Vous êtes sur la page 1sur 25

ISSN 1517-2627 Dezembro, 2001

Documentos 24

Manejo da matria orgnica de solos tropicais


abrangncia e limitaes
Pedro Luiz Oliveira de Almeida Machado

Rio de Janeiro, RJ 2001

Exemplares desta publicao podem ser adquiridos na: Embrapa Solos Rua Jardim Botnico, 1024 Jardim Botnico - Rio de Janeiro, RJ CEP: 22460-000 Fone: (21) 2274.4999 Fax: (21) 2274.5291 Home page: www.cnps.embrapa.br E-mail (sac): sac@cnps.embrapa.br

Supervisor editorial: Jacqueline Silva Rezende Mattos Revisor de Portugus: Andr Luiz da Silva Lopes Normalizao bibliogrfica: Maria da Penha Delaia Foto da capa: R. Derpsch Editorao eletrnica: Deborah Caroline da Silva Vieira

1a edio 1a impresso (2001): 300 exemplares

Todos os direitos reservados. A reproduo no-autorizada desta publicao, no todo ou em parte, constitui violao dos direitos autorais (Lei no 9.610).

Machado, Pedro Luiz Oliveira de Almeida. Manejo da matria orgnica de solos tropicais / Pedro Luiz Oliveira de Almeida Machado. - Rio de Janeiro : Embrapa Solos, 2001. 20 p. - (Embrapa Solos. Documentos ; n. 24). ISSN 1517-2627 1. Solo tropical - Matria orgnica - Manejo. I. Ttulo. II Srie. CDD (21. ed. ) 631.8 Embrapa 2001

Autores

Pedro Luiz Oliveira de Almeida Machado Pesquisador, Dr. nat. techn., Embrapa Solos. E-mail: pedro@cnps.embrapa.br.

Apresentao

De 7 a 10 de junho de 1999, cientistas de vrios pases reuniram-se em Workshop no Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento (ZEF) da Universidade de Bonn - Alemanha para discutir as possibilidades e as necessidades de pesquisa para o manejo sustentvel da matria orgnica dos solos tropicais da frica, Amrica e sia. Este documento um breve relato de algumas palestras sobre o tema, onde maiores detalhes sobre cada trabalho apresentado no evento podem ser encontrados em Martius et al. (2001).

Pedro Luiz Oliveira de Almeida Machado Pesquisador, Dr. nat. techn., Embrapa Solos

Sumrio

Introduo 1 A funo da matria orgnica nos solos tropicais 3 Seqestro de carbono em solos tropicais: determinantes ecolgicos e agrcolas 5 O papel dos microorganismos na conservao da matria orgnica dos solos tropicais 7 Por que alimentar a macrofauna do solo? 10 O plantio direto e o manejo da matria orgnica nos trpicos com nfase para o Brasil 12 Manejo da matria orgnica do solo nos trpicos: traduzindo a teoria para a prtica 13 Implicaes das necessidades dos agricultores no manejo da matria orgnica do solo 15 Discusso Plenria 18 Parecer Final 19 Referncias Bibliogrficas 20

Manejo da matria orgnica de solos tropicais


abrangncias e limitaes
Pedro Luiz Oliveira de Almeida Machado

Introduo
A matria orgnica to vital para os solos como o sangue para os seres humanos esta metfora poderia ilustrar o risco que se corre pela negligncia no manejo da matria orgnica de solos tropicais. Matria Orgnica um termo um tanto quanto simples para expressar a intrincada mistura de carbono orgnico, cidos hmicos, substncias orgnicas diversas e suas associaes com os minerais do solo, onde, para a sua formao em todos os ecossistemas terrestres, tem-se a decomposio biolgica de resduos orgnicos mortos, tais como: plantas, animais e microorganismos do solo. Hmus a frao resistente da matria orgnica, podendo persistir por vrias dcadas ou sculos. O hmus retm importantes nutrientes para as plantas nas camadas superficiais do solo (5 ou 10cm de profundidade), onde as razes podem alcanar com certa facilidade. O solo um corpo vivo. Diversos microrganismos e animais do solo (minhocas, trmitas, colmbolas, piolho-de-cobra, cor etc.) trabalham dia e noite para fornecer uma srie de importantes servios, especialmente a reciclagem de nutrientes das plantas. No havendo vida saudvel no solo, o solo degrada e sofre eroso deixando apenas uma superfcie morta - um processo denominado desertificao. O manejo adequado da matria orgnica importante para a segurana alimentar, pois um solo bem estruturado imprescindvel para a produo sustentvel de alimentos e para atender as necessidades da populao.

