Vous êtes sur la page 1sur 18

Polticas Culturais em Revista, 2 (1), p.73-90, 2008 - www.politicasculturaisemrevista.ufba.

br

Polticas Nacionais de Cultura: o documento de 1975 e a proposta do governo Lula/Gil Paula Flix dos Reis1

RESUMO: O histrico das polticas culturais no Brasil apresenta momentos em que o Estado tratou com descaso o setor cultural. Em outros, buscou uma interveno maior, por vezes acompanhada de elitismos, represso, censura e autoritarismo. Este artigo analisa e compara as polticas nacionais de cultura propostas pelo governo federal em 1975, durante a Ditadura Militar, e em 2007, na gesto do ministro Gilberto Gil, por compreender que so dois momentos importantes relacionados a esse histrico nacional. PALAVRAS-CHAVE: Polticas Culturais; Plano Nacional de Cultura; Ditadura Militar; Governo Lula. National Culture Policies: The 1975 document and the Lula/Gil government proposal

ABSTRACT: The history of cultural policies in Brazil has been developed alternating moments of abandon and others of greater intervention. However, these interventions have sometimes occurred with elitism, repression, censorship and authoritarianism. This article analyzes and compares the policies of national culture proposed by the federal government in 1975, during the military dictatorship, and in 2007, beneath the management of the Minister Gilberto Gil. We believe those two important moments might represent the national historic of culture in Brazil. KEYWORDS: Cultural Policy; National Plan for Culture; Military Dictatorship; Lula government. O Plano Nacional de Cultura (PNC) que est sendo elaborado pelo governo federal foi uma iniciativa apresentada Cmara dos Deputados no dia 29 de novembro de 2000, atravs da Proposta de Emenda Constituio (PEC) n 306, de autoria do deputado federal Gilmar Machado (Partido dos Trabalhadores PT/ MG) e outros. Segundo o deputado, a idia de elaborar uma poltica especfica para a cultura surgiu a partir das discusses realizadas em Braslia durante a 1 Conferncia Nacional de Educao, Cultura e Desporto realizada pela Comisso de Educao e Cultura da Cmara Federal entre os dias 22 e 24 de novembro de 2000:

1 Mestre em Cultura e Sociedade pela Faculdade de Comunicao da Universidade Federal da Bahia. Email: paula_fr@ig.com.br

73

Polticas Culturais em Revista, 2 (1), p.73-90, 2008 - www.politicasculturaisemrevista.ufba.br Ns fizemos um grande seminrio, eu era presidente da Comisso de Educao e Cultura da Cmara. Como fruto do anseio de muitos artistas, muitos intelectuais, das pessoas que vieram participar da conferncia, surgiu a necessidade de termos um Plano que organizasse o processo da cultura no Brasil, j que outras reas j possuem. Por exemplo, o Sistema nico de Sade j existe h muitos anos, fruto da mobilizao desde a constituinte; a educao tem a Lei de Diretrizes e Bases, tem um Sistema Nacional, tem um Plano Nacional, obrigatoriamente de dez em dez anos tm que ser feitas metas e cumpridas, de dez em dez anos voc tem que ter um Plano. Ento, ns resolvemos que isso faltava na Constituio brasileira, eu entrei com uma emenda fruto dessa conferncia, da mobilizao dessas pessoas, e fui o primeiro signatrio [....] (MACHADO, 2007).

Embora o Ministrio da Cultura (MinC), na gesto de Gil, venha realizando uma srie de aes com o intuito de cumprir o objetivo de implantar o PNC, importante ressaltar que o Plano foi conduzido especialmente pela Cmara dos Deputados durante os dois primeiros anos da proposta (2000 a 2002). O nico registro encontrado que faz referncia atuao do ento ministro Francisco Weffort na conduo do PNC foi o relatrio da Comisso Especial destinada a proferir parecer PEC n 306. No documento, citada a convocao de Weffort e seus secretrios para participar de uma audincia pblica na Comisso de Educao e Cultura no dia 20 de maro de 2002, em que compareceram o ento Ministro, o secretrio do Livro e Leitura, Ottaviano Fiori, o secretrio do Patrimnio, Museus e Artes Plsticas Octvio Brito, o secretrio da Msica e Artes Cnicas Humberto Braga e o secretrio do Audiovisual Jos lvaro Moiss. Todos defenderam a criao do Plano, conforme descrio abaixo:
Todos os convidados foram unnimes ao manifestar sua plena concordncia com a PEC. O prprio ministro da Cultura, Francisco Weffort, disse, enfaticamente, que: [...] a minha convico de que o Brasil est maduro para ter um Plano Nacional de Cultura verdadeiramente, porque ns j chegamos a certas convices sobre os grandes objetivos da cultura que so de alcance nacional e que vo alm de quaisquer diferenas de natureza poltica, partidria, ideolgica, regional ou o que seja. Ressaltou, tambm, que, a exemplo da educao, a cultura constitui, hoje, uma poltica de estado e no apenas de governo: Quer dizer, mude como for a poltica governamental ou o governo, seja qual for o resultado desta ou daquela eleio, como prprio do procedimento democrtico, o Estado Brasileiro ter que seguir determinadas metas na rea da cultura, assim como na rea da educao. O Ministro enfatizou ainda quatro aspectos que julga fundamentais na definio constitucional de um Plano Nacional de Cultura. So eles: a valorizao de nossa identidade nacional em meio ao processo de globalizao, a difuso cultural, para que os prprios brasileiros conheam e valorizem a diversidade de nosso pas, a preservao do patrimnio histrico e a defesa e promoo do idioma nacional. (RELATRIO DA COMISSO ESPECIAL, 2002, p. 3-4).

