Vous êtes sur la page 1sur 12

O ensino do handebol utilizando-se do mtodo parcial

Profa. Livre-docente da Faculdade de Educao Fsica Unicamp (Brasil)

Heloisa Helena Baldy dos Reis


helobaldy@yahoo.com

Resumo Este texto resultado de pesquisa bibliogrfica que teve como objetivo o estudo da literatura especfica do ensino dos esportes coletivos em todos os ambientes, para apreendermos qual era o principal mtodo sugerido para o ensino do handebol. Hegemonicamente at a dcada de 1990 o mtodo parcial era o referencial de ensino veiculado na literatura de Educao Fsica e Esporte. A pesquisa foi realizada nas bibliotecas das Universidades Pblicas Paulistas. E a proposta de exerccios foi elaborada a partir dos princpios deste mtodo de ensino. Unitermos: Iniciao esportiva. Handebol. Pedagogia do esporte http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Ao 10 - N 93 - Febrero de 2006

1/1

Introduo
Os contedos de quaisquer reas do conhecimento podem ser transmitidos de diversas maneiras que so denominadas em educao como mtodos de ensino. Este texto trata o handebol como um contedo clssico da cultura corporal, portanto um contedo tradicional principalmente da Educao Fsica escolar. Entendemos tambm que o ensino dos esportes coletivos no se restringe ao mbito escolar, pois h vrias instituies de educao no formal ou mesmo instituies de outra natureza que se dedicam ao ensino de esportes. O texto tratar especificamente do ensino do handebol utilizando-se do mtodo parcial e em qualquer ambiente, pois no que tange ao mtodo de ensino este pode ser aplicado em qualquer instituio que se proponha a ensinar o handebol. Os professores e os autores que optam pelo ensino atravs do mtodo parcial acreditam que os contedos esportivos da Educao Fsica devem ser ensinados por etapas a partir do ensino fragmentado dos fundamentos dos esportes - atravs da seriao de exerccios, para aps o domnio dos gestos tcnicos especficos de cada fundamento o jogo propriamente dito ser vivenciado (praticado). A literatura especfica da rea1 at meados da dcada de 1990 no fazia meno a uma continuidade no processo de ensino-aprendizagem do mtodo parcial em direo a aquisio de conhecimentos sobre as tticas individual, grupal e coletiva. Normalmente a produo da rea apresentava o ensino do esporte especfico mencionando os seus fundamentos e exemplificando com exerccios de como ensin-lo, alm de apresentarem justificativas limitadas e questinveis para os dias atuais, referente s restries orgnicas da pratica de determindadas atividades fsicas para crianas e adolescentes do sexo feminino, servindo apenas para a criao de mitos e preconceitos 2. O objetivo desse trabalho apresentar o mtodo parcial situar, alguns conceitos e diferenciar a nossa opo metodolgica no ensino do handebol, porque ainda hoje, a opo

pelo mtodo parcial no ensino do handebol predominante na maioria dos cursos de licenciatura em Educao Fsica, o que nos permite deduzir que possivelmente muitos profissionais continuam tendo apenas este modelo de ensino para os esportes coletivos e especificamente para o handebol. Todos os mtodos de ensino tm vantagens e desvantagens em adot-los, o importante ter conscincia dos objetivos a atingir e conhecermos as necessidades e caractersticas de cada faixa etria, e optarmos por um mtodo de ensino que leve nossos alunos a atingir os objetivos almejados de forma eficiente e respeitando as caractersticas bio-psico-social de cada grupo social. O fundamental para a boa docncia a conscincia atravs do conhecimento de qual mtodo adotarmos em funo dos objetivos que temos. Porm, a opo de ensino de qualquer contedo atravs de um determinado mtodo est imbuda de uma determinada viso de educao e de sociedade a qual nos dar elementos para a construo do projeto de ensino que ser sempre um projeto poltico-pedaggico. Particularmente, apoiada nos estudos da pedagogia do esporte referenciados no novo conceito de treinamento esportivo sugerimos o ensino de handebol atravs de outro mtodo de ensino-aprendizagem-treinamento diferente do mtodo parcial, porm este trabalho ir abordar apenas o mtodo parcial, porque o nosso objetivo contextualiz-lo na produo da rea e apresentar alguns meios didticos para a utilizao do mesmo, alm de abordar os limites e as vantagens deste mtodo ainda hegemnico na rea de Educao Fsica. Alertamos os nossos leitores para a necessidade de se ensinar os esportes coletivos em geral e especificamente o handebol visando a aprendizagem do jogo propriamente dito para que os indivduos caso no optem por uma carreira de atleta possam ter os conhecimentos necessrios para a vivncia dos jogos coletivos esportivizados como possibilidades de suas atividades de lazer, tanto no mbito da vivncia como da fruio (assistncia), porm que nesta ltima forma eles tenham conhecimentos especficos para que os alunos tornem-se espectadores ativos3.

