Vous êtes sur la page 1sur 57

0

Agradecimento:
Agradeo a Deus , o Nosso Pai, sem o qual nada do que se fez teria sido feito. A Ele toda a glria.

Apresentao:

Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto.Tomai mulheres e gerai filhos e filhas, e tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e no vos diminuais. ( Jr 29:5-6.) Ter um um lugar muito nosso, para onde se quer voltar sempre e ali permanecer; um lugar com pessoas no perfeitas, mas facilmente amveis.Esse o lar de um cristo, um lugar onde a vida acontece, onde o crescimento se v a olho nu e a direo tomada uma s, em busca de se construir um lugar de delcias. O lar de um cristo deve ser marcado por reencontros amistosos, por prazeres sendo experimentados, deve ser onde depomos nossas armas e relaxamos gostosamente. Ali onde onde amadurecemos em segurana ao lado de quem se importa conosco. Deve ser um lugar mgico , construdo para durar e impactar as geraes futuras de uma famlia.Nesse livro vamos trazer baila temas que so importantes para fazer dela, nossa casa, um bom lugar para se estar. E o recado de Deus este: ...e no vos diminuais, isto , no aceite nada pequeno, fraco e estril. O amor deve ser abundante, a alegria perene, a vida conjugal com poucos conflitos e muito prazer, com filhos trilhando na luz, no se conforme com nada que seja menor do que isso. Esse deve ser um dos ideais de vida de um casal. Constituir famlia, plantar um jardim e usufruir do seu fruto; Deus falando que vale a pena se esforar nesse sentido, pois os frutos so mui saborosos e o crescimento contnuo, ali as pessoas se amaro, tero suas necessidades de proviso, proteo e de relacionamento supridas. Vamos lutar por este ideal?

Sumrio
Uma casa que floresce, 04. Um grande marido dentro de casa, 07. Quem caminha com Deus resolve seus problemas, 11. A alegria precisa ir alm das circunstncias, 13. Voltem ao primeiro amor, 16. Conversando sobre falta de ereo e ejaculao precoce, 18. Quer ser cheio do esprito? Cuide da famlia, 22. Esquecido pela famlia, mas lembrado por Deus, 25. O que ser um chefe de famlia de sucesso?, 27. Orao de uma esposa maravilhosa, 30. Um ciumento fora dos limites, 31. A insensibilidade masculina, uma lepra no relacionamento, 39. E o teu marido. Ele tem necessidade de se sentir amado?, 42. O nosso amor morreu e pensamos em divrcio, 45. Jesus, esperana e vida para a famlia, 48. Duas coisas que um cnjuge precisa saber sobre o seu amor, 51. Concluso, 55. Sobre o autor, 56.

Uma casa que floresce.


A casa dos mpios se desfar, mas a tenda dos retos florescer. (Provrbios 14:11). Um domingo qualquer falei com a igreja sobre o quanto Deus quer que a nossa casa floresa e seja um lugar aprazvel. O florescer nos remete a idia de cuidados especiais, de muita sensibilidade e delicadeza no trato. Quem cultiva flores sabe bem disso. Elas precisam de sol, mas somente o necessrio; de gua, porm no em excesso; tudo com moderao e equilbrio. Assim ser a casa que floresce, um campo propcio para o crescimento e o desabrochar para a vida. Eu preciso acreditar que Deus me ajudar a fazer do meu lar um campo de flores, preciso crer que Ele se importa com a famlia, se interessa, e se move nesse sentido. Isso d fora para continuar, nos leva a no desistir, a despeito de tantas lutas pelas quais passamos. Esse texto de Provrbios 14:11, nos encoraja e nos traz de volta para a corrida da vida.Mas a penso: Para um lar florescer preciso que nele haja opo pela coisa correta e justa, mas como se a mesma Bblia diz que no h um justo sequer sobre a face da terra? Ento como equacionar isso? Se no houver, e no h realmente um justo, no haver flores em casa. Mas o segredo que, apesar de ns mesmos, com nossos erros e imperfeies, ainda possvel fazer da nossa famlia algo nobre, lugar de flores e frutos . Jesus quem nos justifica, nos torna justo aos seus prprios olhos ainda que no o sejamos na verdade. Mesmo no havendo mrito algum. Quando erramos, Ele no nos tem por inocente, mas usa de misericrdia, e nos perdoa, de maneira que permanecemos Nele, apesar de no acertar sempre. O cristo no vive pecando ou no pecado, mas eventualmente peca e quando isso acontece, ele se arrepende e comparece diante de Jesus para ser novamente justificado e receber o seu perdo. Querido, ser justo indica no s ausncia de erros e pecados, mas exige a presena de boas prticas, coisas que alegrem o corao de Deus e o corao dos homens. Algumas coisas precisam ser encontradas na casa que quer florescer, vamos buscar algumas informaes relacionadas a isso nas escrituras:
4

* Em Gn 35:2, eis a recomendao: "Ento, disse Jac sua famlia e a todos os que com ele estavam: Lanai fora os deuses estranhos que h no vosso meio, purificai-vos e mudai as vossas vestes". A famlia precisa se desfazer daquelas coisas que entram e empurram o trono do Senhor para um canto da casa. O lar tem que ser um lugar para Deus reinar com exclusividade. Mudar as vestes fala de mudanas individuais que devem ocorrer. Onde h trevas, caos, desordem, obscenidades, sinal que Deus ainda no se apoderou do lugar, pois onde Ele chega, tudo se transforma. O texto de J 11,13-15 diz, "Se voc dirigir seu corao a Deus, e para Ele estender as mos; se no hospedar a injustia em sua tenda, ento voc poder levantar o rosto sem mancha, e no ter medo nas dificuldades. Aqui ele nos chama, para viver a verdade, mesmo nos momentos de apertos e presses. O engano, a mentira, a trapaa, no podem ter espao. Sabe aquelas situaes em que somos puxados para baixo, somos tentados a fazer a coisa errada ? Situaes em que nos vemos quase que obrigados a diminuir o nosso padro moral? Quando a coisa est to complicada que acabamos acreditando que um erro poder consertar o outro? Pois ! exatamente de momentos assim que ele est falando. Somos chamados para vencer diante dessas presses e viver com retido, superando as dificuldades que surgirem na fora e no poder Dele que opera em ns. E quando esse padro de Deus for uma realidade em nosso viver, j no haver mais medo, pois uma forte convico de que sempre seremos ajudados pelo cu inundar nossos coraes, e a certeza de que o Senhor estar chegando com a beno ir pacificar nossas mentes. E creia, querido leitor, to certo como o sol ir nascer amanh, logo de manh, assim ser a vinda do Senhor ao nosso encontro. Em Is 58: 7-12, o texto diz: "Porventura no tambm que repartas o teu po com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o n, o cubras, e no te escondas da tua carne? Ento romper a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotar, e a tua justia ir adiante de ti, e a glria do SENHOR ser a tua retaguarda. Ento clamars, e o SENHOR te responder; gritars, e ele dir: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; ento a tua luz nascer nas trevas, e a tua escurido ser como o meiodia. E o SENHOR te guiar continuamente, e fartar a tua alma em lugares
5

ridos, e fortificar os teus ossos; e sers como um jardim regado, e como um manancial, cujas guas nunca faltam. E os que de ti procederem edificaro as antigas runas; e levantars os fundamentos de gerao em gerao; e chamar-te-o reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar". Meu Deus, que texto poderoso para se viver! A bondade estando presente em nosso lar faz com que o Senhor nos guie em meio a escurido, alis, se elas chegarem, a sua luz nascer naquele instante e dissipar toda treva. Ele nos dar de comer e beber mesmo em lugares ridos onde nada existe, onde falta tudo, e ainda, fortificar nossos ossos, nos dando sade e fora para vivermos a vida. como disse Jos do Egito, prosperei na terra da minha adversidade.E como se j no bastasse, temos mais esta promessa, nossos filhos sero construtores de um novo tempo, no sero motivo de vergonha ou de confuso, ser gente admirvel, de quem teremos um orgulho santo. Que a justia e a bondade ,irms de caminho, estejam em nossa casa. O profeta Isaas 61:9 declara: "A sua posteridade ser conhecida entre as naes, os seus descendentes, no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecero como famlia bendita do SENHOR". Esta a colheita: Filhos abenoados e reconhecidos na sociedade como gente do bem, gente de Deus, cidados com utilidade social, gente que faz, gente que ama e que amada no cu e na terra.Filho dos quais seu corao se alegra, que so apresentado , seno com orgulho, mas com satisfao por serem quem so. Essa a casa que floresce mesmo em meio ao deserto, uma casa que prosperar onde outras fracassaram, essa ser a tua casa.

Um grande marido dentro de casa.


Encontramos lindas histrias de amor conjugal nos livros bblicos. Vemos por exemplo: * A dedicao de Jac que trabalhou sete anos por sua amada Raquel, e o registro deste fato diz que "lhe pareciam poucos dias, tamanho era o seu amor". * Encontramos tambm o casal 20 da Bblia, Salomo e a sua sulamita; uma mulher proativa no seu amor e que conquistou a condio de nmero um na vida de um homem cheio de mulheres. Salomo ensina em Cantares que um marido pode ser um homem totalmente desejvel, doce com as palavras e carinhoso nas suas atitudes. * Elcana e Ana, aquele que amava a esposa, porm, tinha uma amante convivendo dentro de casa. Mas, Deus ouviu a orao de Ana e fez um milagre duplo, concedendo-lhe um filho e tirando de cena a amante Penina. * O que dizer do amor de Isaque, cuja esposa era estril e ele ao invs de arrumar uma serva para lhe dar filhos, preferiu orar insistentemente at que Deus curou a esterilidade dela e veio o filho desejado. So histrias inspiradoras que nos chamam a sermos melhores para com nosso cnjuge e filhos. Gostaria de compartilhar um pouquinho da vida conjugal de J, aquele a quem Deus se referia como um homem justo. As informaes de sua vida amorosa no so muitas, porm, o suficiente para nos certificarmos que ele possua uma famlia bonita, bem estruturada, onde o amor conjugal estava sempre presente. Haja vista o nmero de filhos, dez num primeiro instante e mais tarde outros dez. Sinal que havia muito sexo,no mesmo? Seus filhos eram tratados com igualdade, no havia predileo ou discriminao. J lhes ensinava a caminhar em unidade e harmonia, no rejeitando as meninas, mas acolhendo-as com igualdade.Ele tinha um cuidado integral com seus filhos, no s provendo coisas, mas preocupava-se com a vida espiritual deles, e sempre depois de um tempo de festas e alegrias, J comparecia diante de Deus e realizava sacrifcios

pelos seus filhos, pedindo o perdo do Senhor, caso houvessem cometido algum excesso pecaminoso. J era um homem rico, importante no lugar, com muitas atividades e grandes negcios para resolver, mas nem por isso deixava de ser um "homem de famlia". Ele recebia seus filhos em casa, estavam sempre juntos, era respeitado e admirado por todos. As pessoas gostavam de ouvir-lo falar, creio que a sabedoria estava nele, e os seus ensinamentos sobre o "bem viver" eram constantes. Que mais poderia querer da vida este J? Ele sabia que o adultrio era um grande inimigo e ento no facilitava, pois tudo que no queria, era perder sua famlia. Sobre isso ele dizia: "Fiz concerto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem? "J 31:1. A preocupao dele com a continuidade do casamento e a existncia de vida em famlia era grande, de modo que fez um pacto consigo mesmo, o de no olhar com desejo para outra mulher que no a sua esposa. Isso me faz lembrar as palavras de Jesus quando diz que se to somente olhares para uma mulher desejando-a em seu corao, j adulterou com ela. J tinha repugnncia ao adultrio, apresentava-o como uma coisa maligna, como de fato : "Assim como os olhos do adltero aguardam o crepsculo, dizendo: No me ver olho nenhum; e oculta o rosto" J 24:15. O adltero faz assim, se comporta de modo a passar despercebido, pensa que ningum o v, e quer passar impune diante de suas maldades. Salomo dizia que o Senhor est de olho no caminhar de um homem, por isso preciso cuidado com a forma com que andamos, porque o excesso de loucura traz a morte. ( Pv 5:21-23). Veja que J, alm ser um homem apontado por Deus como justo, bom pai de filhos, era um marido fiel, protetor do casamento. Quando se quer uma famlia harmnica, ajustada, vivendo com alegria, preciso proteger o casamento contra os seus inimigos. No tem jeito de construir famlia assim, se o adultrio estiver no corao.