74

Polticas Culturais em Revista, 2 (1), p.73-90, 2008 - www.politicasculturaisemrevista.ufba.br

Apesar da defesa para a criao do PNC, no se tem conhecimento de outro registro ou mobilizao que indicasse iniciativas do MinC, durante a gesto Weffort, para contribuir com a implantao ou aprovao do Plano naquele perodo. Atentar, tambm, para o fato do documento citado ser de 2002, dois anos aps a proposio da PEC 306 e ltimo ano do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC) e seu ento ministro da Cultura. Para esse pouco envolvimento da gesto de Weffort, podemos supor uma srie de argumentos e hipteses. A primeira delas, talvez a principal, se relaciona com a reduo das responsabilidades do Estado em um perodo influenciado pelas prerrogativas neoliberais assumidas pelo ento presidente FHC. A idia de Estado-mnimo estava presente em todos os campos do governo, inclusive no setor cultural. Na gesto de FHC, a conduo da cultura estava merc da lgica de mercado (CALABRE, 2005; RUBIM, 2007), e isso no estava em desacordo com os princpios da gesto governamental como um todo daquela poca. A segunda questo est associada ao fato do PNC ter sido de autoria de um deputado petista, partido de oposio ao ex-presidente FHC, que era filiado ao PSDB Partido da Social Democracia Brasileira. As diferenas e disputas polticas entre esses dois grupos podem ter influenciado no posicionamento do ex-ministro Weffort, apesar de afirmar no documento da Comisso Especial que os grandes objetivos da cultura [...] vo alm de quaisquer diferenas de natureza poltica, partidria, ideolgica, regional.
(RELATRIO DA COMISSO ESPECIAL, 2002, p. 3).

A terceira hiptese seria a falta de articulao do MinC com as demais estruturas do governo e com a sociedade, o que nos leva a questionar, inclusive, sobre a representatividade social e poltica do prprio Ministrio daquela poca. O surgimento da proposta para o Plano um indcio importante. Nascido de um encontro nacional que reuniu representantes do setor, discutia a cultura, mas foi realizado no interior da Cmara Federal, e conduzido sem grande participao do principal rgo responsvel pelos assuntos culturais o Ministrio da Cultura. A quarta questo est vinculada limitao do conceito de cultura nas iniciativas prticas do governo naquela poca. As aes culturais na gesto do ministro Francisco Weffort eram ligadas essencialmente s artes. Ento, de se esperar que elaborar um Plano que envolvesse outras dimenses culturais dificilmente seria uma prioridade ou um assunto que despertasse o interesse dessa gesto.

75

Polticas Culturais em Revista, 2 (1), p.73-90, 2008 - www.politicasculturaisemrevista.ufba.br

Assim, compreensvel que somente a partir do mandato de Gilberto Gil o Plano tenha se tornado um compromisso, j que uma das diferenas dessa gesto em relao a anterior est na definio de cultura a partir de uma dimenso antropolgica, alm das artes, e em tentar restabelecer o papel do Ministrio enquanto formulador de polticas culturais. E apesar da Cmara dos Deputados ter conduzido as primeiras aes para a implantao do PNC, so reconhecidos os esforos posteriores feitos em conjunto com o MinC, a comear pela aprovao da PEC 306, que se transformou na Emenda (EC) n 48, e instituiu o Plano Nacional de Cultura em 2005. A EC n 48 adicionou o 3 pargrafo ao artigo 215 da Constituio Federal, disposto com a seguinte redao:
Art. 215. O Estado garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes da cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais. 1 - O Estado proteger as manifestaes das culturas populares, indgenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatrio nacional. 2 - A lei dispor sobre a fixao de datas comemorativas de alta significao para os diferentes segmentos tnicos nacionais. 3 A lei estabelecer o Plano Nacional de Cultura, de durao plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do Pas e integrao das aes do poder pblico que conduzem : I - defesa e valorizao do patrimnio cultural brasileiro; II - produo, promoo e difuso de bens culturais; III - formao de pessoal qualificado para a gesto da cultura em suas mltiplas dimenses; IV - democratizao do acesso aos bens de cultura; V - valorizao da diversidade tnica e regional. BRASIL (2005a, grifo nosso)

A lei referida no terceiro pargrafo da Constituio est em tramitao no governo atravs do Projeto de Lei (PL) n 6835 de 2006, tambm de autoria do deputado Gilmar Machado (PT/MG), com participao do deputado Paulo Rubem Santiago (PT/PE) e da deputada Iara Bernardi (PT/SP). Na perspectiva de ser um Plano com durao plurianual, o PNC est sendo proposto para o decnio de 2008 a 2018. Mais uma vez se observa a atuao do Partido dos Trabalhadores que, desde o incio, vem se destacando no processo de proposio e implantao do PNC. O Ministrio da Cultura divulgou, no dia 18 de dezembro de 2007, a primeira edio de um documento que contm as Diretrizes Gerais que iro compor o PNC. Tratase de uma proposta oficial feita pelo MinC a partir dos trabalhos desenvolvidos desde o primeiro ano da gesto de Gilberto Gil. Esse documento est sendo discutido com a sociedade atravs de seminrios realizados em todos os Estados e ser anexado como

