Vous êtes sur la page 1sur 7

Comparao entre o Catolicismo e o Protestantismo no sculo XVI

Principais reas de influncia europia

Igreja

Livro Sagrado

Salvao humana

Sacramentos

Rito religioso

Catlica

A Bblia a fonte de f, mas devia ser interpretada pelos padres da Igreja. A tradio catlica tambm uma fonte de f, assim como o Magistrio da Igreja.

Salvao pela f com o auxlio das obras.

So sete: Batismo, Crisma, Eucaristia, Matrimnio, Penitncia, ordem e Uno dos doentes.

Missa solene em latim.

Espanha, Portugal, Itlia, sul da Alemanha, maioria da Frana, maioria da Irlanda.

A Bblia a nica fonte de f. Salvao pela Luterana Permitia-se f em Deus. seu livre exame.

So dois: Batismo e Eucaristia.

Culto simples (com liturgia) com o uso das lnguas nacionais.

Norte da Alemanha, Dinamarca, Noruega, Sucia, Finlndia.

Salvao pela f e graa de A Bblia a Deus nica fonte (predestinao). So dois: de f. As boas obras Batismo e Calvinista Permitia-se eram vistas Eucaristia. seu livre como exame. conseqncia da salvao.

Culto bem simples (com liturgia) com o uso das lnguas nacionais.

Sua, Pases Baixos, parte da Frana (huguenotes), Inglaterra (puritanos), Esccia (presbiterianos).

Para os anglicanos o Batismo e a Eucaristia foram os dois sacramentos institudos por Jesus Cristo. Os demais ritos A Bblia a sacramentais fonte Salvao pela da Igreja principal de f e graa de tambm so f. Devia Deus aceitos, apesar ser (predestinao). de no terem interpretada As boas obras sido Anglicana pela Igreja eram vistas institudos por (tradio) e como Cristo, mas permitia-se conseqncia so seu livre da salvao. reconhecidos exame por serem, em (razo). parte, estados de vida aprovados nas Escrituras: a Confirmao, Penitncia, Ordens, Matrimnio e a Uno dos enfermos.

Culto conservando a forma catlica (liturgia, hierarquia Inglaterra. da Igreja). Uso da lngua nacional (ingls).

O Catolicismo Original
Em nosso pas se conhece apenas o catolicismo romano. No entanto ele no o nico nem o primeiro. O catolicismo primitivo foi uma organizao eclesistica qual pertenciam vrias igrejas. Estas igrejas estavam espalhadas por todo o Imprio Romano. Aps a morte dos apstolos muitas igrejas sofreram a influncia maligna do paganismo. Seus membros, instigados pelos falsos pastores, foram vtimas de ensinamentos errados a respeito da autoridade de Cristo sobre sua igreja e tambm a respeito de como se chegar at o cu. Tais pastores desviaram grandes igrejas sendo que muitas delas um dia foram grandes baluartes da f. A prpria igreja de Roma um exemplo. O apstolo Paulo chegou a escrever uma carta a esta igreja. Porm, devido ao mau uso do plpito, os falsos pastores desviaram completamente o rebanho. Devido terem aceitado heresias estas igrejas foram excludas pelas igrejas fiis em 225. Igreja Catlica significa "Igreja Universal". E apesar deste apelido ter sido usado pela primeira vez em 170 pelo bispo de Cartago, referindo-se a todas as igrejas crists, ela

no tinha a idealizao que tem hoje. Este nome comeou a ganhar fora a partir de 313 quando as igrejas erradas aceitaram ser servas do imperador. A sim ficou decidido que a igreja tinha que ser Universal. Tornou-se to Universal que quem no pertencesse a ela seria punido com a morte. Este pensamento fez com que estas igrejas enchessem suas fileiras de pessoas no convertidas. Em algumas pocas a converso chegou a ser nacional e no pessoal. Se o rei do pas se tornasse catlico ele obrigava todo seu povo a ser catlico tambm. O evangelho a partir de 313 deixou de ser proposto para ser imposto sobre todos os moradores do Imprio Romano. O catolicismo original contava com cinco patriarcados (ou igrejas mais importantes). Eram eles: Jerusalm, Roma, Constantinopla, Antioquia e Alexandria. Estas cinco igrejas brigavam entre si para ver qual delas teria a primazia sobre as demais. Esse quadro comeou a mudar com o advento do islamismo. A nova religio praticamente destruiu a importncia de trs patriarcados: Jerusalm, Antioquia e Alexandria. Isso polarizou o catolicismo em duas grandes correntes. A corrente grega reunia sobre sua autoridade as igrejas do Oriente e foram lideradas pela igreja de Constantinopla. J a corrente latina reunia sobre a sua autoridade as igrejas do ocidente e foram lideradas pela igreja de Roma. Essas duas igrejas foram rivais at o sculo IX. Nesse tempo o catolicismo se dividiu.

