Vous êtes sur la page 1sur 8

PROVA RESOLVIDA DE LNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO DA SEFAZ-SP-2010 Professora Luciane Sartori - lucianesartori@bol.com.br wwwocomfoconoconcurso.com.

br

PROVA A01, TIPO 003 CONHECIMENTOS GERAIS Lngua Portuguesa

Ateno:

As questes de nmeros 1 a 7 baseiam-se no texto abaixo.

TEXTO 01 - Antes de comentarmos as questes, interessante que saibamos qual o teor do texto. Ele fala, em sntese, sobre o comportamento que empresas que querem sobreviver no mundo dos negcios, hoje, tm de ter: produzir, respeitando a natureza, j que o mundo tornou-se consciente em relao s questes ecolgicas. Enfim, fala sobre sustentabilidade.
O que mudou? A resposta correta para a questo contida no 1o pargrafo est (A) na necessidade imposta s empresas de se aliarem em grandes conglomerados, com o objetivo de conquistar sempre mais consumidores. na conscientizao atual de que necessrio haver maior preocupao com os recursos naturais e com a sustentabilidade do planeta. no fato de que os investimentos em aes voltadas para o meio ambiente nem sempre possibilitam os lucros indispensveis produo. no desenvolvimento industrial do mundo moderno, em que se exige um nmero cada vez maior de produtos para o consumo. na ausncia de investimentos que possibilitem a produo de bens destinados ao consumo de uma sociedade mais exigente.

(B)

(C)

(D)

(E)


O resumo sobre o texto deixa claro que a nica possibilidade de resposta a essa questo o item B, pois a pergunta feita no texto O que mudou? diz respeito ao comportamento anterior do homem tratar a natureza como fonte inesgotvel de recursos e o comportamento atual - reconhecer que a natureza no inesgotvel, logo foi a conscientizao ecolgica de hoje a responsvel pela mudana do comportamento do homem.
2. Conclui-se corretamente do texto que (A) a busca pela simpatia dos consumidores dever ser sempre o principal objetivo na gesto financeira das empresas. a produo de objetos industrializados, sem se valer da explorao da natureza, tornou-se o principal objetivo do mundo dos negcios. a oferta de recursos naturais est sendo posta em risco, sem que haja atualmente qualquer tipo de cuidado na explorao desses recursos. a industrializao dos recursos da natureza oferece maiores vantagens econmicas por respeitar antigos modelos de produo. os negcios bem sucedidos e a responsabilidade empresarial constituem hoje atitudes intimamente relacionadas. na explorao do planeta

(B)

(C)

(D)

(E)

PROVA RESOLVIDA DE LNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO DA SEFAZ-SP-2010 Professora Luciane Sartori - lucianesartori@bol.com.br wwwocomfoconoconcurso.com.br

PROVA RESOLVIDA DE LNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO DA SEFAZ-SP-2010 Professora Luciane Sartori - lucianesartori@bol.com.br wwwocomfoconoconcurso.com.br

Como sempre digo, pode mudar a questo sobre um texto, mas o texto o mesmo. Assim, a resposta s poderia ser a E nesta questo, j que na sntese do entendimento do texto, temos que para uma empresa sobreviver no mundo dos negcios e crescer, ela precisa de preocupar-se com a preservao do meio, logo ter responsabilidade na explorao do planeta.

3.

correto afirmar que o desafio para as empresas ser o de (A) pr em prtica procedimentos voltados para a obteno de lucros, no sentido de superar a concorrncia nos negcios.

(B) (C)

recorrer a um modelo de produo que, embora j superado, tem sido mais eficaz em seus resultados. garantir maior oferta de recursos da natureza, que se encontra reduzida devido ao aumento na produo de bens variados. colocar em primeiro lugar um modelo econmico que respeite os limites da natureza na oferta de seus recursos.

(D)

(E)

transformar em lucros os investimentos, ainda que explorem indevidamente os recursos naturais.

Outra vez a questo mudou, entretanto a linha de raciocnio a mesma, pois o desafio que as empresas tm hoje o de pensar como o modelo empresarial nunca pensou antes da conscincia ecolgica: colocar em primeiro lugar os limites da natureza.

4.

