Vous êtes sur la page 1sur 26

Introduo

Neste trabalho vamos tratar da policia comunitria no tocante a suas funes e projetos, a necessidade de se instituir instrumentos adequados a participao da coletividade na busca de solues para os problemas relacionados com a segurana publica. Tal projeto tem por objetivo estreitar as relaes entre a policia e a comunidade com o intuito de que esta, participe com mais intensidade do trabalho policial, no sentido de estabelecer quais as metas necessrias para se obter um resultado satisfatrio na minimizao dos ndices de violncia e pratica das mais variadas contravenes penais na sua respectiva rea de atuao. Portanto, temos que dar notoriedade a tais programas de implantao para fazer com que o cidado auxilie a policia e trabalhe em parceria com as mesma afirmando a sociedade que a policia esta pronta para trabalhar com afinco e promover uma sociedade mas justa e fraterna a todos.

O que Polcia Comunitria? Conceito: Definio do que policia comunitria: uma filosofia e estratgia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a populao e a policia. Baseia-se na premissa de que tanto a policia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporneos tais como crime, drogas medo do crime, desordens fsicas e morais,e em geral a decadncia do bairro,com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na rea.

Os nove ps do policiamento comunitrio Filosofia. A filosofia do policiamento comunitrio baseia-se na crena de que os desafios contemporneos requerem que a Polcia fornea um servio de policiamento completo, preventivo e repressivo, envolvendo diretamente a comunidade como parceria no processo de identificao, priorizao e resoluo de problemas, incluindo o crime, medo do crime, drogas ilcitas, desordens fsicas

e sociais e decadncia do bairro. Um amplo engajamento do departamento implica em mudanas tanto nas polticas quanto nos procedimentos. Personalizao. Com o fornecimento comunidade do seu prprio policial comunitrio, o policiamento comunitrio quebra o anonimato de ambos os lados os Policiais do policiamento comunitrio e os residentes da rea se conhecem a ponto de se tratarem pelo nome. Policiamento. O Policiamento comunitrio mantm um forte enfoque repressivo; os Policiais comunitrios atendem s chamadas de servio e realizam prises como qualquer outro policial, eles, porm se preocupam tambm com a resoluo preventiva dos problemas. Patrulhamento. Os Policiais comunitrios patrulham as suas comunidades, mas o objetivo libert-los do isolamento da radiopatrulha, fazendo com que freqentemente faam a patrulha a p ou lancem mo de outros meios de transporte, tais como bicicletas, cavalos, motocicletas de trs rodas, etc. Permanncia. O policiamento comunitrio requer que os Policiais sejam alocados permanentemente a certa ronda, a fim de que possam ter o tempo, a oportunidade e a continuidade para desenvolverem esta nova parceria com a comunidade. A permanncia significa que os Policiais comunitrios no devem ser trocados constantemente de ronda e que no devem ser usados como substitutos dos policiais que esto de frias ou que faltaram ao servio. Posto. Todas as jurisdies, por maiores que sejam, podem ser subdivididas em bairros ou vizinhanas. O Policiamento comunitrio de centraliza os Policiais, fazendo com que eles possam ser donos das rondas da sua vizinhana, atuando como se fossem mini-chefes de polcia, adequando a resposta s necessidades especficas da rea que esto patrulhando. Alm disso, o policiamento comunitrio descentraliza o processo de deciso, no apenas proporcionando ao Policial comunitrio a autonomia de agir, mas tambm concedendo a todos os policiais para agirem na resoluo de problemas com base no policiamento comunitrio. Preveno. No intuito de proporcionar um servio completo de polcia comunidade, o policiamento comunitrio equilibra as respostas aos incidentes criminais e s emergncias, com uma ateno especial na preveno dos problemas antes que estes ocorram ou se agravem.

