Vous êtes sur la page 1sur 2

EXPLORAO E PRODUO DE PETRLEO EM UNIDADES DE CONSERVAO LUZ DO ORDENAMENTO JURDICO BRASILEIRO

Juliano Csar Petrovich Bezerra

Acadmico do Curso de Direito da UFRN-juliano.grilodapaz@gmail.com

INTRODUO
As atenes voltadas modernamente para a questo ambiental e de proteo ao meio ambiente, bem como a necessidade de estabelecimento de diferentes fontes de energia, so hoje aspectos bastante discutidos em todo o mundo. O bem jurdico meio ambiente se apresenta como um direito fundamental previsto na Constituio Federal de 1988. A energia, a seu modo, v-se sendo utilizada a todo o momento, das mais diversas formas e finalidades. Sendo assim, o presente trabalho, de incio, ressalta a importncia do meio ambiente na atual conjuntura scio-econmica do pas, tratando da sua proteo jurdico-constitucional. Feito isso, traa alguns apontamentos relativos s reas especialmente protegidas, e mais especificamente s Unidades de Conservao, fazendo-se uma anlise acerca da possibilidade de explorao e produo de petrleo e gs natural nessas UCs.

MATERIAL E MTODOS
Com o intuito de alcanar os objetivos do presente trabalho, foram realizadas, inicialmente, pesquisas legislativa e bibliogrfica em livros, revistas e artigos nacionais e estrangeiros. Utilizou-se, no decorrer do estudo, do mtodo dedutivo, tendo em vista que, para se chegar s concluses aplicveis ao tema sob anlise, partiu-se de bases coletadas e conhecidas previamente. Isso porque inexistentes so os estudos acerca da temtica escolhida, sendo necessrias, pois, pesquisas separadas sobre Unidades de Conservao e sobre a Indstria do Petrleo, para, aps, aplicar um tema ao outro.

RESULTADOS E DISCUSSO
Observou-se, portanto, que na categoria das Unidades de Proteo Integral - estao ecolgica, reserva biolgica, parque nacional, monumento natural e refgio de vida silvestre - no cabe a instalao da Indstria petrolfera, j que nesses espaos s admitido o uso indireto de seus recursos, ou seja, aquele que no envolve coleta e uso, comercial ou no. J as Unidades de Uso Sustentvel - rea de proteo ambiental, rea de relevante interesse ecolgico, floresta nacional, reserva extrativista, reserva de fauna, reserva de desenvolvimento sustentvel, e reserva particular do patrimnio nacional - almejam compatibilizar a preservao da natureza com o uso sustentvel de parte de seus recursos naturais, admitindo, em algumas delas (a Reserva de Desenvolvimento Sustentvel e a rea de Proteo Ambiental) a instalao da IPGN.Devem, ento, ser observados alguns requisitos previstos na legislao pertinente. Alm disso, para cada rea sero estabelecidas regras de acordo com a sua peculiaridade, bem como para que haja a realizao dessas atividades faz-se necessrio que o empreendedor interessado prove que o desenvolvimento delas no causar danos ambientais previstos legalmente, capazes de inviabilizar o seu empreendimento.
1

OBJETIVO
Pretende-se esclarecer o que sejam as Unidades de Conservao, bem como apresentar em quais dessas reas se mostra possvel a explorao e produo de petrleo. No caso das que admitem, far-se- uma anlise de como devem ser realizadas essas atividades, como forma de assegurar a proteo ambiental e, por conseguinte, o desenvolvimento sustentvel. Visa a reforar a relevante funo social do ambiente, com o intuito de observar as caractersticas peculiares de cada espao, a fim de que se impea uma degradao ambiental cada vez maior. Com a concluso do trabalho em desenvolvimento espera-se atingir resultados favorveis, de elevada aplicabilidade e utilidade para a indstria do petrleo e gs natural brasileira. Quase inexistentes so os estudos e os pareceres desenvolvidos acerca do tema proposto, o que faz com que busque-se auxiliar os juristas e demais profissionais que atuam no setor, ou, ainda, que se interessam pela temtica em questo.

Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 23 a 28 de Setembro de 2007, Caxambu - MG

CONCLUSO
Diante do exposto, pode-se apreender que, apesar da grande importncia desempenhada pelo meio ambiente na atualidade, muito ainda h de se fazer, tendo em vista que o Brasil era, e ainda , um pas em que muito se degrada o meio ambiente. Com vistas a essa situao, h uma considervel e gradativa reao da ordem jurdica, tanto na seara administrativa, quanto na criminal e na cvel. Foram criadas, como revelado, algumas reas a serem especialmente protegidas, graas aos seus atributos naturais ou culturais e sua grande biodiversidade, dentre as quais se encontram as Unidades de Conservao. Observa-se, contudo, que ainda h graves problemas a serem enfrentados por esses espaos, porquanto muitas das reas j criadas ainda no atingiram plenamente os objetivos que motivaram sua criao. A falta de sistematizao e de regras claras, por um longo perodo, contribuiu para prejudicar ainda mais esses espaos. A instituio do SNUC, por sua vez, mostrou-se favorvel superao de parte desse desafio, posto que abriu a possibilidade de criao de um sistema que integra, sob um s marco legal, as unidades de conservao das trs esferas de governo (federal, estadual e municipal), com um amplo, mas nem sempre claro, conceito para elas. Embora para alguns, o meio ambiente ainda se apresente como uma restrio ao crescimento, a maioria da sociedade j o enxerga como um meio de oportunidades de negcios sustentveis que harmonizam o desenvolvimento econmico, a gerao de emprego e renda e a proteo de recursos naturais. Sendo assim, apreende-se o quo relevante se mostra limitar a atividade econmica em determinados espaos, com o intuito de preservar a sua biodiversidade e esses seus recursos. Evidencia-se, no que concerne IPGN, por sua vez, a necessidade de analisar a compatibilidade de um projeto petrolfero com a natureza de cada espao territorial protegido. Pde-se observar, portanto, que em apenas algumas unidades de conservao as atividades de explorao e produo de petrleo e gs natural ho de ser admitidas. Por fim, tem-se o desenvolvimento de uma conscincia ambiental cada vez mais fortalecida, para que haja uma explorao de recursos naturais em geral da forma mais econmica e biologicamente racional possvel. Revela-se de suma importncia essa participao e conscientizao social para se promover um meio ambiente rico

em recursos e imune a qualquer dano que possa prejudic-lo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito ambiental. 7 ed. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2005. BENJAMIN, Antnio Herman V. Direito Ambiental das reas Protegidas: O Regime Jurdico das Unidades de Conservao. Forense Universitria, 2001. BEZERRA, Fabiano Csar Petrovich. O licenciamento ambiental para a explorao e produo do petrleo e gs natural luz do ordenamento jurdico brasileiro. Natal: UFRN [monografia de Graduao em Direito], 2004. BEZERRA, Juliano Csar Petrovich. O meio ambiente e sua tutela jurdica: o caso especial das unidades de conservao. In: Revista jurdica In verbis. p. 133-148. Ano 11. v. 19. BRASIL. Coletnea de Legislao de Direito Ambiental e Constituio Federal. Organizadora: Odete Medauar. 3 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004. LEUZINGER, Mrcia Dieguez. Criao de espaos territoriais especialmente protegidos e indenizao. In: Revista de Direito Ambiental. v. 25. p. 108 - 128. jan/mar 2002. RODRIGUES, Jos Eduardo Ramos. Sistema Nacional de Unidades de Conservao. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005 SILVA, Amrico Lus. Direito do meio ambiente e dos recursos naturais. So Paulo: Revistas dos Tribunais, 2005. v 2. SILVA, Jos Afonso da. Direito Ambiental Constitucional. 4 ed. So Paulo: Malheiros, 2002.

Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 23 a 28 de Setembro de 2007, Caxambu - MG

Vous aimerez peut-être aussi