Vous êtes sur la page 1sur 22

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
PROJETO DE LEI N /2011 Aprova o Plano Municipal de Juventude de Lauro de Freitas, Municpio da Bahia, na forma que indica e d outras providncias.

A PREFEITA DO MUNICPIO DE LAURO DE FREITAS, Estado da Bahia, no uso de suas atribuies legais, notadamente as definidas pela Constituio Federal, Constituio do Municpio da Bahia e Lei Orgnica do Municpio.

Fao saber que a CMARA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1 - Fica aprovado o Plano Municipal de Juventude, constante do Anexo nico da presente Lei Municipal, destinado a orientar as polticas pblicas desenvolvidas pelo Municpio voltadas aos jovens com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos.

Art. 2 - O Plano Municipal de Juventude reger-se- pelos objetivos, diretrizes gerais, prioridades, eixos orientadores, diretrizes especficas e aes programticas estabelecidos no Anexo nico desta Lei.

Pargrafo nico - O Plano Municipal de Juventude ser implementado e executado ao longo de 12 (doze) anos, contados a partir da publicao desta Lei.

Art. 3 - O Plano Municipal de Juventude ser implementado de acordo com os seguintes eixos orientadores e respectivas diretrizes especficas:

I - Eixo Orientador I: Emancipao e autonomia juvenil:

a) Diretriz 1: Incentivo permanente educao; b) Diretriz 2: Formao para o trabalho e garantia de emprego e renda;

II - Eixo Orientador II: Bem-estar juvenil:

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
a) Diretriz 1: Promoo da sade integral do jovem; b) Diretriz 2: Vida segura; c) Diretriz 3: Incentivo ao desporto, acesso ao lazer e preservao do meio ambiente ecologicamente equilibrado;

III - Eixo Orientador III: Desenvolvimento da cidadania e organizao juvenil:

a) Diretriz 1: Poltica e participao; b) Diretriz 2: Engajamento e organizao juvenil;

IV - Eixo Orientador IV: Apoio criatividade juvenil:

a) Diretriz 1: Estmulo produo cultural e acesso aos bens da cultura; b) Diretriz 2: Desenvolvimento tecnolgico e comunicao;

V - Eixo Orientador V: Reconhecimento das diversidades:

a) Diretriz 1: Jovem negro e negra; b) Diretriz 2: Jovem indgena; c) Diretriz 3: Jovem rural; d) Diretriz 4: Jovem deficiente; e) Diretriz 5: Jovem Lsbica, Gay, Bissexual, Travesti e Transexual - LGBTT; f) Diretriz 6: Jovem mulher; g) Diretriz 7: Jovem em conflito com a lei ou em restrio de liberdade.

Art. 4 - O Municpio proceder, em articulao com o Governo do Estado da Bahia e Governo Federal, bem como com as organizaes juvenis da sociedade civil municipal e, especialmente, por

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
meio do Conselho Municipal de Juventude, as avaliaes peridicas da implementao do Plano Municipal de Juventude.

Pargrafo nico - A primeira avaliao realizar-se- at o segundo ano de vigncia desta Lei, cabendo ao Poder Executivo, juntamente com as organizaes juvenis da sociedade civil, reunidos em conferncia Municipal, aprovar medidas que aprimorem as diretrizes e polticas em vigor.

Art. 5 - Caber ao Poder Executivo, atravs do Conselho Municipal de Juventude - COMJUVE, elaborar Plano de Aes Bienal, a ser homologado por ato da (o) chefa (e) do Poder Executivo do Municpio, com vistas ao cumprimento dos propsitos estabelecidos pelo Plano Municipal de Juventude.

Art. 6 - A Secretaria Municipal de Governo promover a coordenao inter setorial do poder executivo municipal com os demais rgos e entidades da administrao pblica municipal, demais entidades ligadas rea governamental, no municpio e fora dele, com a sociedade civil e suas instituies para o estabelecimento de estratgias comuns de implementao dos projetos prioritrios do Plano Municipal de Juventude.

Art. 7 - Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao.

Art. 8. Revogam-se as disposies em contrrio

Lauro de Freitas, XX de Novembro de 2011.