Parceria. O policiamento comunitrio encoraja uma nova parceria entre as pessoas e a sua polcia, apoiada no respeito mtuo, no civismo e no apoio. Resoluo de problemas. O Policiamento comunitrio redefine a misso da Polcia em relao resoluo de problemas, de modo que o sucesso ou o fracasso dependam da qualidade do resultado (problemas resolvidos) mais do que simplesmente dos resultados quantitativos (nmeros de detenes feitas, multas emitidas, etc., conhecidos como policiamento de nmeros). Tanto as medidas quantitativas como as qualitativas so necessrias. Os dez princpios do Policiamento Comunitrio Estes princpios devem estar presentes em todas as polticas, procedimentos e prticas associadas ao policiamento comunitrio. Muitos grupos usam estes princpios como um guia, ao redigir planos, referindo-se a princpios especficos como uma justificativa ou explicao para certas decises ou aes. 1. Filosofia e Estratgia Organizacional. O policiamento comunitrio ao mesmo tempo uma filosofia (uma maneira de pensar) e uma estratgia organizacional (uma maneira de desenvolver a filosofia) que permite Polcia e s pessoas trabalharem estreitamente juntas em novas maneiras para resolver os problemas da criminalidade, das drogas ilcitas, do medo do crime, das desordens fsicas e sociais (desde pichao at vcio em drogas), da decadncia do Bairro, e a qualidade geral de vida na comunidade. A filosofia reside na crena de que as pessoas merecem influir no processo policial, em troca da sua participao e do seu apoio. Apoia-se tambm na crena de que as solues para os problemas atuais da comunidade exigem a liberao das pessoas e da polcia para poderem explorar novas maneiras criativas de lidar com as preocupaes do bairro, para alm de uma viso estreita dos incidentes criminais individuais.

2. Comprometimento com a concesso de Poder comunidade. A estratgia organizacional do policiamento comunitrio exige antes de mais nada que todo mundo no departamento policial, incluindo tanto o pessoal civil quanto o fardado, deve investigar maneiras de traduzir para a prtica a filosofia da participao do poder. Isto exige uma mudana, sutil nas sofisticada, de modo que todos no departamento compreendam a necessidade de se concentrar na resoluo de problemas da comunidade, atravs de novas e criativas maneiras, podendo abranger o desafio e o esclarecimento das prprias pessoas envolvidas no processo de policiamento. O policiamento comunitrio implica em uma mudana dentro do departamento que garanta uma maior autonomia (liberdade para tomar decises) aos Policiais operacionais, o que tambm supe um maior respeito por suas idias como profissionais de Polcia. Dentro da comunidade, os cidados devem participar, como plenos parceiros da Polcia, dos direitos e das responsabilidades envolvidas na identificao, priorizao e soluo dos problemas.

3. Policiamento descentralizado e personalizado. Para implantar o verdadeiro policiamento comunitrio, os departamentos policiais devem tambm criar e desenvolver um novo tipo de policial operacional, que aja como uma ligao direta entre a polcia e as pessoas da comunidade. medida que a comunidade demanda especialistas, os policiais comunitrios devem ser liberados do isolamento da radiopatrulha e das chamadas pelo rdio, de modo que possam manter contato dirio, direto e pessoal com as pessoas a que servem, em uma

rea bem definida de patrulhamento. A longo prazo, todos os Policiais devem praticar a abordagem do policiamento comunitrio.

4. Resoluo Preventiva de Problemas, a curto e longo prazo. O amplo papel do policial comunitrio exige um contato contnuo e sustentado com as pessoas da comunidade respeitadoras da lei, de modo que possam, em conjunto, explorar novas solues criativas para as preocupaes locais, servindo os cidados como auxiliares e voluntrios. Como Policiais que devem zelar pelo cumprimento da lei, os Policiais comunitrios atendem aos chamados e realizam prises, mas tambm ultrapassam esta viso estreita, de modo a de desenvolver e monitorar iniciativas mais abrangentes e de longo prazo, que podem envolver todos os elementos da comunidade nos esforos para melhorar a qualidade geral de vida. Como o ombudsman da comunidade, o policial comunitrio age tambm como um elo em relao a outras instituies pblicas e privadas que possam ser teis uma dada situao.

5. tica, legalidade, responsabilidade e confiana. O policiamento comunitrio pressupe um novo contrato entre a polcia e os cidados que ele atende. Este contrato oferece uma esperana de superar a apatia generalizada e

ao

mesmo

de

restringir

qualquer

impulso

de

vigilantismo.

