Vous êtes sur la page 1sur 9

EMPIRISMO.

O empirismo uma teoria filosfica que defende o conhecimento da razo, da verdade e das idias racionais atravs da experincia. Essa teoria muito desagrada os adeptos da teoria inatista que afirma termos em nossa mente desde o perodo extra-uterino princpios racionais e idias verdadeiras. O empirismo descrito-caracterizado pelo conhecimento cientfico, a sabedoria adquirida por percepes; pela origem das idias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relao de causa-efeito por onde fixamos na mente o que percebido atribuindo percepo causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variao da conscincia de acordo com cada momento; pela concepo da razo que no v diferena entre o esprito e extenso, como prope o Racionalismo e ainda pela matemtica como linguagem que afirma a inexistncia de hipteses. John Locke considerado o principal figurante do empirismo. Com sua corrente, denominada Tabula Rasa, afirmou que as pessoas desconhecem tudo, mas que atravs de tentativas e erros aprendem e conquistam experincia. Sua corrente tambm originou o behaviorismo que busca o entendimento dos processos mentais internos do homem.

JHON LOCKE John Locke, em seu Ensaio Acerca do Entendimento, defende a impossibilidade de princpios inatos na mente. Para ele, a teoria do inatismo insustentvel por contradizer a experincia, ou seja, se houvesse idias inatas todas as pessoas, inclusive as crianas e os idiotas gozariam delas. Locke diz ainda que os argumentos que fundamentam a teoria do inatismo no tm valor de prova, por exemplo, o fato de haver certos princpios, tanto tericos como prticos, universalizados no servem como prova para o inatismo porque os mesmos tambm s podem ser adquiridos mediante a experincia e alguns dos princpios considerados como universais no o so devido ao fato de boa parte da humanidade ignor-los. Locke deixa bem claro que as capacidades so inatas, mas o conhecimento adquirido. Pelo uso da razo somos capazes de alcanar certos conhecimentos e com eles concordar, e no de descobrir. Locke diz que "...se os homens tm verdades inatas impressas originalmente, e antes do uso da razo, permanecendo delas ignorantes at atingirem o uso da razo, consiste em afirmar que os homens, ao mesmo tempo, as conhecem e no as conhecem". Para Locke, o conhecimento segue os seguintes passos: Os sentidos tratam com idias particulares a mente se familiariza deposita na memria e d nomes a mente vai abstraindo, apreendendo gradualmente o uso dos nomes gerais. Ele aprofunda esta explicao mais adiante. No segundo livro do seu Ensaio Acerca do Entendimento, Locke descreve as fases do processo cognitivo; no momento do nascimento a alma uma tbula rasa, como uma folha de papel em branco e o conhecimento comeam com a experincia sensvel. As fases do processo cognitivo seguem por quatro estgios:

Intuio: o momento em que as idias simples so recebidas. Existem dois tipos de idias simples, as que so frutos da experincia externa e as que so fruto da experincia interna.

Sntese: as idias simples formam por combinao as idias complexas. Anlise: por anlise, as vrias idias complexas formam as idias abstratas. Idia abstrata, aqui, no representa a essncia das coisas porque a essncia incognoscvel. Comparao: diferentemente de sntese ou associao, colocando-se uma idia ao lado da outra e comparando-as que se formam as relaes, ou seja, as idias que exprimem relaes.