1. Contedos do handebol
Os contedos especficos do handebol podem ser classificados em: progresses, fundamentos, tticas individuais ofensivas, tticas individuais defensivas, tticas coletivas ofensivas, tticas coletivas defensivas, os postos especficos ofensivos e os postos especficos defensivos. Porm as propostas didticas do mtodo parcial apresentam apenas os fundamentos e as progresses, como contedos do handebol.

Progresses - so quase todos os deslocamentos feitos com ou sem a posse da bola. Com a

posse da bola ele pode ser realizado atravs de um, dois ou no mximo trs passos em qualquer direo ou mesmo sem deslocamento. Lembramos que um passo no handebol dado toda vez que se levanta um dos ps do cho e se torna a coloc-lo (apoi-lo).

2. Os fundamentos do handebol
So movimentos fundamentais do handebol que so executados segundo um determinado gesto tcnico que a forma "correta" de execuo de um movimento especfico, descrito biomecanicamente. Por exemplo: O gesto tcnico do passe de ombro no handebol - a execuo desse tipo de passe com o menor desperdcio de energia, com a maior rapidez e velocidade, portanto com maior eficcia. A seguir descreveremos os diversos fundamentos do handebol.

Empunhadura - a forma de segurar a bola de handebol com uma das mos. A mesma deve

ser segurada com as falanges distais dos cinco dedos abertos e com a palma da mo em uma posio ligeiramente cncava.

Observaes: os dedos devem abarcar a maior superfcie possvel da bola, os dedos devem exercer uma certa fora (presso) na bola para que ela esteja bem segura. Sendo que a presso exercida pelos dedos polegar e mnimo muito importante para o xito da empunhadura.

Recepo - Deve ser feita sempre com as duas mos paralelas e ligeiramente cncavas voltadas
para frente. Recentemente os atletas utilizam-se comumente tambm da recepo com uma das mos. Ento, apesar da literatura especfica sobre o mtodo parcial haver considerado esse uso habitual recente como um erro, a prtica atual e sua eficincia em diversas situaes tm nos dado os elementos necessrios para indicarmos o ensino e treinamento da recepo com uma das mos como um elemento necessrio para o jogo de handebol. A recepo pode ser classificada em: alta, mdia e baixa dependendo da altura que a bola seja recepcionada.

Passes - So movimentos que permitem a bola ir de um jogador a outro, desta forma ele

necessita sempre da interdependncia de no mnimo duas pessoas. Os tipos de passes podem ser classificados da seguinte maneira: Passes acima do ombro: podem ser realizados em funo da trajetria da bola para frente ou oblquo, sendo que ambos podem ser: retificado ou bombeado. Passes em pronao: lateral e para trs. Passes por de trs da cabea: lateral e diagonal. Passes por de trs do corpo: lateral e diagonal. Passe para trs: na altura da cabea com extenso do pulso. Passe quicado: quando a bola toca o solo uma vez antes de ser recepcionado pelo companheiro, nesse tipo de passe a bola atirada ao solo em trajetria diagonal.