Este

novo

relacionamento, baseado na confiana e no respeito mtuos, sugere tambm que a polcia pode servir como um catalisador, desafiando as pessoas a aceitarem sua participao na responsabilidade pela qualidade geral de vida da comunidade. O policiamento comunitrio significa que os cidados sero estimulados a cuidar mais por si mesmos de suas preocupaes menores; em troca, porm, isto liberar a polcia para trabalhar com as pessoas no desenvolvimento imediato ou a longo prazo de solues para os problemas da comunidade, atravs de mtodos que incentivam a responsabilidade e o respeito mtuos.

6. Extenso do Mandato Policial. O policiamento comunitrio acrescenta o elemento preventivo vital ao papel repressivo tradicional da Polcia, resultando em um servio policial de pleno espectro. Como a nica instituio de controle social aberta 24 horas por dia, sete dias por semana, a polcia precisa manter a capacidade de responder imediatamente s crises e aos incidentes criminais. Mas o policiamento comunitrio amplia o papel da polcia, de modo que ela possa produzir um maior impacto na realizao de transformaes que venham ao encontro das promessas de tornar as comunidades mais seguras e mais atraentes como lugares para viver amanh.

7. Ajuda para as pessoas com necessidades especficas. O policiamento comunitrio enfatiza a explorao de novos caminhos para proteger e valorizar as vidas das pessoas mais vulnerveis jovens, velhos, minorias,

pobres, deficientes, sem teto. Ele assimila e amplia o alcance dos esforos prvios, tais como a preveno do crime e as relaes polcia-comunidade.

8. Criatividade e apoio bsicos. O policiamento comunitrio promove o uso judicioso da tecnologia, mas tambm repousa na crena de que nada supera o que pode ser alcanado por seres humanos dedicados, conversando e trabalhando juntos. O policiamento comunitrio inocula confiana nas pessoas que esto na linha de frente, juntas na rua, ao confiar em seu discernimento, sabedoria e experincia, para fabricar novas abordagens criativas para as preocupaes contemporneas da comunidade.

9. Mudana Interna. O policiamento comunitrio deve ser uma abordagem plenamente integrada, envolvendo todo o departamento, servindo os Policiais comunitrios de generalistas que fazem a ponte entre a Polcia e a populao atendida. A abordagem do policiamento comunitrio exerce internamente um papel crucial, fornecendo informaes e esclarecimentos sobre os problemas da comunidade e recrutando apoio da comunidade para os objetivos gerais do

departamento. Uma vez aceito o policiamento comunitrio como estratgia de longo prazo, todos devem pratic-lo. Isto pode levar de dez a quinze anos.

10. Construo do futuro. O policiamento comunitrio oferece comunidade um servio policial descentralizado e personalizado. O Policiamento comunitrio reconhece que a polcia no pode impor ordem na comunidade de fora para dentro, mas que as pessoas devem ser encorajadas a pensar na polcia como um recurso a ser utilizado para ajud-las a resolver os problemas atuais da comunidade. No uma ttica a ser aplicada e depois abandonada, e sim uma nova filosofia e uma estratgia organizacional que fornece a flexibilidade capaz de atender as necessidades e prioridades locais, medida que elas mudam atravs do tempo.

