Vous êtes sur la page 1sur 4

1

CMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL


Texto atualizado apenas para consulta.

LEI N 837, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1994 Dispe sobre a autonomia administrativa e financeira da Polcia Civil do Distrito Federal e d outras providncias. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, Fao saber que a Cmara Legislativa do Distrito Federal decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 Polcia Civil do Distrito Federal, instituio permanente, essencial funo jurisdicional, vinculada ao Gabinete do Governador, nos termos do pargrafo nico do art. 3 da Lei n 408, de 13 de janeiro de 1993, assegurada relativa autonomia administrativa e financeira, cabendo-lhe: I celebrar contratos, acordos e convnios, nos termos da legislao em vigor; II propor a nomeao, exonerao, demisso ou reintegrao de servidores de seu quadro de pessoal; III praticar atos de administrao relativos ao regime jurdico de pessoal, nos termos da legislao especfica; IV adquirir bens e contratar obras e servios at o limite de tomada de preos; V elaborar a proposta oramentria do rgo; VI administrar e promover a conservao do patrimnio sob sua guarda e responsabilidade; VII movimentar contas bancrias; VIII exercer atividades de tesouraria e escriturao contbil; IX elaborar balancetes e demonstrativos; X elaborar plano de aplicao de recursos; XI propor a criao e extino de seus cargos, funes e servios auxiliares; XII propor a criao de unidades policiais; XIII praticar atos prprios de gesto; XIV planejar, normatizar, dirigir, supervisionar, fiscalizar, administrar, coordenar, executar, controlar e avaliar as aes de polcia judiciria, circunscricional, especializada e tcnico-cientfica, exercendo, com exclusividade, suas funes institucionais; XV promover a formao, treinamento, aperfeioamento e especializao dos servidores policiais civis;

CMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL XVI fiscalizar e controlar o comrcio e o uso de armas, munies e explosivos no Distrito Federal, cumprindo e fazendo cumprir as disposies contidas na legislao prpria. Art. 2 A Polcia Civil do Distrito Federal ser dirigida por Delegado de Polcia, de reputao ilibada e idoneidade moral inatacvel, da Carreira Polcia Civil do Distrito Federal, da Classe Especial, no pleno exerccio do seu cargo, sob a denominao do Diretor-Geral, nomeado pelo Governador. Art. 3 Os vencimentos dos Delegados de Polcia Civil so isonmicos aos percebidos pelas carreiras a que se refere o art. 135 da Constituio Federal, observada, para esse efeito, a correlao entre as respectivas classes e entrncias e assegurada a reviso de remunerao, em igual percentual, sempre que forem revistos aqueles, garantida a atual proporcionalidade de vencimentos devida s demais categorias da carreira de Polcia Civil do Distrito Federal, nos termos do Decreto-Lei n 2.266/1985. (Artigo vetado pelo Governador, mas mantido pela Cmara Legislativa.
Promulgao publicada no Dirio Oficial do Distrito Federal, de 8/3/1995.)

Art. 4 O Departamento de Polcia Tcnica dirigido por Perito Criminal, Perito Mdico-Legista e Perito Papiloscopista escolhido entre os integrantes do respectivo quadro funcional da Carreira de Policial Civil do Distrito Federal. (Artigo com a redao da Lei n 3.513, de 27/12/2004.) 1 Art. 5 So atribuies do Diretor-Geral da Polcia Civil do Distrito Federal: I praticar atos de gesto administrativa, financeira e de pessoal; II despachar, pessoalmente, com o Governador e o Secretrio de Segurana Pblica; III representar a Polcia Civil perante os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio; IV dirimir conflitos de competncia entre os rgos integrantes da Polcia Civil; V prestar esclarecimento ao Tribunal de Contas do Distrito Federal, quando solicitado; VI exercer outras atribuies, bem como praticar os demais atos necessrios consecuo das finalidades da Polcia Civil, na forma da legislao em vigor. Art. 6 Passam a integrar o patrimnio da Polcia Civil do Distrito Federal os bens, de qualquer natureza, atualmente alocados s suas unidades administrativas.
Texto original: Art. 4 A Coordenao de Polcia Tcnica dirigida por Perito Criminal ou Perito Mdico-Legista, escolhido entre os integrantes do quadro funcional da Carreira Policial Civil. (Artigo vetado pelo Governador, mas mantido pela Cmara Legislativa. Promulgao publicada no Dirio Oficial do Distrito Federal, de 8/3/1995.)
1

CMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL Pargrafo nico. O Poder Executivo designar comisso para proceder ao arrolamento e avaliao dos bens a que se refere este artigo e promover as formalidades relativas transferncia de seu domnio. Art. 7 (VETADO). Pargrafo nico. (VETADO). Art. 8 A execuo oramentria, financeira e contbil e a prestao de contas da Polcia Civil do Distrito Federal sero realizadas em conformidade com as normas estabelecidas na legislao especfica. Art. 9 A Academia de Polcia Civil e o Servio de Armas, Munies e Explosivos da Secretaria de Segurana Pblica passam a integrar a estrutura orgnica da Polcia Civil do Distrito Federal, subordinando-se ao seu Diretor-Geral. Art. 10. Ficam criadas na estrutura organizacional da Polcia Civil as seguintes unidades administrativas: I Departamento de Administrao Geral, vinculado ao DiretorGeral; II Diviso de Pessoal; III Diviso de Oramento e Finanas; IV Diviso de Recursos Materiais; V Diviso de Apoio e Servios Gerais. Pargrafo nico. As unidades orgnicas relacionadas nos incisos II a V vinculam-se ao Departamento de Administrao Geral. Art. 11. Ficam extintos na Secretaria de Segurana Pblica e na Polcia Civil do Distrito Federal os cargos em comisso constantes do Anexo I. Art. 12. Ficam criados na Polcia Civil do Distrito Federal os cargos em comisso especificados no Anexo II. Art. 13. As despesas decorrentes da aplicao desta Lei correro por conta das dotaes consignadas no oramento do Distrito Federal. Art. 14. No prazo de 90 (noventa) dias, a contar da publicao desta Lei, o Poder Executivo baixar ato aprovando o Regimento da Polcia Civil do Distrito Federal. Art. 15. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 16. Revogam-se as disposies em contrrio. Braslia, 28 de dezembro de 1994 106 da Repblica e 35 de Braslia JOAQUIM DOMINGOS RORIZ
Este texto no substitui o publicado no Dirio Oficial do Distrito Federal, de 29/12/1994.

CMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL


(Nota: os anexos podem ser consultados no Dirio Oficial do Distrito Federal, de 29/12/1994.)

Vous aimerez peut-être aussi