Vous êtes sur la page 1sur 55

WEG EQUIPAMENTOS ELTRIC OS S.A.

CENTRO DE TREINAMENTO DE CL IENTES - CTC

KIT ELETROTCNICA MANUAL DO ALUNO

CENTRO DE TREINAMENT O DE CLIENTES - CTC

ELETROTCNICA INDUST RIAL MANUAL DO ALUNO

Manual do kit didtico de eletrotcnica industrial manual do aluno

JARAGU DO SUL - SC

11336135.01/122009 Sujeito a alteraes sem aviso prvio.

Se faltam mquinas, voc pode compr-las; se no h dinheiro, voc toma emprestado; mas homens voc no pode comprar nem pedir emprestado; e homens motivados por uma idia so a base do xito. Eggon Joo da Silva.
Scio-Fundador da WEG

RESUMO

O que se apresenta neste material uma srie de experincias prticas que visam enriquecer o contedo terico administrado nos cursos voltados s reas que operam com eletricidade. As experincias e diagramas foram confeccionados de maneira que estudantes possam tirar o mximo de proveito da estrutura montada para fins didticos, alm claro, de contribuir para a aprendizagem significativa. Dentre todas as tarefas sugeridas, h um apanhado de diagramas que abordam desde a montagem de um circuito com uma simples lmpada incandescente at diagramas mais incrementados, inclusive utilizando um CLP de pequeno porte. A seqncia na qual as tarefas so apresentadas obedece a uma ordem que visa oportunizar um gradual aumento das habilidades tcnicas, e acima de tudo ao raciocnio lgico relacionados eletrotcnica industrial, de forma a permitir que o usurio da bancada possa desenvolver novos projetos a partir daqueles que j utilizou ou at mesmo construir novas formas de manipular a eletricidade. Alm da montagem das tarefas prticas, so sugeridas algumas atividades que permitem ao estudante explorar um pouco mais sobre a abordagem sugerida nas tarefas. Palavras-chave: Eletricidade, experincias.

SUMRIO INTRODUO ............................................................................................................6 1 LIGAO DE UM INTERRUPTOR COM UMA LMPADA EM SRIE ......7 2 LIGAO DE LMPADAS EM SRIE ......................................................10 3 LIGAO DE LMPADAS EM PARALELO .............................................12 4 LIGAO DE INTERRUPTOR EM PARALELO .......................................15 5 LIGAO DE INTERRUPTOR INTERMEDIRIO.....................................16 6 LIGAO DE LMPADA FLUORESCENTE ...........................................17 7 LIGAO DE CONTATOR........................................................................18 8 TRS LMPADAS COMANDADAS POR CONTATOR............................20 9 PARTIDA DE MOTOR MONOFSICO A CONTATOR .............................22 10 REVERSO DE MOTOR MONOFSICO A CONTATOR.........................24 11 PARTIDA DE MOTOR TRIFSICO USANDO DISJUNTOR-MOTOR.......26 12 PARTIDA DIRETA DE MOTOR TRIFSICO A CONTATOR ....................28 13 REVERSO TRIFSICA A CONTATOR...................................................30 14 REVERSO TRIFSICA COM FINS DE CURSO .....................................32 15 CIRCUITO COM PROTEO CONTRA FALTA DE FASE ......................34 16 CIRCUITO SEQUENCIAL..........................................................................36 17 PARTIDA ESTRELA-TRINGULO AUTOMTICA...................................38 18 PARTIDA ESTRELA-TRINGULO COM CONTATOR AUXILIAR ...........39 19 PARTIDA ESTRELA-TRINGULO COM REVERSO .............................42 20 LIGAO DO REL FOTOELTRICO .....................................................44 21 PARTIDA COMPENSADORA ...................................................................45 22 PARTIDA COMPENSADORA COM CONTATORES AUXILIARES..........48 23 CONTROLE DE UM CIRCUITO SEQUENCIAL ........................................50 24 PARTIDA DIRETA COMANDADA PELO CLP CLIC ................................52 25 PARTIDA ESTRELA-TRINGULO COMANDADA PELO CLP CLIC.......54

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno INTRODUO

com grande satisfao que a WEG preparou este material para voc! Todo o contedo que voc est recebendo foi construdo de maneira a oportunizar o aprendizado prtico e permitir a observao dos efeitos criados pelos fenmenos eletromagnticos ou puramente eltricos que ocorrem isoladamente ou devido a um conjunto de acontecimentos capazes de promover um objetivo maior. Dentro de instantes voc vai acessar a srie de experimentos que podero ser realizados por voc e que permitiro a observao de fenmenos fsicos j estudados em sala de aula. As montagens prticas possveis de serem efetuadas compreendem desde a maneira de ligar uma simples lmpada at os diferentes tipos de chaves de partida. O que a WEG espera que com o uso deste material voc possa tirar o mximo de proveito da bancada didtica que est a sua disposio. Seguindo com ateno as etapas propostas pelos experimentos, o mundo da eletrotcnica industrial aos poucos se revelar a voc e a partir da voc dar significado s mais diferenciadas maneiras de propor solues utilizando a eletricidade como aliada. Bom estudo!

