Vous êtes sur la page 1sur 5

CEFORTE CENTRO DE FORMAO TEOLGICO MATRIA: Teologia do Antigo Testamento PROFESSOR: Pr.

. Luciano ALUNO: BRUNO DE ORNELAS COSTA CORRA

Vida, Obra e Teologia de Walter C. Kaiser Jr.: Dr. Kaiser um orador evanglico que mantm as verdades que a Bblia inspirada e inerrante. Ele usa suas razes nos mtodos de hermenutica histrico-gramatical. Dr. Kaiser ensina Teologia usando mtodos de pregao expositiva que incidem sobre o significado e a mensagem do texto bblico, especialmente a do Antigo Testamento. Dr. Kaiser ama a Jesus Cristo e seu conhecimento de todo o texto bblico um dom dado por Deus. Quando o Dr. Kaiser no est viajando e falando que ele pode ser encontrado em sua fazenda, Kerith, em Wisconsin. Cresceu em uma fazenda na Pensilvnia, Walter ama a vida na fazenda. Ele um jardineiro vido e gosta de passar o tempo livre em um trator. Kaiser entrou Para o college Wheaton no de 1951. Enquanto em Wheaton, ele se formou em Bblia e minored em grego e filosofia. Ele atuou como professor assistente de [Robert D. Culver]. Kaiser trabalhou sua maneira atravs de colgios e seminrios, encontrando ainda tempo para cantar no coro da capela e para ensinar em escolas de domingo em South Side de Chicago. Por sua conta prpria, os juros de Kaiser no Antigo Testamento foi provocada por uma alta classe da escola de biologia em que o relato do Gnesis foi gentilmente, mas firmemente, desmascarado. Quando Kaiser ousou voz outra opinio, ele foi desafiado a fazer um relatrio que convencer seu professor de outra maneira. Destemido, Kaiser preparou um documento de quarenta pginas completas com desenhos antropolgica e bibliografia. Seu interesse no tempo do Antigo Testamento continuou no Wheaton College. Embora a maioria de seus colegas estava planejando ir para os estudos do Novo Testamento ou teologia, Kaiser sentiu o chamado, a partir de ambas as experincias precoces e uma necessidade percebida, para introduzir os estudos de ps-graduao no Antigo Testamento. Enquanto buscava o B.D. grau em Wheaton Graduate School, ele estudou hebraico pela primeira vez. Seu professor de hebraico era Frank Newberg, um pioneiro no seu prprio direito, que obteve seu doutorado sob William F. Albright em Hopkins John. outros professores da Kaiser em Wheaton Graduate School includos Arthur Holmes, Kenneth Kantzer e Berkeley Mickelson.

Aps graduar-se Wheaton Graduate School, em 1958, a Kaiser ensinou a tempo inteiro no Wheaton College. Durante os meses de vero, ele continuou seus estudos de ps-graduao ainda na histria do Antigo Testamento e antigos da Universidade Brandeis, onde seus mentores inclua Benjamin Mazar, Samuel Noah Kramer, Harry Orlinsky, e Cyrus H. Gordon. Seu ciclo de estudos includos na Brandeis mdio e tardio hierglifos egpcios, ugartico, Homero grego, hebraico, Antigo cuneiforme babilnico, a escrita cuneiforme assria, ea histria ea arqueologia do antigo Mdio imprios orientais. No outono de 1963, a Kaiser foi convidado a dar uma aula na Trinity Evangelical Divinity School, quando o instrutor, Wilbur Smith, de repente, ficou doente. Em 1964 Kaiser iniciou um mandato de dois anos de ensino, tanto a Trindade e Wheaton. No outono de 1966 ele se juntou ao corpo docente da Trindade em uma base de tempo integral. Apesar de realizar estudos de psgraduao na Universidade Brandeis, Kaiser tornou-se professor e chefe do departamento de Antigo Testamento na Trinity. Ele completou seu Ph. D. Disertaao em 1973. Em 1980 Kaiser assumiu as responsabilidades do presidente e vice-reitor acadmico da Trindade e continuou no cargo at junho de 1992. No outono de 1993 ele aceitou o convite e de Gordon-Conwell Theological Seminary para servir como o primeiro M. Colman Mockler distinto professor de Antigo Testamento. Ele ensinou durante o semestre de outono, e viveu em sua fazenda de Wisconsin e falou de todo o mundo os restantes oito meses do ano. No vero de 1997 Kaiser assumiu a presidncia do Gordon-Conwell, mantendo a cadeira Mockler. Alm de ser um administrador Wheaton College desde 1982, a Kaiser tem servido em vrias outras boards.1) Escrito por John H. Sailhamer Kaiser aposentou-se da presidncia do Gordon-Conwell em 01 de julho de 2006. Atualmente Presidente Emrito e Professor Emrito de Antigo Testamento e tica no Gordon-Conwell Theological Seminary, em Hamilton, MA.

