Vous êtes sur la page 1sur 12

A VIOLNCIA SEXUAL CONTRA A MULHER NA ATUALIDADE

Tamara da Cruz Oliveira1

RESUMO: O presente estudo visa mostrar um panorama geral da violncia sexual contra a mulher no Brasil e no mundo, bem como aborda aspectos importantes acerca das dificuldades da investigao criminal, na coleta de provas que esclaream a autoria e materialidade dos delitos sexuais. Abordar-se-, ainda, o elenco dos crimes sexuais, dados estatsticos da violncia no cenrio brasileiro e mundial, e aspectos processuais para a apurao das infraes de natureza sexual. Por fim, proceder-se- a uma anlise crtica sobre o enfrentamento da violncia sexual no Brasil e formas para o efetivo combate de tal violao da dignidade humana. Palavras-chave: VIOLNCIA SEXUAL INVESTIGAO CRIMINAL PALAVRA DA VTIMA ASPECTOS PROCESSUAIS POLTICAS PBLICAS 1. Introduo.

Na espcie humana, a prtica de sexo violento considerada conduta repulsiva e digna de rigorosa punio por parte do ente estatal. O tema violncia sexual de extrema complexidade, e por si s, de difcil abordagem, vindo a englobar a difcil elaborao dos meios de prova da infrao penal, a preocupao na abordagem da vtima quando da realizao da percia e oitiva junto aos rgos de represso estatal a fim de se evitar um processo de vitimizao secundria, dentre outras peculiaridades. Indubitavelmente, a forma de coletar as provas, mais especificamente a coleta de informaes fornecidas pelas vtimas de crimes sexuais, tanto na esfera do desenrolar da investigao criminal como na produo da prova pericial, significa tarefa rdua e exige extrema sensibilidade por parte do investigador (delegado de polcia e seus agentes, peritos criminais, etc). No Brasil e no mundo muito se fala sobre Violncia Sexual contra mulher, mas ao que tudo indica falta vontade poltica para mudar essa dura realidade contra o chamado sexo frgil. Se formos falar da violncia sexual contra a mulher no mundo, podemos abordar suas mais diversas formas, como por exemplo: a mutilao sexual das mulheres em tribos africanas, a posse sexual da mulher na cultura muulmana, onde aparentemente, por questo cultural e religiosa, as representantes do sexo feminino no passam de mero objeto, podendo ser utilizado ao bel prazer do homem (marido), e

Delegada de Polcia Civil do Estado do Maranho. Especializanda em Cincias Criminais. Docente em Processo Penal (Faculdade So Lus). Email: tamaracruz@facsaoluis.br.

inclusive condenadas a castigos cruis e at morte em infraes menos gravosas, tais como o adultrio, dentre outras situaes inusitadas que ocorrem mundo afora. Se formos falar da cultura latina, de natureza extremamente patriarcal, a situao desvantajosa da mulher tambm ainda no sofreu grandes progressos, isso porque as latino-americanas continuam vivendo numa pseudo-independncia, porm atreladas a uma srie de ditames morais e de conduta que a colocam numa posio inferior, de real submisso aos desejos do homem. Em nossa cultura, inobstante alguns avanos, e at pelo reconhecido empenho das autoridades que lidam com polticas pblicas, as mulheres so vistas sob a demaggica tica de merecer respeito, mas que antes disso, tem a funo precpua de servir ao homem, satisfazer seus desejos e vontades, e submeter-se aos seus caprichos. Talvez por isso, seja to comum a violncia sexual contra a mulher no Brasil, mais notadamente nas camadas mais pobres da populao, mas sem que com isso tal tipo de violncia seja somente privilgio dos hipossuficientes. Da, surgem os seguintes questionamentos: por que to comum a violncia contra a mulher nas camadas mais pobres da populao? Por que o rgo estatal, mesmo dispondo de um arsenal de meios voltados para polticas pblicas no sentido de sensibilizar as autoridades e a populao acerca do problema, no consegue mudar essa realidade? Por que mesmo com a aprovao de mecanismos legais para buscar amenizar ou solucionar a violncia sexual contra mulher, temos sempre a impresso de que pouco feito para uma efetiva reforma social? Por que, mesmo com a criao das delegacias da mulher em todo o pas, as mulheres tm medo de denunciar tal tipo de violncia e preferem o silncio? Por que temos ainda a sensao, e muitos tm a certeza, da impunidade nos casos de violncia sexual? Lamentavelmente, ainda no encontramos respostas para todos os questionamentos em epgrafe, mas atravs do presente trabalho buscar-se-, modestamente, traar um panorama geral da violncia sexual contra a mulher praticada no Brasil e no mundo, adentrando no questionamento das causas e das formas de combate a tal tipo de problema, bem como possveis solues para o caso em tela, suscitando inclusive alguns aspectos investigatrios e processuais sobre a matria. 2. Elenco dos crimes sexuais.

