Vous êtes sur la page 1sur 9

REFLEXES ACERCA DO PARADIGMA PEDAGGICO DA AVALIAO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR1

Me. Fabricio J. Nazzari Vicroski*

Resumo: O atual contexto do sistema educacional brasileiro de reestruturao, a crescente influncia de polticas neoliberais tem provocado alteraes estruturais, com reflexos no processo de definio dos objetivos das instituies de ensino. Este cenrio exige a problematizao de algumas questes relacionadas prtica docente, a exemplo dos mtodos e tcnicas de avaliao. O objetivo do presente paper, trazer discusso as deficincias e a necessidade de atualizao dos paradigmas da avaliao da aprendizagem, apresentando uma breve reflexo acerca da situao atual, com destaque para o contexto do ensino superior. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Avaliao

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliao da disciplina de Estgio Docncia I Pedagogia Universitria, ministrada pelo prof. Dr. Altair Alberto Fvero (PPGH/UPF).

*Graduado em Histria pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses (URI / Erechim), mestre em Histria Regional pelo Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade de Passo Fundo (UPF), bolsista CAPES. Arquelogo da Equipe do Patrimnio Histrico e Cultural (EPAHC/CMC/SMC) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. fabricioarqueologia@hotmail.com

Introduo Dentre as discusses inseridas na perspectiva epistemolgica do professor reflexivo, percebe-se a necessidade de buscar alternativas metodolgicas que visem suprir as carncias contemporneas do modelo de avaliao da aprendizagem no Brasil, comumente baseado em prticas defasadas e pouco eficientes, pois alm de no considerarem o amplo desenvolvimento das concepes pedaggicas observado nas ltimas dcadas, no preocupase em responder aos anseios da universidade contempornea, perpetuando concepes com caractersticas dos sistemas de educao das sociedades industriais no perodo da modernidade (LEITE apud MASETTO, 2008). Da mesma forma que os objetivos das instituies escolares tm adquirido novos contornos ao longo dos tempos, os mtodos e tcnicas de avaliao tambm exigem adequaes, um exemplo seria a alterao de paradigmas, ou seja, alterar o foco atualmente voltado ao ensino e, consequentemente ao professor, direcionando-o aprendizagem e seu sujeito, o aluno. No entanto, este processo tem se mostrado pouco dinmico em comparao com as alteraes ocorridas no contexto educacional como um todo. A necessidade de avaliar o processo de ensino/aprendizagem na escola decorrente do modelo educacional adotado, que exige uma mensurao tangvel do processo a fim de subsidiar o planejamento das atividades educacionais. Na prtica, as metodologias de avaliao tradicionais acabam focalizando a capacidade de memria dos alunos, com a inteno de nivel-los de acordo com parmetros considerados satisfatrios, mostrando-se pouco eficientes para analisar a capacidade crtica dos discentes, bem como, fornecer um panorama geral do processo de construo do conhecimento considerando o desempenho individual. A mudana de comportamento que se faz necessria, exige, no entanto, um esforo de reflexo que passa pela renovao do prprio sentido da escola e da atividade docente. Tratase de um empenho intelectual que precisa ser fruto da tomada de conscincia de toda a sociedade, pois de outra forma, quaisquer alteraes no sistema educacional estaro sujeitas a um carter provisrio. O objetivo do presente paper, trazer discusso as deficincias e a necessidade de atualizao dos paradigmas da avaliao da aprendizagem, apresentando uma breve reflexo acerca da situao atual, com destaque para o contexto do ensino superior.

Escola e sociabilidade As instituies de ensino contemporneas tm se apresentado como importantes instrumentos de sociabilidade, sobretudo, a partir dos preceitos de democratizao e laicizao do ensino difundidos pelo iluminismo a partir dos sculos XVII e XVIII. A escola, que antes destinava-se a instruir uma pequena parcela da populao representada pela elite econmica e intelectual da sociedade, abandona seu carter elitista para se tornar democrtica, incorporando progressivamente novas funes sociais de acordo com as configuraes da sociedade. O modelo de ensino adotado est centrado na figura de dois protagonistas, o professor e o aluno, onde comumente ao primeiro delegada a funo de transmitir informaes, possibilitando a construo do conhecimento por parte do aluno, que supostamente se prover de um aporte intelectual que lhe propiciar o domnio de mtodos e tcnicas que auxiliaro sua insero na sociedade. A sociedade se reformula constantemente, as certezas e incertezas mostram-se maleveis, as necessidades e os valores que direcionam a tomada de decises e determinam as relaes dos indivduos em sociedade adquirem novos contornos. Num cenrio onde a escola ainda considerada um modelo de formao social, nada mais natural esperar que ela acompanhe as transformaes coletivas, do contrrio, um dos seus principais objetivos a formao de sujeitos preparados para assumir os desafios e as responsabilidades como atores sociais crticos - ser substitudo pela lgica mercadolgica de qualificao visando a competitividade e a excelncia seletiva, elementos que vm permeando as polticas educacionais neste cenrio de globalizao que atinge tambm o processo de (de)formao da intelectualidade brasileira

