Vous êtes sur la page 1sur 17

Fortaleza CE

Fortaleza, belos cenrios que merecem ser admirados!


Quem escolhe a capital cearense como destino certamente vai encontrar

as mais belas praias paradisacas, muito sol o ano inteiro e as noites mais
animadas do nordeste. Alm de encontrar timas opes de hospedagem de todos os gostos e bolsos sem abrir mo do conforto, estilo e charme que voc merece, confira tudo isso e venha para Fortaleza... Terra quente e de poucas chuvas, Fortaleza tem uma natureza exuberante no que se refere s suas praias de verdes mares, grandiosidade de suas dunas, fora dos ventos e sua luminosidade intensa. Com uma temperatura mdia de 27 graus, apresenta um vero permanente e seu povo hospitaleiro conhecido por uma contagiante alegria de viver.

Cultura Cearense
As manifestaes folclricas tm papel de grande importncia na cultura de Fortaleza. Grande parte delas veio da mistura de povos que se formou na regio a fuso de costumes entre brancos, negros e ndios. A cidade uma das principais percussoras dessas manifestaes folclricas, entre elas o Bumba-meu-Boi, tambm conhecido na regio como Boi Cear; a Dana do Cco, uma tradio que veio dos negros; a dana indgena Torm, e ainda os violeiros, cantadores e emboladores, uma tradio tpica do Nordeste, onde a msica faz crticas sociedade.

Boi - Cear

Dana do Cco

Dana indgena Torm

Atraes
BELAS PAISAGENS NAS PRAIAS CEARENSE No h como negar que nas cidades do litoral nordestino a principal atrao so as praias. Em Fortaleza no diferente, j que a cidade possui belssimas praias, para todos os gostos. A orla urbanizada um dos pontos fortes da cidade, onde possvel encontrar de tudo, dos principais hotis aos melhores restaurantes.

Fortaleza oferece praias paradisacas com coqueiros, dunas, falsias, lagoas de guas cristalinas e fontes de gua doce. Alm de atrair os turistas com seu maravilhoso clima, tendo temperatura mdia entre os 30C e guas mornas entre 25C 28C agradveis para banho.

(1)

(2) (2)

(3)

(4)

1- Fotos areas de Fortaleza; 2- Dunas da praia de Mucuripe;


3- Praia de Meireles; 4- Praia do Futuro

PRAIA DE IRACEMA

Esttua de Iracema Guardi

Ponte dos Ingleses

PRAIA DA BARRA DO CEAR

PRAIA DO FUTURO
PRAIA DE MEIRELES

PRAIA DE CANOA QUEBRADA E JERICOACOARA

PRAIA DE CANOA QUEBRADA

PRAIA DE JERICOACOARA

CULTURA E HISTRIA TAMBM ATRAEM VISITANTES A FORTALEZA Alm das praias, Fortaleza tambm guarda locais surpreendentes e ricos em cultura. cultura. A histria da cidade se revela e a torna ainda mais atraente. Alguns atraente. edifcios que fizeram parte do passado relevante de Fortaleza hoje abrigam outros estabelecimentos, como o caso da antiga Alfndega, que deu lugar a uma agncia bancria, e da ex-Cadeia Pblica, atual Centro de Turismo. exTurismo.

FAROL DE MUCURIPE
Tombado pelo Patrimnio Histrico, o farol foi erguido entre 1840 e 1846 pelos escravos em homenagem Princesa Isabel. Foi desativado em 1982 e, hoje em dia, funciona no local o Museu do Farol. ENDEREO: Av.Visconde de Castro, s/n.

CINE SO LUIZ
o maior cinema de Fortaleza, com capacidade para 1.315 pessoas. Sede de importantes festivais cearenses, o edifcio imponente tambm pelo requinte, exposto em seu hall, com revestimento em mrmore Carrara, e nos trs grandes lustres de cristal, que foram importados da antiga Tchescoslovquia. ENDEREO: Av. Bezerra Menezes, 2450.

THEATRO JOS DE ALENCAR


Referncia arquitetnica de Fortaleza, o local possui a mais ecltica programao scio-cultural e artstica do Cear, alm de abrigar o Colgio de Dana do Cear, o Colgio de Direo Teatral, a Orquestra de Cmara Eleazar de Carvalho e o Curso Princpios Bsicos de Teatro. ENDEREO: R. Liberato Barroso, 525.

MUSEU DO MARACATU
O local mantm referncias histricas do maracatu cearense, com exposio de vesturios, instrumentos musicais e outros acessrios tpicos desta cultura. ENDEREO: R. Rufino de Alencar, 362, Centro.

CASA JOS DE ALENCAR


O local onde nasceu Jos de Alencar considerado Patrimnio Histrico e Artstico Nacional. Mantida pela Universidade Federal do Cear, a Casa possui uma pinacoteca, o museu Arthur Ramos e a biblioteca Braga Montenegro. ENDEREO: Av. Washington Soares, 6055.

