Vous êtes sur la page 1sur 4

EXPERINCIA 02- CONDUTIVIDADE DE ELETRLITOS

Objetivos: Utilizar adequadamente um condutivmetro. Medir a condutividade de eletrlitos fracos e fortes. Calcular o grau de dissociao e a constante de dissociao de eletrlitos fracos. I. Introduo Medidas de condutncia eltrica permitem diferenciar eletrlitos fracos e fortes. Eletrlitos fortes seguem a lei de Kohlrausch enquanto que eletrlitos fracos so descritos pela lei de diluio de Ostwald. Examinando a dependncia da condutividade com a concentrao possvel determinar a condutividade de eletrlitos a uma diluio infinita e desta forma calcular o grau de dissociao e a constante de dissociao de eletrlitos fracos. II. Teoria A resistncia R de um condutor uniforme com uma seo transversal proporcional ao comprimento l e inversamente proporcional a seo transversal da rea A do condutor, equao 1.

R = .

l l 1 = = A .A L

Equao 1

A constante da substncia , conhecida como resistncia especfica. a condutncia especfica ou condutividade e L a condutncia. Normalmente usa-se para condutores metlicos e para eletrlitos. Desta forma a condutividade para uma soluo de eletrlitos dada pela Equao 2, onde tem dimenses: -1 cm-1. No sistema SI o smbolo para condutncia S (siemens) e a unidade de condutividade siemes por metro (Sm-1). Onde 1S = 1 -1.

1 l l = L R A A

ou

L =

A l

Equao 2

Ao medir condutividade de uma soluo, as dimenses da clula (comprimento e rea entre os eletrodos, figura ao lado) podem ser determinadas. Contudo, a clula normalmente calibrada com uma soluo de condutividade conhecida e a razo da medida da condutividade a ser tabulada da soluo conhecida fornece diretamente a l razo do comprimento pela seo transversal da clula . A Esta razo tambm conhecida como a constante da clula e determinada usando solues de KCl de condutividade conhecidas. A constante da clula a ser usada normalmente j foi determinada pelo fabricante e pode ser encontrada no manual do aparelho. Contudo com o tempo a constante da clula pode mudar portanto deve ser verificada sempre que for usada. De acordo com a Equao 2 a condutncia lida no aparelho multiplicada pela constante da clula. A condutividade da gua diminuda da condutividade determinada. As Figuras 1a e 1b mostram a dependncia da concentrao com a condutividade determinada para o KCl e o cido actico.

1200

S/cm

S/cm

500

(a)
0 0.00

(b)
0.10 0 0.00

CKCl, mol/L

CHAc , mol/L

0.10

Figura 1: (a) Condutividade da soluo de KCl versus concentrao. (b) Condutividade da soluo de cido actico versus concentrao.

A condutividade no apropriada para comparar eletrlitos devido a forte dependncia em relao a concentrao dos mesmos. Para este propsito melhor determinar a condutividade molar m. Esta determinada a partir da condutividade especfica e da concentrao c da substncia na soluo eletroltica conforme Equao 3.
m = 1000 = c

10 3 ( Scm 1 ) 2 1 1 2 1 m = c (molcm 3 ) = Scm mol = cm mol

Eq. 3

O valor de 103 multiplicando transforma mol.L-1 para mol.cm-3. Quando examinamos a dependncia da concentrao na condutividade de eletrlitos observamos que a condutividade basicamente aumenta com a concentrao devido ao aumento do nmero de cargas (ons) em soluo. Esta dependncia ilustrada na Figura 1, para o KCl e cido actico. A condutividade molar aproxima-se do limite aumentando a diluio. Esta conhecida como a condutividade a diluio infinita. A dependncia da concentrao com a condutividade molar em eletrlitos fortes foi definida por Kohlrasusch atravs da Equao 4.
m = k c

Equao 4

De acordo com a lei de Kohlrausch, trata de eletrlitos fortes, graficando a condutividade molar do KCl versus a raiz quadrada da concentrao (Figura 2) deve resultar em duas retas. A partir da interseo com o eixo y determina-se a condutividade molar a uma diluio infinita. De acordo com a lei de diluio de Ostwald, eletrlitos fracos no se dissociam completamente e possuem condutividade menor do que 150 eletrlitos fortes. Com o aumento da concentrao o equilbrio m de dissociao deslocado na direo das molculas no Scm2/mol dissociadas. O grau de dissociao de eletrlitos fracos o quociente da condutividade molar dividido pela condutividade molar a diluio infinita (Equao 5).

Equao 5

100 0.00

mol/L
Fig. 2: Condutividade molar do KCl versus a raiz quadrada da concentrao.

0.35

A lei de diluio de Ostwald valida para eletrlitos fracos, permitindo desta forma calcular a constante de dissociao ( K ).