76

Polticas Culturais em Revista, 2 (1), p.73-90, 2008 - www.politicasculturaisemrevista.ufba.br

texto substitutivo ao PL n 6.835/2006 do PNC, antes de ser submetido aprovao do poder legislativo. A proposta do Plano Nacional de Cultura divide-se essencialmente em trs partes. Na primeira, esto colocados os valores e conceitos que orientam as diretrizes do PNC, e na segunda esto os diagnsticos e desafios para as polticas culturais, relacionados com a implementao de polticas e aes de valorizao e estmulo ao setor cultural. Na ltima parte do documento, esto dispostas as Estratgias Gerais, que revelam as formas de atuao do Estado para o campo da cultura. So cinco estratgias subdivididas em quase 300 diretrizes (MINISTRIO DA CULTURA, 2007a, p. 58-88) voltadas para: - Instituies e mecanismos de integrao; - Financiamento; - Legislao; - Criao, conservao, preservao e valorizao do patrimnio artstico e cultural; - Estmulo reflexo sobre as artes e a cultura; - Valorizao da diversidade; - Fluxos de produo e formao de pblico; - Equipamentos culturais e circulao da produo; - Estmulo difuso atravs da mdia; - Capacitao e assistncia ao trabalhador da cultura; - Estmulo ao desenvolvimento da economia da cultura; - Turismo Cultural; - Regulao econmica; - Organizao de instncias consultivas e de participao direta; - Dilogo com as iniciativas do setor privado e da sociedade civil. Com a lei do Plano Nacional aprovada, sero elaborados programas e planos segmentados e regionais pelos rgos de gesto pblica das polticas de cultura do pas de acordo com as diretrizes do PNC. Em seguida, haver a etapa de implementao, acompanhamento e avaliao. Segundo o gerente da secretaria de Polticas Culturais do MinC, Gustavo Vidigal, o acompanhamento do Plano ser feito atravs de reavaliaes nacionais acontecendo aps trs, cinco e sete anos de implementao do PNC. Assim, em dez anos, o PNC ser reavaliado trs vezes. Esse processo de anlise e acompanhamento do Plano ser importante para no torn-lo esttico, mas dinamiz-lo conforme as mudanas de orientaes e interesses socioculturais. 77

Polticas Culturais em Revista, 2 (1), p.73-90, 2008 - www.politicasculturaisemrevista.ufba.br

A tabela seguinte resume a estrutura do Plano Nacional de Cultura, a partir do contedo disposto na edio das Diretrizes Gerais divulgada pelo MinC:

78

Polticas Culturais em Revista, 2 (1), p.73-90, 2008 - www.politicasculturaisemrevista.ufba.br Tabela 1 - ESTRUTURA DO PLANO NACIONAL DE CULTURA - 2007
DESAFIOS ESTRATGIAS E DIRETRIZES GERAIS IMPLEMENTAO PLANEJAMENTO DE EXECUO ACOMPANHAMENTO AVALIAO E REVISO

VALORES E CONCEITOS

1. Cultura, um conceito abrangente; 2. Manifestaes Culturais; 3. Identidades e Redes Socioculturais; 4. Polticas Gerais; 3. Universalizar o acesso dos brasileiros fruio e produo cultural; 4. Ampliar a participao da cultura no desenvolvimento socioeconmico sustentvel; 5. Consolidar os sistemas de participao social na gesto das polticas culturais 2. Incentivar, proteger e valorizar a diversidade artstica e cultural brasileira; 1. Fortalecer a ao do Estado no planejamento e execuo das polticas culturais;

1. Linguagens Artsticas;

Peridica, envolvendo a participao de diferentes atores:

2. A cultura brasileira dinmica;

3. As relaes com o meio ambiente fazem parte dos repertrios e das escolhas culturais;

5. Polticas Intersetoriais; 4. A sociedade brasileira gera e dinamiza sua 6. Gesto Pblica e cultura, a despeito da Participativa. omisso ou interferncia autoritria do Estado e da lgica especfica do mercado;

Transformar as diretrizes gerais do PNC em aes e metas adequadas s especificidades das linguagens artsticas, prticas culturais, demandas de grupos populacionais e identitrios e situaes municipais, estaduais e regionais.

Definio de responsabilidades das organizaes pblicas, privadas e civis e subseqente execuo compartilhada das iniciativas planejadas.

Ministrio da Cultura; Secretarias e rgos estaduais e municipais de cultura; Sistema de Informaes e Indicadores Culturais; Poder legislativo da unio, estados, distrito federal e municpios; Sistemas setoriais; Fruns, congressos e Cmaras Setoriais Conferncias Nacionais de Cultura Conselhos

5. O Estado deve atuar como indutor, fomentador e regulador;

6. Ao MinC cabe formular, promover e executar polticas, programas e aes na rea da cultura.

7. O PNC est ancorado na co-responsabilidade de diferentes instncias do poder pblico e da sociedade civil.

Dados obtidos a partir do documento Ministrio da Cultura, 2007a.