Moema Gramacho Prefeita Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
ANEXO NICO PLANO MUNICIPAL DE JUVENTUDE APRESENTAO A idia da criao do Plano Municipal de Juventude nasceu no incio desta dcada, junto com a mobilizao pela constituio do Plano Nacional de Juventude. Contudo, somente a partir da Conferncia de Juventude da Bahia que este processo ganha fora e alcance realmente Estadual, sendo debatido por mais de 50 mil jovens, nos 26 Territrios de Identidade da Bahia. Ao longo de 22 etapas territoriais (entre os meses de fevereiro e maro de 2008) e uma grande etapa Estadual (maro de 2008), a proposta do Plano Estadual de Juventude foi discutida por milhares de jovens, em um processo que tambm envolveu especialistas, acadmicos, gestores pblicos, parlamentares, movimentos sociais e representantes da sociedade civil. A prova desta riqueza no se resume a elevada participao, mas, sobretudo, reflete na qualidade das propostas e idias apresentadas. Educao, emprego, trabalho e gerao de renda, cultura e mdia, famlia, sexualidade, diversidades, drogas e violncia, tempo livre, participao poltica e liberdades democrticas foram temas abordados e aperfeioados pela jovem gerao baiana. Partcipe deste processo, o Municpio de Lauro de Freitas ao enaltecer a importncia da aprovao pela Assemblia Legislativa do Estado da Bahia, em 01 de Novembro de 2011, do Plano Estadual de Juventude ancorado nos paradigmas definidos pelo Plano Estadual e com base nas discusses da Conferncia Municipal de Juventude e, das discusses organizadas pelo Conselho Municipal de Juventude de Lauro de Freitas vem apresentar o seu Projeto de Plano Municipal de Juventude. Desta maneira, acreditando no processo de dilogo e participao social como o melhor mtodo para a construo de polticas pblicas, a exemplo da Conferncia e do Conselho Municipal de Juventude, o Governo do Municpio de Lauro de Freitas tem certeza que a proposta que agora se apresenta a mais verdadeira expresso da vontade plural da juventude de nosso municpio.

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
TTULO I DOS OBJETIVOS ESTRATGICOS, DIRETRIZES GERAIS E PRIORIDADES CAPTULO I DOS OBJETIVOS ESTRATGICOS Art. 1 - So objetivos estratgicos do Plano Municipal de Juventude: I - incorporar integralmente os jovens ao desenvolvimento do Municpio de Lauro de Freitas no somente como beneficirios, mas tambm como sujeitos ativos, por meio de uma poltica Municipal de Juventude voltada aos aspectos humanos, sociais, culturais, educacionais, econmicos, desportivos, religiosos e familiares; II - tornar as polticas pblicas de juventude responsabilidade do Estado Brasileiro e no de governos, ajudando a efetiv-las nos nveis Federal, Estadual e Municipal; III - articular os diversos sujeitos da sociedade, governo, organizaes no-governamentais, jovens e legisladores para construir polticas pblicas integrais de juventude; IV - construir espaos de dilogo e convivncia plural, tolerantes e eqitativos, entre as diferentes representaes juvenis; V - criar polticas que tratem do jovem como sujeito de direitos e membro da coletividade, respeitando as especificidades de cada segmento e todas as singularidades que se entrelaam; VI - garantir os direitos da juventude, considerando gnero, orientao sexual, raa, etnia, deficincia e local de residncia, nas mais diversas reas: educao, cincia e tecnologia, cultura, comunicao, desporto, lazer, participao poltica, trabalho e renda, sade, meio ambiente, terra, agricultura familiar, entre outras, levando-se em conta a transversalidade dessas polticas de maneira articulada; VII - apontar diretrizes e metas para que o jovem possa ser o sujeito principal em todas as etapas de elaborao das aes setoriais e intersetoriais a ele destinadas. CAPTULO II DAS DIRETRIZES GERAIS DE AO Art. 2 - Constituem diretrizes gerais de ao para implementao do Plano Municipal de Juventude: I - democratizar a educao de qualidade, ampliando fortemente o atendimento dos ensinos Infantil e fundamental e construindo currculos que considerem as realidades territoriais; II - adotar polticas que visem a insero efetiva do jovem no mercado de trabalho por meio da qualificao profissional, levando em considerao as especificidades territoriais;

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
III Potencializar e ampliar a atuao do Conselhos Municipal de Juventude; IV - trabalhar as polticas pblicas atravs de toda a extenso territorial do Municpio de Lauro de Freitas; V - ampliar o ensino e promover a formao dos jovens para a educao ambiental; VI - inserir esporte e cultura como elementos fundamentais na preveno violncia juvenil, assegurando o direito educao pblica e gratuita, do ensino infantil ao ensino superior, articulandose com o Governo do Estado e Federal no que diz respeito ao Ensino mdio e Superior; VII - ampliar os investimentos em polticas pblicas que fortaleam a estrutura e as necessidades bsicas das famlias. CAPTULO III DAS PRIORIDADES Art. 3 - A implementao do Plano Municipal de Juventude observar as seguintes prioridades: I - ampliar a gesto democrtica, efetivando mecanismos de acompanhamento da eficincia do processo de eleies diretas para gestores (as) escolares, planejamento pedaggico e financeiro com participao de todos os segmentos da escola e protagonismo juvenil; II - erradicar o analfabetismo juvenil no Municpio de Lauro de Freitas; III - ampliar medidas para elevar o nmero de jovens de baixa renda nas universidades; IV - estimular a criao de sistemas de acesso de afro descendentes universidade e ao servio pblico, bem como implementar aes que visem a sua permanncia nestes espaos; V - aprovar rubrica oramentria prpria para assistncia estudantil; VI - ampliar os cursos noturnos; VII ampliar o processo de formao continuada dos (as) educadores (as) da rede pblica Municipal de ensino, com foco na valorizao da carreira docente e na melhoria da qualidade do ensino; VIII - incrementar a qualidade de ensino, assegurando o trip ensino, pesquisa e qualificao profissional, fazendo com que a escola cumpra o papel de promover a interao com a comunidade local, a oportunizao do emprego e o desenvolvimento municipal;