Manejo da matria orgnica de solos tropicais: abrangncia e limitaes

Eric Craswell, Diretor Geral do International Board of Soil Research and Management (IBSRAM, Bangkok, Tailndia), delineou o maior desafio para os cientistas reunidos no encontro: definir os passos necessrios para entender e manejar a matria orgnica dos solos tropicais. Embora tenhamos vasto conhecimento sobre o manejo da matria orgnica dos solos tropicais, a tarefa vai exigir ainda muito trabalho de pesquisa, especialmente relacionado qualidade do material orgnico adicionado (alta qualidade vs. baixa qualidade), o papel da palha que cobre a superfcie vs. matria orgnica incorporada no solo, ou ainda o importante mas freqentemente sub-estimado exudados de raiz de plantas. A diversidade dos organismos do solo drasticamente reduzida com a introduo da agricultura. O papel dos organismos do solo , todavia, pouco considerado em estudos agrcolas. Finalmente, os pesquisadores devem desenvolver indicadores confiveis e prticos para o manejo sustentvel da matria orgnica do solo. Organizaes como IBSRAM ou TSBF (Tropical Soil Biology and Fertility Program localizado em Nairobi, Kenia) tero liderana relevante neste processo. O que preciso para um manejo apropriado da matria orgnica do solo? No h como oferecer uma receita geral, devido aos diferentes problemas que dependem do clima, do tipo de solo e dos diferentes histricos de uso do solo. Em alguns casos, as prioridades dos agricultores so o controle de pragas ou a reduo do volume de trabalho e, portanto, devem ser integradas em qualquer procedimento para superar o problema. Adequados sistemas de plantio e tcnicas de cultivo podem estar disponveis. Transferi-los para os agricultores normalmente gera frustraes se as instituies no engajarem, desde o incio, todos os atores envolvidos no processo (sejam eles proprietrios, meeiros, tcnicos e governantes locais).

Manejo da matria orgnica de solos tropicais: abrangncia e limitaes

A funo da matria orgnica nos solos tropicais - Eric T. Craswell & Rod D.B. Lefroy (IBSRAM, Tailndia)
A matria orgnica do solo possui diferentes funes, onde a importncia de cada uma varia com o tipo de solo, clima e uso da terra. Em geral, a funo mais importante da matria orgnica a reserva de nitrognio e outros nutrientes necessrios para o crescimento das plantas e, por conseqncia, para a populao humana. Outras funes que poderiam ser citadas so: formao de agregados estveis e proteo da superfcie do solo; manuteno das amplas funes biolgicas, incluindo a imobilizao e liberao de nutrientes; oferta de stios de troca catinica; e estocagem de carbono terrestre. Como em outras regies, a transformao de terras tropicais em reas agrcolas degrada a matria orgnica, especialmente as reservas de nutrientes. Este processo de degradao acelerado pela intensificao da atividade agrcola, devido ao crescimento populacional, aumento da demanda por alimentos e aos escassos solos aptos para cultivo. Na Figura 1 tem-se uma ilustrao da relao entre a degradao ambiental e a renda do agricultor capacitado (informado) e outro pouco capacitado (desinformado).

Agricultor no-tecnificado Degradao Ambiental Agricultor tecnificado

Renda per capita

Fonte: Craswell & Lefroy (dados no publicados).

Manejo da matria orgnica de solos tropicais: abrangncia e limitaes

Os autores demonstraram as diferentes perspectivas de agricultores, consumidores urbanos, pesquisadores e governantes sobre as funes da matria orgnica do solo. Uns consideram a matria orgnica do solo como fonte de nutrientes para as plantas cultivadas. Por outro lado, h grupos que vem a matria orgnica do solo como um ambiente para recepo de excesso de toxinas, ou ainda como um incorporador das emisses de combustveis fsseis, especialmente CO2. Agricultores necessitam de sistemas de manejo sustentvel do solo, que permitam preservar a matria orgnica e as reservas de nutrientes. Entretanto, muitas prticas ou procedimentos existentes, sejam eles baseados nos conhecimentos nativos ou nos cientficos, no atendem aos critrios socioeconmicos que ditam a conduta do agricultor. Muitos conhecimentos cientficos sobre as diversas funes da matria orgnica do solo no chegam ao agricultor ou extensionista de forma que possam ser utilizados de modo prtico ou fcil.