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

LIGAO DE UM INTERRUPTOR COM UMA LMPADA EM SRIE

Material Utilizado: 2 fusveis de 2A (placa P022); 1 interruptor simples (placa P063); 1 receptculo (placa P050); 1 lmpada incandescente de 60W x 220V (placa P050).

Fig. 1 interruptor simples em srie com uma lmpada

Fig. 2 Medio de corrente da lmpada

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

Fig. 3 Medio de tenso da lmpada

Fig.4 Medio da freqncia

Etapas de Realizao: a) Identificar os componentes de acordo com a simbologia adotada; b) Efetuar a montagem de acordo com o diagrama eltrico da figura 1;

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno c) Chamar o professor para ligar a alimentao da bancada; d) Ligar o circuito. Atividades Extras:

a) Realizar a medio da resistncia da lmpada a frio (desligada) utilizando o multmetro (no est no escopo de fornecimento da bancada); b) Na montagem da figura 1, medir corrente e tenso conforme diagramas das figuras 2 e 3; c) Com os valores de tenso e corrente, calcular a resistncia da lmpada a quente; d) Com os dados nominais da lmpada, calcular sua resistncia. Pergunta: essa a resistncia a quente ou a frio?

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno 2 LIGAO DE LMPADAS EM SRIE

10

Material Utilizado: 2 fusveis de 2A (placa P022); 1 interruptor simples (placa P063); 2 receptculos (placa P050); 2 lmpadas incandescentes de 60W x 220V (placa P050).

Fig. 5 2 lmpadas em srie ligadas por 1 interruptor

Etapas de Realizao: a) Identificar os componentes de acordo com a simbologia adotada; b) Efetuar a montagem de acordo com o diagrama eltrico da figura 5; c) Chamar o professor para ligar a alimentao da bancada; d) Ligar o circuito.

Atividades extras: a) Colocar lmpadas de potncias iguais no circuito: duas de 15W ou duas de 60W. Medir corrente e tenso em cada carga. Em seguida, realizar os clculos pela lei de Ohm;

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

11

b) Colocar lmpadas de potncias diferentes no circuito. Medir corrente e tenso em cada carga. Em seguida, realizar os clculos pela lei de Ohm; c) Na presena do professor, retirar uma lmpada com o circuito ligado, simulando a queima de uma das lmpadas, e observar as conseqncias na outra lmpada.

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

12

LIGAO DE LMPADAS EM PARALELO

Material Utilizado: 3 fusveis de 2A (placa P022); 1 interruptor simples (placa P063); 2 receptculos (placa P050); 2 lmpadas incandescentes de 60W x 220V (placa P050).

Fig. 6 Lmpadas em paralelo ligadas por 1 interruptor

Etapas de Realizao: a) Identificar os componentes de acordo com a simbologia adotada; b) Efetuar a montagem de acordo com o diagrama eltrico da figura 6; c) Chamar o professor para ligar a alimentao da bancada; d) Ligar o circuito.

Atividades extras: a) Trs lmpadas com trs interruptores:

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

13

Colocar um ampermetro na linha comum, para observar o comportamento da corrente. Utilizar um interruptor paralelo para operar como interruptor simples.

Fig. 7 ligao de lmpadas em alimentao trifsica

b) Quatro lmpadas com dois interruptores:

Verificar se as lmpadas esto distribudas nas trs fases. Verificar se uma lmpada se apaga quando outra retirada do circuito.

Fig. 8 ligao de lmpadas em paralelo com alimentao trifsica

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

14

c) Lmpadas em srie e em paralelo:

Inserir um ampermetro no circuito srie e no circuito paralelo para registrar a corrente. Colocar lmpadas de potncia diferentes para clculo das potncias quando ligadas em srie.

Fig. 9 Ligaes mistas com lmpadas em alimentao trifsica

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

15

LIGAO DE INTERRUPTOR EM PARALELO

Material Utilizado: 2 fusveis de 2A (placa P022); 2 interruptores 3 vias para ligao paralelo (placa P063); 1 receptculo (placa P050); 1 lmpada incandescente de 60W x 220V (placa P050).

Fig. 10 Ligao de lmpada com interruptor paralelo

Etapas de Realizao: a) Identificar os componentes de acordo com a simbologia adotada; b) Efetuar a montagem de acordo com o diagrama eltrico da figura 10 (atente para a ligao correta dos interruptores de 3 vias); c) Chamar o professor para ligar a alimentao da bancada; d) Ligar o circuito; e) Observar o comando da lmpada por dois pontos diferentes.