O que o Policiamento comunitrio no : Para compreender o que o policiamento comunitrio necessrio tambm compreender o que ele no . O Policiamento comunitrio no uma ttica, nem uma tcnica, nem um programa. O policiamento comunitrio no um esforo limitado para ser tentado e depois abandonado, e sim um novo modo de oferecer o servio policial comunidade. O policiamento comunitrio no relaes pblicas. A melhoria das relaes com a comunidade um agradvel subproduto desta nova forma de oferecer servio descentralizado e personalizado comunidade, e no seu objetivo principal, como seria o caso em um esforo de relaes pblicas. Contrariamente ao que ocorre com o Pessoal de relaes pblicas entre polcia e comunidade, os Policiais comunitrios so diretamente responsveis perante a comunidade. O policiamento comunitrio no anti-tecnologia. O policiamento comunitrio pode beneficiar-se de novas tecnologias, tais como sistemas computadorizados de gerenciamento das chamadas, se elas forem capazes de fornecer aos policiais operacionais mais tempo livre de patrulha para ser aproveitado na resoluo de problemas da comunidade. Alm disto, os policiais comunitrios freqentemente se beneficiam do acesso a terminais de computador, telefones celulares, secretrias eletrnicas, fax e outros avanos tecnolgicos. O policiamento comunitrio no condescendente com o crime. Os policiais comunitrios respondem s chamadas e fazem prises como quaisquer outros policiais operacionais, mas, alm disto, envolvem a comunidade a comunidade em iniciativas preventivas de curto e longo prazo, destinadas a reduzir problemas no futuro. A diferena que o policiamento comunitrio considera a deteno de um suspeito como um instrumento importante na resoluo de problemas e no como a medida bsica do sucesso ou do fracasso. O policiamento comunitrio no espalhafatoso. As aes dramticas da equipe da SWAT enchem as manchetes, mas o policiamento comunitrio complementa esses esforos atacando problemas crnicos que exigem a soluo a longo prazo de problemas comunitrios.

10

O policiamento comunitrio no paternalista. O policiamento comunitrio desloca o papel da polcia de especialista, detentora de todas as respostas, para o de parceira, num esforo para tornar a comunidade um local onde seja melhor e mais seguro viver e trabalhar. O policiamento comunitrio no uma entidade isolada dentro da instituio policial. Embora os policiais comunitrios possam ser s vezes o smbolo mais visvel do engajamento no policiamento comunitrio, estes policiais devem ser parte de uma estratgia geral de formar uma nova parceria com a comunidade. O objetivo tambm fazer com que estes policiais comunitrios sejam uma fonte qual os demais policiais do departamento possam recorrer para informaes em relao s suas rondas. O policiamento comunitrio no perfumaria. O policiamento comunitrio lida com problemas reais: crime grave, drogas ilcitas, medo do crime. O policiamento comunitrio ataca esses problemas enfrentando todo o espectro das dinmicas que permitem que estes problemas se instalem e cresam. O policiamento comunitrio no um enfoque de cima para baixo. O policiamento comunitrio transfere mais poder, a autoridade e responsabilidade para o nvel operacional, ao exigir que todos no departamento encontrem meios para expressar a filosofia nos seus trabalhos. Em especial, aos Policiais comunitrios deve ser dada a liberdade e a autonomia para agirem nas suas rondas como se fossem mini-chefes. O policiamento comunitrio no apenas um nome a mais para o trabalho de servio social. Ajudar as pessoas a resolverem os seus problemas, formal ou informalmente, tem sido sempre uma das tarefas do policial. O policiamento comunitrio apenas formaliza e promove a resoluo de problemas comunitrios, mantendo sempre uma forte componente de represso. O policiamento comunitrio no elitista. O objetivo certificar-se de que a Polcia no fique distanciada da comunidade, mas que se torne parte integrante ativa da comunidade. O policiamento comunitrio requer o apoio e/ou a participao direta dos seis Grandes, com o cidado comum desempenhando um papel equivalente. O policiamento comunitrio no concebido para favorecer os ricos e os poderosos. Algumas pessoas tm argumentado que o policiamento comunitrio