Existem inmeras formas de violncia contra a mulher, tais como: a violncia fsica, psquica, moral, institucional e (a mais covarde de todas) a violncia sexual. A violncia sexual nada mais que o uso da fora, da coero, para o fim de se obter da vtima relao sexual de qualquer natureza, seja ela conjuno carnal (cpula vagnica) ou atos libidinosos em geral. O fim obtido atravs de meios que anulem e/ou viciem a vontade da vtima. Os crimes contra a dignidade sexual so os seguintes: Estupro (art. 213 CP), Violncia Sexual mediante Fraude (art. 215 CP), Assdio Sexual (art. 216-A, CP), Estupro de vulnervel (at. 217-A, CP), Corrupo de Menores (art. 218 CP), Satisfao 2

de lascvia mediante presena de criana ou adolescente (art. 218 A, do CP), Favorecimento da Prostituio ou outra forma de explorao sexual de vulnervel (art. 218 B, do CP), Mediao para servir a lascvia de outrem (art. 227 CP), Favorecimento da prostituio ou outra forma de explorao sexual (art. 228 CP), Casa de prostituio (art. 229 CP), Rufianismo (art. 230 CP), Trficos internacional de pessoa para fim de explorao Sexual (art. 231 CP), Trfico Interno de pessoa para fim de explorao Sexual (art. 231-A, do CP), englobando-se em todos as formas, consumada e/ou tentada, quando cabvel a cada espcie. Cumpre relevar que o crime de rapto, em todas as suas modalidades, foi expressamente revogado pela Lei n. 11.106/2005. J a lei n. 12.015/2009, tratou de exasperar as penas dos crimes sexuais, alterou algumas condutas tipificadas anteriormente no Cdigo Penal, bem como revogou os crimes de atentado violento ao pudor, posse sexual mediante fraude, atentado ao pudor mediante fraude e trfico de mulheres. Destaca-se que dos crimes supra elencados e em pleno vigor em nosso ordenamento jurdico, o sujeito passivo poder ser qualquer pessoa, ou seja, homem ou mulher. E ainda, mister ressaltar que boa parte dos delitos sexuais quando praticados na infncia e/ou adolescncia, possuem como autores pessoas que coabitam com a vtima, ou mantm com a mesma algum tipo de vnculo parental. Tambm merece destaque que a violncia sexual contra a mulher bem mais incidente do que os altos nmeros estatsticos revelam, e provocam seqelas irreversveis na psique da vtima. Dentre as mulheres adultas, vtimas de violncia sexual, tambm muito comum que esta seja decorrente de violncia fsica perpetrada no seio familiar, e aqui nos reportamos mais especificamente relao afetiva homem x mulher, unidos ou no por laos matrimoniais. Sob esta tica, h, ainda, controvrsias sobre a possibilidade de se reconhecer o crime de Estupro quando o autor se tratar do prprio marido da vtima. Acerca do tema, convm relevar:
Quanto possibilidade de o marido ser agente de crime de estupro praticado contra a esposa, a grande maioria dos doutrinadores entende que no pode s-lo, portanto seria penalmente lcito constranger a mulher a conjuno carnal mediante violncia fsica ou grave ameaa (Bento de Faria, C.P. Brasileiro Comentado, 1 959, VI/15; Galdino Siqueira, Tratado D. Penal, 1 947, III/258; H. Fragoso, Lies D. Penal, 1962, parte especial, II/493; Hungria, Comentrios ao CP, 1 959, VIII/125; Magalhes de 2 Noronha, D. Penal, 1 979, III/109).

