Vous êtes sur la page 1sur 69

Curso Tcnico de Petrleo ET/UFPR Disciplina: Mquinas e Equipamentos Ementa Professor: Jos V. C.

Vargas Capitulo introdutrio: REVISO DE CONCEITOS 1. Mecnica dos Fluidos a. Massa e volume (unidades) b. Massa especifica (unidades) c. Presso e suas escalas (unidades) d. Vazo/ velocidade (unidades) e. Energia (unidades) f. Equao de Bernoulli g. Perda de carga 2. Termodinmica a. Gases Perfeitos b. Primeira lei da Termodinmica sistema fechado c. Transferncia de calor por conduo, conveco e radiao d. Primeira lei da termodinmica sistema aberto e. Ciclos Termodinmicos 3. Mquinas eltricas a. Motores eltricos b. Geradores eltricos 4. Mquinas mecnicas geradoras a. Bombas hidrulicas i. Tipos, NPSH e cavitao ii.Curvas de funcionamento iii. Curvas de sistema e ponto de funcionamento b. Ventiladores c. Compressores i.Tipos e princpios de funcionamento 5. Equipamentos a. Filtragem e separao i. Sistemas gases-slidos 1.Ciclones 2. Filtros de membranas 3. Lavadores de gases 4. Separadores eletrostticos ii. Sistemas lquidos-slidos 1. Tambores iii. Sistemas slidos-slidos b. Trocadores de calor i. Tipos c. Refrigerao d. Ar condicionado 6. Mquinas mecnicas motoras a.Turbinas hidrulicas b. Turbinas a vapor c. Turbinas a gs 0

Equipamentos e Mquinas Captulo introdutrio: REVISO DE CONCEITOS Sistemas de Unidades Fsicas (SUF) Definio: o conjunto de unidades utilizadas para medir todas as espcies de grandezas fsicas. Grandeza Fsica: tudo que pode ser mensurado (quantificado) Sistema Coerente: Um sistema coerente quando suas unidades so definidas em funo de um pequeno numero de unidades arbitrariamente escolhidas como fundamentais. H algumas condies o cumprir. a. b. c. d. As unidades fundamentais devem ser independentes entre si; O valor de uma unidade fundamental deve ser invarivel; As unidades fundamentais passam a ser representadas por padres; As unidades fundamentais devem permitir uma fcil medio direta das grandezas de sua espcie.

SUF Congrega unidades

sistemas de unidades mecnicas

Trmicas Eletromagnticas ticas Bastam trs unidades fundamentais para o sistema de unidade mecnica: Unidade Geomtrica Cintica Dinmica Grandeza Fundamental Comprimento L Tempo T Massa M Fora F

Sistemas de hoje Dois tipos gerais: 1. LMT: comprimento, massa, tempo. 2. LFT: comprimento, fora, tempo.

SI e Ingls O sistema SI do tipo LMT : Comprimento L Massa M 1

Tempo T Brasil adotou esse sistema pelo Dec. 52423 de 30/08/1963. km hm dam m dm cm mm kilometro hectometro decametro metro decmetro centmetro milimitro micrometro 1000 m 100 m 10 m 1 0,1 m 0,01 m 0,001 m 0,000001 m 103 m 102 m 101 m m 10-1 m 10-2 m 10-3m 10-6 m

Equao ou frmula de definio de uma grandeza Definio: a formula que estabelece a correlao da grandeza considerada com outras em funo das quais a primeira foi definida. Por exemplo: a definio da velocidade de um corpo em movimento retilneo uniforme :

Como se estabelece a equao dimensional de uma grandeza? Exemplo: determinar a equao dimensional da fora no sistema LMT.

Precisamos de uma formula de definio da acelerao.

Massa - Unidades

Corpo

massa 2

Unidades : kg = kilograma lb = libra

m = 1.150 kg m = 1.150.000 g 1kg = 1000 g 1lb = 454 gramas = 0.454 kg (Fator de converso) Fora F Fora peso:

Onde: P = Fora peso m = Massa do corpo g = acelerao da gravidade g = 9,81 m/s2 (9,81 por causa da massa do planeta Terra) Calculando as dimenses:

Segunda Lei de Newton:

Fora = massa acelerao

Snteses de grandezas comuns a) Geomtricas Superfcie Volume b) Dinmicas Massa Trabalho Potncia Presso Massa especifica 3

a) Geomtricas a.1) superfcie ou rea ou L H L ( Eq. Dimensional)


2

No sistema SI, tem-se: [L] = m (unidade de comprimento o metro) [S] = m m = m2 (unidade de superfcie o m2)

a.2) volume [V] = L3 (Eq. Dimensional) V=LWH [V] = m m m = m3 b) Dinmicas b.1) massa Massa de um corpo a razo entre a fora que sobre ele atua e a acelerao que o corpo adquire, portanto:

No sistema SI, tem-se: [m] = M (Eq. Dimensional) [m] = kg b.2) Trabalho mecnico Trabalho de uma fora, , o produto do deslocamento sofrido pelo corpo sobre o qual a fora aplicada, d, e a componente da fora na direo do deslocamento, F (fora deslocamento).

b.3) Potncia Potncia de um sistema a razo entre o trabalho executado pelo sistema em um certo intervalo de tempo, e o intervalo de tempo considerado. Se em um intervalo de tempo t, o sistema executar um trabalho , a sua potncia definida por:

(Eq. dimensional) 4

(Watt) b.4) Presso A presso exercida por uma fora sobre uma superfcie a razo entre o componente da fora normal superfcie a rea da superfcie e considerada, conforme mostra a Figura abaixo.

onde

so as foras normal e tangencial superfcie, respectivamente.

b.5) massa especifica Massa especifica (ou densidade) de uma substncia homognea a razo entre a massa de um corpo constitudo dessa substancia e o volume do corpo considerado. Se m a massa do corpo e V o seu volume, a massa especifica da substncia definida por:

onde:

(Eq. dimensional)

1. MECNICA DOS FLUIDOS - Introduo Os lquidos e os gases so comumente denominados fludos. O nome resulta de uma propriedade comum aos dois estados fsicos: podem escoar com facilidade, podem fluir facilmente. Os fludos, ao contrrio dos slidos, no possuem forma prpria. Adaptam-se forma do recipiente que os contm. Os lquidos tm volume limitado por superfcies livres bem definidas. Os gases so expansveis: ocupam sempre todo o volume do recipiente (qualquer que seja a capacidade). Os lquidos oferecem grande resistncia compresso. Os gases so facilmente compressveis. Trataremos apenas do estudo de fluidos ideais, denominados fluidos perfeitos. Suas molculas so capazes de se deslocar sem atrito uma sobre as outras. Na realidade existe atrito entre as molculas. Este atrito traduzido por uma grandeza denominada viscosidade. A influncia da viscosidade faz-se sentir por ocasio do escoamento dos fluidos, mas, no influi sobre os fluidos e equilbrio. 1.1- PESO ESPECFICO O peso especfico da substncia que constitui um corpo homogneo de peso P e volume V definido por: (1.1) Sua equao dimensional :

1.2 - RELAO ENTRE PESO ESPECFICO E MASSA ESPECFICA Substituindo por seu valor na equao (1.1) teremos:

Tendo em vista que , Exemplo Qual o peso especfico da gua nos sistemas a) No CGS temos e .. b) No MKS: .. . c) No SI:

? Supor g normal.

..

1.3 DENSIDADE RELATIVA a massa de um corpo de volume constitudo pela substncia , se a massa de um corpo de referencia, de mesmo volume , constitudo pela substancia , a densidade da substncia em relao substncia , definida por: 6

(1.2) Quando se fala de densidade relativa de uma substncia, sem qualquer outra indicao, fica subentendido que se trata da densidade da substncia considerada em relao gua a 4C e sob presso normal: (1.3) A densidade dos gases comumente referida ao ar nas CNTP ou ao hidrognio, tambm nas CNPT. Se no houver qualquer indicao sobre a substncia de referencia trata-se da gua a 4C e sob presso normal. NO DEVEMOS ESQUECER QUE A DENSIDADE RELATIVA ADMENSIONAL. Densidade Relativa definida como razo entre massas especficas Sabemos que: .. ..

.. Usando a gua com substncia de referncia teremos:

(1.4)

(1.5) 1.4 PRESSO A presso exercida por uma fora F sobre uma superfcie de rea S definida por: (1.6) Sendo o ngulo que o suporte da fora forma com a normal superfcie. Sua equao dimensional : Suas unidades so: Alm dessas so usadas:

, etc.

A - ESTTICA DOS LQUIDOS (Hidrosttica) 1.5 INTRODUO Consideremos apenas o caso do lquido ideal: sem viscosidade e incompressvel. a) Fora exercida por um lquido sobre uma superfcie. Os lquidos em equilbrio exercem sobre qualquer superfcie uma fora normal mesma. Suponhamos inicialmente que a fora exercida pelo lquido sobre a superfcie seja inclinada em relao superfcie. Poderamos decomp-la em duas componentes: uma normal superfcie e outra tangencial.

Figura 1.1

Pela 3 lei de Newton, a cada componente corresponde uma fora de reao exercida sobre o liquido, pela superfcie. Nestas condies, a fora de reao tangencial, faria o lquido entrar em movimento. Como o lquido est em equilbrio, no age sobre ele nenhuma fora de reao tangencial. Logo a fora que o liquido exerce sobre a superfcie no pode ser inclinada. Experimentalmente essa concluso pode ser comprovada, usando o recipiente perfurado mostrado na fig. 1.1. Todos os jatos saem normalmente s paredes do recipiente.

b) Presso exercida por um lquido sobre uma pequena superfcie: A presso exercida por um lquido sobre qualquer superfcie, suficientemente pequena, independe da orientao que esta superfcie possua em torno de seu centro. Figura 1.2 Isto pode ser comprovado experimentalmente por meio de uma cpsula manomtrica. Para se fazer uma cpsula manomtrica (Fig. 1.2), basta recobrir a face aberta de uma pequena caixa metlica de paredes rgidas por meio de uma membrana de borracha. A cpsula tem uma sada por meio da qual se une ao tubo que a liga a um manmetro (medidor de presso) Desde que a posio do ponto central da membrana se mantenha a mesma, a presso fornecida pelo manmetro no se modifica mesmo que se mude a orientao da cpsula no interior do lquido. 1.6 - TEOREMA FUNDAMENTAL DA HIDROSTTICA OU TEOREMA DE STEVIN; A diferena de presso entre dois pontos de um lquido em equilbrio igual ao produto da diferena de nvel entre os dois pontos pelo peso especifico de lquido (ou, pela massa especfica do lquido e pela acelerao da gravidade do lugar) Suponhamos um lquido em equilbrio. Isolemos, dentro do lquido, um cilindro vertical, constitudo pelo prprio liquido (Fig. 1.3) Como o cilindro isolado est em equilbrio, a resultante das foras verticais, que agem sobre ele, nula:, Figura 1.3 ou (1.7)

Dividindo os dois membros pela rea de seo reta do cilindro (suposta suficientemente pequena para que as bases (1) e (2) possam ser assimiladas a pontos). Teremos: ou: (1.8)

(1.9)

mas, ou 8

Substituindo P por seu valor na equao, teremos:

(1.10) A demonstrao do teorema foi feita para o caso particular dos dois pontos se encontrarem sobre a mesma vertical. Podemos generalizar o teorema fundamental da hidrosttica para dois pontos quaisquer. 1.7 TEOREMA; DOIS PONTOS SITUADOS NO MESMO NVEL DE UM LQUIDO EM EQUILBRIO SUPORTAM PRESSES IGUAIS. Suponhamos um liquido em equilbrio. Isolemos no lquido um cilindro horizontal de seo reta suficientemente pequena para que estas bases e possam ser Figura 1.4 assimiladas a pontos. Como o cilindro est em equilbrio, a resultante das foras horizontais deve ser nula. Logo: (1.11) Dividindo os dois membros ela rea de seo reta do cilindro: = (1.12)

Portanto a diferena de presso entre os pontos 2 e 1 de um lquido em equilbrio (Fig 1.5) tambm dada pelas equaes: Figura 1.5 (1.10)

1.8 PRESSO EM UM PONTO DE LQUIDO EM EQUILBRIO Para determinar a presso em um ponto , qualquer, de um lquido em equilbrio basta aplicar o teorema fundamental entre o ponto e um ponto da superfcie livre do lquido. (Fig. 1.6) Chamando de a presso que a atmosfera exerce sobre a superfcie livre do lquido e de a presso no ponto , teremos:

(1.13) Figura 1.6 No caso geral de haver uma presso externa qualquer, , diferente da atmosfrica, teremos: (1.14) 1.9 PARADOXO HIDROSTTICO A fora que um lquido exerce sobre o fundo de um reservatrio independe de sua forma. Depende unicamente da altura do lquido. 9

Na Figura 1.7 os trs reservatrios tm bases de mesma rea (S).