Jesus falou que quando os ventos e as muitas guas chegarem, a que veremos qual casa foi construda na com valores eternos, pois somente onde se encontrar esta solidez moral permanecer em p. Bom, os dias maus chegaram na casa de J: Morreram tragicamente seus filhos, perdeu seus bens, ficou terrivelmente doente, acabou a alegria, perdeu o respeito e a admirao recebida das pessoas ao seu redor, isso se tornou coisa do passado, a sua glria pessoal se foi com as sucessivas crises. Tenho dito que diante de uma crise, outras surgem com mais fora ainda, e no foi diferente na vida de deste homem. Quando tudo ia mal, sua mulher, aquela a quem tanto amava a ponto de fazer um pacto consigo mesmo de no tra-la, nem mesmo em pensamentos, pois , ela aproximase dele e fala: " Ainda retns a tua sinceridade? Amaldioa a Deus, e morre.".J 2:9. Ela no aguentou a presso e saiu do senso de equilbrio, perdeu o controle emocional. Ela no queria mais ver o sofrimento do marido, desistiu de Deus, pois nas suas palavras entende-se que ela j no tinha sentimentos bons para com o Senhor, ento, instiga para que seu marido abandone a f e morra, colocando fim naquela dor, como se isso resolvesse a questo. comum olharmos para esta mulher como algum pouco digna, uma fraca na f, mas a vida nos ensina, e hoje, consigo compreend-la. J imaginou voc com uma famlia linda, filhos a sua porta, abundncia de bens, posio social, um cnjuge fiel, temente a Deus, e de repente, tudo se acabando com sucessivas tragdias, uma aps outra. Quem no perderia o controle, quem no sairia da razo? Mas queridos, a histria deste amor no acaba aqui. Vejo o final desta histria: "E o Senhor virou o cativeiro de J, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou a J outro tanto, em dobro, a tudo quanto dantes possua. Ento vieram a ele todos os seus irmos, e todas as suas irms, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele po em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma pea de dinheiro, e cada um pendente de ouro.E assim abenoou o Senhor o ltimo estado de J, mais do que o primeiro;.... Tambm teve sete filhos e trs filhas.E em toda a terra no se acharam mulheres to formosas como as filhas de J; e seu
9

pai lhes deu herana entre seus irmos.E, depois disto, viveu J cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos dos seus filhos, at quarta gerao.Ento morreu J, velho e farto de dias" Jo 42:10-17. Deus mudou a histria deles. Tudo foi trazido de volta, com dupla honra, inclusive o amor conjugal. Ele tinha agora dez filhos na terra e dez filhos no cu. J teve com ela mais dez filhos, e ser que todo dia que se gera dez filhos com algum sem que haja entre eles amor? O amor deles permaneceu durante a crise.Houve, sim, momentos de desespero, mas enquanto muitos casais teriam desistido, eles permaneceram ali, juntos , superando seus problemas, resistindo ao mal, e dando suporte um ao outro, esperando uma interveno Divina, que veio em seguida. E o que este casal ensina? Ensina-nos que durante os dias maus, quando as trevas chegam, preciso perseverar, continuar, e esperar em Deus com pacincia redobrada, vencendo os problemas, um de cada vez, diminuindo e no aumentando a crise. o que disse Salomo, o cordo de trs dobras no se arrebenta com facilidade. O cordo o casal e Deus, e um casal com Deus a maioria, poderoso nas batalhas.

10

Quem caminha com Deus resolve seus problemas.


Certo dia estava eu aconselhando uma pessoa acerca de seus problemas familiares que eram muitos. Havia separao, brigas, drogas, adultrio, rebeldia de filhos e ainda por cima, problemas financeiros ocasionados por um desemprego. Ento disse para a pessoa que seria preciso no um aconselhamento para cada um dos problemas, mas uma coisa s seria necessria, ajustar a vida espiritual, buscar o centro da vontade de Deus, deixar a desobedincia aos princpios Divinos, reconciliando-se assim com o Pai. Disse-lhe que uma vez feito isto os problemas comeariam a se resolver, ento recomendei que entregasse sua vida a Jesus, imaginando que ainda no tinha experincias com Deus. Mas quando entrei nesse assunto a pessoa ficou triste comigo e disse: Pastor eu sirvo a Jesus h 23 anos.... Fiquei meio deslocado com aquela informao, pois no consigo imaginar algum andando na verdade e ainda assim todos esses males de uma s vez acontecendo na famlia. difcil de voc buscar uma resposta para tamanha runa sem cogitar que algo esteja errado ali. Dois divrcios j haviam ocorrido, filha nas drogas, desemprego, crise financeira, filho na cadeia, eis os problemas daquela casa.Paulo ensina, cada um examine-se a si mesmo, para conhecer como andas na presena de Deus, ou melhor, se ainda andas com Deus. Ele recomenda que no nos conformemos com o presente sculo, mas que sejamos renovados no nosso modo de pensar e de agir. Seria mais ou menos isso: Mentes renovadas, vidas transformadas. Jesus deixa claro que a famlia que quer permanecer famlia, ter que construir a estabilidade, ela no vem pronta. Em Mt 7:26-27, fala de dois homens, um prudente e um insensato. O prudente aquele que faz uso da Palavra na construo de sua famlia, e o comparou a algum que construiu a sua casa na rocha, e veio o vento, a chuva, as guas do rio, e combateram contra aquela casa , mas que ela no caiu, pois estava firmada na rocha. De outra sorte, o insensato construiu sua casa na areia, e vieram as mesmas intempries, os mesmos problemas e a casa ruiu, pois no tinha estrutura para enfrentar a adversidade. Veja que a questo no so as dificuldades que se enfrenta , mas a forma como nos preparamos para viver, pois ambos os homens, o prudente e o insensato, enfrentaram os mesmo problemas, nas mesmas intensidades,
11

mas com resultados diferentes. Porque uma caiu e a outra permaneceu? A que caiu no tinha estabilidade, a verdade no estava ali, havia aparncia de que era fortalecida, mas era um engano. Assim a vida de muitas famlias, parece que esto firme , mas no passam pela prova, elas sucumbem. Parece que esto bem, que so unidos, que vivem em harmonia, mas s fachada. Por outro lado, quem faz de sua casa uma casa estvel, com alicerce, com verdade, com justia, com esperana, com f, com amor, esses ingredientes todos, ento, a casa que fica firme diante das intempries da vida. Ali os problemas vo sendo resolvidos medida que surgem, a vida vai sendo administrada com sucesso, de maneira que os problemas no se amontoam at virarem uma bola de neve. Numa casa onde ningum est preocupado com a verdade, um filho comea a trilhar o caminho do mal, mas o pai no chama ateno por que acha que no nada srio.E tambm no tem tanta autoridade assim para falar, pois o filho no v nele nenhum exemplo a ser seguido, e assim os problemas vo criando razes, at que a vida dentro de casa se torna insuportvel. Um dia Jesus olhou para Zaqueu,um pai de famlia com muitos desvios de carter e disse-lhe: ...importa que hoje eu entre em sua casa.. Bastou um pouquinho da presena de Jesus ali e grandes transformaes ocorreram. Ao que Jesus disse: Hoje houve salvao nesta casa. As marcas daquela famlia era o egosmo, a desonestidade,e caminhavam para o inferno. E eles foram curados. A casa onde Jesus entra, o caos vai embora e a vida se refaz. Convide Ele para estar com vocs, em famlia.

12

A alegria precisa ir alm das circunstncias.


Em Lucas 2:1-2, os anjos disseram aos pastores que estavam no campo, que lhes trazia uma boa nova, uma notcia que seria de grande alegria, pois nasceu o Salvador, Cristo o Senhor. Veja que o anjo apresenta Jesus como a razo da alegria para todo o povo. possvel ser uma famlia feliz e alegre despeito de enfrentar a fora do vento, a fria das guas, desde que a razo da nossa alegria no sejam as circunstncias, mas sim, Jesus. Ficar alegre s quando as coisas esto funcionando bem, quando o dinheiro farto, quando a sade est legal, ento, esta alegria incompleta e imperfeita. Paulo disse que ele aprendeu a viver contente em qualquer circunstncia, ele aprendeu a viver bem no pouco e no muito. Aprendeu na luta, no crcere, nas perseguies. Interessante isso, ele aprendeu. algo que precisa ser aprendido por cada um de ns. Temos que ter a conscincia de que por um momento eu posso estar no monte, mas que em outro, posso estar no vale. Seja no topo do monte ou no fundo do vale, eu preciso aprender a viver contente. Estar contente a no significa que estarei celebrando o mal, me alegrando com ele, no, isso no. Mas significa que na fora de Cristo eu sairei daquele vale, tenho ento esperana e fora para lutar, e no fico ruminando coisa ruim, no vivo de lamrias, no dou asas murmurao. Se quando me encontro com dificuldades na vida, me torno uma pessoa infeliz, triste, acabrunhada, porque ainda sou um imaturo em Cristo. O Profeta Ageu diz: ainda que a figueira no floresa; nem haja fruto na vide; que a terra no produza mantimento; o produto da oliveira minta; ainda que as ovelhas me sejam tiradas; ainda que no haja gado no curral; mesmo assim, eu me alegrarei no Deus da minha salvao.

13

Ele est dizendo que a sua alegria est em ter Deus do seu lado, pois a qualquer momento a situao vai se reverter. Ento ele no pe os seus olhos nas dificuldades e sim, Nele. A alegria filha da confiana. Quem confia se alegra. Casa que no tem alegria , tem medo e desespero. E nesses casos, as ofensas acontecem, rancores so guardados, a desconfiana uma constante. A queda, a runa s uma questo de tempo. A esperana deve ser um estilo de vida para a famlia e gosto de pensar que a ela nos traz uma sensao de segurana, uma confiana de que tudo ir bem. Ter esperana aguardar um porvir melhor, crer que coisas boas estaro chegando. Esperana para um momento que se alonga no tempo, no futuro. Ao passo que f uma certeza de que aquilo que preciso vai acontecer logo, embora no haja evidncias. A f para hoje, a esperana para os dias que viro depois de amanh. O livro de Salmos, captulo 125, declara que os que confiam no Senhor so firmes como os montes de Sio, que no se abalam, mas permanecem para sempre. Isso quer dizer que vem a chuva, o monte est ali, vem o vento, vem o sol, nada mexe com o ele, e assim so os que confiam no Senhor. Nada remove a sua esperana de que tudo vai dar certo e acabar bem. Salomo em sua sabedoria inspirada por Deus, diz que o receio do homem armar laos, mas o que confia no Senhor ser posto num alto retiro. E isso mesmo, quando fazemos com medo, quase sempre d errado. Veja o jogador de futebol quando vai bater o pnalti, ele tem tudo a seu favor, mas se no dominar o medo, acabar errando o chute e perdendo uma grande oportunidade de marcar um gol. Em Isaas 50:10b o profeta diz: ...quando andar em trevas e no houver nenhuma luz, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus. H momentos que no sabemos o que fazer, no h nenhuma luz, ento, nessa hora que pedimos a ajuda de Deus para clarificar nossos caminhos. Famlia que vive uma vida confiada, no se desespera, mas espera. A famlia o nascedouro das boas obras de Deus, da a oposio ferrenha do diabo. Tudo que Deus deseja realizar, Ele comea com um casal.
14

Assim foi com Ado e Eva, com Abro e Sara, com Isaque e Rebeca. Assim para com seu lar tambm. Concluindo, diria a voc, querido leitor, se ainda no aprendeu a sorrir em meio s batalhas, aprenda logo, isso bom e justo, vai trazer bem estar para sua casa. De vez em quando ter algum meio triste dentro de casa, ou mesmo com a cara feia, est dentro da normalidade de uma vida conjugal e familiar, porm, uma casa onde se est sempre de cara emburrada, duro de agentar, heim! O ambiente da casa fica contaminado, parece que isso envenena o ar e pega todo mundo. um mal humor s. Do contrrio, quando h pessoas felizes e alegres dentro de casa, com um pensamento de quem tem f, isso contagiante tambm. Graas a Deus.