79

Polticas Culturais em Revista, 2 (1), p.73-90, 2008 - www.politicasculturaisemrevista.ufba.br

Alm do Brasil, h outros pases que elaboraram sua Poltica Nacional de Cultura, numa perspectiva a longo prazo, tais como Honduras (2002-2006), Mxico (2001-2006/2007-2012), Colmbia (2001-2010), Guatemala (2005)2 e Paraguai (2006-2011). E j existe uma proposta brasileira criada anteriormente, no perodo do Regime Militar. Mas a existncia desse Plano anterior ao de Gil no retira o carter indito da poltica atualmente apresentada, pois um dos fatores que a diferencia e demonstra a sua importncia est justamente no fato de ser a primeira vez que uma Poltica Nacional de Cultura est sendo elaborada sob um regime democrtico no Brasil.

O PNC da gesto Gil e a proposta de 1975

Esta no a primeira vez que o Governo Federal formaliza um Plano Nacional para a rea de cultura no pas. No perodo do Regime Militar instaurado com o golpe de 64, j se discutia a necessidade de elaborar uma poltica nacional de cultura. O Conselho Federal de Cultura, criado em 1966, chegou a apresentar algumas propostas nos anos de 1968, 1969 e 1973, mas nenhuma delas foi posta em prtica. (CALEBRE, 2005, p. 12). Em 1973, no governo do presidente Mdici (1969-74), durante a gesto do ministro Jarbas Passarinho (1969-74), foi divulgado um documento intitulado Diretrizes Para Uma Poltica Nacional de Cultura, que rapidamente foi retirado de circulao, possivelmente por ter sugerido a criao de um Ministrio da Cultura, o que teria provocado divergncias no interior do Ministrio de Educao e Cultura - MEC (COHN, 1984, p. 88). Em substituio a este, foi elaborado, no mesmo ano, o Programa de Ao Cultural (PAC), ligado ao departamento de Assuntos Culturais do MEC, para o binio 1973-74. Seus objetivos estavam relacionados principalmente preservao do patrimnio histrico e artstico, ao incentivo criatividade e difuso das atividades artstico-culturais e capacitao de recursos humanos (MICELI, 1984, p. 56). Contudo, priorizou o incentivo produo de espetculos em todo o pas (MICELI, 1984, p. 68), implementando um ativo calendrio de eventos nas reas de msica, teatro, circo, folclore e cinema (CALABRE, 2005, p. 12). Somente em 1975, na gesto do ministro da Educao e Cultura, Nei Braga, durante o governo Geisel (1974-78), houve a aprovao da primeira Poltica Nacional de Cultura. Embora no texto do documento o objetivo central da ao do MEC tenha sido o de apoiar e incentivar as iniciativas culturais de indivduos e grupos e de zelar pelo patrimnio cultural da

O Plano Nacional de Cultura da Guatemala no prev um prazo de vigncia determinado, mas foi divulgado em 2005.

80

Polticas Culturais em Revista, 2 (1), p.73-90, 2008 - www.politicasculturaisemrevista.ufba.br

Nao, sem interveno do Estado, para dirigir a cultura (MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA, 1975, p. 5, grifo nosso), no se pode esquecer que nessa poca o pas vivia sob a ditadura do Regime Militar. Antes de iniciar uma anlise comparativa mais apurada em relao ao PNC de 1975 e o atual, vlido ressaltar que na dcada de 70 o Estado comeava a ampliar a sua atuao no campo da cultura, representando um importante momento de institucionalizao cultural no interior do governo (BOTELHO, 2001; CALEBRE, 2005; MICELI, 1984; RUBIM, 2007). nesse perodo, por exemplo, que importantes instituies culturais so criadas Conselho Nacional de Direito Autoral (1975); Funarte (1975), Centro Nacional de Referncia Cultural (1975), Conselho Nacional de Cinema (1976), Radiobrs (1976) e reformuladas caso da Embrafilme que, alm da distribuio, passou a atuar na produo cinematogrfica a partir de 1975. Assim, o campo da cultura comea a ganhar uma maior dimenso no interior do Estado, traando o caminho at a formao de um Ministrio da Cultura em 1985. Mas esse caminho teve os seus primeiros passos trilhados atravs de um intenso controle e superviso, fato caracterstico ao momento vivido pela Ditadura Militar no pas (1964-85). Para incio de comparao entre as duas polticas nacionais, observa-se ento, que uma das diferenas logo observada est na instituio responsvel pelo PNC. Em 1975, a cultura ainda estava vinculada ao MEC e as iniciativas do setor comeavam a se destacar em relao s aes voltadas para a educao. Mais importante ainda so as peculiaridades polticas j citadas no perodo de elaborao de cada Plano, em que se destaca o momento ditatorial e democrtico das duas propostas. Enquanto o atual est sendo feito com a colaborao de diferentes atores sociais, atravs de discusses pblicas realizadas em todo o pas, o Plano de 1975 possua claras intenes de controle e manipulao social, tratando a cultura como uma questo de segurana nacional (COHN, 1984; MICELI, 1984). A elaborao do PNC de 1975 se ateve a reunies fechadas do Conselho Federal de Cultura do MEC [...] e seu objetivo era bem definido: a codificao do controle social sobre o processo cultural (COHN, 1984, p. 87-88). Diante dessas observaes iniciais, podemos ento comear a fazer o comparativo entre alguns aspectos do contedo referente aos dois Planos. A tabela a seguir resume a estrutura do PNC de 1975 e possibilita visualizar mais facilmente algumas questes impostas s duas polticas:

