Vous êtes sur la page 1sur 43

MANUAIS AMBIENTAIS.....................................................

COMPILAO DE TCNICA DE PREVENO POLUIO PARA A INDSTRIA DE GALVANOPLASTIA

Governo do Estado de So Paulo Geraldo Alckmin Governador Secretaria de Estado do Meio Ambiente Jos Goldemberg Secretrio CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental Drusio Barreto Diretor Presidente

Diretoria da CETESB Diretoria de Desenvolvimento e Transferncia de Tecnologia Fernando Cardozo Fernandes Rei Diretoria de Recursos Hdricos e Engenharia Ambiental Primo Pereira Neto Diretoria de Controle de Poluio Ambiental Orlando Zuliani Cassetari Diretoria Administrativa e Financeira Galba de Farias Couto

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) (CETESB Biblioteca, SP, Brasil) P118c 4.ed. Pacheco, Carlos Eduardo Medeiros Compilao de tcnicas de preveno poluio para a indstria de galvanoplastia: projeto piloto de preveno poluio em indstrias de bijuterias no municpio de Limeira / Carlos Eduardo Medeiros Pacheco [et al.] . - - 4.ed. - - So Paulo : CETESB, 2002. 37 p. : il. ; 21 cm. - - (Manuais ambientais) ISSN 1. Bijuterias indstrias - poluio 2. Eletrodeposio 3. Galvanoplastia 4. Limeira Est. So Paulo 5. Poluio controle 6.

Poluio preveno projetos I. Quaresma, Marie Yamamoto do Vale II. Rocha, Maria Jos Muniz. III. Simoni, Vitor Antonio. IV. Ttulo. V. Srie. CDD (18.ed.) CDU (ed. 99 port.) 614.781 6 614.7.001.63 : 621.357 6 (815.6Limeira)

Tiragem: 500 exemplares Junho de 2002

SUMRIO
APRESENTAO................................................................................................05 1. TCNICAS DE PREVENO POLUIO ................................................................. 06
1.1 PLANEJAMENTO DE INSTALAE ........................................................................ 06 1.1.1 RECINTO DE TRABALHO ............................................................................... 06 1.1.2 PROTEO DE EQUIPAMENTOS CONTRA A CORROSO. ........................................ 10 1.1.3 LAYOUT ..................................................................................................... 11 1.2 PRTICAS OPERACIONAIS ................................................................................ 12 1.2.1 REDUO DO ARRASTE ................................................................................ 12 1.2.2 REDUO DO CONSUMO DE GUA ................................................................. 17 1.2.3 PURIFICAO E RECICLAGEM DE INSUMOS ....................................................... 29 1.3 SUBSTITUIO DE MATRIAS-PRIMAS ................................................................. 35 1.3.1 SUBSTITUIO DO CIDO NTRICO NA LIMPEZA DO LATO .................................... 35 1.3.2 SUBSTITUIO DO CIANETO NOS DESENGRAXANTES PARA NO-FERROSOS ............. 36 1.3.3 SUBSTITUIO DO CIANETO NOS BANHOS DE COBRE ........................................ 36 1.3.4 SUBSTITUIO DOS BANHOS STRIKE DE NQUEL CIDOS ............................... 37 1.3.5SUBSTITUIO DE CIANETOS NA DOURAO E FOLHEAO ................................... 37 1.3.6 SUBSTITUIO DO CROMO NO VERNIZ DE ACABAMENTO .................................... 39 1.3.7 TCNICAS PARA REDUZIR A GERAO DE LODO ................................................ 39

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ............................................................................... 41

APRESENTAO

A implementao de Leis e Normas Ambientais cada vez mais restritivas e a criao de mercados cada vez mais competitivos vem exigindo que as empresas sejam mais eficientes, do ponto de vista produtivo e ambiental, ou seja, o aumento da produo industrial dever estar aliado a uma reduo de gastos com insumos e menor gerao de poluentes. A CETESB, que tem por tradio se manter atualizada com as tendncias mundiais, visando uma atuao mais eficiente e inovadora na proteo do Meio Ambiente, vem concentrando seus esforos na institucionalizao de aes de Preveno Poluio. A comunho desses interesses propiciou uma parceria entre a CETESB e as indstrias do Setor de Bijuterias do Municpio de Limeira para o desenvolvimento de um Projeto Piloto de Preveno Poluio. Como uma das ferramentas para o desenvolvimento deste trabalho, foi elaborada a presente Compilao de Tcnicas de Preveno Poluio para a Indstria de Galvanoplastia com o objetivo de auxiliar os empresrios na escolha das melhores alternativas de prticas e tcnicas de preveno poluio ou reduo na fonte. Tais alternativas visam a melhoria das condies ambientais por meio do aumento na eficincia de produo, reduo ou eliminao dos resduos gerados e a reduo dos custos envolvidos na sua disposio final.

1.TCNICAS DE PREVENO POLUIO


A preveno poluio ou reduo na fonte refere-se a qualquer prtica, processo, tcnica e/ou tecnologia que visem a reduo e/ou eliminao em volume, concentrao e/ou toxicidade dos resduos na fonte geradora. Inclui modificaes nos equipamentos, nos processos ou procedimentos, reformulao ou replanejamento de produtos, substituio de matria-prima e melhorias nos gerenciamentos administrativos e tcnicos da entidade/empresa, resultando no aumento de eficincia no uso da matria-prima, energia, gua e outros recursos naturais.
As tcnicas de Preveno Poluio aplicveis Indstria de Galvanoplastia apresentadas neste documento foram elaborados, a partir de levantamentos bibliogrficos realizados no Brasil e no exterior, com recomendaes referentes ao planejamento de novas instalaes e tcnicas operacionais para melhoria do processo galvnico, alm de medidas para reduzir a gerao de lodo nas Estaes de Tratamento de Efluentes das empresas.

1.1 Planejamento de Instalaes


O planejamento de instalaes engloba a rea ou recinto de trabalho onde ser desenvolvido o processo produtivo, envolvendo um estudo detalhado dos aspectos relacionados a dimenso da rea , ventilao, iluminao, coleta de efluentes, instalaes eltricas e piso, bem como a proteo e a disposio fsica dos equipamentos.

1.1.1 Recinto de Trabalho


Dimenses do recinto O prdio destinado ao desenvolvimento de processos galvnicos dever estar em acordo com o cdigo de obras do municpio onde ser edificado, que via de regra especifica as dimenses mnimas das construes em funo do uso. Com relao ao p direito, alturas maiores propiciam maior volume de ar dentro do recinto de trabalho, permitindo a diluio dos gases gerados no processo e maior conforto trmico, assegurando assim a sade do trabalhador. Iluminao A iluminao dever ser adequada e bem planejada de modo a oferecer conforto visual e segurana aos trabalhadores. A utilizao da iluminao natural, quando possvel, trar economia de energia. Caso seja necessrio o uso de iluminao artificial complementar, esta dever ser feita preferencialmente por lmpadas eltricas que apresentem uma relao favorvel entre a energia consumida e a iluminao fornecida, levando-se tambm em considerao a questo dos custos econmicos e ambientais da utilizao de tais lmpadas. A pintura das paredes com cores claras e mais refletivas propiciam um melhor aproveitamento da iluminao utilizada, tornando-a mais eficiente.

Sistema de coleta de efluentes Ateno especial deve ser dada ao sistema de coleta de efluentes industriais, prevendo-se a separao dos efluentes cidos dos alcalinos em linhas exclusivas. Com relao ao material das linhas de coleta, deve-se adotar aqueles resistentes aos produtos qumicos utilizados nos banhos, evitando dessa maneira a sua corroso ou deformao, bem como possveis vazamentos. Instalaes eltricas A instalao eltrica do prdio dever contar com vrios comandos individuais, estrategicamente posicionados no recinto de trabalho, ligados a um quadro de comando geral. Todos estes comandos devero apresentar fcil acesso aos trabalhadores e espao suficiente para sua manuteno. A utilizao de barramentos eltricos de cobre ao longo da linha de produo permitir flexibilidade nas mudanas de layout, colocao de novos equipamentos e facilidade de manuteno. Todo o sistema eltrico da empresa dever contar com um programa de manuteno preventiva especfico. Pisos O atendimento s boas tcnicas de construo civil e gerenciamento industrial, resultam em pisos bem construdos e com manuteno preventiva especfica e requerida para a indstria de galvanoplastia. No entanto, na maioria destas indstrias, verifica-se pisos mal projetados e construdos, com trincas, fissuras e falta de manuteno. Como agravante desta situao, tem-se o fato de que estes pisos ficam sempre molhados devido a respingos das solues dos banhos, ocorridos durante o transporte de peas de um banho a outro e tambm por eventuais vazamentos em vlvulas, gaxetas e tubulaes. Via de regra, as indstrias promovem a limpeza peridica do piso da fbrica sendo, ento, os lquidos e a sujeira l acumulados encaminhados para a estao de tratamento de efluentes da empresa ou para outro local de descarte, no caso de no se dispor de estao de tratamento. Estas remoes peridicas, porm, no impedem que as solues dos banhos, com o tempo, ataquem o material do piso provocando a sua deteriorao. Pisos mal construdos, mal conservados e deteriorados que apresentam fissuras ou trincas, propiciam a infiltrao dos lquidos nele acumulados para o solo, provocando a contaminao deste meio e das guas subterrneas, alm de poder atacar as fundaes do prdio e as instalaes subterrneas (gua, esgoto, etc). Erroneamente, pouca ateno dada ao projeto, execuo e proteo dos pisos em unidades de galvanoplastia, resultando em gastos extras e at mesmo em eventuais interrupes no processo para a sua correo. Assim sendo, no caso de projetos para novas instalaes ou rearranjo das atuais, devero ser considerados os seguintes tpicos na execuo do piso:

os produtos qumicos usados nos banhos, tipo de trfego submetido, resistncia trmica esperada, resistncia mecnica esperada, impermeabilidade, susceptibilidade dos materiais de construo ao ataque qumico, anlise custo-benefcio.