15

Voltem ao primeiro amor.


Conheo as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua pacincia....E sofreste, e tens pacincia; e trabalhaste pelo meu nome, e no te cansaste.Tenho, porm, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.Lembra-te, pois, de onde caste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras.Porque seno,brevemente virei a ti e retirarei de ti o teu castial, Ap 2:2-6. Sabemos que o amor conjugal comparado, na Bblia, com o amor de Cristo pela sua noiva. Ento, usaremos o texto bblico para falarmos aos casais.Alguns vivem, aparentemente, bem, mas que esto com o relacionamento em risco por terem deixado o primeiro amor. Nos ltimos dias tem veiculado um comercial de TV por assinatura que mostra algum voltando para casa e a sua esposa percebendo a sua chegada, tira o avental, ajeita o cabelo e o recebe com um forte abrao, um abrao demorado, gostoso. Um romantismo incrvel,. Ela tem na sua face uma expresso de intensa alegria, mas de repente ele faz alguns movimentos estranhos, abraado com ela, apanha o controle da televiso e a liga. Ela perplexa pergunta: Voc ligou a TV? Num misto de surpresa e decepo. Fica claro que ele voltou por causa da TV. Para quem v de forma distrada, sem muita elaborao, o comercial engraado. Mas triste saber que traz uma verdade. Muitos casais se mantm juntos em virtudes de coisas que ajuntaram no relacionamento, eles j no tem o outro como o seu bem maior, mas como algo que faz parte do pacote. Alguns casais se amam, mas como se acostumaram um com o outro, j no vm motivos para comemorar o reencontro. incrvel que se perguntado responderiam que est tudo bem com eles. Eles esto to frios que no se deram conta que o romance, a alegria, o abrao inesperado, o elogio oportuno, a cumplicidade num olhar de admirao, so coisas que ficaram para trs h muito.Eles j no sentem saudades.O amor deles est empanado, perdeu o brilho e eles no enxergam a falta de vida no casamento. Eles deixaram a paixo e o romance acabar e nem se deramconta. Eu e a Cleire j mudamos muito de casa , e era interessante observar que quando a moblia estava dentro da casa, a gente no percebia que a parede estava feia, suja, com manchas. Mas quando as coisas j tinham sido retiradas do seu interior , a, sim, vamos o quo sujas estavam as
16

paredes, precisando de uma tinta nova.O casamento precisa de vez em quando de uma mo de tinta tambm.Temos a tendncia a nos acostumamos com o menos, com a coisa medocre (abaixo da mdia) e era disso que Jesus estava falando com sua noiva. Ele dizia que queria um relacionamento intenso, amoroso, com vida, com cor, com cheiro bom. Reconhecia os valores que estavam preservados, mas que no seriam suficientes para manter aquela relao. E d um recado. A chama desse amor seria retirada caso no voltassem ao primeiro amor. Incrvel como isso acontece e nos atinge a todos. Casais esto trabalhando, voltando para casa, transando de vez em quando, tendo algumas metas, sonhos em comum, mas de forma desatenta eles comeam a se afastar um do outro, tudo em nome da busca de um horizonte melhor. Eles precisam acumular coisas, precisam adquirir bens, precisam comprar, e no d para cuidar do romantismo, no h tempo para fazer do outro o seu maior bem. Mas um belo dia, eles descobrem que o casamento j no tem mais brilho, e j no voltam para casa como antes. Porque vocs esto continuam voltando para casa? Por causa da estrutura, dos bens adquiridos, da falta de opo? No sei, mas sei que o casal deve voltar para casa com saudade do outro, com desejo, com alegria pelo reencontro. Isso a mo de tinta nas paredes do nosso corao, manuteno, voltar ao primeiro amor. Algum disse que quando um casal deixa de namorar o casamento comea a morrer. Pense nisso, e tome atitude, volte a namorar, a fazer o que faziam antes, assim que a paixo renasce...

17

Conversando sobre falta de ereo e ejaculao precoce.


Tenho recebido muitos pedidos de aconselhamentos oriundos de casais jovens, evanglicos ou no, que so pessoas sadias e normais, mas que tem problemas com ejaculao precoce e ereo. Bom, como sou um pastor e no mdico, no quero me aprofundar no assunto, mas sim compartilhar coisas que j li, coisas que j vivi e que tambm aprendi com as experincias ruins de outros. Quero inicialmente responder aqui um pedido de aconselhamento de uma amiga. Ela resolveu abrir mo da vida sexual aos 34 anos de idade em virtude de ejaculao precoce e uma consequente falta de ereo por parte do marido. Ele jovem e sadio, porm est passando por um momento ruim na vida sexual.. Ela declara que o ama intensamente e em nome desse amor no quer mais saber de sexo, muito embora tenha seu desejo e apelo aguado. Eles j tentaram muitas coisas, foram ao mdico, ao psiclogo, j conversaram e no houve soluo. Quando eles vo para a cama e do sinais de desejo sexual, ora ele ejacula rapidamente, ora ele no consegue ter ereo. E isso est fazendo com que seu marido se afaste, procure atividades para permanecer longe dela. No existe como saber de antemo qual ser a reao dele, e as consequncias disso, podendo ser um caminho, pois quando ele relaxar e no se preocupar tanto com o sexo, quem sabe a funo se normalize. Mas pode tambm aumentar a angstia, por isso a deciso no deve ser unilateral, eles precisam conversar sobre o assunto. Talvez seja melhor continuar aprendendo com a dificuldade, buscando informaes, voltando ao mdico, um psiclogo ou um psiquiatra. H tambm um profissional que pode ser procurado, o fisioterapeuta sexual. Para quem est em SP, o Hospital das Clnicas tem um setor exclusivamente para a sade sexual. Quero compartilhar uma histria. Eu estava fazendo um curso de aperfeioamento em so Paulo, longe de casa, de onde a turma s era liberada no final de semana e fui procurado por um dos companheiros com este problema, impotncia sexual. Ele confidenciou que estava fugindo da esposa, marcando pescarias com o filho para no ficar em casa e assim no ter que transar com a esposa. E isso estava provocando desconfiana nela, tristeza e vergonha nele. Eles no sabiam como se comportar diante da situao. Se ela o procurava e ele no conseguia ter ereo, ficava ento desconfortvel por causa do constrangimento que provocou nele. Se ela no o procurava, ele tinha medo de iniciar um namoro quase que
18

sabendo que no conseguiria. Ento, arrumava alguma coisa para ficar longe dela. Quando me contou, falei-lhe que iria comprar um remdio que era fabricado pela Farmcia da Polcia Militar, um polivitamnico, e que com esse remdio seria tiro e queda, seria o suficiente para cur-lo. Falei para ele que quando fosse embora, na sexta feira, a esposa iria at estranhar tamanha a intensidade e a durabilidade de sua ereo. Disse mais, falei que na segunda-feira eu o veria chegar ao Quartel at meio amarelo de tantas noites de amor, e teria um sorriso maroto nos lbios. E sabe o que aconteceu? Foi tiro e queda. Ele creu, confiou no tal do remdio e aconteceu como eu havia dito. o efeito placebo. Ele no era impotente, simplesmente estava sobrecarregado com o curso, as viagens, as finanas, a distncia da famlia, e isso tudo fez que uma primeira vez ele falhasse, e a a coisa desandou, ele j no conseguia mais ter ereo. Ento quando no h um problema orgnico, a questo puramente emocional. a chamada impotncia situacional, que aquela experimentada por um homem num momento difcil da vida, mas que assim que a fonte de estresse resolvida e no exista mais, as coisas voltam normalidade. Mas como saber se a impotncia situacional e passageira? Basta a esposa observar se de vez em quando ele tem ereo espontnea. De manh a bexiga est cheia e massageia a prstata e provoca uma ereo. Quando observar isso, certo que ele no impotente, ele est, momentaneamente, impotente. Ao longo do dia, quando ele nem est pensando em sexo, o homem pode ter vrias erees sem estar, necessariamente, pensando em sexo. O problema a ansiedade, e assim tambm na ejaculao precoce. Ento o que a esposa deve fazer em caso de falta de ereo por motivos emocionais? Procure descobrir o que o est preocupando e veja se pode ajudar a resolver o problema que est enfrentando, se for uma crise financeira, faa planos de conteno, ajude, economize, diminua as exigncias. Passem mais tempo na cama sem a obrigao de transar, simplesmente fiquem juntos na cama, se tocando romanticamente e no sexualmente. Mas se perceber algum sinal de ereo, esteja pronta para atac-lo e no faa nada que atrapalhe, por exemplo, levantar para ir ao banheiro, resolver dar uma olhada nas crianas, enfim, nada. Faa manipulao com as mos, alternando a presso exercida sobre o pnis, ora mais leve ora mais forte, mais rpido, mas lento. De preferncia no procure penetrao, pois ele precisa estar confiante, precisa sentir a ereo como algo consistente. Creia que s pecado sexual aquilo que a Bblia diz que , e
19

no aquilo que dizem, ento use todas as partes do seu corpo para estimul-lo. H medicao que pode ser usado, de preferncia, o Cialis que tem durao de 36 horas o seu efeito. Este remdio ir irrigar a regio peniana e possibilitar a ereo. Mas aconselho a tomar bem antes, umas cinco horas pelo menos, para que ele j v sentindo o seu efeito e quem sabe tendo rpidas erees, mesmo sem estmulos. Tem uma reaozinha adversa, certo calor e sensao de sufoco, mas s esperar e j passa. Esse remdio devolve ao homem a segurana. A mulher deve insistir em acarici-lo na sua genitlia e saber que mesmo quando a ereo incompleta, quando o pnis fica nem dormindo, nem acordada, ele sente prazer ali e tem ejaculao normalmente, e porque isso importante? Para que ele fique bem, sinta prazer sexual, se realize ainda que parcialmente, para ele uma fonte de esperana de vida sexual, por isso ela deve insistir com ele. O homem quando tem esta dificuldade, o maior medo dele nunca mais ter ereo, nunca mais poder fazer sexo e isso assombra demais. E no caso de ejaculao precoce? Bom nesse caso, fique uns dias sem que ele ejacule para acumular uma boa quantidade de esperma. Depois d-lhe um Cialis, sempre bem antes do momento de amor, para ter garantido o seu efeito. Digamos que na hora H esteja tudo bem, uma boa ereo, completa, mostrando que ser prolongada, ento faa uma masturbao nele para que a primeira ejaculao acontea e com o efeito do Cialis ele ir ter uma segunda ereo, desde que no esteja cansado ou com sono, e sim, com tempo para isso. A possvel que esteja diminuda a ansiedade e ele no ejacular to rpido. Outra coisa importante uma visita ao psiquiatra, pois ele pode receitar um remedinho para dar uma relaxada, diminuindo a tenso. O casal que tem costume de tomar banho junto tambm muito bom. E mais uma dica, quando nas preliminares, faa com que ele perceba que voc est tendo prazer em outras partes do corpo e no fique focado somente em "vaginapnis". E se ele te tocar facilite as coisas, demonstre que est tendo prazer, e que pode chegar ao orgasmo mesmo sem a penetrao, isso vai tranquiliz-lo. Fazer uso da masturbao a dois uma boa pedida, desde que a mulher demonstre que tem orgasmo nesse modo de se relacionar. Outra coisa exercitar a musculatura peniana para reter a ejaculao, fazendo assim:
20

Masturbe ele um pouco e quando perceber que ir ejacular, ento pare. Espere passar o momento e volte a repetir os movimentos, parando antes que ejacule, isso ir fortalecer a musculatura peniana.