Figura 1.7 Se eles contem o mesmo liquido at a mesma altura, a fora suportada pelo fundo de cada um deles a mesma. De fato, de

Tiramos A presso no fundo dos vasos a mesma:

Logo (1.15) Como a presso externa a mesma, a altura de lquido a mesma, o lquido o mesmo e a rea do fundo a mesma, conclumos que a fora tambm a mesma. Observar que h igualdade das foras exercidas pelo lquido sobre os fundos. Os pesos de lquido contido em cada reservatrio so, entretanto, diferentes. 1.10 SUPERFCIE LIVRE DOS LQUIDOS EM EQUILBRIO; A superfcie livre de um lquido em equilbrio plana e horizontal. Suponhamos, inicialmente, que a superfcie tenha a forma indicada na fig. 1.8. A presso no ponto No ponto C: Mas sendo e pontos do mesmo nvel de um lquido em equilbrio as presses so iguais. Logo: .. .. Como e g so diferentes de zero, concluiremos que Figura 1.8 :

Logo, os pontos

esto em um mesmo nvel. 10

1 Observao: Deixamos ao encargo dos alunos demonstrarem que quando colocamos, em um mesmo recipiente, dois ou mais lquidos imiscveis (que no se misturam), eles se sobrepem (segundo as densidades decrescentes) de modo que todas as superfcies de separao (interfaces) sejam planas e horizontais. 2 Observao: Se a superfcie livre, ou a interface, for de grande extenso ela ser curva, pois acompanha a curvatura da terra. Se a superfcie livre ou a interface de extenso muito pequena, ela tambm ser curva, em virtude da influncia da tenso superficial. 1.11 EQUILBRIO DE UM LQUIDO EM VASOS COMUNICANTES Sejam os dois vasos comunicantes mostrados na figura 1.9. Suponhamos inicialmente que as alturas de lquido nos dois vasos sejam diferentes em relao a um mesmo nvel de referencia qualquer. Consideramos sobre este nvel os dois pontos . Calculando a presso no ponto pelo ramo da esquerda teremos: (1.16) Figura 1.9 A presso no ponto calculada pelo ramo da direita ser: (1.17) Como so pontos situados em um mesmo nvel de um lquido em equilbrio teremos:

.. .. (1.18)

Se em lugar de dois vasos comunicantes tivssemos vrios, de formas quaisquer, chegaramos ao mesmo resultado. Podemos ento concluir: A altura alcanada por um liquido em equilbrio em diversos vasos comunicantes a mesma, qualquer que seja a forma ou seo do ramo. Observao: Se um dos vasos no possuir altura suficiente o lquido nele contido subir, sob a forma de um repuxo, at o nvel comum aos demais vasos. 1.12 EQUILBRIO DE DOIS LQUIDOS IMISCVEIS EM DOIS VASOS COMUNICANTES Sejam os dois vasos comunicantes mostrados na figura 1.10. Eles contem dois lquidos imiscveis em equilbrio. Chamemos de a massa especifica do liquido do ramo da esquerda e a massa do liquido do ramo da direita.

de

Figura 1.10 11

Consideremos como nvel de referencia o que passa pela superfcie de separao dos dois lquidos. Calculando as presses em encontramos: (1.19) (1.20) Como so pontos situados no mesmo nvel de um liquido em equilbrio teremos:

. . . . . . ou (1.21)

Desde que contemos as alturas a partir do nvel que passa pela superfcie de separao dos dois lquidos podemos concluir: Dois lquidos imiscveis em equilbrio em dois vasos comunicantes atingem as alturas inversamente proporcionais as suas massas especificas (aos seus pesos especficos, ou, as suas densidades). Exemplo: Dois vasos comunicantes contem, em equilbrio, mercrio ( = 13,6 g/cm3) e um leo. A superfcie livre do mercrio esta 2 cm acima da superfcie de separao dos dois lquido; a superfcie livre do leo se encontra 34 cm acima do mesmo nvel de referncia. Qual a massa especfica do leo? Repetindo o raciocnio chegaremos a:

. . No caso = 2 cm e = 34 cm . . . .

Exemplo Um tubo em U contem mercrio ( ). Seus dois ramos tem mesma seo reta ( cm). Derrama-se em um deles de gua a de leo ( ). a) Qual o desnvel sofrido pelo mercrio? b) Se tivssemos colocado a gua em um dos ramos e o leo no outro, qual seria o desnvel? a) A figura 1.11 indica a distribuio dos lquidos no equilbrio.

Calculemos a presso nos pontos

Como

teremos: 12

. . Precisamos da massa especifica e temos as densidades. No caso, mais simples dividir os dois membros pela massa especifica da Assim: + As razes ( = 13,6). Logo: ; ; so, respectivamente, as densidades da gua ( = 1), do leo ( = 0,8) e do mercrio

Figura 1.11

gua

Queremos calcular . Para isto precisamos de , que no foram dados. Conhecemos porem, o volume de gua colocada no tubo e a rea da seo do tubo. Portanto: . . Analogamente, para o leo: . . . . .1+ . . b) Analogamente teremos (fig. 1.12): . 0,8 . 13,6 5 cm =

Como

. . Figura 1.12 Figura 1.12 Dividindo por

ou

13

1.13 TEOREMA DE PASCAL Os lquidos transmitem integralmente as presses que suportam. O teorema fundamental da hidrosttica ensina que a diferena de presso entre os pontos (1) e (2) de um liquido em equilbrio dada pela equao: (Fig. 1.13). (1.22)

Para um processo qualquer aumentamos a presso no ponto (1) de para Imaginemos, inicialmente, que no ponto (2) o acrscimo de presso correspondente seja 2 diferente de p1. A presso, final do ponto (2) ser, portanto,
2

Figura 1.13

(1.23)

Apliquemos o teorema fundamental a este estado final: Como estamos considerando apenas liquido incompressvel a massa especfica do lquido no varia com o aumento de presso. Podemos ento concluir que:
2

Substituindo

por seu valor

por

1 teremos:

. . 1.14 PRENSA HIDRULICA. FREIO HIDRULICO


2=

(1.24)

So aplicaes do teorema de Pascal. A figura 1.14 representa um esquema simplificado de uma prensa hidrulica. Exeramos no ramo de menor seo uma fora . A presso exercida pelo embolo

sobre o lquido ser:

Figura 1.14

O lquido exercera sobre o mbolo a mesma presso. Como o embolo tem seo maior que o embolo a fora exercida pelo liquido sobre o embolo tem que ser maior do que para a presso poder ser a mesma. 14

Assim: = Voc capaz de explicar o funcionamento do freio hidrulico? Observao: Se o embolo (1.26)

desce de uma distancia

ele expulsa do ramo de menor seo um volume

A A de

liquido.

Como o liquido considerado incompressvel, o volume expulso do ramo de pequeno dimetro passa ao de dimetro maior e faz o embolo subir de uma altura B. claro que: (1.27) Multiplicando os dois membros pela presso transmitida teremos:

Mas: e . . Verifica-se, portanto, o principio da conservao do trabalho. Exemplo: Os ramos de uma prensa hidrulica tm dimetro A = 5 cm e B = 1 m. que fora B o liquido exercer sobre o embolo Exercendo sobre o embolo menor uma fora maior? Se o embolo menor se desloca verticalmente de uma distancia A = 40 cm de que distancia vertical B se deslocar o outro embolo? Sabemos que: (1.28)

. .

SB =

SA =

= 50

15

= 20 000
A

Usando a conservao do trabalho: .


A= B

= 0,1 cm

1.15 TEOREMA DE ARQUIMEDES Isolemos uma poro qualquer de um lquido em equilbrio. Cada ponto da superfcie externa da poro isolada est submetido a ao de uma fora, exercida pelo restante do lquido (na fig. 1.15 mostramos algumas). Pelo teorema fundamental sabemos que estas foras s dependem da altura de lquido acima do ponto considerado, da massa especfica do lquido e da acelerao da gravidade. A resultante destas foras exercidas pelo restante do lquido sobre a parte isolada recebeu o nome de empuxo. Como h equilbrio o empuxo deve ser diretamente oposto ao peso da parte isolada. Figura 1.15 Substituindo a parte isolada do liquido por um corpo, de mesma forma, o empuxo no sofre modificao, pois, ele independe da parte isolada. Podemos ento enunciar o teorema de Arquimedes: Todo corpo mergulhado em um liquido fica submetido ao de uma fora vertical, orientada de baixo para cima, de mdulo igual ao peso do lquido deslocado, cujo suporte passa pelo ponto onde se encontrava o centro de gravidade do lquido deslocado Outra demonstrao: Suponhamos um corpo imerso em lquido conforme indica a figura 1.16. O corpo tem a forma de um cilindro circular reto, com as bases paralelas superfcie livre do lquido. A diferena de presso da base inferior e superior : (1.29) Figura 1.16 Onde a massa especifica do lquido.

Multipliquemos os dois membros pela rea da seo reta do cilindro:

a fora exercida pelo lquido sobre a base inferior do cilindro. Anlogamente a fora o volume do cilindro e, portanto, o volume de liquido que ele desloca (representado por ). Logo:

Mas,

o empuxo (1.30) 16

Como o volume de lquido deslocado e a massa especfica do lquido o produto lquido deslocado. O produto representa ento o peso de liquido deslocado pelo corpo. Observao: Esta demonstrao no tem a generalidade da anterior.

dar a massa de

1.16 EXPRESSO ANALTICA DO EMPUXO Nem sempre todo volume do corpo esta submerso. Por exemplo, em um corpo flutuante apenas parte do seu volume se encontra submerso. Para evitar duvidas iremos calcular o empuxo por meio da seguinte frmula: (1.31) Onde empuxo volume do corpo que se encontra submerso massa especifica do lquido acelerao da gravidade do lugar 1.17 CORPOS IMERSOS Todo corpo mergulhado em um lquido sofre a ao de duas foras: o seu peso e o empuxo exercido pelo lquido. O peso do corpo se aplica em seu centro de gravidade. O suporte do empuxo passa sempre pelo ponto onde se encontra o centro de gravidade do lquido que foi deslocado pelo corpo. Doravante chamaremos este ponto de centro de empuxo. A fora resultante que age sobre o corpo ser a resultante do peso ( ) e o empuxo ( ). Temos ento trs casos a considerar. a) O peso maior que o empuxo Neste caso, a fora resultante que age sobre o corpo, est orientada para baixo, tendo por mdulo. (1.32)

Como o peso e o empuxo so constantes, teremos F = constante. Logo, o corpo cair no lquido com movimento uniformemente acelerado (caso ideal do lquido no possuir viscosidade). A acelerao do movimento pode ser facilmente calculada usando a Segunda Lei de Newton:

sendo a massa especifica do corpo. Estando o corpo totalmente mergulhado o volume do corpo ( ) ser igual ao volume submerso e: 17

(1.33) Deixamos ao encargo dos alunos conclurem que o peso s ser maior que o empuxo se a massa especifica do corpo for maior que a do liquido. b) O peso menor que o empuxo Neste caso, a resultante das foras que agem sobre o corpo ser dirigida para cima, tendo por mdulo: (1.34)

Agindo analogamente ao caso anterior podemos calcular a acelerao com que o corpo sobe no interior do lquido. (1.35) Naturalmente, esta formula s poder ser aplicada enquanto o corpo estiver totalmente submerso. No instante em que a parte superior do corpo atinge a superfcie livre do liquido o corpo comea a emergir. Com isto diminui o volume submerso do corpo e, consequentemente, o empuxo. Como o peso permanece constante, podemos concluir que h uma certa posio do corpo para a qual o peso e o empuxo so iguais. Nesta ocasio o corpo ter uma parte submersa e outra emersa. Isto , o corpo estar flutuando. Portanto, o peso s ser menor que o empuxo, estando o corpo totalmente submerso, se a massa especifica do corpo for menor que a do lquido. c) O peso igual ao empuxo Neste caso o corpo ficar em equilbrio no interior do lquido, qualquer que seja a posio em que se encontre. Este caso s ocorrer se as massas especificas do corpo e do lquido forem iguais. Exemplo: Um cilindro reto de madeira tem como lastro um cilindro, de mesma base, de uma liga . O conjunto flutua em gua de modo que 5 cm do cilindro de madeira fique emerso. O cilindro de madeira tem 30 cm de altura. a) Qual a altura do lastro? b) Qual deveria ser a altura do lastro para que a base superior do cilindro coincidisse com a superfcie livre do lquido? Como o corpo est flutuando o peso igual ao empuxo (Fig. 1.17). O peso do sistema igual a soma dos pesos da madeira e da liga Logo: a)

Figura 1.17

18

Dividindo os dois membros pela massa especfica da gua obteremos a densidades:

.. b) O segundo item resolvido analogamente:

No caso,

.. 1.18 CORPOS FLUTUANTES Um corpo flutuante sofre a ao de duas foras: o seu peso e o empuxo. Como o corpo est em equilbrio o peso e o empuxo so iguais: (1.36) Esta equao serve de partida para a resoluo de problemas sobre flutuao. Exemplo Uma proveta contm gua at uma altura de 49 cm. Deixa-se cair, a partir da superfcie livre do lquido, sem velocidade inicial, um corpo institudo e um material de densidade 1,25. Qual o tempo gasto pelo corpo para atingir o fundo? Despreza-se a viscosidade. Considere Agem sobre o corpo seu peso e o empuxo. Como a densidade do corpo maior que da gua o peso maior que o empuxo. A fora resultante est orientada para baixo. Seu mdulo : Dividindo pela massa especfica da gua, teremos, tendo em vista que, no caso,

..