Greco & Ribas (1998) apresentam o passe em trajetria parablica. Nem todos os passes acima descritos foram apresentados pela literatura especfica do mtodo parcial do ensino do handebol. A literatura apresentava at meados de 1990 apenas os seguintes tipos de passes no handebol: acima do ombro, por trs da cabea - sem as classificaes em funo de trajetrias, por trs do corpo - tambm sem as classificaes em funo de trajetrias e o passes quicado. A respeito do passe de ombro, a literatura no inclua os passes retificado e bombeado como uma variao do passe de ombro.

Arremesso - um fundamento realizado sempre em direo ao gol. A maioria dos arremessos

pode ser denominada "de ombro" e seguem basicamente a mesma descrio de movimento a seguir - a bola deve ser empunhada, palma da mo voltada para frente, cotovelo ligeiramente acima da linha do ombro, a bola deve ser levada na linha posterior a da cabea e no momento do arremesso ser empurrada para frente com um movimento de rotao do mero. Os arremessos podem ser classificados em funo da forma de execuo: Com apoio - significa que um dos ps do arremessador ou ambos esteja(m) em contato com o solo. Em suspenso - significa que no momento do arremesso no h apoio de nenhum tipo do arremessador com o solo. Com queda - significa que aps a bola ter deixado a mo do arremessador, o mesmo realiza uma queda, normalmente a mesma se d dentro da rea adversria e de frente - arremesso bastante comum entre os pivs e eventualmente entre os pontas. Com rolamento - significa que aps a bola ter deixado a mo do arremessador, o mesmo realiza um rolamento, na maioria das vezes um rolamento de ombro. Este tipo de arremesso mais comum entre os pontas4 e eventualmente por pivs. 5

Drible - o movimento de bater na bola contra o solo com uma das mos estando o jogador
parado ou em movimento.

Ritmo Trifsico - (conhecido entre os atletas como "3 passadas") considerado pela literatura

especfica do mtodo parcial como um fundamento onde o jogador d trs passos frente e em direo a meta adversria com a posse da bola.

Duplo Ritmo Trifsico - (conhecido entre os atletas como "dupla passada") considerado pela

literatura especfica do mtodo parcial como um fundamento onde o jogador d "sete" passos com a posse da bola, sendo obrigatoriamente realizados frente, da seguinte forma: os trs primeiros passos so dados com a posse da bola imediatamente aps ter recebido a mesma, e simultaneamente na execuo do quarto passo o jogador ter que quicar a bola no solo uma vez, tornar a empunh-la e dar mais trs passos com a bola dominada. Ao final do stimo passo ele ter obrigatoriamente que passar ou arremessar a bola. A literatura indica que o primeiro passo dever ser executado com a perna contrria ao brao que realizar o arremesso.

3. O mtodo parcial na fase inicial do procedo de ensinoaprendizagem-treinamento do handebol


At meados da dcada de 1990 a literatura sobre os jogos coletivos esportivizados (esportes coletivos) era baseada no princpio analtico-sinttico que apresentava como seu principal mtodo de ensino dos esportes coletivos o mtodo parcial. Este surgiu das experincias positivas dos treinamentos de esportes individuais como o atletismo e a natao. Na poca foi a principal proposta de ensino dos jogos coletivos esportivizados, baseando-se no princpio analtico-sinttico os autores e estudiosos da rea passaram a descrever como deveria ser o ensino dos esportes coletivos. A lgica da proposta partiu da fragmentao dos gestos tcnicos do jogo, dividindo-os em partes (fundamentos) e cada uma deles subdividos em movimentos mais simples, desta forma um passe no handebol (por exemplo) deve ser ensinado aps o domnio da empunhadura e observando o posicionamento correto de ombro, brao, ante-brao e mos, assim como o posicionamento das pernas no momento de execuo do mesmo. Para que o aluno atingisse a performance sugeriu-se um aprendizado por partes e etapas ... com exerccios que apresentam uma diviso dos gestos tcnicos, das tcnicas, da ao motora em seus mnimos componentes. O aluno conhece, em primeiro lugar, os componentes tcnicos do jogo atravs da repetio de exerccios de cada fundamento tcnico, os quais so logo acoplados a sries de exerccios, cada vez mais complexos e mais difceis; medida que a ajuda e a facilitao diminuem, gradativamente aumenta a complexidade e a dificuldade das aes. medida que o aluno passa a dominar melhor cada exerccio, passa-se a praticar uma nova sequncia. Estes movimentos j dominados passam a ser integrados em um contexto maior, que logo permitiro o domnio dos componentes bsicos da tcnica inerente ao jogo esportivo, na sua situao do modelo ideal, orientado ao gesto do campeo, realizando-se, desta forma, o processo de ensino-aprendizagem-treinamento do esporte (Greco, 1998, p. 41). As aulas ou treinamentos baseados neste tipo de mtodo sempre comeam com um aquecimento e na sequncia apresentado normalmente pelo professor o exerccio que deve ser feito e repetido at o seu domnio, ao comando tambm do professor outras propostas de exerccios vo sendo apresentadas por ele. A vivncia do jogo propriamente dito fica restrita a alguns minutos finais da aula ou treino, onde so avaliados os gestos tcnicos ensinados at o momento. O jogo pode aparecer tambm em muitos casos como um momento de descontrao, pois as sries de exerccios muitas vezes so montonas e desmotivantes, e nesse caso o jogo livre seria uma forma de "premiao" aos alunos.