21

Quer ser cheio do esprito? Cuide da famlia.


Temos a idia de que um homem cheio de Deus aquele pregador persuasivo, barulhento, que fala com firmeza, que ora em lnguas durante a mensagem, que tem sempre uma nova revelao, que profetiza na vida das pessoas.Temos um esteretipo muito firmado a esse respeito. Dificilmente vemos algum relacionar a conduta familiar bem ajustada com o estar cheio do Esprito Santo. Diante disso quero aqui, discorrer um pouco sobre o que nos ensina o apstolo Paulo em sua epstola aos Efsios, nos captulos 5 e 6. Tais captulos falam do compromisso dos membros de uma famlia com relao a ela mesma, ou seja, maridos, esposas e filhos e a sua relao com o ser do Esprito.. Leia o texto: Ef 5:18-33. E no vos embriagueis com vinho, em que h contenda, mas enchei-vos do Esprito; Falando entre vs em salmos, e hinos, e cnticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso corao; Dando sempre graas por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Vs, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos...Vs, maridos, amai vossas mulheres ...e a mulher reverencie o marido.Falando aos filhos: Efsios 6:19.Vs, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto justo.Honra a teu pai e a tua me, que o primeiro mandamento com promessa;para que te v bem, e vivas muito tempo sobre a terra.E vs, pais, no provoqueis ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestao do Senhor.Nesses textos Paulo est dizendo como ser cheio do Esprito Santo, e a receita esta: - Cantando hinos, salmos, se alegrando e dando graas a Deus por tudo, ou seja, reconhecendo Deus em seus cminhos , vivendo debaixo de uma dependncia Dele, e fazendo isso com alegria. -Sujeitando-se uns aos outros, sendo uma pessoa tratvel, ensinvel, no orgulhosa. Gente simples, de fcil relacionamento, humilde, altrusta, que tratam as pessoas como superiores e no como algum em quem se possa pisar. -Vs mulheres, sujeitando-se ao seu marido. Veja que isso prprio de uma mulher que est cheia do Esprito Santo ou buscando o enchimento. Ao contrrio, temos que uma mulher que no submissa, no se submete a autoridade do marido, no uma mulher cheia do Esprito.

22

-E os maridos devem amar suas esposas na mesma intensidade que Cristo amou a igreja e se entregou por amor a ela, ou seja, devem amar suas esposas a ponto de se entregar morte para proteg-las, se preciso for. Um marido deve envidar esforos, fazer o que for possvel para que a esposa esteja bem, e assim se sinta amada e em segurana afetiva. -E quanto aos filhos, ele recomenda que primeiro, obedeam seus pais porque uma questo de justia, afinal, eles lhe deram vida, nada mais justo retribuir com obedincia.Alm disso, devem honrar seus pais para que as coisas dem certo e tenham uma vida longa. Ser que por causa disso que muitos jovens no Brasil esto morrendo, uns em acidente, outros por relacionamento com a droga, outros por violncia? Penso que pode estar a a razo de tantas vidas serem ceifadas de maneira antecipada, a no honra aos pais. Muitas pessoas crem estar cheias do Esprito Santo, mas no atentam para o fato de que relacionar-se bem com o prximo uma condio para encher-se de Deus. A forma como falamos, olhamos, fazemos juzo de valor sobre os outros, nossos comentrios, a preocupao que temos com os todos os seres humanos, mesmo o menorzinho deles, o mais pobre e o menos importante. Tudo isso denuncia se somos algum cheio de Deus ou no. Entendo que alm da orao, preciso amar o que Deus ama, que so as pessoas, preciso viver bem com elas, respeitando-as, considerando sempre cada uma delas como nossos superiores, preciso inclu-las em nossos planos de paz e de bem. preciso usar as coisas e amar as pessoas e no ao contrrio, amar as coisas e usar as pessoas para nosso sucesso. Viver a justia, independente de qual lado da histria estamos , sem nos importarmos se na sua aplicao ficaremos no prejuzo ou no, isso honesto. A vida com Deus de um homem deve ser mensurada pela forma como trata a todos, mas especialmente os de sua casa. Paulo escrevendo a Timteo fala que quem no cuida, no protege, no promove a paz da sua casa, pior que o incrdulo, e tem negado a f. Pior do que o incrdulo, quem sabe uma categoria de gente inferior, pior do que o ateu. E Pedro diz que o marido que maltrata a esposa tem as suas oraes interrompidas. Sabe como seria isso?
23

Imagino assim, o marido se ajoelha para orar e quando a sua orao sobe ao cu, Deus volta os seus olhos para ele e consulta-se a si mesmo para ver que tipo de marido ele . Se for um bom homem, sua orao ir prosperar, mas se for um mal carter, um agressivo, o Senhor diz para si mesmo: No quero nem escutar a orao deste homem. Quer ser cheio do Esprito? Trate com delicadeza, afeto, e ternura os de sua casa., e com equidade a todos os que comparecem diante de ti.Faa com que saiam da sua presena melhores do quando chegaram.

24

Esquecido pela famlia, mas lembrado por Deus.


1 Samuel 16:11 Disse mais Samuel a Jess: Acabaram-se os moos? E disse: Ainda falta o menor, que est apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jess: Manda cham-lo, porquanto no nos assentaremos at que ele venha. Deus mandou o Profeta-Juiz-Sacerdote Samuel ir at a casa de Jess e ali ungir um dos seus filhos como o novo rei de Israel.Chegando l os meninos foram chamados presena dele e olhando no se confirmou neles nenhum como sendo o escolhido para ser rei e ento perguntou Samuel a Jess: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moo, que est apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jess: Manda cham-lo, pois no nos assentaremos mesa sem que ele venha. Todos os presentes da casa de Jess devem ter feito uma cara de desconsolo, pois razovel pensar que a famlia havia preparado um verdadeiro banquete por conta da presena da maior autoridade de Israel. A mesa era farta, havia comida e bebida da melhor, e todos estavam ansiosos para saborear aqueles pratos. Interessante o descaso, a falta de apreo, o fato de ningum ter se lembrado do menino, o menor de todos. O pai no se lembrou dele como candidato a rei, no se lembrou dele para participar da festa em famlia, e nem os demais da casas fizeram meno do seu nome. Mais interessante ainda o fato de que aquele a quem ningum dava valor, foi exatamente o que Deus valorizou, foi de quem Deus se lembrou. Ele foi esquecido pela famlia, mas lembrado por Deus. Davi era o menino que faltava mesa, e ele representa todos os filhos, que por um motivo ou outro tem sido esquecido pelo pai, pela me ou por toda famlia. Davi era o menino segundo o corao de Deus, mas no segundo o corao da famlia. "Davi"aqui so os filhos distantes e esquecidos, os rejeitados, os incompreendidos. Aqueles que esto mais distantes afetivamente do que geograficamente. Este moo esquecido pela famlia, o ltimo dos ltimos, mas que era aos olhos de Deus, o escolhido,o primeiro entre muitos irmos.
25

Samuel disse: Ningum se assenta para comer at que Davi chegue. Ele representa qualquer um de nossa casa, que de repente, ficou pelo caminho, algum cuja falta parece no fazer falta, mas que Deus o quer assentado nossa mesa. Voc tem um"Davi" na sua famlia? V procur-lo, mande cham-lo, ele vir. H lugar mesa para ele tambm. No h plena paz quando algum est sendo deixado para trs. Aqueles que so os mais difceis, so tambm , os que mais precisam de amor. tempo de perdo e de renovao. tempo de se olhar nos olhos, diante de uma mesa posta, tempo de nos lembrarmos de cada um dos nossos esquecidos, tempo de tratar a todos com justia banhada com misericrdia. Faa isso, que eu esteja sendo um Samuel trazendo ao teu corao os que esto distantes e esquecidos, os que no foram valorizados, mas que Deus valoriza. Quando a reconciliao desejada, Deus intervm para tornar isso possvel. Ele abranda coraes, cria oportunidades para o dilogo, facilita as coisas. Creia nisso e vers o que acontece. Surpesas podem acontecer, a amizade e o carinho pode estar voltando para seu lar, junto com os Davi.

26

O que ser um chefe de famlia de sucesso?


Hoje, algum s um homem de sucesso quando tem alta posio social, quando dirige uma empresa, quando movimenta muito dinheiro na sua conta bancria, quando est na mdia, uma celebridade. Mas como pergunta Roberto Shinyashiki: E os milhares de trabalhadores, de pessoas comuns, de gente boa, porm, no rica, e essa gente? So o que? Fracassados na vida? No, certamente que no. Precisamos de uma mudana do nosso modo de ver as coisas, pois estamos olhando a construo da vida, com um olhar secular, mundano e cruel. Estamos olhando como quem ama o dinheiro, como quem s valoriza aquele que possui. Estamos mensurando a felicidade segundo a riqueza, a quantidade de dinheiro que se possui, mas pense bem, ser que isso que importa para vida, ser que a fonte de alegria, de felicidade est a? E com isso, muita gente vive oprimida e infeliz, porque no vm a possibilidade de chegar l, mas l aonde? Todos querem uma boa posio diante dos homens, fazendo disso um ideal de vida. Ser reconhecido por todos como uma grande pessoa, olhar na garagem do vizinho e ver que seu carro mais novo que o dele, se aproximar do colega de trabalho com um olhar superior, quem sabe assinar os documentos com um Dr diante do nome. Muito do que somos e pensamos vai para os da nossa famlia. Se a nossa viso da vida essa secular que apresentei acima, ento, nossos filhos tambm recebero essa carga de pensamentos irracionais e se transformaro em pessoas desesperadas para o sucesso, capazes de sacrificar relacionamentos, amizades, capazes de pisar em algum para conseguir o seu intento. No sou pregador do cio, da licenciosidade, inimigo da prosperidade. No. Mas, que vejo tanto sofrimento de famlias, esposas e filhos que me arrisquei a pensar sobre isso. Essa perspectiva no o que Deus imaginou para ns. Pare de sofrer com coisas que podem agradar demais aos homens, mas que pouco importa para Deus. Sabe o que importa para Deus? Veja isso nas palavras do apostolo Paulo: Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto que nada podemos levar dele. Tendo, porm, sustento, e com que nos cobrirmos,
27

estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentao, e em lao, e em muitas concupiscncias loucas e nocivas, que submergem os homens na perdio e runa. Porque o amor ao dinheiro a raiz de toda a espcie de males; e nessa cobia alguns se desviaram da f, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justia, a piedade, a f, o amor, a pacincia, a mansido. Milita a boa milcia da f, toma posse da vida eterna, para a qual tambm foste chamado, tendo j feito boa confisso diante de muitas testemunhas. I Tm 6:7-12. A misso do macho humano, alm da reproduo da espcie, ser um libertador de sua famlia, um brao que protege, um corao que ama e olhos atentos que vem para o bem e para a paz, algum que seja capaz de indicar a direo da vida, que faa de sua casa pessoas livres em Cristo. Outro dia um amigo me contou a histria de um pai que queria que sua filha fosse uma dessas mulheres de sucesso, sabe, dessas que aparecem na capa das revistas de negcios, profissionais liberais, altas executivas. Mas de repente, a menina se apaixonou pelo homem errado, por um homem problema. Ento, seu pai a expulsou de casa e lhe disse que no era mais o seu pai, que nunca mais voltasse ali, ou seja, trancou a porta da esperana, trancou a porta do corao e da reconciliao. Passado algum tempo, ela morando com o tal homem, vinha sofrendo violncia e mal tratos de toda sorte. Depois de ter batido bastante nela, aquele homem a trancou dentro de casa e saiu porta afora. Passado dois dias, a vizinha chamou a famlia da menina, os pais dela. Quando chegaram bem pertinho da janela do quarto ouviram-na balbuciar as palavras me, me ajuda, me, me ajuda . Invadiram a casa e a encontraram cada ao cho, os dois pulsos cortados, a vida se esvaindo. Quem sabe se o pai no tivesse trancado a porta da reconciliao, o fim poderia ser outro. Um homem, um marido, um pai, deve ser o libertador de sua casa, no o seu opressor. No pode trancar as portas de entrada da casa para os seus, no pode induzi-los para o erro. O que se espera dele que viva uma vida de retido, de bom senso, e que distribua a paz entre os seus. Que seja misericordioso com aquele que necessitar de misericrdia, fazendo isso com muita pacincia e mansido, e mais, acreditando na volta daquele que est caminhando errado. Penso que com isso que Deus se importa, esse , verdadeiramente, um homem de sucesso, um
28

homem que mantm a unidade em famlia, que conduza a sua casa para o cu.Eu quero ser este homem, eu preciso ser.

