Vous êtes sur la page 1sur 1

Histria Em 1738, o fsico matemtico Daniel Bernoulli Atim, publicou Hidrodinmica, a base para a teoria cintica dos gases.

Nesse trabalho, Bernoulli posicionou seu argumento, ainda slido at a atualidade, que os gases consistem em um grande nmero de molculas se movendo em todas as direes, onde elas colidem entre si e esse impacto causa uma presso na superfcie de contato que podemos sentir. Como exemplos, podemos citar o que ns sentimos como calor, que corresponde simplesmente a energia cintica do seu movimento. A teoria no foi imediatamente aceita, em parte por causa da conservao de energia que no estava bem estabelecida, e ainda, no era bvio aos fsicos que as colises entre as molculas eram perfeitamente elsticas. Em 1820, o fsico ingls John Herepath, foi motivado por Georges-Louis Lesage com sua teoria da gravitao cintica, que considerava um sistema de coliso de partculas poderiam ser causadas por uma ao distncia. Neste sentido, quando pensava sobre o efeito da elevao da temperatura perto do Sol com suas partculas gravitacionais, foi conduzido a uma relao entre a temperatura e a velocidade das partculas. Informaes O estudo do gs perfeito realizado sob a perspectiva microscpica leva-nos teoria cintica dos gases. Nesse modelo terico, pelo fato de encontrarmos um nmero muito grande de partculas por unidade de volume (1020 partculas por cm), as hipteses impostas representam o que deve acontecer, em mdia, com as partculas do gs. A seguir as hipteses da teoria cintica, a respeito dos gases perfeitos: Uma poro de gs perfeito constituda por um grande nmero de molculas em movimento catico. As molculas so consideradas pontos materiais. As colises entre duas molculas ou entre uma molcula e uma parede do recipiente so supostas perfeitamente elsticas. Cada coliso tem durao desprezvel. Entre colises sucessivas, o movimento das molculas retilneo. As foras intermoleculares s se manifestam durante as colises. O estudo das colises das molculas pode ser feito com base na mecnica newtoniana.

Energia interna de um gs perfeito Das hipteses do modelo terico do gs perfeito, conclui-se que a energia interna resume-se na energia cintica de translao de suas molculas. A energia interna de um gs perfeito funo exclusiva do nmero de mols (n) e da temperatura absoluta (T) do gs. Na verdade a energia interna de um gs funo no exclusiva da temperatura e sim da soma da Energia Cintica com a Energia Potencial. H, no ensino mdio, tendncia de se atribuir toda energia interna Energia Cintica e, por conseguinte, temperatura do gs. Mas, se analisarmos as mudanas de estado de um modo geral, fica fcil perceber uma variao da energia interna mesmo no havendo variao da temperatura se a presso for mantida constante. Podemos definir a Energia cintica pela frmula:

Ec = energia cintica n = nmero de mols R = constante dos gases perfeitos T = temperatura

Vous aimerez peut-être aussi