Vous êtes sur la page 1sur 1

LECIONRIO DOMINICAL ANO A 33 DOM. DO TEMPO COMUM TEXTOS BBLICOS: BBLIA J. F.

DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA

cf. LECIONRIO em: CCT - Consultation on Common Texts, (www.commontexts.org/Default.html) - DESENHO: www.servicioskoinonia.org/cerezo/

O SENTIDO DA VIDA LUTAR PELA JUSTIA


1 Leitura: Encontrar o sentido da vida 13 ... de bom grado trabalha com as mos. Leitura do Livro dos Provrbios (Pv 31,10-13.19-20.30-31)
10 Mulher

Evangelho: O sentido da vida lutar pela justia

virtuosa, quem a achar? O seu valor muito excede o de finas jias. 11 O corao do seu marido confia nela, e no haver falta de ganho. 12 Ela lhe faz bem e no mal, todos os dias da sua vida. 13 Busca l e linho e de bom grado trabalha com as mos. [...] 19 Estende as mos ao fuso, mos que pegam na roca. 20 Abre a mo ao aflito; e ainda a estende ao necessitado. [...] 30 Enganosa a graa, e v, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa ser louvada. 31 Dai-lhe do fruto das suas mos, e de pblico a louvaro as suas obras. 23 ... foste fiel no pouco... entra no gozo do teu senhor Salmo responsorial: 128,1-2.3.4-5 (R/.1) R. 1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!
1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! 2 Do trabalho de tuas mos comers, feliz sers, e tudo te ir bem. R. 3 Tua esposa, no interior de tua casa, ser como a videira frutfera; teus filhos, como rebentos da oliveira, roda da tua mesa. R.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 25:14-30) [Naqueles dias, Jesus contou esta parbola a seus discpulos:] 14 ... um homem que, ausentando-se do pas, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. 15 A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua prpria capacidade; e, ento, partiu. 16 O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. 17 Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. 18 Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. 20 Ento, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. 21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 E, aproximando-se tambm o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. 23 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24 Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que s homem severo, que ceifas onde no semeaste e ajuntas onde no espalhaste, 25 receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que teu. 26 Respondeu-lhe, porm, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde no semeei e ajunto onde no espalhei? 27 Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que meu. 28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. 29 Porque a todo o que tem se lhe dar, e ter em abundncia; mas ao que no tem, at o que tem lhe ser tirado. 30 E o servo intil, lanai-o para fora, nas trevas. Ali haver choro e ranger de dentes. Orao do dia (Livro de Orao Comum LOC, pg. 135, Prprio 28) Deus Onipotente, que enviaste a tua Igreja at os confins da terra para reunir um povo agradvel aos teus olhos; concede que permaneamos vigilantes e fiis nesta Misso, de tal maneira que, mesmo que se abalem as estruturas deste mundo, proclamemos que Jesus Cristo, teus Filho, vive e reina contigo e com o Esprito Santo um s Deus, agora e sempre. Amm.

como ser abenoado o homem que teme ao SENHOR! SENHOR te abenoe desde Sio, para que vejas a prosperidade de Jerusalm durante os dias de tua vida, R.
5O

4 Eis

2 Leitura: Filhos da luz e filhos do dia 4 Mas vs, irmos, no estais em trevas, para que esse Dia como ladro vos apanhe de surpresa Leitura da Carta de Paulo aos Tessalonicenses (1Ts 5,1-6)
1 Irmos, relativamente aos tempos e s pocas, no h necessidade de que eu vos escreva; 2 pois vs mesmos estais inteirados com preciso de que o Dia do Senhor vem como ladro de noite. 3 Quando andarem dizendo: Paz e segurana, eis que lhes sobrevir repentina destruio, como vm as dores de parto que est para dar luz; e de nenhum modo escaparo. 4 Mas vs, irmos, no estais em trevas, para que esse Dia como ladro vos apanhe de surpresa; 5 porquanto vs todos sois filhos da luz e filhos do dia; ns no somos da noite, nem das trevas. 6 Assim, pois, no durmamos como os demais; pelo contrrio, vigiemos e sejamos sbrios.

Aclamao ao Evangelho (Jo 15,4a.5b) 4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vs... 5 ... Quem permanece em mim... d muito fruto

Vous aimerez peut-être aussi