11

estende as outras classes sociais o mesmo tratamento pronto, corts, respeitosos e amvel que em geral dispensado aos ricos e poderosos. Todavia, o policiamento comunitrio tambm implica em dar mais poder aos menos favorecidos, oferecendo a eles tambm, uma parcela justa da variedade de servios pblicos. O policiamento comunitrio no seguro. Ao desafiar o status quo e encorajar a tomada de riscos, o policiamento comunitrio inclui implicitamente a possibilidade de incorrer em fracassos e cometer erros embaraosos. O policiamento comunitrio no uma frmula mgica e rpida ou uma panacia. Embora pelo fato de ser um processo criativo, a resoluo dos problemas com base na comunidade possa aportar sucessos imediatos, o policiamento comunitrio investe tambm em estratgias a longo prazo, visando a resoluo dos problemas e o aumento da qualidade geral de vida ao longo do tempo. Em especial, por causa da nfase dada pelo policiamento comunitrio interveno junto aos jovens, a extenso total do impacto do policiamento comunitrio poder levar anos para ser devidamente avaliada. O policiamento comunitrio no apenas um nome a mais para outras iniciativas da polcia tais como preveno do crime, relaes da polcia com a comunidade ou o policiamento atravs da resoluo de problemas. Preveno do crime. A preveno do crime compatvel com o policiamento comunitrio e muitos departamentos de polcia usam os seus policiais de preveno do crime como fonte de pessoal para iniciativas de policiamento comunitrio mas existem diferenas tanto nas suas estruturas quanto nos seus objetivos. Os policiais de preveno do crime so policiais especialistas cujas tarefas incluem a disseminao de informaes sobre a preveno do crime. Por outro lado, o policiamento comunitrio requer que o pessoal operacional participe do processo de resoluo de problemas da comunidade o que inclui um forte enfoque na preveno do crime, mas que tambm lida com uma srie de problemas que podem de outra maneira perpetuar um ambiente favorvel ao crime. Relaes entre a Polcia e a Comunidade. Como foi notado acima, o policiamento comunitrio melhora as relaes entre a polcia e a comunidade, principalmente as minorias como um subproduto desta nova forma de servio descentralizado e

12

personalizado, enquanto as relaes entre a Polcia e a comunidade visam exclusivamente a melhoria das relaes com o pblico. Assim como no caso da preveno do crime as relaes entre a polcia e a comunidade apoiam-se em uma equipe de especialistas, cujas funes concentram-se usualmente em um estreitamento das relaes com lderes formais da comunidade. Em contrapartida, a filosofia do policiamento comunitrio exige que os Policiais operacionais expressem sensibilidade e ateno s preocupaes dos cidados, como parte de toda uma gama de servios policiais. Alm disto, a estratgia organizacional do policiamento comunitrio permite que os Policiais sejam diretamente responsabilizados pelo seu comportamento perante as pessoas da sua ronda. Policiamento orientado para a resoluo de problemas. O policiamento comunitrio e o policiamento orientado para a resoluo de problemas freqentemente so confundidos, mas existem diferenas entre eles. O policiamento comunitrio envolve sempre o uso de tcnicas criativas de resoluo de problemas para atingir um amplo espectro de preocupaes comunitrias. Em contraposio, o policiamento orientado para a resoluo de problemas nem sempre exige o envolvimento da comunidade em todos os aspectos do processo de resoluo de problemas. De fato, certas abordagens do policiamento orientado para as resolues de problemas suscitam a preocupao de que seja aplicado de modo a manter os policiais como peritos, sem a exigncia de que a comunidade possa contribuir para o processo de identificar, priorizar e resolver problemas a longo prazo. Alm disto, os policiais solucionadores de problemas muitas vezes no trabalham a partir de um escritrio descentralizado, no possuem uma presena permanente nos bairros, nem pesquisam continuamente junto aos moradores para determinar se os problemas foram resolvidos a longo prazo. Como ficou claro acima, o policiamento comunitrio possui significados precisos, e no apenas porque exista resoluo de problemas policiais na comunidade, que se pode dizer que estejam satisfeitos os critrios para o policiamento comunitrio.

13

Os seis grandes da segurana comunitria Os Seis grandes referem-se aos seis grupos que devem ser identificados e trabalhados conjuntamente para assegurar o xito de quaisquer esforos de policiamento comunitrio. O Departamento de Polcia incluindo todo o pessoal, desde o Chefe at os policiais e funcionrios civis. A Comunidade incluindo todo mundo, desde os lderes comunitrios formais e informais, tais como os presidentes de associaes cvicas, sacerdotes e educadores, at os organizadores de atividades comunitrias e at os cidados comuns de rua. Autoridades Cvicas Eleitas incluindo o prefeito, o administrador da cidade, os vereadores, e quaisquer outros funcionrios federais ou estaduais cujo apoio possa afetar o futuro do policiamento comunitrio. A comunidade de negcios incluindo toda a gama de estabelecimentos comerciais, desde as grandes empresas at a tendinha da esquina. Outras Instituies incluindo instituies pblicas(justia, servios pblicos, servios de sade, etc.) e instituies sem fins lucrativos, desde clubes de escoteiros at grupos de obras de caridade e grupos de voluntrios. A mdia tanto a eletrnica quanto a escrita.