81

Polticas Culturais em Revista, 2 (1), p.73-90, 2008 - www.politicasculturaisemrevista.ufba.br Tabela 2 - ESTRUTURA DO PLANO NACIONAL DE CULTURA - 1975
OBJETIVOS DIRETRIZES COMPONENTES BSICOS FORMAS DE AO As diversas formas de ao levam na devida conta a regionalizao cultural do Brasil e o sistema de cooperao que deve ser estabelecido para executar projetos e subprojetos especficos decorrentes da Poltica Nacional de Cultura. Este sistema de cooperao, num sentido mais amplo, dever realizar-se com a participao dos seguintes rgos: 1. Conselho Cultura; Federal de

PRESSUPOSTOS

FUNDAMENTOS

1. Uma poltica de cultura no significa interveno na atividade cultural espontnea, nem sua orientao segundo formulaes ideolgicas violentadoras da liberdade de criao que a atividade cultural supe. O governo brasileiro no pretende, direta ou indiretamente, substituir a participao dos indivduos nem cercear as manifestaes culturais que compem a marca prpria do nosso povo.

1. A Constituio Federal que, em seu art. 180, pargrafo nico, declara: "o amparo cultura dever do Estado.

2. Departamento de Assuntos Culturais; 3. Universidades;

2. Decreto-Lei n 200, de 25/02/1967, que, em seu artigo 39, inclui a cultura, juntamente com as letras, as artes e o patrimnio histrico, arqueolgico, cientfico, cultural e artstico na rea de competncia do 2. A poltica da cultura Ministrio da Educao proporcionar as diretrizes e Cultura. bsicas pelas quais o poder pblico se prope estimular e 3. Decreto-Lei n 74, de apoiar a ao cultural de 21/11/1966, que criou o indivduos e grupos. Conselho Federal de Cultura.

1. O conhecimento do 1. O respeito s diferenciaes regionais 1. Apoio direto e acompanhamento homem brasileiro e o da cultura brasileira, oriundas da das fontes culturais regionais, teor da sua vida. formao histrica e social do pas. representadas, sobretudo, pelas 2. A proteo, a salvaguarda e a atividades artesanais e folclricas. 2. A preservao dos valorizao do patrimnio histrico e bens de valor cultural. artstico e ainda dos elementos 2. Literatura: dinamizar o mercado tradicionais geralmente traduzidos em de publicaes (livros, jornais 3. O incentivo manifestaes folclricas e de artes especializados, revistas, criatividade. suplementos), de modo a populares. promover o financiamento e a 4. A difuso das 3. O respeito liberdade de criao. comercializao de edies, entre criaes e 4. O estmulo criao nos diversos outros, de novos talentos. manifestaes culturais. campos das letras, das artes e artesanato, das cincias e da tecnologia, 3. Revalidao do patrimnio 5. Integrao das bem como s outras expresses do histrico e cientfico brasileiro. Linguagens Artsticas. esprito do homem brasileiro, visando difuso desses valores atravs dos meios 4. Apoio produo teatral nacional, tanto na rea da criao de comunicao de massa. quanto na da circulao e do 5. O apoio formao de profissionais. consumo. 6. O incentivo aos instrumentos materiais, atuantes ou em potencial, para imprimir 5. Apoio produo maior desenvolvimento criao e cinematogrfica nacional. difuso das diferentes manifestaes da cultura, tendo-se sempre em vista a 6. Apoio s diferentes salvaguarda dos nossos valores culturais, modalidades da produo musical. ameaados pela imposio macia, atravs dos novos meios de 7. Apoio dana. comunicao, dos valores estrangeiros. 7. A maior aproximao da cultura 8. Implementar as artes plsticas.

4. Unidades federadas (Estados, Territrios, Distrito Federal e Municpios), atravs de seus rgos de atividades culturais (Conselhos Estaduais de Cultura, Secretarias de Cultura, Departamentos ou Fundaes brasileira com a de outros povos. 9. Difuso da cultura atravs dos Culturais). 8. o desenvolvimento nacional no meios de comunicao de massa. puramente econmico, mas tambm scio-cultural. Ao MEC compete coordenar a ao do Estado atravs do CFC (normativo) e DAC (executivo).

82

Polticas Culturais em Revista, 2 (1), p.73-90, 2008 - www.politicasculturaisemrevista.ufba.br

Fonte: MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA, 1975.

83

Polticas Culturais em Revista, 2 (1), p.73-90, 2008 - www.politicasculturaisemrevista.ufba.br

Como se pode observar, alguns pontos entre os dois Planos so semelhantes, embora algumas intenes e aes resultantes da poltica de 1975 tenham se mostrado diferentes redao do documento divulgado. Para incio de comparaes, percebe-se que as duas polticas so formadas por diretrizes, e no por aes ou programas especficos. O documento da Poltica Nacional de Cultura de 1975 define-se enquanto:
O conjunto de diretrizes que orientam e condicionam a ao governamental, no como dirigismo, mas como instrumento de estmulo e formao. Respeita o Estado, a liberdade de criao e procura incentivar e apoiar o desenvolvimento da cultura, impulsionando os meios ou instrumentos que estimulam suas diferentes manifestaes. (MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA, 1975, p. 24).