Nos livros posteriores, da mesma obra, Locke afirma que o homem no pode conhecer a essncia das coisas, mas s a sua existncia. Atravs de um raciocnio baseado no nexo causal pode-se conhecer a existncia do mundo e de Deus. Do mundo porque, sendo passivos em nossas sensaes, temos de admitir uma realidade distinta de ns que seja causa de nossas sensaes; de Deus porque partindo do estudo dos seres finitos, devemos necessariamente concluir que existe uma causa universal, infinita. Anlise Crtica do Pensamento de Jhon Locke Muito brilhante a concepo que Locke nos apresenta sobre o conhecimento. No muito difcil de concordarmos com sua teoria. De fato, se o conhecimento fosse inato, todos teramos uma espcie de conhecimento padro, e no precisaramos freqentar escolas a fim de despert-los em ns. muito difcil a possibilidade de conhecer algo sem a interferncia dos sentidos, pois todas as "janelas" do nosso intelecto esto abertas neles. Apesar de centralizar o conhecimento na experincia, Jhon Locke deixa bem claro que a capacidade de conhecer inata. Reconhecemos a experincia como uma grande fonte de conhecimentos. difcil admitir algum conhecimento independente dos sentidos. No entanto, deve haver algum fator a priori que no provenha da experincia, mas que provenha de forma intuitiva, por exemplo, espao e tempo. Da mesma forma, se a experincia fosse a nica possibilidade de conhecimento, todos tenderamos a uniformidade intelectual; no entanto h, por exemplo, pessoas que por mais que se dediquem a certo ramo de atividade, no conseguem muito progresso, tendo assim que mudar de ramo. Se fosse a experincia a nica fonte de conhecimentos, todos que se propusessem: biologia desenvolveriam a biologia, fsica desenvolveriam a fsica, mas sabemos que no assim. Concluso ao Pensamento de Jhon Locke O pensamento de Locke sobre o conhecimento foi uma grande contribuio para filsofos posteriores que se dedicaram mesma temtica. Por mais que as concluses que se tenham chegado at hoje tenham uma grande validade, h ainda a necessidade de continuar-se investigando com empenho e dedicao. Se o conhecimento algo que se constri, esta construo infinita afinal, a razo humana um terreno que ainda tem muito a ser explorado.

Racionalismo
Doutrina que afirma que tudo que existe tem uma causa inteligvel, mesmo que no possa ser demonstrada de fato, como a origem do Universo. Privilegia a razo em detrimento da experincia do mundo sensvel como via de acesso ao conhecimento. Considera a deduo como o mtodo superior de investigao filosfica.

REN DESCARTES
Nasce na cidade de Haye, atual Descartes. Estuda na Universidade de Poitiers at 1616. Dois anos depois, ingressa no exrcito do prncipe de Orange, na Holanda, onde toma contato com as ltimas descobertas da matemtica. Com 22 anos, comea a formular sua geometria analtica e seu "mtodo de raciocinar corretamente". Lana as bases do mtodo cientfico moderno ao romper com a filosofia aristotlica em 1619 e propor uma cincia unitria e universal. Sua principal obra o Discurso do Mtodo (1637), na qual apresenta a premissa de seu mtodo de raciocnio - "Penso, logo existo!"

Mtodo de Pensar Descartes quer estabelecer um mtodo universal, inspirado no rigor matemtico e em suas "longas cadeias de razo". 1. - A primeira regra a evidncia: no admitir "nenhuma coisa como verdadeira se no a reconheo evidentemente como tal". Em outras palavras, evitar toda "precipitao" e toda "preveno" (preconceitos) e s ter por verdadeiro o que for claro e distinto, isto , o que "eu no tenho a menor oportunidade de duvidar". Por conseguinte, a evidncia o que salta aos olhos, aquilo de que no posso duvidar, apesar de todos os meus esforos, o que resiste a todos os assaltos da dvida, apesar de todos os resduos, o produto do esprito crtico. No, como diz bem Janklvitch, "uma evidncia juvenil, mas quadragenria". 2. - A segunda, a regra da anlise: "dividir cada uma das dificuldades em tantas parcelas quantas forem possveis". 3. - A terceira, a regra da sntese: "concluir por ordem meus pensamentos, comeando pelos objetos mais simples e mais fceis de conhecer para, aos poucos, ascender, como que por meio de degraus, aos mais complexos". 4. - A ltima a dos "desmembramentos to complexos... a ponto de estar certo de nada ter omitido". Se esse mtodo tornou-se muito clebre, foi porque os sculos posteriores viram nele uma manifestao do livre exame e do racionalismo. a) Ele no afirma a independncia da razo e a rejeio de qualquer autoridade? "Aristteles disse" no mais um argumento sem rplica! S contam a clareza e a distino das idias. Os filsofos do sculo XVIII estendero esse mtodo a dois domnios de que Descartes, importante ressaltar, o excluiu expressamente: o poltico e o religioso (Descartes conservador em poltica e coloca as "verdades da f" ao abrigo de seu mtodo).