A Base terica para o policiamento comunitrio Frequentemente suscitada a questo sobre se o policiamento comunitrio baseado na teoria comumente aceita. A teoria do patrocnio Normativo. A teoria do patrocnio normativo postula que a maioria das pessoas tem boa vontade e iro cooperar com as outras, para facilitar a construo de um consenso (sower, 1957). A teoria Social Critica. A teoria social critica procura responder como se porque as pessoas se juntam para corrigir e superar os obstculos socioeconmicos e polticos que impedem de satisfazer suas necessidades

14

As trs idias centrais da teoria critica so: Esclarecimento. As pessoas devem ser esclarecidas sobre as circunstancias, antes de pleitear mudanas. Poder. As pessoas precisam agir para melhorar as suas condies. Emancipao. As pessoas podem atingir a liberao atravs da reflexo e da ao social. Resultados primrios a serem obtidos com o policiamento comunitrios 1)Maior credibilidade por parte das comunidades, diretores de Escolas etc. nas aes ostensivas da PM; 2)Surgimento do esprito de interao comunitria, dentro dos segmentos comandados; 3)Diminuio do ndice de criminalidade, nos quadrantes; 4)Reconhecimento dos Poderes Pblicos, acerca do aumento da ostensividade do servio policial militar; 5)Aumento da sensao de segurana por parte das comunidades. Objetivos da policia comunitria A Polcia Comunitria visa participao social, ou seja, o envolvimento de todos os cidados que morem, estudem ou trabalham na comunidade e que possam, voluntariamente, auxiliar a instituio policial na busca de solues que atuem sobre as causas da violncia e da criminalidade, proporcionando desta forma mais segurana e uma maior qualidade de vida. Perfil do policial comunitrio Elevado Grau de Iniciativa e Deciso: Espera - se que o policial comunitrio possua um alto grau de autonomia, estendida como a capacidade de conduzir-se sem a necessidade constante de superviso e controle externos, bem como seja capaz de decidir com presteza e Segurana.

15

Elevada Flexibilidade de Conduta: O Policial comunitrio no pode se prender a formas rgidas de compreender a realidade que o cerca sob pena de no ser capaz de dar solues aos problemas que se impuserem sobre ele; Elevada Criatividade: Um dos pressupostos, mas interessantes do policiamento comunitrio a liberdade que o policial deve ter para buscar formas, cada vez mais eficientes e eficazes de cumprir o seu papel junto comunidade, valendo-se dos meios disponveis no momento; timo Relacionamento Interpessoal: Para um policial militar, manter a relaes interpessoais em um nvel adequado um requisito considerado importante. Para o policial comunitrio, de outro lado, relacionamento interpessoal mais que um requisito profissional; verdadeiramente um valor pelo qual pauta todo o seu proceder. Excelente Receptividade e capacidade de Assimilao: O policial comunitrio no auge de sua atuao representar no seu bairro o papel de um verdadeiro lder. Ser comum, que a populao local a ele se dirija para solicitar, reclamar e sugerir. Assim, uma postura prioritariamente aberta aos contatos favorecera a colaborao e a participao da comunidade na resoluo dos seus problemas, sendo certo que sem parceria com os habitantes da regio no ser possvel falar em policiamento comunitrio. Boa Autocrtica: Requisito fundamental para o aperfeioamento constante do trabalho comunitrio. O senso do dever e o compromisso com os ideais da PM so a certeza de que um eventual momento de gloria individual sero divididos e capitalizados a favor da instituio e somente de sim mesmo.Um individuo com baixa autocrtica ou elevado egosmo tenderia a canalizar seus talentos na conquista de posies polticas junto a comunidade.O policial comunitrio deve ser capaz de observar seu comportamento ao relacionar-se profissional ou socialmente com a comunidade a que esta vinculado,possibilitando a autoavaliao e, se necessrio,a mudana de comportamento. Boa capacidade de Liderana: Na conduo das aes de proteo da comunidade, muitas vezes o ncleo do trabalho do policial comunitrio ser o de agregar as foras j existentes na localidade, canalizando-se no sentido de trabalharem de modo harmnico e coeso na soluo de problemas comuns (ligados diretamente ou no questo da segurana publica). No raro, seu