No projeto de novos pisos dever ser ainda prevista a execuo de um contrapiso em concreto homogneo e, em casos especiais, utilizar concreto de alta resistncia. Este contra-piso dever ser capaz de resistir aos esforos mecnicos sem deformao permanente ou fissuras. Nas reas sujeitas a vibraes advindas de equipamentos, o contra-piso dever ser executado isoladamente da estrutura do prdio (alicerces e colunas), atravs de execuo de juntas de construo, que por sua vez devero estar em conformidade com as boas tcnicas de construo. Finalmente, a superfcie do contra-piso acabado dever ser revestida com material resistente s condies de trabalho existentes na indstria de galvanoplastia, atendendo sempre s especificaes do fornecedor. Como exemplos pode-se citar o revestimento cermico e com resinas, descritos a seguir: pisos cermicos resistentes corroso que, embora caros, so os revestimentos mais antigos e ainda confiveis. A sua execuo dever ser precedida da limpeza da superfcie mencionada anteriormente e, em seguida, dever ser feita a impermeabilizao na qual ser assentado o piso cermico. Nas reas onde houver juntas de concretagem ou esforos mecnicos concentrados, ser necessria a aplicao de manta especfica, que dever atender s recomendaes do fabricante, tanto na impermeabilizao das reas contnuas como tambm naquelas onde houver juntas. revestimentos com resinas monolticas (produtos a base de epxi, poliuretano ou polister) que possuem alta capacidade de resistncia corroso. Ultimamente, estes revestimentos esto tendo bastante aceitao por parte das indstrias. A sua aplicao simples e poder ser efetuada com desempenadeira ou revlver, sendo que o seu custo de aplicao menor do que o de assentamento do piso cermico.

A Figura 1 apresenta detalhes construtivos dos pisos mencionados.


No caso de pisos existentes a serem reparados, todo o revestimento dever ser removido, deixando a sua superfcie limpa e livre de qualquer material solto e toda rea danificada ou irregular dever ser refeita e acabada, respeitando-se o nivelamento e declividade. O piso de uma galvnica deve ser provido de drenos e canaletes para o escoamento dos efluentes lquidos oriundos do processo industrial. Ele deve ainda ser projetado com uma inclinao que facilite o direcionamento dos efluentes para os drenos e canaletes que os conduziro para a estao de tratamento. A Figura 2 apresenta um esquema ilustrativo para dreno, canalete e caixa de passagem.

Figura 1: Tipos de piso utilizados em galvanoplastias (em corte) [3]

A implantao de bacias de conteno deve ser considerada nas indstrias deste setor, face ao custo e ao potencial de contaminao dos produtos qumicos envolvidos no processo. A finalidade dessas bacias confinar a soluo dos banhos em caso de vazamento ou rompimento dos tanques. A construo dessas bacias dever ser feita concomitantemente com a construo do piso de modo a evitar as juntas de construo. Nos casos em que as juntas no puderem ser evitadas, deve-se proceder a um tratamento da superfcie, com o objetivo de garantir a sua estanqueidade.

Figura 2: Dreno, Canalete e Caixa de Passagem (em corte)

Revestimento das paredes As paredes do prdio devero ter proteo anti-corrosiva pelo menos at a altura dos banhos, o que vai minimizar o ataque pelos produtos qumicos presentes nos banhos, alm de facilitar a sua limpeza. Ventilao O sistema de ventilao no ambiente de trabalho dever, sempre que possvel, ser natural pois, alm de promover a adequada renovao do ar dentro da instalao, evita gastos adicionais de energia eltrica com sistemas de ventilao forada. No entanto, caso se faa necessria a instalao de sistema de ventilao e exausto na empresa, ele dever ser adequadamente dimensionado, de modo a garantir a renovao de todo o volume de ar contido no recinto. A vazo de exausto dever ser calculada a partir do porte da empresa e da quantidade de gases gerados nas linhas de produo. A renovao de ar no ambiente de trabalho em uma indstria de galvanoplastia necessria, uma vez que o uso de eletrlitos a quente nos banhos provocam a emanao de vapores txicos, alm do aumento da umidade relativa do ar e da temperatura do local. Alguns banhos quente emitem gases (por exemplo, nitrosos e clordricos) que podem provocar danos sade dos trabalhadores. Os gases de exausto, dependendo da sua contaminao, devero sofrer tratamento adequado antes de serem lanados para a atmosfera.

1.1.2 Proteo de Equipamentos contra a Corroso


A proteo de equipamentos contra a corroso garante uma operao adequada e previne perdas acidentais de materiais durante o processo produtivo. Tambm permite a melhoria do aspecto esttico, causando boa impresso aos fornecedores, compradores, fiscais e ao pblico em geral, alm de evitar gastos extras com reparos, facilitar a manuteno e, principalmente, evitar danos ambientais provocados por derramamentos. Alm da proteo contra corroso dos equipamentos e das estruturas encontradas na unidade de galvanoplastia, a empresa dever contar com procedimentos de rotina para manuteno e verificao de vazamentos e de rachaduras nos tanques e tubulaes. Dois dos pontos que merecem proteo numa indstria de galvanoplastia so descritos a seguir. Tanques Os materiais de construo dos tanques devero atender especialmente aos requisitos de resistncia aos choques trmicos, mecnicos e ruptura, nas condies de operao dos processos galvnicos, ou seja, temperatura, presso e produtos agressivos utilizados nos processos galvnicos. A resistncia corroso dos tanques poder ser obtida com o uso de materiais

alternativos, tais como: plsticos (polietileno e polipropileno), fibra de vidro reforada com plstico e ao inoxidvel. No caso do uso de tanques para os banhos galvnicos ou para o armazenamento de matrias-primas, suas armaes de sustentao, estruturas, conexes e as tubulaes metlicas utilizadas na unidade de galvanoplastia, devero ser protegidos tambm contra a corroso. A aplicao de resina monoltica, semelhante quela usada em pisos, utilizando pincel ou spray, tem dado bons resultados a um custo reduzido em relao aos sistemas de pintura com tinta epxi e polivinlica. As resinas tambm apresentam melhores caractersticas que as tintas, com relao a resistncia a choque, a calor, coeficiente de expanso e durabilidade. Resistncias eltricas As resistncias eltricas utilizadas no aquecimento dos banhos devero ser de boa qualidade, feitas com materiais resistentes a ataques cidos e alcalinos, evitando dessa forma acidentes como descargas eltricas e curto-circuitos.

1.1.3

Layout

O layout ou distribuio fsica dos equipamentos, banhos e tanques de lavagem no recinto de trabalho, uma das prticas operacionais a ser considerada no desenvolvimento de um programa de Preveno Poluio (P2). Observa-se, freqentemente, na disposio fsica dos equipamentos nas empresas do setor galvnico, uma preocupao acentuada com a seqncia de operaes do seu fluxograma de produo, em detrimento das questes operacionais que envolvem a passagem das peas de uma etapa para outra no processo. Em outras palavras, a distncia entre os equipamentos, a no otimizao do sistema no que concerne seqncia operacional, a distribuio dos equipamentos no recinto de trabalho, dentre outros fatores, provocam respingos no piso da fbrica, devido ao carreamento dos lquidos pelas peas durante sua passagem de um estgio para outro. A Figura 3 mostra dois exemplos de layout de banhos galvnicos, sendo que no primeiro tipo (a) os respingos so evitados e o segundo (b) apresenta grandes distncias, alm de dificultar o desenvolvimento das operaes. Desta forma, verifica-se que tanto o planejamento de novas instalaes quanto a reavaliao do layout, no caso de empresas j implantadas, so de grande importncia para o desenvolvimento de um programa de P2. Salienta-se, ainda que, o layout de uma empresa deve observar uma diviso adequada de espao, possibilitando uma viso geral do sistema e o escoamento livre da produo.

Figura 3: Layout dos banhos galvnicos ( a- adequado, b inadequado)

1.2 Prticas Operacionais


As prticas operacionais abrangem as tcnicas de P2 diretamente relacionadas com o processo produtivo das galvanoplastias. Tais tcnicas visam basicamente minimizar o arraste de lquidos dos banhos, melhorar a eficincia das lavagens e reduzir o consumo de gua, alm de promover a reciclagem dos insumos utilizados, substituio de matrias-primas e a reduo da gerao de lodo. Estas prticas podem ser adotadas tanto em instalaes existentes, quanto em novas. No caso de novas instalaes, o planejamento dever contemplar o processo industrial a ser utilizado, bem como as prticas operacionais e matrias-primas a serem selecionadas.