b) O mtodo racionalista porque a evidncia de que Descartes parte no , de modo algum, a evidncia sensvel e emprica. Os sentidos nos enganam, suas indicaes so confusas e obscuras, s as idias da razo so claras e distintas. O ato da razo que percebe diretamente os primeiros princpios a intuio. A deduo limita-se a veicular, ao longo das belas cadeias da razo, a evidncia intuitiva das "naturezas simples". A deduo nada mais do que uma intuio continuada.

A Metafsica No Discurso sobre o Mtodo, Descartes pensa sobretudo na cincia. Para bem compreender sua metafsica, necessrio ler as Meditaes. 1. - Todos sabem que Descartes inicia seu itinerrio espiritual com a dvida. Mas necessrio compreender que essa dvida tem outro alcance que a dvida metdica do cientista. Descarte duvida voluntria e sistematicamente de tudo, desde que possa encontrar um argumento, por mais frgil que seja. Por conseguinte, os instrumentos da dvida nada mais so do que os auxiliares psicolgicos, de uma ascese, os instrumentos de um verdadeiro "exrcito espiritual". Duvidemos dos sentidos, uma vez que eles freqentemente nos enganam, pois, diz Descartes, nunca tenho certeza de estar sonhando ou de estar desperto! (Quantas vezes acreditei-me vestido com o "robe de chambre", ocupado em escrever algo junto lareira; na verdade, "estava despido em meu leito"). Duvidemos tambm das prprias evidncias cientficas e das verdades matemticas! Mas qu? No verdade - quer eu sonhe ou esteja desperto - que 2 + 2 = 4? Mas se um gnio maligno me enganasse, se Deus fosse mau e me iludisse quanto s minhas evidncias matemticas e fsicas? Tanto quanto duvido do Ser, sempre posso duvidar do objeto (permitam-me retomar os termos do mais lcido intrprete de Descartes, Ferdinand Alqui). 2. - Existe, porm, uma coisa de que no posso duvidar, mesmo que o demnio queira sempre me enganar. Mesmo que tudo o que penso seja falso, resta a certeza de que eu penso. Nenhum objeto de pensamento resiste dvida, mas o prprio ato de duvidar indubitvel. "Penso, cogito, logo existo, ergo sum. No um raciocnio (apesar do logo, do ergo), mas uma intuio, e mais slida que a do matemtico, pois uma intuio metafsica, metamatemtica. Ela trata no de um objeto, mas de um ser. Eu penso, Ego cogito (e o ego, sem aborrecer Brunschvicg, muito mais que um simples acidente gramatical do verbo cogitare). O cogito de Descartes, portanto, no , como j se disse, o ato de nascimento do que, em filosofia, chamamos de idealismo (o sujeito pensante e suas idias como o fundamento de todo conhecimento), mas a descoberta do domnio ontolgico (estes objetos que so as evidncias matemticas remetem a este ser que meu pensamento). 3. - Nesse nvel, entretanto, nesse momento de seu itinerrio espiritual, Descartes solipsista. Ele s tem certeza de seu ser, isto , de seu ser pensante (pois, sempre duvido desse objeto que meu corpo; a alma, diz Descartes nesse sentido, " mais fcil de ser conhecida que o corpo"). pelo aprofundamento de sua solido que Descartes escapar dessa solido. Dentre as idias do meu cogito existe uma inteiramente extraordinria. a idia de perfeio, de infinito. No posso t-la tirado de mim mesmo, visto que sou finito e imperfeito. Eu, to imperfeito, que tenho a idia de Perfeio, s posso t-la recebido de um Ser perfeito que me ultrapassa e que o autor do meu ser. Por conseguinte, eis demonstrada a existncia de Deus. E nota-se que se trata de um Deus perfeito, que, por conseguinte, todo bondade. Eis o fantasma do gnio maligno exorcizado. Se Deus perfeito, ele no pode ter querido enganar-me e todas as minhas idias claras e distintas so garantidas pela veracidade divina. Uma vez que Deus existe, eu ento