16

trabalho principal ser o de educar os resistentes sobre as vantagens de atuar em grupo,como uma verdadeira comunidade.Ser impossvel realizar tais tarefas se exercer a liderana com um temperamento inadequado ao profissional de policia. Boa capacidade de mediao de conflitos: Aps algum tempo da implantao bem-sucedida do policiamento comunitrio e havendo conquistado a confiana das pessoas que residem no local, ser absolutamente natural que ele seja procurado, em lugar de qualquer outro representante publico, como algum de detm sabedoria e experincia, alem de autoridade, para mediar conflitos entre os habitantes.

Conduta tica e legal na aplicao da Lei A origem da criminalidade no esta na policia nem no seu modo de agir e sim na prpria sociedade, nos seus problemas no resolvidos. Sobre essa situao, a policia poder apenas aumentar ou diminuir os efeitos da violncia e,quando muito,ajudar no somatrio de esforos necessrios para a sua soluo. Motivos pelos qual o trabalho policial deve envolver a comunidade A maioria das informaes sobre crimes e outros problemas de interesse policial vem da comunidade, por meio de vitimas, testemunhas, informantes e colaboradores. A comunidade tem conhecimento das condies locais. A comunidade tem o potencial de cooperar no esforo complementar de preveno, principalmente atuando nas causas subjacentes aos crimes e desordens locais (policiamento comunitario-Experiencias no Brasil 2000-2002, p.167). Sobretudo, a policia deve envolver a comunidade no esforo de promover a segurana pela simples, mas forte razo de que a comunidade maior beneficiada pela qualidade da segurana e, secundariamente, deve policia

17

envolver a comunidade porque as causas da criminalidade esto nos problemas no resolvidos da sociedade e, a ao policial desacompanhada de um esforo da comunidade para resolver os seus problemas produziria resultados menores do que desejvel. Policia comunitria no Brasil O policiamento comunitrio, que est se desenvolvendo no Brasil e em outras democracias emergentes na dcada de 1990, se desenvolveu originalmente nos Estados Unidos, no Canad e em outros pases democrticos, principalmente os de lngua inglesa, nas dcadas de 1970 e 1980. Nos Estados Unidos e no Canad, o discurso e a prtica do policiamento comunitrio foram gradualmente adotados por lideranas e grupos reformistas na polcia, na comunidade e no governo, com o objetivo de melhorar a imagem e o desempenho da polcia e a qualidade da segurana pblica. Nos Estados Unidos em 1994, Congresso aprovou o "Violent Crime Control and Law Enforcement Act" autorizando o governo federal a destinar recursos para promover o policiamento comunitrio e financiar a contratao ou deslocamento de 100.000 policiais para o patrulhamento ostensivo. O Departamento de Justia criou a diviso do "Community Oriented Policing Services" (COPS) que, de 1994 a 1998, financiou a contratao ou deslocamento de 70.000 policiais para o patrulhamento ostensivo e destinou US$ 3,6 bilhes para promoo do policiamento comunitrio em mais de 9.000 organizaes policiais em diversos estados e cidades do pas. Existe hoje, principalmente nos Estados Unidos, uma ampla bibliografia cientfica e profissional sobre o policiamento comunitrio. 1[3] Nesta bibliografia, h diversas teorias ou concepes de policiamento comunitrio que esto relacionadas a diversos projetos de reforma e aperfeioamento da polcia. Entretanto, existem algumas caractersticas comuns a diversos projetos de reforma e aperfeioamento da polcia, implementados sob diversas denominaes, que tendem a ser identificadas como as caractersticas bsicas do policiamento comunitrio. 1