Vivemos, hoje, momentos de grandes incertezas que se traduzem de variadas maneiras na vida humana em geral e, em particular, nas instituies educacionais. Tempo de transformaes muito rpidas, tempo que deixa suas marcas em cada um de ns na sua marcha de globalizao, de tantas desigualdades e distncias sociais (LIMA & GOMES, 2002, p. 164).

Notadamente, o modelo de escola direcionada socializao dos indivduos est em crise, assim como muitos valores sociais, precisamos, portanto, redefinir os objetivos e

determinar de forma precisa a misso que delegamos a escola, e, por conseguinte, os paradigmas que nortearo o processo pedaggico e a atuao docente. A escola no o nico espao de aprendizagem, portanto, ela precisa estar em constante processo de reformulao para atender os anseios da sociedade, caso contrrio, sob uma tica pessimista, a qual esperamos que no se concretize, ela pode se tornar obsoleta.

O papel do contedo no processo de ensino/aprendizagem Os fundamentos do atual processo de ensino/aprendizagem baseiam-se na difuso de informaes, so priorizadas determinadas reas do conhecimento consideradas mais apropriadas para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, prevendo a avaliao de sua capacidade intelectual. No ensino superior, a escola tambm agrega a funo de proporcionar a aquisio de informaes especficas de acordo com a rea de formao escolhida, possibilitando sua futura atuao profissional. A priori, o contedo programtico das disciplinas utilizado como um instrumento que propiciar o desenvolvimento de seu senso crtico, sua capacidade de reflexo e a construo do conhecimento por parte do aluno, logo, o que dever ser avaliado no a capacidade de apreenso das informaes, mas sim o desenvolvimento pessoal de cada aluno, com base no progresso ocorrido ao longo do processo, atravs de tcnicas dinmicas e o acompanhamento progressivo do aluno, e no apenas ao final do semestre ou perodo letivo, como comumente tem ocorrido. O novo contexto pedaggico, apoiado pelo desenvolvimento de outras reas do saber, como a psicologia da aprendizagem e a neurologia, exige uma mudana de comportamento por parte dos professores, o contedo no deve mais ser visto como um objetivo em si, a ser transmitido como simples informao e retornado pelos alunos em avaliaes tradicionais, novamente como contedo puramente informativo. O contedo pode propiciar outra dimenso didtica para o professor, onde utilizado como um instrumento que orientar o desenvolvimento da capacidade crtica dos discentes e de sua autonomia intelectual. O professor deve transmitir a informao de forma que o aluno possa transform-la em conhecimento, desenvolvendo assim de forma efetiva a aprendizagem.

Aprender e ensinar x aluno e professor Da mesma forma que os conceitos de aprender e ensinar muitas vezes so entendidos separadamente, de forma dissociada do contexto, a responsabilidade de alunos e professores tambm tende a ser compreendida como dois campos distintos, diferenciados, onde cada qual preocupa-se com o seu papel, com sua atuao isolada, com um baixo nvel de interdependncia. Nesta perspectiva, o professor compreendido como o sujeito do processo e o centro das atividades, enquanto ao aluno cabe assimilar e repetir o que lhe foi transmitido (MASETTO, 2005). preciso entender o significado de aprender e ensinar num sentido mais amplo, englobando o campo da mediao, onde o conhecimento deve ser compartilhado de forma recproca, as experincias e saberes pessoais de alunos e professores devem ser socializados de forma reflexiva. Aprender e ensinar foram e continuam sendo aes primordiais no desenvolvimento humano, desde a pr-histria, onde a transmisso de informaes e a construo do conhecimento tem se constitudo como um dos principais diferenciais da espcie humana e, portanto, inerente a sua existncia.
Aprender e ensinar constituem duas actividades muito prximas da experincia de qualquer ser humano: aprendemos quando introduzimos alteraes na nossa forma de pensar e de agir, e ensinamos quando partilhamos com o outro, ou em grupo, a nossa experincia e os saberes que vamos acumulando (SOUZA, 2005, p. 35).