Manejo da matria orgnica de solos tropicais: abrangncia e limitaes

Seqestro de carbono em solos tropicais: determinantes ecolgicos e agrcolas Christian Feller (CENA-USP/ IRD, Piracicaba, Brasil)
A matria orgnica do solo apresenta funes que podem ser descritas como funes de fertilidade (ponto de vista do agricultor) e funes ambientais (ponto de vista da sociedade). Os aspectos gerais destes dois pontos so abordados na apresentao de Craswell. Aqui enfoca-se com mais detalhes o aspecto ambiental, mais precisamente o seqestro de carbono orgnico do solo. Para muitos pases em desenvolvimento, especialmente aqueles mais pobres, o desafio ambiental (fora das grandes cidades) reside na limitao do desmatamento, num aumento do estoque de matria orgnica de solos cultivados e numa grande diminuio da eroso. Todos eles interferem no balano de carbono orgnico para o sistema solo-planta-atmosfera e o teor de carbono orgnico age como um compartimento neste sistema. Nas atuais condies econmicas de muitos pases em desenvolvimento, este desafio somente pode ser vencido com o surgimento de novas alternativas para o uso da terra, tanto na pequena como na grande escala (propriedade rural, microbacia hidrogrfica, regio natural ou administrativa). As alternativas implicam em maiores restituies orgnicas e diminuio das perdas de carbono orgnico do solo. Em qualquer esfera o balano depender de diferentes parmetros agrcolas e ecolgicos. Entretanto, escalas temporais distintas tambm devem ser consideradas em relao durabilidade do processo de seqestro de carbono. Para ilustrar estes diferentes aspectos do balano de carbono, foram apresentados dois grupos de dados (somente para solos bem drenados):

o primeiro relativo a alguns determinantes ecolgicos do estoque de carbono, ou seja, clima, tipo de solo ou atributos de solo (mineralogia, complexo de troca, textura e estrutura). Os dados apresentados so das regies semi-ridas e submidas da frica, Antilhas e Brasil;

o segundo referente s prticas agrcolas (quantidade e qualidade dos adubos orgnicos, sucesso da vegetao, contedo inicial de carbono orgnico, tipo de preparo do solo e eroso). Para isto, foram apresentados dados de um Vertissolo das Antilhas.

Manejo da matria orgnica de solos tropicais: abrangncia e limitaes

Com relao ao processo, foi dada nfase em dois pontos: as formas de carbono orgnico do solo envolvidas no seqestro de carbono e no papel da agregao na proteo do carbono orgnico contra a mineralizao e eroso. Finalmente, foram apresentadas as atividades especficas de pesquisa a serem conduzidas visando um melhor entendimento e modelagem da dinmica do carbono orgnico do solo no caso do seqestro de carbono.

Manejo da matria orgnica de solos tropicais: abrangncia e limitaes

O papel dos microorganismos na conservao da matria orgnica dos solos tropicais - David S. Powlson (IACRRothamsted, Reino Unido)
A transformao do carbono e de outros nutrientes envolvidos na ciclagem depende dos microorganismos do solo para a decomposio de resduos (vegetais ou adubos orgnicos) e para sintetizar e decompor a matria orgnica do solo (MOS). As atividades dos microorganismos so reguladas por diferentes propriedades qumicas e fsicas do solo, paralelamente a outros componentes ambientais, tais como: temperatura, umidade e aerao. ons como amnio, nitrato ou fosfato tambm esto sujeitos a transformaes fsico-qumicas (adsoro, lixiviao), assim como transformaes microbianas (reassimilao por microorganismos, denitrificao). Tentativas de modificaes diretas na populao microbiana do solo (ex. por inoculao) tm sido bem sucedidas somente quando os organismos ocupam um nicho altamente especializado e protegido, especialmente rizbios e fungos micorrzicos em relao de simbiose com as razes. Um outro exemplo seria a inoculao ou desenvolvimento de grupos especficos na compostagem (ex. bactrias solubilizadoras de fosfato). Os benefcios do crescimento de plantas creditados inoculao com bactrias fixadoras de nitrognio so provavelmente devidos aos fitormnios. Com excesso dos simbiontes infectantes de raiz e determinados microorganismos presentes na rizosfera, as possibilidades de modificao da atividade microbiana so bastante indiretas. Elas residem nos fatores de manejo, como a composio dos resduos, tipo de procedimento e momento da aplicao, grau de incorporao no solo etc. Uma importante tarefa em qualquer situao identificar os objetivos principais do manejo da MOS. Os possveis objetivos que exigiriam diferentes prticas de manejo para atingi-los so: manuteno do teor de MOS visando melhorar as propriedades fsicas e hidrolgicas do solo, obteno de mxima absoro de nutrientes oriundos de adubos orgnicos ou da MOS originalmente existente, diminuio da evaporao ou da temperatura do solo atravs do uso de cobertura morta (mulch) ou diminuio da eroso do solo. Uma vez identificado um objetivo, as atividades microbianas promotoras podem ser identificadas como um dos fatores a serem considerados no planejamento apropriado de prticas de manejo.