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
IX - implementar polticas pblicas de qualificao, observando as vocaes locais de modo que atendam as demandas, inserindo os jovens no mercado de trabalho; X - criar polticas de estmulo para que as empresas beneficiadas com investimentos do municpio invistam na qualificao dos jovens e admisso destes nos seus quadros funcionais; XI - ampliar as condies para que os jovens venham a ser futuros empreendedores, bem como fomentadores da economia solidria; XII - aumentar o alcance dos programas do Governo voltados para a juventude visando atingir a toda a extenso territorial do municpio, com nfase nos locais com maior dificuldade social e econmica; XIII - estimular a criao de fruns comunitrios de juventude que possibilitem comunicao mais eficiente com as diversas comunidades do municpio; XIV Dialogar com o Governo do Estado da Bahia com vistas a transformar o Centro de Cultura do Municpio em espao de referncia insero do jovem na prtica das artes cnicas; XV - gerar emprego e renda para jovens atravs de programas especficos de educao ambiental; XVI - executar projetos para a criao de Agendas 21 (Agenda Ambiental) nas escolas de Lauro de Freitas; XVII - ampliar o nmero de praas e escolas que contemplem em seus espaos aparelhos multifuncionais de lazer, esporte e cultura, pensando e respeitando as questes de acessibilidade das pessoas com deficincia; XVIII - ampliar os investimentos nas entidades de assistncia Social e servios especiais (CAPS, CAPS AD, CRAS, etc), de modo a fortalecer o grupo familiar; XIX - apoiar a criao do Frum Permanente da Juventude, Diversidade e Cultura; XX - fortalecer as entidades juvenis (grmios, associaes, movimentos sociais, entidades esportivas, etc.), garantindo sua autonomia; XXI - estimular a criao de programas de qualificao para insero do jovem no mercado de trabalho, como mecanismos de combate violncia; XXII - democratizar o acesso dos jovens aos meios de comunicao municipais; XXIII - apoiar a implantao de plos comunitrios de formao, produo e difuso, com insero do tema nos ensinos formal e no-formal e na escola tcnica que se implantar no Municpio;

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
XXIV - apoiar polticas de atendimento humanizado na rede pblica de sade para assistir mulheres, independente da sua orientao sexual, em situao de abortamento com acompanhamento psicossocial adequado; XXV - apoiar a criao do Conselho da Diversidade Sexual; XXVI implantar processo de intercmbio com as Escolas de nvel mdio e Escola Tcnica, com vistas a familiarizar os alunos da rede municipal de ensino com suas metodologias como forma de potencializar a profissionalizao os jovens, para que estes colaborem com o desenvolvimento local; XXVII - fortalecer as aes de qualificao para elaborao e gesto de projetos e captao de recursos no municpio. TTULO II DAS AES PROGRAMTICAS CAPTULO I DA EMANCIPAO E AUTONOMIA JUVENIL SEO I INCENTIVO PERMANENTE EDUCAO Art. 4 - A diretriz especfica de incentivo permanente educao possui as seguintes aes programticas: I - garantir e apoiar a participao juvenil na elaborao das polticas pblicas na rea de educao; II - garantir e ampliar a participao dos jovens estudantes no processo de eleio direta para diretor (a) das escolas da rede pblica municipal de ensino, garantindo equidade no peso aferido a seu voto, em relao aos demais segmentos da comunidade escolar; III - erradicar o analfabetismo juvenil; IV - ampliar a oferta de vagas nos cursos noturnos, a fim de facilitar o acesso do jovem trabalhador educao formal; V - facilitar o acesso universidade mediante a ampliao da rede pblica de educao superior, em parceria com os Governos do Estado e Federal; VI - disponibilizar a orientao vocacional e informaes sobre as profisses para os alunos ingressantes no ensino mdio da rede pblica; VII - implementar polticas de assistncia e sade no mbito da escola pblica;

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
VIII - ampliar o nmero de matrculas de jovens na Educao Profissional, nos nveis de aprendizagem/tcnico, promovendo maior integrao com as entidades promotoras desta modalidade de ensino; IX - articular em parceria com o Governo do Estado aes de Educao Profissional e Educao Bsica, buscando a elevao do nvel de escolaridade e concebendo a Educao Profissional como formao complementar educao formal; X ampliar a capacitao dos (as) educadores (as) da rede pblica municipal de ensino e garantir a utilizao nos contedos curriculares o ensino da Histria da frica e dos Povos Indgenas, em todo o Ensino fundamental, mantendo a poltica de adoo das diretrizes da Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003, e da Lei 11.645, de 10 de maro de 2008; XI - inserir a temtica Juventude nos programas de formao inicial e continuada dos (as) trabalhadores (as) em Educao; XII - aperfeioar a infra-estrutura de instalaes, espaos e equipamentos para a produo qualificada do ensino das artes e para a convivncia salutar no seio da escola; XIII - estimular a formao profissional de educadores para lidarem com as diversidades de sujeitos e agrupamentos sociais; XIV - proporcionar a destinao adequada de recursos para subsidiar aes educativas, com formao contnua de docentes e aparelhamento e manuteno das instalaes da escola; XV - inserir contedos curriculares que valorizem a conscincia participativa, poltica e cidad dos jovens, tais como educao pela comunicao, meio ambiente, cultura brasileira, direitos humanos e de identidades; XVI - inserir temas relativos ao consumo de lcool, drogas, doenas sexualmente transmissveis, Sndrome de Imunodeficincia Adquirida (AIDS), Hemoglobinopatias e planejamento familiar nos contedos curriculares dos ensinos fundamental e mdio; XVII - promover a implementao no currculo do Ensino Fundamental II das diretrizes e cargas horrias para a introduo ao ensino de Sociologia e Filosofia; XVIII - estimular a criao de Grmio Livre, Conselho Escolar paritrio e deliberativo, com ampla poltica de articulao escola-comunidade. SEO II FORMAO PARA O TRABALHO E GARANTIA DE EMPREGO E RENDA Art. 5 - A diretriz especfica de formao para o trabalho e garantia de emprego e renda possui as seguintes aes programticas:

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
I - garantir e apoiar a participao juvenil na elaborao das polticas pblicas nas reas de trabalho, emprego e renda; II - apoiar polticas que assegurem a permanncia do jovem na escola, a fim de que ele possa cursar o ensino pblico regular at a concluso do ensino mdio; III - facilitar o acesso qualificao profissional da juventude que se encontra no sistema penitencirio, ou sob medida scio-educativa, bem como estimular o desenvolvimento de polticas de insero no mercado de trabalho, aps o cumprimento da pena; IV - incentivar a organizao de cooperativas como fonte geradora de renda, atravs de programas de formao em associativismo e cooperativismo; V - promover aes que visem interiorizao do turismo com base na economia solidria e sustentabilidade, integrando jovens trabalhadores; VI - estimular a constituio das cooperativas; VII - fomentar o desenvolvimento das redes de economia solidria, nas quais sero privilegiadas a participao coletiva, autogesto, democracia, igualitarismo, cooperao, autosustentao, promoo do desenvolvimento humano, responsabilidade social e preservao do equilbrio dos ecossistemas; VIII - fomentar a formao profissional de jovens nas comunidades de produo agrcola, com gesto participativa dos sujeitos sociais nela envolvidos, de forma a possibilitar a organizao da produo no campo, na perspectiva do desenvolvimento sustentvel e do acesso cultura; IX - estimular o trabalho social remunerado no campo; X - articular polticas de formao profissional como as voltadas ao primeiro emprego e renda; XI - disponibilizar cursos de formao profissional para os jovens deficientes; XII - articular o planejamento das polticas de emprego e formao profissional com as polticas de desenvolvimento econmico e social dos territrios de identidades; XIII - aumentar o alcance dos programas do Governo do Municpio voltados para a juventude, para alm da regio metropolitana; XIV - desburocratizar o acesso aos microcrditos para jovens, mediante parceria com entidades do setor para fomentar o aprendizado na elaborao de projetos ou plano de negcios;

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
XV - fomentar a formao e a consolidao de plos de incubadoras de empresas de base tecnolgica e de empresas juniores, nas instituies de ensino superior e de educao profissional localizadas no municpio; XVI - priorizar uma formao profissional progressiva e contnua, visando formao integral do jovem quanto escolaridade, profissionalizao e cidadania, reconhecimento de potencialidades pessoais, culturais e artsticas e estmulo ao protagonismo juvenil de modo a garantirlhe o efetivo ingresso no mundo do trabalho, nos mercados locais e regionais; XVII - apoiar os fruns comunitrios sobre aprendizagem e formao profissional; XVIII - estimular o envolvimento das empresas nas aes de formao profissional, visando gerao de oportunidades de trabalho para os jovens; XIX - apoiar a Agenda Bahia do Trabalho Decente, garantindo a participao juvenil nas discusses dos eixos temticos, bem como no acompanhamento da implementao das aes; XX - discutir, em parceria com a Agenda Bahia do Trabalho Decente, a implementao de um Plano Municipal de Gerao de Trabalho, Emprego e Rena para Juventude; XXI - reprimir a prtica do turismo sexual, notadamente visando crianas e adolescentes.

CAPTULO II DO BEM-ESTAR JUVENIL SEO I PROMOO DA SADE INTEGRAL DO JOVEM Art. 6 - A diretriz especfica de promoo da sade integral do jovem possui as seguintes aes programticas: I - garantir e apoiar a participao juvenil na elaborao das polticas pblicas na rea de sade; II - fortalecer programas especficos para atendimento de jovens nas unidades de sade em horrios compatveis com o trabalho e a escola; III - enfatizar o trabalho conjunto com a escola e com a famlia para a preveno da maioria dos agravos sade dos jovens; IV - ampliar programas de sade reprodutiva e preveno da gravidez precoce; V - enfatizar, no currculo dos profissionais de sade, a formao sobre sexualidade do jovem;

