Vous êtes sur la page 1sur 34

BUBALINOCULTURA BUBALINOCULTURA CLASSIFICAO Famlia: Bovinae Espcie: Bubalus bubalis Bubalus bubalis variedade bubalis Murrah Jafarabadi Mediterrneo

Bubalus bubalis variedade Kerebau Carabao Outra classificao denomina os bfalos domsticos como bfalos de gua, considerando a existncia de bfalos de rio e de pntano. Os rios tm hbito de passar parte de seu tempo dentro da gua ou lama, preferindo a gua. So os mais leiteiros. Os de pntano possuem maior facilidade de locomoo em reas atoladias. So utilizados para trabalho, carne e esterco. O hbito desses animais de revolverem-se na lama e banharem-se na gua est ligado no s a dissipao excesso de calor corporal, como tambm a proteo contra pregas e doenas. Os bfalos possuem glndulas sudorparas em muito menor nmero e menos eficientes do que os bovinos, esse fato agravado tambm por terem a pelagem escura, aumentando muito a absoro de calor. O fato do animal encher-se de lama e posteriormente secar-se ao sol e ao vento permite a formao de uma crosta que protege a pele do animal. O bfalo menos tolerante ao calor tropical do que o bovino, entretanto, quando sombra elimina maior quantidade de calor corporal. Os bfalos domsticos so animais dceis que atravs de um bom manejo so capazes de se tornar animais de grande utilidade na produo de carne, leite, trabalho e esterco.

ORIGEM Origem asitica, da tambm ser conhecido como bfalo asitico. Existncia de aproximadamente 4500 anos, conforme vestgios encontrados n ndia e Paquisto. Segundo a FAO em 1990 o rebanho mundial era de 140,8 milhes. DESENPENHO PRODUTIVO EM CARNE sabido que os bfalos apresentando resultados altamente favorveis em ganho de peso, mesmo quando criados em locais onde os bovinos mal conseguiram sobreviver. Esses locais so reas de pastagem de baixa qualidade ou regies alagadias. Em condies de alimentao e manejo otimizadas podem apresentar 1,5 kg de ganho de peso dirio. Machos adultos podem exibir mais de 1500 kg de PV. Entre os bfalos e bovinos existe diferena em relao ao rendimento de carcaa, visto que os bfalos possuem chifres e couro mais pesados, essa diferena desaparece muitas vezes j que os bfalos atingem o mesmo peso de abate que os bovinos em menor idade. A carne bubalina muito semelhante a carne bovinea em valor nutritivo (protenas e minerais). Os teores de gordura intramusculares e intermusculares so menores em bubalinos. Recente estudo da universidade da Flrida demonstrou que a carne bubalina tem 56% menos colesterol que a carne bovina. A palatabilidade tambm muito semelhante a carne bovina (odor, sabor, maciez, suculncia), existe diferencia apenas na cor, sendo a carne bubalina mais clara que de bovinos nos animais mais jovens, podendo ficar mais escura com o avano da idade. DESEMPENHO EM PRODUO DE LEITE Os bubalinos so animais rsticos, aproveitam melhor a forragem de inferior qualidade e resiste as mais adversas condies climticas, com marcante resistncia a doenas. Em relao ao gado bovino europeu especializado em leite, os bfalos podem superar sua produtividade quando estes estiverem fora de seu habitat, como por exemplo num clima quente e chuvoso.

Em alguns pases a menor produtividade leiteira das bfalas compensada pelo preo superior pago por litro de leite, como na Itlia para se fazer mozarela e na Bulgria onde produz um iogurte. H na realidade enormes possibilidades de melhoramento para a produo leiteira, uma vez que atualmente so obtidas produtividades muito superiores as dcadas passadas. na qualidade que reside a maior vantagem do produto. mais concentrado que o leite bovino, apresentado menos gua e mais matria seca. Possui maiores teores de protena, gordura e minerais, permitindo que seja adicionado at cerca de 30% de gua no leite bubalino e ainda obter um produto semelhante ao bovino integral, em valor nutritivo. ANIMAL DE TRABALHO O bfalo representa mais de 80% de toda fora motriz utilizada na agricultura em grande parte da sia, chegando a ser denominado trator vivo do Oriente. O bfalo utilizado na trao de implementos nas operaes de cultivo (arao, gradagem, adubao, capina, etc.). Em reas baixas e alagadias apresenta notvel movimentao. O bfalo tambm utilizado como animal de carroa. Em geral, um bfalo adulto pode tracionar cerca de 1200 kg de carga numa velocidade de 3 km/h. Outro emprego como animal de fardo, carregando em suas costas os mais diversos tipos de material. ALGUMAS CONSIDERAES Os bubalinos so grandes limpadores de terrenos: 8Maior capacidade de ingesto de forragens grosseiras, de baixa qualidade. 8Apreenso de plantas existentes em locais de difcil acesso. Maior capacidade de aproveitamento do alimento 8Maior eficincia de transformao da protena e energia do alimento em produto animal. Em alguns pases a eficincia reprodutiva considerada problema 8Idade tardia a primeira cria (+/- 4 anos) 8Longo IP (+/- 1,5 anos)

H fortes evidncias de que esses resultados sejam provenientes da criao inadequada. Em pases com maior ndice tecnolgico 880% de fertilidade 8IPC +/- 3 anos 8IP pouco acima de 1 ano Os bfalos so animais mais longevos que os bovinos (chegam a 40 anos de vida) Procriam at os 15 anos (existem casos de at 20 crias durante a vida til) Teor de gordura do leite (7-8%) Com 8 litros de leite de bfala se faz 1 kg de queijo. So necessrios 12 litros de leite de vaca para mesma finalidade. Para 1 kg de manteiga so necessrios 14 litros de leite de bfala e 20 de vaca. Caractersticas: Produo de leite a menor custo por litro, uma vez que aproveita melhor as forragens de inferior qualidade. Excelente produo: 7 litros por animal por dia durante 270 dias em pastagem cultivada 5 litros por animal por dia durante 250 dias em pastagem nativa Maior rendimento do leite em laticnio, da a importncia em se aproveitar na produo de queijo, manteiga, iogurte e doce de leite. Fmeas que produzem 7 litros de leite ou mais devem receber 1 kg de rao para cada 3 litros de leite produzido. Bezerros de fmeas ordenhadas duas vezes ao dia devem receber 1 kg de rao para cada 100kg de peso vivo, alm de pastejar gramneas de boa qualidade. MANEJO REPRODUTIVO Seleo do macho: Elevado potencial para produo de leite Peso compatvel com a idade e raa Inexistncia de defeitos zootcnicos Sistema intensivo: 1 macho: 25 fmeas Sistema Extensivo: 1 macho: at 40 fmeas O macho: Os machos sem as caractersticas exigidas para um reprodutor devem ser castrado entre 12 e 18 meses. Ou transferidos para pasto de engorda. Nos rebanhos comerciais o macho deve ser castrado nos primeiros dias.