H uma marcante e indissocivel relao de interdependncia entre professores e alunos, no apenas somente o professor, mas o aluno deve situar-se no centro do processo, e precisa ser chamado a assumir sua co-responsabilidade, e assim como o professor, manifestar suas expectativas e objetivos, proporcionando a integrao entre todos os sujeitos envolvidos no processo.

A avaliao da aprendizagem A despeito da lgica neoliberal que gradativamente vem delineando novos contornos ao sistema educacional brasileiro, onde o ensino passa a adquirir um carter mercadolgico,

pode-se afirmar que, no contexto da poltica educacional atual, ainda considera-se que a escola deve propiciar o desenvolvimento da capacidade intelectual dos alunos, que dever atingir patamares estabelecidos de acordo com as demandas e ideais da sociedade, visando, entre outros fatores, a insero do indivduo na comunidade e a socializao do conhecimento construdo. Tendo em vista a diversidade humana, bem como a multiplicidade das capacidades cognitivas e as possibilidades de progresso individual, a sociedade utiliza recursos de avaliao da aprendizagem no apenas com o intuito de avaliar o desempenho dos alunos, mas tambm para identificar as deficincias do processo de ensino/aprendizagem, visando seu constante aperfeioamento.

A aprendizagem um processo natural e inerente condio do ser vivo e necessidade de sobrevivncia. atravs da interao com o meio que os organismos, tanto os mais simples como os mais complexos, processam informaes que permitem identificar os estmulos do meio interno ou externo e preparar respostas adequadas informao decodificada (SOUZA, 2005, p. 39).

Na realidade, os usos e desusos que se pode fazer da avaliao da aprendizagem so os mais variados, o importante utilizar a avaliao como um instrumento de aprendizagem, que nos possibilitar definir as melhores polticas educacionais e os mtodos e tcnicas utilizados em sala de aula. A mesma lgica dever permear a avaliao dos docentes e das instituies de ensino. O primeiro passo para uma avaliao baseada em parmetros coerentes exige uma alterao de paradigmas, ou seja, preciso substituir a nfase no ensino onde o docente o transmissor de informaes e o discente o receptor - pelo foco na aprendizagem, onde o aprendiz encarado como sujeito responsvel pelas aes que levaro aprendizagem, enquanto o professor considerado o mediador do processo. Assim, da mesma forma que ocorre quando estamos fora do ambiente escolar, na escola a aprendizagem deve ocorrer atravs da interao entre o grupo de alunos e professores, onde a construo do conhecimento pessoal decorrer da ao coletiva.

A nfase na aprendizagem como paradigma para o ensino superior alterar o papel dos participantes do processo: ao aprendiz cabe o papel central de sujeito que exerce as aes necessrias para que acontea sua aprendizagem buscar as informaes, trabalh-las, produzir um conhecimento, adquirir habilidades, mudar atitudes e adquirir valores. Sem dvida, essas aes sero realizadas com os outros participantes do processo: os professores e os colegas, pois a aprendizagem no se faz isoladamente, mas em parceria, em contato com os outros e com o mundo. O professor ter substitudo seu papel exclusivo de transmissor de informaes para o de mediador pedaggico ou de orientador do processo de aprendizagem de seu aluno (MASETTO, 2005, p. 83).

Outro ponto que considero fundamental nesta mudana de paradigma, diz respeito ao contedo programtico, que por sua vez exige a reflexo sobre o que queremos, enquanto sociedade, das instituies educacionais, pois assim poderemos exercer uma avaliao condizente com os anseios coletivos. Se esperamos que o aluno desenvolva seu senso crtico e suas capacidades intelectuais, naturalmente no podemos utilizar tcnicas baseadas na avaliao da capacidade de memria para reproduzir as informaes que lhe foram transmitidas em aula, desta forma, sendo otimistas, o aluno ir no mximo utilizar sua capacidade inventiva para burlar o sistema de avaliao. Este um erro a que todos os professores esto sujeitos, onde em virtude da sobrecarga de trabalho a perspectiva do professor reflexivo acaba por ser deixada de lado, por pura e simples falta de tempo, o professor que trabalha no pode refletir sobre sua prpria prtica, porque no tem tempo, no tem recursos, at porque, para sua sade mental, melhor que no reflita muito (SACRISTN, 2002, p. 82). Em tal contexto, muito professores acabam esquecendo que o contedo programtico de uma disciplina apenas um instrumento de construo do conhecimento, e no o objetivo em si, portanto, nas avaliaes no deve-se exigir a reproduo das informaes, mas sim o desenvolvimento da capacidade reflexiva do aluno com base no seu arcabouo terico e considerando as limitaes de nosso sistema educacional, que tende a privilegiar as inteligncias lgico-matemtica e lingstica, em detrimento das inteligncias visual-espacial, musical, corpreo-cinestsica, entre outras, o que pode imprimir um carter extremamente subjetivo aos mtodos de avaliao.