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
VI - promover a qualificao dos profissionais de sade, em uma perspectiva multiprofissional, para lidar com o uso e abuso de substncias entorpecentes e drogas; VII - estimular os (as) professores (as) e profissionais de sade a diagnosticar preventivamente a ingesto abusiva e a dependncia de lcool; VIII - articular a sociedade civil, as instncias de sade, justia e polticas juntamente com as organizaes no governamentais da rea no enfrentamento das questes sociais que fomentam o uso de substncias psicoativas; IX - estimular estratgias de profissionalizao, de apoio famlia e de insero social dos usurios de drogas; X - adotar, em ambientes destinados ao pblico jovem, especialmente no ambiente escolar, medidas mais efetivas contra o comrcio de drogas lcitas e ilcitas como forma de coero violncia e de proteo aos jovens; XI - desenvolver projetos que valorizem a cultura local e da comunidade; XII - fortalecer programas pblicos que beneficiem a recuperao de jovens infratores; XIII - apoiar aes de servio pblico de informao por telefone que possibilitem aos jovens se informarem sobre sade, sexualidade e dependncia qumica; XIV - ampliar programas de preveno e apoio a jovens vtimas de abuso, violncia e explorao sexual, especialmente as mulheres; XV - ampliar projetos e programas, a exemplo do projeto Sade e Preveno nas Escolas - SPE, que desenvolvem metodologias educativas e participativas; XVI - apoiar a criao, expanso e fortalecimento de centros permanentes especializados em tratamento para dependentes qumicos e pessoas vivendo com HIV/AIDS; XVII - equipar as unidades de sade e formar profissionais para atendimento e preveno dos casos de acidentes e agravos por intoxicao e envenenamento de jovens nas reas rurais. SEO II VIDA SEGURA Art. 7 - A diretriz especfica de vida segura do jovem possui as seguintes aes programticas: I - apoiar a participao juvenil na elaborao das polticas pblicas na rea de segurana pblica;

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
II - ampliar as informaes sobre os direitos dos jovens, assim como inform-los sobre os mecanismos de acesso justia; III - estimular, no mbito das polticas pblicas de segurana, aes de preveno da violncia, promoo da cidadania e controle social, reforando a prtica do policiamento comunitrio, com prioridade nas reas com altas taxas de violncia e promovendo formao nas reas de direitos humanos e mediao de conflitos, conforme as diretrizes apontadas pelo PRONASCI; IV - fomentar a observncia do Estatuto da Criana e do Adolescente. SEO III INCENTIVO AO DESPORTO, ACESSO AO LAZER E PRESERVAO DO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO Art. 8 - A diretriz especfica de incentivo ao desporto, acesso ao lazer e preservao do meio ambiente ecologicamente equilibrado possui as seguintes aes programticas: I - garantir e apoiar a participao juvenil na elaborao das polticas pblicas na rea do desporto, do lazer e do meio ambiente ecologicamente equilibrado; II - criar mecanismos que visem a implementao da Lei de incentivo fiscal para o esporte, com critrios que evitem a centralizao de recursos em determinadas regies; III - ampliar o nmero de quadras poliesportivas nas escolas, permitindo a sua utilizao gratuita pela comunidade nos fins-de-semana; IV - instituir novas modalidades de prtica desportiva nas escolas, como basquete, vlei, handball, danas, lutas, jogos, recreao, natao; e elaborar programas para esportes no convencionais, como: patins, skate, rapel, mountain-bike, ciclismo; V - fomentar a aquisio de equipamentos comunitrios para a prtica de esportes noconvencionais e outras atividades de lazer e similares; VI - estimular a criao reas de lazer nas praas pblicas, que possibilitem a realizao de gincanas promovidas pelos prprios moradores da comunidade; VII - dinamizar a prtica da educao fsica, por meio da qualificao dos (as) professores (as), diversificando as modalidades esportivas, e incentivar o esporte na escola rural e nas comunidades quilombolas; IX - apoiar as iniciativas e programas que intensifiquem as relaes scio-ambientais e proporcionem melhor qualidade de vida a todos os jovens, em um ambiente natural ecologicamente equilibrado e socialmente sadio;

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
X - fomentar a constituio de organizaes no-governamentais que atuem na interconexo entre juventude e meio ambiente; XI - estimular a gerao de projetos de Agenda 21 Jovem e proporcionar aos jovens educao ambiental, com nfase no manejo agrcola. CAPTULO III DO DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E ORGANIZAO JUVENIL SEO I POLTICA E PARTICIPAO Art. 9 - A diretriz especfica de poltica e participao possui as seguintes aes programticas: I - criar Conselho de Juventude eleito democraticamente, com carter consultivo; II - disponibilizar espaos gratuitos nos meios de comunicao e aproveitar os j existentes, para divulgar as polticas pblicas e os direitos dos jovens, onde podero expressar as suas idias; III - valorizar e construir uma cultura de paz em toda a sociedade, de forma a superar qualquer preconceito e/ou discriminao, educando a sociedade como um todo; IV - estimular a participao efetiva do jovem nos espaos de discusso e deliberaes comunitrias e pblicas (PPA, LDO, LOAS, Oramento Participativo, Plano Diretor, dentre outros instrumentos); V - apoiar a formao continuada dos membros/conselheiros que atuam no Conselho Municipal de Juventude; VII - articular as polticas pblicas de juventude entre os entes governamentais e a sociedade em geral, incentivando-se a solidariedade local; VIII - garantir a participao juvenil na elaborao e acompanhamento das polticas pblicas em nvel Municipal, promovendo seminrios, fruns e debates contemplando a diversidade juvenil. SEO II ENGAJAMENTO E ORGANIZAO JUVENIL Art. 10 - A diretriz especfica de engajamento e organizao juvenil possui as seguintes aes programticas: I - estimular a participao dos jovens nos mais diversos espaos de discusso e monitoramento de polticas pblicas, principalmente no que concerne juventude;

