Vous êtes sur la page 1sur 2

RELATRIO

AES
Msica de qualidade, Msica de qualidade,
diferente de diverso na Cidade diferente de diverso na Cidade

DE

festa e umaalternativa festa e uma alternativa

O projeto Casa do Blues uma reunio festiva das bandas de blues de Fortaleza e traz para a Cidade uma opo acessvel de diverso. A idia simples: consolidar o estilo a partir de shows realizados periodicamente em locais e datas que facilitem o contato com o pblico. A iniciativa j teve vrias conquistas. Alm da organizao das bandas do gnero em uma Associao, o projeto ocupou diversos espaos no Cear. O primeiro deles foi o Caf-Teatro das Marias (em 2008), onde a caracterstica de informalidade do evento atraiu um pblico cativo. O sucesso do projeto fez com que em 2009 o projeto fizesse parte da programao do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga. Neste, a Casa do Blues teve espao garantido, primeiramente, na etapa preparatria do Festival, ocupando espaos de Fortaleza, como o Passeio Pblico, o Mercado dos Pinhes e o Anfiteatro da Beira Mar. Posteriormente, subindo a serra, a Casa do Blues ofereceu shows gratuitos em Guaramiranga, sendo um dos pontos altos do carnaval com blues. O sucesso da Casa despertou tambm o interesse da administrao municipal de Fortaleza como possibilidade de transformao dos espaos pblicos da Cidade. A alegria e festividade do evento serviu como estratgia para a revitalizao da praa do Mercado do Joaquim Tvora e atualmente a iniciativa concorre, inclusive, ao prmio de revitalizao de espaos pblicos dado pela UNESCO. Naquele espao, nos incios de noite dos sbados, de maro a novembro, foram realizados, durante o ano de 2009, 39 shows gratuitos com um pblico fiel de cerca de mil pessoas a cada evento. Pessoas estas que encontram ali uma atmosfera familiar e de lazer para a famlia. A meta para a Casa do Blues agora repetir o sucesso do uso do Mercado do Joaquim Tvora como espao cultural, o qual incentivou at a criao de mais bandas de blues no ano passado. A idia expandir cada vez mais a cena blueseira local, levando a festa tpica do gnero para outros espaos em Fortaleza. Ou seja, criar uma agenda peridica para o blues na Cidade, que hoje j considerada pela mdia especializada um dos principais plos do estilo do Brasil.

Bandas Associadas Bandas Associadas

Bandas Associadas
Artur Menezes
Artur Menezes mostra as vrias facetas do Blues, com muito feeling e pegada forte. Em suas duas "jornadas musicais" em Chicago, apresentou-se em diversos bares de Blues, tais como: B.L.U.E.S., Kingston Mines, Buddy Guy's Legends, Smoky Daddy, Rosa's, Vine Tastings e Katherinas. Apresentou-se com os msicos John Primer, Charlie Love and The Silky Smooth Band, Linsey Alexander, Phill Guy, Brother John, Big Ray, dentre outros. Msico ativo na cena musical cearense, j se apresentou em festivais como o de Guaramiranga, Cear Music, Oi Blues By Night, Frum Harmnicas Brasil, Festival BNB Rock & Cordel (nas duas edies) e Drago Jazz. acompanhado por Lucas Ribeiro (baixo) e Wladimir Catunda (bateria).

Bandas Associadas Blues Label

A Blues Label se caracteriza por um trabalho de pesquisa das diversas nuances do blues. Reconhecida como uma das bandas que mais levanta a bandeira do blues no estado do Cear, principalmente a partir das suas muitas apresentaes na Capital, no interior e em outros estados do pas. A Blues Label gravou em janeiro de 2008 seu primeiro cd e dvd, batizado de Blacksploitation. A Banda formado por: Roberto Lessa (baixo/voz/guitarra); Leonardo Vasconcelos (teclado); Artur Menezes (baixo/voz/guitarra) e Wladimir Catunda (bateria).

Puro Malte
Como um bom usque, a Puro Malte visa o deleite e a satisfao de quem tiver a oportunidade de assistir seus shows, unindo doses generosas do bom e velho Blues, curtido no vcuo de vlvulas, com a energia e a virilidade do Rock'N'Roll, seja em interpretaes de clssicos, seja em composies prprias, que adicionam um tempero cearense nessa mistura explosiva. A Puro Malte formada por: Aldo - Bateria; Cludio - voz e guitarra; Erich guitarra e vocais; Vitrio - baixo.

Felipe Cazaux
Foi o primeiro artista do Nordeste a tocar em um festival de Blues fora da regio, o 2 BSB Blues Festival, em Braslia. Em Setembro de 2007, fez sua primeira turn chamada Touring The Dog!, que passou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e So Paulo, onde tocou na maior casa de Blues do Brasil, o Bourbon Street. Com sua antiga banda - Double Blues Band lanou o lbum Looking for Trouble?!. Apresentou-se duas vezes no Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga e, por quatro anos consecutivos, no Cear Music. Tocou nos melhores bares e casas noturnas de Fortaleza, e participou ainda de grandes festivais no Cear como Festival Vida e Arte, Cear Blues Session, Feira da Msica, Fte de La Musique e Oi Blues By Night.

De Blues em Quando
Simplicidade e autenticidade. Esta a tnica do trabalho do grupo formado em 2004, atua divulgando o blues em workshops e festivais inserindo elementos jazz, rock e outros ritmos regionais. Com apresentaes regulares na noite cearense, a De Blues Em Quando difunde o blues com um trabalho autoral, tornando o gnero acessvel a todos com sua sensibilidade e paixo, sem deixar de lado os clssicos que fizeram do blues um estilo mundialmente conhecido. A Banda composta por: Alvin (guitarra, lapsteel, slide e vocal; Artur Menezes (guitarra); Diogo Farias (gaita); Wladimir (bateria); Dudu (baixo).

Vous aimerez peut-être aussi