Descarte das fmeas Fmeas que ao final da 2a lactao apresentam produo leiteira inferior mdia do rebanho Fmeas que no parirem por 2 anos consecutivos Maior de 12 anos de idade M criadeiras Apresentarem defeitos fsicos Brucelose e tuberculose Seleo das fmeas: Produo de leite da me PV Ausncia de defeitos zootcnicos Desmama: Anel de plstico colocado no septo nasal Identificao: tatuagem nas duas orelhas. Ordenha: Duas ordenhas dirias aumentam a produo em cerca de 24%. Se possvel s fmeas lactantes devem ser submetidas a banho antes da ordenha. Visando a higiene e conforto doa animais. Produo de leite em sistema intensivo Estabulao livre: os bfalos recebem alimento no cocho e permanecem livres em pequena rea cercada. Fornecer 1 kg de concentrado para cada 3 kg de leite produzido. Pastejo intensivo rotacionado: Pp= 1 a 7 dias; PD= 24 a 45 dias. As fmeas devem ser ordenhadas duas vezes ao dia. Produo de carne O bfalo possui elevada capacidade de produzir carne, mesmo em condies adversas. Em funo da habilidade de seu organismo em digerir alimentos grosseiros e da facilidade de locomoo em reas alagadias e atoladias. Em Belm, o consumo de carne de bfalo j atinge 10% do consumo de carne de bovinos. Produo de carne em pastagem nativa Em terra firme Reduz a despesa de formao da pastagem e manuteno da mesma. Apresenta baixa capacidade de suporte. Inferior qualidade da forragem Permite ser melhorada atravs da introduo de gramneas e leguminosas que aumentam a CS em at 1UA/h Em pastejo continuo utiliza-se de 3 a 6 h/UA O pasto pode ser dividido em piquetes menores (1 a 2 h/UA) Sistema tradicional de pastagem nativa (370 kg PV em 30 meses)

Sistema intensivo (introd. de Gel) (450kg de PV em 30 m) Em terra inundvel Os aproximadamente 6 h/UA 400kg PV com aproximadamente 24m Pode ser melhorado utilizando pastagens nativas de terra inundvel no perodo seco do ano e pastagem cultivada de terra firme na poca chuvosa. Produo de carne em pastagem cultivada Em terra firme O mais utilizado o quicuio-da-amaznia Deve ter gua em abundncia Sal mineral vontade Pastejo contnuo o mais adotado (1UA/ha) Em condies de bom manejo atingem 450kg de PV aos 20 meses Em terra inundvel Pastejo contnuo ou rotacionado (1 a 3 UA/ha) Sal mineral vontade Podem atingir 450kg de PV aos 18 meses de idade Produo de carne em sistema integrado Utilizar as pastagens nativas de terra inundvel no perodo seco e as reas de terra firme com pastagem cultivada durante a estao chuvosa. Pode ser sistema contnuo ou de preferncia rotacionado Taxa de lotao de aproximadamente 3UA/ha/perodo Permite a comercializao na entressafra. Produo de carne em sistema intensivo rotacionado Utilizar gramneas de elevada produtividade e bom valor nutritivo Quando bem manejado 3 a 4 UA/ha/ano. Pp= 1 a 7 dias PD=24 a 45 dias (de acordo com a disponibilidade de forragem) gua disponvel para banho GP de at 1000 kg por hectare por ano. Produo de carne em confinamento Os animais permanecem em currais divididos em grupos, com acesso mistura mineral e gua. Alimentao no cocho (60% de volumoso e 40% de concentrado) Produo em menor tempo em menor rea. Alimentao e nutrio Produtividade = Gentica + Ambiente. O manejo da pastagem de fundamental importncia O animal produz mediante o suprimento de suas necessidades bsicas. Utilizao de capineiras.

Suplementao alimentar Utilizao de subprodutos da fazenda para complementao da dieta animal. Mineralizao Sal deve ser fornecido vontade no cocho Consumo mdio de 50 gramas/ animal/dia Instalaes zootcnicas Levar em considerao o custo durabilidade e a funcionalidade Deve se localizar em terreno firme e drenado Trao animal Para selecionar um animal para trao, levar em considerao: Temperamento dcil Idade de 1,5 a 2 anos Peito amplo, largo Linha dorso lombar sem curvatura acentuada A raa Mediterrneo e Murrah so indicadas para trabalho em terra firme O animal necessita de suplementao. Produtos derivados do leite de bfala Iogurte Queijo branco tipo frescal Queijo mussarela Queijo provolone Requeijo marajoara Doce de leite Peculiaridades dos bfalos Regulao do calor corporal: apresenta menor nmero de glndulas sudorparas em compensao so bastante eficientes e conseguem regular o calor apenas sombra. Proteo pela lama: o charfudamento na lama, criando uma crosta no corpo dos bfalos uma proteo contra os ectoparasitas. Perodo de gestao: 1 ms a mais que os bovinos (10m) Vida til produtiva mais longa: produzem at 20 anos Grande capacidade de adaptao e transforma melhor as alimentos grosseiros O bfalo menor seletivo quanto aos alimentos Grande docilidade

Desempenho em produo de carne Trabalhos demonstram que a raa Jafarabadi alcana mdias maiores de peso ao nascer (entre 35-43kg) O PV alcanado pela cria por ocasio da desmama reflete a capacidade de produo de bezerros da me, significando caractersticas principal de seleo de matrizes na criao para corte. Moura Carvalho & nascimento (1986) apresentaram dados da EMBRAPA-CPATU de desenvolvimento ponderal de bubalinos. Os animais Murrah em pastagem nativa do Mdio Amazonas paraense e de Maraj exibiram, respectivamente, mdias de 198,0 e 247,5 kg (aos 12 meses) e 331,0 e 327,0 kg (aos 24 meses), em pastagem nativa do mdio Amazonas paraense. Tabela 1 Desenvolvimento ponderal, segundo diferentes autores. Espcie/Raa Peso (kg) 6m 12m 18m 24m Bubalina Mediterrneo Mediterrneo Mediterrneo Mediterrneo MediterrneoMediterrneo Mediterrneo Mediterrneo Carabao Carabao Carabao Carabao Murrah Murrah Murrah Murrah Jafarabadi Jafarabadi Jafarabadi Bovina Nelore Nelore Canchim 240,0 151,2 149,5 130,0 120,1 163,4 268,6 228,8 198,5 190,0 171,0 290,0 244,0 197,0 247,5 392,4 383,9 342,6 328,0 240,0 394,2 363,4 387,6 488,9 438,3 433,5 369,0 331,8 322,7 290,0 479,6 327,0 308,3 265,5 281,8

36m 403,8 360,0 305,8 -

Converso alimentar medida pela quantidade ingerida de alimento para cada kg de PV. sabido que os bfalos necessitam de menor quantidade de ingesto de alimentos para ganho de 1 kg de PV, quando comparado com os bovinos. Tabela 2 ndices de converso alimentar para bubalinos e bovinos por raa e autor. Raa bubalina ou bovina Autor Converso 9kg de alimento seco/kg de ganho de peso Jafarabadi Villares et al.(1977) 6,34 Jafarabadi Villares et al. (1979 a) 8,06 Mediterrneo Villares et al. (1979 a) 10,38 Mediterrneo Nascimento & Veiga (1973) 10,79 Murrah Villares et al. (1979 a) 13,12 Nelore Villares et al. ( 1977) 8,13 Desempenho Leiteiro EMBRAPA (1981) relatou animais selecionados, da raa Murrah, apresentando mdia de produo de leite por lactao acima de 2500 kg. Qualidade do leite No h dvidas que, em relao ao bovino, o leite bubalino possui muito menos gua, o teor de gordura sempre mais elevado e os teores de protena e casena so bem maiores . Caractersticas Fsico-Quimicas O leite de bubalino mostra-se branco, enquanto que o bovino exibe colorao amarelada. Essa diferena decorre do elevado contedo de caroteno (pr-vit A) no leite bovino. Entretanto o leite bubalino apresenta maiores quantidades de vit A que o bovino. Em relao ao pH (grau de acidez) pode-se dizer que os valores de acidez do leite dos bubalinos e bovinos so muito semelhantes (entre 6,6 e 6,7). A densidade do leite (usada para verificao de possvel adulterao) tambm no apresenta diferena significativa entre bubalinos e bovinos.

