha um ego exagerado. Questione sempre a si mesmo e sua habilidade. Nunca ache que voc muito bom; Se voc fizer uma boa operao, no pense que isto foi porque voc descobriu algum segredo; Mantenha sempre seu senso de confiana, mas conserve-o em cheque; Acredito que o melhor dinheiro obtido nas viradas de mercado; Tudo o que vi acontecer at aqui como se fosse histria. Passou. Tento evitar qualquer ligao emocional com algum mercado. No tenho nenhuma lealdade a qualquer posio; Se voc estiver errado, mude de idia; No h nada pior do que um dia ruim de operaes; No d nfase a ganhar dinheiro. D nfase a proteger o que voc tem.

GARY BIELFELDT Bielfeldt no acredita em diversificao. O trader deve selecionar uma rea e se tornar autoridade nela; Deixe os lucros crescerem; Interrompa as perdas; Permanea com as vencedoras e se livre das perdedoras; Para operar bem, necessrio ter disciplina e pacincia; Antes de entrar numa operao, voc deve pensar a respeito dela do comeo ao fim, desenvolver um plano de suas estratgias para vrias contingncias; Voc deve ter um objetivo de longo prazo para cada operao; Use estope de proteo mvel de acordo com a evoluo da operao; Opere dentro da sua capacidade; Para ser um trader bem sucedido, voc precisa de: Primeiro e mais importante, ter disciplina; Segundo, ter pacincia se estiver numa boa operao e mant-la; Terceiro, precisa de coragem para entrar no mercado, e a coragem vem da capitalizao adequada; Quarto, tem que estar disposto a perder, e isso tambm se relaciona a uma capitalizao adequada; Quinto, tem que ter um forte desejo de ganhar. Voc no pode deixar uma operao perdedora abat-lo emocionalmente; Seja muito criterioso ao assumir riscos; Tenha a pacincia de esperar pela operao certa para seguir em frente.

ED SEYKOTA A chave para a sobrevivncia e a prosperidade no longo prazo tem muito a ver com as tcnicas de administrao de recursos, incorporadas a sistemas tcnicos; A longevidade a chave do sucesso; No se envolva emocionalmente com suas operaes; Os elementos de uma boa operao so: (1) cortar as perdas, (2) cortar as perdas e (3) cortar as perdas. Se voc puder seguir estas trs regras, voc pode ter uma chance; Coloque em risco menos de 5% de sua conta por operao; A intuio importante. Seja sensvel s sutis diferenas entre intuio e desejo interno; Os mercados esto sempre mudando; Normalmente ignoro os conselhos de outros traders, especialmente daqueles que esto com uma coisa segura. Os veteranos, que falam sobre talvez haja uma chance de tal e tal, na maioria das vezes antecipam e esto certos; Tentar compreender os mercados um pouco ftil; A sorte desempenha um enorme papel no sucesso operacional; Os traos principais do trader vencedor so: (1) Ele adora operar e (2) Ele adora ganhar; Alguns dos traders mais notveis e interessantes operam visando mais do que apenas lucro. Eles, possivelmente, o fazem tambm por diverso; Uma das melhores maneiras de aumentar os lucros estabelecer parmetros e cenrios, de forma que possa alinhar o seu consciente e o seu subconsciente na direo de fazer lucros; Cada um consegue o que quer do mercado exatamente o que quer.

LARRY HITE Investimento bem sucedido uma questo de probabilidades. Se voc puder computar as probabilidades, poder encontrar e testar mtodos que consigam vencer o mercado; Os mercados so ineficientes, por isso possvel venc-los; Os mercados mudam, as pessoas no. por isso que o jogo funciona; O que torna esse negcio to fabuloso que, embora voc no possa saber o que acontecer amanh, pode ter uma idia muito boa do que ir acontecer no longo prazo; No opero por excitao.; Opero para ganhar; Ns sabemos que no sabemos. No importa qual informao voc tenha, no importa o que esteja fazendo, voc pode estar errado; Se voc nunca apostar seu estilo de vida, de um ponto de vista operacional, nada de mau ir lhe acontecer algum dia; Se voc sabe qual o pior resultado possvel, isto lhe d uma tremenda liberdade; Embora voc no possa quantificar a recompensa, pode quantificar o risco; Ns diversificamos de duas maneiras. Primeiro, operamos diversos mercados diferentes. Segundo, usamos vrios sistemas diferentes, variando entre o curto e o mdio prazos; Ns vigiamos a volatilidade, saindo de mercados cuja volatilidade ameace a relao retorno/risco esperada; Resumindo, ns controlamos rigidamente o risco; O especulador tem a vantagem de no ter que jogar. Ele pode escolher operar somente quando as probabilidades esto a seu favor; Se voc no avaliar risco com profundidade, ele vai te pegar; Ns no operamos mercado, ns operamos dinheiro; incrvel o quanto voc pode ficar rico, no sendo perfeito; No conheo muitas pessoas que tenham ficado ricas obtendo pequenos lucros; Se voc operar qualquer ativo, controlar o seu risco e seguir a tendncia, simplesmente tem que funcionar; Se voc no apostar, no poder ganhar. Se perder todas as suas fichas, no poder apostar.