1.2.1 Reduo do Arraste


A perda por arraste ou drag-out pode ser definida como sendo a parte da soluo de um banho de revestimento que arrastada com a pea quando retirada. Neste processo, ocorrem respingos de parte da soluo arrastada para o piso, pela movimentao das gancheiras, at que um outro estgio da produo seja alcanado. A Figura 4 ilustra esta situao.

Figura 4: Arraste de solues

O arraste o principal responsvel pela poluio potencial e perda de material nas galvanoplastias. Numerosas tcnicas tm sido desenvolvidas para se monitorar e controlar o arraste. A eficcia de cada mtodo varia em funo do processo, cooperao do operador, modelo da gancheira ou tambor, tempo necessrio para a transferncia de uma etapa para a outra e da configurao das peas a serem revestidas. Outros fatores que afetam o arraste so: temperatura, velocidade de retirada das peas, tempo de drenagem, viscosidade e posio das peas na gancheira, dentre outros. A seguir so apresentadas as principais tcnicas utilizadas para reduo do arraste das solues.

1.2.1.1

Agentes Tensoativos

Define-se agentes tensoativos como sendo as substncias que tem capacidade de diminuir a tenso superficial de lquidos. A tenso superficial existe devido fora de atrao entre as molculas do lquido, fazendo, por exemplo, com que as pequenas gotas dgua assumam a forma esfrica. A tenso superficial tambm responsvel pela adeso das gotas de lquidos nas peas retiradas dos banhos e, portanto, do drag-out. As peas retiradas de uma soluo aquosa contendo tensoativo, no apresentam a formao de gotculas aderidas na superfcie e o lquido arrastado espalha-se como um filme contnuo, escorrendo sobre as peas. A adio de tensoativo tem a vantagem de reduzir o tempo de drenagem requerido para as partes gancheadas, minimizar a quantidade de lquido aderida pea e propiciar uma melhor cobertura das peas no processo de eletrodeposio. Existem vrias substncias com ao tensoativa, em geral, empregam-se sabes e detergentes. A escolha e o uso de determinado tensoativo nos banhos deve ser analisada em conjunto com o fornecedor, que poder fornecer as caractersticas do produto ou indicar aquele que melhor se adapte ao processo de eletrodeposio.

Os banhos de revestimento tais como: nquel e cianeto de cobre, em geral, usam agentes tensoativos. Em alguns banhos, o uso de agentes tensoativos permite a reduo do arraste em at 50%, promovendo o aumento da vida til do banho, a reduo da contaminao e da quantidade de gua necessria para lavagem das peas.

1.2.1.2

Blow-Off ou Sistema de Sopramento de Ar

Esta tcnica consiste no emprego de jato de ar para remover a soluo do banho aderida s peas. Pelas prprias caractersticas do processo, o blow-off mais indicado para processos galvnicos contnuos de fitas ou chapas, alguns processos de tubos ou perfis e peas com formato especfico, em gancheiras, permitindo uma reduo considervel do arraste. A remoo do lquido aderido no ser to eficiente nos casos em que as peas apresentem reentrncias ou obstculos entrada do sopro de ar. A Figura 5 apresenta um esquema em corte do sistema de sopramento de ar.

Figura 5: Sistema de sopramento de ar

1.2.1.3

Placas Defletoras

A tcnica de placas defletoras consiste na instalao de anteparos, no espao entre um banho e outro. Tais placas so inclinadas, de forma a coletar as gotas que caem das gancheiras ou cestos de peas e permitir que escorram para o tanque de origem evitando perdas para o piso e aumentando a vida til dos banhos. Cada gota que retorna ao banho de origem representa uma parcela a menos de contaminante a ser tratado e portanto uma parcela a menos de lodo a ser gerado. Em instalaes j em funcionamento, a colocao dessas placas ser recomendada desde que no interfira no trnsito do pessoal, o que ir depender do layout do processo. No entanto, se os banhos forem prximos entre si, a colocao das placas dever ser considerada. O material de construo das placas defletoras ser o plstico ou outro material resistente aos cidos e lcalis. Na Figura 6 pode-se apreciar um esquema, em corte, de banhos com placas defletoras entre eles.

Figura 6: Uso de placas defletoras [10]

1.2.1.4

Posio das Peas

A posio das peas na gancheira deve ser sempre estudada de forma a reduzir o arraste de soluo carreadas na passagem de um tanque para o outro. Peas com formato de tubos e perfs longos, devem ficar em posio inclinada, para facilitar o escorrimento do lquido aderido s peas antes de passarem para o tanque seguinte. A Tabela 1 apresenta, a ttulo de ilustrao, os valores de drenagem verificados para algumas situaes.

Tabela 1 Valores de drenagem para alguns tipos de peas


PERDAS POR ARRASTE
Posio das peas Verticais: - Boa drenagem - Drenagem pobre - Drenagem muito pobre Horizontais: - Boa drenagem - Drenagem muito pobre Formas de taa: - Boa drenagem - Drenagem muito pobre 3,25 97,7 3,25 40,70 1,62 8,14 16,29 Arraste (L/m)

1.2.1.5

Tempo de Drenagem

As retiradas muito rpidas causam a perda de um grande volume de soluo por arraste. Com uma baixa velocidade de retirada das peas de dentro dos banhos e tempos de drenagem mais longos, o arraste de solues pelas peas pode ser reduzido em at 50%. No caso de banhos que operam a altas temperaturas, retiradas mais lentas so necessrias para prevenir a perda da soluo por evaporao, que neste caso aumenta o arraste. A Figura 7 mostra o volume de drag-out em funo do tempo, para peas de formas horizontais, inclinadas e verticais.

Figura 7: Velocidade de drenagem em funo das formas das peas [8]

Observa-se pela Figura 7 que, para uma retirada quase instantnea (instante bem prximo de zero segundos da retirada), os volumes de drag-out sero 150, 129 e 97 L/m para peas horizontais, inclinadas e verticais, respectivamente. Aps 3 segundos de drenagem, o drag-out reduz-se a 118, 97 e 64 L/m, ou seja 21, 25 e 50% de reduo para as peas horizontais, inclinadas e verticais, respectivamente. Com 15 segundos de drenagem, tem-se uma reduo aproximada no drag-out de 47, 55 e 60% (78,6; 59,2 e 37,7 L/m) para as superfcies de peas horizontais, inclinadas e verticais, respectivamente. Aps um tempo relativamente longo (1 minuto por exemplo), observa-se na Figura 7 que o drag-out torna-se constante, ou seja, existe um volume de equilbrio correspondente ao lquido firmemente retido pelas peas. Comparando-se a reduo no drag-out para 15 segundos de drenagem, com este drag-out de equilbrio (para 1 minuto, 48,4; 32,3 e 19,4 L/m, aproximadamente, nos trs casos) obtm-se redues de 70, 72 e 76% (para as superfcies horizontais, inclinadas e verticais, respectivamente), ou seja, no haver um ganho aprecivel nos prximos 45 segundos de drenagem, ou melhor, em 25% do tempo ter-se- o escorrimento de 75% do volume de lquido total, aproximadamente. Portanto, a drenagem para todos os formatos de peas estar quase completa aps 15 segundos da retirada de dentro do banho, indicando que este ser um tempo timo de drenagem para a maioria das peas. Um dos melhores meios de se controlar a perda por arraste de gancheiras ou tambores em linhas manuais atravs da instalao de barras sobre o tanque, onde as peas podem ser penduradas por um breve perodo, garantindo um adequado tempo de drenagem. Uma leve agitao das peas tambm ajuda a retirar a soluo aderida. A aplicao combinada de agentes tensoativos e tempos mais longos de drenagem pode reduzir significativamente a quantidade de arraste para muitos processos de limpeza e revestimento. Por exemplo, utilizando-se esta tcnicas, um arraste tpico de soluo de nquel pode ser reduzido de 1 L/h para 0,25 L/h. Nos sistemas de tambor, o mesmo dever ser vibrado durante o tempo em que estiver drenando sobre o banho, para reduzir o volume de soluo de arraste.

1.2.2 Reduo do Consumo de gua


A reduo do volume de gua de lavagem se traduz em economia de tratamento de efluentes e matria-prima, refletindo em ganhos ambientais. possvel atender aos requisitos do processo e ao mesmo tempo obter uma reduo expressiva nos volumes das guas de lavagem.