posso crer na existncia do mundo. O caminho exatamente o inverso do seguido por So Toms. Compreenda-se que, para tanto, no tenho o direito de guiar-me pelos sentidos (cujas mensagens permanecem confusas e que s tm um valor de sinal para os instintos do ser vivo). S posso crer no que me claro e distinto (por exemplo: na matria, o que existe verdadeiramente o que claramente pensvel, isto , a extenso e o movimento). Alguns acham que Descartes fazia um circulo vicioso: a evidncia me conduz a Deus e Deus me garante a evidncia! Mas no se trata da mesma evidncia. A evidncia ontolgica que, pelo cogito, me conduz a Deus fundamenta a evidncia dos objetos matemticos. Por conseguinte, a metafsica tem, para Descartes, uma evidncia mais profunda que a cincia. ela que fundamenta a cincia (um ateu, dir Descartes, no pode ser gemetra!). 4. - A Quinta meditao apresenta outra maneira de provar a existncia de Deus. No mais se trata de partir de mim, que tenho a idia de Deus, mas antes da idia de Deus que h em mim. Apreender a idia de perfeio e afirmar a existncia do ser perfeito a mesma coisa. Pois uma perfeio no-existente no seria uma perfeio. o argumento ontolgico, o argumento de Santo Anselmo que Descartes (que no leu Santo Anselmo) reencontra: trata-se, ainda aqui, mais de uma intuio, de uma experincia espiritual (a de um infinito que me ultrapassa) do que de um raciocnio. Concluso Descartes teve grande influncia no desenvolvimento da filosofia, repercutindo nos estudos da matemtica, cincias e tambm nos campos da justia e da teologia. Acima de tudo, seu trabalho filosfico teve um grande impacto sobre o pensamento europeu. Descartes influenciou muitos dos filsofos que vieram posteriormente. Ao longo dos sculos XVII e XVIII, suas idias filosficas estiveram sempre presentes. Grandes filsofos como Locke, Hume e Kant utilizaram suas teorias e princpios. Por estas razes, ele freqentemente chamado de o pai da filosofia moderna.

Empirismo x Racionalismo
Racionalismo e Empirismo possuem contedos diferenciados. Um mtodo para entende-los comumente utilizado pelo Racionalismo -: a anlise. 1.1 Conhecimento Cientfico

O Racionalismo argumenta que a obteno do conhecimento cientfico se d pelas idias inatas, que seriam pensamentos existentes no homem desde sua origem que o tornariam capazes de intuir (deduzir) as demais coisas do mundo. Tais idias inatas seriam o fundamento da Cincia. Para o Empirismo, a Experincia a base do conhecimento cientfico, ou seja, adquirese a Sabedoria atravs da percepo do Mundo externo, ou ento do exame da atividade da nossa mente, que abstrai a Realidade que nos exterior e as modifica internamente. Da ser o Empirismo de carter individualista, pois tal conhecimento varia da percepo, que diferente de um indivduo para o outro.

1.2 Origens das Idias

Para o Racionalismo podem existir 3 tipos de Idias:

1. As do mundo exterior formada atravs da captao da Realidade externa por ns mesmos internamente; 2. 3. As inventadas pela Imaginao, fruto do processo criativo da nossa mente; As idias inatas, aquelas que j nascem com o sujeito, concedidas por Deus como uma ddiva, e que so a base da Razo. Com estas idias podemos conhecer as leis da Natureza, que tambm foram criadas por Deus. Tal princpio parte da certeza do pensamento para afirmar qualquer outra realidade.