MANEJO SANITRIO Deve-se ter em mente que os bfalos, apesar de sua marcante rusticidade, no deixam de exigir cuidados sanitrios adequados para que possam produzir tudo aquilo que so capazes. Para isso, necessrio a adoo de prticas higinico-sanitrias adequadas e perfeitamente interagidas com um conjunto de outros fatores, de igual importncia, tais como alimentao, manejo e melhoramento gentico dos animais. 1-Vacinao: Enfermidade Febre Aftosa Perodo a partir do 4 meses (vacina aquosa) 3 vezes ao ano a partir dos 4 meses reforo aos 8 meses 2 vezes ao ano (vacina oleosa) Fmeas de 3 a 8 meses (dose nica) 3 meses Reforo 9 meses 1 vez ao ano 30 dias antes do parto na me Bezerro com 15 dias 4 meses 1 vez ao ano 6 meses 1 vez ao ano

Brucelose Carbnculo sintomtico Paratifo Raiva Pasteurelose Vacina resfriada 2- Pasteurelose Agente: bactria do gnero Pasteurella Doena infecto-contagiosa aguda Sintomas: Anorexia Prostao Perda da ruminao e lactao

Apresenta-se sob forma cutnea com ademas intermaxilares e no pescoo, forma torcica de fenmenos pneumnicos e forma intestinal onde h diarria sanguinolenta e tenesmo (dor do nus).

3- Vermifugao Bezerros: 15 dias, 30 dias, 60 dias e desmama. Aps desmama: incio e final do perodo chuvoso, tero final do perodo chuvoso (at 2 anos). 4- Piolhos: Haematopinus tuberculatus Mais comum nos animais jovens devido a abundncia de pelos Sintomas: Perda de sangue Irritao Emagrecimento Pode causar a tripanossomose e piroplasmose. O ciclo biolgico do piolho ocorre totalmente no bfalo, envolvendo de 2-3 dias para ovoposio, 9-10 dias para ecloso das lndeas (ovos) e aparecimento das ninfas, 10-12 dias para o desenvolvimento das ninfas. Sempre que houver infestao todo o rebanho deve ser submetido a 2 pulverizaes com inseticida, intercaladas de 18 dias. O tratamento para piolhos caro, existe a alternativa de se usar raiz de timb-urucu (Derris urucu) a 1% em gua (ex. 180g de razes para 18 litros de gua). 5-Sarna Mais comum em bfalos estabulados formam crostas que podem se estender desde a cabea at o dorso do animal. Irritao provocada pela coceira Reduo do ganho de peso ou perda de peso Diminuio da produo de leite. O tratamento pode ser realizado com uso de leo queimado. 6- Tratamento do umbigo Corte do cordo umbilical, com tesoura previamente desinfetada, 3cm abaixo da insero do cordo. Curar o local com produto cicatrizante e repelente. 7- Higiene das instalaes Aps a retirada do esterco s instalaes devem ser lavadas recomendvel permitir as vacas e ao bezerro o banho durante 10-15 minutos antes da ordenha. Os baldes, lates e outros utenslios utilizados na ordenha devem ser lavados e desinfetados.

MANEJO PRODUTIVO E REPRODUTIVO Manejo da Produo 1-Identificao a) Marcao a fogo No tem revelado resultado satisfatrio, com o tempo ficam pouco legveis e desaparecem. b) Marcao Criognica Aplicao de marcadores ultra-resfriados, com nitrognio liquido ou mistura de gelo seco e lcool etlico absoluto. A transferncia do super-resfriamento do marcador para a pele do animal provoca a destruio dos melancitos e conseqentemente o surgimento de pelos brancos. Procedimento para realizao de uma eficaz marcao criognica: Coloca-se gelo seco num isopor contendo lcool absoluto com intuito de ultra resfriar o lcool. Sabe-se que a transferncia do super frio ocorreu adequadamente quando o borbulhamento intenso se reduziu a um mnimo estvel. Em seguida, mergulha-se o marcador de cobre na mistura, o que provoca outro borbulhamento intenso, representando a transferncia do ultra frio da mistura para o marcador. Quando o borbulhamento novamente se estabilizar no mnimo, o marcador j est pronto para ser aplicado. Nesse momento, o animal j deve estar contido, com os pelos raspados na coxa. O local ento umedecido com prprio lcool etlico absoluto e efetuada imediatamente a aplicao do marcador, por um tempo de contato com a pele de 60 segundos. Depois de dias comearo a surgir os pelos brancos na rea marcada. Com o avano da idade, os pelos tendem a desaparecer, inclusive os brancos. c) Marcao com Tatuagem Processo de identificao que vem conseguindo xito pelos produtores, porm apresenta a desvantagem de no permitir uma leitura fcil, sendo necessria a conteno dos animais para a leitura, s vezes necessitando de limpeza no local, principalmente quando as marcas se localizam na orelha. A tatuadeira provoca pontos de perfurao na orelha onde posteriormente se esfrega tinta preta Pelikan Outro local utilizado para tatuagem a prega caudal. Nesse caso a leitura se d apenas com o levantamento da cauda. No entanto, para obteno de melhores resultados imprescindvel utilizar animais com painel da prega desenvolvido, ou seja, o animal deve ter mais de 6 meses. d) Marcao com picotes Se d atravs de cortes com ou sem furos na orelha de acordo com o sistema convencional de representao numrica.

Desvantagens Leitura somente a pequenas distncias Identificao sujeita a leitura errada Mistura dos picotes com cortes de piranha, rasgos e cortes. Prejuzo a esttica do animal. Sistema de representao numrica tradicional conhecido por marcao australiana, muito usada em sunos.

Sinal de propriedade na orelha Em condies extensivas, freqente o emprego do sinal da propriedade na orelha, que consiste na retirada de parte da orelha com faca ou alicate. Cada fazenda um desenho de corte especfico. Brincos, chapas de metal e colares Desvantagens dos brincos Leitura a pequena distncia Desaparecimento do brinco, quando retirado por outro animal por perda por engate em algum abstculo. Enfraquecimento do brinco (sol, chuva, lama) Acmulo de lama nos brincos. Para sanear estes problemas costuma-se colocar brincos com a mesma numerao nas duas orelhas do animal, possibilitando recolocar a numerao correta em caso de perda. As chapas metlicas tm as mesmas desvantagens dos brincos, alm de serem mais caras. Os colares so de custo mais elevado e alm das desvantagens semelhantes aos brincos chapas de metal, podem provocar asfixia quando engatam em objetos diversos.