Manejo da matria orgnica de solos tropicais: abrangncia e limitaes

Os principais fatores que influenciam a atividade microbiana so a composio dos resduos adicionados, seu estado fsico e forma de aplicao. Resduos orgnicos resistentes decomposio necessitam ser manejados de modo a maximizar suas contribuies para as propriedades fsicas do solo, atravs do aumento e da manuteno da MOS. Aqueles resduos orgnicos mais predispostos a liberar nutrientes, principalmente o nitrognio, precisam ser manejados num curto espao de tempo visando maximizar a sincronizao com a absoro pela planta. Algumas metodologias j desenvolvidas podem ser bastante teis na pesquisa sobre a dinmica da MOS e ciclagem de nutrientes. Os mtodos para medir C, N, P ou S presentes na biomassa microbiana (ambos por fumigao e SIR) so bastante teis na deteco de mudanas produzidas pelo manejo nas quantidades de carbono ou de nutrientes presentes na biomassa. Utilizando-se a tcnica de istopos marcadores, pode-se medir a taxa de transformao da biomassa. Muitos mtodos mais recentes tambm esto disponveis e podem fornecer informao mais detalhada sobre a estrutura da comunidade microbiana, diversidade ou a atividade de grupo especfico. Entretanto, estes mtodos no so muito teis quando se considera fluxos de carbono e nutrientes em nvel bruto. Interessante o fato de que modelos de transformao da matria orgnica apresentam desempenho razovel na simulao de mudanas, pelo menos para o carbono total, sem descrio especfica de atividades de grupos de organismos em separado. essencial selecionar um mtodo que seja apropriado para a questo chave a ser solucionada. Mesmo com os mtodos j consolidados de medio da biomassa microbiana, eles necessitam ser criteriosamente testados quando usados em novos ambientes ou situaes. Por exemplo, haver uma certa dificuldade em utiliz-los em solos vulcnicos. Em todo o caso, alteraes de mtodos j publicados no devem ser implementadas sem rigoroso teste, pois bioassays so normalmente mais sensveis a mudanas no procedimento que mtodos qumicos. A no observao deste aspecto levou a vrios problemas no passado. Uma grande quantidade de mtodos vem sendo desenvolvida ultimamente e utilizam caractersticas qumicas ou fsicas de fraes do solo. Sabe-se que h fraes que podem ser identificadas e que se relacionam com substratos de maior ou menor degradabilidade. Tais mtodos podem ser teis na quantificao da disponibilidade das fraes da MOS e se tornar importantes ferramentas, tanto para a pesquisa como para o manejo, principalmente se as fraes puderem ser relacionadas com compartimentos da MOS de modelos simuladores de transformao.

Manejo da matria orgnica de solos tropicais: abrangncia e limitaes

As tcnicas de incorporao de resduos representam os principais mecanismos disponveis aos agricultores para alterar o ambiente fsico do solo e, assim, a atividade microbiana. Entretanto, surpreendente notar que pouco se sabe sobre at que ponto as alteraes fsicas de larga escala como o preparo do solo afetam o solo na escala dos microorganismos. Uma outra rea importante, mas que tem sido pouco estudada, relativa da manuteno da MOS de plantas na superfcie e no sub-solo. A matria orgnica adicionada ao solo pelas razes mais ou menos estabilizada que aquela incorporada a partir da superfcie? Entretanto est claro que, sob condies tropicais midas, a palha que cobre a superfcie rapidamente decomposta resultando numa quantidade mnima de cobertura morta e, assim, contribuindo muito pouco para a conservao da MOS. Sob condies tropicais, normalmente muito difcil aumentar o teor de MOS numa grande proporo devido atividade microbiana. Alguns temas de pesquisa seriam: 1) quais nveis de MOS so necessrios para manter ou preservar uma faixa desejvel de propriedades do solo sob diferentes ambientes? 2) pode-se identificar fraes especficas da MOS que apresentem grandes impactos? 3) pode-se identificar mudanas nas prticas de manejo que modifiquem a atividade microbiana visando mudanas especficas na MOS, mesmo que a mudana no teor total seja pequena?