Conglomerados como a General Electric, o Walmart e a IBM mantm projetos de ecoeficincia e de preservao do ambiente ... (1o pargrafo) VTD O verbo que exige o mesmo tipo de complemento grifado acima aparece na frase: (A) (B) (C) (D) (E) Todo produto que chega (VTI) ao consumidor ... medida que o mundo tomava (VTD)conscincia das questes ambientais ... Essa relao entre o mundo dos negcios e a natureza avanou (VI) dramaticamente. ... os empresrios deparam (VTI) com limites de crescimento reais ... O mundo dos negcios e o mundo natural esto (VL) inextricavelmente ligados.

5.

o A oposio assinalada no 1 pargrafo entre lista de despesas e lista de investimentos

(A) (B) (C) (D)

identifica o maior problema das empresas, quer dizer, como abastecer o mercado sem que os estoques fiquem parados, sem compradores. tem seu sentido alterado pelas mudanas ocorridas no mundo moderno, caracterizado por uma sociedade mais consumista. reproduz, de maneira simples, a mudana de percepo em relao ao uso dos recursos naturais ocorrida no mundo dos negcios. indica uma tomada de posio estratgica para garantir a sobrevivncia no mundo empresarial, marcado

PROVA RESOLVIDA DE LNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO DA SEFAZ-SP-2010 Professora Luciane Sartori - lucianesartori@bol.com.br wwwocomfoconoconcurso.com.br

PROVA RESOLVIDA DE LNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO DA SEFAZ-SP-2010 Professora Luciane Sartori - lucianesartori@bol.com.br wwwocomfoconoconcurso.com.br

pela competio. (E) salienta as questes relativas sade financeira das empresas, que valorizam o necessrio equilbrio entre gastos e lucros.

Lista de despesas e lista de investimentos como os gastos uso dos recursos naturais eram vistos e como so vistos hoje respectivamente, logo a resposta a C.
6. Dentre os segmentos abaixo, o que reproduz com outras palavras o sentido original : (A) (B) (C) (D) (E) privilegiou a produo em detrimento da preservao dos recursos naturais = preferiu produzir sem levar em conta a manuteno dos recursos da natureza. as empresas costumavam atrelar seu nome s causas verdes = a ecologia ainda no era palavra de uso comum nas empresas. era uma forma de lustrar a imagem da companhia = havia meios de divulgar o nome da empresa. as empresas patrocinavam o reflorestamento de uma rea = as empresas se afastavam de reas de florestas. limites de crescimento reais impostos por questes relacionadas natureza = a realidade incapaz de impedir a expanso dos negcios.

Esse tipo de questo tem de ser resolvida com base no texto e deve-se avaliar cada pedao do texto original com o pedao que se percebe equivalente sugerido pelo examinador. Assim, a resposta s pode ser a A, pois os termos so equivalentes. Vejam que na B atrelar seu nome s causas verdes no corresponde com a ecologia ainda no era palavra. No C, uma forma de lustrar no corresponde com havia meios de divulgar. No D, as empresas patrocinavam no corresponde com as empresas se afastavam. No E, crescimento reais impostos no corresponde com a realidade incapaz .

7. ... porque os consideram estratgicos para a prpria sobrevivncia. (final do 1o pargrafo) O pronome grifado acima evita a repetio, no texto, de (A) (B) (C) (D) (E) lucros e crescimento. conglomerados. investimentos. custos de aes. projetos de ecoeficincia.

Voltemos ao texto para verificar a quem o pronome se refere: Conglomerados como a General Electric, o Walmart e a IBM mantm projetos de ecoeficincia e de preservao do ambiente / porque (Conglomerados) os consideram estratgicos para a prpria sobrevivncia. Lendo s o que est em negrito, percebe-se que o pronome retoma os projetos de ecoeficincia, alternativa E.

Ateno:

As questes de nmeros 8 a 14 baseiam-se no texto abaixo.

PROVA RESOLVIDA DE LNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO DA SEFAZ-SP-2010 Professora Luciane Sartori - lucianesartori@bol.com.br wwwocomfoconoconcurso.com.br

PROVA RESOLVIDA DE LNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO DA SEFAZ-SP-2010 Professora Luciane Sartori - lucianesartori@bol.com.br wwwocomfoconoconcurso.com.br

TEXTO 02 - Antes de comentarmos as questes, vamos sintetizar o texto pelas suas idias principais: A desigualdade no Brasil muito grande, mas o Gini revela que ela tem diminudo de maneira otimista nos litmos, ainda que o Pnud no mostre isso, o que s ocorre porque seus dados so antigos.