2- Castrao Torna os animais mais calmos para engorda em confinamento e a campo Evita cobrio por touros inferiores Produz carne mais macia, com maior teor de gordura, conferindo melhor sabor. Mtodos de castrao a) Por inciso b) Com burdizzo c) Com anel de borracha colocado um anel de borracha distendido na bolsa escrotal um pouco acima dos testculos atravs de um aparelho chamado elastrador. Aps a retirada do aparelho o anel permanece no local, comprimindo fortemente a bolsa escrotal e os cordes espermtico, ocasionando interrupo da circulao e provocando com o tempo a necrose e queda da bolsa com o seu contedo. indicado somente para bezerros. 3- Descorna Vantagens: a) Reduz os danos provocados nas cercas, currais e outras instalaes. b) Reduz os danos provocados por brigas c) Diminui os riscos para o contratador d) Facilita a alimentao no cocho e) Facilita o transporte. importante salientar que o descornamento elimina a principal caracterstica de diferenciao das raas. Deve ser evitada a mistura de animais com e sem chifres, pois os animais descornados temem os animais com chifres. Por exemplo, um touro desprovido de chifres dificilmente cobre uma fmea na presena de um touro com chifres, alm de dificultar a alimentao uma vez que os com chifres no permitem a alimentao dos outros. Mtodos a) Faca (Primeiras semanas de vida) b) Ferro (Primeiras semanas de vida) c) Alicate de descornamento (3-6 meses) Animais com mais de 1 ano recomenda-se o despontamento 4- Corte das tetas suplementares Devem ser eliminadas ao redor dos 3 meses de idade Usa-se uma tesoura desinfetada, efetuando um corte pouco acima da insero da teta no bere. Em seguida aplica-se um desinfetante no caso de sangramento tambm um anti-hemorrgico.

5- Freqncia da ordenha Pode ser realizada uma ou duas ordenhas dirias. No sistema extensivo comum apenas 1 ordenha e nos intensivos 2. Quando se pratica 2 ordenhas, existe a tendncia de aumento da produo de leite. 6- Ordenhas manual e mecnica a ordenha manual predomina na bubalinocultura brasileira, entretanto na Itlia a ordenhadeira mecnica j consagrada. 7- Cuidados na ordenha Tanto as vacas como os bezerros devem ser limpos. Quando possvel sala de ordenha, deve estar prxima a uma lagoa, onde os animais permanecero por 10 minutos antes da ordenha. Este processo facilita a dissipao de calor e a limpeza, por conseguinte os animais se tornam mais tranqilos. Quando no h lagoa, os animais devem ser limpos com jatos de gua. Os beres devem ser individualmente lavados e massageados utilizada uma pequena quantidade de concentrado para facilitar o apojo das vacas sem a presena das crias. 8- Desmama importante se efetuar a ordenha para que a bfala tenha um perodo seco de restabelecimento at o prximo parto. Em criaes extensivas, onde difcil a construo de cercas para facilitar a desmama, ocorre que os bezerros mamam continuamente at a prxima gestao, impedindo ou reduzindo a quantidade de leite mamada pelo bezerro mais jovem. Para sanar este problema so utilizados instrumentos colocados no focinho ou no chanfro do bezerro para evitar que ele mame. a) Anel de plstico: segmento de 2 a 2,5 cm de largura de tubo de PVC rgido com 2-2.5 polegadas de dimetro.

b) Desmamador de madeira com arame Desvantagem: Corte do bere, traumatiza a matriz para aleitamento.

c) Desmamador de madeira com pregos Desvantagem: corte do bere, traumatiza a matriz para aleitamento

d) Desmamador comercial de plstico

Deve-se evitar o desmame com mais de 10 meses de idade Devem somente desmamar com menos de 7 meses quando as condies de alimentao compensem a ausncia de leite. MANEJO REPRODUTIVO 1- Relao Touro/vaca 1 macho/ 20-30 fmeas em sistema extensivo 1 macho/ 30-40 fmeas em sistema intensivo 1 macho/ 40-60 fmeas em estabulao livre

Os machos esto aptos a procriao dos 2 aos 20 anos aproximadamente, entretanto, para efeito de clculo, utiliza-se dos 3 aos 12 anos ( a partir de 450 kg de PV) As fmeas devem pesar no mnimo 350 kg ou 65% do peso ps parto das vacas. Tanto para machos como para fmeas deve-se observar: Sanidade Caractersticas reprodutivas Capacidade de melhoramento 2- Mtodos de reproduo a) Cobertura a campo: o reprodutor permanece durante todo ano com as fmeas de procriao no pasto. b) Cobertura em estabulao livre: manuteno do reprodutor e das fmeas confinadas em estabulao livre durante todo ano. c) Monta controlada: as fmeas so cobertas no momento em que o cio e identificado pelo rufio. 3- Inseminao Artificial Dificultada pela criao extensiva. E utilizada na ndia, Bulgria, Itlia e Brasil.

CAPACIDADE REPRODUTIVA a) Perodo de Gestao Trabalhos demonstram que as vacas Murrah e Mediterrneo apresentam perodo de gestao de 311 a 312 dias respectivamente. A raa Jafarabadi 315 e a raa Carabao 326.5 dias. b) Idade a Primeira Cria Verificou-se que no h diferena aprecivel entre as mdias de IPC apresentadas para fmeas Murrah, Mediterrneo e Jafarabadi, que foram respectivamente 38,82 38,41 e 37,40 meses. Entretanto, a Carabao apresentou 44,58 meses, revelando-se mais tardia que as raas de bfalo de rio. c) Intervalo de Partos As mdias de valores exibidos por diferentes fontes para as raas Mediterrneo, Jafarabadi, Murrah e Carabao foram, respectivamente, 418,6, 420,2 e 526,9 dias o que evidencia que a raa Carabao apresenta maior IP. d) Distribuio das Paries Ocorre maior concentrao de partos em determinada poca do ano, segundo locais e condies de manejo e alimentao, com reduo das atividades sexuais geralmente, nos meses mais secos e de temperatura mais elevada. Esse quadro pode mudar desde que exista fatores compensatrios de manejo. Como por exemplo o fato de existir nos meses de estiagem e maiores temperaturas, reas inundveis, onde nessa poca ocorre abundncia de forragem nas pastagens nativas, com suprimento de gua suficiente para ingesto e banho. Por exemplo, Nascimento & Moura Carvalho (1978) verificaram que 89,3% das paries ocorreram de abril a maio. Mtodos de seleo a) Seleo pelo exterior Tipo e tamanho dos chifres Altura da cernelha Permetro torcico Largura do peito Comprimento da garupa Forma e tamanho do bere b) Seleo pelo desempenho Produo de leite Produo de carne

MANEJO ALIMENTAR DE BUBALINOS O bfalo e um animal domstico ruminante, para que se possa alimenta-lo de maneira satisfatria necessrio que conheamos as suas exigncias nutricionais. Tabela 1 Requerimentos nutricionais de bfalos Caracterstica do animal Classe Bezerro Animal Jovem Animal Jovem Vacas secas Touros Engorda idade 6-12 meses 1-2 anos + de 2 anos Peso (kg) 150 300 400 450 550 272 e acima Requerimentos dirios MS (kg) 3,7 7,5 10,0 11,2 13,7 PD (kg) 0,35 0,47 0,45 0,45 0,50 0 ,59 NDT (kg) 2 ,60 4 ,00 4 ,30 3, 40 4 , 00 5 ,22