10

Manejo da matria orgnica de solos tropicais: abrangncia e limitaes

Por que alimentar a macrofauna do solo? Patrick Lavelle, Eleusa Barros, Eric Blanchart & Thierry Desjardins (IRD, Centre de Bondy-Ile de France, Bondy, Frana)
Relaes entre a dinmica da MOS e os macroinvertebrados so intrincadas e complexas. Invertebrados podem viver a partir de fontes extremamente pobres da matria orgnica com alta relao C:N, altos teores de polifenis ou lignina e liberar nutrientes ou acumul-los na sua biomassa como resultado da digesto. A matria orgnica integrada nas estruturas biognicas que eles produzem posteriormente protegida ao longo de sua existncia. Em alguns casos, as estruturas podem ser to slidas que somente sua destruio por outros animais podem elimin-los rapidamente. Teores significativos de carbono so usados anualmente como energia para sustentar as atividades descritas. Entretanto, valores ou medidas exatas ainda so raros. Acredita-se que uma comunidade de minhocas mineraliza anualmente 1-2 toneladas de carbono a partir de compartimentos jovens em ecosistemas naturais, onde estas comunidades so abundantes e diversas. Portanto, acredita-se que vrias toneladas sejam utilizadas pela comunidade de invertebrados como um todo. A natureza exata e origem deste carbono so ainda muito pouco conhecidas. A liteira uma fonte amplamente reconhecida para diversos invertebrados. Outros utilizam a MOS a partir de diferentes compartimentos (do ingls pools) e tamanhos de fraes e tambm a partir de produtos originados da raiz na rizosfera. Estudos precisos sobre o regime alimentar dos invertebrados do solo, especialmente os chamados gefagos ou humvoros levaria a resultados surpreendentes. A maior parte da energia assim assimilada pelos invertebrados do solo gasta em atividades mecnicas: aproximadamente 50% da energia assimilada pela minhoca Millsonia anomala, por exemplo. Bioturbao normalmente afeta milhares de toneladas de solo por hectare e um volume similar em m3 de vazios criado no solo. Este provavelmente o efeito mais importante dos engenheiros do ecosistema do solo uma vez que seu efeito na abundncia, estrutura e distribuio dos agregados e poros determinante em diversas situaes.

Manejo da matria orgnica de solos tropicais: abrangncia e limitaes

11

Com algumas excees, as prticas de manejo dos solos tm efeitos negativos na diversidade e abundncia das comunidades de macroinvertebrados. Entretanto, a relao entre os dois fenmenos pouco reconhecida. Sob condies onde o fornecimento de MOS mantido mas no a diversidade, o acmulo em excesso de estruturas de uma categoria simples pode levar a efeitos degradativos no solo. Este o caso, por exemplo, da compactao do solo observada nas pastagens da Amaznia ou o surgimento de enormes quantidades de cupinzeiros (at 2.000 por hectare!) de aproximadamente 1 metro de dimetro e 1,5 metro de altura no Norte da Argentina. Portanto, essencial identificar as fontes orgnicas que so utilizadas pelos invertebrados, as quantidades necessrias para manter seus efeitos na estrutura fsica do solo, a diversidade mnima necessria de invertebrados e as opes de manejo que podem criar estas condies atravs da escolha de plantas cultivadas e adubos orgnicos.