Na fase inicial do processo de ensino-aprendizagem-treinamento do handebol no apontamos vantagens (de um modo geral) do uso deste mtodo porque ele no contribui para a formao do "jogador inteligente" e restringe-se apenas a aquisio de gestos tcnicos especficos por meio da repetio de movimentos at alcanar-se sua automatizao, isso em uma idade em que as crianas deveriam vivenciar o jogo tanto pelas caractersticas da infncia como pela possibilidade na aquisio de conhecimentos tticos do jogo coletivo (ainda no especficos de um nico esporte) que sero importantssimos nas fases subsequentes do processo de ensino-aprendizagem-treinamento. O novo conceito de treinamento esportivo prev o aprimoramento da tcnica especfica apenas entre as fases de direo e especializao (Greco, 1998, p. 77). Ento, nesta fase, os exerccios sugeridos no mtodo parcial poderiam ser bons exemplos no aperfeioamento da tcnica especfica do esporte ensinado. Porm, indiscutvel que o mtodo parcial: 1. aperfeioa a tcnica; 2. facilita a aprendizagem das tcnicas por meio da fragmentao dos movimentos e pelos nveis de dificuldade; 3. facilita o domnio dos fundamentos pela repetio e automatizao dos gestos. No entanto, ele tambm cria limites como: 1. inibe a criatividade; 2. favorece a imitao; 3. determina as aes; 4. no permite o aprendizado ttico do jogo; 6. desmotiva a criana, que especialista em brincar e fica submetida desde muito cedo a exerccios mecnicos.

4. Propostas de atividades para o ensino do handebol baseada no mtodo parcial


A seguir apresentaremos algumas sugestes de exerccios para o ensino dos fundamentos do handebol seguindo o princpio analtico-sinttico do mtodo parcial. Para iniciar o desenvolvimento de qualquer fundamento com os alunos, necessrio que o professor ou tcnico inicialmente explique o que cada um deles e qual a forma correta para realiz-lo.

Empunhadura

Exerccio 1: Empunhadura Individual

Descrio:
Posio Inicial: Todos os jogadores, livres pela quadra, com bola na mo. Tarefa: Segurar a bola de forma correta, onde a superfcie de contato realizada pela superfcie dos dedos e pela face palmar mdia da mo. Variaes: Para elevar o nvel de complexidade, o aluno deve passar a bola de uma mo para a outra, sem que esta bola escape. Utilizar duas bolas, uma em cada mo.

Exerccio 2: Empunhadura em Duplas

Descrio:
Posio Inicial: Em duplas, os jogadores posicionados um frente para o outro, com os braos estendidos a frente do ombro, a uma distncia de no mximo 1 metro. Os dois jogadores segurando a mesma bola, utilizando o exerccio da empunhadura. Tarefa: Cada jogador deve utilizar a fora na realizao da empunhadura para conseguir puxar a bola. Caso algum jogador consiga puxar, retornar ao incio do exerccio para realiz-lo novamente. Variaes: Utilizar o brao estendidos a frente do abdmen Criar nova posies para o brao que ir realizar a empunhadura.