O propsito das lavagens, nos tratamentos de galvanoplastia, reduzir, em nveis aceitveis, as substncias arrastadas do banho anterior, de forma que no interfiram, ou seja, no contaminem o processo seguinte. Na maioria dos tratamentos qumicos, uma diluio da soluo arrastada de 1:500 a 1:1000 na gua de lavagem apresentase como adequada. Muitos estudos tm sido realizados e resultaram em recomendaes para nveis de contaminao. Na Tabela 2 so mostrados os nveis extremos e intermedirios, variando de 1 a 7500 ppm.
Tabela 2: Nveis de Contaminao na Seqncia do Processo [9]

Uma concentrao de gua de lavagem bastante comum, para lavagens aps a decapagem ou estgios de limpeza seguidos de eletrodeposio ou aplicao de camadas de converso de 750 ppm [9]. Nveis de contaminao menores, tais como 375, 38 e 15 ppm, so obtidos com a introduo do estgio de lavagem seguinte. Contaminantes restritivos, tais como cianeto e cromo solvel, so mantidos a 1 ppm ou menos. As tcnicas de lavagem mais comumente utilizadas na galvanoplastia podem ser relacionadas de acordo com os tipos de circulao da gua de lavagem, equipamentos e processos utilizados:

Lavagem por imerso descontnua (com ou sem tanque de recuperao) contnua ou em cascata contnua com condutivmetro economizador contnua com chave de fim de curso Lavagem por jato dgua

chuveiro com acionamento manual chuveiro com acionamento por pedal economizador chuveiro com acionamento automtico lavagem com spray Lavagem com turbilhonamento Lavagem quente Lavagem qumica e eletroqumica Tcnica do Skip

Como uma das tcnicas de reduo do consumo de gua tambm citado o orifcio limitante. A escolha entre as alternativas depender das necessidades de cada empresa, de forma a obter o mximo de economia, eficincia no processo e ganho ambiental.

1.2.2.1

Lavagem por Imerso

A lavagem por imerso, tambm conhecida como tanque de recuperao, consiste em simplesmente mergulhar as peas da gancheira ou tambor no tanque contendo gua, de forma a transferir os contaminantes arrastados do banho anterior para a gua de lavagem. As lavagens em tanques podem ser classificadas em contnuas e descontnuas. Na lavagem descontnua no h entrada ou sada de gua. Na lavagem contnua, mais conhecida como em cascata, onde tem-se mais de um tanque com circulao de gua entre eles. A lavagem por imerso descontnua pode ser realizada com um ou mais tanques em srie ou ento num tanque com duas ou mais divises. Lavagem descontnua com um tanque de recuperao Esta lavagem utilizada para remover a maior parte da soluo arrastada pelas peas, sendo a gua de lavagem usada periodicamente para repor as perdas por evaporao e arraste dos banhos. Em muitos casos, o uso desta tcnica de recuperao reduz em at 90% o arraste de banhos para o efluente e aumenta consideravelmente a vida til dos banhos, com evidente economia pela maior freqncia de sua reposio. Caso haja um tanque de lavagem subseqente ao tanque de recuperao, a limpeza obtida ou a contaminao desta lavagem ser bem menor do que o arraste do banho de processo para o tanque de recuperao. Aps cada lavagem de peas neste tanque, a concentrao de contaminantes ir aumentando at o ponto em que esta torna-se praticamente igual quela do banho anterior e a eficincia de lavagem ser praticamente nula. Esse inconveniente evita-

do com a renovao peridica do tanque de recuperao com gua limpa. Esta periodicidade ser determinada pelo volume do tanque de recuperao, calculado com base no volume de soluo arrastada pelas peas, contaminao mxima permitida no processo seguinte e volume de produo. Lavagem descontnua com dois tanques ou mais Neste sistema pode-se utilizar dois tanques em srie ou um tanque com uma ou mais divises, de forma a obter uma melhor limpeza das peas. A gua proveniente destas lavagens, aps atingir certa concentrao de sais, poder ter como destino o tratamento de efluentes da empresa ou, ento, servir como novos tanques de recuperao principalmente no caso dos banhos de dourao. Neste caso, o nmero de tanques de recuperao ser limitado pela relao custo/benefcio econmico e ambiental com o custo da recuperao e a economia de matria-prima obtida.

1.2.2.2

Lavagem Contnua ou Lavagem em Cascata

Uma tcnica que hoje j est bastante difundida, embora nem sempre aplicada, a de lavagem em cascata contra-corrente Figura 8. A tcnica funciona como no caso da lavagem descontnua j vista, s que com gua entrando continuamente, em sentido contrrio ao das peas, denominado de contra-corrente. Com o uso desta tcnica, obtm-se redues substanciais nas vazes de guas de lavagem. A eficincia deste sistema depende de um controle de vazo mais rigoroso.

Figura 8: Lavagem em cascata [10]

A vazo de gua de lavagem necessria (Q), a ser calculada, ser dada pelas seguintes frmulas[10]: Q = T . DO onde: T= Q= DO = taxa de lavagem vazo da gua de lavagem (L/h) arraste de banho (L/h) T = (Ci /Cn )1/N
I

onde:

C = Ci = Nn=

Concentrao inicial Concentrao no tanque N (ltimo tanque) nmero de tanques de lavagem

Tomando-se como exemplo uma linha de niquelao, pode-se calcular o consumo de gua necessrio em funo do nmero de tanques de lavagem em cascata adotado. Considere, neste exemplo, um banho de nquel com 82.000 mg/L de nquel. Aps o banho, tem-se um tanque de recuperao, que se considera, de forma conservadora, com concentrao provvel de 8.200 mg/L de nquel. A concentrao inicial (C ) de 82.000 mg/L, sem tanque de recuperao e i de 8.200 mg/L com tanque de recuperao. Deseja-se na ltima lavagem, uma concentrao (C ) de no mximo 150 mg/L de nquel o que, por experincia, representa n uma excelente qualidade de lavagem. A quantidade de banho arrastado pelas peas de um banho para o seguinte, denominado DO (Drag-Out), varia na maioria dos casos de 2 a 10 L/h. Neste exemplo, considera-se DO= 10 L/h. Resumindo tem-se: Sem tanque de recuperao: Ci = 82.000 mg/L Ni Com tanque de recuperao: Ci = 8.200 mg/L Ni DO = Arraste de Banho = 10 L/h Substituindo os valores adotados nas frmulas, obtm-se a Tabela 3. evidente que quanto maior for o nmero de tanques de lavagem, em sistema cascata em contracorrente, menor ser a vazo de gua de lavagem necessria para obter a mesma qualidade de lavagem, at o limite terico em que o valor de Q tender a se igualar ao valor de DO. Note que, em todos os clculos, no apareceu o volume dos tanques, sendo apenas importante o valor de DO. Ocorre que cada lavagem adicional representa um custo de investimento,
Tabela 3: CLCULO DE Q (VAZO DE GUA DE LAVAGEM)
COM E SEM TANQUE DE RECUPERAO

mo-de-obra e tempo de operao industrial. Para fins prticos, recomenda-se que aps banhos menos nobres, como desengraxe e decapagem, sejam adotadas lavagens duplas. Para banhos onde existe interesse em recuperar metais ou se queira repor as perdas por evaporao, recomendado o uso de lavagens triplas ou mesmo qudruplas. Em banhos onde h muita evaporao, a sada do ltimo tanque de um sistema de lavagem qudrupla pode ser utilizada para lavar as peas na sada do banho, sob a forma de spray, evitando-se qualquer descarte de guas de lavagem contendo cromatos. Eficincia do tanque contnuo sem trabalho (operando no vazio) Uma lavagem contnua eficiente quando a quantidade de produtos qumicos introduzida no tanque igual a quantidade eliminada. Quando um tanque permanece com fluxo de renovao correndo livremente, sem trabalho, a eficincia decresce rapidamente. Um exemplo pode ser visto na Figura 9, onde se pode observar no eixo das ordenadas a eficincia de lavagem.

Figura 9: Eficincia da lavagem [9]

Neste grfico verifica-se que se a eficincia de lavagem desejada for 100%, ela cair para 50% em aproximadamente sete minutos. Haver ento uma demanda de gua duas vezes maior para remover a mesma quantidade de sais do que foi conseguido no incio. Aps 10 minutos, o fluxo total ser equivalente ao volume do tanque e a eficincia de lavagem ser de aproximadamente 37%. Isto porque a curva segue uma equao exponencial, e, dentro dos limites do erro experimental, a concentrao cair de acordo com a equao: C = C e -kt
i

onde:

C C ki t

= concentrao em qualquer instante; = concentrao inicial; = constante de tempo (1/min) = tempo (min)

Nesse caso, k a taxa de lavagem (50/500, ou 1/10). Para t = 10 min, C/C = 0,37 ou i 37% da concentrao inicial. Lavagem contnua com condutivmetro economizador A instalao de um condutivmetro economizador, acoplado ao sistema de lavagem, reduz de forma substancial o consumo de gua nos tanques de lavagem. O condutivmetro consiste de um sensor que colocado em posio estratgica no tanque, mede a condutividade ou o grau de saturao da gua, enviando um sinal ao gabinete eletrnico do condutivmetro, que por sua vez comandar a entrada automtica de gua atravs de uma vlvula solenide (Figura 10). Um fator importante para o bom uso deste sistema uma boa homogeneizao do banho para garantir a ausncia de reas com diferentes nveis de saturao.