29

Orao de uma esposa maravilhosa.


"Pv 19:14 -A casa e a fazenda so a herana dos pais; mas do Senhor vem a mulher prudente." Uma boa esposa aquela que se coloca diante de Deus pelo seu marido e filhos, e ora assim:

Pai de amor, que eu aprenda a ser um suporte, uma coluna de apoio para o meu cnjuge, que eu esteja sempre l quando for preciso, que ele veja em mim algum com quem se pode contar sempre, quero ser para ele uma sombra no momento do calor, um forte muro contra as ventanias, um lugar de descanso para a sua alma. Faa isso em mim, meu Pai. Que eu compreenda melhor a sua necessidade de trabalho e de conquistas, ento, d-me h Deus, fora quando me sentir solitria, que eu saiba esperar, pacientemente, at que o seu corao retorne para mim. Senhor, no quero e no posso fazer do meu marido um dolo, um "deus", que a minha dependncia emocional, seja equilibrada, no devido lugar, pois em Ti, oh, Deus!, estar a minha dependncia . D-me a capacidade de fazlo feliz, que ele se alegre com a minha existncia,em todo o tempo quero ser a companhia agradvel, um grande motivo para ele voltar logo para casa, e que as alteraes da vida no alterem o nosso amor. Que a sabedoria esteja nos meus lbios para motiv-lo, liberando aquela palavra que ele precisa ouvir. Pai, que eu me lembre sempre, que ele no perfeito, mas que perfeitamente admirvel. Senhor peo-Te, guarde o nosso amor, pois quando o nosso amor est guardado em Ti, ento, a minha casa est segura, e se vier o vento ou as muitas guas e derem contra ela, ela permanecer. Este o meu clamor e a minha orao, em nome de Jesus. Amm. Esposa que no cobre o marido com oraes no deve ficar reclamando se as coisas no andarem muito bem. Voc j orou hoje pelo seu marido?

30

Um ciumento fora dos limites.


Todas as coisas so puras para os puros, mas nada puro para os contaminados e infiis; antes o seu entendimento e conscincia esto contaminados. Tt 1:15 Um ciumento faz coisas que s Deus no dvida porque conhece a nossa imaturidade e meninice. Veja algumas coisas que os casais relatam sobre o ciumento: 1. Revista s coisas pessoais do cnjuge seja bolsa, carteira, roupas, etc. Ele j vai com uma quase certeza que vai encontrar algo. Qualquer coisa vale para despertar nele a ateno, um nmero de celular desconhecido, um carto, um bilhete com um nome, um endereo, etc. 2. Dependendo do nvel cultural, probe a esposa de ir ao ginecologista, ele acha que todos esto querendo ter um caso com a sua mulher. Ele no percebe que a desconfiana para com ela uma agresso, uma violncia como se ela no tivesse dignidade e carter. como se ao menor sinal do outro macho, ela estar se entregando. Ele julga sempre tomando por base o pior, ele acredita no pior, da o seu desespero e sofrimento. 3. Ele vigia todos os movimentos do outro, inclusive o movimento dos seus olhos. Fica de olho no olhar dos homens que cruzam o caminho dela e queima de raiva, porque normalmente eles olham mesmo, o que est dentro do normal e permitido. 4. Quando ele encontra uma roupa ntima no banheiro , vai e procura na pea qualquer vestgio de outro homem. At o cesto de lixo do banheiro ele verifica. 5. Controla dias e horrios, dinheiro, conta bancria, a origem dos presentes que por ventura ela recebe na empresa, os sites que visita, os e-mail que recebe. 6. s vezes, chega a ponto de pedir para um conhecido ligar no servio dele e passar-lhe uma cantada, s para se certificar de sua fidelidade. 7. Se porventura, na hora do sexo, ela est mais fogosa, j motivo para desconfiar que andou se excitando ou fantasiando. O ciumento chega ao cmulo de querer saber o que o outro est pensando. Veja o que diz a doutora Olga Ins Tessari:
31

A psicloga e psicoterapeuta Olga Ins Tessari coloca que o cime pode ser encarado de forma positiva. Como dizia o poeta, o cime o tempero do amor. Todos ns gostamos de sentir que a pessoa que amamos tem um pouco cime, pois sinal de amor. Um pouco de cime serve como proteo para o relacionamento, mas veja, eu disse , um pouco de cime. As pessoas pensam que a ausncia de cimes sinal de desinteresse, o que no verdade, - alerta.As pessoas so levadas a se tornarem possessivas sobre as coisas que possuem, por conta da educao que recebem e da cultura da sociedade. Assim, fica mesmo difcil eliminar o cime, mas possvel mant-lo num patamar aonde a pessoa ciumenta no sofra e nem provoque sofrimento para aqueles que esto sua volta. Certa dose de cime normal e natural, seria algo como um termmetro que mede o interesse de uma pessoa. Mas isso no quer dizer que, quanto mais cime, mais interesse, pelo contrrio, quanto maior o cime, menos "normal" ele se torna! Uma pessoa enciumada se sente na iminncia de perder a pessoa amada o tempo todo e sente esta ameaa de perda em todos os lugares e em todas as pessoas que se aproximam da amada! O cime tem como causa uma insegurana externa ou interna. a) causa externa: o parceiro, de alguma forma, d motivos que provocam insegurana: j traiu antes ou tem atitudes que promovem insegurana no relacionamento. Neste caso, o parceiro quem acaba por gerar o cime! b) causa interna: A prpria pessoa insegura consigo mesma e tem motivos da sua vivncia anterior para se sentir assim. Neste caso, preciso que ela faa um tratamento psicolgico para aprender a ter confiana e segurana em si mesma, aprendendo a lidar de forma positiva com sua ansiedade, insegurana e cimes, porque o cime pode acabar com um relacionamento. De certa forma, pela prpria educao que tivemos, todos ns somos um pouco possessivos quando queremos que algum fique conosco ao nosso lado e desejamos que esta pessoa tenha toda a sua ateno voltada s para ns! Todas as pessoas ciumentas tm um forte sentimento de posse em relao ao outro, a ponto de consider-lo como algum que lhes pertence, como se ele fosse um objeto seu. Ento, quanto mais ciumenta for a pessoa, mais possessiva ela se torna a ponto de querer ter o domnio total de todos os passos de seu parceiro.
32

A pessoa ciumenta alm de causar sofrimento, tambm sofre muito com seu cime, tem baixa auto-estima, uma pessoa insegura e dependente, deixa-se levar por sua imaginao, a qual est sempre voltada para o negativo (ela sempre imagina o pior!). Ela precisa de tratamento psicolgico para elevar a sua auto-estima e, dessa forma, preservar o seu relacionamento. J vi uma infinidade de casos em que relacionamentos terminam por causa do cime. E, pior ainda, esta pessoa ciumenta, que causou o trmino deste relacionamento, fica mais insegura ainda com o fim desta relao e, certamente, num prximo relacionamento, ser mais ciumenta ainda, o que gera um crculo vicioso sem fim, com um sofrimento cada vez maior, conclui. O apstolo Paulo diz que o amor no arde em cimes, no suspeita mal. ( ICo 13). O verdadeiro amor lana fora o medo. O ciumento, muitas vezes, no se d conta que est exagerando e precisa ser notificado disso, um bom dilogo, ajuda e muito. Fale com ele sobre isso, numa boa, busque ajude, orem nesse sentido e lembre-se: O ciumento um prisioneiro que aprisiona a pessoa amada, que est num sofrimento e precisa de libertao(Pastor Ismael). Diante disso, o que fazer ? Veremos algumas atitudes que podem ajudar no controle do cime. Vamos, primeiramente, ver quais so os nveis de cimes para que voc possa se posicionar na questo: Cime excessivo. Quando se manifesta de forma crnica, com estresse ou depresso e no acaba nem mesmo com as provas de que o parceiro no infiel, pode indicar necessidade de um especialista, nesse caso, um psiquiatra. Cime intenso. Embora seja muito forte, a pessoa consegue se controlar. caso de conversar com o parceiro e buscar aconselhamento. Cime moderado. O mais comum. Aparece como uma reao ameaa de um possvel rival. Mesmo sendo moderado, ao invs de proteger pode destruir a relao. Cime positivo.Quando o ciumento aceita a verdade de que todas as pessoas so independentes e livres. Este cime pode ter um lado positivo e capaz de levar o ciumento a ser melhor para o parceiro, inclusive pode aquecer o relacionamento.
33

Agora sim, vamos ver o que possvel fazer para buscar o controle do cime. Os passos propostos so os seguintes: A admisso do problema por parte do ciumento. Se algum admite estar sofrendo com o cime j uma boa notcia, pois o primeiro passo para a soluo. Sem isso no se tem como chegar a um controle deste sentimento. O problema que a maioria dos ciumentos patolgicos, no admitem e sempre transferem para o outro a culpa pelos fatos que se sucedem. Agora, admitir por si s no resolve, preciso partir para a ao concreta, estar disposto a encarar a situao. Buscar ajuda. Depois de admitir o problema, agora buscar ajuda. Dependendo do nvel de cime, pode ser necessrio ajuda mdica, no caso um psiquiatra, e medicao ( estabilizadores de humor e neurolpticos). Nos casos menos intenso, um conselheiro pode ajudar e muito. As fontes de ajudas so: A f, a medicina, e o conhecimento. Falar sobre o assunto com o cnjuge. Geralmente o ciumento tem dificuldade de falar sobre este assunto e ento se fecha, quando pode manifestar doenas emocionais, pois o sofrimento grande. Quando ele se abre com o parceiro sobre este sentimento se sente mais aliviado e melhora compreenso por parte do outro, que pode se engajar na luta contra o cime ao invs de ficar com raiva ou desistir da relao. Colocar-se no lugar do outro. Sempre que nos colocamos no lugar do outro a nossa viso do problema tende a mudar. O ciumento colocando-se no lugar do seu parceiro, ir se aperceber que est provocando danos emocionais terrveis e que pode inclusive estar empurrando a relao ladeira abaixo. difcil encontrar um ciumento que consiga fazer assim, mas com jeitinho, bom papo, possvel conduzir o ciumento nesse sentido para que compreenda o tormento em que est transformando a vida do outro. E por outro lado, a vtima do ciumento, quando se coloca no lugar dele pode melhor entender o seu sofrimento tambm. Respeitar os sentimentos e as diferenas do outro.
34