..

19

.. Exemplo Um corpo constitudo por material de densidade 9. O corpo pesa 90gf. Mergulhado em gua pesa 70gf. O corpo oco ou macio? Determinemos o volume do corpo. Seu peso 90 gf, duo seja . Sua massa especfica pode ser determinada pela frmula

De

tiramos

De

tiramos

Calculemos agora o volume de lquido deslocado pelo corpo. Se for igual a 10 cm concluiremos que o corpo macio. Se for maior o corpo ser oco. Quando determinamos o peso do corpo mergulhado em gua trs foras agem sobre o corpo: o seu peso, o empuxo e a fora que o dinammetro exerce sobre ele (FIG.1.18). Esta fora igual fora que o corpo exerce sobre o dinammetro, sendo portanto igual ao peso aparente do corpo (dado do problema: 70gf). Como o corpo est em equilbrio teremos:

Figura 1.18

Como o corpo desloca um volume de lquido maior que o seu prprio, conclumos que o corpo oco.

1.19 PRESSO ATMOSFRICA. EXPERINCIA DE TORRICELLI fato conhecido que a Terra est envolta por uma camada gasosa a que denominamos atmosfera. A atmosfera exerce sobre qualquer ponto da superfcie terrestre uma presso conhecida pelo nome de presso atmosfrica. Diversas experincias podem ser realizadas para demonstrar a existncia da presso atmosfrica. Estas experincias so suficientemente debatidas no curso de Cincias (1 Ciclo). No insistiremos no assunto. Interessa- nos agora determinar o valor desta presso. O primeiro a medi-la foi Torricelli. 20

Pra isto usou um tubo de vidro, com cerca de 1 m de comprimento, fechado em um dos extremos. Encheu o tubo de mercrio, tampou com o dedo, inverteu o tubo e mergulhou o e um vaso contendo mercrio. S ento retirou o dedo. Verificou ento que o mercrio desceu no tubo at atingir uma altura de 76 cm acima do nvel de mercrio contido no vaso aberto (Fig. 1.19). Consideremos os pontos . Como estes dois pontos se encontram em um mesmo nvel de um lquido em equilbrio, eles suportam presses iguais. A presso no ponto a presso atmosfrica. A no ponto a exercida pela coluna de Figura 1.19 mercrio. Vemos assim que a presso atmosfrica equilibra uma coluna de mercrio de 76 cm de altura. Logo, a presso exercida pela atmosfera equivale presso exercida por uma coluna de Hg de 76 cm de altura (qualquer que seja a rea da base). preciso esclarecer, porm, que a presso atmosfrica no constante. Isto , no sempre que ela equilibra uma coluna de mercrio de 76 cm. S ser assim quando a presso atmosfrica for medida ao nvel do mar (normal). 1.20 ATMOSFERA a presso exercida por uma coluna de mercrio de 76 cm de altura, a 0C, em um lugar onde a acelerao da gravidade normal. Pelo teorema fundamental da hidrosttica a presso, da coluna de mercrio pode ser facilmente calculada:

g/cm . 981 cm/ s

Como

est representando a presso de atmosfera teremos:

1.21. EXPERINCIA DE PASCAL Pascal repetiu a experincia de Torricelli usando gua em lugar de mercrio. Calculemos a altura d gua que a presso de 1 atmosfera pode equilibrar. Usando a coluna de mercrio chegamos a:

Usando gua teremos:

.. .. 1.22 MEDIDORES DE PRESSO Denominamos barmetro a qualquer instrumento destinado a medir a presso atmosfrica. Os barmetros podem ser reunidos em dois grupos gerais: 21

a) Os de mercrios b) Os metlicos Os barmetros de mercrio tm a sua construo baseada na experincia de Torricelli. Os barmetros metlicos (chamados anerides) tm a sua construo baseada nas deformaes elsticas que variaes na presso atmosfrica produzem em lminas metlicas. So graduados por comparao com barmetros de mercrio. Denominamos manmetro a qualquer instrumento destinado a medir presses. Como se v os barmetros no passam de casos particulares dos manmetros. Os manmetros podem tambm ser reunidos em dois grupos: a) Manmetros de lquido b) Manmetros metlicos Os manmetros de lquido podem ser de tubo aberto ou de tubo fechado. 1.23 MANMETRO DE TUBO ABERTO (AR LIVRE) O manmetro de tubo aberto, tambm chamado de ar livre, no passa de um tubo em U contendo um lquido. Uma das extremidades do tubo ligada ao recipiente cuja presso se deseja medir; a outra extremidade est em contato com a atmosfera (Fig. 1.20) O desnvel apresentado pelo lquido nos 2 ramos permite medir a presso, do recipiente, usando o teorema fundamental de hidrosttica: (1.37) No devemos esquecer que para determinar a presso absoluta no interior de um recipiente temos que somar, presso exercida pela coluna de lquido, a presso atmosfrica. Em um grande nmero de casos no interessa a presso absoluta existente no interior do recipiente. Interessa apenas a diferena de presso entre o interior do recipiente e a atmosfrica. Esta diferena de presso comumente denominada presso manomtrica e medida pela presso exercida pela coluna lquida de manmetro. (1.38)

Figura 1.20

Podemos ter uma presso manomtrica negativa; basta que a presso absoluta existente no interior do recipiente seja menor do que a atmosfrica (observar que a presso absoluta no pode ser menor que zero; uma presso nula representa o vcuo). Na Figura 1.21 mostramos um recipiente com presso manomtrica negativa.

De fato: Figura 1.21 22

(1.39) Observao Na resoluo de problemas precisamos tomar muito cuidado para ver se as presses dadas so manomtricas ou absolutas. A presso manomtrica tambm chamada de presso efetiva. 1.24 MANMETRO DE TUBO FECHADO (AR COMPRIMIDO) constitudo por um tubo de contendo um lquido.

Uma das extremidades do tubo fechada e contm uma certa quantidade de ar. A outra extremidade aberta, ligada ao recipiente cuja presso queremos determinar. Para determinar a presso absoluta do recipiente temos que somar, presso exercida pela coluna lquida, a presso exercida pelo ar comprimido no tubo fechado. Para calcular a presso exercida pelo ar comprimido precisamos conhecer a lei de Boyle-Mariotte.

Figura 1.22

, entretanto, mais cmodo graduar o manmetro de tubo fechado, comparando-o com outro de tubo aberto. 1.25 TEOREMA DE ARQUIMEDES Deduzimos o teorema de Arquimedes para o caso dos lquidos. Se voc reler o 1.15 perceber que a deduo feita para os lquidos pode ser repetida para os gases. O teorema Arquimedes aplica-se a QUALQUER FLUIDO. 1.26 FORA ASCENSIONAL DOS BALES Um balo sobe na atmosfera da mesma forma que um pedao de cortia sobe na gua: o empuxo maior que o peso. Se o peso do balo e o empuxo exercido pelo ar, a fora ascensional definida pela diferena (1.40) Para calcular o empuxo usaremos a frmula (1.41) A massa especifica do ar igual a 1,293 g/l, ou, 0,001293 g/cm.

1.27 INTRODUO A dinmica dos lquidos estuda os lquidos em movimento, isto , o escoamento dos lquidos. 1.28 TEOREMA DE TORRICELLI

23

Para demonstrar o Teorema de Torricelli com um certo rigor precisamos fazer consideraes que fogem ao nvel desta apostila.. Por esta razo limitamo-nos a dar a equao que o traduz sem demonstrao. Imaginemos um lquido em equilbrio em um reservatrio. (Fig. 1.23) Se praticarmos um orifcio no reservatrio e se este orifcio se encontrar a uma profundidade abaixo da superfcie livre do lquido, a velocidade de escoamento do lquido ser dada por: (1.42) Como vemos, a velocidade independe da natureza do lquido. 1.29 VAZO Vazo de um fluido a razo entre o volume de fluido escoado em um certo tempo e o intervalo de tempo considerado. Se o volume de fluido escoado no tempo , a vazo ser: (1.43) Sua equao dimensional :

Suas unidades so: cm/s (no CGS) e m/s (no

). ainda muito usada a unidade litro por segundo.

fcil mostrar que a vazo de um lquido atravs de encanamento pode ser calculada multiplicando a velocidade do lquido em uma determinada seo pela rea da seo considerada; isto : (1.44) De fato, suponhamos um encanamento de seo constante (fig. 1.24) pelo qual escoa um liquido qualquer. Aps um tempo as molculas que se encontravam na seo dada por , onde a velocidade de escoamento. O volume escoado atravs da seo (de rea ) ser: vo ocupar a seo , sendo a distancia

Figura 1.24

Da tiramos:

24

ou

Por meio desta equao e da equao a seguir podemos calcular o volume de liquido escoado na unidade de tampo atravs de um orifcio existente em um reservatrio: (1.45) Observao No caso de um orifcio circular de arestas vivas, ao usar a equao da mesma. no a rea do orifcio e sim

Isto porque o jato que abandona o orifcio se afunila at apresentar uma seo reta cuja rea cerca de da rea do orifcio. Esta seo de rea mnima que o jato apresenta denominada veia contracta ou veia contrada. 1.30 CONSERVAO DE MASSA E QUANTIDADE DE MOVIMENTO (EQ. BERNOULLI) A segunda lei de Newton enuncia o principio da conservao da quantidade de movimento. No caso particular em que os efeitos de atrito entre o fluido e o tubo no qual escoa so desprezveis, tal principio enunciado matematicamente pela eq. de Bernoulli. Se o escoamento for incompressvel, a equao pode ser escrita como: (1.46)

Traduzindo em palavras, essa equao estipula que a soma do que se chama frequentemente de energia de presso (trabalho de escoamento) por unidade de massa, a energia potencial de posio por unidade de massa e, finalmente, a energia cintica por unidade de massa, conservada ao longo de uma linha de corrente. Teoricamente, essa soma, chamada de energia mecnica total, pode ser diferente para cada linha de corrente. Entretanto, em muitos problemas, todas as linhas de corrente tem a mesma energia mecnica total, como ser ilustrado posteriormente nos exemplos, e isso significa que as quantidades da equao de Bernoulli, na forma acima, podem ser usualmente igualadas entre duas posies quaisquer, independente da identificao da linha de corrente. Entre dois pontos 1 e 2 em tais escoamentos, podemos dizer que: (1.47) Multiplicando a Eq. (1.46) por 1/g e substituindo por obtemos (1.48) Os termos dessa equao tm unidades de comprimento e so designados, usualmente, por cargas de presso, de elevao e de velocidade, respectivamente. A equao anloga Eq. (1.47) entre dois pontos do escoamento pode ser dada, pelas vrias cargas, por (1.49)

25

EXEMPLO: A Fig 1.25 mostra um grande tanque com uma abertura circular pequena na parede lateral. Qual a velocidade do jato de gua que sai do tanque? Esse no um escoamento estritamente permanente porque a elevao da superfcie da gua decrescente. Entretanto, como varia lentamente, no se incorre em srio erro ao se admitir que, no instante t a altura h constante no clculo da velocidade do jato. O escoamento pode ser considerado quase permanente. Pode se admitir, ainda, que a densidade constante e o atrito pode ser desprezado. Entretanto podem ser feitas correes posteriores para levar em conta o ltimo. Nessas circunstncias e luz do fato de que todas as linhas de corrente tm a mesma energia total na superfcie livre, podemos usar a equao de Bernoulli em todas as posies de escoamento. Figura 1.25 Igualando as energias mecnicas entre os pontos 1, na superfcie livre, e 2, no jato livre, as quantidades conhecidas so relacionadas com a velocidade desejada. A posio de referncia estabelecida no nvel do jato. Dessa forma, desprezando a energia cintica na superfcie livre.