Figura 10: Uso de condutivmetro economizador [9]

Um determinado valor ajustado no aparelho de modo que reflita o maior grau de saturao da gua de lavagem, ou seja, a partir desse grau, a lavagem das peas estar comprometida. Uma vez ajustado, sempre que o aparelho acusar um valor superior a este, uma vlvula solenide ser acionada automaticamente, permitindo a entrada de gua limpa no processo. Com a entrada desta gua, o analisador desliga a vlvula, somente voltando a abri-la quando necessrio, evitando-se assim o desperdcio e garantindo a qualidade da lavagem das peas.

Desta forma, somente haver consumo de gua quando esta for realmente necessria. um sistema com boa relao custo/benefcio, com prazo estimado de retorno do investimento de poucos meses, dependendo do porte da empresa. Lavagem contnua com chave de fim-de-curso Consiste na instalao de uma vlvula solenide na linha de alimentao de gua, acionada por uma chave de fim-de-curso, de forma que, somente quando a gancheira for colocada no tanque de lavagem, sua barra de sustentao acionar a chave de fimde- curso que abrir a vlvula solenide, permitindo a entrada de gua no tanque. A gancheira, ao subir, desligar a chave de fim-de-curso e assim, quando no houver gancheira para ser lavada, no estar correndo gua de lavagem para o tanque. Determinao prtica dos valores de controle da lavagem contnua Dentre os parmetros mais importantes para o controle das lavagens contnuas pode-se citar: concentrao de contaminantes da gua de lavagem, volume de arraste (DO) e vazo de gua de lavagem. Existem trs maneiras para se determinar a concentrao de contaminantes (C) na gua de lavagem: por meio de estimativa da composio nominal e conhecida para a montagem do banho, usando-se a mesma para clculos da gua de lavagem; anlise por via mida ou por outro mtodo analtico desejado, permitindo a obteno de resultados mais precisos, ou, pelas medidas de condutividade da soluo, realizando-se uma srie de adies da soluo em questo na gua de lavagem, medindo-se a condutividade aps cada adio. Obtm-se com isso uma curva de calibrao ou a relao entre a concentrao e a condutividade, que serviro de padro para analisar a gua de lavagem.

Para se determinar o volume de soluo arrastada para o tanque de lavagem (DO), mede-se sua condutividade inicial, adiciona-se certa quantidade de soluo e mede-se a condutividade final, estabelecendo-se o aumento de condutividade para este volume de calibragem. Processando-se um nmero sucessivo de gancheiras ou tambores em uma gua de lavagem no usada, mede-se a condutividade aps a remoo de cada gancheira e, por meio de um grfico, traa-se uma linha entre os pontos de leitura que expressa o aumento de condutividade contra o nmero de gancheiras. Pela confrontao do aumento de condutividade com o volume de calibragem, obtm-se os mililitros arrastados por gancheira ou tambor. O fluxo de gua (Q) obtido pela equao de equilbrio, sendo este funo dos elementos citados anteriormente.

1.2.2.3

Lavagem por Jato Dgua

A lavagem por jato dgua, comumente conhecida como chuveirinho, consiste em empregar jatos mltiplos de gua, com ou sem presso, sobre as peas de forma a remover a contaminao. Os jatos podem ser operados manual ou automaticamente, sob as mais diferentes formas e configuraes, sendo as mais utilizadas citadas a seguir. Estas tcnicas propiciam uma grande economia de gua na lavagem de peas. Chuveiro de acionamento manual O chuveiro de acionamento manual pode ser do tipo fixo ou removvel. O chuveiro fixo consiste em bocais ou tubos que liberam os jatos dgua quando o operador abre uma vlvula, devendo ento movimentar as peas sob os jatos para lav-las, aps o que ele fecha a vlvula e interrompe o fluxo dgua. Esse sistema tem o inconveniente de desperdiar gua no caso do operador esqueer a vlvula aberta ou quando for grande a distncia entre ele e a vlvula. O chuveiro removvel consiste de uma mangueira flexvel acoplada a uma vlvula e a um chuveiro com bocais perfurados na extremidade, sendo que este conjunto pode ser movimentado em todas as direes. A liberao do fluxo de gua faz-se quando o operador pressiona o gatilho manual da vlvula. O operador segura as peas com uma das mos e, com a outra, aperta o gatilho liberando a gua na quantidade desejada, direcionando-a onde achar conveniente. Quando bem operado, este sistema permite grande economia de gua.

Chuveiro com acionamento por pedal economizador Neste sistema, dois chuveiros com o formato de tubo perfurado so normalmente fixos dentro de um tanque. O fluxo de gua controlado por um registro localizado no piso, acionado pelo p do operador. Neste caso, o operador tem as duas mos livres, podendo segurar dois conjuntos de peas ao mesmo tempo. Sempre que o operador tirar o p do registro, interromper o fluxo de gua. A desvantagem deste sistema a necessidade de manuteno peridica, pois o material pode quebrar com mais facilidade ou sofrer corroso. Chuveiro com acionamento automtico Este um sistema em que a gua acionada por meio de sensores, sem a interveno do operador, liberando gua por tempo controlado. Um dos tipos de chuveiros de acionamento automtico consiste de foto-clulas colocadas na parede do tanque de lavagem. Toda vez que o operador introduz peas no tanque, as foto-

clulas enviam um sinal ao sistema de controle que acionar uma vlvula solenide que abrir e permitir o fluxo de gua para os bocais ou chuveiros instalados sobre o tanque. Aps um tempo pr-determinado, o sistema interrompe o fluxo de gua, o que torna este sistema bastante econmico quanto ao consumo de gua. Lavagem com Spray A lavagem com spray feita pela aplicao de uma nvoa fina de gua que tem a capacidade de aderir s peas, escorrendo e levando consigo o arraste do banho anterior. A vantagem sobre o chuveiro o reduzido consumo de gua. Em alguns casos possvel se fazer a lavagem de peas com um spray que acionado no instante em que as gancheiras so removidas do banho (Figura 11). uma prtica comum em instalaes automticas, onde o acionamento do spray feito por uma chave de fim-de-curso, cujo desligamento temporizado. A lavagem em spray devolve a soluo para o tanque de origem, reduzindo seu arraste para as guas de lavagem. Em banhos com muita perda ou evaporao, o tanque de recuperao pode ser substitudo por uma lavagem em spray diretamente sobre o banho.

Figura 11: Lavagem em spray

1.2.2.4

Lavagem com Turbilhonamento

O turbilhonamento promove um maior contato entre as peas e a gua de lavagem, aumentando a eficincia de limpeza das peas. Esta tcnica consiste na agitao do tanque de lavagem por meio de agitao mecnica, recirculao da soluo por bomba ou insuflamento de ar , sendo este ltimo o mais empregado pelas indstrias. O turbilhonamento, quando combinado com as outras tcnicas de reduo

de consumo de gua, como na lavagem em cascata, possibilitar o aumento da sua eficincia. A prtica mais comum a utilizao de insuflamento de ar no tanque de lavagem, tendo-se o cuidado de filtr-lo para evitar a entrada de poeira e leo do compressor, que poderiam contaminar as guas e sujar as peas, prejudicando seu acabamento. Ao invs da utilizao de ar comprimido, que pode estar contaminado com leo, pode-se usar ar oriundo de um soprador ou bomba tipo Roots, que tem a capacidade de fornecer ar com grande vazo e baixa presso, necessitando apenas de filtro para poeira.

1.2.2.5

Lavagem a Quente

A lavagem em gua quente reduz o tempo de lavagem. Quanto maior for a temperatura, menor a viscosidade da gua e maior a velocidade de difuso dos ons, havendo portanto um duplo efeito de melhoria da eficincia de lavagem. Em todo caso, necessrio cuidado no emprego de gua quente, pois algumas vezes o efeito negativo, acelerando reaes de oxidao da superfcie, causando manchas e escurecimento nos acabamentos. As galvanoplastias costumam utilizar um tanque de gua quente parada, isto , com temperatura mantida alta e que no renovado constantemente. Este tanque tem a finalidade de manter as peas aquecidas e livres da oxidao do ar, entre um banho e outro. prtica comum esvaziar o tanque de gua quente uma vez por semana. Quando isto feito, perde-se de uma s vez a carga trmica da gua e, dependendo do volume descartado, poder prejudicar a estao de tratamento de efluentes. No caso de indstrias de galvanoplastia que operem com grandes volumes de gua quente, possvel evitar o descarte e a perda de toda carga trmica, utilizandose a tcnica de alimentao controlada, que consiste em prover o tanque com vazo contnua. Por exemplo, um tanque de gua quente com 900 litros de capacidade, operando 16 h/dia, 6 dias por semana, poderia ser alimentado com uma vazo mdia de 9,4 L/h, que corresponde a uma renovao semanal do seu contedo, sendo necessrio aquecer apenas esta vazo por hora e, a carga trmica no ser perdida de uma s vez, pois o tanque no precisar ser descartado. Com a adoo desta tcnica, obtm-se uma qualidade de gua quente constante ao longo de toda a semana. Nos fins de semana, assim como no perodo noturno, o tanque deve ser coberto para evitar perdas de calor na superfcie e, com isso, ganha-se tempo no reincio do processo quando realizado o aquecimento do tanque. O efluente deste tanque poder ainda ser utilizado num tanque de lavagem anterior, cuja alimentao poder ser reduzida na mesma proporo. Havendo necessidade, a entrada de gua tambm poder ser controlada pela

instalao de um sistema de ajuste automtico de pH, que permitir a entrada de gua no sistema sempre que este cair abaixo de um valor pr-determinado, prevenindo-se com isso a corroso da bomba de recirculao e mantendo-se sempre uma lavagem eficiente dos gases.