12

Manejo da matria orgnica de solos tropicais: abrangncia e limitaes

O plantio direto e o manejo da matria orgnica nos trpicos com nfase para o Brasil - Pedro L. O. de A. Machado & Carlos A. Silva (Embrapa Solos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Devido s redues a longo prazo nos custos e ao controle da eroso, o plantio direto vem sendo rapidamente adotado pelos agricultores nas Amricas, especialmente nas regies tropicais midas e submidas. Comparado com o preparo convencional (operaes de preparo que resultam em menos de 30% de cobertura da superfcie do solo com restos de plantas), o plantio direto combinado com rotao de culturas, envolvendo culturas de cobertura, aumenta o teor de matria orgnica do solo com simultnea melhoria da fertilidade de solos cidos. Estes efeitos foram mais evidentes nos primeiros 5cm de profundidade do solo. A adoo crescente do plantio direto pelos agricultores, inclusive de pequenas propriedades, depende de diversos aspectos que abrangem desde as limitaes edafolgicas (ex. Brasil) at as sociais e de infra-estrutura (ex. frica Central e Ocidental). Foi dada especial nfase nos efeitos do plantio direto na matria orgnica do solo e nas conseqncias de algumas propriedades qumicas (ex. acidez em profundidade, manejo da adubao) e fsicas (ex. compactao, estabilidade de agregados). Tambm foi abordada a necessidade de pesquisa para a introduo ou melhoria do sistema de plantio direto, juntamente com aspectos econmicos e sociais envolvidos.

Manejo da matria orgnica de solos tropicais: abrangncia e limitaes

13

Manejo da matria orgnica do solo nos trpicos: traduzindo a teoria para a prtica Ken Giller (University of Zimbabwe, Harare, Zimbabwe), Cheryl Palm & Mike Swift (Tropical Soil Biology and Fertility Programme TSBF, Nairobi, Qunia)
Adubos orgnicos e a MOS tm importncia fundamental na maioria dos sistemas de cultivo tradicionais nos Trpicos. Sistemas de rotao com pousio so um exemplo clssico, onde a MOS declina durante a fase de cultivo, a produtividade das culturas diminui, a rea abandonada e as adies ou aportes orgnicos aumentam durante o pousio resultando num restabelecimento dos teores originais da MOS. Devido diminuio dos perodos de pousio, os agricultores desenvolveram meios alternativos para manter ou melhorar a fertilidade. Hoje, a agricultura nos Trpicos, tanto de regies midas como de regies semi-ridas, ainda esto fortemente calcadas na adubao orgnica, na matria orgnica do solo e nos processos biolgicos para o manejo da fertilidade do solo. A quantidade de nutrientes e a capacidade de fornecimento de aportes orgnicos tradicionais tais como resduos de culturas e adubos tm diminudo em muitas reas. Assim, h necessidade de se encontrar alternativas ou fontes suplementares de nutrientes para o manejo da fertilidade do solo. Os conhecimentos obtidos na dcada passada a respeito do papel da qualidade da fonte de material orgnico na disponibilidade de nutrientes do solo e na manuteno da MOS, nos indicam com uma forte base cientfica quais estratgias de manejo a desenvolver. H atualmente uma necessidade urgente de associar esta informao cientfica com os conhecimentos e circunstncias do agricultor, visando oferecer uma abordagem mais realista da fertilidade do solo e do manejo da MOS nos Trpicos. Uma rvore de deciso simples foi desenvolvida para testar hipteses sobre os valores crticos da qualidade das fontes, das medidas ou parmetros que afetam as formas e taxas de liberao de nutrientes. Esta base de dados est conectada com uma base de dados de fontes de material orgnico (do ingls organic resource database ORD) que fornece informaes detalhadas sobre a qualidade da fonte orgnica (contedo de nutriente, lignina e polifenis solveis), ou seja, do resduo cultural, rvores e arbustos agroflorestais e leguminosas de cobertura. Atravs de uma rede de experimentos atualmente em conduo na frica Oriental e

14

Manejo da matria orgnica de solos tropicais: abrangncia e limitaes

Meridional, a rvore de deciso est sendo testada e o valor de equivalncia em fertilizante de vrios materiais orgnicos normalmente utilizados est sendo estabelecido. A rvore de deciso, a base de dados e a rede de experimentos de campo fornecero meios sistemticos para a seleo de materiais orgnicos para o manejo da fertilidade do solo. Problemas prticos como as quantidades de material orgnico necessrias, a mo-de-obra exigida e as prticas de manejo apropriadas somente podero ser obtidos com a participao dos agricultores. Destarte, o foco tem sido os efeitos a curto prazo das adubaes orgnicas na disponibilidade de nutrientes, mas a rvore de deciso e a base de dados podem tambm ser utilizadas para acessar os efeitos de longo prazo da qualidade do material orgnico na manuteno da MOS. Poucos experimentos, entretanto, tm considerado de modo adequado este problema, onde quantidades iguais de adubos orgnicos de diferentes qualidades so adicionados ao solo e aps um determinado tempo avalia-se a MOS. Se de fato esta premissa estiver correta, ento ser difcil conceber meio prticos para elevar e manter a MOS dentro do contexto africano, onde problemas de fertilidade do solo a curto prazo so mais prioritrios que manuteno a longo prazo da MOS.