A poltica nacional atual citada como um plano de estratgias e diretrizes para a execuo de polticas pblicas dedicadas cultura. [...] um mecanismo de planejamento para mdio e longo prazo, propulsor de um esforo coletivo para assegurar os direitos culturais aos brasileiros (MINISTRIO DA CULTURA, 2007a, p. 6 e 11). Os documentos se assemelham, tambm, na forma de implementao, pois ambos indicam a elaborao de projetos regionalizados decorrentes das diretrizes nacionais. Inclusive, a participao articulada entre os entes federativos colocada nas duas polticas. Tambm podemos citar a negao de uma suposta tentativa de dirigismo cultural pelo Estado, o que pode ser observado a partir dos pressupostos e valores das duas polticas, citadas nas tabelas disponibilizadas acima. Os dois documentos se preocupam, ainda, em definir os papis do Estado e do Ministrio. No documento de 1975, o Estado deve atuar no sentido de incentivar a produo e generalizar ao mximo o consumo (MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA, 1975, p. 13); ele elemento de apoio e estmulo integrao do desenvolvimento cultural dentro do processo global de desenvolvimento brasileiro (MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA, 1975, p. 30). Ao MEC competia coordenar a ao do Estado, atravs do Conselho Federal de Cultura, o Departamento de Assuntos Culturais (DAC) e suas unidades subordinadas ou vinculadas (MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA, 1975, p. 26). J no Plano atual, o Estado deve atuar como indutor, fomentador e regulador das atividades, servios e bens culturais (MINISTRIO DA CULTURA, 2007a, p. 28), enquanto ao MinC cabe formular,

84

Polticas Culturais em Revista, 2 (1), p.73-90, 2008 - www.politicasculturaisemrevista.ufba.br

promover e executar polticas, programas e aes na rea da cultura (MINISTRIO DA CULTURA, 2007a, p. 29). A argumentao sobre a importncia do Plano tambm visvel, ambos defendendo seu valor para conduzir as aes do governo na cultura: O documento aqui apresentado [...] explicita os fundamentos legais da ao do governo, no campo cultural; traa as diretrizes que nortearo o trabalho do MEC (MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA, 1975, p. 5); O PNC [...] prope orientaes para a atuao do Estado na prxima dcada (MINISTRIO DA CULTURA, 2007a, p.11). O reconhecimento da cultura para o desenvolvimento destaque nos dois documentos. O PNC atual cita, alm das dimenses simblica e cidad, a dimenso econmica da cultura; e define entre as suas cinco estratgias Ampliar a participao da cultura no desenvolvimento socioeconmico sustentvel, o que inclui estimular a economia da cultura (MINISTRIO DA CULTURA, 2007a, p. 77). O Plano de 1975 afirma que o desenvolvimento no um fato de natureza puramente econmica. Ao contrrio, possui uma dimenso cultural que, no respeitada, compromete o conjunto (MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA, 1975, p. 9). A questo do acesso cultural tambm est presente nas polticas de 1975 e a atual. Na primeira, a concepo bsica de uma poltica cultural deve promover e incrementar: generalizao do acesso, espontaneidade e qualidade. A generalizao do acesso est relacionada necessidade de que todos os homens tenham condies concretas de elaborar a cultura do seu meio, ou dela participarem, sem esquecer, no entanto, as interaes decorrentes das contribuies internacionais (MINISTRIO DA

EDUCAO E CULTURA, 1975, p. 13). Na poltica atual est entre as estratgicas Universalizar o acesso dos brasileiros fruio e produo cultural, com diretrizes relacionadas aos fluxos de produo e formao de pblico, equipamentos culturais e circulao da produo, e difuso atravs da mdia (MINISTRIO DA CULTURA, 2007a, p. 71-76). Os meios de comunicao tambm so citados como instrumentos importantes para a difuso cultural, sendo que visvel a preocupao e inteno de controle no documento elaborado durante a Ditadura, justificando as intervenes do Estado com o objetivo de garantir o uso dos meios tcnicos de comunicao como canais de produo cultural qualificada. (MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA, 1975, p. 13 e 34) Outras semelhanas podem ser observadas ao longo dos dois documentos, a exemplo do incentivo formao de profissionais; do apoio s linguagens artsticas; da 85

Polticas Culturais em Revista, 2 (1), p.73-90, 2008 - www.politicasculturaisemrevista.ufba.br

proteo e valorizao do patrimnio; etc. Mas apesar das similaridades, de certo h inmeras diferenas. At mesmo porque muitos aspectos culturais se modificaram no pas aps os 32 anos de divulgao do primeiro Plano, e a prpria atuao do Estado no setor cultural diferenciada. Portanto, um determinado ponto presente nas duas polticas pode apresentar, ao mesmo tempo, aspectos semelhantes e diferenciados, pois a poltica atual, de fato, muito mais ampla em suas diretrizes, conceitos e formas de atuao. O prprio conceito de cultura assumido nos dois perodos distinto. Enquanto o MinC na gesto de Gil assume uma dimenso antropolgica, o Plano de 1975, embora considere que a cultura no apenas acumulao de conhecimentos ou acrscimo de saber, mas a plenitude da vida humana no seu meio (MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA, 1975, p. 8), ou leve em conta a interao dos seres conviventes (MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA, 1975, p. 18), possui uma srie de contradies (COHN, 1984) ao longo do documento que invalida uma possvel viso ampliada de cultura, que abrangesse toda sua complexidade e diversidade:
Cultura no apenas acumulao de conhecimentos ou acrscimo de saber, mas a plenitude da vida humana no seu meio. Deseja-se preservar a sua identidade e originalidade fundadas nos genunos valores histrico-sociais e espirituais, donde decorre a feio peculiar do homem brasileiro: democrata por formao e esprito cristo, amante da liberdade e da autonomia. [...] Compreende-se como cultura brasileira aquela criada, ou resultante da aculturao, partilhada e difundida pela comunidade nacional. O que chamamos de cultura brasileira produto do relacionamento entre os grupos humanos que se encontraram no Brasil provenientes de diversas origens. Decorre do sincretismo verificado e do surgimento, como criatividade cultural, de diferentes manifestaes que hoje podemos identificar como caracteristicamente brasileiras, traduzindo-se num sentido que, embora nacional, tem peculiaridades regionais. (MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA, 1975, p. 8 e 16)