Tabela 2- Requerimentos nutricionais de bfalas em lactao Quantidade de Matria Seca leite/vaca/dia (kg/100 kg de PV) At 5 2,5 5-8 2,5 8-11 3,0 11-14 3,0 14-17 3,0 17-20 3,5 20-23 3,5 23-26 3,5 PASTAGEM A bubalinocultura dispe de 3 tipos de rea Permanente inundada igap Sujeita a inundaes vrzea Fora do alcance de inundaes terra firme As pastagens utilizadas pelos bubalinos so constitudas principalmente de plantas da famlia gramneas e leguminosas. Matria (kg) 12,5 12,5 15,0 15,0 15,0 17,5 17,5 17,5 Seca Protena Digestvel (kg) 0,55 0,70 0,85 1,00 1,15 1,30 1,40 1,60 Nutrientes Digestveis Totais (NDT) 5,5 6,6 7,7 8,7 9,8 10,9 12 13

PASTAGEM NATIVA No Brasil, a criao de bfalos ocorre principalmente em pastagens nativas situadas nos campos alagadios. Nessas reas, os pastos so constitudos destacadamente de grande variedade de gramneas. As ciperceas nessas condies so menos freqentes do que as gramneas, e as leguminosas raramente existem. Apresenta a vantagem da economia do custo para preparo da rea e formao da pastagem. A pastagem nativa, quando em equilbrio ecolgico reduz consideravelmente o aparecimento de invasoras, diminuindo o custo com a limpeza. No apresenta cigarrinha das pastagens. A relao Custo/Beneficio entre o pastejo continuo e o rotacionado demonstra que o pastejo rotacionado apresenta pouca vantagem sobre o pastejo continuo. Quando a propriedade apresenta pastagens nativas de terra firme e alagadia pode-se adotar o pastejo alternado, intensificando o uso da terra firme no perodo chuvoso e da rea alagadia na estao seca. PASTAGEM CULTIVA Envolve principalmente gramneas. O consorcio GXL pode ser feito e quando eficaz traz grande vantagem de fertilizao do sol. O estabelecimento de consorcio em proporo adequada tarefa difcil, o que agravado pela ao do pastejo do bfalo. Essas dificuldades encontradas em terra firme torna-se extremas em reas alagadias. Uma alternativa o uso dos bancos de protena. O controle das invasoras essencial para o xodo das pastagens. Existe possibilidade acentuadas de ocorrncia de cigarrinha das pastagens. GRAMINEAS UTILIZADAS NA FORMAO DE PASTAGENS Terra firme: Colonio (Panicum maximum) Jaragu (Hyparrenia rufa) Braquiaria (Brachiaria decumbens) Quicuio-da-Amaznia (Brachiaria humidicula) Andropgon (Andropogon gayanus) Braquiaro (Brachiaria brizanta) Terra Alagadia Canarana-de-paramibo ( Canarana-erecta-lisa ( Colnia ( ) Tanner grass (Brachiaria radicans ) ) )

SISTEMAS DE ALIMENTAO 1- PASTAGEM + SUPLEMENTAO MINERAL Passos para um bom manejo: 1o ) Determinar o nmero de UA Apontar os ndices de produtividade Percentagem de nascimento: 30% Mortalidade at 1 ano de idade: 6% Mortalidade de 1-2 anos de idade: 3% Mortalidade > 2 anos: 2% Valores de UA Touro: 1,3 UA Vaca: 1,0 UA Animal at 1 ano: 0,3 UA Animal de 1-2 anos: 0,5 UA Animal > 2 anos: 0,8 UA Supondo um rebanho estabilizado com 90 matrizes e 3 reprodutores: Tabela 4- Rebanho estabilizado de bubalinos Categoria Matrizes Touros Machos at 1 ano Fmeas at 1 ano Machos 1-2 anos Fmeas 1-2 anos Machos 2-3 anos Fmeas 2-3 anos Total Cabeas 90 3 36 26 34 34 33 33 299 UA 90 3,9 10,8 10,8 17 17 26,4 26,4 202,3

2o ) Determinar a capacidade de suporte da pastagem (UA/h/ano) Clculo de matria verde disponvel com auxilio de uma parcela de pasto como amostra. Exemplo: Supondo que as mdias de produo de matria verde obtidas em 10 reas de 1m mensalmente sejam:

Ms kg Janeiro 0,22 Fevereiro 0,23 Maro 0,24 Abril 0,28 Maio 0,32 Junho 0,31 Julho 0,30 Agosto 0,27 Setembro 0,22 Outubro 0,10 Novembro 0,08 Dezembro 0,09 Total 2,66 -----------------------------Esse total representa a produo de MV/m/ano. 1 m---------2,66 10.000m----X1 X1=26.600 kg Admitindo-se uma perda de 20% devido ao pisoteio. X2= 26.600 20% X2= 21.180 kg Considerando-se uma UA de 500 kg e pasto com cerca de 25% de MS, o consumo de forragem verde/ano ser: 1dia---------50 kg (10% de 500 kg) 365 dias ___X3 X3= 18250 kg Calcula-se assim a capacidade de suporte em UA/ha/ano 1UA---------18.250 kg X4------------21180 kg X4= 1,2 UA Clculo da rea total da pastagem: N de UA= 232,3 (299) CS= 1,2 UA/ha/ano rea total da pastagem= 202,3/1,2 rea total da pastagem= 168,6 h 3o ) Formular um sal mineral ou adquirir no comrcio 4o ) Projetar a pastagem de maneira que permita o acesso dos animais a gua.

PASTAGEM COM SUPLEMENTAO ALIMENTAR E MINERAL Pode ser feita a suplementao alimentar no perodo de escassez de forragem ou essa pode ser feita durante o ano todo. O primeiro caso mais comum na criao de bfalos de corte, ao passo que a segunda alternativa mais comum para bfalos leiteiros. A suplementao pode ser feita com capineiras, feno ou silagem. Com base em Nascimento et al. (1974) e Nascimento & Moreira (1974) uma mistura de 98% de farelo de trigo e 2% de minerais, ministrada na relao de 1 kg da mistura para cada 3 kg de leite produzido um suplemento relativamente barato e que pode proporcionar bons resultados na elevao da produo de leite em bubalinos sob regime de pasto, notadamente quando a qualidade da forragem for inferior. BEZERROS O tipo de alimentao est diretamente ligado a finalidade a que se destina a criao de bfalos. Se as condies de preo so favorveis ao uso de um sistema misto, envolvendo carne, leite e venda de reprodutores, os animais jovens recebero melhor tratamento alimentar. Se as condies de mercado so propcias a um sistema de criao visando produo de laticnios, os bezerros machos recebero tratamento alimentar inferior. Como regra geral, na alimentao suplementar de bezerros lactentes, objetiva-se reduzir a quantidade de leite materno ingerida como utilizao de alimentao suplementar a preo compensador, sem comprometer significativamente o desenvolvimento ponderal das crias. Em pases de criao intensiva de bfalos para leite, os bezerros so aleitados com leite em p bovino reconstitudo, cujo preo bem inferior ao leite bubalino lquido. Estudos revelam que bezerros bubalinos so menos propensos a aceitar o aleitamento artificial (balde, mamadeira) do que os bovinos. Alm disso, nem todas as fmeas apojam o leite sem a presena da cria (Nascimento e Moura Carvalho 1974) (Na Itlia chegam a aplicar oxitocina injetvel para promover a descida do leite). Em pases onde no h disponibilidade de leite em p para uso animal, h dificuldade de aceitao do aleitamento artificial e as fmeas no apojam sem a presena do bezerro, prefere-se o sistema de aleitamento natural, reservando leite da me para a cria aps a ordenha parcial. Economize-se assim em mo de obra e evita-se riscos de rejeio de consumo. Um sistema de alimentao que permite expressiva economia de leite, superior desenvolvimento ponderal das crias, facilidade de adoo e baixo custo, consiste no uso da pastagem de boa qualidade, mistura mineral fornecida a vontade no cocho localizado na pastagem, suplementao at 1 kg/cab/dia da mistura 98% de farelo de trigo e 2% de minerais, at 1 ano de idade, bem como leite materno extrado diretamente pelo bezerro, aps ordenha parcial.