NOVA ESTTUA DE IRACEMA


Foi inaugurada em 1996. A obra, de autoria do escultor cearense Zenon Barreto, tem 6 metros, sendo dois de pedestal, toda esculpida em ferro e revestida de fibra de vidro. A esttua apresenta-se ajoelhada e curvada em arco, transmitindo toda a dor eu assolou o corao de Iracema com a perda de seu amado, na obra de Jos de Alencar. Endereo: Rua dos Tabajaras, s/n - Calado Praia de Iracema

PRAA DO FERREIRA
o centro vital da cidade, onde ao seu redor os inmeros prdios de importncia histrica dividem espao com diversos estabelecimentos comerciais que ali se concentram.

Roteiros Tursticos
Localiza-se nas dunas de Aquiraz, 20 quilmetros ao leste de Fortaleza. Construdo h mais de 20 anos, o parque no pra de crescer e inovar. Atualmente, tem cerca de 35 mil metros quadrados (o que o torna o maior parque aqutico do Brasil), mais de cem atraes e dividido em reas temticas com brinquedos para crianas e, principalmente, para adultos apaixonados por adrenalina. O Beach Park um complexo que inclui o Acqua Park, duas cadeias de resorts, rea de restaurantes e um Centro de Convenes.

Beach Park

Mercado de Artesanato
Fortaleza e outras cidades do Nordeste so conhecidas pelo talento de seus artesos. Esses artistas produzem peas em tecido, madeira, vidro, cocos, areia (as famosas garrafinhas) e muito mais. Os preos so surpreendentemente baixos: algumas peas que tomam dias para serem feitas so vendidas por menos de R 100. O crescimento do turismo tem elevado os preos, mas eles ainda so consideravelmente mais baixos do que nos Estados do Sul/Sudeste e no exterior.

Feirinha de Artes
Fortaleza um excelente local para comprar artesanato; em diversos locais do Nordeste, a produo de artesanato ainda so meio de vida, e as tcnicas so repassadas de pai para filho. Artistas talentosos produzem diversos tipos de artesanato (madeira, cermica, tecidos), de alta qualidade, e vendem por preos relativamente baixos, quando comparados aos preos do Sul do Brasil.

Drago do Mar
o nome pelo qual ficou conhecido o jangadeiro Jos do Nascimento, que em vida era tambm Francisco conhecido como Chico da Matilde. Em 1881, Drago do Mar, que havia sido nomeado para a importante funo de Prtico do Porto de Fortaleza, liderou um movimento de jangadeiros que se recusavam a fazer transportes de escravos. O movimento abolicionista foi forte no Cear, a primeira provncia a abolir legalmente a escravido.

Gastronomia
tipicamente nordestina, ressaltando-se pratos tpicos como o baio de dois com churrasco de carneiro ou carne-de-sol.

Baio de dois

Moqueca de Arraia

Caranguejo

O camaro tambm uma iguaria bem degustada em pratos como o "arroz de camaro" ou "bob de camaro". No Mercado de Mucuripe possvel comprar uma infinidade de pescados que podem ser preparados em restaurantes vizinhos. O mais comum comprar-se camaro e prepar-lo "ao leo" ao entardecer dos finais de semana.

Calendrio Anual

Como chegar em Fortaleza


De avio
H vos dirios e diretos partindo das principais capitais do pas;

De carro
Vindo do Sul, Sudeste e capitais do Nordeste (exceto Teresina e So Luis): acesso pela BR-101 (at

Natal), BR-406, BR-304 e BR-116


Vindo do Maranho: acesso pela BR-135, BR-316 (at Teresina), BR-343 e BR-222 Vindo do Piau: acesso pela BR-343 e BR-222;

De nibus
As empresas So Geraldo (0800-704-3496), Itapemirim (0800-723-2121) e Guanabara (85-4005-1992) tm sadas das principais capitais do pas;

Circulando
A melhor maneira de circular por Fortaleza e conhecer os atrativos os seus arredores de carro. bastante fcil dirigir pela cidade, sendo a Avenida Beira Mar o ponto de partida para a maioria dos passeios.

Bibliografia
http://www.issoebrasil.com/conteudo.php?tp=1&id=00090 (acesso em 31/10/10) http://www.rotasturisticas.com/posicao.php (acesso em 31/10/10) http://www.cvc.com.br/site/ (acesso em 31/10/10) http://www.guiahospedagem.com/fortaleza (acesso em 31/10/10) http://www.ceara.gov.br/index.php/eventos (acesso em 31/10/10) http://www.brasilchannel.com.br/capitais (acesso em 01/11/10)

Vous aimerez peut-être aussi