Manejo da matria orgnica de solos tropicais: abrangncia e limitaes

15

Implicaes das necessidades dos agricultores no manejo da matria orgnica do solo John L.Gaunt (IACR-Rothamsted, Harpenden, Reino Unido)
A necessidade de aumentar a produtividade agropecuria evidente. Em termos globais, a populao humana est aumentando a uma taxa de 80 milhes de pessoas ao ano e, por volta de 2.050, o mundo provavelmente ter uma populao entre 8 e 11 bilhes de habitantes. Os desafios impostos por este crescimento demogrfico so enormes. Alm disto, o mundo est sendo moldado inteiramente por novas foras: econmica, tecnolgica, ambiental e cultural, que so pouco conhecidas e at mesmo pouco gerenciadas. Em qualquer sistema de cultivo, a interao dos processos do solo e prticas de manejo influenciam a fertilidade do solo. A decomposio da matria orgnica fator chave na conduo dos processos biolgicos no solo e a interao com as propriedades fsico-qumicas, em conjunto, resultam na fertilidade. O reconhecimento de que a MOS tem papel central na determinao da fertilidade do solo, tem levado parte dos cientistas do solo necessidade de se manejar a matria orgnica e principalmente aumentar o teor da MOS. Pressupe-se que um aumento na quantidade de MOS levar a uma melhoria na fertilidade do solo. Entretanto, em geral, parece que os agricultores no compartilham o foco de ateno dos cientistas do solo. Os interesses dos agricultores parecem ser motivados pelo fator econmico. Alm disto, na esfera poltica, as exigncias feitas, para a comunidade cientfica parecem estar em transformao. Por exemplo, o governo do Reino Unido fixou uma meta de desenvolvimento, na qual pretende, at 2.015, reduzir pela metade a proporo de pessoas vivendo em extrema pobreza. Antes de identificar lacunas na nossa compreenso cientfica a respeito do manejo da MOS per si, este artigo pretende conectar as lacunas entre as necessidades dos agricultores e as prioridades dos cientistas. Identifiquei trs temas que balizam o artigo:

necessidade de investigao multidisciplinar;

16

Manejo da matria orgnica de solos tropicais: abrangncia e limitaes

. .

necessidade de pesquisa por demanda; necessidade de indicadores de sustentabilidade.

A justificativa para a seleo destes trs temas ser dada abaixo. Identificar-se- lacunas na nossa compreenso da matria orgnica do solo dentro destes contextos. Por exemplo, na regio ocidental do planalto Indo-Gangtico na ndia, onde os sistema de cultivo dominante a sucesso arroz-trigo, h uma preocupao de que a fertilidade do solo e a MOS estejam declinando sob cultivo intensivo. Nestes mesmos sistemas, agricultores utilizam a queimada da palha de arroz ao invs de incorpor-la. A razo para isto reside na remoo da palha (picada pela colheitadeira) de modo rpido para se atingir o estabelecimento do prximo cultivo. Um outro exemplo a interao entre o manejo fitossanitrio e de nutrientes. Em arroz irrigado, uma cultura que tenha recebido altas doses de fertilizante nitrogenado tem maior predisposio a ser atacada por doenas e pragas. Assim, o manejo de fertilizantes dos agricultores influenciado pela interao com pragas e doenas. Estes pequenos exemplos ilustram a necessidade de se buscar solues integradas. Procedimentos atuais no envolvem as complexidades das decises feitas pelos agricultores que incluem a aquisio de insumos, conflitos dentro e fora da propriedade, oportunidades de emprego etc. Entretanto, o reconhecimento destas complexidades e como elas podem afetar as decises referentes a manejo feitas pelo agricultor oferece um desafio singular. Devemos considerar cuidadosamente como compartilhar nosso entendimento da MOS com nossos potenciais usurios ou beneficirios. Por muitos anos, a meta da pesquisa tem sido gerar recomendaes ou tecnologias que os agricultores deveriam adotar. Nossa preocupao em produzir uma recomendao ideal nos levou a subestimar a importncia da comunicao efetiva. Freqentemente a tarefa da comunicao considerada como um problema da extenso rural. A necessidade de pesquisa por demanda: h muito tempo se admite que uma combinao de planejamento competente, pesquisa estratgica e adaptativa,

