Vous êtes sur la page 1sur 3

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Universidade Anhanguera-Uniderp

Rede de Ensino Luiz Flvio Gomes

CINCIAS PENAIS/TURMA 14

"A MUDANA DO BEM JURDICO COSTUMES PARA DIGNIDADE SEXUAL ALTEROU A PROTEO ESTATAL DOS DELITOS SEXUAIS? JUSTIFIQUE.

GILBERTO PALCIO DE ANDRADE JNIOR

SO LUS /MARANHO 2011

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
1. INTRODUO

Unidade de Transmisso

A lei 12.015 de 07 de agosto de 2009, alterou a nomenclatura dos crimes contra os costumes para dos crimes contra a dignidade sexual, de forma a individualizar ainda mais o bem jurdico protegido pela norma, qual seja, a liberdade sexual do indivduo. o que observaremos no decorrer deste trabalho.

2. DESENVOLVIMENTO
A liberdade sexual foi sempre foi tutelada pelo legislador desde o nosso primeiro Cdigo Criminal em 1830. Desde essa poca sofreu constantes mudanas em sua nomenclatura, como possvel observar: Cdigo Criminal de 1830: Dos crimes contra a segurana individual; Cdigo Penal de 1890: Dos crimes contra a segurana da honra e honestidade da famlia e do ultraje pblico ao pudor; Cdigo Penal de 1940: Dos crimes contra os costumes.

Com o advento da Lei 12.015 de 07 de agosto de 2009, passou a tratar o Ttulo VI do Cdigo Penal DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL, como era previsto pelos juristas ptrios, como Rogrio Greco, que mencionou:
A expresso crimes contra os costumes j no traduzia a realidade dos bens juridicamente protegidos pelos tipos penais que se encontravam no Ttulo VI do Cdigo Penal. O foco da proteo j no era mais a forma como as pessoas deveriam se comportar sexualmente perante a sociedade do sculo XXI, mas sim a tutela da sua dignidade sexual.1

A mudana de expresso serviu claramente de adequao ao atual objeto jurdico protegido, que a dignidade, a liberdade e o desenvolvimento sexual. A lei, portanto, tutela o direito de liberdade que qualquer pessoa tem de dispor do seu prprio corpo, no que se refere aos atos sexuais.

Greco, Rogrio. Curso de Direito Penal. Parte Especial, volume III. Rio de Janeiro: Impetus, 2010.

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

A antiga denominao costumes dizia respeito a uso, hbito ou prtica, ou seja, os hbitos da vida sexual adaptados convivncia e disciplina sociais, traduzindo um esquema de comportamento moral formulado pelo legislador de 1940, em que trouxe inmeras imperfeies e termos discriminatrios, que nem de longe enquadram-se na atual esfera contempornea do direito penal brasileiro. Pode-se concluir que, em ateno aos princpios da dignidade da pessoa humana e da interveno mnima do direito penal, punida a conduta atentatria dignidade sexual, desde que ela esteja fora dos limites de liberdade da pessoa. Sendo assim, a nova denominao exprime melhor o fim da proteo penal.

3. CONCLUSO
Como foi observado, a liberdade sexual sempre foi tutelada pelo legislador, cada poca adequada realidade social vigente. Atualmente, a liberdade constitui direito indisponvel da pessoa humana, tornando a expresso Crimes contra Dignidade Sexual a mais correta nomeao ao bem jurdico que a norma procura tutelar.

4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
GRECO, Rogrio. Cdigo Penal Comentado. 4. ed. Niteri: Impetus, 2010. CORREA, Everton Gomes e SILVA, Jssica Aline de S. Aspectos relevantes dos crimes contra a dignidade sexual. Revista Jurdica Unigran, Mato Grosso do Sul, v. 12, n. 24, p. 165-176, jul./dez. 2010. TELLES, Ney Moura. Direito e Poltica. Disponvel em:

<http://neymourateles.blogspot.com/2010/04/nao-ha-mais-crimes-contra-oscostumes.html>. Acesso em: 20 out. 2011.

Vous aimerez peut-être aussi