8.

O assunto do texto est corretamente resumido em: (A) (B) (C) (D) A defasagem dos dados analisados compromete a veracidade das concluses sobre desigualdade social no Brasil a que chegaram os especialistas. O nvel de desigualdade social no Brasil bastante alto, mas os dados apontam para um ritmo acentuado em sua reduo nos ltimos anos. A dimenso da desigualdade social no Brasil se encontra mal avaliada, por conta da aplicao de um ndice ainda pouco eficaz internacionalmente. A comparao feita internacionalmente mostra apenas as variaes entre os pases, e no possibilita perceber a evoluo nos dados sobre desigualdade. (E) A anlise de dados mais antigos no oferece margem de discusso sobre os resultados obtidos em relao desigualdade social em alguns pases.

Observem que o item B sintetiza realmente o texto como fizemos antes de ver a questo.
9. A afirmativa isolada pelos parnteses no 2o pargrafo deve ser entendida como (A) (B) (C) (D) (E) repetio sem grande importncia de uma mesma ideia, j exposta no pargrafo. restrio, cujo sentido se ope ao que foi afirmado anteriormente. citao de afirmativa feita por especialistas no assunto tratado. explicao que permite entender melhor os dados citados no pargrafo. informao ainda sujeita a confirmao, por se tratar de clculo aproximado.

Reproduzimos aqui o 2 pargrafo para lembrarmos do emprego dos parnteses neste trecho e entendermos sua funo a partir da anlise de seu contedo: Tomando-se a renda familiar per capita, o Brasil saiu de um ndice de Gini de 0,6019, em 1996, para 0,5486, em 2008. A queda em 12 anos, portanto, foi de 9%, um ritmo veloz segundo os especialistas, j que esse tipo de indicador evolui muito gradativamente. (O ndice de Gini varia de zero a um, e quanto maior ele for, pior ser a desigualdade.) Notem que no h repetio (item A), no h restrio, especificao (item B), citao (item C), nem informao ainda sujeita a confirmao (item E). De fato uma explicao sobre o Gini que nos faz entender melhor a funo e a anlise desse ndice no texto, por isso D a resposta.

10.

Os especialistas citados no texto

PROVA RESOLVIDA DE LNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO DA SEFAZ-SP-2010 Professora Luciane Sartori - lucianesartori@bol.com.br wwwocomfoconoconcurso.com.br

PROVA RESOLVIDA DE LNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO DA SEFAZ-SP-2010 Professora Luciane Sartori - lucianesartori@bol.com.br wwwocomfoconoconcurso.com.br

(A) aceitam as limitaes trazidas pelo ndice de Gini, ao considerar a defasagem desse mtodo em relao realidade atual. apontam situaes problemticas que tornam difcil avaliar as reais condies da desigualdade social no Brasil. expem a mesma opinio em defesa da acentuada melhoria dos ndices que assinalam diminuio da desigualdade social no Brasil. divergem em relao posio do Brasil entre os demais pases, a partir dos resultados obtidos no ltimo relatrio das Naes Unidas. criticam a forma como foram analisados desconsiderando os resultados obtidos. os dados sobre a desigualdade social no Brasil,

(B) (C)

(D)

(E)

Como vimos na sntese do texto, o nico que corresponde com a anlise dos especialistas que a base do texto o item C.
11. Fica evidente no texto que (A) os obstculos que impedem a reduo da desigualdade ainda so intransponveis em algumas regies brasileiras. os indicadores sociais nem sempre reproduzem a situao atual, pois se baseiam em dados antigos. o ndice de Gini no o mais indicado para avaliar os verdadeiros nveis de desigualdade no pas. a desigualdade social brasileira, com base nos ndices obtidos, j se mostra praticamente solucionada. os pesquisadores no esto certos da realidade da situao social em algumas regies, especialmente no Brasil.

(B) (C) (D) (E)

Esse item parece contraditrio ao texto, ainda mais depois de voc ter respondido questo 10, porm todas as outras revelam extrapolao ou contrariedade ao contexto. A alternativa B a resposta, porque seu contedo confere com o que o texto diz sobre o Pnud.
12. A concordncia verbal e nominal est feita corretamente em: (A) O estudo mostra que permanecem terrveis contrastes sociais na populao brasileira, apesar da reduo gradativa da desigualdade. O Brasil, apesar dos gastos sociais nos ltimos dez anos, apresenta baixa mobilidade social e educacional entre geraes.

