Vous êtes sur la page 1sur 7

FACITE - Faculdade de Cincia, tecnologia e Educao.

Bacharelado em Administrao 3 Semestre Janio Oliveira de Arruda

Empreendedorismo
Trabalho apresentado ao curso de administrao de empresa da faculdade de Cincia, tecnologia e Educao - Facite para fins de avaliao de empreendedorismo, tendo como orientador o professor Bruno Amaral.

Santa Maria da Vitria Bahia Maro de 2011

Histrico do empreendedorismo no Brasil e no Mundo

Ao contrrio dos EUA, no qual o conceito de empreendedorismo j conhecido e utilizado h vrios anos, no Brasil o estudo do tema tem se intensificado a partir do fim dos anos 90. A preocupao com a criao de empresas duradouras e a diminuio da taxa de mortalidade das empresas existentes so considerados fatores importantes para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil. Isto se deve principalmente necessidade das grandes empresas brasileiras em aumentar a competitividade, reduzir custos e manter-se no mercado (conseqncias do processo de globalizao e das tentativas de estabilizao da economia brasileira). A principal conseqncia desta situao foi o aumento do desemprego, o que levou esses ex-funcionrios a buscarem novas formas de sobrevivncia, muitas vezes iniciando novos negcios, sem possuir experincia no ramo e utilizando-se das economias pessoais. O processo de criao de novos negcios foi tambm intensificado com a popularizao da internet, se constituindo no que hoje em dia chamado de nova economia. Alm desses ainda existem os herdam negcios familiares e do continuidade a empresas criadas h dcadas. Este conjunto de fatores incentivou a discusso a respeito do empreendedorismo no Brasil, com nfase em: Pesquisas acadmicas sobre o assunto;

Anlise Histrica do Surgimento do Empreendedorismo A palavra Empreendedor tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e comea algo novo. Uma anlise histrica do

desenvolvimento

Primeiro uso do termo O primeiro exemplo de definio de empreendedorismo pode ser creditado a Marco Plo, que tentou estabelecer uma rota comercial com o oriente. Neste caso o empreendedor corria os riscos fsicos e emocionais, enquanto o capitalista assumia os riscos de forma passiva.

Idade Mdia O termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produo. No assumia riscos e gerenciava projetos com recursos disponibilizados geralmente pelo governo.

Sculo XVII Primeiros indcios da relao entre assumir riscos e

empreendedorismo. Relao entre empreendedor e governo, onde o primeiro assumia a responsabilidade por prestar algum servio ou fornecer produtos ao governo, por meio de um contrato Criao de programas especficos para o pblico empreendedor estabelecido entre as partes. Nesses contratos geralmente os preos eram pr-fixados, sendo que qualquer lucro ou prejuzo que viesse a ocorrer era de inteira responsabilidade do empreendedor. Neste perodo, Richard Cantillon, foi um dos primeiros a diferenciar o empreendedor (que assume os riscos) do capitalista (que fornece o capital necessrio).

Sculo XVIII Neste perodo o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, devido provavelmente ao incio da industrializao que ocorria no mundo. (Exemplo: Thomas Edison).

Sculos XIX e XX Neste perodo os empreendedores foram freqentemente

confundidos com os gerentes ou administradores, sendo analisados como aqueles que organizam, planejam, dirigem e controlam as aes desenvolvidas na organizao, a servio do capitalista.

Sntese. O estudo do conceito empreendedorismo no Brasil teve nfase e maior ascenso a partir dos anos 90, totalmente antagnico dos Estados Unidos que j trabalha este modelo a muito tempo. Por isso tanto sucesso econmico,

uma vez que empreendedorismo significa uma grande porcentagem na formao do seu produto interno bruto. Um fato pelo qual tambm fortaleceu a idia de empreendedorismo no Brasil, segundo estudos, foi falta de oportunidade de algumas pessoas, com a reduo do contingente de admisso de empregos, houve assim uma necessidade de fazer alguma coisa para sobreviver, isso fortaleceu as empresas diminuiu a taxa de falncia das organizaes, aumentou a competitividade, reduziu custos e manteve-se no mercado competitivo e globalizado. O processo de disseminao desta panormica idia empreendedor teve inicio em meados da idade media, quando ento Marco Plo tentou estabelecer uma rota comercial com o oriente, correndo altos riscos, enquanto capitalista da poca apenas assumia riscos passivos. No Brasil o empreendedorismo se deu tambm a partir dos anos 90, onde o governo teve maior investimento e criou parcerias de cursos profissionalizante SEBRAE (EMPRETEC, SOFTEX, etc) podendo assim mostrar dentro das possibilidades a muita gente a dimenso do empreendedorismo.