Moura Carvalho ct al. (1982) engordou machos bubalinos em Quicuio-da-Amaznia encontrando mdia de ganho de peso diria variando de 0,575 a 0,686 kg/cab. Nascimento & Loureno Jr. (1979) revelaram Ganho de peso em pastagens exclusivas de canarana-erecta-lisa proporcionando animais com 450 kg com 1,5 ano de idade. SUPLEMENTAO MINERAL A suplementao mineral deve ser rotina em toda fazenda de bfalos. Tabela 3 Requerimentos dirios de matria seca e minerais estimados para vacas bubalinas em lactao. PV MS Kg
450 500 550 600 11,25 12,50 13,75 15,00

Valor Sugerido Ca(g) P(g)


34 38 41 45 25 28 30 33

Valor mximo (g) Na


11,25 12,50 13,75 15,00

Cu
0,112 0,125 0,138 0,150

I
0,009 0,010 0,011 0,012

Zn
0,562 0,625 0,688 0,750

Fe
1,12 1,25 1,38 1,50

Mg
0,013 0,015 0,016 0,018

Mn
0,450 0,500 0,550 0,600

K
90 100 110 120

S
22.50 25.00 27.50 30.00

Se
0,011 0,012 0,014 0,015

Sintomas de deficincia mineral: Apetite depravado Reduo de apetite Aspecto doentio: animais magros, com espinha dorsal recurvada, pelos arrepiados e sem brilho. Fraturas freqentes Baixa produo: crescimento retardado, GP reduzido ou perda de peso, baixa produo de leite, infertilidade, baixa resistncia a doenas. SUPLEMENTAO ALIMENTAR Consiste na administrao de alimento adicional ao animal criado na pastagem. Pode ser em forma de: Capineira Feno Silagem Sistema de alimentao de outras categorias em estabulao livre. Villares (1981) afirma que os bfalos em confinamento podero receber uma alimentao bsica, constituda de partes iguais de capim elefante e cana-de-acar triturados, a

vontade, e uria adicionada aos minerais para compensar a deficincia protica do volumoso. Os bezerros at 1 ano de idade sero alimentados com volumoso, bem como o leite, concentrado e minerais. As bfalas lactentes sero alimentados com rao, substituindo-se o pasto pelo volumoso usando-se frmula apropriada de minerais no caso do emprego da uria. Os touros podem ser alimentados com concentrado contendo pelo menos 16% de PB e % de NDT na relao 1kg de concentrado para cada 100 kg de PV.

CONFINAMENTO O custo limita a utilizao do confinamento, geralmente este empregado quando o produtor aproveita sub produtos disponveis e de baixo preo existente na rea.

Existem 2 tipos de confinamento 1o) Sistema de alimentao em estabulao livre: os bfalos recebem alimentos em cocho e permanecem livres em pequena rea cercada. empregado para machos e fmeas. 2o) Sistema de alimentao em estabulao fixa: os animais recebem alimento no cocho e ficam contidos em baias individuais, presos por correntes ou outro meio. Para o clima tropical, o mais recomendado para bfalas em lactao em confinamento a estabulao livre, a qual apresenta menor incidncia de doenas e possibilita melhor conforto aos animais. A estabulao livre pode ser usada para uma criao com todas as categorias animais necessrias, apropriadamente separadas, para produo de carne e/ou leite. Sistema de alimentao de machos bubalinos de sobreano em estabulao livre. Para esse sistema podem ser usados machos bubalinos, no castrados, de idade variando de 1-1,5 ano, proveniente de pastagem, com peso ao redor de 250 kg. Os animais devem ser vermifugados e vacinados. Em regies chuvosas a rea dever ser de 50-100 m / UA O cocho deve ser coberto. Recomenda-se acesso dos animais a gua Os alimentos utilizados podem ser capim elefante triturado, feno, raspa de mandioca, farelo de algodo, farelo de soja, farelo de trigo e gros triturados de milho. O consumo de MS na base de 2,53 do PV. Nascimento & Veiga (1973) obtiveram em animais bubalinos de sobreano ganhos dirios de 857 g com a seguinte rao: Mistura de 3,5 kg de farelo de trigo e 60 g de minerais ministrados por cabea dia. O capim elefante triturado a vontade Os animais receberam a mistura de farelo de trigo e minerais pela manh e o capim elefante triturado a tarde.

INSTALAES Componentes do centro de manejo

BEZERREIRO 1 a 1,5 m de rea livre pr cabea O piso pode ser suspenso ou no. Quando suspenso o estrado de madeira e o afastamento entre peas para passagem de excrees e resto de alimento deve ser ao redor de 2 cm. No caso do piso ao nvel do solo, este pode ser cimentado com declive para escoamento de gua de 2 %. O p direito de 2,5 a 3,5 m. A cobertura usada pode ser telha de barro, amianto ou zinco. Pode ser colocado um ou mais cochos e bebedouros. O cocho para colocao de concentrado e volumoso deve apresentar as seguintes medidas altura menor 0,3 a 0,4 altura maior 0,7 a 0,8, largura interna 0,4 a 0,5m; comprimento 0,4 m/cabea. O prprio cocho de alimentao poder possuir pequena diviso para minerais variando de 0,5 a 1,0 m de vo livre ou ento ser construdo um cocho separado para minerais. O bebedouro deve ter de 0,4 a 0,5 m de altura e largura interna de 0,5 a 1m. ABRIGO PARA ADULTOS Localizado no galpo no caso de criao de bfalos de corte e no estbulo no caso de bfalos de leite. A rea livre do abrigo por cabea de animal adulto varia de 5 a 6 m no caso de reprodutores 12m. Quando o abrigo possuir rea adicional a cu aberto cercada, com acesso para fonte de gua, a rea total a cu aberto, cercada, incluindo as partes de terra firme e banho, varia de 50 a 100 m por cabea, numa relao em torno de 2:1, respectivamente, terra firme e espelho de gua. O cocho deve possuir de 0,50 a 0,60 m de altura menor e 0,90 a 1,00 m de altura maior, com largura interna variando de 0,50 a 0,60 m. O comprimento livre de cocho por cabea de 0,90 a 1,00. O bebedouro deve possuir de 0,50 a 0,70 m de altura, com a largura interna variando tambm de 0,50 a 0,70 m. O comprimento varia de 1 a 2 m. O cocho para sal mineral pode estar em pequena diviso do cocho para alimento, variando de 0,5 a 1m. Caso o cocho seja independente as dimenses so: largura livre menor 0,30m, largura livre maior 0,40 m altura do piso at a borda do cocho 0,60 m altura da parte interna do fundo at a borda do cocho 0,20m. P direito de 2,50 a 3,50m.

