Vous êtes sur la page 1sur 12

FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS E TECNOLGICA

EDITAL GINCANA SOLIDARIEDADE CULTURAL FACITEC


INCIATIVA: NCLEO DE APOIO EM ORIENTAO EDUCACIONAL E PSICOPEDAGGICA NAEP DATA: 5 e 6 de Maio de 2007. INSCRIES: De 9 a 23 abril de 2007. LOCAL: Noturno: Sala NAEP (onde esto as salas de coordenaes) Das 18h s 19h 30 min todos os dias Manh: Sala NAEP - (onde esto as salas de coordenaes) Das 8h 30 min s 11h 30 min teras e quartas VALOR DA INSCRIO POR EQUIPE: R$ 10,00 (dez reais)

INTRODUO: Gincana uma competio, em geral, entre equipes, desenvolvida em fases e tarefas, que estimula o trabalho coletivo, nela leva-se em conta cumprir objetivos pr-determinados com preciso e habilidade. A gincana social no concede pontos aos primeiros que realiza as tarefas, isso evita correrias e garante a segurana dos participantes. A avaliao ser principalmente qualitativa, levando-se em conta o envolvimento, interesse e participao das equipes. O desenvolvimento das atividades propostas ter aspectos sociais e comunitrios, dando preferncia s aes ligadas produo criativa, artstica e cultural, num exerccio claro de solidariedade e principalmente de realizao coletiva e pessoal.

FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS E TECNOLGICA


A gincana isso, uma brincadeira, um jogo, em que a gente prope casar a parte cultural com a parte social, buscando explorar o potencial de cada participante, com o objetivo de engrandecer e assegurar a vida acadmica e a instituio.

OBJETIVOS: Incentivar a participao voluntria da comunidade estudantil, estimulando o envolvimento em aes sociais e proporcionando enriquecimento scio-cultural; Garantir mobilizao no perodo do evento, de modo a resgatar humanizao e solidariedade; Levar o evento a ser includo na programao anual regular da instituio, posicionandoa como exemplo; Disponibilizar ajuda concreta a vrias entidades, resultando em projetos de incluso social para os menos favorecidos;

JUSTIFICATIVA: Os resultados da arrecadao realizada pelos participantes da 1 Gincana Social e Cultural da FACITEC beneficiaro diretamente vrios projetos de entidades ligadas s mais diferentes causas sociais. A primeira gincana ocorrida no semestre passado, arrecadou 680 kg de alimentos que foram distribudos por trs entidades filantrpicas que trabalham com crianas e dependentes qumicos, tendo sido um sucesso com a participao efetiva de apenas quatro equipes que demonstraram a fora do alunado da Facitec, abrindo um novo caminho para a prtica da solidariedade. Espera-se que a gincana deixe um marco social e cultural na cidade de Taguatinga pelos alunos da FACITEC que representaro a fora de sua comunidade, e que iniciar um movimento de incluso acadmica.

FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS E TECNOLGICA


sos dessa instituio de ensino superior.

A divulgao ser constante nos ambientes da FACITEC, abrangendo todos os cur-

Estar sendo divulgado tambm no site da Facitec como forma de ampliar a participao de todos pelo link NAEP. O Pblico-alvo ser predominantemente de estudantes de todos os cursos e turnos, professores e funcionrios da Facitec.

DESENVOLVIMENTO: A Gincana est constituda de oito etapas, onde cada etapa tem uma pontuao especfica que ser somada ao trmino de cada tarefa, tendo cada equipe no final, sua pontuao total. As etapas esto assim definidas: 1 Prova DONATIVOS - As equipes devero fazer entrega de alimentos no perecveis e material de higiene pessoal. O Material de Higiene pessoal deve conter, pelo menos, os seguintes produtos: Fralda Descartvel - Sabonete - Pasta Dental Shampoo Escova Dental, etc. Critrio de Avaliao Cada quilo de alimento entregue por equipe valer 100 pontos. Cada produto de higiene pessoal entregue por equipe, valer 20 pontos. 2 Prova Projeto de pesquisa sobre Gesto Ambiental As equipes devero elaborar um projeto de pesquisa sobre a Gesto Ambiental a ser aplicado em Taguatinga e apresentar em forma de clara a sua aplicao e os resultados esperados. Critrio de Avaliao A equipe que melhor apresentar o projeto, com criatividade, veracidade e contedo. Pontuao: 500 a 1000 pontos

FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS E TECNOLGICA

Tempo de Apresentao: 10 min

3 Prova PINTURA As equipes devero trazer telas e tintas para a criao de um quadro, a critrio de cada uma, para apresentar aos jurados, informando os motivos e o significado da pintura. O artista da equipe ter um tempo mximo de 8 horas para pintar o quadro, o qual dever ser apresentado no final da tarde (as 16 h) do primeiro dia da gincana. Critrio de Avaliao A equipe que apresentar a pintura mais criativa, cujo motivo tenha significado representativo. Pontuao: 500 a 1000 pontos Tempo de Apresentao: 5 minutos 4 Prova CULINRIA As equipes devero inventar um prato da culinria brasileira, usando da criatividade e do bom senso e trazer o mesmo pra degustao dos jurados. A equipe deve explicar como o prato foi criado e a partir de que origem. Critrio de Avaliao A equipe que melhor agradar aos jurados. Pontuao: 500 a 1000 pontos Tempo de Apresentao: 5 minutos 5 Prova POESIA As equipes devero escolher um poema de autores brasileiros e recit-lo de forma dramatizada. Critrio de Avaliao A equipe que melhor recitar e dramatizar o poema escolhido. Pontuao: 500 a 1000 pontos Tempo de Apresentao: 10 minutos

FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS E TECNOLGICA


6 Prova TEATRO As equipes devero criar um enquete com tema de livre escolha e apresentar de forma criativa, utilizando-se de recursos de udio, cenrio, figurinos, etc. Critrio de Avaliao A equipe que melhor dramatizar, considerando os recursos, cenrio e a criatividade aplicada. Pontuao: 500 a 1000 pontos Tempo de Apresentao: 20 minutos 7 Prova DANA As equipes devero escolher uma dana regional brasileira, contar a sua origem e apresentar uma coreografia da mesma. Critrio de Avaliao A equipe que melhor contar a origem da dana escolhida e melhor coreografia. Pontuao: 500 a 1000 pontos Tempo de Apresentao: 10 minutos 8 Prova MSICA As equipes devero escolher um dos estilos musicais, abaixo, e com criatividade, apresentar a cano. Estilos: Choro, Samba, Baio, Bolero, Forr, Bossa-Nova, Samba Reggae, Jovem Guarda, Ax, Sertaneja e Rock Nacional. Critrio de Avaliao A equipe que melhor apresentar um cone do estilo musical escolhido. Pontuao: 500 a 1000 pontos Tempo de Apresentao: 10 minutos

FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS E TECNOLGICA


IMPORTANTE: DURANTE A GINCANA HAVER ALGUMAS PROVAS SURPRESA E ESTAS TERO PONTUAO ENTRE 1000 E 2000 PONTOS

FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS E TECNOLGICA


REGULAMENTO GERAL 1. DEFINIO

As atividades recreativas e culturais realizar-se-o no perodo estendido de 5 e 6 de maio de 2007.

2.

Entrega do Regulamento s Equipes O regulamento ser divulgado e estar disponvel no site da FACITEC atravs do

link NAEP, para que cada equipe possa fazer o download a partir do dia 9/4/2007.

3.

FORMAO DAS EQUIPES:

A gincana ser realizada em dois dias de tarefas conforme o cronograma acima. Cada equipe dever convidar um professor(a) como padrinho(a) para acompanhar o cumprimentos das tarefas e apoiar o seu desenvolvimento. Os alunos participantes recebero declarao de participao, que dependendo do plano de ensino do seu curso pode equivaler a 50 (cinqenta) horas de Atividade Complementar.

4.

DISPOSIES GERAIS Recomenda-se s lideranas das Equipes o estudo cuidadoso do regulamento em

questo, bem como, a conservao do mesmo para posteriores consultas, a fim de esclarecer quaisquer dvidas.

FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS E TECNOLGICA


5. A COMISSO ORGANIZADORA

A Comisso Organizadora formada por: Coordenao Geral Professor Arnaldo Cerqueira As subcomisses organizadoras so formadas pelos alunos: Amanda Madureira Silva Rafael Rosa Teixeira Nunes Luciana Monteiro Lucena Dihego Luk Mendes da Silva Kelly Alves Pabline Alves da Silva Andria Soares Leite do Nascimento Dbora Soares Leite do Nascimento Isabel Cristina Alves de Arajo Rmulo Mendes de Arajo Rocha

A comisso tem autoridade absoluta para, sempre que necessrio, determinar, alterar, acrescentar e anular atos referentes Gincana; Eventualmente, e conforme necessrio, outras pessoas auxiliaro como elementos de apoio Comisso, convidados por ela. No permitido que os componentes da Comisso tenham envolvimento com qualquer Equipe, salvo autorizao pela mesma Comisso; A Comisso Organizadora juntamente com a Direo da Faculdade poder vetar qualquer aluno que cometa atos de indisciplina ou comportamento indevido durante a realizao de toda gincana.

6.

OS ASPECTOS CONSTITUTIVOS

Aspectos Formativos e Disciplinares

FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS E TECNOLGICA


manter contato para a realizao das tarefas. Seguir estritamente as indicaes propostas nas tarefas. No ser permitido vaiar as apresentaes das equipes.

Agir com honestidade e respeito com as outras equipes e as pessoas com quem tiver que

As equipes sofrero punio ou desclassificao, conforme julgamento da Comisso Organizadora, caso for comprovado atos que venham denegrir e desrespeitar o objetivo da gincana, como tambm atos que venham a destruir a apresentao de trabalhos das outras equipes.

7.

DA FORMAO DAS EQUIPES

Com relao aos alunos: As equipes sero formadas por turma, podendo haver a heterogeneidade de sala, devendo proceder a sua inscrio dentro do perodo de divulgao junto Comisso Organizadora. As equipes sero formadas por no mnimo 10 e no mximo 15 alunos de ambos os sexos, com a participao de um professor convidado. Cada equipe ter um professor integrante previamente convidado (a), constando seu nome quando da inscrio da equipe junto a Comisso Organizadora.

8.

DAS NORMAS Todos os componentes das equipes devero tomar conhecimento das normas apresentadas. Qualquer comunicao ou recurso da equipe dever ser apresentado por escrito pelo seu lder Comisso Organizadora. Ser cobrado, por inscrio, o valor de R$ 10,00 (dez reais) que sero destinados para gastos na realizao da gincana.

FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS E TECNOLGICA


reunidos em local que ser determinado pela Comisso Organizadora.

No horrio das apresentaes das tarefas, todos os componentes da equipe devero estar

A equipe dever escolher um nome e um mascote ou logotipo em Portugus e que seja condizente com o projeto Solidariedade Cultural. Cada equipe dever se identificar com uma camiseta padronizada, com a logomarca da Faculdade na manga, identificando o nome da equipe na frente da camiseta. Obs: Patrocinadores devero constar somente nas costas da camiseta.

Para a apresentao das tarefas, todas as equipes devero estar identificadas com a sua camiseta. Sempre que houver divulgao ou entrega de tarefas, os componentes devero estar identificados com a camiseta da equipe.

DA COMISSO JULGADORA A comisso julgadora ser formada por diretores, professores e representante da co-

munidade de Taguatinga.

10.

DA PREMIAO A premiao final do 1; 2 e 3 lugares ser divulgada posteriormente.

Final de semana num Hotel Fazenda Jantar Livro para cada integrante

Taguatinga, 28 de maro de 2007.

10

FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS E TECNOLGICA FICHA DE INSCRIO


2 GINCANA DE SOLIDARIEDADE CULTURAL FACITEC

Nome da Equipe: _________________________________________________________

Curso: __________________________________ _____________________

Turma:

Professor Responsvel: ____________________________________________________ Nomes dos Componentes:

Valor Taxa de Inscrio: R$ 10,00 (dez reais). Rubrica da Comisso Organizadora _________________________________________ Data: ______ / _______/ ________

FICHA DE INSCRIO
2 GINCANA DE SOLIDARIEDADE CULTURAL FACITEC

Nome da Equipe: _________________________________________________________ Curso: __________________________________ Turma: _____________________ Professor Responsvel: ____________________________________________________ Nomes dos Componentes:

11

FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS E TECNOLGICA


Valor Taxa de Inscrio: R$ 10,00 (dez reais). Rubrica da Comisso Organizadora _________________________________________ Data: ______ / _______/ ________

12

Vous aimerez peut-être aussi