(B)

(C) Os ndices de desigualdade social na Amrica Latina e no Caribe foi estabelecido / foram estabelecidos com base em dados de anos anteriores. (D) A regio em que se encontram as maiores diferenas de renda entre ricos e pobres esto/ est na Amrica Latina e no Caribe.

PROVA RESOLVIDA DE LNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO DA SEFAZ-SP-2010 Professora Luciane Sartori - lucianesartori@bol.com.br wwwocomfoconoconcurso.com.br

PROVA RESOLVIDA DE LNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO DA SEFAZ-SP-2010 Professora Luciane Sartori - lucianesartori@bol.com.br wwwocomfoconoconcurso.com.br

(E)

Para possibilitar avanos no desenvolvimento humano, so necessrias/ necessria a tomada de medidas de combate pobreza.

13.

As variaes do ndice de Gini apontadas no texto justificam o sentido da expresso: (A) (B) (C) (D) (E) uma desigualdade monstruosa. a renda familiar. os indicadores sociais no Brasil. seu passado histrico. o seu otimismo.

Letra E, porque as variaes do ndice do Gini mostram diminuio das desigualdades no Brasil, e os especialistas esto otimistas, portanto, em relao a essa variao.

14.

A afirmativa inteiramente correta e feita com clareza :

(A) O estudo afirma que pases da Amrica Latina e do Caribe realizaram um importante esforo para melhorar a incidncia do gasto social, resultando na obteno de melhoria nos ndices de desigualdade. (B) Estudos realizados em outros pases mostram que o assesso/ acesso a / educao superior foram / foi um dos elementos mais importantes para determinar a mobilidade socioeconmica entre as geraes. (Se) observa-se estreita relao ente o nvel educacional das mulheres e a gravids/ gravid ez na adolecncia/ adolescncia, questo fortemente ligada estratificao por nvel socioeconmico que caracteriza a regio. O estudo ressalta o crescimento econmico que houve em alguns pases nos dez ltimos anos, sendo que as populaes indgenas e de afro descendentes sai/ saem prejudicadas pela desigualdade social na Amrica Latina. Segundo o relatrio da ONU, infraestrutura, sade e educao poderiam alterar significativamente esse cenrio de desigualdades, enquanto (que) rompido seu crculo vissioso / vicioso. As questes de nmeros 15 a 20 baseiam-se no texto abaixo.

(C)

(D)

(E)

Ateno:

TEXTO 3 Sinteticamente o contedo do texto se baseia no que diz o provrbio errando que se aprende e se desenvolve, mostrando que tal provrbio no vale apenas para o homem, mas para o macaco tambm, apesar de os bilogos no acharem que a comparao entre as duas espcies no pode ser feita, pois o crebro dos macacos no atua como o do homem.
o O ditado errando que se aprende, transcrito no 1 pargrafo,

15.

(A) (B) (C)

faz uma afirmativa que se aplica apenas ao comportamento humano. atribui um sentido emocional a um texto de carter cientfico. tem pequena relao com o desenvolvimento do texto.

PROVA RESOLVIDA DE LNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO DA SEFAZ-SP-2010 Professora Luciane Sartori - lucianesartori@bol.com.br wwwocomfoconoconcurso.com.br

PROVA RESOLVIDA DE LNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO DA SEFAZ-SP-2010 Professora Luciane Sartori - lucianesartori@bol.com.br wwwocomfoconoconcurso.com.br

(D) (E) antecipa o desenvolvimento do assunto e sua concluso. contm ideia que contradiz o desenvolvimento posterior.

Como se pde perceber na sntese do texto, a letra D a nica possibilidade de resposta haja vista ser o provrbio a base do desenvolvimento do texto.

16.

O (A) (B) (C) (D) (E)

segmento

grifado

est

substitudo

de

modo INCORRETO pelo pronome correspondente em:

porque projetamos sentimentos humanos em ani mais = porque os projetamos. Os cientistas submeteram um grupo de animais = submeteram-no. revelando sua cor verdadeira = revelando-a. Os bichos aprenderam rapidamente a associar o prmio = a associ-lo. para sublimar uma frustrao (O.D.) = para lhe (OI) sublimar.