Componentes extras de manejo

COCHO O comprimento do cocho coberto para sal mineral deve apresentar espao suficiente para comportar de uma s vez 6% dos animais que vo utiliz-lo. O espao por cabea de 0,40 a 0,50m. A largura do fundo de 40 cm. A profundidade gira em torno de 20 cm. A altura de 60cm, entretanto se animais jovens tambm vo utiliza-lo esta altura passa a ser 50 cm. Os cochos de volumoso para animais adultos devem possuir um comprimento em torno de 1 m por cabea, com altura menor e maior, respectivamente, de 0,50 a 0,60 m e 0,80 a 1,00 m, bem como largura interna de aproximadamente 0,60 m. Para bezerros o cocho para volumoso deve apresentar as seguintes dimenses, altura menor de 0,30 a 0,40 m; altura maior de 0,60 a 0,70 m largura interna 0,35 a 0,45. O comprimento tambm deve ser de aproximadamente 1 metro por cabea. BEBEDOURO Para os bebedouros localizados nos pastos, o espao linear por cabea em torno de 0,50 para animais adultos e 0,30 para bezerros. A largura para bebedouro retangular simples de 40 cm e para bebedouro retangular duplo em torno de 80 cm. A altura deve ser de cerca de 60 cm para animais adultos e 50 cm para animais jovens. Os bebedouros devem ser constitudos em locais de terra firme, de boa drenagem e de fcil acesso. ADE E BARRAGEM Aude uma instalao construda com objetivo de armazenar gua pluvial e gua do subsolo. Para sua construo, deve-se escolher uma depresso do terreno com excelente ponto de convergncia de gua pluvial, escavando-se o terreno at encontrar o lenol fretico. A barragem pode ser considerada uma construo feita com objetivo de se obter uma barreira, em um curso natural de gua, preferencialmente em pequeno rio, para elevar o nvel de gua, de modo a armazen-la. INSTALAES PARA ESTABULAO LIVRE A estabulao livre pode ser classificada em trs tipos: estabulao livre clssica, estabulao livre com baias individuais e estabulao livre com gua para banho. A estabulao livre clssica se caracteriza por possuir quatro reas, ou seja, de preparo e estocagem de alimento, alimentao, descanso e exerccio. A estabulao livre com baias individuais diferencia-se da clssica por possuir, na rea destinada ao descanso dos animais, baias individuais onde os animais podem entrar e sair livremente. A estabulao livre com fonte de gua para banho um sistema que possui aude, barragem ou mesmo lagoa para banho doa animais.

DEPENDNCIA PARA ORDENHA As baias das vacas devem estar situadas 70 a 80 cm acima do nvel de localizao do ordenhador. recomendado revestir as paredes com azulejo pelo menos altura de 2m, construir piso de concreto com declive e esgoto adequados, forrar o teto e prover a sala com arejamento apropriado. Num estbulo, o local de ordenha pode ser constitudo de cocho de alimentao, bebedouros e baias individuais. O cocho de alimentao pode variar de 30 a 40cm de altura menor, 70 a 80cm de altura maior e de 40 a 60cm de largura interna. O bebedouro pode ser individual ou coletivo. No caso do bebedouro coletivo, sua largura interna deve variar de 20 a 30cm, com altura interna de 15 a 20cm, com lamina de gua atingindo no mximo 2cm da borda. As baias individuais podem ser organizadas de maneira que as vacas estejam dispostas bilateralmente cara a cara, cauda a cauda ou unilateralmente com a cara para a circulao. O piso deve ser de cimento com declive e valeta de escoamento. Deve possuir baias fixa ou mveis. SALA DE PREPARO DE ALIMENTO Dever possuir dimenses capazes de abrigar os seus equipamentos e o volume de alimento a ser manipulado de cada vez. O equipamento principal a picadora de forragem. DEPOSITO As dimenses variam de acordo com o volume de material a armazenar. uma dependncia que deve ser bem vedada, a fim de evitar a penetrao de ratos e outros animais predadores. Os estrados do piso devem ser elevados para armazenagem de sacos de concentrados e minerais, objetivando proporcionar um ambiente arejado, bem como protege-los da umidade. SALA DE LEITE Compartimento onde o leite recebido e passa pelos primeiros manuseios. Deve possuir boas condies de higiene. As paredes devem ser azulejadas pelos menos 1,50m de altura. Deve ser forrada com piso em ladrilho ou material similar. Balco, pia, lates, balde, corda, banquinhos, equipamento de ordenha mecnica, balana, equipamento para anlise de leite e resfriador so itens encontrados na sala de leite.

CURRAL o componente para a conteno dos animais.

Com relao a rea livre ocupada por cabea adulta, ela varia de 2 a 3m. Para animais jovens, essa superfcie de 1 a 1,5m. Em regies de terra inundvel, os currais podem ser construdos em aterros feitos preferencialmente com uso de mquinas. Tambm podem ser construdos currais suspensos denominados de maromba. SERINGA Tem a finalidade de acumular e direcionar os animais na entrada da manga. A rea para alojamento de cada animal de 2m. O piso deve ser de preferncia cimentado e ante derrapante. MANGA DE VACINAO Manga, tronco ou brete uma instalao destinada principalmente ao servio de vacinao dos animais. Deve a capacidade de conter pelo menos dois animais podendo chegar mais que dez. O valor do comprimento necessrio para uma cabea adulta de 1,70 a 2m. TRONCO DE CONTENO destinado conter um animal de cada vez e pode ser fixo ou mvel. Se encontra localizado depois da manga. BALANA Est situada depois da manga de vacinao, ou, quando existir, aps o tronco de conteno. EMBARCADOURO Tem por finalidade o embarque e desembarque dos animais. Existem dois tipos de embarcadouro para bfalo, um construdo para transporte rodovirio e outro para transporte aqutico. Este ltimo recebe a denominao de caiara. ESTERQUEIRA Tem por finalidade armazenar o esterco produzido, em condies que permitam uma fermentao adequada, resultando em produto final de boa qualidade. As esterqueiras podem ser classificadas em subterrneas, de encosta, de plataforma e areas. COLOSTRO Leite produzido pela vaca durante dois ou trs dias aps o parto.