E como vs quereis que os homens vos faam, da mesma maneira lhes fazei vs, tambm. Lc 6:31 Essa uma premissa que os ciumentos no respeitam, tm um sentimento de posse da pessoa amada e o medo de perd-la, ser trado ou passado para trs faz com que no respeitem esta tica. No se pode robotizar pessoas, nem mesmo Deus se permitiu fazer isso conosco, as pessoas devem ser livres para escolher o que querem da vida, inclusive, para cometer erros se assim o quiserem. Caso seja um cristo, e tem muitos chamados bons cristos que esto assim, sofrendo e fazendo sofrer por cimes, buscar na Palavra de Deus o entendimento. Ter a sua autoestima melhorada. Uma senhora comenta que quando ela est de bem com a vida, se sentindo bonita, feliz mesmo, o seu cime diminui muito, porque ela se sente fortalecida, bela o suficiente para encarar qualquer rival que aparea pela frente, mas quando est com a autoestima baixa, ento, o seu cime se torna obsessivo. Ento, fique bonita, elimine da sua vida aquilo que possvel eliminar para que se sinta bem e com auto confiana elevada. Faa dieta, pratique esportes, diminua o peso, se alegre, se aceite. Se for um homem, repense seus valores de homem, sua capacidade de prover e proteger e suas realizaes, descubra-se como algum que tem valores. No ser dependente de pessoas. Muitas vezes, a pessoa ama excessivamente, com um amor desmensurado, descontrolado, e esse amor leva a pessoa a se tornar dependente da outra, seja ela o marido, o filho, os pais ou outra pessoa. Elas dizem: " Sem ele eu morro, no consigo mais viver, minha vida acaba". Tenho como receita para minha vida que as pessoas contribuem para o meu bem estar, preciso am-las e ser amado por elas, mas no podem ser elas que determinam a minha felicidade ou infelicidade. A minha dependncia est Naquele que pode realmente me fazer feliz. Ele disse: E, respondendo ele, disse: Amars ao Senhor teu Deus de todo o teu corao, e de toda a tua alma, e de todas as tuas foras, e de todo o teu entendimento, e ao teu prximo como a ti mesmo. Lc 10:27. Ele estava nos ensinando com que medida devemos amar. Amar a Deus acima de tudo, acima do marido, da esposa, dos filhos, dos pais, e amar
35

aos outros como a mim mesmo. O amor tem que ter seus limites tambm. Quando ocorre uma inverso, aonde se ama mais a criatura do que o Criador, as coisas comeam a dar errado, o cime um desses erros. No coloque o cnjuge acima de Deus porque ele no Deus, no faa dele um objeto de idolatria, entenda que ele um ser livre tambm, o seu amor lhe pertence, mas no a sua vida. A possibilidade de perder algum que amamos sempre real. Claro que no queremos, mas temos que trabalhar isso na nossa mente, em algum momento vamos perder algum querido. E a vida vai continuar de um jeito ou de outro e somos ns que escolheremos como queremos viver, se chorando para o resto de nossos dias , ou aceitando o consolo e voltando para a corrida. Ter a confiana como base de um relacionamento. assim que deve ser o relacionamento, acreditando sempre na pureza do outro, na sua honestidade, fazendo disso uma premissa, um ponto de partida. O profeta Zacarias fala que as mentiras e o pensar mal do outros traz a ausncia de paz para dentro de casa, veja: Estas so as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu prximo; executai juzo de verdade e de paz nas vossas portas. E nenhum de vs pense mal no seu corao contra o seu prximo, nem ameis o juramento falso; porque todas estas so coisas que eu odeio, diz o SENHOR. (Zc 8:16,17) Paulo diz que quem ama no suspeita mal, e mais, fala que no haja entre os filhos de Deus dissenses e invejas. Creio que no h que se falar em ser cristo se a relao conjugal tem como base a desconfiana. Acredito que o cime bem administrado tem o condo de proteger o relacionamento, mas no pode passar dos limites, pois a desconfiana, e sobre est base no se constri relacionamentos. Confiar que Deus guarda o seu cnjuge. Se creres. Se o SENHOR no edificar a casa, em vo trabalham os que a edificam; se o SENHOR no guardar a cidade, em vo vigia a sentinela. Sl 127:1 Uma pessoa pode tentar construir um bom relacionamento, mas Deus quem vai confirmar ou no esse relacionamento, pode tambm, uma sentinela vigiar , mas Deus quem guarda todas as coisas, a cidade e tambm as pessoas, incluindo a esposas e maridos.Penso o seguinte, vou estar observando as coisas que esto se sucedendo ao meu cnjuge,
36

fazendo como Jesus disse: orai e vigiai, mas sabendo que o que os meus olhos vm, nem sempre verdadeiro, bem como, sabendo que no posso vigiar o meu cnjuge 24 horas por dia, primeiro porque no necessrio e no justo, e segundo porque impossvel. Afirmo que Deus guarda melhor, protege muito mais um cnjuge do que qualquer ser humano. O ciumento deve anotar todas as suas suspeitas. Isso deve ser feito pelo prprio ciumento. Caso queira pode at registrar os eventos. A todo instante ele pensa mal do outro, ento, quando isso acontecer, ele deve escrever a desconfiana e esperar para ver no que vai dar, se a suspeita era fundada ou no, e ir descobrir que estava errado, no havia motivos para ter desconfiado. Isso servir para apoiar pensamentos futuros e se arrepender de todos eles. Entender que sade relacional uma necessidade humana. Fomos criados por Deus como pessoas que precisam de relacionamentos com outros da espcie para poder viver. E como marido ou esposa faremos o nosso melhor para ser uma companhia agradvel para o outro, mas por melhor que sejamos, no seremos todo suficiente, outros relacionamentos so necessrios. Um ser humano precisa conviver, ou seja , viver junto de outras pessoas. Um cnjuge, por melhor intencionado que seja, no supre toda esta necessidade, as pessoas tem uma famlia de origem, pais e mes, tm amigos, tem um histria, conheceram gente, e no se pode impedir isso por conta de um sentimento mesquinho e controlador. Quando algum impedido de ter amizades, se relacionar com outras pessoas, ela adoece emocionalmente, e eu no consigo imaginar como que pode, algum dizer que ama, mas impe tal sofrimento ao amado, privando-o de viver. Quando se vive debaixo de um cime doentio, aumenta-se a possibilidade do adultrio: O ciumento aquele que de tanto sugerir que seu cnjuge o est traindo, , que acaba contribuindo para o adultrio. Isso estatstico, cientfico. Quando se vive debaixo do jugo de um ciumento, tem-se aumentada a possibilidade de um adultrio. E no difcil encontrar as razes, primeiro porque faz do outro um oprimido, um prisioneiro, faz sugestes, indica
37

pessoas, faz com que o outro passe a pensar no caso, e acima de tudo, faz do outro um mal amado que precisa buscar no amante(a) um pouco de refrigrio. Concluindo: O ciumento precisa da ajuda Deus, tem que se encher do Esprito, visto que quando se est cheio de Deus se erra menos, agride menos, acusa menos, suspeita menos. O cimento precisa da ajuda de um mdico psiquiatra, com medicao, se necessrio. Se no aceitar ajuda, estar escolhendo o fim de um amor. Podem at continuar juntos, mas por uma escolha livre e pacfica do parte vitimada. E para o ciumento excessivo digo, voc no tem um problema, voc o problema. E no precisa ficar bravo comigo, mas precisa procurar ajuda, para o seu bem e o bem de sua famlia. Continuar do jeito que est, desejar o fim de um relacionamento ou uma infelicidade eterna. Pare de culpar as pessoas, seu cnjuge, pare de brigar com todo mundo, pare de olhar os outros como seus inimigos e rivais, e tambm de olhar seu cnjuge como algum que no tem dignidade, que no merece sua confiana, pare j com estas agresses, pois de todas elas, ters que comer do seu fruto.

38

A insensibilidade masculina, uma lepra no relacionamento.


Lc 17:11-14-"E aconteceu que, indo ele a Jerusalm, passou pelo meio da Samaria e da Galilia; E, entrando numa certa aldeia, saram-lhe ao encontro dez homens, leprosos, os quais pararam de longe,E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericrdia de ns. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos." A lepra, poca dos acontecimentos, era uma doena praticamente incurvel, exclua socialmente as suas vtimas. Ela provoca insensibilidade no local do corpo onde se manifesta.Se h lepra nas mos, o doente pode coloc-la em uma gua fervente que no ir perceber por ausncia de dor e de sensibilidade no local. Puxa, quantos coraes esto leprosos dentro dos lares. Vidas esto se distanciando , excluindo pessoas de um bom relacionamento.Especialmente os homens, muitas vezes no tm a sensibilidade de olhar e ver que a esposa no est legal, que alguma coisa est faltando e a tristeza est tomando conta.Outras vezes o mau hbito de brincarde maneira agressiva, um dia desses uma esposa reclamou que no consegue mais ter intimidade com seu marido por vergonha. Ela est um pouco acima do peso , e seu marido a ridiculariza diante de pessoas, rotula com apelidos que denigrem e magoam. Agora, ela tem vergonha de se despir na frente dele, s vai para cama com todas as luzes apagadas, est completamente insegura, e infeliz. A verdade que muitas esposas esto esquecidas pelos maridos, e eles continuam a se comportar como se estivesse tudo bem.Uma delas escreveu assim: Acho que estou perdendo meu marido para uma mquina,um computador. Eu esperava tudo, menos isto, perder o meu homem para uma mquina. Perder o marido para uma outra mulher deve ser horrvel,mas para uma mquina, incrvel. Deve ser muito atraente esta mquina, daquelas com o qual os homens sonham. Ela o seduziu e passam muito tempo juntos , a ss. realmente, no deu para concorrer, ela melhor do que eu. Ela uma mquina!! Esta perdeu o marido para uma mquina, outra perdeu para o trabalho, algumas perdem at para a amante, mas outras ainda , os maridos esto
39

perdidos dentro de casa. Marido presente , mas corao ausente e distrado, indiferente ao querer da esposa.Existe no ser humano uma necessidade a ser suprida que de se ter relacionamentos, de ouvir e ser ouvido, de discutir pontos de vista, de falar sobre amenidades, de se contar fatos. Temos necessidades de falar de nossos sentimentos, como que estamos nos sentindo, se estamos em paz ou em guerra, alegres ou tristes, compartilhar sonhos e desejos, trocar idias, passar tempo juntos. Falar de nossas esperanas e nossos temores. E essa necessidade se supre atravs de um casamento bem ajustado. Um dia um marido retrucou: "Mas pastor, ela reclama de barriga cheia, eu estou em casa todos os dias, eu nem quase saio a no ser para ir trabalhar e ir igreja". A ausncia que ela reclamava era outra. No basta estar presente de corpo, mas ausente de relacionamentos. Estar dentro de casa bom, mas o silncio, o descaso, o desprezo, so armas que ferem at mais que a simples ausncia. O casal precisa se comunicar. preciso que um esteja sentindo o outro nas suas angstias e nas suas alegrias. Algumas mulheres so bastante extrovertidas e quando isso est acontecendo elas "gritam" logo, pem para fora seus sentimentos, mas outras no so assim. Ficam remoendo, sofrendo, se sentindo mal amadas E desprezadas pelo marido. Enfrentam a solido dentro de uma casa cheia de filhos e marido. Elas sofrem solitariamente. Os leprosos ao verem Jesus disseram: Jesus, mestre, tem misericrdia de ns. Que Ele tenha, ento, misericrdia de ns tambm, maridos leprosos, insensveis as necessidades de nossas esposas. Que Ele nos purifique. Que ele purifique o teu marido, mulher. Que ele sare a tua casa. Fale com teu marido a este respeito. No fique sofrendo sem que ele saiba. Muitos dos nossos problemas de relacionamentos so oriundos de uma comunicao falha ou inexistente. Boa parte dos homens no percebem mesmo, preciso que a esposa derrame um balde de lgrimas para que note que est com problemas emocionais.
40

A lepra fez dele um homem insensvel, no sente dores. Voc precisa avis-lo, tanto de suas necessidades e carncias, quanto da lepra que nele est. Em Dt 24:5 diz: Quando algum homem tomar uma mulher nova, no sair guerra, nem se lhe impor carga alguma; por um ano inteiro ficar livre na sua casa, e alegrar a sua mulher que tomou. Este mandamento tinha o condo de fazer com que nada atrapalhasse o relacionamento entre os dois.