Para resultados mais precisos, pode-se considerar o atrito, utilizando um coeficiente experimentalmente determinado chamado de coeficiente de velocidade . Esse coeficiente depende do tamanho e da forma da abertura, assim como da elevao h da superfcie livre. O valor de no usualmente menor que 0,98 para aberturas arredondadas. Para aberturas no-arredondadas, haver uma contrao da corrente do jato na sada do reservatrio. A menor seo do jato chamada de vena contracta (Fig 1.26) e a rea nessa seo usado para tal fim e determinada experimentalmente. O coeficiente de contrao definido pela expresso Esse coeficiente depende da forma e do tamanho da abertura, assim como da elevao da superfcie livre acima do jato. Os coeficientes de contrao variam de 0,6 para um orifcio de aresta viva, a 1, para um orifcio bem arredondado. Dessa forma, para determinar a descarga de fluido, , temos Figura 1.26 (1.50) chamado de coeficiente de descarga. Os manuais de hidrulica contm tabelas e grficos dos Onde coeficientes acima mencionados. O princpio de conservao de massa reconhece que na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma, enunciado originalmente por Lavoisier. No caso particular de um escoamento de um fludo, que apresenta densidade constante (incompressvel) e sem a ocorrncia de reaes, o princpio de conservao de massa expresso pela equao a seguir: (1.51) Onde densidade do fludo; a velocidade mdia na seo do escoamento e rea da seo de escoamento. O produto dessas 3 (trs) grandezas denominado de vazo mssica, , quantificado em kg/s. Veja que: 26

[ A vazo mssica traz a importante informao da quantidade de massa de fluido que est sendo fornecida para consumo ao longo do tempo. um parmetro fundamental para dimensionamento de sistemas fluidos em geral. 1.31 PERDA DE CARGA Um fluido necessita vencer a resistncia provocada pelo atrito com as paredes de um tubo a fim de escoar atravs do mesmo. Essa resistncia causa uma perda de presso (carga) que determina a energia a ser gasta por uma bomba, por exemplo, para venc-la. Entre o fluido em movimento e a parede esttica surge uma tenso chamada de tenso de cisalhamento (corte), que tem a mesma unidade da presso ( A presso que o fluido deve estar para poder superar a resistncia da parede calculada a partir do equilbrio de foras na direo do escoamento (3 lei de Newton), isto , F = 0. A fim de tratar a tenso de cisalhamento de forma geral, define-se uma grandeza chamada fator de atrito: (1.52) onde U velocidade mdia na seo do escoamento. podem ser utilizados para calcular a diferena total de presso, , que precisa ser mantida Tanto f como no tubo, de comprimento L, para promover um escoamento com velocidade mdia . Considere o escoamento num

Figura 1.27 - Escoamento laminar na regio de entrada de um canal formado por duas placas paralelas. A distncia entre as placas igual a 20 mm e U = 0, 032 m/s. duto reto que apresenta seo transversal como a mostrada no canto superior esquerdo da Fig. 1.28. Note que a geometria da seo transversal do duto pode ser caracterizada pela rea da seo transversal, A, e pelo seu permetro molhado, p. Quando o comprimento do duto, L, muito maior que o comprimento de entrada estimado (Fig. 1.27), a distribuio da tenso de cisalhamento na parede do duto no varia com a posio longitudinal. Nos casos de escoamentos em tubos e entre placas paralelas, uniforme na superfcie interna do duto. Num duto com seo varia ao longo do permetro da seo transversal e os menores transversal regular (por exemplo, triangular), valores de w ocorrem nos cantos da seo transversal. Por esta razo, no balano de foras sugerido no desenho superior esquerdo da Fig. 1.28, o termo representa a tenso de cisalhamento mdia na parede (calculado no permetro com comprimento p). Assim, o produto representa a fora total de atrito na parede. O balano de foras num volume de controle (com volume AL) requer que (1.53) A perda de presso pode ser reescrita em funo do fator de atrito. Assim, (1.54)

27

As Eqs. (1.53) e (1.54) so vlidas tanto para escoamentos laminares quanto para turbulentos desde que o duto, com comprimento L, contenha apenas a regio de escoamento plenamente desenvolvido. Note, ainda, que o denominador apresenta dimenso de comprimento, por

Figura 1.28 Balano de foras num volume de controle (canto superior esquerdo) e cinco dutos com sees transversais, e dimetros hidrulicos, diferentes. As sees transversais foram desenhadas de tal modo que todas elas apresentam o mesmo dimetro hidrulico. Por exemplo, o valor de para uma seo transversal circular com dimetro igual a . Faz sentido, ento, definir como dimetro hidrulico da seo transversal, . Note que a seo transversal do duto no recisa ser necessariamente circular. Assim: (1.55) Ns utilizaremos como escala de comprimento transversal nos escoamentos em dutos com qualquer seo transversal. Deste modo, a equao para a perda de presso Eq. (1.54), se transforma em: (1.56) A Fig 1.28 mostra algumas sees transversais e seus respectivos dimetros hidrulicos, calculados a partir da Eq. (1.55). Estas sees transversais foram desenhadas em escala e de modo que todas elas apresentem o mesmo dimetro hidrulico. Por exemplo, no caso de seo transversal circular com dimetro D o dimetro hidrulico igual o dimetro real do tubo, Por outro lado, no canal formado por duas placas paralelas, espaadas por S e com largura W (i. e., com seo transversal igual a S x W . ), o dimetro hidrulico duas vezes maior que o espaamento, ou 1.32 AVALIAO DO FATOR DE ATRITO Muita pesquisa cientfica foi realizada na primeira metade do sculo XX a fim de avaliar o fator de atrito causado por superfcies de diferentes rugosidades. Esses dados foram utilizados para produzir o grfico da Fig. 1.29, conhecido como Diagrama de Moody. Posteriormente, surgiram correlaes analticas que apresentam boa concordncia com os dados experimentais. (1.57) Se compararmos o comportamento desta equao com a curva relativa aos tubos lisos da Fig. 1.29, ns descobriremos que a equao fornece resultados razoavelmente precisos na faixa 28

e viscosidade cinemtica do fluido em m/s). Uma relao emprica vlida pra nmeros de (onde Reynolds mais altos (1.58)

Figura 1.29 - Fator de atrito para escoamentos laminar e turbulento planamente desenvolvidos em tubos (diagrama de Moody).

1.33 - TRABALHO MECNICO Trabalho de uma fora o produto do descolamento sofrido pela fora pela componente da fora na direo do deslocamento. Se uma fora F sofre um deslocamento x, formando com a F F direo do deslocamento um ngulo , e, se este ngulo se mantem constante durante o deslocamento, o trabalho realizado pela fora ser (Fig. 1.30) definido pela frmula: Figura 1.30 Qual a unidade de medio do trabalho?

O produto de Newton por metro dominado Joule. 29

1.34 POTNCIA Potncia de um sistema a razo entre o trabalho executado pelo sistema em um certo intervalo de tempo e o intervalo de tempo considerado. Se em um intervalo de tempo o sistema executar um trabalho , a sua potncia definida por: (1.60) Qual a unidade de potncia? (1.61) que recebe denominao de Watt.

1.35 RELAO ENTRE POTNCIA E VELOCIDADE Imaginemos que uma fora F, constante, desloque um corpo, em sua prpria direo e sentido. Se no intervalo de tempo o corpo sofre um deslocamento a potncia mdia dada por: (1.62) Como a velocidade mdia do corpo durante o intervalo de tempo considerado teremos: (1.63) Esta equao explica porque um motor diminui a sua velocidade quando tem que fazer mais fora e vice-versa. 1.36 TRABALHO DE BOMBEAMENTO DE UM FLUIDO Um fluido para ser deslocado ao longo de uma tubulao requer uma certa quantidade de trabalho mecnico. A figura 1.31 mostra esquematicamente esta situao:

Figura 1.31 O trabalho realizado pela fora F ao sofrer o deslocamento dado por: (1.64) No entanto, F= , onde a perda de carga (ou presso) provocada pelo atrito do fluido com as paredes do tubo. Substituindo na equao acima: (1.65) 1.37- POTNCIA DE BOMBEAMENTO DE UM FLUIDO 30

Para obter a potncia de bombeamento, basta dividir o trabalho de bombeamento pelo intervalo de tempo que o fluido levou para ser deslocado: (1.66) Onde o volume de fluido deslocado.

Pela Eq. (1.66), verifica-se que:

ou ainda:

que representa a vazo volumtrica de fluido, isto , o volume de fluido que circula no tubo ao longo do tempo. Sabe-se que a vazo mssica de um fluido dada por: (1.67) Portanto, pode-se escrever: (1.68) Combinando as equaes, resulta a expresso final para o calculo da potncia de bombeamento de um fluido em uma tubulao horizontal: (1.69)

31

2. TERMODINMICA 2.0 - ESCALAS DE TEMPERATURA


Celsius ( _( ) Fahrenheit ( )

Ramur ( Re)

Rankin (R )

Kelvin (k )

100 C 0

212 F 32

80 Re 0

672 R 492

373 K 273

Figura 2.1 FIG. 1.4 O intervalo de temperatura pode ser medido por ( C 0 ) , ( F 32 )F,

( Re 0 )Re, ( K 273 )K ou ( R 492 ) R. Desta maneira, escreve-se: ( C 0 )C = ( F 32 )F = ( Re 0 )Re = ( K 273)K = ( R 492 )R Analogamente, para o intervalo de temperatura
, teremos:

(2.1)

(100 0)C = (212 32)F = (80 0)Re = (373 273)K = (672 492)R Dividindo a eq. (2.1) pela eq. (2.2), obtm-se:

(2.2)

(2.3) Simplificando: (2.4) Escolhendo as igualdades convenientes podemos facilmente converter leituras de uma escala para outra. Dada a sua importncia veremos, particularmente, a igualdade que permite converter uma leitura da escala Celsius para a Kelvin, ou vice-versa. Basta usar:

Vemos assim que basta somar 273 leitura da escala Celsius para obter a leitura correspondente da escala Kelvin. Deixamos como exerccio para os alunos provar que: Exemplo: Exprimir, em graus Fahrenheit, a temperatura de 10C. Resoluo No caso e queremos determinar 32

Sabemos que: = =

Logo a temperatura dada corresponde a 14F. Exemplo: A que temperatura a leitura fornecida pela escala Fahrenheit o dobro da fornecida pela escala Celsius? Resoluo No caso = ou = Logo, a temperatura pedida 160C (ou 320F). Exemplo: A que temperatura as escalas Fahrenheit e Raumur fornecem leituras iguais? Resoluo No caso = = A temperatura pedida 25,6F (ou -25,6Re ).