MICHAEL STEINHARDT Para ganhar dinheiro nos mercados, voc tem que querer entrar no caminho do perigo; Sobre hedge: Se o seu problema for to grande que necessite proteg-lo, por que no resolver diretamente, em vez de assumir uma posio parte? Se tiver cometido um erro, administre-o, no o complique; Em certo sentido, sou um monitor negativo da minha carteira. Repasso todas as aes da minha carteira com muita freqncia; Voc precisa assumir uma posio de tamanho apropriado. Se voc assumir pequena demais, no ser significativo. Se assumir grande demais, poder ser expulso se o seu timing estiver ligeiramente desregulado; Investir exige coragem, comprometimento e um entendimento de sua prpria psicologia; Enquanto eu acreditar que estou certo, continuarei com a posio; Uma boa operao um equilbrio peculiar entre a convico de seguir suas idias e a flexibilidade de reconhecer quando voc cometeu um erro; No h frmulas absolutas nem padres fixos. Os mercados esto sempre mudando e o trader bem sucedido precisa se adaptar a essas mudanas.

WILLIAM ONEIL Grandes oportunidades ocorrem a cada ano. Fique preparado e v atrs delas. Voc verificar que pequenas sementes podem germinar e se transformar em rvores gigantes. Tudo possvel com persistncia e trabalho rduo. Tudo pode ser feito, e sua prpria determinao em ter sucesso o elemento mais importante; Nunca assuma um risco ilimitado. Antes de qualquer operao voc deve decidir a que preo ir encerr-la se ocorrer uma perda; Corte o seu prejuzo rpido; O segredo de ganhar no mercado no estar certo o tempo todo. A chave perder a menor quantidade de dinheiro possvel quando estiver errado; Deixar as perdas crescerem o erro mais srio da maioria dos investidores; Mantenha uma ao enquanto ela estiver se comportando apropriadamente; A diversificao um seguro para a ignorncia; Os grficos fornecem informaes valiosas sobre o que est ocorrendo, que no podem ser obtidas facilmente de nenhuma outra forma. Eles permitem que voc acompanhe um enorme nmero de aes diferentes de maneira organizada; Se voc enfrentar uma onda de perdas e isto no for por voc estar fazendo algo de errado, isso lhe diz que o mercado inteiro est indo mal. Se tiver cinco ou seis perdas seguidas, deve dar uma parada para ver se est na hora de comear a fazer caixa; O mercado de aes no nem eficiente nem aleatrio. Ele no eficiente porque existem demasiadas opinies mal concebidas. Ele no aleatrio porque as fortes emoes dos investidores podem criar tendncias; O sucesso operacional exige trs componentes bsicos: um processo eficiente de seleo de operao; controle de risco; e disciplina para aderir aos dois primeiros itens.

DAVID RYAN Dei a volta por cima aprendendo com todos os erros que eu tinha cometido; Eu sabia que ia me dar muito bem, porque tinha estudado com muito afinco e estava determinado a ser disciplinado; Voc aprende mais com o prprio mercado. Cada vez que compro uma ao, anoto as razes porque comprei. Fazer isto ajuda a cimentar em minha mente as caractersticas de uma ao vencedora e me ajuda a aprender com os meus erros; Quanto mais disciplinado voc puder ser, melhor voc ir funcionar no mercado; Quanto mais voc der ouvido a dicas e boatos, mais dinheiro voc perder; Elimino as minhas perdedoras muito rapidamente; No tenho um objetivo nas aes que compro. Espero a ao subir, construir uma base e penetr-la, a liquido; Tento comprar uma ao quando tenho a maior chance de ganhar dinheiro; A maior coisa sobre o mercado que sempre divertido estar procurando a prxima grande vencedora tentando encontrar a ao com todas as caractersticas que vo fazer com que ela tenha um grande movimento.