Assim, palavras como razes, originalidade, sincretismo so associados a um conceito de cultura muito mais voltado para uma preservao da identidade nacional: a diversidade regional contribuindo para a unidade nacional (MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA, 1975, p. 17). Embora o texto cite o estmulo criatividade e s diferenas, a cultura vista como um somatrio que resulta em uma unidade, com uma composio uniforme e harmnica. Dessa forma, se observada a eliminao das diferenas culturais, reduzidas a uma identidade nica, nacional e original. esta capacidade de aceitar, de absorver, de refundir, de recriar, que d significado peculiar

86

Polticas Culturais em Revista, 2 (1), p.73-90, 2008 - www.politicasculturaisemrevista.ufba.br

cultura brasileira [....] Formada pelo encontro de trs grupos humanos o ndio, o branco e o negro. (MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA, 1975, p. 16). A incoerncia de idias pode ser observada em outros trechos ao longo do documento de 1975. Segundo Isaura Botelho:
A Poltica Nacional de Cultura, ao lado da discriminao das tarefas, como a promoo e o incremento da participao no processo cultural, o incentivo produo e ao consumo, fazia o entrelaamento das noes de cultura, desenvolvimento e segurana nacional. O documento traz em si as contradies entre o respeito espontaneidade das manifestaes culturais e a necessidade de interveno estatal, da modernizao e da conservao, do desenvolvimento e, ao mesmo tempo, de se preservar a cultura de seus efeitos malficos (BOTELHO, 2001, p. 67).

Dessa forma, ao mesmo tempo em que h incentivo para todas as manifestaes e produes culturais, tambm existe a obrigao do Estado em intervir, quando julgar necessrio. A interveno justifica-se para garantir um controle de qualidade do que est sendo produzido. Mais uma vez, registra-se uma incoerncia: o Estado apoiando a diversidade, desde que atenda aos seus requisitos diante do que bom ou ruim:
O problema da qualidade prioritrio por ser responsvel pelo prprio nvel do desenvolvimento. Cabe ao Estado estimular as concorrncias qualitativas entre as fontes de produo. Mas para que haja qualidade necessrio precaver-se contra certos males, como o culto novidade. Caracterstica de pas em desenvolvimento, devido comunicao de massa e imitao dos povos desenvolvidos, a qualidade frequentemente desvirtuada pela vontade de inovar; o que, por sua vez, tambm leva a um excesso de produo. Para que a quantidade no consuma a qualidade, alterao que seria um retrocesso, torna-se necessrio o processo de maturao daquilo que se est implantando (MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA, 1975, p. 13-14).

Assim, possvel observar que alm da questo identitria (colocada de forma distorcida), o PNC de 1975 demonstra uma grande preocupao com as influncias dos meios de comunicao. Enquanto a poltica de 1975 fala em controle de contedo, o Plano atual reconhece a importncia simblica e econmica dos meios de comunicao para a cultura e para o pas; objetiva incentivar o acesso ao consumo, s produes e difuso atravs desses meios; e lida com uma diversidade de segmentos muito maior, possibilitada pelos avanos tecnolgicos: impressos, televiso, cinema, rdio, jogos eletrnicos, internet banda larga, etc.

87

Polticas Culturais em Revista, 2 (1), p.73-90, 2008 - www.politicasculturaisemrevista.ufba.br

Uma outra diferena entre as duas polticas propostas est na participao social. No Plano em fase de elaborao, a presena social se fez desde o incio, havendo incentivo para a participao dos setores pblico e privado, tanto nas etapas de formulao quanto no acompanhamento. Em 1975, a execuo do PNC era limitada a um sistema de cooperao formado pelo MEC, entes federativos e universidades. Ressalta-se, tambm, a valiosa contribuio do Conselho Federal de Cultura (MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA, 1975, p. 5), que se mostra como mais uma diferena entre os dois documentos. Enquanto o Plano de 1975 contou com o envolvimento efetivo do CFC, o PNC atual teve a sua primeira edio publicada sem a participao do Conselho Nacional de Poltica Cultural, que apesar de ter sido reestruturado desde 2005 atravs do Decreto n 5.520, s teve seus integrantes nomeados no final de 2007. Em junho de 2008, o CNPC divulgou documento em que revisa o texto das Diretrizes Gerais, e suas contribuies sero inseridas na edio seguinte. O sentido de preservao tambm deve ser destacado entre os Planos Nacionais: no primeiro, h como meta conservar o acervo constitudo e manter viva a memria nacional, assegurando a perenidade da cultura brasileira (MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA, 1975, p.28); no segundo a preservao est relacionada ao patrimnio material e imaterial, em uma evoluo que acompanha as mudanas sociais. No campo das artes, a atuao do Estado em 1975 estava limitada dana, msica, teatro, literatura, artesanato e cinema, iniciando as aes sobre as artes plsticas. No PNC atual, a ampliao do conceito de cultura e o reconhecimento da diversidade do pas possibilitaram a busca pelo incentivo a reas pouco estimuladas anteriormente, a exemplo das prticas circenses, as linguagens indgenas e a oficial, a culinria tpica do pas, a moda e o design. So avanos que permitem uma maior atuao do Estado diante de setores e manifestaes sequer consideradas enquanto cultura anteriormente. Enfim, so inmeros os aspectos que poderiam ser considerados para estabelecer uma comparao entre o PNC proposto em 1975 e o que est sendo elaborado pelo MinC na gesto de Gil. Antes, cabe reconhecer as peculiaridades sociopolticas de cada momento e, embora o Plano de 1975 apresente argumentaes e conceituaes distintas do atual muitas vezes contraditrias e limitadas , certamente teve contribuies e desdobramentos que possibilitaram avanos observados nas Diretrizes divulgadas em 2007. As repercusses trazidas por uma Poltica Nacional de Cultura, proposta para conduzir as aes do Estado durante dez anos, possui aspectos imprevisveis. Mas a experincia anterior nos d sinais sobre a importncia do momento vivido e sobre a 88