DELMANTO, Celso, Cdigo Penal Comentado, S. Paulo: Editora Renovar, 2002, p. 350.

Contrariamente:
O marido pode ser autor de estupro contra a prpria esposa. O crime de estupro nada mais do que o delito de constrangimento ilegal (CP, Art. 146), mas visando conjuno carnal, sendo que esta, por si mesma, no crime autnomo. Assim, embora a relao sexual voluntria seja lcita ao cnjuge, o constrangimento ilegal empregado para realizar a conjuno carnal fora no constitui exerccio regular de direito (CP, Art. 23, III, 2 parte), mas, sim, abuso de direito, portanto a lei civil no autoriza o uso de 3 violncia fsica ou coao moral nas relaes sexuais entre os cnjuges.

J no revogado crime de atentado Violento ao Pudor, havia consenso total na doutrina e jurisprudncia no sentido de que a esposa podia ser sujeito passivo do superado ilcito penal. A inovao, com a nova redao do art. 213 do Cdigo Penal, que a mulher, na qualidade de esposa, tambm pode ser sujeito ativo de estupro, e o seu marido figurar no plo passivo, como vtima. Portanto, o que antes era considerado mero constrangimento ilegal, agora se encontra tipificado como crime de estupro. Cabe ento a seguinte concluso: com a evoluo da legislao em si, bem como a igualdade de direitos entre o homem e a mulher, e, ainda, a maximizao do princpio da dignidade humana, h de se reconhecer ao homem e mulher legitimidade para promoverem ao penal contra o cnjuge por crime de estupro, quando praticada tal infrao penal, desde que ofeream representao dentro do prazo previsto na legislao penal. 3. Investigao Criminal nos casos de violncia sexual contra a mulher.

Investigar Crime sexual trabalho de extrema complexidade, pois em razo da prpria natureza da infrao, a vtima se apresenta bastante fragilizada e traumatizada perante o investigador, e muitas vezes a coleta de outras provas fica prejudicada, ou ao menos bastante dificultosa, devido s circunstncias que norteiam o iter criminis. O policial (civil ou militar) quem, normalmente, primeiramente estabelece contato com a vtima de crime sexual, e para tanto deve estar devidamente preparado, e sensvel, para lidar com a questo. O que se quer dizer que desde o primeiro momento de contato com a vtima, a investigao j pode ser iniciada, mas sem esquecer o aspecto psicolgico de tal tipo de ocorrncia. A autoridade policial que assumir a presidncia da investigao policial, deve ter em mente que antes de proceder oitiva da vtima, dever tranqiliz-la, para em seguida coletar o mximo de informaes possveis acerca do fato delituoso, sempre abordando questes tais como: identificao do autor ou dados que conduzam identificao do mesmo, levantamento sobre o local onde o crime ocorreu para fins de
3

DELMANTO, Celso, op. cit., p. 350.