1.2.2.6

Lavagem Qumica e Eletroltica

A gua de uma neutralizao ou ativao cida pode ser recirculada para agir como lavagem aps um tanque de desengraxe alcalino. Isso foi utilizado com sucesso nos EUA e Europa com economia considervel de gua. Dependendo do processo e solues usadas, tambm pode-se sugerir uma lavagem eletroltica, que acelera o processo pela movimentao de ons, podendo-se aplicar corrente alternada ou contnua.

1.2.2.7

Tcnica do Skip

A tcnica do skip (Figura 12) consiste em utilizar a gua de lavagem da sada de um tanque para alimentar outro tanque de lavagem em outra etapa do processo. Como exemplo, cita-se o aproveitamento da gua de lavagem da decapagem para lavar as peas que saem do desengraxe. Para que isto possa ser feito, necessrio antes verificar alguns requisitos fundamentais: o nvel de sada dos tanques de lavagem deve ser ajustado para que a gua flua por gravidade; o tanque de lavagem, aps o desengraxe, deve ter revestimento anti-cido; preciso certificar-se de que o desengraxante no tem cianetos em sua formulao.

Figura 12: Lavagem com skip [10]

1.2.2.8

Orifcios Limitantes

A tcnica dos orifcios limitantes traduz-se no uso de restries, em geral placas de orifcio, em tubulaes e linhas de alimentao de guas de lavagem, tais como em chuveiros, tanques, etc. Estes orifcios permitem a passagem de uma certa vazo fixa de sada de gua, que, dentro de certos limites, no varia com a presso de entrada do orifcio da placa. Essa tcnica deve ser empregada quando a presso de entrada no tanque for alta e o operador no tiver um meio adequado de controle da vazo. Normalmente, dentro dos processos, existem diversos registros ou vlvulas de gaveta que funcionam totalmente abertos ou fechados, permitindo ou interrompendo a entrada de gua no sistema, porm no se prestando ao ajuste da vazo. Uma vez determinada a vazo mxima necessria ao processo, escolhe-se o dimetro de orifcio que permitir essa vazo. O operador poder ento abrir totalmente o registro de entrada de gua que a vazo a jusante do orifcio limitante ser praticamente constante. Os orifcios limitantes caseiros podem ser construdos de modo bastante simples, intercalando-se um disco plstico de 5 mm de espessura em uma unio ou algum ponto da tubulao, de preferncia na entrada do processo que se deseja controlar. Fazem-se uma srie de discos, cada qual com um furo central de dimetro diferente (por exemplo, brocas de 1/8, 3/6, 1/4 e etc), instala-se um de cada vez e testa-se a vazo de sada, selecionando-se o mais indicado. A Figura 13 apresenta um esquema de um desses orifcios.

Figura 13: Orifcio Limitante

1.2.3 Purificao e Reciclagem de Insumos


Como tcnicas para purificao e reciclagem de insumos, pode-se citar: colunas trocadoras de ons ou resinas de troca inica; evaporadores vcuo; ultrafiltrao; osmose reversa.

A seguir tem-se a descrio sucinta de cada uma destas tcnicas.

1.2.3.1

Colunas Trocadoras de ons

A troca inica uma tecnologia promissora em termos de ganhos econmicos e ambientais. A tcnica consiste no uso das chamadas resinas trocadoras de ons e pode ser empregada nas indstrias de galvanoplastia para remover todos os metais e ons dissolvidos nos efluentes e ainda permitir o reaproveitamento da gua. As resinas so, em geral, polmeros sintticos (molculas longas de alto peso molecular) insolveis (slido granulado), possuidoras de stios ativos, capazes de reagir com os ons positivos (ctions) ou negativos (nions) presentes nas solues. As resinas catinicas reagem com os ctions de metais pesados usados nas galvanoplastias como o cobre (Cu+ Cu+2), nquel (Ni+2), cromo (Cr+3, Cr+6), prata (Ag+), + ouro (Au+), e o amnio (NH4 ). Por sua vez,as resinas aninicas reagem especificamente com nions, como o sulfato (SO4-2), nitrato (NO3 ), carbonato (CO3-2), cloreto (Cl-), hidrxido (OH-) e cianeto (CN-). As resinas so bastante seletivas pois existem as de carter forte ou fraca, conforme tenham a capacidade de reagir com nions fortes (sulfato, cloreto) ou fracos (cianeto, carbonato) e ctions fortes (metais) ou fracos (amnio). Uma das vantagens do emprego das resinas que, uma vez esgotados seus stios ativos ou pontos na molcula capazes de reagir, ou melhor, depois de saturadas, podem ser regeneradas atravs da recuperao de sua capacidade de reteno de ons. A regenerao das resinas catinicas realizada pela passagem de uma soluo concentrada de cido forte pelas resinas e no caso da aninica uma soluo de base forte. Outra vantagem que passando-se os efluentes galvnicos pelas resinas catinica e aninica sucessivamente, pode-se obter gua praticamente desmineralizada, que poder retornar ao processo. Na realidade, a obteno de gua desmineralizada mais complexa, pois exige o uso de pelo menos mais um estgio com resina aninica fraca. A Figura 14 apresenta um esquema do sistema de troca inica, utilizando trs estgios (resina catinica forte, aninica forte e fraca).

Figura 14: Sistema de Troca Inica [5]

Mecanismo de funcionamento da troca-inica Inicialmente, a gua passa por uma coluna que contm quartzo de granulometria variada e carvo ativo, para reteno de slidos e adsorso de matria orgnica. Este procedimento garante um melhor funcionamento das resinas trocadoras de ons. O primeiro estgio de troca inica do sistema efetuado na coluna com resina catinica forte. A troca ocorre entre o on hidrognio (H+) da resina com todos os ctions dos metais (Cu++, Ni++, Zn++, Fe++) presentes na gua. A medida que estes vo se acumulando nos stios ativos ocorre a liberao do H+ para a gua. No segundo estgio, a gua passa pela coluna que contm a resina aninica fraca, na qual ocorre a troca entre os nions dos cidos fortes (SO42 e NO3 , por exemplo) com a hidroxila (OH-). Nesta etapa ainda restam na gua todos os nions dos cidos fracamente dissociveis (CO3-2 e CN-, por exemplo). Com a introduo de um terceiro estgio de troca inica, atravs de uma coluna com resina aninica forte, ocorre a troca com o OH- de todos os nions dos cidos fracamente dissociveis que ainda estavam presentes na gua. Finalmente, aps a percolao das guas de lavagem pelos leitos de resina, podese retornar a gua ao processo produtivo, obtendo-se uma grande economia. Quando as resinas atingem a saturao, deve-se efetuar sua regenerao e o efluente proveniente deste sistema, denominado eluato, dever ser enviado estao de tratamento convencional. A vantagem a gerao de um menor volume de eluato, porm, mais concentrado em metais, que requer um perodo maior para o tratamento e, com isso, maior segurana e melhor monitoramento. As colunas de troca inica so geralmente constitudas por cilindros de fibra de vidro transparente ou no, possuindo internamente aspersores e captadores especiais de gua nos leitos de resinas. So dotadas de tubulaes externas para operaes de funcionamento normal, lavagem ou regenerao, com vlvulas especiais e instrumentos de controle de ciclos (hidrmetros). A carga de resinas acondicionada nas colunas trocadoras de ons previamente calculada em funo do projeto e constitui uma das principais partes do equipamento de troca inica. Finalmente, cabe ressaltar que a quantidade de lodo a ser gerado no tratamento do eluato ser estequiometricamente igual de um sistema convencional que trata diretamente os efluentes provenientes do processo produtivo.