17.

Com a opinio exposta no ltimo pargrafo, o veterinrio (A) (B) (C) (D) (E) prope cautela na atribuio de sentimentos humanos para definir o comportamento de animais. demonstra incerteza quanto ao fato de os animais manifestarem sentimentos idnticos aos do homem. censura o uso de animais em experimentos de carter cientfico sem os cuidados necessrios. aceita as evidncias quanto aos sentimentos que explicam o comportamento dos animais. refora as concluses obtidas por outros pesquisadores quanto aos sentimentos dos animais.

Reproduzindo o trecho do texto com a fala do veterinrio " preciso ter cuidado porque projetamos sentimentos
humanos em animais. Eles no tm condies de refletir nem de avaliar aquilo que esto sentindo", diz Mauro Lantzman, veterinrio e professor de psicobiologia da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo., podemos entender que a letra A a nica possibilidade de resposta, alm disso a citao do veterinrio foi feita para fundamentar o que o autor diz no texto sobre ser imprudente comparar as duas espcies, pois os macacos so diferentes dos homens.

18.

As aspas que assinalam os trs verbos no 2o pargrafo (A) (B) (C) (D) (E) demonstram o comportamento antissocial existente tanto nos humanos quanto nos macacos diante das frustraes. atestam a falta de palavras adequadas para traduzir o arrependimento dos animais devido a escolhas erradas. indicam uma sequncia pesquisadores. de aes que se concretizam ao mesmo tempo, monitoradas pelos

atribuem sentido particular a esses verbos, remetendo observao feita pelo veterinrio no final do texto. comprovam a teoria de que macacos agem de forma idntica aos seres humanos perante os erros co metidos.

O trecho apontado quando "ganhavam" o suco, quando o "perdiam" e quando "invejavam" o companheiro bem sucedido. E essas atitudes so referentes aos macacos. Logo, seguindo a regra de emprego de aspas e associando ao

PROVA RESOLVIDA DE LNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO DA SEFAZ-SP-2010 Professora Luciane Sartori - lucianesartori@bol.com.br wwwocomfoconoconcurso.com.br

PROVA RESOLVIDA DE LNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO DA SEFAZ-SP-2010 Professora Luciane Sartori - lucianesartori@bol.com.br wwwocomfoconoconcurso.com.br

contedo do texto, esse sinal foi aplicado para revelar que os verbos estavam sendo empregados em um sentido no usual deles, particularizando seu emprego ao que o veterinrio apurou do comportamento dos macacos, por isso a resposta s poderia se D. 19. Essa sensao de frustrao e remorso decorre da percepo de que poderia ter acontecido algo bom ... (3o pargrafo) O emprego da forma verbal grifada acima indica (A) (B) (C) (D) (E) fato ocorrido no passado, que se mantm at o momento. situao passada, anterior a outra, tambm passada. possibilidade de realizao de um fato que depende de outro. fato concreto, que dever se realizar num futuro prximo. situao que se repete, tanto no presente quanto no futuro.

A locuo poderia ter acontecido apresenta o verbo auxiliar conjugado no futuro do pretrito e como apenas o
verbo auxiliar que conjugado nas locues, o tempo e o modo verbais de poderia que regem o sentido da locuo no contexto, assim a letra C a resposta, pois essa a semntica do futuro do pretrito.

20.

... eles tinham de escolher, entre objetos iguais... (2o pargrafo) O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo do grifado acima est na frase: (A) (B) (C) (D) (E) Os bichos aprenderam rapidamente... A pesquisa mostrou imensa atividade dos neurnios... ... tambm os macacos aprendem com as escolhas erradas. ... aquele que lhes resultaria na melhor recompensa. Quando os macacos selecionavam um cubo...

Tinham est no pretrito imperfeito do indicativo como selecionavam, por isso a E a resposta. Letra A, aprenderam, pretrito perfeito; letra B, mostrou, pretrito perfeito; letra C, aprendem, presente do indicativo e letra D, resultaria, futuro do pretrito.

PROVA RESOLVIDA DE LNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO DA SEFAZ-SP-2010 Professora Luciane Sartori - lucianesartori@bol.com.br wwwocomfoconoconcurso.com.br

Vous aimerez peut-être aussi