K=

2 .c 2m .c = 1 ( m )

Equao 6

O valor limite da condutividade molar de eletrlitos fracos a diluio infinita alcanada a concentraes extremamente baixas no sendo possvel, portanto, fazer-se medidas exatas nestas concentraes. Em conseqncia, no pode ser obtido pelas curvas extrapoladas a partir de m/c, para eletrlitos fracos. A Equao 7 derivada para resolver a lei de diluio de Ostwald para estes casos;

1 1 m .c = + m K .( ) 2
Da equao 7 pode ser observado que existe uma relao linear entre o inverso da condutividade, o produto da condutividade molar e a concentrao de eletrlitos fracos. A Figura 3 mostra esta relao para o cido actico. Ainda a lei de diluio de Ostwald mostra que a condutividade molar a diluio infinita pode ser obtida da interseco com a ordenada 1/ m sobre c. m.

Equao 7
0.20

1 m

1
oo 0.00 0.0

m.C

0.5

Fig. 3: Inverso da condutividade molar do c. actico versus o produto da cond. molar e a concentrao.

III. Procedimento Preparar 100 mL das solues de KCl e c. actico nas concentraes abaixo a partir da diluio de uma soluo concentrada (1 M).
Soluo Conc. (M)

1 0,10

2 0,050

3 0,010

4 0,0075

5 0,0050

6 0,0025

7 0,0010

8 9 0,00075 0,00050

Exemplos: - Preparar a soluo 1 ( 0,1 M ) transferindo 10 mL da soluo estoque 1 M para um balo de 100 mL e completar o volume com gua. Use a relao M1V1 = M2V2. Lembre-se que o volume V2 o volume final da soluo igual a 100 mL. - Para preparar a soluo dois voc deve diluir a soluo 1 e assim sucessivamente. Cuidado para no misturar as solues, numere os bales. - O mesmo procedimento deve ser seguido para prepara as solues tanto de KCl como de CH3COOH.

Medidas da condutividade

- O aparelho de medidas consiste da clula, do condutivmetro e do eletrodo, ambos acoplados a um agitador magntico com um magneto para agitar a soluo. - A clula do condutivmetro, o magneto e o eletrodo devem ser lavados e enxaguados com gua destilada vrias vezes antes de iniciar o experimento. - Antes de iniciar as medidas necessrio calibrar o condutivmetro com a soluo padro (KCl). Verifique se o aparelho est medindo em medindo em mS ou S. - Medir tambm a condutividade da gua antes de comear as medidas. - Ligue o agitador com velocidade moderada durante as medidas. - Manter a temperatura controlada a 25oC durante os experimentos. - Importante: Medir a condutividade das solues preparadas iniciando sempre com a soluo mais diluda e enxaguando a clula e o eletrodo com a soluo antes das medidas. Obs: Veja como tratar ou armazenar corretamente os resduos qumicos gerados neste experimento. IV. Questionrio e clculos 1. Mostrar graficamente a dependncia da condutividade eltrica de KCl e CH3COOH com a concentrao. (Fig. 1) 2. Calcular a condutividade molar m (eq. 3), para o KCL e c. Actico, utilizando os valores medidos. 3. Determinar a condutividade molar a diluio infinita graficamente, Fig. 2 (Eq. 4), para o KCl e Fig. 3 (Eq. 7), para o c. Actico. 4. Determinar a constante de dissociao do cido actico pelo grfico (Fig. 3, Eq. 7). 5. Determinar o grau de dissociao do c. actico para as vrias concentraes, eq. 5. 6. Discuta as leis de Kohlrausch e de Ostwald para eletrlitos fortes e fracos. 7. Que tipo de resduos qumicos foram gerados neste experimento e como foram tratados ou armazenados. Explique. V. Dados da literatura para comparao (25oC)
HAc = 390,5 S.cm2.mol-1 Ka = 1,9 x 10-5 KCl = 149,86 S.cm2.mol-1

VI.Bibliografia 1) Moore, W.J.; Fsico-Qumica, Ed. Edgard Blucher, SP, Vol. 2 , pg. 394-399, 1976 2) Van Holde, K. E.; Bioqumica Fsica, Ed. Edgard Blucher, SP, pg. 93-99, 1975. 3) Shaw, D.J.; Introduo `a Qumica dos colides e de superfcies, Ed. Edgard Blucher, SP, pg.112-120, 1975. 4) R. Chang, Physical Chem. Whit Appllic. To Biol. Systems. 2o Ed. 1981. 5) N.Baccan, J.C. de Andrade, E.S. Godinho e J.S. Barone, Qumica Analtica Quantitativa Elemetar. 2o Ed. 1992. 6) Voguel, Anlise Qumica Quantitativa, 5o Ed., LTC - Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A., R.J., 1992. 7). P.W. Atkins, Physical Chemistry, 4th Ed. Oxford University Press, 1990.

Vous aimerez peut-être aussi