DILATAO TRMICA 2.1 INTRODUO Voc j deve ter observado que entre dois trilhos sempre existe um pequeno intervalo. Tambm j deve ter verificado este intervalo entre os blocos de uma estrada pavimentada de concreto. Se j visitou uma fbrica deve ter visto que, num certo ponto, a canalizao de vapor faz uma curva, aparentemente intil, do tipo mostrado na fig. 2.2. Todos estes cuidados so tomados para evitar acidentes causados pela dilatao trmica. Voc mesmo j deve ter utilizado. Lembra quando a sua bola de borracha ficava murcha e voc a colocava ao sol pra que ficasse novamente tensa? O aquecimento resultante do atrito dos pneus contra o solo tambm faz com que eles fiquem mais tensos, podendo mesmo faz-los estourar. Voc j deve ter observado que os motoristas costumam deixar escapar um pouco do ar dos pneus depois de verificar a presso ( por meio de um manmetro ou batendo com uma barra de ferro). Figura 2.2 2.2 - DILATAO LINEAR, DILATAO SUPERFICIAL E DILATAO VOLUMTRICA Denomina-se dilatao trmica, ou simplesmente dilatao, ao fenmeno pelo qual um corpo varia as suas dimenses geomtricas quando a sua temperatura se modifica. 33

2.3 COEFICIENTE DE DILATAO Define-se o coeficiente de dilatao linear de uma substncia pela equao: (2.5) onde o comprimento de uma barra ( construda da substncia considerada) temperatura inicial a variao de comprimento L L que a barra experimenta quando a sua temperatura varia de para , sendo Anlogamente definimos o coeficiente de dilatao superficial () e o coeficiente de dilatao volumtrica

( ): = . Da equao chegamos sucessivamente a: (2.6) (2.7)

sendo

Analogamente: (2.9) (2.10)

Os termos costumam ser chamados respectivamente, de binmios de dilatao linear, superficial e volumtrica. 1 Observao: Se a temperatura inicial do corpo fosse 0 e se, a esta temperatura, o corpo tivesse comprimento , superfcie e volume , os coeficientes de dilatao seriam definidos por:

(2.11)

(2.12)

(2.13)

pois, no caso,

34

Destas equaes chegaramos a: (2.14) (2.15) (2.16) onde representam o comprimento, a superfcie e o volume temperatura . CALORIMETRIA 2.4 EQUAO DIMENSIONAL E UNIDADES DE QUANTIDADE DE CALOR Sendo o calor uma forma de energia, a equao dimensional da quantidade de calor a mesma da energia e, portanto, a mesma do trabalho. [ T -2

Consequentemente a unidade de quantidade de calor do sistema SI Joule, J. Entretanto, tambm muito utilizado a caloria (cal). a quantidade de calor necessria para elevar de 14,5C a 15,5C a temperatura de

Duas outras unidades so tambm usadas: a termia (th) e a British thermal unit (B.T.U). Esta ltima muito usada nos pases de lngua inglesa. a quantidade de calor necessria para elevar de gua, sob presso normal. a temperatura de de

1 Observao: A quantidade de calor necessria para elevar a temperatura de um corpo de 0C a 1C diferente da que se precisa para elevar a temperatura do mesmo corpo de 20C a 21C, ou de 88C a 89C. por esta razo que precisamos especificar o intervalo de temperatura ao definirmos, cal, kcal, etc. 2 Observao: Antigamente chamava-se a caloria de pequena caloria e a quilocaloria de grande caloria. Devemos evit-lo. Alguns livros j chamam a termia de megacaloria 3 Observao: A relao entre a caloria e o joule foi determinada experimentalmente. Voltaremos ao assunto quando estudarmos a Termodinmica. Por hora adiantemos que:

35

2.5 CAPACIDADE CALORFICA OU CAPACIDADE TRMICA Capacidade calorfica de um corpo a razo entre a quantidade de calor a ele cedida e a elevao de temperatura correspondente. Se a temperatura de um corpo se elevar de ao receber uma quantidade de calor Q, sua capacidade calorfica ser: C= Da chegamos seguinte equao dimensional: (2.17)

A unidade usual a cal/C. Podemos, porm, usar outras: kcal/C, BTU/F, J/C, etc. Neste texto, consideraremos a capacidade calorfica de um corpo como independente da temperatura. 2.6 CALOR ESPECFICO (CAPACIDADE CALORFICA ESPECFICA) Calor especfico de uma substncia a razo entre a capacidade calorfica de um corpo dela constitudo e a massa do corpo considerado. Se um corpo de massa tiver uma capacidade calorfica C, o seu calor especfico ser: (2.18) tendo em vista a Eq. (2.17) podemos escrever: c= (2.19) 2.7 CALOR ESPECFICO DA GUA Se voc reler a definio de caloria, ver que a massa calor para sofrer uma elevao de temperatura

g de gua necessita de uma quantidade de . De acordo com a equao (2.19), teremos:

Analogamente chegaramos aos valores: 1 kcal/kgC, 1th/tC, 1 BTU/lbF. 2.8 PRINCPIOS DA CALORIMETRIA Denomina-se Calorimetria parte da Termologia que trata da medio de quantidade de calor. Faremos o estudo da Calorimetria partindo de trs princpios: O princpio das trocas de calor, o segundo princpio da termodinmica e o princpio das transformaes inversas. Princpio das trocas de calor Se dois ou mais corpos, que trocam entre si apenas calor, constituem um sistema isolado, a soma das quantidades de calor cedidas por uns igual soma das quantidades de calor recebidas pelos outros. Lembremos que sistema isolado aquele que no troca energia de qualquer espcie com o ambiente. 36

O princpio das trocas de calor uma consequncia do princpio da conservao de energia (que, em ltima anlise, vem a ser o primeiro princpio da Termodinmica). O princpio das trocas de calor permite escrever uma equao que fundamental para resolver problemas de Calorimetria: (2.20) b) Segundo princpio da Termodinmica O calor s pode passar de um corpo de temperatura mais alta para outro de temperatura mais baixa. Os autores clssicos no citam este princpio em Calorimetria. Achamos conveniente faz-lo, pois ele que permite verificar os corpos que cedem calor e quais os que recebem. Principio das transformaes inversas A quantidade de calor recebida por um sistema durante determinada transformao igual quantidade de calor que o sistema cede ao realizar a transformao inversa. Exemplo: Colocamos no interior de um vaso, de paredes adiabticas 500g de gua a 20C e 100g de chumbo a 200C. A temperatura final de equilbrio trmico 21,1C. Qual o calor especfico do chumbo? Resoluo: Dizemos que um sistema tem paredes adiabticas quando no h troca de calor entre o sistema e o ambiente. No caso, estamos admitindo que s haja troca de calor entre a gua e o chumbo. Chumbo g cal/gC gua

Observando as temperaturas iniciais do chumbo e da gua, conclumos que o chumbo cede calor e a gua o absorve, pois a temperatura do chumbo maior. . .

.. gC Observao Para tornar a resoluo mais rpida aconselhvel montar o seguinte quadro:

Este quadro particularmente til quando em lugar de dois corpos trabalhamos com vrios. Ele evita que se use uma srie de smbolos ou de ndices diferentes. Basta olhar para o quadro e escrever diretamente:

37

..

/gC

Exemplo: Num vaso adiabtico colocamos 1 000 g de gua a 20C, 200g de chumbo a 82C e uma certa massa m de uma substncia a 62C. A temperatura final de equilbrio trmico 22C. Determinar . /gC Dados: /gC Resoluo:

Agora para verificar quais os corpos que receberam e quais os que forneceram calor, no basta olhar as temperaturas iniciais. Temos que olhar, tambm, para a temperatura final de equilbrio trmico. fcil concluir que a gua recebeu calor. O chumbo e a substncia cederam calor.

2 g 2.9 CONSEQUNCIA DO ELEVADO CALOR ESPECFICO DA GUA A gua possui um calor especfico excepcionalmente elevado. Pouqussimas substncias possuem calor especfico maior (o hidrognio e o hlio so exemplos). Como consequncia necessitamos de uma grande quantidade de calor para produzir, numa determinada massa de gua, uma elevao de temperatura relativamente pequena. Por exemplo, se cedermos 1 500 cal a 1 kg de gua o acrscimo de temperatura ser de 1,5C. Cedendo a mesma quantidade de calor a 1 kg de chumbo a elevao de temperatura ser da ordem de 50C. Recprocamente, 1 kg de chumbo precisa se resfriar de 50C para ceder 1 500 cal. Um quilograma de gua fornece as mesmas 1 500 cal ao se resfriar de 1,5C apenas. Isto explica porque o clima de regies prximas a grandes massas de gua (do mar, por exemplo) mais regular que o de regies afastadas. A gua se aquece lentamente durante o vero e se resfria tambm lentamente durante o inverno. MUDANA DE ESTADO 2.10 CALOR SENSVEL E CALOR LATENTE Uma quantidade de calor, recebida ou cedida por um corpo, denominada sensvel quando, durante sua a sua troca, o corpo experimenta uma variao de temperatura. Calculamos uma quantidade de calor sensvel pela equao Uma quantidade de calor, recebida ou cedida por um corpo denominada latente, quando, durante a sua troca, o corpo no experimenta nenhuma variao de temperatura. Em lugar disto ele muda de estado. Calculamos uma quantidade de calor latente pela equao , conforme veremos mais adiante. 2.11. MUDANA DE ESTADO Os alunos j conhecem, de Cincias, os fenmenos de fuso, solidificao, vaporizao, condensao e sublimao. Relembremos. Fuso a passagem de uma substncia de estado slido para o lquido. 38

Solidificao a passagem de uma substncia do estado lquido para o slido. Vaporizao a passagem de uma substncia do estado lquido para o de vapor. Condensao a passagem de uma substncia do estado de vapor para o lquido. tambm chamada de liquefao. Sublimao a passagem direta de uma substncia do estado slido para o vapor, ou vice-versa.

Figura 2.3 Observao Alguns autores chamam de volatilizao passagem direta de uma substncia do estado slido para o de vapor e de condensao passagem inversa. 2.12. CALOR LATENTE DE MUDANA DE ESTADO De um modo geral: Calor latente de mudana de estado de uma substncia a razo entre a quantidade de calor que uma determinada massa da substncia cede ou absorve durante a mudana de estado (sem variar a sua temperatura) e a massa considerada. Se Q a quantidade de calor posta em jogo pela massa m de uma substncia ao mudar de estado, sem a variao da temperatura, seu calor latente de mudana de estado ser:

(2.21) 2.13 DESTILAO Destilao a operao pela qual produzimos a vaporizao de um lquido e, em seguida, a sua condensao. Para fins prticos devemos manter a temperatura do balo a maior possvel (Fig. 2.3). Por esta razo, provocamos a ebulio do lquido nele contido. O vaso substitudo por um condensador. O sistema mantido aberto pra que se possa recolher o lquido que se condensa (comumente chamado de destilado). A Fig. 2.4 mostra um aparelho de destilao comumente usado em laboratrio.

39

Figura 2.4

Se uma mistura constituda por lquidos de pontos de ebulio diferentes podemos separ-los por destilao. Neste caso a operao recebe o nome de destilao fracionada. Exemplo: Qual a quantidade de calor necessria para elevar de -10 C a 120C a temperatura de 1 kg de gelo, sob presso normal? cal/gC; = 80 cal/g Dados: 0, 5 cal/gC; = 540 cal/g Resoluo = 80 cal/g cal/g C

Quando o gelo atinge a temperatura de 0 C, ele comea a fundir. Quando a gua resultante da fuso do gelo atinge a 100C ela comea a entrar em ebulio. Podemos esquematizar o problema do seguinte modo: gelo a -10C gelo a 0C gua a 0C vapor d gua a 120C. e so sensveis, ao passo que e so latentes. gua a 100C

vapor d gua a 100C As quantidades de calor ,

Exerccio Proposto:

40

Num vaso adiabtico, colocamos 1200g de gua a 40C e uma certa massa de gelo a -20C. A temperatura final de equilbrio trmico foi de 30C. Qual a massa de gelo? gC; g; a presso mantida normal. Dados:

2.14 FRIO PRODUZIDO PELA EVAPORAO O fenmeno de vaporizao sempre se processa com absoro de calor (lembre-se do calor latente de vaporizao). Em geral os alunos no tm dvida quanto a isto na ebulio, mas reagem um pouco na evaporao. Se voc um dos que reagem, procure lembrar-se de quando vai praia. J observou que voc sente menos frio mantendo o corpo mergulhado que ao sair, com o corpo molhado? Sabe por qu? Porque ao sair, a gua que umedece seu corpo comea a se evaporar. Como precisa de calor para isto, ela o retira do seu corpo. Quanto mais rapidamente ela se evapora mais frio voc sente, pois, mais rapidamente ela retira calor do seu corpo. Por isso voc sente mais frio ao sair da gua em dias de vento. Em dias quentes o corpo humano vale-se da evaporao do suor para manter constante a sua temperatura. O calor que sentimos no depende apenas da temperatura. Depende tambm da quantidade de vapor d gua presente no ar. Se o ar estiver muito mido a velocidade de evaporao do suor ser muito pequena. Se o ar estiver mais seco, a velocidade de evaporao aumenta. Por essa razo podemos sentir mais calor num ambiente muito mido temperatura de 30C que num ambiente muito seco a 40C. Em geral o pblico pensa que o nico papel dos aparelhos de ar condicionado refrigerar o ar. Ele tem um outro papel importante: reduz a umidade do ar. A sensao de bem-estar que sentimos ao entrar em um ambiente de ar condicionado mais devida menor umidade do ar que a uma temperatura muito baixa. Muitas vezes a diferena de temperatura entre o exterior e uma sala com ar condicionado no atinge a 4C. 2.15 FUNCIONAMENTO DE UMA GELADEIRA Voc pode entender facilmente o funcionamento de uma geladeira. Basta saber que: a) um lquido absorve calor ao se vaporizar; b) um vapor fornece calor ao se condensar; c) um lquido ferve quando sua presso de vapor igual ( ou maior) presso que ele suporta; d) um vapor saturante se condensa quando comprimido. Na Figura 2.5 temos uma geladeira esquematicamente representada. Do compressor (K) parte uma serpentina, que penetra na cmara de refrigerao, envolve o congelador e volta ao compressor. O compressor e a serpentina formam um sistema fechado, no interior do qual existe uma substncia de baixo ponto de ebulio (freon, NH3, SO2, etc.). O papel do outro M acionar o mbolo do compressor (motor eltrico), componente. Um sistema de vlvulas A, B e C permite que a presso de certo trecho da serpentina seja elevada, apesar de ser baixa no restante da mesma. Tem presso elevada o trecho compreendido entre a vlvula A da sada do compressor e a vlvula B. passando pelo condensador. M Quando o mbolo desce, parte do vapor existente na regio de baixa presso aspirado para interior do compressor. Quando o mbolo sobe o vapor existente no compressor comprimido e penetra na regio de alta presso. No condensador ele passa ao estado lquido. Figura 2.5 Quando uma parte do lquido ultrapassa a vlvula B ele penetra na zona de baixa presso e se vaporiza. 41