GERHARD VON RAD

O telogo alemo Gerhard von Rad (1901-1971) desenvolveu a "tradio da histria" abordagem para o Velho Testamento, que dominou o estudo da Bblia por quase 40 anos.

Gerhard von Rad nasceu em uma famlia patrcia mdica em Nrnberg em 21 de outubro de 1901. Depois de estudar teologia em Tbingen e Erlangen, ele serviu brevemente como pastor em uma igreja da Baviera, antes de prepararse para ensinar Antigo Testamento. Ao completar uma dissertao sobre Das im Gottesvolk Deuteronomium (O Povo de Deus em Deuteronmio), ele assumiu um cargo de professor em Erlangen. Aqui, ele escreveu Das Geschichtsbild des Chronistischen Werkes (O Conceito de Histria na Obra do cronista) e semitas estudou com Albrecht Alt em Leipzig. Em 1930, von Rad mudou-se para Leipzig, onde lecionou at 1934. Durante esses anos, ele ganhou competncia em arqueologia e escreveu vrios ensaios importantes, a principal das quais lidou com a sacerdotal escrito no Hexateuch, os seis primeiros livros da Bblia. Em 1934, von Rad mudou-se para Jena, onde ele tinha poucos alunos, mas o tempo para a investigao. Aqui, ele escreveu seu estudo que marcaram poca do problema de forma crtica da Hexateuch e um estudo requintado literria do incio da historiografia no antigo Israel, bem como livros to populares como Moiss e O Velho Testamento - a Palavra de Deus para os alemes! Em Jena von Rad comeou seu comentrio sobre Gnesis, mas a II Guerra Mundial adiou a sua aparncia.

No vero de 1944 ele foi introduzido no servio militar, assumindo parte da responsabilidade para os soldados da habitao em barracas, at se tornar um prisioneiro de guerra em meados de maro de 1945. Desde ento e at ao final de junho, ele permaneceu no acampamento em Bad Kreusnach, onde ele passou muito sofrimento. Aps a sua libertao, ele ensinou brevemente em Betel, em Bona, Erlangen e Gttingen antes de se mudar para Heidelberg em 1949. Desde ento e at sua aposentadoria em 1967, manteve-se em Heidelberg, excepto para visitas temporrias no estrangeiro. Durante esses anos, ele publicou sua influente teologia do Antigo Testamento em dois volumes e sua anlise de sabedoria israelita (Weisheit em Israel), bem como duas monografias breves de grande valor: Der Heilige Krieg im Alten Israel (Guerra Santa na antiga Israel) e Das Opfer Abrao des (O Sacrifcio de Abrao). Von Rad morreu em 31 de outubro de 1971. Ele recebeu ttulos honoris causa das universidades de Leipzig, Glasgow, Lund, Pas de Gales, e Utrecht. Alm disso, ele tinha sido eleito membro da Academia das Cincias de Heidelberg e ele foi o primeiro protestante aps Adolph Harnack a ser nomeado para a

Ordem Pour le Mrite para a cincia e arte. colegas Von Rad ele gozava de tal forma que elas contriburam para dois ensaios Festschriften (a arrecadao de tributos pelos colegas) e para um volume comemorativo, Gerhard von Rad: Seine Bedeutung fr die Theologie (Gerhard von Rad: sua importncia para a Teologia). Refletindo sobre sua carreira como intrprete das Escrituras, von Rad se descreveu como um "monoman histrico" e enfatizou seu desejo de superar o atomismo da pesquisa, que foi dominante quando ele entrou na disciplina. Estas duas ideias implica que ele procurou aplicar a categoria de heilsgeschichte (histria da salvao) para a Bblia hebraica e que a articulao de diferentes tradies bblicas de uma forma coerente. O livro do Deuteronmio, desde que a norma para praticamente todas as discusses; von Rad realmente publicou trs livros sobre este texto central, que ele acreditava representada antigas tradies norte decorrentes entre os sacerdotes levticos, as tradies que foram posteriormente apresentados na forma de um sermo colocado na boca de Moiss e usado em conexo com a reforma do rei Josias em 621 Ac

