Vous êtes sur la page 1sur 9

DIREITO TRIBUTRIO I

Esta apresentao vem para complementar o trabalho escrito acerca de Instruo Normativa, Ato Declaratrio, Portaria e Ordem de Servio solicitado para avaliao.

Professor Mestre Jefferson Roberto Panarotto Acadmicos Bruna Grolli, Cibele Bumbel Baginski e Luis Alberto Corra da Silva.

ATO DECLARATRIO
o ato administrativo cuja prtica declara a existncia de uma relao jurdica entre o estado e o particular. O ato praticado pela administrao tem presuno de validade, portanto, at prova contrria, o que constar no lanamento pode ser exigido pela

administrao.

PORTARIA
Conceito: Portaria , em Direito, um documento de ato administrativo de qualquer autoridade pblica, que contm instrues acerca da aplicao de leis ou regulamentos, recomendaes de carter geral, normas de execuo de servio, nomeaes, demisses,

punies, ou qualquer outra determinao da sua competncia.

INSTRUO NORMATIVA
Uma Instruo Normativa um ato puramente administrativo, uma norma complementar

administrativa, to somente, ela complementa o que est numa Portaria de um superior


hierrquico, num decreto presidencial, ou Portarias Interministeriais. Jamais uma Instruo Normativa pode inovar um ordenamento jurdico passando por cima do contedo de leis ou decreto (ato administrativo que deve guardar consonncia com as leis), pois na Constituio, somos obrigados a fazer ou deixar de fazer algo em funo de LEI. Uma Instruo Normativa expedida pelos superiores dirigentes dos rgos pblicos, seja o representante maior do rgo, ou quele que tem delegao de poderes para emitir instrues normativas sobre sua rea. A IN diz o que os agentes daquele rgo pblico devem seguir, executar, fazer. A IN diz respeito s atribuies que devem ser seguidas por aqueles parmetros especificados naquele ato

administrativo.

Percebe-se, desde j, que IN so documentos grandes e com anexos. No trabalho escrito que possui mais leituras constam estes exemplos para uma visualizao mais legvel.

ORDEM DE SERVIO
Ato administrativo interno dos setores pblicos, que determina o procedimento burocrtico para a execuo de uma tarefa ou atendimento necessrio.

No foi encontrado no site da Receita Federal nenhuma Ordem de Servio, e


considerando que provas ilegais no so aceitas em Direito Penal, aqui tambm, optamos por no invadir o sistema do Ministrio da Fazenda pra procurar uma.

PARA LER MAIS


Selecionamos dois artigos que resumem os Atos Administrativos tratados nesse trabalho para que possam ser disponibilizados no UCSvirtual pelo professor e que esclarecem detalhes acerca da natureza jurdica e doutrina utilizada nestes atos.

Colegas e Professor, obrigado pela ateno.

Vous aimerez peut-être aussi