Durante a vaporizao o lquido precisa receber o calor latente de vaporizao. Ele retira este calor do interior da geladeira. Durante a condensao o vapor cede seu calor latente de condensao ao exterior. CALORMETROS 2.16. EQUIVALENTE EM GUA DE UM CORPO Equivalente em gua de um corpo a massa de gua que recebendo a mesma quantidade de calor fornecida ao corpo sofre a mesma elevao de temperatura que ele. Em outras palavras: Equivalente em gua de um corpo a massa de gua que possui a mesma capacidade calorfica do corpo. Se m a massa de um corpo, e o seu calor especfico a capacidade calorfica do corpo :

(2.22)

Se A o equivalente em gua do corpo, a capacidade calorfica desta massa de gua tambm igual a C, isto : . Da tiramos: (2.24) 2.17 CALORMETRO Denomina-se calormetro qualquer dispositivo capaz de medir quantidades de calor. Como consequncia os calormetros podem ser usados para a determinao experimental de calores especficos. Diversos mtodos podem ser utilizados nesta determinao. Citaremos dois: o mtodo das misturas e o mtodo da fuso do gelo. Dentro de cada mtodo, diversos calormetros podem ser imaginados. Veremos dois: o calormetro de Berthelot (mtodo das misturas) e o calormetro de Bunsen (mtodo da fuso do gelo). 2.18. CALORMETRO DE BERTHTLOT A Figura 2.6 mostra um esquema deste calormetro. O vaso A o vaso calorimtrico propriamente dito. metlico, tem a sua parede externa polida e contm gua em seu interior. O vaso A est encerrado no interior do vaso B, metlico e de paredes polidas. Cones de cortia separam os dois vasos. (2.23)

42 Figura 2.6

O vaso B tambm separado do vaso , que o envolve, por cones de cortias. O vaso C tem paredes duplas e contm gua. Externamente ele revestido por um isolamento trmico (feltro, p. ex.). As tampas dos vasos A e B so metlicas e polidas. A tampa do vaso C de material isolante trmico. As tampas possuem orifcios que permitem a passagem do termmetro e do agitador. Os cuidados tomados diminuem muito as trocas de calor entre o calormetro e o ambiente. Sempre h, porm, vazamento de calor, pois no existem materiais isolantes perfeitos. Nas medies de grande preciso elas precisam ser levadas em considerao. Imaginemos dados: a massa ( ) de gua contida no vaso calorimtrico; a massa ( ) e o calor do vaso calorimtrico; a massa ( e o calor especfico ( ) do termmetro; a massa ( e o calor especfico especfico ( do misturador. O sistema se encontra inicialmente temperatura Coloquemos no interior do calormetro um corpo de massa m e calor especfico desconhecido(c). Seja a temperatura do corpo e a temperatura final de equilbrio trmico. No caso, s o corpo cede calor (estamos supondo > ). Assim: (2.25)

A gua, o vaso calorimtrico, o termmetro e o misturador recebem calor. Logo:

(2.26)

Tendo em vista que

(2.20)

Teremos:

.. . Observao

(2.27)

Chamamos as capacidades calorficas dos vasos calorimtricos, do termmetro e do misturador, teremos, tendo em vista que ; e : (2.28) Representando a soma por , teremos: 43

(2.29) Onde pode ser considerado como a capacidade calorfica do calormetro. pode ser determinado quando o calormetro construdo, portanto, s calculado uma

Notar que o valor nica vez. . Observao Se teremos:

so equivalentes em gua do vaso calorimtrico, do termmetro e do misturador,

Levando estes valores na equao, teremos: (2.30) Representando a soma por , teremos: (2.31) Onde pode ser considerado como equivalente em gua do calormetro.

. Observao Em alguns problemas d-se o equivalente em gua do calormetro sem dar a massa de gua nele contida. Neste caso considera-se a massa de gua como contida no equivalente em gua dado. Isto : (2.32) 2.19 CALORIMETRO DE BUNSEN A figura 2.7 mostra um esquema de calormetro de Bunsen. A camada de gelo que envolve a proveta obtida colocando em um lquido convenientemente resfriado.

Uma vez obtida esta camada de gelo o calormetro esta pronto para ser usado. Coloca-se na proveta uma certa massa do liquido temperatura . Deseja-se determinar o seu calor especifico . O lquido cede calor ao gelo. Parte do gelo se funde. A temperatura final de equilbrio trmico . O calor cedido pelo lquido foi: Figura 2.7 44

(2.33) O calor recebido pelo gelo foi: (2.34) Logo: (2.35) No fcil determinar a massa de gelo que funde. Sabemos, porm, que o gelo diminui de volume ao fundir. Isto faz com que o mercrio recue no tubo capilar . Como este tubo se encontra diante de uma escala graduada, fcil determinar o nmero de divises de que o mercrio recua. A massa de gelo que funde proporcional diminuio do volume. Representando por volume podemos escrever: a diminuio de

(2.36)

uma constante de proporcionalidade. Se o mercrio recua de divises da escala, podemos substituir a onde diminuio de volume por onde a rea da seo reta do capilar (suposto cilndrico). Assim:

(2.37)

Sendo constante, podemos substituir o produto

, por uma constante

(2.38)

Levando este valor na eq. (2.35).

(2.39)

Substituindo o produto

por outra constante , teremos:

(2.40)

45

..

A constante de proporcionalidade uma caracterstica do calormetro. determinada experimentalmente colocando, na proveta, uma certa massa de um lquido de calor especfico conhecido a uma determinada temperatura e observando o numero de divises de que o mercrio recua. De (2.41)

Tiramos o valor de . Exemplo: Para determinar a constante de um calormetro de Bunsen usamos 40 g de gua a 10 C e observamos que o mercrio do capilar recua 400 divises. Em seguida colocamos no calormetro 20 g de um lquido, a 30 C. O mercrio recua 300 divises. Pede-se a constante do calormetro e o calor especfico do lquido. Resoluo

/g

div a)

div

div b)

/g

Exemplo: Um calormetro de equivalente em gua igual a 25 g contm 375 g de gua a 20 C Colocamos no calormetro 200 g de glicerina a 40 C. A temperatura final de equilbrio trmico foi 24,5 C. Qual o calor especfico da glicerina? 46

Resoluo g g gC C g

cal/gC ESTUDO DOS GASES PERFEITOS

2.20 DEFINIES PRELIMINARES a) Sistema Sistema qualquer poro do mundo objetivo sujeita a observao. Um cubo de gelo, uma bola de futebol, a Terra, o universo, qualquer corpo, etc., pode constituir um sistema. b) Ambiente ou exterior Ambiente ou exterior tudo aquilo que no faz parte do sistema. c) Variveis de estado (propriedades termodinmicas) Cada estado de um sistema, isto , cada condio em que ele se encontra, caracterizado por um conjunto de variveis de estado. Como exemplo citemos: a massa, o volume, a presso, a massa especfica, a temperatura, etc. d) Evoluo ou transformao (processo) Evoluo ou transformao de um sistema qualquer modificao que ele experimenta em suas variveis de estado. A fuso do gelo, a compresso de um gs, etc., so exemplos. e) Evoluo isotrmica. Isoterma. Evoluo isotrmica a que se processa a temperatura constante. A representao grfica de uma transformao isotrmica recebe o nome de isoterma. f) Evoluo isobrica. Isbara. Evoluo isobrica a que se processa sob presso constante. 47

A representao grfica de uma transformao isobrica denominada isbara. g) Evoluo isocrica ou isomtrica. Iscora ou ismetra. Evoluo isocrica ou isomtrica a que se processa sem variao de volume. A representao grfica de uma transformao isomtrica ou isocrica recebe o nome de ismetra ou iscora.

h) Evoluo adiabtica. Evoluo adiabtica a que se processa sem que haja troca de calor entre o sistema e o ambiente. Recipiente adiabtico o que no permite troca de calor entre o seu interior e o seu exterior. No existe nenhum recipiente perfeitamente adiabtico. A representao grfica de uma transformao adiabtica tambm chamada adiabtica.

Evoluo politrpica qualquer transformao que no possa ser classificada como nenhuma das j definidas. uma transformao geral, da qual as transformaes isotrmica, isobrica, isocrica e adiabtica so casos particulares. 2.21. MODELO DE GS IDEAL O gs ideal um gs que segue a seguinte equao de estado, denominada equao de Clapeyron:

(2.42)

Onde

o nmero de moles de gs considerado,

, a massa e

o mol do gs determinado por sua ).

frmula molecular. A constante

denominada de constante universal dos gases (

O gs perfeito um caso particular de gs ideal. Alm de seguir a equao De Clapeyron, ele tambm apresenta calores especficos constantes, isto , independentes do valor da temperatura. 2.22 PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA A) SISTEMA FECHADO (isto , sem fluxo de massa atravs da fronteira) ENERGIA INTERNA O smbolo aqui apresentado indica a energia total de um sistema. A energia total inclui a energia cintica, a energia potencial gravitacional e outras formas de energia. Os exemplos a seguir ilustram algumas dessas formas de energia. Muitos outros exemplos poderiam ser apresentados sobre a mesma idia.

48

Quando se realiza trabalho para comprimir uma mola, armazena-se energia no interior da mola. Quando uma bateria carregada conforme mostra a Fig. 2.8-superior, a energia armazenada em seu interior aumenta. E quando um gs (ou lquido), inicialmente em um estado de equilbrio em um reservatrio fechado e isolado, agitado vigorosamente conforme mostra a Fig. 2.8-inferior, e colocado em repouso at atingir um estado final de equilbrio, a energia do gs aumenta durante o processo. Em cada um destes exemplos a variao da energia do sistema no pode ser atribuda a variaes na energia cintica ou potencial gravitacional do sistema. Porm a variao de energia pode ser explicada em termos de energia interna. Em termodinmica aplicada Engenharia, considera-se a variao da energia total de um sistema como constituda de trs contribuies macroscpicas. Uma a variao da energia cintica, associada ao movimento do sistema como um todo em relao a um sistema de eixos coordenados externo. Outra a variao de energia potencial gravitacional, associada posio do sistema como um todo no campo gravitacional terrestre. Todas as outras variaes de energia so reunidas na energia interna do sistema. Assim como a energia cintica e a energia potencial gravitacional, a energia interna uma propriedade extensiva do sistema, como o a energia total. Fig. 2.8 A energia interna representada pelo smbolo , e a variao de energia interna em um processo A energia interna especfica simbolizada por ou , dependendo se for expressa por unidade de massa ou em base molar, respectivamente, isto , e , onde m a massa do sistema e n o numero de moles correspondente a essa massa do sistema. A variao total de energia de um sistema

(2.43) Um aspecto fundamental do conceito de energia que ela se conserva. Assim, para o sistema experimentar precisamente a mesma variao de energia durante os processos no-adiabticos e durante o processo adiabtico, a transferncia de energia lquida para o sistema em cada um destes processos tem que ser a mesma. Segue-se que as interaes de calor envolvem transferncia de energia. Mais ainda, a quantidade de energia transferida para um sistema fechado por meios que no atravs de trabalho tem que ser igual soma da variao de energia transferida do sistema com a quantidade de energia transferida do sistema sob a forma de trabalho. Assim, escreve-se:

(2.44)

Esta expresso pode ser reescrita como

(2.45)

49

a qual estabelece que a variao da energia do sistema igual transferncia lquida de energia para o sistema, como foi concludo antes. TRANSFERNCIA DE ENERGIA POR CALOR A quantidade designada por responsvel pela energia transferida para um sistema fechado durante um processo atravs de outro meio que no o trabalho. Baseado na experincia sabe-se que tal transferncia de energia induzida apenas como resultado de uma diferena de temperatura entre o sistema e sua vizinhana, e ocorre somente na direo decrescente de temperatura. Este meio de transferir energia chamado de transferncia de energia atravs do calor. Devido importncia deste conceito em Termodinmica aplicada Engenharia, esta seo dedicada a uma considerao adicional sobre a transferncia de energia por calor. CONVENO DE SINAIS, NOTAO E TAXA DE TRANSFERNCIA DE CALOR O smbolo designa uma quantidade de energia transferida atravs da fronteira de um sistema em uma interao de calor com a vizinhana do sistema. A transferncia de calor para um sistema considerada positiva, e a transferncia de calor de um sistema considerada negativa. calor transferido para o sistema calor transferido do sistema Esta conveno de sinais utilizada ao longo deste texto.No entanto, assim como foi indicado para o caso de trabalho, algumas vezes conveniente mostrar a direo da transferncia de energia por uma seta no desenho que representa o sistema, e a transferncia de calor considerada positiva na direo da seta. Em um processo adiabtico, no existe transferncia de energia por calor. Esta conveno de sinais para a transferncia de calor justamente o inverso daquela adotada para o trabalho, em que um valor positivo para significa uma transferncia de energia do sistema para a vizinhana. Estes sinais para calor e trabalho so um legado de engenheiros e cientistas que estavam preocupados principalmente com motores a vapor e outros dispositivos que produzem trabalho na sada a partir de uma entrada de energia por transferncia de calor. Para tais aplicaes, era conveniente considerar tanto o trabalho produzido quanto a entrada de energia por transferncia de calor como quantidades positivas. A quantidade de calor transferida depende dos detalhes do processo, e no apenas dos estados inicial e final. Assim, da mesma forma que o trabalho, o calor no uma propriedade. Vimos que dois ou mais corpos, inicialmente a temperaturas diferentes, acabam atingindo um estado de equilbrio trmico. Vimos mais: o calor passa sempre dos corpos de temperatura mais alta para os de temperatura mais baixa. Nada dissemos, porm, sobre o modo pelo qual o calor passa de um corpo para outro ou dentro de um mesmo corpo de um ponto para o outro. o que veremos a seguir. O calor pode ser transmitido de trs modos: por conduo, por conveco e por irradiao (ou radiao). Na CONDUO a transferncia de calor feita de molcula a molcula, sem que haja transporte das mesmas. Na CONVECO a transferncia de calor tambm se faz de molcula a molcula, mas, simultaneamente, verifica-se um transporte de matria. Na IRRADIAO a transferncia de calor feita de um corpo para outro, mesmo que entre eles no exista qualquer ligao material. A energia trmica de um corpo transformada em energia radiante que se 50

propaga por meio de ondas eletromagnticas. Estas so transformadas novamente em calor, quando absorvidas pelo corpo sobre o qual incidem. CONDUO A transferncia de energia por conduo pode ocorrer em slidos, lquidos e gases. A conduo pode ser imaginada como a transferncia de energia das partculas com maior contedo de energia de uma substncia para as partculas adjacentes que tm menor contedo de energia, devido a interaes entre as partculas. A taxa temporal de transferncia de energia por conduo quantificada macroscopicamente pela lei de Fourier. Como uma aplicao elementar, considere a Fig. 2.9, que mostra uma parede plana de espessura L em regime permanente, onde a temperatura T(x) varia linearmente com a posio x. Pela lei de Fourier, a taxa de transferncia de calor atravs de qualquer plano normal direo x, , proporcional rea da parede, A, e ao gradiente de temperatura na direo x, T/x.

(2.46)

em que a constante de proporcionalidade k uma propriedade chamada de condutividade trmica. Portanto, para o exemplo da Fig. 2.9. (2.47)

Figura 2.9 - Ilustrao da lei da conduo de Fourier

RADIAO

A radiao trmica emitida pela matria como resultado de mudanas na configurao eletrnica dos tomos ou molculas no seu interior. A energia transportada por ondas eletromagnticas (ou ftons). Diferentemente da conduo, a radiao trmica no depende de nenhum meio para propagar-se e pode at mesmo ocorrer num vcuo. As superfcies slidas, gases e lquidos emitem, absorvem e transmitem radiao 51

, a partir de uma superfcie de rea A trmica em vrios graus. A taxa na qual a energia emitida, quantificada macroscopicamente por uma forma modificada da lei de Stefan-Boltzmann.

(2.48)

que mostra que a radiao trmica est associada quarta potncia da temperatura absoluta da superfcie, . A emissividade, , uma propriedade da superfcie que indica a eficincia da superfcie irradiante (0 1,0), a constante de Stefan-Boltzmann, Em geral, a taxa lquida de transferncia de energia por radiao trmica entre duas superfcies envolve relaes entre as propriedades das superfcies, suas orientaes em relao s outras, a extenso na qual o meio de propagao espalha, emite a absorve radiao trmica, e outros fatores.

CONVECO

A transferncia de energia entre uma superfcie slida a uma temperatura e um gs ou lquido tem um papel importante no desempenho de muitos adjacente em movimento a uma outra temperatura dispositivos de interesse prtico. Essa transferncia comumente denominada conveco. Como ilustrao, considere a Fig.2.8, em que > Nesse caso a energia transferida no sentido indicado pela seta devido aos efeitos combinados da conduo no ar e do movimento global de ar. A taxa de transferncia de energia da superfcie para o ar pode ser quantificada pela seguinte expresso emprica:

(2.49)

conhecida como lei do resfriamento de Newton. Na equao, A a rea da superfcie, e o fator de proporcionalidade h chamado de coeficiente de transferncia de calor. Em aplicaes subseqentes da equao um sinal negativo pode ser introduzido no lado direito em conformidade com a conveno de sinais para transferncia de calor. O coeficiente de transferncia de calor no uma propriedade termodinmica. Ele um parmetro emprico que leva em considerao vrios aspectos, na relao da transferncia de calor: a natureza do escoamento prximo superfcie, as propriedades do fluido e a geometria, conforme mostra esquematicamente a Fig. 2.10.

52

Figura 2.10 Ilustrao da lei de resfriamento de Newton Tabela 2.1 Valores Tpicos do Coeficiente de Transferncia de Calor por Conveco Aplicaes Conveco livre Gases Lquidos Conveco forada Gases Lquidos 25-250 50-20.000 4,4-44 8,8-3500 2-25 50-1000 0,35-4,4 8,8-180

Quando os ventiladores ou bombas causam um movimento num fluido, o valor do coeficiente de transferncia de calor geralmente maior do que quando ocorrem movimentos induzidos por variao de massa especfica relativamente mais lentos. Estas duas categorias gerais so chamadas de conveco forada e livre (ou natural), respectivamente. A Tabela 2.1 fornece valores tpicos para o coeficiente de transferncia de calor para a conveco forada e livre. Com base na discusso apresentada, a primeira Lei da Termodinmica para sistemas fechados (princpio de conservao de energia) pode ser expressa em palavras como se segue:

Estas palavras enfatizam que apenas um balano contbil para a energia no um balano de energia. Este requer que em qualquer processo para um sistema fechado a energia do sistema aumente ou diminua de uma quantidade igual quantidade lquida de energia transferida atravs da fronteira. Uma forma alternativa do balano de energia obtida 53

(2.50)

Esta equao mostra que uma transferncia de energia atravs da fronteira do sistema manifesta-se sob a forma de uma variao em uma ou mais das formas macroscpicas de energia: energia cintica, energia potencial gravitacional e energia interna. Todas as referncias anteriores energia como uma quantidade conservada esto includas como casos especiais desta equao, como pode ser prontamente verificado. B) SISTEMA ABERTO (isto , com fluxo de massa atravs de fronteira) O sistema aberto tambm chamado de volume de controle (VC). A Figura 2.11 mostra um exemplo de sistema aberto, onde h uma porta de entrada e uma de sada, mas podem haver muitas portas de entrada e de sada.

Figura 2.11 Exemplo de sistema aberto.

Para saber a variao de energia no sistema durante um certo intervalo de tempo, aplica-se a 1 Lei da Termodinmica para sistemas fechados inicialmente, reconhecendo que necessrio ainda levar em considerao a energia que entra com a massa de fluido que entra no VC e a energia que sai com a massa de fluido que sai do VC. Assim escreve-se:

(2.51)

conveniente reescrever

da seguinte maneira:

(2.52)

54

onde a taxa de transferncia de calor que cruza a fronteira do sistema ao longo do tempo e a taxa de trabalho(potncia) que cruza a fronteira do sistema ao longo do tempo, e um certo intervalo de tempo em que ocorre um processo que se deseja analisar. Necessita-se determinar presso e volume no intervalo como: . Para isso definem-se as energias que entram e saem na forma de

(2.53)

onde

o volume especifico da substancia que entra ou sai do VC. , entram e saem na forma de energia interna com a massa

Reconhecendo que no intervalo de tempo que entra e que sai:

(2.54) Onde a energia interna especifica da substncia que entra ou sai do VC.

Assim, calcula-se: (2.55) (2.56)

Ainda se pode definir para simplificar, uma outra grandeza chamada ENTALPIA como:

e Onde a entalpia especfica da substncia que entra ou sai do VC.

(2.57)

Finalmente, calcula-se:

(2.58) A equao original da 1 lei para o VC toma, portanto, a forma: 55

(2.59)

onde so as velocidades de entrada e sada do fluido, respectivamente, e sada do fluido, respectivamente. Dividindo a equao pelo intervalo de tempo, relao ao tempo:

so as alturas de entrada e

obtm-se a taxa de variao da energia do sistema em

(2.60)

onde

so as vazes mssicas de fluido que entram e que saem do VC, respectivamente.

2.23 CICLOS TERMODINMICOS BALANO DE ENERGIA PARA UM CICLO O balano de energia para qualquer sistema que percorre um ciclo termodinmico toma a forma:

(2.61)

onde e representam quantidades liquidas de transferncia de energia por calor e trabalho, respectivamente, para o ciclo. Uma vez que o sistema retorna ao seu estado inicial aps realizar um ciclo, no h variao liquida de sua energia. Consequentemente, o lado esquerdo da equao igual a zero, e a equao reduzse a:

(2.62) A equao uma expresso do principio da conservao de energia que tem que ser satisfeita por todo ciclo termodinmico, no importando a seqncia de processos seguida pelo sistema que percorre o ciclo ou a natureza das substncias que compem o sistema. A Figura 2.11 fornece um esquema simplificado de duas classes gerais de ciclos considerados neste texto: ciclos de potncia e ciclos de refrigerao e bomba de calor. Em cada caso mostrado, um sistema percorre um ciclo enquanto se comunica termicamente com dois corpos, um quente e outro frio. Estes corpos so sistemas localizados na vizinhana do sistema que percorre o ciclo. Durante cada ciclo, existe tambm uma quantidade lquida de energia trocada com a vizinhana sob a forma de trabalho. Observe cuidadosamente que, ao utilizar os smbolos na Fig. 2.10, nos afastamos da conveno de sinais para a transferncia de calor previamente estabelecida. Nesta seo, vantajoso considerar como transferncia de energia nas direes

56

,tambm indicada por uma seta. Finalmente, indicadas pelas setas. A direo do trabalho liquido do ciclo, observe que as direes de transferncias de energia mostradas na Fig. 2.11(b) so opostas na Fig. 2.11(a).

Figura 2.11 - Diagramas esquemticos de duas classes importantes de ciclos: a) Ciclos de Potncia e b) Ciclos de refrigerao e bomba de calor.