MARTY SCHWARTZ A bolsa uma arena e os outros traders so os adversrios; Acredito que se aprende mais na adversidade; Me tornei vencedor quando fui capaz de separar as necessidades do meu ego do ato de ganhar dinheiro; Se voc ganhar dinheiro todo ms, nada de mau ir lhe acontecer. No ser a pessoa mais rica do mundo, mas que diferena isso faz? Tenho uma mentalidade de eu contra eles que me ajuda a ser um trader melhor, mais agressivo, desde que eu mantenha uma inclinao intelectual no meu trabalho e disciplina na administrao de recursos; Uma das atitudes mais suicidas que voc pode fazer numa operao aumentar suas compras numa posio perdedora; Sempre que surge um perodo realmente difcil, tento jogar na defesa, na defesa, na defesa. Eu acredito em proteger o que se tem; Eu estou tentando ganhar infinitamente quando opero; Aps uma perda muito devastadora, sempre jogo muito pequeno e tento ficar no azul. No pelo dinheiro ganho, mas para obter meu ritmo e a confiana de volta; No importa o quanto voc seja bem sucedido, voc sabe quantas vezes voc passa apertado. Como trader, voc forado a enfrentar os seus erros porque os nmeros no mentem; Aps uma forte seqncia de lucros, diminuo minha aposta, em vez de aumentar. Sempre tive meus maiores fracassos aps minhas vitrias; Antes de tomar uma posio, saiba sempre a quantia que voc pode perder. Conhea o seu limite e o respeite; O principal : trabalho, trabalho, e mais trabalho; O mais importante a administrao do dinheiro. No deixe suas perdas lhe fugirem ao controle. Provavelmente eu no ganhe tanto dinheiro assim, mas estou mais preocupado em controlar as perdas; Sempre realizo meus prejuzos rapidamente; A maioria dos traders perde dinheiro porque, para eles, isso mais fcil do que admitir que esto errados; Pense que voc pode tornar-se mais bem sucedido do que jamais sonhou, porque foi isto que aconteceu comigo.

JAMES B. ROGERS, JR. (JIM ROGERS) Sempre que compro ou vendo alguma coisa, tento certificar-me primeiro que no vou perder dinheiro. Se o valor estiver atraente, ento mesmo estando errado no irei perder muito dinheiro; Uma das melhores regras que algum pode aprender sobre investimentos no fazer nada, absolutamente nada, a menos que haja alguma coisa a ser feita. Espere uma situao do tipo Pescar s com o peixe dentro do barril. Simplesmente no faa nada at ter certeza de que est certo; Numa situao extrema em que os mercados vo contra voc, voc tem que descobrir se est certo ou errado. Se estiver errado, ento o primeiro prejuzo o melhor. Mas se estiver correto, ento no deve fazer nada a ser sentar ali e deixar a histeria do mercado o envolver; No existe prejuzo no realizado. Ou voc tem o prejuzo, ou no; Deve ficar escrito como um axioma que voc sempre deve investir contra os bancos centrais, quando estes tentam amparar uma tendncia de uma moeda; Nunca, jamais, siga a sabedoria convencional no mercado. Voc tem que aprender a ir contra os mercados. tem que aprender a pensar por si mesmo. A ver que o rei est nu. A habilidade de se afastar da sabedoria convencional no muito comum; O mundo est sempre mudando. Fique ciente das mudanas; Voc deve ser flexvel e ficar alerta para investir em qualquer coisa; Um bom investimento realmente apenas senso comum. Mas surpreendente como poucas pessoas tm senso comum; No creio no ditado que diz que A tendncia sua amiga. Talvez isso seja vlido por alguns minutos em Chicago mas, na maior parte das vezes, seguir o que outra pessoa est fazendo raramente uma maneira de ficar rico. Voc pode ganhar dinheiro assim por algum tempo, mas continuar ganhando muito difcil; A tendncia economicamente justificada diferente. Voc tem que ver antecipadamente a mudana entre a oferta e a procura, comprando cedo, e s comprar mercados que continuaro seguindo por anos.