coleta de novas provas, bem como desejo da vtima ou de seu representante legal procederem devida representao, nos casos em que a ao no for pblica. Deve-se ter em mente, tambm, que as leses anogenitais tendem a cicatrizar rapidamente, da a necessidade da autoridade policial requisitar o quanto antes a realizao de prova pericial, se possvel logo aps a adoo de providncias preliminares, antes mesmo da vtima tomar banho, providencia muito comum antes da mesma procurar a polcia. Nos casos em que tal coleta da prova pericial j no seja possvel, dever ser sopesada a existncia de benefcio para a vtima, sobretudo se criana, em adiar o exame mdico-legal, viabilizando assim sua preparao prvia, bem como da equipe que vai intervir na investigao, o que contribuir para minorar o risco de vitimao secundria.4 3.1. Valor probante da palavra da vtima. Nos crimes sexuais, a vtima assume importante papel na investigao, pois muitas vezes o desaparecimento dos vestgios inviabiliza a produo de provas, e tal circunstncia abrange inclusive a realizao da percia criminal, que no raramente, face a ausncia de leses, no comprova cabalmente o ocorrncia do evento danoso. Boa parte das mulheres vtimas de violncia sexual, acreditam que em razo do crime no ter sido presenciado por nenhuma testemunha, nem ter deixado marcas pelo corpo, ser impossvel prender o criminoso ou pelo menos lev-lo ao banco dos rus. Entretanto, como j foi dito, a palavra da vtima possui valor probante excepcional nesses crimes cometidos na clandestinidade, de forma que os Tribunais brasileiros, seguindo a orientao do STF, tm condenado os autores de tais crimes, desde que as declaraes da (o) ofendida (o) se apresentem de forma coerente e harmnica., conforme se pode ressaltar em deciso do TJRJ, AC 2006.050.06851, 8 Cmara Criminal, relatora Desembargadora Maria Zlia Procpio da Silva, julgado em 08/03/2007, in verbis:

VALOR DA PALAVRA DA VITIMA. ESTUPRO DE MENOR. PROVA DA AUTORIA. Apelao. Crime do artigo 213 c/c 224 "a" e 226, II, n/f do artigo 71, do Cdigo Penal. Autoria. Palavra da vtima. Valor probante. Prova suficiente. Provimento do recurso. Comprovada pericialmente a conjuno carnal, no recente, sustenta-se a acusao na palavra da ofendida, menor de doze anos e desenvolvimento mental inferior, que atribui ao padrasto o desvirginamento, aos nove anos e as relaes sexuais subsequentes, mediante ameaas, at revelao dos fatos, mostrandose verossmes e coerentes os depoimentos, despidos de contradies e insuspeitos de fantasia e constituindo prova suficiente para a condenao. Tratando-se de criana tmida, de comportamento retrado e inseguro, sem notcia ou possibilidade de outros parceiros sexuais, at pela baixa idade, a sua palavra tem valor probante redobrado, mormente pela
4

MAGALHES, T. Maus Tratos em Crianas e Jovens. Guia Prtico para Profissionais. Coimbra: Quarteto, 2004. p. 75.

clandestinidade em que so cometidos os crimes da espcie e prevalece, forosamente, sobre a negativa com a qual o acusado busca assegurar a impunidade, aps abusar da condio de padrasto. Recurso provido. Vencida a Relatora quanto ao regime prisional.

4.

Dados acerca da violncia sexual no Brasil e no mundo.