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
II - colaborar com o processo de conscientizao da juventude, por meio da informao sobre polticas pblicas de Juventude - PPJ (a escola como fonte de formao de protagonistas juvenis); III - abrir as escolas nos finais de semana para que a juventude possa usufruir do espao para a realizao de atividades; IV - potencializar as habilidades juvenis nas escolas como forma de criar mecanismos de participao ativa; V - apoiar a realizao da Conferncia Municipal de Polticas Pblicas de Juventude, a cada 02 (dois) anos; VI - estimular a criao de entidades de representaes estudantil e a disponibilizao de espao para suas atividades; VII - apoiar a criao um sistema Municipal de fomento participao juvenil, responsvel por difundir ferramentas e saberes necessrios ao associativismo e a organizao juvenil, co gestado pelo Conselho de Juventude Municipal; IX - participar a criao de fruns territoriais de juventude que possibilitem comunicao mais eficiente com os municpios no mbito Municipal. CAPTULO IV DO APOIO CRIATIVIDADE JUVENIL SEO I ESTMULO PRODUO CULTURAL E ACESSO AOS BENS DA CULTURA Art. 11 - A diretriz especfica de estmulo produo cultural e acesso aos bens da cultura possui as seguintes aes programticas: I - garantir e apoiar a participao juvenil na elaborao das polticas pblicas na rea de cultura; II - fomentar projetos culturais destinados aos jovens; III - incentivar os projetos culturais produzidos pelos jovens; IV - trabalhar a arte como grande propulsora da criao social; V - incentivar projetos culturais que compreendam um programa de formao de platia e criao de espaos pblicos para produo cultural dos jovens, proporcionando a incluso social de todos os segmentos juvenis nesses projetos.

SEO II

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
DESENVOLVIMENTO TECNOLGICO E COMUNICAO Art. 12 - A diretriz especfica de desenvolvimento tecnolgico e comunicao possui as seguintes aes programticas: I - garantir e apoiar a participao juvenil na elaborao das polticas pblicas na rea de Cincia, Tecnologia, Informao e Inovao; II - universalizar o acesso incluso digital, instalando computadores nas escolas pblicas de ensino fundamental e estabelecendo cooperao com o Governo do Estado para implement-las no ensino mdio e nas instituies de ensino superior, conectando-os Rede Mundial de Computadores, com uso e qualificao em ferramentas computacionais livres e colaborativas; III - fomentar o desenvolvimento de uma cultura cientfica nas escolas, mediante a reformulao do ensino das cincias na educao bsica; IV - aproveitar a estrutura dos Centros Comunitrios e Centro Sociais Urbanos - CSU para a integrao digital dos jovens em toda a extenso territorial do Municpio; V - promover a formao tcnica com software livre, fomentando a cultura cooperativista, integrando a economia solidria na produo de bens tecnolgicos; VI - ampliar o nmero e a escala de atendimento dos Centros Digitais de Cidadania - CDCs; VII - apoiar a criao de um portal com informaes relacionadas com o contedo curricular das disciplinas de que serviro como referncia de pesquisa para os jovens e seus professores, tendo como seu vis principal a produo colaborativa e licenas livres da sua produo compartilhada; VIII - apoiar, e incentivar a instalao de rdios livres nas escolas pblicas; IX - abrir um debate com setores do governo Municipal sobre a possibilidade de implementao de um projeto de leitura crtica dos meios de comunicao em escolas pblicas, tomando como referncia elementos tericos e metodolgicos j disponveis no Brasil; X - implementar uma poltica de cincia e tecnologia articulada com um projeto nacional de desenvolvimento e que valorize o jovem cientista; XI - facilitar a acessibilidade na comunicao por intermdio de lngua de sinais brasileiras (libras), sistema braile, letras ampliadas, meio digital e outros elementos necessrios; XII - fomentar a aplicao de tecnologias voltadas ao atendimento das especificidades dos jovens com deficincia;