MARK WEINSTEIN Para controlar o risco dependo do meu sistema nervoso e da reao do meu estmago; Prefiro operar para ganhar pequenos lucros e tentar erradicar as operaes desvantajosas. Eu no quero assumir nenhum tipo de risco; Tenho um medo real dos mercados, que me forou a afiar meu timing com grande preciso. Meu timing uma combinao de experincia e do meu sistema nervoso. Se meu sistema nervoso me disser para sair de uma posio, isto porque a atividade do mercado disparou alguma coisa no meu conhecimento e experincia que j vi antes; Outro motivo por que no perco muito, porque espero o momento exato; So minha regras operacionais: Faa sempre o seu dever de casa; No seja arrogante. Quando voc fica arrogante, negligencia o controle de risco. Os melhores traders so os mais humildes; Compreenda as suas limitaes; Seja voc mesmo. Pense contra a turba, pois eles devero perder, com o tempo; No negocie at que uma oportunidade se apresente. Saber quando permanecer fora dos mercados to importante quanto saber quando estar l dentro; Sua estratgia tem que ser flexvel o bastante para mudar quando o ambiente mudar; No seja muito complacente, uma vez tendo conseguido seus lucros. Uma vez atingida a meta, agarre os seus lucros. Aprender a perder mais importante do que aprender a ganhar; Limite as perdas rapidamente.

BRIAN GELBER Com o passar do tempo, peguei a manha de como ganhar dinheiro. Em vez de dizer Eu tenho uma opinio e quero express-la no mercado, comecei a indagar Afinal, como posso ganhar dinheiro? Preste ateno aos seus instintos. Seu estmago freqentemente lhe diz o que voc deve fazer; Voc tem que conhecer a si mesmo, e colocar esse conhecimento para funcionar no mercado; No importa se minha opinio est certa ou errada, tudo o que importa se eu ganho dinheiro; A maioria dos traders que falham tm grandes egos e no podem admitir que esto errados; Outros traders falham porque se preocupam demais com a possibilidade de perda; A capacidade de aceitar perdas uma caracterstica de um trader vencedor; Nunca faa mdia numa operao perdedora; Evite operar em excesso e pedir dicas; Em uma seqncia perdedora, instintivamente opero menor e s vezes dou um tempo. um bom hbito comear tudo de novo.

TOM BALDWIN O objetivo sempre minimizar o risco; Comeo o dia com uma opinio. Se notar algo que mude minha cabea, fao o ajuste; O que faz um trader superior muito trabalho duro. a perseverana. gostar de fazer o que faz. Ademais, ter um desprendimento total do dinheiro. No momento em que voc pensa no dinheiro, voc est liquidado; Voc no pode pensar uma operao em termos de dinheiro; O trader perdedor no consegue plantar e esperar o tempo necessrio para colher; Operar como qualquer emprego. Se voc permanecer o tempo necessrio, ter o que colher. Voc trabalha duro, pe nele seu tempo e esforos, e faz sua prpria sorte; Um trader deve ser paciente. A pacincia um trao muito importante; Voc deve saber assimilar as perdas; A melhor maneira de lidar com os prejuzos sair (da posio); Voc tem que se adaptar ao seu sucesso. Se ganhar muito dinheiro, de repente comea a pensar que infalvel. Voc esquece que a razo de estar certo foram todos aqueles pequenos fatores que seguiu. Quando passa a pensar: Eu sou o cara que vi comandar a rua, voc batido; Para ser um grande trader, voc tem que ter o ego grande o suficiente para ter confiana em si mesmo. Mas no pode deixar o seu ego entrar no caminho de uma operao perdedora. Voc tem que engolir seu orgulho e sair fora; Fao o que fao porque gosto, e espero que isto permanea assim.

TONY SALIBA Voc tem que ser disciplinado e fazer seu dever de casa. Se fizer estas duas coisas, poder ganhar dinheiro aqui; O que eu deveria fazer, e fiz, era uma abordagem de juntar as fichas, e no me colocar num grande risco tentando dar uma cacetada; Vivo pela crena do trabalho rduo, dever de casa e disciplina; Eu sempre defino meu risco e no tenho que me preocupar com ele; Voc pode ganhar dinheiro em qualquer tipo de mercado se usar as estratgias certas; Se voc estiver perdendo dinheiro em uma posio ruim, simplesmente saia dela. Quando voc est em um barco que comea a afundar, voc no faz um furo nele para a gua sair; Os elementos de uma boa operao so: Pensar claro, Habilidade de ficar concentrado, e Extrema disciplina. Disciplina o nmero um. Pegue uma teoria e agarre-se a ela. Mas voc tem que ter a mente aberta o bastante para alterar a rota, se sentir que a sua teoria provou estar errada.

MARIO JOS MONNERAT VIANNA 20/07/2007 Fonte: SCHWAGER, Jack D. Magos do Mercado: Entrevistas com Top Traders. Traduo Mrcio Noronha. Rio de Janeiro: Editec, 2001.

Vous aimerez peut-être aussi