FUNES DO COLOSTRO FUNO ALIMENTAR: mais nutritivo que o leite natural; 14,3% de protena (leite natural apenas 3,2%); Dobro de clcio (Ca) e fsforo (P); 4 vezes mais ferro; Seis vezes mais vit. A; FUNO REGULADORA DO INTESTINO: eliminao do MECNIO FUNO PROTETORA CONTRA DOENAS: efeito vacina Anticopos so protenas especiais (globulina); Ac. Se acumulam na glnd. Mamria antes do parto; Evitar ordenhar as vacas antes do parto; Quando + cedo o bezerro mamar melhor; Meia hora: limite mximo para mamar o colostro (forar); COLOSTRO EXCEDENTE: deve ser ordenhado Oferecido aos terneiros maiores (fase de aleitamento); Diluir na proporo de 1:1 com leite natural; Pode-se tambm congelar o excedente; Descongelar em banho-maria. SUBSTITUTO DO COLOSTRO: ideal colostro descongelado Problemas no bere ou morte da vaca. RECEITA: Um ovo batido em 30ml de gua fervida; 600ml de leite natural colher de leo vegetal (leo de rcino). Fornecer a mistura 3 x dia at o 4o dia de vida. Maior segurana: Antibitico (VO - SID- at 5o dia) Metade da dose: 6o ao 21o dia de nasc. SAL MINERAL E MINERALIZAO: MITOS 1. O ANIMAL REGULA O SEU CONSUMO CONFORME NECESSIDADES Apenas o sal branco: Na- nico mineral que o animal tem desejado Vacas em lactao: pode-se misturar 2% sal mineral na rao. 2. QUANTO MAIOR O TEOR DE NUTRIENTES, MELHOR O SAL? SUAS

Quantas gramas do nutriente h em cada quilo do produto. Consumo informado pelo fabricante ou calculado pelo pecuarista. Exageros de algumas frmulas (maior que a necessidade do animal). Concentrado mineral: fonte de Ca, P e outros minerais. Sal comum: sal de cozinha (NaCl) Sal mineral: Concentrado mineral + sal comum. Pr-mix mineral:microelementos para adicionar em sal mineral. Ideal haver um equilbrio dos nutrientes (tabelas do NRC) CONCENTRADO MINERAL 67% (FONTE DE Ca e P) SAL COMUM 3% 3. OS PALATABILIZANTES SO TRUQUES PARA MAIORES VENDAS Pode ser m f das empresas para vender mais (excesso) Outra funo manter o consumo mais uniforme. 4. CLCIO (Ca) E FOSFORO (P) SO APENAS PARA ANIMAIS JOVENS Exigncias permanecem praticamente inalteradas durante a vida. Macro e micronutrientes tm a mesma importncia todas as idades. 5. RELAO Ca:P DEVE SER 2:1 S adianta o sal ter 2:1 se o restante (dieta) tiver a mesma relao . Maior problema uma relao inferior a 1:1 ( Ca menor que P). 6. NA SECA NO ADIANTAM MINERALIZAR OS ANIMAIS Baixo teor protico das pastagens diminui o consumo de sal mineral Neste caso: usar sal com uria ou sais proteinados. 7. NAS GUAS (INVERNO) O MINERAL NO TO IMPORTANTE Produtor ilude-se com a pastagem viosa no perodo chuvoso Hora em que os animais mais demandam nutrientes (crescimento acelerado) Consumo de minerais tende a diminuir nestas condies. 8. O COCHO DEVE FICAR DO LADO OPOSTO A AGUADA Fatores determinantes na uniformidade de pastejo: Lotao e tamanho da rea; Tipo de pastejo. Importante da localizao a facilidade de vistoria e abastecimento. 9. SAL MINERAL TUDO A MESMA COISA? Procurar a segurana de firmas idneas (SERIEDADE)

10. REQUERIMRNTOS DE CI, Na, Ca e FSFORO DO REBANHO LEITEIRO Bovinos consomem diariamente entre 25 a 30g de sal comum Vacas em lactao: mais 1,8g de sal comum por litro de leite produzido Requerimento dirio para Manuteno Produo (15 litros) Totais Clcio (Ca) 17 g 37,5 (2,5g x 15) 54,5 Fsforo (P) 14 g 25,5 (1,7 g x 15) 39,5

Fonte: Alimentos e alimentao do rebanho leiteiro (1998)

11. CARNCIA DE SAL COMUM Plos arrepiados e sem brilho; Olhos opacos; Falta de apetite Perda de peso; Diminuio da produo leiteira 12. CARNCIA DE FSFORO Atraso no crescimento; Enfraquecimento dos ossos Perverso do apetite animal come ossos, madeira, pelos, etc; Rigidez das articulaes; Problemas na reproduo: ausncia de cio ou repetio de cio; Uma das causas mais freqentes da baixa fertilidade do rebanho. 13. CARNCIA DE CLCIO Osteomalcia enfraquecimento dos ossos e fraturas; Raquitismo nos terneiros- cresc. retardado, deformaes sseas Queda na produo leiteira; Febre do leite ou febre vitular Carncia de Ca sanguneo Parato-hormnio e vitamina D Fontes de Ca e P Fosfato biclcico (ou diclcico): p de rocha desfluorizado Farinha de ossos: p de ossos queimados e modos.

DESENVOLVIMENTO DO FETO BOVINO DURANTE A GESTAO PRENHEZ (meses) 01 02 PESO do FETO (g) 1,9 5,9 PORCENTAGEM (%) -

03 72,6 04 331,1 05 1.614 4,05 06 3.792 9,52 07 9.343 23,46 08 17.508 43,96 09 28.394 71,29 AT O NASC. 39.925 100 Fonte: adaptado de SWET, MATTEWS E FOHRMANN citado por MONTARDO (1998) EFEITO DO TEMPO DE PERMANNCIA DA TERNEIRA COM A VACA Perodo de permanncia com a vaca Apartado ao nascer Apartado 10 horas aps o nascimento Apartado 48 horas aps o nascimento Fonte: MONTARDO (1998) Ganho de peso at 75 dias (g /dia) 497 636 713

TABELA DE ALIMENTAO DAS TERNEIRAS IDADE LEITE Manh Tarde At o 2o dia Junto a Vaca 3o ao 4o 2.0 2.5 15o ao 42o 0.0 3.5 o o 43 ao 180 0.0 0.0 Total 143 litros * limite mximo de 02 kg / dia Fonte: MONTARDO (1998) CONCENTRADO ----- vontade vontade vontade* 270 kg VOLUMOSO ----- vontade vontade vontade ------

TABELA 1- REQUERIMENTOS NUTRITIVOS PARA MANUTNO DE VACAS LEITEIRAS Peso do animal (kg) 350 400 450 500 550 600 650 700 750 800 NDT Protena Clcio kg (g) (g) 2.850 341 14 3.150 373 15 3.440 340 17 3.720 432 18 4.000 461 20 4.270 489 21 4.530 515 22 4.790 542 24 5.040 567 25 5.290 592 27 Vacas adultas 2 ltimos meses de gestao Fsforo (g) 11 13 14 15 16 17 18 19 20 21

450 4.470 763 500 4.840 821 550 5.200 877 600 5.550 931 650 5.900 984 700 6.230 1.035 750 6.560 1.086 800 6.890 1.136 Fonte: NRC 1978 citado por MONTARDO (1998)

29 31 34 37 39 42 45 57

20 22 24 26 23 30 32 34

TABELA 2- REQUERIMENTOS NUTRITIVOS PARA PRODUO (nutrientes por Kg de leite produzido) Gordura do NDT Protena leite (%) (g) (g) 2,5 260 72 3,0 282 77 3,5 304 82 4,0 326 87 4,5 344 92 5,0 365 98 Fonte: NRC 1973 citado por MONTARDO (1998) Clcio (g) 2,4 2,5 2,6 2,7 2,3 2,9 Fsforo (g) 1,6 1,7 1,7 1,8 1,8 1,9

NDT NUTRIENTES DIGESTIVEIS TOTAIS QUE O ANIMAL PRECISA CONSUMIR. 01 Kg de NDT = 4.400 kcal ou 4.400,000 cal PB QUANTIDADE TOTAL DE PROTENA VACAS LEITEIRAS JOVENS Adicionar 20% das exigncias de manuteno na 1a lactao. e 10% na segunda lactao.

Vous aimerez peut-être aussi