O processo de avaliao dever estar integrado ao processo de aprendizagem, de tal modo que funcione como elemento motivador da aprendizagem e no como um conjunto de provas e/ou trabalhos que apenas verifiquem se o aluno passou ou no (MASETTO, 2005, p. 106).

A capacidade de percepo do aluno deve ser estimulada para que ele prprio consiga perceber quais suas dificuldades e facilidades no processo de aprendizagem, esta informao pode ser compartilhada pelo grupo, subsidiando o dilogo e suscitando sugestes, onde o prprio diagnstico consistir num momento de aprendizagem. A avaliao da aprendizagem deve constituir uma prtica constante, onde observa-se o crescimento do aluno e suas capacidades, considerando seu progresso sob os mais variados aspectos, e no apenas sua capacidade de aquisio de contedos, mas, sobretudo, suas competncias, habilidades e atitudes, suas formas de interagir e se relacionar com os colegas, pois as atitudes adotadas em sala de aula se refletem na convivncia em sociedade, e viceversa.

Consideraes finais A sociedade passa constantemente por transformaes nos mais variados domnios, onde os anseios da populao como coletividade tambm so gradativamente reformulados. Neste contexto, a escola tem o papel de preparar os indivduos para sua insero na social. Hoje, mais do que nunca, a reflexo sobre a prtica docente se faz necessria, para que possamos constantemente redefinir o papel da escola, do contrrio, a exemplo da conjuntura atual, as transformaes no sistema educacional ocorrero pautadas pela lgica mercadolgica, sem a participao de professores e alunos. A reflexo sobre qual o modelo de escola e de sociedade que desejamos estimular envolver a discusso e reformulao do modelo educacional, onde certamente a avaliao da aprendizagem no ensino superior - e tambm nos demais nveis - dever ocupar um lugar de destaque, pois o modelo predominante no corresponde nem mesmo s expectativas atuais, tornando inconcebvel a continuidade desta prtica, que deve ser imediatamente substituda por um espao de avaliao dinmico, sustentado por novos paradigmas que devero nortear uma prtica pedaggica comprometida com os ideais de uma sociedade de bem-estar social.

Referncias bibliogrficas FVERO, Altair Alberto; GABOARDI, Ediovani Antnio (Org.). Apresentao de trabalhos cientficos: normas e orientaes prticas. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2008. GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienao da tcnica autonomia da crtica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs). Professor Reflexivo no Brasil: gnese e crtica de um conceito.So Paulo: Cortez, 2002. LEITE, Denise; BRAGA, Ana Maria; FERNANDER, Cleoni; GENRO, Maria Elly; FERLA, Alcindo. A Avaliao Institucional e os Desafios da Formao do Docente na Universidade Ps-Moderna. In: MASETTO, Marcos (org.). Docncia na Universidade. 9 ed. Campinas, Papirus, 2008. LIMA, Maria do Socorro Lucena; GOMES, Marineide de Oliveira. Redimensionando o Papel dos Profissionais da Educao: algumas consideraes. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs). Professor Reflexivo no Brasil: gnese e crtica de um conceito.So Paulo: Cortez, 2002. MASETTO, Marcos T. Docncia Universitria: Repensando a Aula. In: TEODORO, Antnio; VASCONCELOS, Maria Lucia (orgs). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. So Paulo: Editora Mackenzie; Cortez, 2005. PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs). Professor Reflexivo: construindo uma crtica. In: Professor Reflexivo no Brasil: gnese e crtica de um conceito.So Paulo: Cortez, 2002. SACRISTN, Jos Gimeno. Tendncias Investigativas na Formao de Professores. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs). Professor Reflexivo no Brasil: gnese e crtica de um conceito.So Paulo: Cortez, 2002. SOUZA, scar C. De. Aprender e Ensinar: Significados e Mediaes. In: TEODORO, Antnio; VASCONCELOS, Maria Lucia (orgs). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. So Paulo: Editora Mackenzie; Cortez, 2005.

Vous aimerez peut-être aussi