Passes/recepo

Exerccio 1: Passe acima do ombro na parede

Descrio:
Posio Inicial: O exerccio ser realizado individualmente, ficando o jogador de frente para a parede, a qual realizar o passe. Tarefa: Lanar a bola contra a parede e receb-la novamente. Neste momento o professor deve individualmente realizar correes, principalmente sobre a posio do cotovelo, que deve estar ligeiramente acima da linha do ombro. Variaes: Realizar o passe com ambas as mos, notando a diferena entre as duas. Realizar neste mesmo exerccio o passe picado, onde a bola deve bater no solo, depois na parede e retornando mo do jogador logo em seguida. Determinar alvos na parede (crculos desenhados) para treinar a preciso do passe.

Exerccio 2: Passe acima do ombro em duplas

Descrio:
Posio Inicial: O exerccio ser realizado em duplas. Os jogadores devem se posicionar de frente, um para o outro, uma distncia de aproximadamente quatro metros. Tarefa: Realizar o passe para o outro jogador e receb-la novamente. Neste momento o professor deve individualmente realizar correes, principalmente sobre a posio do cotovelo, que deve estar ligeiramente acima da linha do ombro. Como o passe ainda no estar sendo realizado com perfeio, interessante abordar as formas de recepo, para que o aluno a realize, independente da posio em que ela for recebida(alta, mdia e baixa). Variaes: Realizar uma srie de passes com a mo direita e outra srie com a mo esquerda, notando a diferena entre as duas. Realizar neste mesmo exerccio o passe quicado, onde a bola deve bater no solo. Aumentar a distncia entre a dupla. Determinar o local onde a bola deve ser recepcionada.

Arremesso

Exerccio 1: Arremesso com apoio parado

Descrio:
Posio Inicial: Todos os jogadores parados e espalhados atrs da linha de seis metros, de frente para o gol, sem goleiro. Tarefa: Um aluno de cada vez deve arremessar a bola para o gol. Variaes: Determinar o local para a realizao do arremesso (exemplo: ngulo superior esquerdo).

Cinco alunos com uma bola distribudos atrs da linha de seis metros (nos postos especficos ofensivos de pontas e armadores), ao sinal do professor ou tcnico, todos devem arremessar a bola ao mesmo tempo. Utilizar uma seqncia, onde cada jogador arremessa por vez, utilizando assim o goleiro.

Exerccio 2: Arremesso com apoio com deslocamento

Descrio:
Posio Inicial: Uma coluna de jogadores nas posies do armador central, cada jogador com uma bola. Tarefa: Realizar o arremesso, de forma livre, sem cobrar o ritmo trifsico. O arremesso pode ser realizado entre os nove e seis metros. Neste momento o professor pode corrigir a posio do cotovelo, bem como do p de apoio no cho, que deve ser contrrio ao brao de arremesso. Variaes: Realizar arremessos alternando os braos. Determinar o local que a bola deve atingir o gol (determinado pela diviso do gol em partes) Aumentar a distncia do arremesso, em relao ao gol.

Exerccio 3: Arremesso em suspenso

Descrio:
Posio Inicial: Trs filas nas posies de armador central, armador esquerdo e armador direito. Tarefa: Cada jogador deve realizar o arremesso em suspenso. Neste momento o professor no deve interferir na forma de deslocamento do jogador (drible, ritmo trifsico). Ele apenas deve realizar as correes no apoio do p que ir impulsionar o jogador para o arremesso em suspenso. Variaes: Utilizar um cone (deitado) para o jogador pular durante a fase area do arremesso em suspenso. Aumentar a distncia do arremesso para o gol. Variar as posies de arremesso, de acordo com a posio inicial.