Tipos de Caractersticas do Empreendedor

Segundo estudos, existem muitas caractersticas que podem ser apontadas como importantes para um empreendedor, tais como: Autoconfiana Foco em oportunidade Capacidade de trabalhar em grupo Saber calcular e minimizar os riscos Paixo pelo que faz Poder de persuaso Liderana Viso

Sntese. No pensamento conclusivo existe vrios tipos de empreendedor, mas num todo o empreendedor tem que ter a capacidade de sonhar, cultivar

imaginaes, ter capacidade de descobrir nichos de mercado, traduzir seus pensamentos em aes, e muitos outros Esses empreendedores tambm podes se dividir em nato, aqueles que j nascem empreendedor e do nada criam grandes imprios, ou empreendedor social, que tem como misso de vida construir um mundo melhor para as pessoas, envolve-se em causas humanitrias com comprometimento singular. Tem um desejo imenso de mudar o mundo criando oportunidades para aqueles que no tm acesso a elas, dentre muitos outros. Concluso! Empreendedor o cara!

Razes do Empreendedorismo

Segundo Patrcia Machado do jornal empreendedor, algumas razes so identificadas para ser um empreendedor, tais como: O empreendedor capaz de controlar o seu prprio destino Possuir um negcio faz com que voc no trabalhe para os outros. Voc ter a responsabilidade de assumir o controle da empresa e tomar as suas prprias decises. Isso permite que voc construa uma cultura empreendedora capaz de fortalecer a marca da empresa. O empreendedor controla e define os seus horrios, pois ter uma empresa prpria garante flexibilidade. O dono do negcio tem a possibilidade de determinar o local onde quer montar a unidade, seja em prdios comerciais ou dentro da prpria residncia. Alm disso, determina os horrios em que ir trabalhar e quais sero as suas prioridades. O empreendedor escolhe os seus funcionrios e parceiros Trabalhar em uma empresa no permite que voc escolha quem sero os seus colegas de trabalho. Isso se modifica quando se resolve ser empreendedor. Dentre as demais funes, o administrador do negcio dever fazer a seleo dos profissionais que iro trabalhar para o crescimento da empresa. interessante buscar pessoas que tenham os mesmo princpios que voc e que tenham afinidade com o setor de atuao do negcio. O empreendedor assume os riscos e colhe os frutos.

No h dvida de que abrir o seu prprio negcio um investimento de risco,

mas, se a empresa estiver bem estruturada e em um mercado promissor, a iniciativa poder gerar importantes resultados. Caso isso acontea, voc assumir os lucros advindos de um bom trabalho. Para atingir o sucesso, procure aprender com os erros cometidos, acompanhar o cotidiano do negcio e criar boas estratgias para superar os momentos de dificuldade. O empreendedor de sucesso aprende e reciclam a todo instante, ser funcionrio de uma empresa pode significar, em alguns casos, executar o mesmo trabalho todos os dias. Isso no acontece quando se decide abrir o prprio negocio. A todo instante voc aprender algo novo, conhecer o funcionamento de todos os setores da empresa e ter que tomar decises importantes que podem mudar o futuro do empreendimento.

Sntese. Dentro de uma analise sistmica sobre empreendedorismo, concluo em minhas opnies que emprendedorismo a busca a auto-realizao de quem idealiza essa politica de trabalho, pois o mesmo estimula desenvolvimento tanto colaborativo quanto organizacional, apoiando pequena e medias empresas no mercado de trabalho ampliando e monitorando a base tecnolgica, criando novos empregos, protegendo das mudanas no mercado. Umas das razes tambem muito importante re-estruturar o ensino brasileiro para a velocidade nas mudanas as novas tendncias globalizadas, adaptar-se ao novo mercado, com tica transparencia, moral e responsabilidade social e ambiental. O maior barato tambem de ser empreendedor, que o mesmo pode ser dono de seu proprio tempo, estabecer seu proprio horario e adaptar seu tempo no a horrio convencional, mas de acordo com seu bio-ritmo, logico com muita responsabilidade. No h barreiras para o progresso do empreendedor. A nica coisa que conta o seu comprometimento e o reconhecimento pode vir de seu desempenho individual.

E possvel ensinar empreededorismo

E possivel ensinar empreendedorismo? Segundo Dornelas at um tempo atraz acreditava-se que o empreendedor era nato, que nascia com um diferencial e era predestinado ao sucesso nos negcios. Mas o mundo tem suas peculiaridades de idias e mudanas, o mercado globalizado passa por um processo de mudanas tecnolgicas e fsicas numa velocidade nunca vistas antes, o individuo tem que mudar seus conceitos, quebrar paradigmas, sair do casulo do impossvel, olhar para as dificuldades e transform-las em oportunidades, contudo possvel sim ensinar

empreendedorismo, pois uma ferramenta de extrema importncia para quem quer sair do informal e ser um grande empresrio de sucesso, basta acreditar, claro com um olho no negocio e outro no cho, ser visionrio, correr risco, e sonhar que tudo pode tornar possvel Ser empreendedor ter sempre em sua cabea um Brainstorn, tornando as uma realidade. O empreendedorismo uma revoluo silenciosa, que ser para o sculo 21 mais do que a revoluo industrial foi para o sculo 20 (Timmons, 1990)

Vous aimerez peut-être aussi