41

E o seu marido, ser que ele tem necessidade de se "sentir amado?


No blog Casados em Cristo ns temos batido bastante na tecla para que os maridos demonstrem amor pela sua esposa, afirmando que elas tm necessidade de afeto, de carinho, e que a sensibilidade delas algo importante para que haja alegria no relacionamento. Mas e com relao aos homens, ser que eles tambm tm necessidade de se sentirem amados ou isso "coisa de mulher"? Os homens tambm precisam ter a convico de que so amados. Para eles o amor est mais voltado ao respeito que sua mulher tem para com ele. Mas, o que o respeito? Vamos considerar algumas coisas que denotam respeito para com ele: CONFIANA: O homem precisa que aqueles que esto debaixo de seus cuidados tenham confiana nele, que saibam e acreditem que ele est fazendo o melhor para o bem da famlia. Isso no quer dizer que no vai errar nunca ou acertar sempre, pois mesmo com o maior amor que possa amar, ele continuar sendo um ser falvel, no ter a onipotncia consigo. Quando a esposa no confia e ele se d conta disso, uma declarao de sua incompetncia. Isso pode se dar nas pequenas coisas do cotidiano, at mesmo um palpite vindo dela, um conselho, pode parecer-lhe que ela est dizendo que ele um incapaz e no merece a confiana dela. As mulheres por natureza so bem falantes, e s vezes falam at para provocar uma aproximao, melhorar a intimidade conjugal, mas preciso dosar isso para que no provoque um efeito contrrio. comum um marido pensar horas a fio em como resolver um problema e quando vai por a mo na massa, a esposa vem com duas ou mais solues e alternativas para o problema, que na verdade ela mal teve tempo para pensar sobre ele. O marido pode ver isso como uma falta de confiana no "taco" dele. Algumas coisas so prprias para o marido resolver, e se ele pedir uma ajuda, no h problema algum nisso, alis muito bom resolver em conselho pois se houver um erro, no haver acusao. sempre interessante ter um comportamento que favorea a auto afirmao dele, isso papel de ajudadora. Mas e se ele errar? Ora, ser uma oportunidade para aprender e crescer.
42

A mulher quando for intervir, faa com tato e jeitinho prprio das mulheres para que ele no fique melindrado na sua masculinidade. Aceitao: Ser aceito como , sem que se queira mud-lo um grande sinal de respeito e de amor para com ele.Se quiser mud-lo, que seja sem palavras e cobranas, mas com gestos que o faam repensar a vida e suas atitudes. Ele precisa do aplauso dela nas coisas que faz. uma validao, e isso tem a ver com o que ele , pois assim que um homem se v e se julga, pelas suas realizaes bem sucedidas.Quer acabar com um homem ? Menospreze o seu trabalho, as suas habilidades, a sua competncia e capacidade.Desconsidere-o por isso e no precisar mais nada para destru-lo. Apreciao: Ele precisa se sentir importante na vida da esposa, sentir-se estimado como algo precioso, algum im prescindvel. Outro dia vi uma mulher fazer uma brincadeira com o marido dizendo que tinha ido almoar com um ex-namorado, a inteno era provoc-lo,uma brincadeira de gosto duvidoso e eu fiquei pensando: "e se fosse comigo?", qual seria o meu sentimento, e olha, no foi nada bom o que pensei. Acredito que voc ter a sensao de que descartvel, menos qualificado, pessoa menor, algo terrvel. Apreciao tem a ver com um julgamento positivo que se faz sobre a pessoa, a valorizao do outro. Admirao: um sentimento de prazer por aquilo que belo ou bom. Qual homem no gosta de ser admirado pelo que seu carter, sua dignidade, competncia e, porque no, pelos seus dotes fsicos. Voc mulher, pegue papel e caneta e comece a anotar as coisas boas que encontra no seu marido, voc poder se surpreender, ver que existem coisas no muito boas, mas tambm encontrar coisas interessantes nele.Ele trabalhador, bom pai, bom filho, honesto nos contratos, bom pagador, temente a Deus ? Veja quantas coisas boas pode haver nele, a voc cabe admir-lo pelo que e pelo que faz. Encorajamento: A esposa que encoraja, aquela que diz " voc bom nisso, v em frente", "Vai que vai dar certo!!", aquela que elogia. Ela uma mola que impulsiona o homem para as suas conquistas, algum que vibra com os seus resultados. Se for um momento difcil da vida ela diz: "Vamos em frente, eu estou contigo, conte comigo, ns vamos sair dessa.
43

Isso respeito, a forma como os homens se sentem amados pelas suas esposas.

44

O nosso amor morreu e pensamos em divrcio.


(Carta de um leitor pedindo aconselhamento.) Infelizmente, passo por um grande impasse em meu casamento. "Carnalmente" falando, desejo o divrcio (at ela tambm), mas sabemos que Deus prefere nossa permanncia. Agora,pergunta-se: "Mas, permanecer casado mesmo sem amar melhor do que consumir o divrcio?". No terei a ousadia em responder a tal pergunta, mas de uma coisa sabemos: que Deus, ainda opera milagres. Pastores, se no for muito, gostaria de ver suas opinies no tocante ao assunto exposto. Alm disso, peo a vocs, e aos irmos em Cristo Jesus, que orem pelo meu casamento. Sem mais, que a graa e paz de nosso Senhor Jesus Cristo estejam conosco. Abraos. P.E.O.M. Resposta do Pr Ismael: Irmo, sabemos que o querer de Deus realmente que o casal se ame e permaneam juntos para todo a vida. Contudo o prprio Deus deixou uma vlvula de escape para aquelas situaes extremas, quando no h mais possibilidades de continuar. Veja que devem se constituir em excees e no em regras, um remdio amargo para uma doena incurvel e est prevista para dois casos, primeiro, em caso de adultrio e em segundo, o caso de abandono do crente pelo incrdulo. Agora, vamos considerar um caso como o seu, que no fala em adultrio, mas no fim de um amor entre os dois. Continuar juntos, com as coisas permanecendo como esto, ao meu ver uma s um tempo para que um ou outro caia no pecado. Se os dois so sexualmente ativos, ento, a necessidade fisiolgica ir empurr-los para os braos de algum, isso quase certo. So duas as necessidades que vo empurrar para o adultrio, a necessidade de se relacionar socialmente e de sexo, isso inerente ao ser humano, foi projetado para que fosse assim pelo prprio Deus, no tem como contrariar isso dentro de um quadro de normalidade. Algum pode dizer, no bem assim, s a pessoa se guardar e no ir para a cama com outro, mas eu lembro: desejar uma pessoa que no o cnjuge to pecado quanto o adultrio consumado, inclusive passvel de uma separao por parte do ofendido.
45

muito comum vermos terapeutas conjugais, psiclogos dizendo que se acabou o amor no tem como restaur-lo, e tendemos a acreditar nisso, entretanto, o evangelho Poder de Deus para a transformao dessa situao. Ou ser que no mais? Se algum crer, ento, poder de Deus para a transformao, se no crer, ento a prpria pessoa no far nada para que o amor ressurja, e o fim estar determinado. Continuar assim, hipocrisia, desamor, cruel. Mas e da, o que fazer? Vou falar daquilo que no experimentei, mas que creio e j vi o resultado acontecer em muitas vidas. O amor , assim como o perdo, no uma questo de sentimento, mas de escolha pessoal. Se o casal em crise escolhe se reapaixonar, ento, tomaro medidas concretas para que isso acontea. Eles faro investimentos um no outro. Eu te pergunto: Como que nasce um amor (amor mesmo no paixo)? Nasce de um relacionamento com cuidado recproco, nasce ao se observar a manifestao de carinho e apreo que uma pessoa tem pela outra, aonde gestos de ternura e de proteo so abundantes, assim que nasce um amor. Ento, quando o amor est se apagando visto que chama, ele s precisa de mais oxignio, um sopro de Deus no nimo dos dois, e uma resposta positiva de cada um com relao ao outro. Com a fora de Deus e a deciso de continuarem, no do jeito que esto, mas de continuar para buscar o renascimento do amor. Quando voltarem a namorar, um investir com ternura na vida do outro, os cuidados que tinham voltaro. Ele a tratar com generosidade e suas atitudes indicaro um bem querer, ela o respeitar com alegria, com alegria far coisas para o seu bem estar, e quando derem por conta o amor ter renascido. Acho interessante que ao longo de quinze anos ministrando para casais, nunca vi um casal que participe de seminrios, palestras, que gostam de ler sobre relacionamento, enfim, que sempre valorizam o casamento, aonde um faz do outro a sua prioridade, nunca os vi caminharem para uma separao. O que vejo so pessoas que no incio do casamento cuidaram um do outro, mas quando o apelo sexual diminuiu, o carinho com o outro acabou tambm. O ser humano faz de tudo para que a sua empresa no afunde, cuida para tenha sade financeira, busca curso de administrao, de capitao de recursos, busca ajuda do governo, orientao com outros empresrios, mas quando se trata da famlia, preferem desistir porque

46

um caminho mais fcil, independente do que sofrimento que imporo para os filhos, independente das sequelas que deixaro. Ento meu querido P.E.O.M, comecem a aceitar a verdade de que melhor investir do que desistir, e voltem a namorar, passeiem juntos, conversem, sejam carinhosos, toque nela com amor, libere palavras boas de serem ouvidas, gastem tempo um com o outro, e vocs vero que em alguns meses estaro de novo apaixonados. preciso quebrar o ciclo vicioso em que vocs se encontram, tome voc a iniciativa, faa-lhe o bem, procure agrad-la, e em pouco tempo ela estar retribuindo este amor. Procurem um curso, um seminrio, palestras, busque algum com quem se aconselhar, leiam bons livros sobre o tema, e se preparem para o renascimento do amor, porque quando o homem quer Deus o Amm. Qual a base com que falo? I Co 13:8-O amor jamais acaba - traduo Almeida Revisada Imprensa Bblica I Co 13:8-O amor nunca perece- traduo Nova Verso Internacional I Co 13:8-O amor eterno - - traduo Nova Linguagem de Hoje. E para concluir este texto, veja esta passagem na vida de Jesus.... Entrando ele em casa, os cegos se aproximaram, e ele lhes perguntou: "Vocs crem que eu sou capaz de fazer isso? " Eles responderam: "Sim, Senhor! " E ele, tocando nos olhos deles, disse: "Que lhes seja feito segundo a f que vocs tm!

47

Jesus, esperana e vida para a famlia.