CICLOS DE POTNCIA Os sistemas que percorrem ciclos do tipo mostrados na Fig. 2.10(a) fornecem uma transferncia liquida de energia sob a forma de trabalho para as suas vizinhanas durante cada retorno ao estado inicial. Qualquer um destes ciclos chamado de ciclo de potncia. Da Eq. (2.62), o trabalho liquido entregue igual transferncia de calor liquida para o ciclo, ou

(2.63)

onde representa a transferncia de energia sob a forma de calor a partir do corpo quente para dentro do sistema, e representa a transferncia de calor que sai do sistema para o corpo frio. Da Eq. (2.63), fica claro que tem que ser maior do que para um ciclo de potncia. A energia fornecida por transferncia de calor para um sistema que percorre um ciclo de potncia normalmente oriunda da queima de um combustvel ou de uma reao nuclear controlada; ela tambm pode ser obtida pela radiao solar. A energia geralmente descarregada para a atmosfera circundante ou para gua existente nas proximidades. O desempenho de um sistema que percorre um ciclo de potncia pode ser descrito em termos da extenso na qual a energia adicionada por calor, , convertida em trabalho liquido na sada, . A extenso da converso de energia de calor para trabalho expressa pela seguinte razo, comumente chamada de eficincia trmica:

57

(2.64)

Usando a Eq. 2.63, obtm-se uma forma alternativa (2.65) J que a energia se conserva, conclui-se que a eficincia trmica jamais pode ser maior que a unidade (100%). No entanto, a experincia com ciclos de potncia reais mostra que o valor da eficincia trmica invariavelmente menor do que a unidade. Isto , nem toda a energia adicionada ao sistema por transferncia de calor convertida em trabalho; uma parte descarregada para o corpo frio por transferncia de calor. CICLOS DE REFRIGERAO E BOMBA DE CALOR A seguir, considere os ciclos de refrigerao e bomba de calor mostrados na Fig. 2.10(b). Para os ciclos deste tipo, a energia transferida por calor a partir do corpo frio para dentro do sistema que percorre o ciclo, e a energia descarregada por transferncia de calor a partir do sistema para o corpo quente. Para realizar estas . As quantidades , e transferncias de energia necessrio introduzir o trabalho lquido, esto relacionadas entre si pelo balano de energia que, para ciclos de refrigerao e bomba de calor, toma a forma

(2.66)

J que

positivo nesta equao, conclui-se

que

maior do

que

Embora tenham sido tratados de forma nica at este ponto, na verdade os ciclos de refrigerao e bomba de calor possuem objetivos diferentes. O objetivo de um ciclo de refrigerao reduzir a temperatura de um espao refrigerado ou manter a temperatura dentro de uma residncia ou de outra construo abaixo daquela do meio ambiente. O objetivo de uma bomba de calor manter a temperatura dentro de uma residncia ou outra construo acima daquela do meio ambiente, ou fornecer aquecimento para certos processos industriais que ocorrem a temperaturas elevadas. Como os ciclos de refrigerao e bomba de calor tm objetivos diferentes, seus parmetros de desempenho, chamados de coeficientes de desempenho, so definidos de maneira diferente. Estes coeficientes de desempenho so considerados a seguir.

CICLOS DE REFRIGERAO O desempenho dos ciclos de refrigerao pode ser descrito como a razo entre a quantidade de energia recebida do corpo frio pelo sistema percorrendo o ciclo, , e a transferncia lquida de energia sob a forma de trabalho para dentro do sistema para obter-se esse efeito, . Assim o coeficiente de desempenho, , ;

58

(2.67)

Usando a Eq. (2.66), uma alternativa para obtida por:

(2.68)

Para um refrigerador domstico, descarregado para um ambiente no qual o refrigerador est localizado. normalmente fornecido sob a forma de eletricidade para alimentar o motor que aciona o refrigerador. Por exemplo... Em um refrigerador, o compartimento interior age como corpo frio, e o ar ambiente em torno do refrigerador como corpo quente. A energia passa dos alimentos e demais itens do compartimento interior para o fluido de refrigerao circulante. Para esta transferncia de calor ocorrer, a temperatura do passa do fluido de refrigerador est necessariamente abaixo daquela do contedo do refrigerador. A energia refrigerao para o ar ambiente. Para esta transferncia de calor ocorrer, a temperatura do fluido de refrigerao circulante tem que estar necessariamente acima daquela do ar ambiente. Para se obter estes efeitos, necessrio o fornecimento de trabalho. Para um refrigerador, fornecido sob a forma de eletricidade.

CICLOS DE BOMBA DE CALOR

O desempenho de bombas de calor pode ser descrito como a razo entre a quantidade de energia descarregada pelo sistema que percorre o ciclo para o corpo quente, , e a transferncia de energia sob a forma de trabalho para dentro do sistema para se obter este efeito, . Assim, o coeficiente de desempenho, ,

(ciclo de bomba de calor)

(2.69)

Usando a Eq. (2.66), uma expresso alternativa para este coeficiente de desempenho obtida por:

(ciclo de bomba de calor)

(2.70)

Desta equao pode-se perceber que o valor de nunca inferior unidade. Para bombas de calor residenciais, a quantidade de energia normalmente retirada da atmosfera circundante, do solo, ou de gua existente nas proximidades. normalmente fornecido atravs de eletricidade.

59

Os coeficientes de desempenho

so definidos como razes entre o efeito de transferncia de calor

desejado e o custo em termos de trabalho para se obter este efeito. Baseado nas definies termodinamicamente desejvel que estes coeficientes de desempenho possuam os maiores valores possveis.

60

4. Mquinas mecnicas geradoras a. Bombas Hidrulicas i. Tipos, NPSH e cavitao Tipos NPSH E CAVITAO 1. DEFINIO: A sigla NPSH, vem da expresso Net Positive Suction Head, a qual sua traduo literal para o portugus no expressa clara e tecnicamente o que significa na prtica. No entanto, de vital importncia para fabricantes e usurios de bombas o conhecimento do comportamento desta varivel, para que a bomba tenha um desempenho satisfatrio, principalmente em sistemas onde coexistam as duas situaes descritas abaixo: Bomba trabalhando no incio da faixa, com baixa presso e alta vazo; Existncia de altura negativa de suco; Quanto maior for a vazo da bomba e a altura de suco negativa, maior ser a possibilidade da bomba cavitar em funo do NPSH. Em termos tcnicos, o NPSH define-se como a altura total de suco referida a presso atmosfrica local existente no centro da conexo de suco, menos a presso de vapor do lquido.

(4.1)

Onde:

Presso atmosfrica local, em mca (tabela 1); Altura de suco, em metros (dado da instalao); Perdas de carga no escoamento pela tubulao de suco, em metros; Perdas de carga no escoamento interno da bomba, em metros (dados do fabricante); Presso de vapor do fluido escoado, em metros (tabela 2);

Para que o NPSH proporcione uma suco satisfatria bomba, necessrio que a presso em qualquer ponto da linha nunca venha reduzir-se presso de vapor do fluido bombeado. Isto evitado tomando-se providncias na instalao de suco para que a presso realmente til para a movimentao do fluido seja sempre maior que a soma das perdas de carga na tubulao com a altura de suco, mais as perdas internas na bomba, portanto:

(4.2)

2. NPSH DA BOMBA E NPSH DA INSTALAO: Para que se possa estabelecer, comparar e alterar os dados da instalao, se necessrio, usual desmembrar os termos da frmula anterior, a fim de obter-se os dois valores caractersticos (instalao e bomba), sendo: 61

(disponvel), que uma caracterstica da instalao hidrulica. a energia que o fluido possui, num ponto imediatamente anterior ao flange de suco da bomba, acima da sua presso de vapor. Esta varivel deve ser calculada por quem dimensionar o sistema, utilizando-se de coeficientes tabelados e dados de instalao. (requerido), uma caracterstica da bomba, determinada em seu projeto de fabrica, atravs de clculos e ensaios de laboratrio. Tecnicamente, a energia necessria para vencer as perdas de carga entre a conexo de suco da bomba e as ps do rotor, bem como criar a velocidade desejada no fluido nestas ps. Este dado deve ser obrigatoriamente fornecido pelo fabricante atravs das curvas caractersticas das bombas (curva de NPSH); Assim, para uma boa performance da bomba, deve-se sempre garantir a seguinte situao:

(4.3)

TABELA 4.1 DADOS DE PRESSO ATMOSFRICA PARA DETERMINADAS ALTITUDES LOCAIS

Altitude em relao ao mar (metros) Presso Atmosfrica (mca)

1 0 150 300 450 600 750 1.000 1.250 1.500

2.000

1 10,33 10,16 9,98 9,79 9,38 9,35 9,12 8,83 8,64

8,08

TABELA 4.2 PRESSO DE VAPOR DE GUA PARA DETERMINADAS TEMPERATURAS Temperatura da gua (C) Presso de vapor de gua (mca) 0 4 10 20 30 40 50 60 80 100

0,062 0,083

0,125

0,239

0,433

0,753

1,258

2,033

4,831

10,33

3. EXEMPLO: Suponhamos que uma bomba de modelo hipottico da Fig. 4.1 seja para operar com 35 mca de AMT, vazo de 32,5 m/h, altura de suco de 2,0 m e perda por atrito na suco de 1,5 mca. A altura em relao ao nvel do mar onde a mesma ser instalada de aproximadamente 600 m, e a temperatura da gua de 30C. A. VERIFICAO DO :

62

Conforme a curva caracterstica do exemplo citado, para os dados de altura (mca) e vazo (m/h) indicados, da bomba 4,95 mca, confira.

B. CALCULO DO

Sabendo-se que:

Onde: 9,58 (presso atmosfrica local tabela 1) 0,433 (presso de vapor de gua tabela 2) 2,0 metros (Altura suco) 1,50 metros (perda calculada para o atrito na suco) Temos que:

Analizando-se a curva caracterstica abaixo, temos um NPSHr de 4,95 mca. CURVA DE VAZO & ALTURA & NPSH

Figura 4.1 - Curva Caracterstica de uma bomba de modelo hipottico. Portanto: 5,64 > 5,55 63

Ento NPSHd > NPSHr + 0,6 A bomba nestas condies funcionar normalmente, porm, deve-se evitar: Aumento da vazo; Aumento do nvel dinmico da captao; Aumento da temperatura da gua. Havendo alteraes destas variveis, o NPSHd poder igualar-se ou adquirir valores inferiores ao NPSHr, ocorrendo assim a cavitao.

4. CAVITAO: Quando a condio NPSHd > NPSHr + 0,6 no garantida pelo sistema, ocorre o fenmeno denominado cavitao. Este fenmeno d-se quando a presso do fluido na linha de suco adquire valores inferiores ao da presso de vapor do mesmo, formando-se bolhas de ar, isto , rarefao do fluido (quebra da coluna de gua) causada pelo deslocamento das ps do rotor, natureza do escoamento e/ou pelo prprio movimento de impulso do fludo. Estas bolhas de ar so arrastadas pelo fluxo e condensam-se voltando ao estado liquido bruscamente quando passam pelo interior do rotor e alcanam zonas de alta presso. No momento desta troca de estado, o fluido j est em alta velocidade dentro do rotor, o que provoca ondas de presso de tal intensidade que superam a resistncia a trao do material do rotor, podendo arrancar partculas do corpo, das ps e das paredes da bomba, inutilizando-a com pouco tempo de uso, por consequente queda de rendimento da mesma. O rudo de uma bomba cavitando diferente do rudo de operao normal da mesma, pois da a impresso de que ela est bombeando areia, pedregulhos ou outro material que cause impacto. Na verdade, so as bolhas de ar implodindo dentro do rotor. Para evitar-se a cavitao de uma bomba, dependendo da situao, deve se adotar as seguintes providencias: A. Reduzir-se a altura de suco e o comprimento desta tubulao, aproximando-se ao maximo a bomba da captao; B. Reduzirem-se as perdas de carga na suco, com o aumento do dimetro dos tubos e conexes. C. Refazer todo o clculo do sistema e a cavitao do modelo da bomba; D. Quando possvel, sem prejudicar a vazo e/ou a presso final requeridas no sistema pode-se eliminar a cavitao trabalhando-se com registro na sada da bomba estrangulado, ou, alterando-se o (s) dimetro (s) do (s) rotor (es) da bomba. Estas porm so providncias que s devem ser adotadas em ultimo caso, pois podem alterar substancialmente o rendimento hidrulico do conjunto.

CONCLUSO: A presso Atmosfrica a responsvel pela entrada do fludo na suco da bomba. Quando altura da suco for superior a 8 metros (ao nvel do mar), a Presso Atmosfrica deixa de fazer efeito sobre a lmina d gua restando tecnicamente, nestes casos, o uso de outro tipo de bomba centrifuga, as Injetoras, como veremos nos exemplos seguintes.

64

65

66

67

68

Vous aimerez peut-être aussi