Sobre as estatsticas que norteiam a violncia sexual, cumpre destacar dados fornecidos durante a CAMPANHA 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLNCIA CONTRA AS MULHERES, no site Center for Women's Global Leadership Rutgers, desenvolvido pela Universidade de Nova Jersey, so eles5:
Estatsticas mostram que menos de 10% dos casos de violncia sexual chegam s delegacias de polcia. Alm das seqelas fsicas e psicolgicas, as mulheres violentadas ficam mais vulnerveis a outros tipos de violncia, como prostituio, uso de drogas, Doenas Sexualmente Transmissveis (DST), distrbios emocionais e psquicos, depresso e suicdio; De cada cinco mulheres, uma ser vtima ou sofrer uma tentativa de estupro at o fim de sua vida, segundo a Anistia Internacional, 2004. De acordo com as Delegacias Especializadas no Atendimento Mulher, so registrados 15 mil estupros por ano. Desses, 16% resultam em algum tipo de DST e uma em cada mil mulheres infectada pelo HIV. 1 bilho de mulheres, ou uma em cada trs do planeta j foi espancada, forada a ter relaes sexuais ou submetidas a algum outro tipo de abuso. 20% das mulheres so alvo de estupro, de acordo com a Anistia Internacional, 2004. A cada ano so diretamente afetadas pela violncia sexual cerca de um milho de crianas. Dessas, estima-se que 100 mil casos estejam distribudos entre Brasil, Filipinas e Taiwan. A informao do Unicef, 2000. De acordo com a Organizao Mundial de Sade, at 69% das mulheres relatam terem sido agredidas fisicamente e at 47% declaram que sua primeira relao sexual foi forada. De 85 a 115 milhes de meninas e mulheres so submetidas a alguma forma de mutilao genital por ano, segundo a ONU, 1999. De acordo com o Fundo para o Desenvolvimento das Naes Unidas para a Mulher (Unifem), o estupro marital reconhecido especificamente como crime em apenas 51 pases e apenas 16 tm legislao especfica para agresso sexual. As mulheres latinas, particularmente as brasileiras e argentinas, so as mais expostas a crimes sexuais no mundo. A Amrica Latina registra os mais altos ndices de crimes sexuais. Cerca de 70% dos casos de violncia sexual so estupros, tentativas de estupro e outras agresses sexuais. A Organizao Mundial da Sade constatou que, no Brasil, 10% das mulheres na rea urbana e 14% na rea rural j foram foradas fisicamente a ter relaes sexuais quando no queriam ou foradas a prticas sexuais degradantes ou humilhantes por medo do que o parceiro pudesse fazer.

Fonte: www.cwgl.rutgers.edu/16days/kit05/cal/violencia%20sexual.doc

5.

Aspectos Processuais.

Sabe-se que a ao penal se subdivide em: ao penal pblica (condicionada e incondicionada) e ao penal privada (exclusiva, personalssima e subsidiria da pblica). Ponto relevante a ser lembrado que o Ministrio Pblico o titular da ao penal pblica incondicionada e condicionada, sendo que nesta ltima exige-se a oferta de representao da vtima ou de seu representante legal para a viabilidade da promoo ministerial. Em regra, os crimes capitulados no ordenamento jurdico ptrio so de ao penal pblica incondicionada, entretanto, nos crimes sexuais restava determinada que em regra a ao penal cabvel seria a privada exclusiva, decorrente do oferecimento de queixa-crime por parte do ofendido ou seu representante legal. Sobre a Ao Privada, vale relevar a seguinte lio de Salles Jnior:
A razo de ser da transferncia do Jus Accusationis ao particular est no fato de que, muitas vezes, o mal do processo ser maior do que o mal do crime. Em determinados casos, a vtima pode preferir o silncio. Renuncia ao direito de promover a ao penal contra o agente, por entender que o silncio atende melhor aos seus interesses. A publicidade do processo poder acarretar-lhe situao 6 pior que o prprio crime de que foi vtima.

Exceo regra supracitada ocorria diante das hipteses do art. 225, caput, do Cdigo Penal, que previa a possibilidade de ao penal pblica nas hipteses da vtima ou seus pais no terem condies de custear as despesas processuais ou quando o crime era cometido com abuso do ptrio poder, ou quando o autor se tratasse de padrasto, tutor ou curador do(a) ofendido(a). Releva-se que no caso em que a vtima no pudesse prover as despesas processuais, a atuao do Ministrio Pblico, ficaria condicionada ao oferecimento de representao por parte da mesma ou de seu representante legal. Com o advento da Lei n. 12.015/2009, os crimes contra a liberdade sexual e os crimes sexuais contra vulnervel sero de ao penal pblica condicionada representao (art. 225 do CP), com a ressalva de que se a vtima for pessoa menor de 18 (dezoito) anos ou vulnervel, a ao passar a ser pblica incondicionada.