De acordo com von Rad, Hexateuch cresceu fora de recitaes litrgica (credos pouco) que o povo fala em conexo com a festa das Semanas em Gilgal. Os credos original consistia de Josu 24:2-13 e Deuteronmio 6:20-24 e 26:5-9. Estas confisses de f fazem aluso s tradies essenciais compreendendo Gnesis a Josu (patriarcas, o xodo, deserto, vagando, conquista), com duas omisses gritantes (Sinai e da histria primitiva, Gnesis 1-12). Von Rad argumentou que a narrativa sobre a recepo Sinai Moiss da lei era uma tradio separada dos quatro complexos em Hexateuch e que o autor conhecido pelos estudiosos como o javista escreveu a histria primitiva como um prefcio histria de promessa divina e sua cumprimento, o estabelecimento em Cana pelo povo de Deus.

tese de Von Rad dependia de uma compreenso da vida israelita antigo antes de uma "iluminao" salomnica como inteiramente sacral. Alm disso, a origem proposta do Hexateuch assumiu que a Bblia surgiu da prtica de culto. Gerao aps gerao anterior tradies litrgicas adaptado s novas circunstncias histricas, abandonar algumas nfases e introduzindo novos sistemas. Von Rad dedicou seus esforos para traar o curso de tradies vivas. Na sua opinio, teologia do Velho Testamento suas categorias derivadas das declaraes antigas israelita confessionais e no de pensamento sistemtico moderna. Assim, ele descreveu vrias teologias, aqueles das principais fontes do Hexateuch (o escritor Javista, Elohist, Deuteronomista e sacerdotal), bem como aquelas representadas pelas tradies profticas e literatura da sabedoria (Provrbios, J, Eclesiastes, Eclesistico, e Sabedoria de Salomo).

Naturalmente, este modo de apresentar uma teologia do Antigo Testamento, levantou a questo da unidade, para a diversidade na viso entrou em foco em cada ponto. Von Rad acredita na unidade da Bblia, que ele descreveu nas categorias de promessa e cumprimento. Na sua opinio, o Deus de Israel a terra prometida, descendncia e bno - promete que estavam constantemente a ser cumpridas. O resultado foi a escatologia, um olhando para o futuro para a medida plena da promessa divina. Tal abordagem foi relacionado tipologia dos pais da igreja primitiva, mas von Rad insistiu que o Antigo Testamento continha tanto a promessa eo cumprimento.

Quando ele virou-se para a literatura sapiencial, von Rad descobriu que a histria a tradio no foi to til como um dispositivo interpretativo. Este novo interesse levou-o a reconhecer que muita nfase foi colocado na histria, na literatura sapiencial ao da divindade foi identificado com a criao e os seres humanos continuou a iniciativa contra Deus em obras como J e Eclesiastes. Suas ltimas trs obras publicadas concentrada no silncio de Deus (a doxologia do juzo, sabedoria israelita, o sacrifcio de Abrao em Gnesis 22). Uma dimenso de sua obra, a exposio da Bblia nos sermes, mostrou que o estudo mais exaustivo das Escrituras no precisam diminuir compromisso religioso com o poder da palavra.

vistas Von Rad eram altamente controversa, evocando calor considervel. Muitas de suas teorias no tenham resistido ao teste do tempo, mas seria difcil encontrar outra pessoa que tenha contribudo tanto para a compreenso do Antigo Testamento. Pode ser que, na verdade, ele escreveu uma histria da religio israelita, em vez de uma teologia do Antigo Testamento, mas ele insistiu que a Bblia Hebraica ser entendida no contexto da vida religiosa do antigo Israel. Essa certamente uma viso correta. O estudo mais abrangente da vida von Rad eo pensamento vai ser encontrada em James L. Crenshaw, Gerhard von Rad (1978). Duas outras fontes em Ingls so encontrados em livros que discutem von Rad, entre outros. Estes livros so DG Spriggs, duas teologias do Antigo Testamento (1974) e G. Henton Davies, "Gerhard von Rad," Teologia do Antigo Testamento "," Contempornea Velho Testamento Telogos, editado por Robert B. Laurin (1970). Pode-se tambm consultar Crenshaw, "Sabedoria em Israel, por Gerhard von Rad," Estudos Religiosos Reviso 2 (1976).

Vous aimerez peut-être aussi