A Diviso do Catolicismo
No ano de 869 os bispos de Roma e Constantinopla tiveram um grande atrito entre eles. No final da confuso os pastores de Roma e Constantinopla se excomungaram mutuamente. Desde este dia estas duas igrejas se separaram e at hoje existe dois tipos de Catolicismo. O Catolicismo Oriental - representado pelas igrejas de rito grego tambm chamado de Igreja Ortodoxa Grega; e o Catolicismo Ocidental - representado pelas igrejas de rito latino - tambm conhecido como Igreja Catlica Apostlica Romana.

Algumas Diferenas dos Dois Catolicismos


A infalibilidade papal e a supremacia universal da jurisdio de Roma constituem a diferena essencial, que a igreja ortodoxa no admite, pois ferem a santa Escritura; A sagrada Escritura e a santa tradio representam o mesmo valor como fonte de revelao, segundo a igreja ortodoxa. A romana, no entanto, considera a tradio mais importante que a sagrada Escritura. A virgem Maria, igual s demais criaturas, foi concebida em estado de pecado original. A igreja romana, em 1854, proclamou o dogma de f: a Imaculada conceio da Virgem Maria. Os sacerdotes ortodoxos podem optar livremente entre o celibato e o matrimnio. A Igreja Ortodoxa s admite cones nos templos e o batismo por imerso - mas infantil. Na Igreja ortodoxa no existem as devoes ao sagrado corao de Jesus, Corpus

Christi, Via Crucis, Rosrio, Cristo Rei, Imaculada Conceio, Corao de Maria entre outras. Na igreja ortodoxa o chefe principal chamado de Patriarca e ele deve-se submeter a sua deciso ao Santo Snodo Ecumnico, que compe todos os patriarcas chefes das Igrejas Autnomas. Na Igreja Romana o chefe principal chamado de Papa e a ele se submete toda a igreja. A igreja Ortodoxa segue o ritmo do Catolicismo original compondo-se de diversas igrejas autnomas e nacionais (Ex. Igreja da Rssia, Igreja da Armnia, Igreja Copta). J a igreja Romana considera-se uma igreja Una, sendo ela me e no igual a todas as outras igrejas.

A ORIGEM DAS IGREJAS PROTESTANTES


No sculo XVI, por volta de 1500, a igreja Catlica Romana passou por uma crise interna que resultou na dissidncia de quase metade de seus fiis. Essa dissidncia foi chamada de "Reforma Protestante". Foi dessa reforma que surgiram as Igrejas Luterana, Presbiteriana, Anglicana e a Reformada da Holanda. Todas essas igrejas foram reformadas por padres ou com a ajuda de padres. Os mesmos j no agentavam tanta heresia e opresso que vinha do Catolicismo Romano. Certos absurdos como mariolatria, purgatrio, adorao de santos e imagens e as indulgncias, eram erros to graves, que mesmo um catlico bem informado no pode suportar.

A ORIGEM DA IGREJA LUTERANA


A primeira igreja protestante a surgir foi a Igreja Luterana. Esta igreja leva o nome e as caractersticas de seu fundador, Martinho Lutero. Lutero era um homem muito inteligente, porm agressivo. No concordava com a venda de indulgncias e outras heresias da igreja de Roma. Contudo nunca quis abandon-la. Sua vontade era reformla. Em 1512 Lutero comeou a pregar contra a salvao pelas obras. Fez muitas conferncias confirmando que o justo iria viver da f. E nisso ele tinha razo. Em vrios sermes ele condenou a prtica da venda da indulgncia. Em 31 de Outubro de 1517 ouviram-se fortes marteladas na porta da Igreja de Wittenberg. Era Lutero condenando o Papa Leo X e seus legados numa bula de 95 teses. Entre estas teses, algumas eram especialmente desafiadoras: "Os pregadores de indulgncias erram quando declaram que o perdo do Papa livra o pecador da penitncia e assegura-lhe perdo". "Os que se julgam seguros da salvao pelas cartas do Papa, sero amaldioados eternamente, e na companhia de seus mestres. "Por que o Papa no esvazia o purgatrio pelo amor?"

Devido a essa bula Lutero foi excomungado pelo Papa em 1519. Mas, apoiado pelos imperadores regionais e pelo povo de muitas cidades alems, Lutero levou a afinco suas idias. Ao meio de muita confuso e guerras ele conseguiu reformar a igreja catlica na

Alemanha

em

1521.

Essa

igreja

foi

chamada

de

Luterana.

Seus seguidores foram chamados de luteranos. Na Alemanha e em alguns outros pases do norte europeu ela se tornou a religio oficial do pais. A maioria das igrejas catlicas que existiam nesses pases - contanto os fiis, prdios e padres - simplesmente se tornaram luteranos. Geralmente as freiras se casaram com ex-padres. O termo missa foi conservado. As formas litrgicas de dirigir a missa quase no mudou. O batismo infantil era uma lei que devia ser cumprida. A hierarquia continuava a mesma, sendo o primeiro chefe da igreja Luterana o prprio Lutero. A igreja luterana matou e perseguiu os batistas na Alemanha e em todos os pases que ela se tornou a igreja oficial do pas. No ano de 1525 Lutero ordenou a morte de mais de cem mil anabatistas no sul da Alemanha. Seu dio aos batistas estava fundamentado no fato que estes, por obedecerem a Bblia, nunca o aceitaram como um servo de Deus.