Manejo da matria orgnica de solos tropicais: abrangncia e limitaes

17

acoplada com a transferncia efetiva da tecnologia e manejo econmico, levariam melhoria na agropecuria. Atualmente, este pressuposto est sendo questionado por cientistas, agricultores e governantes. A abordagem de cima para baixotem gerado tecnologias que no so adotadas por agricultores. Neste contexto de exemplos de manejo dos solos e de tecnologias fracassadas incluem-se doses recomendadas por pesquisadores de adubos orgnicos (ex. esterco) e minerais e introduo de adubao verde em sistemas de cultivo de arroz. H indcios de que pelo envolvimento de agricultores e daqueles da extenso, como parceiros em todos os estgios do processo de desenvolvimento da tecnologia, possibilita superar as dificuldades da adoo. Muitos esto familiarizados com necessidade de se identificar a demanda por determinada pesquisa e de se utilizar Abordagens de Pesquisa Participativa (do ingls participatory research approaches PRA). Entretanto, acredita-se ser razovel supor que muitos entraram na onda, justificando negcio como sempre envolvendo pesquisadores na priorizao da pesquisa. Ao mesmo tempo em que o envolvimento de todos os parceiros como responsveis no processo um importante avano, nada tem sido feito para mudar a abordagem de cima para baixo. Isto deve ser devido ao fato de que muito mais difcil definir, no mbito da pesquisa, os produtos de um processo conduzido pela demanda. Assim, a pesquisa se torna mais uma avaliao e monitoramento. Todavia, devemos reconhecer que o modelo por demanda no deve abafar a criatividade cientfica nem a pesquisa estratgica. A necessidade de indicadores de sustentabilidade: aps breve descrio dos argumentos para a pesquisa multidisciplinar, importante encontrar meios para julgar o sucesso da pesquisa por demanda. Na comunidade acadmica j estamos familiarizados com a avaliao bsica da nossa pesquisa sendo a produo de publicaes cientficas. Se a meta da nossa pesquisa alcanar impacto na situao econmica de determinada comunidade, est claro que tais metas acadmicas sozinhas so insuficientes. Torna-se necessrio monitorar o impacto de um projeto no sustento dos indivduos de uma comunidade.

18

Manejo da matria orgnica de solos tropicais: abrangncia e limitaes

Discusso plenria
No ltimo dia do encontro, Prof. John Stewart da Universidade de Saskatchewan (Canad) fez um breve relato sobre os temas abordados no evento. Segundo ele houve uma ampla variedade de apresentaes abrangendo todos os diferentes ecossistemas tropicais. Seria mais frutfero se houvesse uma seleo de regies tropicais. Alguns aspectos mais evidentes no encontro foram:

. . . . . . . . .

ausncia de informao sobre agregados e agregao do solo; adequada informao sobre microrganismos do solo; pouca informao sobre CTC;

no houve informao sobre a funo filtro do solo na remoo de produtos qumicos; prximos encontros devero ser mais especficos; aspectos relacionados a restos culturais foram bem explorados; o que estabiliza a matria orgnica no solo? as argilas podem ser teis, mas como ficam os solos arenosos?

devemos pensar em indicadores: biomassa microbiana varia muito num curto espao de tempo e, por outro lado, o teor total de carbono orgnico muito grosseiro.

Manejo da matria orgnica de solos tropicais: abrangncia e limitaes

19

Parecer final
O solo um recurso natural que se formou por vrios sculos e uma das bases da vida. Ele pode ser irreversivelmente destrudo num espao de tempo bastante curto se nenhuma atitude for tomada de imediato. A destruio do solo causar problemas no apenas na vida rural, mas tambm no meio urbano desestabilizando a sociedade como um todo. A degradao do solo dizimou civilizaes no passado, segundo o cientista Daniel Hillel (Universidade de Massachussets, EUA). cabe a ns no repetirmos a experincia negativa dos nossos antepassados na agricultura do presente.

20

Manejo da matria orgnica de solos tropicais: abrangncia e limitaes

Referncias Bibliogrficas

MARTIUS, C.; TIESSEN, H.; VLEK, P.L.G. Managing soil organic matter in tropical soils: scope and limitations. Dordrecht: Kluwer, 2001. 235p.

Vous aimerez peut-être aussi