Polticas Culturais em Revista, 2 (1), p.73-90, 2008 - www.politicasculturaisemrevista.ufba.br

necessidade da efetiva participao social na elaborao e acompanhamento desta poltica.

Referncias BOTELHO, Isaura. Romance de formao: Funarte e poltica cultural 1976-1990. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2001. BRASIL. Emenda Constitucional n 48, de 10 de agosto de 2005. Acrescenta o 3 ao art. 215 da Constituio Federal, instituindo o Plano Nacional de Cultura. 2005a. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc48.htm>. Acesso em: dezembro de 2008. ________. Decreto n 5.520, de 24 de agosto de 2005. Institui o Sistema Federal de Cultura - SFC e dispe sobre a composio e o funcionamento do Conselho Nacional de Poltica Cultural do Ministrio da Cultura. 2005b. Disponvel em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=252989>. Acesso em: janeiro de 2008. ______. Proposta de Emenda n 306, de 29 de novembro de 2000. Disponvel em: <http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=14692>. Acesso em: janeiro de 2008. ______. Projeto de Lei n 6835, de 30 de maro de 2006. Aprova o Plano Nacional de Cultura. Disponvel em: <http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=319143> Acesso em: janeiro de 2008. ______. Constituio (1988). Braslia: Senado Federal, 1988. Constituio da Repblica Federativa do Brasil.

CALABRE, Lia (Org.). Polticas culturais: dilogo indispensvel. Rio de Janeiro: Edies Casa de Rui Barbosa, 2005. COHN, G. A concepo oficial de cultura nos anos 70. In: MICELI, Sergio. Estado e cultura no Brasil, So Paulo: p. 85-96, 1984. COLOMBIA. Instituto Distrital de Cultura y Turismo. Documentos nacionales de poltica cultural. COLOMBIA: Instituto Distrital de Cultura y Turismo, 2005. GUATEMALA. Ministerio de Cultura y Desportes. Plan Nacional de desarrollo cultural a largo plazo. Guatemala: Ministerio de Cultura y Desportes, 2005. MACHADO, Gilmar. Entrevista oral. Braslia, 13 de set. de 2007. MXICO. Consejo Nacional para la Cultura y las Artes. Programa Nacional de Cultura 2007-2012. Mxico: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 2007.

89

Polticas Culturais em Revista, 2 (1), p.73-90, 2008 - www.politicasculturaisemrevista.ufba.br

MICELI, Srgio (org.) Estado e cultura no Brasil. So Paulo: Difel, 1984 MINISTRIO DA CULTURA. Plano Nacional de Cultura: Diretrizes Gerais. 1 Edio. Braslia: Ministrio da Cultura, 2007a. Disponvel em <http://www.cultura.gov.br/site/?p=9356>. Acesso em dezembro de 2007 ______. Primeiro Encontro: Membros do Conselho Nacional de Poltica Cultural esto reunidos em Braslia. Braslia: 19 de Dezembro 2007b. Disponvel em: <http://www.cultura.gov.br/site/?p=9390>. Acesso em: jan. de 2008. ______. Conselho Nacional de Poltica Cultural Colegiado ser instalado pelo presidente Lula da Silva e pelo ministro Gilberto Gil. Braslia: 18 de Dezembro de 2007c. Disponvel em: <http://www.cultura.gov.br/site/?p=9298>. Acesso em: jan. de 2008. MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA. Poltica Nacional de Cultura. Braslia, 1975. RELATRIO DA COMISSO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUIO N 306-A, 2002. Disponvel em <http://www.camara.gov.br/sileg/integras/24900.pdf> Acesso em: janeiro de 2008. REIS, Paula Flix dos. Polticas culturais do governo Lula: anlise do Sistema e do Plano Nacional de Cultura. Dissertao de mestrado defendida no programa de Psgraduao em Cultura da Faculdade de Comunicao da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2008. RUBIM, Antonio Albino Canelas (org.). Polticas culturais no Brasil. Salvador: Edufba, 2007. VIDIGAL, Gustavo. Entrevista oral. Braslia, 12 de set. de 2007.

90

Vous aimerez peut-être aussi