A ORIGEM DA IGREJA ANGLICANA


Em 1531, o rei da Inglaterra, Henrique VIII, queria se divorciar de sua esposa para se casar com outra mulher. O Papa no autorizou o feito. Essa recusa aborreceu o rei, e ento ele, que chegou a ser inimigo da reforma proclamada de Lutero, reformou a Igreja Catlica na Inglaterra. Essa nova Igreja foi chamada de Anglicana (ou Episcopal). No princpio a nica coisa que diferia da Igreja Catlica era o fato de no ter papa. Depois, com o passar do tempo, os anglicanos adotaram muitos princpios de Calvino. Assim como os luteranos e os presbiterianos, a igreja anglicana usa o erro do batismo infantil. Tambm possui uma hierarquia quase igual a do catolicismo. Devido s conquistas da Inglaterra sobre muitos pases, essa igreja foi muito favorecida. Est representada em quase todos os pases do mundo e muito forte onde a Inglaterra mantm o seu controle. A igreja Anglicana tem muitas filhas. A mais conhecida em nosso pas a Igreja Metodista. A Igreja Anglicana tornou-se to intolerante para com os batistas como foi o catolicismo. No Pais de Gales havia um grande nmero de batistas e por causa da perseguio quase todos tiveram que fugir para a Amrica. A perseguio dos anglicanos aos batistas durou at o ano de 1688. Grandes pastores como Tomas Hellys e John Bunyan fizeram histria devido perseguio que o anglicanismo lhes moveu.

EXERCCIOS 1) Quadro comparativo de Weber e Durkheim: Conceitos Weber Compreenso da conduta social. Estudar o homem como um ser diferente dos demais e, portanto, sujeito as leis de ao e comportamentos prprios, capaz de Durkheim Preocupa-se com as leis gerais capazes de explicar a evoluo das sociedades humanas. No s explicar a sociedade, como tambm encontrar remdios para a vida

FUNO DA SOCIOLOGIA

compreender a especificidade das social. cincias humanas.

Coisas, exteriores, que deveriam ser Acontecimetos que o cientista medidos, observados e comparados percebe e cujas causas procura independente do que os indivduos desvendar. pensassem. FATO SOCIAL

Conduta humana dotada de A ordem social submete os sentido, isto , de uma justificativa indivduos como fora exterior a subjetivamente elaborada. eles. AO SOCIAL

RELAO SOCIAL

O objetivo da ao de vrios No dada a possibilidade de sujeitos compartilhado. opinar ou escolher, independentes de ns, de nossos desejos e vontades.

INSTRUMENTOS DE ANLISE

TIPO IDEAL Construo terica abstrata a partir dos casos particulares analisados. previamente construdo, testado e aplicado a diferentes situaes em que dado fenmeno possa ter ocorrido.

Conscincia Coletiva Conjunto de regras fortes e estabelecidas que atribuem valor e delimitam os atos individuais.Revela o tipo psquico da sociedade.

NEUTRALIDADE DO CIENTISTA

Sua meta compreender, buscar os nexos causais que dem o sentido da ao social. Parte de uma preocupao com significado subjetivo.

Mantm certa distncia e neutralidade em relao aos fatos, procurando preservar a objetividade de sua anlise.

Cada sujeito age levado por um O individuo deve deixar de lado motivo que dado pela tradio, suas prenoes, valores e para interesses racionais ou pela sentimentos sociais. emotividade. INDIVDUO

SOCIEDADE

Apresentam particularidades histricas com significado subjetivo. No admitia nenhuma lei preexistente que regulasse o desenvolvimento da sociedade.

Apresentam estados que podem ser considerados normais ou patolgicos. Admite regras sociais, costumes e leis preexistentes que somos coagidos a aceitar.

2) Concepes de histria referente a Weber e Durkheim:

DURKHEIM -POSITIVISMO Histria um processo universal de evoluo da humanidade, cujos estgios o cientista pode perceber pelo mtodo comparativo, capaz de aproximar sociedades humanas de todos os tempos e lugares. A histria particular de cada indivduo desaparece, diluda nessa lei geral que os positivistas tentaram reconstruir. Valoriza apenas a lei da evoluo, a generalizao e a comparao entre as formaes sociais.

WEBER - IDEALISMO A pesquisa histrica essencial para a compreenso das sociedades. Essa pesquisa baseada na coleta de documentos e no esforo interpretativo das fontes, permite o entendimento das diferenas sociais, que seriam, de gnese e formao. Consegue combinar duas perspectivas: a Histrica que respeita as particularidades de cada sociedade e a Sociolgica- ressalta os elementos mais gerais de cada fase do processo histrico.

3) O que mtodo compreensivo? Esforo interpretativo do passado e de sua repercusso nas caractersticas peculiares das sociedades contemporneas. Essa atitude de compreenso que permite ao cientista atribuir aos fatos esparsos um sentido social e histrico.

Vous aimerez peut-être aussi