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
XIV - apoiar as iniciativas de incluso dos jovens que moram na zona rural e nas comunidades tradicionais, enfocando os instrumentos tecnolgicos como ferramentas a favor da produo de conhecimentos. CAPTULO V DO RECONHECIMENTO DAS DIVERSIDADES SEO I JOVEM NEGRO E NEGRA Art. 13 - A diretriz especfica jovens negros e negras possui as seguintes aes programticas: I - garantir e apoiar a participao dos jovens negros na elaborao das polticas pblicas; II - apoiar e cobrar do Governo do Estado, o controle social sobre as aes das polcias civil e militar em questes que envolvam a proteo e a garantia dos direitos humanos e da diversidade; III - implementar programas e aes de apoio e acompanhamento de jovens vtimas de violncia policial e de grupos de extermnio, bem como de suas famlias; IV - estimular a criao de sistemas de acesso de afro descendentes universidade e ao servio pblico; V - valorizar as religies de matriz africana e incentivar eventos musicais que resgatem a cultura de resistncia afro descendente; VI - estimular as empresas privadas para que adotem medidas de promoo da igualdade racial, observando o critrio da diversidade racial e cultural; VII - oferecer cursos profissionalizantes que permitam o desenvolvimento sustentvel das comunidades quilombolas, nas reas de sade e meio ambiente; VIII - desenvolver aes intersetoriais de combate ao extermnio da juventude; X - melhorar a qualidade de vida dos jovens das comunidades tradicionais, facilitando o acesso s novas tecnologias e o acesso a crdito para desenvolvimento de suas comunidades; XI - cumprir os acordos internacionais pela eliminao do racismo, sexismo e pela promoo da igualdade racial, com nfase na juventude negra e quilombola; XII - intensificar a intermediao com rgo responsvel pelo reconhecimento/legalizao das reas de comunidade tradicionais; XIII - oferecer formao tcnica juventude quilombola, que permita o desenvolvimento sustentvel de suas comunidades;

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
XIV - investir na qualificao de gestores e servidores pblicos municipais para operar as polticas pblicas de juventude na rea da promoo da igualdade racial e de gnero; XV - ampliar aes de qualificao profissional, desenvolvimento humano, participao poltica, combate violncia e de reforo cidadania e identidade dos jovens negros, especialmente nas reas de grande aglomerao urbana. SEO II JOVEM INDGENA E JOVEM RURAL Art. 14 - A diretriz especfica jovem indgena e jovem rural possui as seguintes aes programticas: I - garantir e apoiar a participao dos jovens indgenas e jovens rural na elaborao das polticas pblicas; II - disseminar programas de qualificao e formao profissional para jovens indgenas e jovens moradores da zona rural que permitam o desenvolvimento sustentvel das comunidades indgenas e rural, em reas de sade e meio ambiente; III - assegurar o direito dos jovens ndios quanto educao e preservao de sua cultura, ampliando a oferta da Educao Escolar Indgena nas Aldeias; IV - garantir a autonomia das escolas indgenas; V - incentivar programas de intercmbio entre as diferentes culturas; VI - implantar e cumprir as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educao Escolar Indgena; VII - Realizar concurso pblico diferenciado para professores das escolas indgenas; VIII - incentivar a criao de centros de referncia e apoio ao estudante indgena e rural e ainda, criar escolas tcnicas nas reas onde estas comunidades estejam inseridas; IX - incentivar formas associativas de trabalhos artesanais indgenas; X - formar Professores Indgenas em magistrio e licenciatura planejada de acordo com as demandas dos povos indgenas; XI - criar a categoria professor indgena, produzindo materiais didticos especficos e apoiando o aprendizado de lnguas indgenas; XII - apoiar a realizao de Conferncia Municipal de Educao Escolar Indgena;

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
XIII - melhorar o atendimento da sade indgena com a presena das equipes mdicas nas aldeias e a construo de postos de sade, promovendo a implantao de um sistema de sade indgena que atenda s especificidades dos povos; XIV - realizar oficinas e seminrios para formao dos jovens em polticas pblicas. XV - ampliar o acesso a terra aos jovens agricultores; XVI - ampliar o financiamento para produo agrcola; XVII - investir em infra-estrutura e tecnologia nas escolas rurais, com o intuito de diminuir o xodo rural; XVIII - propiciar o acesso aos cursos de educao distncia; IXX - implantar programas de estmulo agro ecologia e produo orgnica; XX - valorizar a agricultura familiar; XXI - possibilitar que a juventude na faixa etria de 15 (quinze) a 29 (vinte e nove) anos, especialmente os jovens rurais, seja includa no cadastro dos programas de reforma agrria, independentemente do Municpio civil; XII - revisar os critrios para o acesso a programas de uso e explorao da terra; XXIII - compatibilizar os tetos de financiamento dos programas de acesso terra s diversidades de custo da terra nas diferentes regies; XIV - promover a criao e ampliao de Escolas Familiares Rurais e Casas de Famlias Rurais CEFA nas reas dos assentamentos e de suas comunidades tradicionais; SEO IV JOVEM DEFICIENTE Art. 15 - A diretriz especfica jovem deficiente possui as seguintes aes programticas: I - garantir a participao do jovem deficiente na elaborao das polticas pblicas; II - promover campanhas de conscientizao da populao quanto ao cumprimento das leis de apoio s pessoas com deficincia; III - promover cursos de educao profissional, estimulando a incluso dos jovens portadores de deficincia;