18

PROATIVIDADE CRPMS JULHO/2011 PRODUTIVIDADE PMGO JULHO/2011 CRPM'S 1 CRPM 2 CRPM 3 CRPM 4 CRPM 5 CRPM 6 CRPM 7 CRPM 8 CRPM 9 CRPM 10 CRPM 11 CRPM 12 CRPM 13 CRPM 14CRPM 15CRPM/CPR PROATIVIDADE 57,16% 58,94% 53,34% 80,57% 66,28% 58,75% 67,61% 35,64% 80,79% 38,24% 50,20% 40,14% 55,85% 42,49% 5,63%

19

Antes, Documentvamos apenas os ATENDIMENTOS REATIVOS executados pela PM; Aps a evoluo para o Policiamento Comunitrio, A PMGO passou a registrar tambm Os ATENDIMENTOS PROATIVOS. MENSURAO PERMITE AO ESCALO SUPERIOR DE COMANDO: Acompanhar on line o desempenho em tempo real de cada Unidade de Policiamento; Ou seja: Observar qual Unidade executa os procedimentos de Policiamento Preventivo Comunitrio ou limita-se a executar aes reativas. TELA DO COPOM

20

QUANTO AO CIDADO NO SER Uma vtima fcil; SER Um fiscal da segurana pblica.

Um exemplo do piu-piu

21

Acho que vi um suspeito

...

RESULTADOS J OBTIDOS Reduo da criminalidade, no geral; Aumento do nmero de atendimentos registrados = (credibilidade); Prmio Motorola de Polcia Comunitria 2005 (1 colocado) SENASP/MJ. FERRAMENTAS COPOM: Registro da Produtividade HOME PAGE PMGO: Setorizao/Fone & Reunies Comunitrias CELULAR: Celular do Quadrante no vidro traseiro da VTR

COPOM: Registro da Produtividade

22

POLICIAMENTO TRADICIONAL Unidades especializadas Grupos tticos das OPMS Policiamento extraordinrio remunerado das OPMS Como recobrimento e resposta a ZQCs Objetivo geral

Melhorar a qualidade de vida de TODOS os que vivem ou trabalham no bairro.

Objetivos especficos

23

ADEQUAR A PMGO S MELHORES PRTICAS POLICIAIS DO

PRESENTE SCULO CUMPRIR A MISSO CONSTITUCIONAL DE POLICIAMENTO

PREVENTIVO SATISFAZER AOS ANSEIOS E NECESSIDADES DO POVO GOIANO

24

Concluso
Como foi exposto neste trabalho, a aplicao dos projetos de policiamento comunitrio e setorizao do policiamento devem ser implementadas urgentemente por qualquer gestor que se preocupe com a segurana publica. Tais projetos funcionam como uma engrenagem que atuam juntos no sentido de potencializar os resultados almejados pelas polcias,a saber :um bom atendimento ao publico,aes preventivas de orientao a comunidade,apoio e participao das lideranas em orientaes e informaes a comunidade local,estimulo a iniciativa da da que promovam de da a integrao dos social ndices entre de outros,diminuio violncia,aumento pratica sensao crimes,diminuio segurana

e,consecutivamente,maior

confiana na atuao da poltica. Atravs deste projeto buscam-se adequar s instalaes policias para prestao de servios comunidade e a satisfao das necessidades elementares de segurana e otimizao do aparato Institucional em proveito da eficincia e eficcia visando assim, um significativo aumento na prestao de servio comunidade.

25

Referencia Bibliogrficas
Kahn,T.Velha e nova policia.So Paulo:[s.n],2002. BAYLEY, D; SKOLNICK, JH. Nova e velha policia. So Paulo: EDUSP, 2002. BAYLEY, D.Padres de policiamento. So Paulo: EDUSP, 2002. MONET, J. Policias e sociedade na Europa. So Paulo: EDUSP, 2002. POLICIAMANTO COMUNITARIO: experincia no Brasil. So Paulo, 2000 TRONANOWICZ, R.Policiamento comunitrio :como comear.So Paulo :Policia militar,1999. SKOGAN. W.G.Participao da comunidade e policiamento comunitrio: parte ll. In: como conhecer um bom policiamento. So Paulo; EDUSP. BEATO, Cludio Chaves.Reinventando a policia:a implementao de um programa de policiamento comunitrio.

26

Vous aimerez peut-être aussi