1.2.3.2

Evaporadores Vcuo

O uso de evaporadores vcuo visa proporcionar um mtodo economicamente vivel e ambientalmente vantajoso de concentrao de guas por meio de destilao e com isso reduzir o volume de lquidos a serem tratados ou recuperados. Permite tambm que a gua destilada seja retornada e reaproveitada nos processos galvnicos. O sistema de evaporao baseia-se na combinao de duas tcnicas que permitem uma notvel facilidade de instalao e de controle com baixo consumo energtico, representados por: bomba de calor e vcuo. O processo de ebulio vcuo utiliza exclusivamente energia eltrica que, mediante ciclo frigorfico, permite uma destilao a custo moderado. Mecanismo de funcionamento do evaporador vcuo De acordo com a Figura 15, basicamente o evaporador vcuo consiste de uma cmara de ebulio, cmara de condensao, compressor frigorfico e cmara de resfriamento. O compressor frigorfico ao comprimir o gs eleva sua temperatura para cerca de 60 a 70C. Este gs circula por uma serpentina instalada dentro da cmara de ebulio que opera sob vcuo. A serpentina funciona como trocador de calor, elevando a temperatura da soluo na cmara e mantendo-a em ebulio. O vapor desprendido da soluo em ebulio encaminhado para a cmara de condensao e o gs que circula pela serpentina passa por uma outra serpentina (trocador de calor auxiliar), onde sofre resfriamento adicional por um fluxo de ar ou de gua, sendo ento direcionado para a cmara de condensao. Na cmara de condensao este gs resfriado passa por outra serpentina, onde ele expandido, ocorrendo troca de calor, entre o vapor advindo da cmara de ebulio e a serpentina. Nesta troca de calor o vapor condensa-se retornando ao estado lquido e produzindo o vcuo necessrio na cmara de ebulio. Este efluente lquido da cmara de condensao tem boa qualidade e aproveitado no processo produtivo. O gs aps passar pela serpentina de condensao, direcionado novamente para o compressor, completando o ciclo. Algumas vantagens na utilizao do equipamento: extrema compatibilidade com os processos de tratamento de superfcie; funcionamento totalmente automtico sem necessidade de controle; alimentao com energia da rede; baixo consumo energtico; total ausncia de fumos e odores; constncia no resultado; funcionamento contnuo.

Na Figura 15 pode-se visualizar um esquema simplificado de um evaporador vcuo.

Figura 15: Sistema de Evaporao Vcuo [8]

1.2.3.3

Ultrafiltrao e Osmose Reversa

Est comprovado que nveis de contaminao de 1 a 5% elevam os custos da unidade de galvanoplastia e prejudicam a qualidade do produto final. O controle de qualidade deve ter uma nova abordagem no sentido de determinar as possveis fontes de contaminao e escolher a melhor forma de elimin-las, para que a produo ocorra em condies limpas. Em geral, muita ateno dispensada aos banhos de deposio, embora a maioria dos meios filtrantes utilizados sejam incapazes de remover contaminantes antes que sejam co-depositados no substrato. Portanto, a ateno deve ser direcionada aos limpadores, guas de enxge, substncias qumicas utilizadas nos banhos e outras fontes de contaminao. O uso de sistemas adequados de filtrao permitem a remoo de at 99,9% de contaminantes. Os sistemas de ultrafiltrao e osmose reversa tm sua operao baseada no princpio de separao dos slidos em suspenso ou dissolvidos na soluo atravs do uso de membranas. A passagem do lquido (chamado eluato) e a reteno dos slidos depende do tamanho dos poros da membrana, do tamanho dos contaminantes e da magnitude da presso aplicada.

O sistema de osmose reversa retm quase todos os slidos dissolvidos. O sistema de ultrafiltrao muito eficaz na separao de gua e leos emulsificados, sendo muito utilizado pelas unidades de galvanoplastia para separar os metais em suspenso das guas de lavagem. Nas Figuras 16 e 17 visualiza-se esquemas tpicos de ultrafiltrao e osmose reversa, respectivamente.

Figura 16: Sistema de Ultrafiltrao [8]

Figura 17: Sistema de Osmose Reversa [8]

1.3 Substituio de Matrias-Primas


A substituio de matrias-primas nas galvanoplastias, por outras menos agressivas ambientalmente, iniciou-se h pouco tempo nos EUA, com o advento de regulamentos mais rgidos no controle da poluio. A substituio de materiais txicos e poluentes como cianeto e cromo hexavalente, usados nos banhos, alm de ser benfica ao meio ambiente e ao trabalhador, proporciona a reduo dos custos de tratamento. A deciso pela substituio de matrias-primas nem sempre fcil, cabendo antes alguns questionamentos: os substitutos so prticos e esto disponveis no mercado? a substituio estar solucionando um problema e criando outro? a qualidade do produto ou a produo sero afetadas? a substituio trar alterao nos custos?

Uma relao favorvel entre os benefcios e custos esperados na substituio ser indicativa para que a substituio possa ser vivel. Os banhos que utilizam produtos qumicos txicos e requerem um tratamento de alto custo so os focos principais da estratgia de substituio de matriasprimas. Dentre as passveis de substituio e, de acordo com o processo ou banho em que normalmente so empregados na indstria de bijuterias, podem ser citados: cido ntrico na limpeza de lato; cianeto dos desengraxantes para no-ferrosos; cianeto nos banhos de cobre; nquel no banho de nquel strike cido; cianetos nos banhos de pr-ouro alcalino, ouro alcalino, cor final; cromo no banho de verniz para acabamento.

1.3.1 Substituio do cido ntrico na limpeza do lato


A denominada decapagem brilhante um processo de limpeza para peas de lato que utiliza uma soluo de perxido de hidrognio, conhecida como gua oxigenada, adicionada de cido sulfrico. Algumas caractersticas e vantagens desse processo em relao quele com cido ntrico so: no existe formao de xido nitroso, apenas gua e oxignio; menos agressivo, evitando a decapagem excessiva; fcil remoo do arraste por simples lavagem; utilizado tanto em tambores como em cestos para peas a granel;

o tratamento do efluente simples, havendo somente a necessidade de neutralizar o cido sulfrico diludo; permite recuperao do cobre por simples eletrlise ou precipitao por resfriamento da soluo a 15C.

1.3.2 Substituio do Cianeto nos Desengraxantes para No-Ferrosos


Atualmente existem no mercado novos desengraxantes de base alcalina, isentos de cianeto, usados para limpeza de cobre, lato, ao e zamak. Estes desengraxantes tem como principais caractersticas: pode ser usado por imerso ou processo eletroltico, para peas em gancheiras e a granel em tambores rotativos, assegurando superfcies limpas e ativas para etapas posteriores; contm produtos qumicos (quelantes e dispersantes) que auxiliam a sua ao detergente, assegurando perfeita remoo de resduos (xidos, gorduras e outras substncias) que possam impedir a perfeita aderncia do metal a ser depositado; tem tima ao sobre metais no-ferrosos, sendo indicado para limpeza de peas de zamak (liga de estanho) e lato polidas, antes da eletrodeposio. Nesse caso, o processo pode ser de imerso e eletroltico, sucessivamente, sem enxge intermedirio. Remove as sujeiras, sem escurecer ou manchar as peas; pode utilizar tanque de ao munido de exausto para remover o vapor formado pela temperatura de operao e aquecedores eltricos de imerso ou trocadores de calor para aquecimento a vapor.

1.3.3 Substituio do Cianeto nos Banhos de Cobre


A utilizao de banhos de sulfato de cobre em meio cido ao invs do cianeto de cobre em meio alcalino, permite uma reduo significativa nas emisses de cianeto, como tambm melhora a segurana do trabalhador. O banho de cobre base de pirofosfato de cobre outra alternativa para substituir os banhos convencionais, apesar de ser ainda pouco aplicado, em parte pelo seu alto custo de implantao e operao. Como caractersticas e vantagens principais, podem ser citadas: baixa concentrao de cobre, acarretando menor toxicidade; menor gerao de lodos devido s concentraes inferiores de cobre; pH mais baixo que os processos convencionais (8,8 a 9,8) ; alta penetrao, facilitando o processo de tambor rotativo; permite alta densidade de corrente e, portanto, menor tempo de deposio; maior sensibilidade a impurezas; pr-tratamento deve ser mais exigente.

1.3.4 Substituio dos Banhos Strike de Nquel cidos


Uma alternativa para os banhos strike de nquel cidos e altamente concentrados so os de pH alto, para os quais valem as seguintes consideraes: menos txico que o strike cido; tratamento dos efluentes mais simples e de menor custo; no exige exausto; custo operacional mais baixo; maior sensibilidade a impurezas; menor poder de penetrao da camada maior cuidado com a manuteno do pH.

Outra alternativa so os banhos de paldio cujos depsitos so dcteis, pouco porosos, resistentes corroso e abraso devido a sua elevada dureza (500 HV). Possibilita camadas de at 0,3 mm brilhantes e sem fissuras. Recomendado para aplicaes decorativas, na substituio do nquel e strike de ouro, antes da folheao. Como camada final, o processo oferece uma tonalidade clara e bastante agradvel. Uma desvantagem seu alto custo em relao ao banho de strike de nquel. Entretanto, devido problemas com os efeitos txicos do nquel para alguns consumidores (causando alergia e irritaes na pele), o mercado, principalmente o externo, tem exigido a eliminao desse metal, sendo o paldio uma boa opo.

1.3.5 Substituio de Cianetos na Dourao e Folheao


No Brasil, a maior parte dos revestimentos com ouro, isto , dourao e folheao, utilizam processos de pH alcalinos e base ciandrica que envolvem o problema do tratamento dos efluentes contendo cianeto. Estes processos tm sofrido modificaes e melhorias de forma a aumentar sua eficincia e a qualidade no produto final, de forma que a substituio por um processo novo, mesmo contendo cianeto, poder resultar em ganho ambiental, devido economia de produtos qumicos, energia eltrica, melhor qualidade final e menores ndices de peas rejeitadas. Atualmente, novos processos de base neutra e cida que no contm cianeto tm sido desenvolvidos. Entretanto, alguns destes ainda no obtiveram a mesma aceitao que os de base ciandrica. Entretanto, com o aumento das restries ambientais e o aperfeioamento dos processos provvel que a procura por essas alternativas aumente.