SALLES JUNIOR, Romeu de Almeida, Inqurito Policial e Ao Penal, So Paulo: Editora Saraiva, 1992, p. 152.

importante relevar que o crime de estupro foi erigido categoria de hediondo, juntamente com o revogado crime de atentado violento ao pudor (destacandose que atualmente, com a promulgao da Lei n. 12.015/09, o art. 1 da Lei n. 8.072/90 - Lei dos Crimes Hediondos tambm foi alterado, a fim incluir dentre os delitos classificados como hediondos, no s o estupro em sua forma simples, como tambm as modalidades previstas nos pargrafos 1 e 2 do art. 213 do CP), exatamente em razo do clamor que provocam na sociedade em geral, situao esta que culminou na exigncia de punio mais severa pelo poder estatal, tal como ensina Szinick:
Visou o legislador, ao combater a violncia e os crimes violentos no s o aumento das penas, tornando-as mais severas, mas tambm fazer com que a pena imposta ao criminoso fosse cumprida a contento. Para atingir esse objetivo, eliminou vrios dos benefcios reconhecidos pela legislao ordinria. Assim que, nos crimes hediondos, no h que se falar de concesso de anistia, graa ou indulto e, muito menos fiana e liberdade 7 provisria.

Destaca-se que para o oferecimento de representao, no h exigncia de obedincia a qualquer tipo de formalismo, sendo apenas necessrio que a vtima ou seu representante legal se manifestem inequivocamente com o propsito de ver iniciado o inqurito policial ou processo criminal contra o autor, sendo de suma importncia destacar que o oferecimento de representao faculdade do(a) ofendido(a), no estando este ou seu representante legalmente obrigados a faz-lo, se assim no acharem conveniente. Para melhor elucidar o instituto da representao, vale destacar:
Representao a manifestao de vontade da vtima ou de seu representante legal no sentido de permitir ao Estado que desenvolva as atividades necessrias para investigar a infrao penal e apurar a respectiva autoria. A representao subscrita pelo ofendido ou seu representante legal, portanto, nos crimes de ao penal pblica condicionada pea imprescindvel ao inqurito policial, e a importncia da representao vai muito alm, j que o Ministrio Pblico no pode dar incio ao penal sem a representao do 8 ofendido.

Cumpre lembrar que, embora a representao seja uma faculdade da vtima ou seu representante legal, a partir do oferecimento da denncia pelo rgo ministerial, cessa a possibilidade de retratao. O lapso temporal para o oferecimento da representao de seis meses, contados do dia em que o ofendido ou seu representante legal tomaram
7 8

SZINICK, Valdir, Crimes Sexuais Violentos, S. Paulo: Editora cone, 1992, p. 222. SALLES JUNIOR, Romeu de Almeida, op. cit., S. Paulo: Editora Saraiva, 1992, p. 25.