Drible

Exerccio 1: Drible Individual

Descrio:
Posio Inicial: Cada jogador com uma bola, espalhados pela quadra. Tarefa: Realizar o drible numa seqncia que ser descrita pelo professor, ao mesmo tempo em que ele realiza as correes necessrias sobre a posio da mo e do brao em relao a bola. Variaes: A seqncia das variaes far o nvel de complexidade crescer da seguinte forma: driblar parado em p, driblar abaixando-se at sentar, driblar deitado at erguer-se novamente, deslocar-se andando, deslocar-se correndo, realizar paradas bruscas, realizar mudanas de direo e realizar tudo isso com ambas as mos.

Exerccio 2: Drible utilizando cones

Descrio:
Posio Inicial: Uma coluna no final da quadra de frente para uma coluna de cones colocados a diferentes distncias um do outro. Tarefa: O jogador deve driblar inicialmente andando e depois correndo, assim como com uma mo e depois com a outra, realizando o deslocamento em zigue-zague entre os cones. Variaes: Diminuir o espao entre os cones. Fazer o retorno nestes mesmos cones, de costas. Utilizar o contorno (giro em volta do cone) para alguns cones.

Progresso

Exerccio: Progresso com 3 passos

Descrio:

Posio Inicial: Vrios tipos de materiais posicionados entre a linha de seis metros e a linha de nove metros, entre eles: 3 cordas esticadas, 3 arcos, 3 ps (formato) desenhado no cho, etc. Tarefa: Os atletas devem realizar uma progresso com trs passos para frente utilizando a posio correta dos ps de acordo com os materiais e/ou as sinalizaes feitas no cho. Variaes: Realizar trs passos andando. Realizar trs passos correndo. Estimular um aumento progressivo da velocidade de execuo; Aumentar a amplitude das passadas Incluir um salto no final da realizao do ritmo trifsico

Ritmo trifsico

Exerccio 1: Ritmo trifsico

Descrio:
Posio Inicial: Idem ao exerccio anterior, s que com a bola empunhada. Tarefa: Idem ao anterior, utilizando a bola e uma das mos. Variaes: Idnticas s do exerccio anterior.

Exerccio 2: Ritmo trifsico com finalizao

Descrio:
Posio Inicial: Idem ao exerccio anterior, porm cada jogador com a bola empunhada de frente para o gol, prximo da linha de 9 metros, para realizar o arremesso. Tarefa: Idem ao anterior e arremessar para o gol. Variaes:

Aumentar a velocidade de execuo. Aumentar a distncia do gol.

Notas
1. 2. 3. 4. 5. Sobre o tema consultar Reis (1994). Sobre o tema dos mitos e preconceitos em relao a pratica esportiva feminina ver Reis (1996) e Lessa (2003). Conceito de Dumazedier. Por alguns profissionais denominados de alas. Observamos no Campeonado Mundial Juniores Masculino de 2003, realizado em Foz do Iguau, o desuso deste tipo de arremesso. Em mbito de campeonatos internacionais houve nas ltimas dcadas um incremento nos arremessos com apoio.

Referncias bibliogrficas Greco, Pablo Juan. In: Greco, P.J. & Benda, (orgs.) Iniciao Esportiva Universal: v.1, 1998, pp. Greco, Pablo Juan. Reviso da metodologia aplicada ao ensino-aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. In: Greco, Pablo Juan. Iniciao Esportiva Universal: v.2, 1998, pp. 39-56. Lessa, Eriberto de Moura. As relaes entre futebol, lazer e gnero. Campinas: 2003 (Mestrado em Educao Fsica) - Faculdade de Educao Fsica, Unicamp. Reis, Heloisa Helena Baldy dos. O ensino dos jogos coletivos esportivizados. Santa Maria: 1994 (Mestrado em Cincia do Movimento Humano) - Centro de Educao Fsica e Desportos, UFSM. ________. Ftbol feminino en el pas del ftbol: mitos, preconceptos y desafos: un abordaje cultural. Nexosport, n. 164, nov. 1996. Outro artigos em Portugus
http://www.efdeportes.com/ FreeFind

Buscar

revista digital Ao 10 N 93 | Buenos Aires, Febrero 2006 1997-2006 Derechos reservados

http://pedagogiadohandebol.wordpress.com/2008/08/20/importancia-da-evolucao-da-taticadefensiva-no-ensino-do-handebol-ii/

Vous aimerez peut-être aussi