Alguns processos de folheao e dourao que utilizam cianeto podem ser citados: dourao convencional dourao dura alcalina com cianeto folheao alcalina com cianeto

Como alternativas para eliminao do cianeto pode-se citar os seguintes banhos: dourao alcalina sem cianeto dourao cida dourao levemente cida folheao alcalina com sulfeto dourao e folheao neutras

Na Tabela 4 pode-se observar um resumo das caractersticas principais desses banhos e das alternativas.

Tabela 4 - Caractersticas dos Processos de Dourao e Folheao com Cianeto e dos Processos Alternativos

Processos Com Cianeto

Caractersticas

Processos Alternativos

Caractersticas

dourao convencional

utiliza cianeto de potssio e ouro em altas concentraes; dureza baixa; processo antigo, pouco eficiente

_____
dourao alcalina sem cianeto

_______

idnticas ao da dourao dura, porm com menor nmero de tonalidades de ouro grande poder de penetrao e alta dureza; menor gama de cores; servem para aplicao de camada e cor final simultanea mente pH de 4,0 a 4,8; contm cido ctrico e metais (nquel, ferro e cobalto) que conferem altssima dureza ao depsito tonalidades agradveis; dureza alta; banho pouco estvel (ocorre precipitao do ouro) utiliza ouro muito puro; processo empregado na indstria microeletrnica

dourao dura alcalina

alta dureza; baixas espessuras; tonalidades de ouro variadas; tempos curtos de deposio

dourao cida sem cianeto

dourao levemente cida sem cianeto folheao alcalina com sulfeto

folheao alcalina

alta dureza; altas espessuras; brilho; resistncia corroso; depsitos de 8 a 22 quilates

dourao/ folheao neutra sem

1.3.6 Substituio do Cromo no Verniz de Acabamento


A funo do verniz de acabamento proteger as peas, aumentando sua durabilidade, resistncia oxidao, corroso e ao desgaste por abraso, mantendo a beleza e a integridade do acabamento original. Existem diversos tipos de vernizes de acabamento, muitos deles contendo cromo na forma de cromatos. O cromo produz um bom acabamento, porm, um elemento txico ao meio ambiente, sendo que as restries ao seu lanamento tem aumentado. Como alternativas para sua substituio tem-se vernizes base de compostos orgnicos, tais como os vernizes acrlico e poliuretano. Os processos de aplicao dos vernizes podem ser por simples imerso e eletrodeposio, sendo em geral facilmente adaptveis s instalaes comuns de uma galvanoplastia. Deve-se dar preferncia aos vernizes de base aquosa, isto , que no contenham solventes orgnicos volteis (por ex., benzeno, tolueno, xileno), txicos ou inflamveis.

1.3.7 Tcnicas para Reduzir a Gerao de Lodo


As tcnicas, apresentadas de forma resumida a seguir, tem em comum o gerenciamento dos resduos gerados nos processos, de forma a minimizar os custos de tratamento e os possveis problemas ambientais deles oriundos. Segregao de resduos A segregao de resduos consiste na separao dos vrios fluxos de guas de lavagem, descartes de banhos, decapagem e desengraxe de maneira ordenada, dentro da rea produtiva da empresa, de forma que se possa dar um destino adequado a cada um deles separadamente. Com isso torna-se possvel a recuperao de materiais (que antes poderiam estar sendo tratados como rejeito) e seu aproveitamento como matria-prima para novo processamento, com conseqente reduo dos custos econmicas e ambientais. A segregao ordenada tambm permite a juno de efluentes ou resduos com caractersticas semelhantes, de maneira que possam ser tratados da mesma forma e com um controle mais eficiente. Com esta segregao possvel separar resduos que podem ser menos poluentes e mais facilmente tratveis (s vezes com um simples ajuste de pH) antes de serem descartados ou mesmo reciclados. Comumente, as galvanoplastias separam as linhas de efluentes cidos e alcalinos tambm por medida de segurana, para evitar a mistura de guas contendo cianeto

com efluentes cidos, evitando a liberao de gs ciandrico, extremamente txico. Tal separao ir tambm facilitar o processo de tratamento dessas guas, j que os cianetos devem ser tratados por oxidao, enquanto as guas cidas geralmente necessitam correo do pH e floculao dos metais. O processo de segregao pode requerer mudana de layout e montagem de novas linhas dos efluentes da fbrica. Os fluxos menos poluentes podem representar aproximadamente 30% de todo o processo de galvanoplastia. No entanto, deve-se tomar precaues para assegurar-se que os banhos menos poluentes no contenham metais dissolvidos. A economia na segregao percebida atravs da reduo dos custos da ETE. Critrios para descartes Em muitas instalaes h uma prtica arraigada de se fazer todos os descartes e trocas de gua nos finais de semana. A adoo desta prtica acarretar muitas vezes descartes de banhos antes que sua vida til tenha sido realmente exaurida, aumentando a contaminao dos efluentes e aumentando o dispndio com novas matrias-primas. Em cada instalao deve haver uma definio clara dos critrios tcnicos para a troca de banhos, para evitar sobrecargas de volume e de concentraes na ETE. Eliminao de enxge O enxge entre um limpador com detergente e um eletroltico poder ser eliminado desde que os dois banhos sejam compatveis. Com isso elimina-se uma etapa de lavagem economizando-se gua.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1.DERSIO, J.C. Introduo ao controle de poluio ambiental. So Paulo, IMESP.1a ed.1992. 201 p. 2. ELIAS, J. A. Consideraes sobre galvanoplastia ( apresentado no 1o Treinamento Tcnico sobre Galvanoplastia em 19/ 02 / 98). Limeira, 1998. 3. ENVIRONMENTAL PROTECTION SERVICE & FISHERIES AND ENVIRONMENT CANADA. Metal finishing liquid efluent guidelines. Otawa, Canada. 1977. 48p. 4. GOMES, J. A.; ROCHA, M. J. M.; FERNANDES; P. S, QUARESMA, M. Y, PACHECO, C. E. M, RGO, R. C. E, SANTOS, M. S. CETESB, Sao Paulo. Proposta para prevencao a poluicao (P2), 1. : disseminacao dos conceitos de P2 na CETESB. Sao Paulo (BR), CETESB, 1996. 26p. 5. MATTANA, S.M. Descarte zero de lquidos ao meio ambiente na indstria de tratamento de superfcie. In: Congresso Interfinish Latino Americano, So Paulo, 6 a 10 de outubro de 1997. Anais. So Paulo. 1997. 7 p. 6. ROSSINI, A. J. Principais aspectos relacionados legislao ambiental em indstrias de bijuterias. (Trabalho apresentado na 1a Reunio Tcnica sobre Preveno Poluio na Indstria de Bijuterias em Out/97). Limeira, Cetesb. 1997. 7. USEPA. Meeting Hazardous Waste Requirements for Metal Finishers. (EPA/625/ 4-87/018). UEPA, USA. 1987. 52 p. 8. USEPA. Guide to Pollution Prevention for the Metal Finishing Industry. Ohio, EPA. 1994. 24p. 9. VOJCUCHOVSKI, A. L. guas de lavagem no tratamento de superfcie. Tratamento de superfcie. p.12-19, 1994. 10. ZUGMAN, J. Tratamento de efluentes: tcnicas disponveis para reduo de lodo. Tratamento de superfcie. 71 (5,6): 18-21, 1995. 11.ZUGMAN, J. & NUNES, J. R. & Tratamento de guas residurias de indstrias de galvanoplastia. Srie Didtica gua. CETESB, So Paulo, 1991. 82p.

Expediente

Departamento de Desenvolvimento e Capacitao Tecnolgica Eng Tnia Mara T.Gasi Diviso de Preveno Poluio e Produo Mais Limpa Eng Jlia Alice A. Ferreira Setor de Tcnicas Farm. Bioq. Marie Yamamoto do Vale Quaresma Coordenao Tcnica Qum. Carlos Eduardo Medeiros Pacheco

Equipe Tcnica Qum. Carlos Eduardo Medeiros Pacheco Eng Paulo Rogrio Rodrigues Camacho Eng Maria Jos Muniz Rocha Eng Paulo Garcia de Oliveira Jnior Eng Vitor Antonio Simoni Estagiria Neiva Aparecida Pereira Lopes Estagiria Ana Lcia Ferro Leo

Apoio Tcnico Agncia Ambiental de Limeira Tecng-o Adilson Jos Rossini Qum. Creusa Ap. G. P. Finotti Editorao Eletrnica SMA CETESB Companhia de tecnologia de Saneamento Ambiental Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345 - Alto de Pinheiros CEP: 05459-900 - So Paulo - SP Fone: (11) 3030-6501 - Fone - fax: (11) 3030-6480 Site: http:\\www.cetesb.sp.gov.br e-mail: prevpol@cetesb.sp.gov.br

Vous aimerez peut-être aussi