conhecimento acerca de quem o autor do crime, conforme dispe os artigos 103 do Cdigo Penal, e 98 do Cdigo de Processo Penal. Superado o prazo retromencionado, sem que a representao tenha sido ofertada, opera-se o instituto da decadncia, que acarreta extino da punibilidade, nos termos do artigo 107, inciso IV, do Cdigo Penal. So causas de aumento de pena, o concurso de duas ou mais pessoas, ou ainda se o autor possui algum vnculo de parentesco ou ascendncia (inclusive de natureza laboral) sobre a vtima, tais como: padrasto ou madrasta, tio, irmo, cnjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador. Como j foi dito, na hiptese de crime sexual contra pessoa vulnervel (menor de 14 anos, ou pessoa enferma ou com dficit mental), a ao ser pblica incondicionada, ou seja, a atuao ministerial estar sujeita apenas notcia-crime. Aqui, vale a pena abrir parnteses para questo to delicada. Outra no poderia ser a inteno do legislador, seno perseguir e punir aqueles que abusam diretamente de uma relao de confiana e autoridade. Normalmente, a hiptese supramencionada est diretamente ligada ao abuso de crianas e adolescentes que, indefesas e despidas de qualquer noo acerca da maldade humana, so obrigadas a conviverem sob o mesmo teto com pessoas cruis, que se valem da relao de poder para violentar e destruir a vida de inocentes. No se pode deixar de destacar a ao estatal que reconheceu a necessidade da criao de Delegacias de Proteo Criana e ao Adolescente, hoje existente em todo pas, mas normalmente restritas s capitais e cidades de maior ndice populacional, quando sabemos que a tal tipo de violncia presente em todo e qualquer local, e atinge todas as camadas sociais, infelizmente. Sobre o tema, destaca-se a seguinte deciso judicial:
Pondera-se sobre a existncia, em tese, de um crime arquinfamante, cometido por quem tinha, precisamente, dever maior de velar pela honestidade moral de quem se ache sob sua autoridade. Nesse diapaso, acaba tendo importncia mnima, impondervel, que essa autoridade se exera pelo padrasto de fato, tutor de fato ou curador de fato... a atual Constituio acabou absorvendo, at ampliando o instituto da famlia `de fato Nesse quadro, se j anteriormente no . se mostrava inteiramente sustentvel a distino entre padrasto e padrasto `de fato - nos tempos atuais torna-se verdadeiro preciosismo de antigualha, decidindo para o passado, consagrar-se submisso apenas literal, a diversificao entre aqueles casos familiares, formais ou factuais. Pesa pouco, em verdade, pesa nada, que o relacionamento se estabelea com o casamento entre o ru e a me da vtima ou que exista uma ostensividade ftica. No apenas isso. que, acaso se interpretasse assim respectivamente tal abertura ao sistema processual (que , repete-se, ao pblica; observando que a exceo exceo apenas confirma a regra geral) - ento essa modalidade de ao pblica estaria reservada a to mnimo nmero de casos, to inexpressivos numericamente, que

acabaria por se erigir em excentricidade legal. Principalmente quanto a curadores e tutores formais". (TJSP - AC - Rel. Belfort - RJTJSP 9 128/485)

Tambm na hiptese da vtima que no seja menor de 18 (dezoito) anos, nem pessoa vulnervel, vier a falecer ou sofrer leso corporal grave em razo do estupro, a ao penal ser pblica condicionada representao que dever ser ofertada (no caso de morte) pelo cnjuge, ascendente, descendente ou irmo (art. 24, 1 do CPP.

5. Concluso. Indubitavelmente, os crimes sexuais so delitos de difcil investigao e comprovao, mas acima de tudo a vergonha da vtima (plenamente compreensvel) o maior impeditivo para combate a tais infraes. Vale citar as estatsticas reveladas pela Delegacia da Mullher da Cidade de So Lus/MA, onde no ano de 2006 foram registradas, apenas, 36 (trinta e seis) ocorrncias envolvendo violncia sexual, sendo elas: 25 (vinte e cinco) de estupro, 02 (duas) de atentado violento ao pudor, e 09 (nove) tentativas de estupro. Obviamente a estatstica demonstra clara distoro com a realidade, que onde se sabe, revela nmeros bem maiores, principalmente no que tange prpria violncia sexual ocorrida no mbito domstico, sendo esta mais difcil de ser comprovada e principalmente revelada, e mais nociva vtima, pois a prtica delituosa se d de forma reiterada, e muitas vezes, por anos a fio. A humilhao e vergonha sentida pela vtima, se sobrepem ao sentimento de justia e, da, o silncio, que in casu no deve ser interpretado como omisso ou inrcia. preciso tambm rever a postura estatal acerca das Delegacias da Mulher, a fim de dot-las, cada vez mais, de maior infra-estrutura, buscando a qualificao permanente dos profissionais que atuam em tais unidades policiais. Destaca-se que em se tratando das cidades do interior do Estado do Maranho, ainda h muito que ser feito pelas Delegacias Especializadas da Mulher, e de suma importncia fornecer a tais locais os recursos tcnico-cientficos indispensveis para atendimento s vtimas de crimes sexuais, com especial ateno para a realizao dos exames periciais e pronto atendimento psicolgico.