O Empirismo diz que a origem das Idias o processo de abstrao que se inicia com a percepo que temos das coisas atravs dos nossos sentidos. Da diferencia-se o Empirismo: no preocupado com a coisa em si, estritamente objetivista; nem tampouco com a idia que fazemos da coisa atribuda pela Razo, com ensina o Racionalismo; mas puramente como percebemos esta coisa, ou melhor dizendo, como esta coisa chega at ns atravs dos sentidos.

1.3 Relao de causa e efeito

As relaes de causa e efeito so vistas pelo Racionalismo como obedientes ao Mecanicismo. Por este, entender-se-ia que a Razo rege as leis da Extenso (materialidade das coisas) e do movimento. Tal rigor seria matemtico e completamente objetivo, ou seja uma propriedade do Real. Em outras palavras, as relaes que o homem observa so inerentes aos objetos em si e Mecnica da Natureza, espcie de engrenagens que obedecem a uma ordem preestabelecida. Para o Empirismo a relao de causa e efeito nada mais do que resultado de nossa forma habitual de perceber fenmenos e relacion-los como causa e consequncia

atravs de uma repetio constante. Ou seja, as leis da Natureza s seriam leis porque observaram-se repetidamente pelos homens. 1.4 Autonomia do sujeito

Para o Racionalismo a liberdade de conscincia do indivduo tem um fim: uma justa apreciao dos bens, dizendo ainda que houvesse uma identidade permanente da conscincia individual. J o Empirismo nega tal identidade permanente, pois o contedo de nossa conscincia varia de um momento para outro de tal forma que ao longo do tempo essa conscincia teria, em momentos diferentes, um contedo diferente. A explicao est no fato de que a conscincia, como sendo um conjunto de representaes, dependeria das impresses que temos das coisas, mas sendo impresses estariam sujeitas a variaes.

1.5 Concepes de Razo

O Racionalismo v a Razo como a capacidade de bem julgar e de discernir o verdadeiro do falso. Entende que a Razo independente da experincia sensvel, e que pertence ao Esprito que diverso da Extenso. O Empirismo apesar de no possuir pensamento contraditrio entende de forma bem diferente: diz que a Razo dependente da experincia sensvel, logo no v dualidade entre esprito e extenso(como no Racionalismo), de tal forma que ambos so extremidades de um mesmo objeto.

1.6 Matemtica como linguagem

Para o Racionalismo deve-se utilizar do mtodo de conhecimento inspirado no rigor da Matemtica. Vale dizer, completo e inteiramente dominado pela Razo: "os princpios conhecidos por intuio desempenham o papel de axiomas". o mtodo dedutivo que parte do geral para o particular, primeiro elaboram-se as suposies e depois so feitas as comprovaes ou no. No Empirismo tal mtodo matemtico no aceito. A experincia o ponto de partida de nosso conhecimento, logo no h necessidade de fazer hipteses. Assim caracterizase o mtodo indutivo que parte do particular (experincias) para a elaborao de princpios gerais.

Concluso Empirismo.
O empirismo uma teoria filosfica que defende o conhecimento da razo, da verdade e das idias racionais atravs da experincia. Essa teoria muito desagrada os adeptos da teoria inatista que afirma termos em nossa mente desde o perodo extra-uterino princpios racionais e idias verdadeiras.

Concluso Racionalismo.
Doutrina que afirma que tudo que existe tem uma causa inteligvel, mesmo que no possa ser demonstrada de fato, como a origem do Universo. Privilegia a razo em detrimento da experincia do mundo sensvel como via de acesso ao conhecimento. Considera a deduo como o mtodo superior de investigao filosfica.

Fonte Bibliogrfica:
http://www.webartigos.com/articles/17096/1/O-EMPIRISMO-DE-JOHNLOCKE/pagina1.html#ixzz0rXLDB6jO http://.profesron.spaceblog.com.br/42501/RACIONALISMO-x-EMPIRISMO/ http://www.algosobre.com.br/sociofilosofia/racionalismo.html http://www.mundodosfilosofos.com.br/descartes.htm

Vous aimerez peut-être aussi