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
IV - implementar programas de gerao de emprego e renda para jovens portadores de deficincia; V - fomentar a implantao de assistncia mdica especializada para jovens deficientes, visando promoo do desenvolvimento de suas capacidades, identificao precoce e interveno adequada para minimizar e prevenir deficincias posteriores; VI - ampliar a acessibilidade aos prdios e locais pblicos; VII - criar programas de apoio famlia dos jovens portadores de deficincia; VIII - criar programas institucionais que garantam maior dilogo e melhor acompanhamento da escola com a famlia do aluno com deficincia. SEO V JOVEM LSBICA, GAY, BISSEXUAL, TRAVESTI E TRANSEXUAL - LGBT Art. 16 - A diretriz especfica jovem LGBT possui as seguintes aes programticas: I - garantir a participao do jovem LGBT na elaborao das polticas pblicas; II - prover apoio psicolgico, mdico e social ao jovem em virtude de sua orientao sexual e sua famlia em centros de apoio; III - respeitar as diferentes formas de orientao sexual e o seu direito livre expresso; IV - incluir, nos censos demogrficos e pesquisas oficiais, dados relativos orientao sexual; V - estimular a criao de departamentos especializados, nas delegacias j existentes, em crimes de homofobia; VI - desenvolver a conscincia dos jovens acerca da diversidade sexual; VII - fortalecer o Programa Brasil sem Homofobia; VIII - apoiar a criao do Conselho da Diversidade Sexual; IX - apoiar iniciativas que se destinem a tramitao na Cmara Municipal de Lauro de Freitas, que disponham sobre os direitos LGBT; X - realizar campanhas de combate a homofobia; XI - incluir os contedos relacionados populao LGBT na formao dos profissionais da sade de nvel tcnico e da graduao, bem como garantir o tema nos processos de Educao Permanente em servios do SUS;

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
XII - incluir a orientao sexual e identidade de gnero em todos os documentos e informativos produzidos para as aes afirmativas em rgos estaduais; XIII - sensibilizar gestores e sociedade civil para a necessidade de construo de uma rede de proteo social para adolescentes e jovens LGBT; XIV - combater toda forma de explorao sexual contra os adolescentes e jovens LGBT; XV - apoiar e divulgar produo de materiais educativos sobre orientao sexual e identidade de gnero para superao da homofobia.

SEO VI JOVEM MULHER Art. 17 - A diretriz especfica jovem mulher possui as seguintes aes programticas: I - garantir e apoiar a participao das jovens mulheres na elaborao das polticas pblicas de juventude; II - promover aes que ampliem a participao da mulher nos espaos decisrios; III - ampliar o apoio mdico, psicolgico, social e econmico s jovens em situao de gravidez precoce; IV - promover aes destinadas a aumentar a proporo de mulheres nos papis e cargos de liderana nas comunidades e nas instituies; V - estimular programas e projetos que objetivem conscientizar as mulheres na identificao de suas necessidades especiais; VI - combater todo tipo de discriminao e violncia contra a mulher; VII - implementar as aes e programas previstos nos Planos Nacionais de Polticas para as Mulheres; VIII - apoiar a ampliao da licena maternidade para 06 (seis) meses; IX - apoiar a divulgao e implementao da Lei Maria da Penha e da notificao Compulsria; X - defender uma educao inclusiva e no-sexista;

PREFEITURA MUNICIPAL DE

LAURO DE FREITAS
XI - promover polticas pblicas que se destinem a combater os esteretipos na educao e na mdia que reforam as idias de submisso, desigualdade, subalternidade e discriminao das mulheres; XII - apoiar as escolas no amparo s jovens grvidas e s jovens mes; XIII - promover o acesso e o controle das mulheres sobre a renda e os mtodos de produo de bens e servios, respectivamente; XIV - ampliar e fortalecer os organismos do Poder Pblico que desenvolve polticas para mulheres, considerando o recorte racial; XV - implementar polticas pblicas de promoo dos direitos sexuais e direitos reprodutivos das jovens mulheres, privilegiando a utilizao de mecanismos que evitem mortes maternas e garantindo o acesso a mtodos contraceptivos; XVI - combater todas as prticas de violncia contra as jovens mulheres: violncia de gnero, moral, sexual, fsica, racial, patrimonial, domstica, de orientao sexual e psicolgica. SEO VII JOVEM EM CONFLITO COM A LEI OU EM RESTRIO DE LIBERDADE Art. 18 - A diretriz especfica jovem em conflito com a lei ou em restrio de liberdade possui as seguintes aes programticas: I - ampliar e fortalecer aes e programas para adolescentes e jovens que estejam cumprindo medida scio-educativa ou pena no sistema prisional; II - intermediar as relaes com a sociedade civil e as polticas setoriais, durante e aps cumprimento de medidas scio-educativas ou penas. TTULO III DAS DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS Art. 19 - As representaes institucionais e as representaes juvenis de toda a Bahia devero reunir-se para, em conjunto e em regime de Conferncia, proceder ao controle social e a construo de demandas legitimamente apresentadas, a fim de consolidar o Municpio Social e Democrtico de Direito. Art. 20 - Caber ao Conselho Municipal de Juventude, atravs dos seus Grupos de Trabalho, Comisses Temticas ou outros instrumentos que vier a constituir, acompanhar e monitorar a consolidao das estratgias e objetivos dos Planos de Aes Bienais.

Vous aimerez peut-être aussi