SILVA FRANCO, Alberto, et all, Cdigo Penal e sua Interpretao Jurisprudencial, S. Paulo: Revista dos Tribunais, 1993, p. 1.349.

10

necessrio, ainda, lembrar os inmeros efeitos da violncia sexual, que podem provocar tanto seqelas fsicas como psicolgicas, fazendo com que as mulheres vitimadas fiquem suscetveis a outros tipos de violncia, tais como: doenas sexualmente transmissveis, distrbios sexuais, uso de drogas, prostituio, gravidez indesejada, depresso, etc Entretanto, a mulher que vtima, normalmente enfrenta dificuldades para receber do poder pblico o mnimo de assistncia, a englobando tanto o pronto atendimento pelos rgos estatais de persecuo penal, como tambm os servios de sade atinentes ao caso, tais como ginecologista, psiclogo, dentre outros. O que tambm no se pode perder de vista que a violncia sexual tem como palco, comumente, o ambiente familiar, onde os agentes so: pai, padrasto, marido, tutor, curador, companheiro, irmo, primo, tio, entre outros. Cumpre relevar que as estatsticas no Brasil, neste aspecto, revelam aqum dos fatos reais, muitas vezes em razo da omisso da prpria vtima, que por medo, vergonha ou at mesmo dependncia financeira em relao ao agressor, prefere se calar a denunciar. Inquestionavelmente, este tipo de violncia (sexual) deixa marcas (visveis ou no) por toda a vida do(a) ofendido(a), que na grande maioria dos casos so menores, e do sexo feminino. Em se tratando de meninas, menores de idade, vtimas de violncia sexual no ambiente intra-familiar, no se pode deixar de assinalar que muitas vezes o crime conta com a conivncia da me, que sabe e se omite, ou por no querer desagradar o parceiro, ou por depender do mesmo financeiramente e utilizar tal dependncia como desculpa para no procurar os meios legais de represso ao ilcito penal. Assim, o medo de represlias, em muitos casos, faz com que a vtima se cale, e sofra, sozinha, a dor e a dilacerao interior provocada pela violncia sexual. Por fim, mister ressaltar a necessidade de criao de verdadeiros Centros de Apoio s Mulheres Vtimas de violncia, a fim de que com o auxlio de profissionais especializados seja possvel resgatar a auto-estima das vtimas de violncia sexual, bem como buscar a reinsero das mesmas ao convvio social, sem que corram riscos de serem alvo novamente de tamanha agresso prpria dignidade.

11

6. Referncias Bibliogrficas. CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal. v.3. S. Paulo: Editora Saraiva, 2005. DELMANTO, Celso. Cdigo Penal Comentado. So Paulo: Editora Renovar, 2002. GALVO, Fernando; GRECO Rogrio, Estrutura Jurdica do Crime. Belo Horizonte: Mandamentos, 1999. GRECO, Rogrio. Curso de Direito Penal, parte geral. v. I. Niteri: Impetus, 2007. MAGALHES, T. Maus Tratos em Crianas e Jovens. Guia Prtico para Profissionais. Coimbra: Quarteto, 2004. SALLES JUNIOR, Romeu de Almeida. Inqurito Policial e Ao Penal. S. Paulo: Editora Saraiva, 1992. SILVA FRANCO, Alberto, et all. Cdigo Penal e sua Interpretao Jurisprudencial. S. Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1993. SZINICK, Valdir. Crimes Sexuais Violentos. S. Paulo: Editora cone, 1992.

12

Vous aimerez peut-être aussi