Lc.7:11-15 "E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discpulos, e uma grande multido; E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho nico de sua me, que era viva; e com ela ia uma grande multido da cidade.E, vendo-a, o Senhor moveu-se de ntima compaixo por ela, e disse-lhe: No chores.E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e comeou a falar.E entregou-o a sua me." No sermo da noite de domingo, no dia das mes, pedi a Deus uma direo para ministrar ao corao da famlia, falando com mes e filhos, maridos e esposas e Ele foi bom conosco atendendo o nosso pedido. Meditando sobre o texto de Lucas 7:11-15, vemos o encontro de duas multides, uma entrava na cidade levando esperana e a outra saia em completo desespero.A primeira contava com a presena de Jesus, e a segunda com o desconsolo de uma me que acabara de perder o filho. Ele era o seu bem mais precioso e agora se encontrava em um caixo a caminho da sepultura. Um filho a maior ddiva que uma me pode receber, o ser que completa o seu ser, d significncia a sua vida, e essa era a razo da tristeza daquela mulher. Ela j havia perdido o marido e agora o filho, e no seu corao havia um questionamento, o que o dia de amanh traria debaixo de suas asas. Como ser a minha vida daqui para frente? Aonde encontrarei a segurana necessria? E a proviso para as necessidades? Quem ir compartilhar a vida comigo? Quantas perguntas sem respostas. Eu fico imaginando o que se passava no corao daquela mulher. Havia sim uma multido que a acompanhava, mas ela sabia que era uma presena por pouco tempo, pois cada um voltaria para os seus prprios problemas e estaria sozinha, ela e ela e mais ningum. Mas quis Deus que ela tivesse um encontro com Jesus naquele dia, e esse encontro trouxe as respostas que ela buscava . Jesus olhou a multido e se interessou pelo que estava ocorrendo, no como mais um curioso, mas como algum que podia fazer algo a respeito. E assim o fez. Ele se aproximou da mulher que perdera o filho, sofreu junto com ela, e lhe disse: No chores. ( Me lembrei das muitas vezes que
48

dizemos isso as pessoas , mas no oferecemos nada mais do que palavras vazias , que na verdade, no esperamos que sejam ouvidas, pois sabemos que o choro, em muitos casos, o que resta para se fazer.) Jesus diferente, penso que ele estava dizendo: No chores porque eu vou resolver isso. Em seguida, tocou no caixo e disse: Jovem eu te digo, levanta-te. E o moo se levantou, conversou e foi entregue a sua me. O menino que estava saindo voltou, voltou para a cidade, para a sua me, para a vida. Mudou o rumo, mudou a turma, mudou tudo. Dois pensamentos nos chegam aqui: Primeiro: Sempre h esperana, toda circunstncia, por pior que seja, por mais grave que se apresente, est sujeita a mudana. Quantas mes esto vendo seus filhos sendo conduzidos por estranhos, quantas esto perdendo seus queridos, e no h resposta, no se encontra uma sada para o dilema, filhos sendo levados pelo mundo das drogas, da rebeldia contra pais, levados por doenas terrveis. Mas escute, h esperana para os desesperados, pois Ele quem tem a ltima palavra. A Onipresena de Jesus passa por cada me, e Ele ainda se comove com sua dor, e tem sempre disposio de mudar o quadro, de reverter situaes humanas, por isso no desanime, no desista, continue a crer Nele. Segundo, vemos aqui uma mensagem para os filhos, os moos que esto sendo levados pela multido para um lugar sem volta. Esses meninos precisam, hoje, ouvir as palavras de Jesus: Jovem, eu te digo, levante-se, porque tenho uma nova direo para voc. Saia desse caminho de morte e venha para uma nova vida, comece de novo, junte-se aos seus, a sua me. Creio que naquele momento histrico, houve um grande rebolio, pessoas gritavam, outras corriam assustadas, no criam no que os seus olhos estavam vendo, mas no importa, o menino se levantou e saiu daquela situao. Para mudanas radicais preciso ter coragem, ousadia, e saber que haver questionamentos. Pessoas no aceitaro com facilidade, haver resistncia, mas o que interessa, que se oua Jesus e no outra voz.

49

Me, escute isto: H esperana para o teu desespero, Ele ainda passa por ns e a voc jovem, te digo: Pule fora desta turma que est te levando para um lugar sem volta, e volte para a sua famlia, junte-se a multido que segue Jesus. Ele a presena de vida em meio a morte, a mudana de direo, a mo que levanta o cado, a voz que fala com quem dorme, Ele tem coisas para fazer em ns, por ns e atravs de ns. Creia nisso, no desista, no se entregue, pois a vida combate que aos fracos abate, aos fortes aos bravos, s pode exaltar ( Gonalves Dias). E saiba disso, no cu est o Amm.

50

Duas coisas que um cnjuge precisa saber sobre o seu amor.


Existem muitas coisas interessantes para se saber a respeito da pessoa amada, mas tem duas coisas que eu entendo como sendo prioritrias: Primeiro: Conhecer a sua linguagem de amor Gary Chapmam no seu livro As cinco linguagens do amor traz um ensino revelador. A primeira coisa que ele nos ensina que cada um de ns tem uma linguagem principal de amor, e com ela declaramos que amamos algum e tambm por ela nos sentimos amados. Temos ainda outras linguagens de amor nas quais nos manifestamos ao outro. E essas linguagens do amor so cinco: -Dar presentes. H pessoas que se sentem amadas quando recebem presentes. Da mesma sorte, estas pessoas demonstram amor dando presente. -Tempo com qualidade. Para se sentir amada, algumas pessoas precisam que o outro lhe dedique um tempo com exclusividade. Precisam de uma ateno integral, ainda que por pouco tempo, mas que seja exclusiva -Aes de servio quando o outro faz algo que gera facilidade ou que alivia o peso. o marido que lava as louas ou faz o almoo. a esposa que prepara o prato predileto dele. A pessoa que recebe no se sente s ajudada , mas se sente amada.A leitura que se faz a seguinte: Ele se importou comigo. -EncorajamentoPalavra de afirmao ou encorajamento: So os elogios, reconhecimento, estmulos para prosseguir. Veja, de graa, no requer esforo, no toma tempo e tem um efeito tremendo na vida do outro. No perca oportunidade, elogio sempre e com fartura.Quem sabe elogiar leva o outro a enfrentar e vencer desafios na vida, e assim se torna uma pessoa mais forte. -Toque fsico e proximidade51

estar por perto do outro ou tocar-lhe carinhosamente. Um abrao, um beijo, um tapinha, coisas assim. Aqui no se fala de sexo, mas de carinho mesmo. Proximidade fala, por exemplo, daqueles momentos que vocs esto fazendo coisas diferentes, mas permanecem no mesmo ambiente, um sentindo a presena do outro. Quando eu compreendo as linguagens do amor, saberei qual a melhor maneira de dizer eu te amo para o meu cnjuge, de maneira que se sinta amado. Tem cnjuge que embora seja amado, no se sente amado. Isso se d porque a linguagem de amor utilizada pelo outro no est sendo entendida, no aquela que o faz se sentir amado. Vamos exemplificar: Uma mulher que para se sentir amada precisa de elogios, voc pode lavar a loua, arrumar a casa, passar roupa que ela no se dar conta que aquilo um forma de declarar o amor e por isso poder no se sentir amada. J pensou um casamento, aonde a mulher tem como linguagem de amor, aes de servio e o marido tempo com qualidade. Ele chega em casa pensando em bater um bom papo junto da companheira e ela pensando em agrad-lo, vai para os fundos da casa preparar-lhe os detalhes para o banho. Ser que ele se sentir amado? Mais sobre isto, veja o livro: As cinco linguagens do amor, de Gary Chapmam. A segunda coisa que voc deve saber: Conhea o seu temperamento. Todos ns temos um temperamento que recebemos hereditariamente do pai ou da me, ou ainda, um pouco de cada um deles. Ele fala de como reagimos diante das complexas situaes que nos ocorrem. J o carter, formado no decorrer da nossa vida. Vai se aperfeioando medida que crescemos mental e espiritualmente, assim que assimilamos as verdades da vida. Todos tm um carter, bom ou ruim, depende de uma srie de circunstncias.
52

Um dia um pastor disse que dentro de ns todos temos um lobo e uma ovelha que esto sempre em luta, perguntado quem venceria ele respondeu: Vencer aquele que voc alimentar melhor. O bem e o mal esto dentro do corao do homem, aquele que voc privilegiar mais, vencer. O carter moldvel. E a Palavra de Deus a nossa principal fonte de inspirao para essa mudana. Quem roubava no roube mais, quem falava mal no fale mais, quem adulterava no adultere mais, compreende? Voltando. Quanto ao nosso temperamento, eles so quatro, podendo ser mesclados, ou seja, ter um pouco de cada um. -Sanguneo: uma pessoa brincalhona, extrovertida, que acredita nas pessoas, natural e espontnea, s vezes meio irresponsvel. bastante falante, promete com facilidade, costuma ferir as pessoas, mas logo se arrepende e perde perdo, inconseqente. No pensa para falar, por isso que fere os outros. do tipo que compra a briga alheia. indisciplinado, impulsivo, entusiasta, simptico, e compreensivo. -Colrico: muito prtico, no se enrola com as questes, mas tambm auto-suficiente, acredita muito em si mesmo, por isso tem dificuldade de delegar. Encara os desafios da vida, no tem medo. No desiste, persistente. realizador e iracundo. muito impaciente, decidido, s vezes insensvel, independente, otimista, e audacioso. -Fleumtico: pessoa fria e calculista, costuma no demonstrar seus sentimentos, mas tambm, dificilmente explode. Costuma adoecer com doenas gstricas, porque no pe para fora seus ressentimentos e angstias. lento e demora em reagir, temeroso, indeciso, mas acerta bastante nas suas escolhas. um moderador por excelncia, como algodo entre taas,.Desconfiado, calmo, tranqilo, conservador. -Melanclico. Super sensvel, qualquer coisa o magoa. Usa de lealdade e perfeccionista. Tem contra si ser pessimista demais. Fica deprimido com facilidade. Tem a seu favor que muito responsvel e cumpridor dos deveres. bastante terico e crtico. Conhecer o temperamento do outro importante para entendermos quando as pessoas reagem de maneira diferente diante de situaes parecidas.
53

Um marido melanclico, por exemplo, quando perde dinheiro em negociatas, pode-se esperar que ele fique deprimido por algum tempo, valorizando demais um prejuzo pequeno. Uma esposa sangunea ir explodir de vez em quando, mas logo pedir perdo. No precisa brigar s esperar. Um marido fleumtico tranquilo e sereno, mas tambm demorado para decidir, no entanto costuma acertar nas suas decises. Um filho colrico est sempre disposto a correr riscos, erra muitas vezes, mas vai sempre buscar desafios e realizaes, no se acomoda. E no h melhor ou pior entre eles, so apenas diferentes. Concluindo temos que, se eu sei a linguagem de amor do meu cnjuge, terei condies de fazer com que se sinta amado. No ir permanecer com o corao vazio de amor. E, se conheo tambm o seu temperamento, terei melhores condies de administrar situaes e at prever o que pode acontecer diante de alguns quadros da vida, isso bom e evita desgastes desnecessrios.

54

Concluso:
Um lar cristo pode e deve ser um lugar de delcias, onde a mesa posta e todos se fartam dela, onde os as mos se juntam e se ajudam para vencer o forte. Onde as oportunidades de viver o amor esto sempre presente. A famlia um lugar, onde a vida acontece, onde o carter forjado, e Deus vem para estar com os homens. E como diz o pregador, o lar no vem pronto, construdo em cada gesto, cada escolha, de momentos bons e de momentos difceis. Construir um lar como sendo um bom lugar de se estar , provavelmente, a coisa mais nobre que um homem pode fazer em sua vida. O Senhor nos ensina que o trabalhador sempre o primeiro a comer dos frutos de seu trabalho, ento, coragem, ainda h tempo para recomear. Ademais, de tudo o que se depreende, uma coisa certa: Quem vive dentro de princpios e valores bblicos, est no caminho certo para a construo de uma famlia linda, onde a alegria est sempre presente Vamos, ento, construir o nosso lugar de delcias e desfrutar dos prazeres que ele oferece. Mos obra, seja feliz, na fora de Deus. .

55

Sobre o autor
Ismael Roselei de Carvalho, pastor, casado com Cleire h 25 anos, 50 anos de idade, com dois filhos biolgicos, Diego,24 anos, e Letcia,23 anos, e trs filhos do corao,Gizele 10 anos, Leandro,07anos e Vitria, 04 anos; Oficial da Reserva da Polcia Militar, galgou o posto de Capito PM, bacharel em teologia, pastor titular da Igreja do Evangelho Quadrangular em Bernardino de Campos h 19 anos. Mora e feliz com a famlia na cidade onde pastoreia, Bernardino de Campos. Outras obras do autor: Apostila Casados em Cristo 2010 Apostila Casados em Cristo 2011 As 12 colunas de sustentao de um casamento Um amor abundante, um leito vioso Conflitos conjugais Gotas de Sabedoria conjugal. Site http://casadosemcristo.blogspot.com/ Email: i.rcarvalho@ig.com.br 14-33461588

56

Vous aimerez peut-être aussi