Vous êtes sur la page 1sur 3

UNICEP CENTRO UNIVERSITRIO CENTRAL PAULISTA FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAO

UNIDADE 3

PROCESSO DECISRIO Uma das atividades centrais do administrador tomar decises. Como faz-lo? Tomada de Deciso Podemos sistematizar o processo de tomada de deciso da seguinte maneira (entre outras possveis): 1. Identificao do problema 2. Definio dos critrios de deciso 3. Atribuio de pesos aos critrios 4. Investigao de alternativas de solues 5. Verificao das alternativas 6. Seleo de uma das alternativas 7. Implementao da alternativa escolhida 8. Avaliao dos resultados A identificao do problema no necessariamente simples, pois frequentemente se confundem com seus sintomas ou mesmo so propositadamente escondidos. O prximo passo ser a definio dos critrios de deciso, ou seja, dos parmetros a serem posteriormente utilizados na seleo das alternativas. Elementos como custos, tempo de implementao, qualidade, capacidade de produo. No existe panaceia universal. Dificilmente uma alternativa ser superior outra em todos os critrios. Desse modo tero de lhes ser atribudos pesos, para auxiliar no processo de escolha das alternativas. Neste momento j se conhece o problema e quais os parmetros de soluo (critrios e seus pesos). o momento de procurar alternativas, ou seja, de buscar hipteses de solues para o problema, com a maior liberdade possvel, sem maiores preocupaes com a qualidade, efetividade ou mesmo viabilidade delas. O importante agora obter o maior espectro de alternativas, buscar quantidade. Identificadas as alternativas, elas devero ser avaliadas. o momento de descartar as inviveis. As remanescentes sero mensuradas de acordo com os critrios previamente definidos. A seleo da alternativa ideal ser simples, cumpridos os passos anteriores: basta aplicar os pesos e verificar qual delas obteve melhor resultado.

A implementao, passo seguinte, no faz parte propriamente do processo de deciso, mas a realizao de seu objetivo. A avaliao dos resultados, ltimo passo, tambm no faz parte desse processo, mas importante fonte de reflexo para aperfeioar a tomada de novas decises. Tipos de problemas Os problemas podem ser de diversos tipos. So ditos estruturados aqueles usuais, relativamente simples e fceis de decidir. J os inusitados, que apresentam informao ambgua ou incompleta so denominados problemas no estruturados. Por exemplo, um vendedor conceder ou no desconto a um comprador potencial um problema estruturado; um montanhista escolher entre duas trilhas desconhecidas ser noestruturado. Para os problemas estruturados podem ser definidos procedimentos, regras e polticas de soluo, que tornem rotineiras as decises, que se denominaro decises programadas, com baixo risco e baixo custo. Os problemas no-estruturados so bem mais difceis. O mtodo pode ser seguido, mas muitas vezes outros fatores o inibem total ou parcialmente: premncia de tempo, inexistncia ou incerteza quanto s informaes. A deciso, nesses casos, passa a depender em doses crescentes de intuio, restringindo sua racionalidade.

Mal-estruturados

Alto

Decises no-programadas Tipo de problema Decises programadas Nvel na organizao

Bem -estruturados

Baixo

Figura 3. Tipos de Problemas, deciso e nvel na organizaoi

Defeitos nas solues Diversos erros podem prejudicar uma boa deciso. Eis alguns: Ocorre excesso de confiana quando a deciso tomada com informaes falhas ou incompletas, com riscos subavaliados e vantagens superavaliadas. A problema da satisfao imediata a priorizao dos resultados a curto prazo, em detrimento das consequncias para o futuro. O efeito de ncora ocorre quando os dados iniciais do problema obscurecem as informaes posteriores.

Problema semelhante, porm inverso, quando os dados mais recentes apagam os anteriores: o prejuzo da disponibilidade. A percepo seletiva impede a anlise imparcial do problema: uma caracterstica ou viso, por preconceito, assume propores inadequadas. O erro de confirmao consiste na aceitao das informaes que confirmem as opinies anteriores e no descarte daquelas que as neguem. O erro de contextualizao ocorre quando certos aspectos do problema so enfatizados em detrimento de outros, to ou mais importantes que aqueles. O erro de representao consiste em avaliar as alternativas com base em problemas anteriores, que no tenham caractersticas semelhantes. O erro de causa ocorre quando resultados casuais so associados a causas que no lhes dizem respeito. O erro dos custos realizados decorre da tentativa de resolver situaes passadas, que, como tal, sequer podem ser alteradas. Assim se esquece de que as decises atuais valem sempre e apenas para o futuro. Boas decises So caractersticas das boas decises: O enfoque no que importante; Ser lgica e congruente, isto , apropriada ao fim a que se prope; Aceita e combina raciocnios subjetivo e objetivo, racional e intuitivo; Requer e utiliza somente a informao necessria soluo do problema; Utiliza a informao pertinente; simples, confivel, flexvel e fcil de implementar.

ROBBINS, Stephen e COULTER, Mary. Administrao. 5.ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1998. p.124;

Vous aimerez peut-être aussi