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

16

LIGAO DE INTERRUPTOR INTERMEDIRIO

Material utilizado: 2 fusveis de 2A (placa P022); 2 interruptores paralelos (placa P063); 2 interruptores intermedirios (placa P064); 1 receptculo (placa P050); 1 lmpada incandescente de 60W x 220V (placa P050).

Fig.11 Ligao de lm pada usando interruptores intermedirios

Etapas de Realizao: a) Identificar os componentes de acordo com a simbologia adotada; b) Verificar o princpio de funcionamento dos interruptores de 4 vias; c) Efetuar a montagem de acordo com o diagrama eltrico da figura 11 (atente para a ligao correta dos interruptores de 4 vias); d) Chamar o professor para ligar a alimentao da bancada; e) Ligar o circuito.

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

17

LIGAO DE LMPADA FLUORESCENTE

Material utilizado: 2 fusveis de 2A (placa P022); 1 interruptor simples (placa P063); 2 receptculos para ligao de lmpadas fluorescentes (placa P051); 1 lmpada fluorescente de 20W (placa P051); 1 reator de 20W (placa P051); 1 starter para 20W (placa P051).

Fig. 12 Ligao de lmpada fluorescente

Etapas de Realizao: a) Identificar os componentes de acordo com a simbologia adotada; b) Atentar para o princpio de funcionamento da lmpada fluorescente, do starter e do reator; c) Efetuar a montagem de acordo com o diagrama eltrico da figura 12; d) Chamar o professor para ligar a alimentao da bancada; e) Ligar o circuito.

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

18

LIGAO DE CONTATOR

Material utilizado: 2 fusveis de 2A (placa P022); 1 boto NA (placa P061); 1boto NF (placa P020); 1 contator auxiliar (placa P054).

Fig.13 Ligao do comando do contato r

Etapas de Realizao: a) Identificar os componentes e suas partes de acordo com a simbologia adotada;

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

19

b) Verificar as cores adequadas dos botes de acordo com as funes que desempenha e tambm o funcionamento do contator; c) Efetuar a montagem de acordo com o diagrama eltrico da figura 13; d) Chamar o professor para ligar a alimentao da bancada; e) Ligar o circuito.

Atividades extras: a) Montar o circuito de comando sem o contato de selo. O que acontece no circuito? b) Substituir o boto S1 (NA) por um boto NF. Explique o que ocorre no circuito; c) Conclua sobre a finalidade no selo no circuito de comando; d) Observe as normas IEC 73, a VDE 0199 e a NR10 para as cores de botes e sinaleiros.

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

20

TRS LMPADAS COMANDADAS POR CONTATOR

Material utilizado: 2 fusveis de 2A (placa P022); 3 fusveis de 4A (placa P046); 1 boto NA (placa P061); 1 boto NF (placa P020); 3 receptculos (placa P050); 3 lmpadas de 60W x 220V (placa P050); 1 contator tripolar com 1 contato de comando NA (placa P053).

Fig. 14 Lmpadas comandadas por contator

Etapas de Realizao: a) Identificar os componentes e suas partes de acordo com a simbologia adotada;

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

21

b) Efetuar a montagem de acordo com o diagrama eltrico da figura 14 iniciando pelo circuito de comando e observando aos detalhes de cores adequadas aos botes e sinaleiros; c) Chamar o professor para ligar a alimentao da bancada; d) Ligar o circuito; e) Aps testes no circuito de comando, efetuar a montagem do circuito de fora; f) Alimentar o circuito e verificar funcionamento completo do mesmo. Atividades extras: a) Montar o circuito de fora com uma nica lmpada alimentada pelos trs contatos em srie.

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

22

PARTIDA DE MOTOR MONOFSICO A CONTATOR

Material utilizado: 2 fusveis (placa P022); 2 fusveis (placa P046); 1 boto NA (placa P062); 1 boto NF (placa P019); 1 contator tripolar com 1 contato de comando NA (placa P053); 1 rel trmico (placa P056); 1 motor monofsico (placa P006).

Fig. 15 Motor monofsico comandado por contator

Etapas de Realizao: a) Identificar os componentes e suas partes de acordo com a simbologia adotada;

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

23

b) Iniciar a montagem do circuito da figura 15 pelo circuito de comando e observando aos detalhes de cores adequadas aos botes e sinaleiros; c) Aps testes do circuito de comando, efetuar a montagem do circuito de fora, atentando para a ligao do motor.

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

24

10 REVERSO DE MOTOR MONOFSICO A CONTATOR

Material utilizado: 2 fusveis (placa P022); 2 fusveis (placa P046); 2 botes NA (placa P061); 1 boto NA (placa P020); 3 contatores tripolares (placa P053); 1 contator auxiliar (placa P054); 1 rel de tempo RTW tipo RE (placa P058); 1 motor monofsico com 6 cabos (placa P006); 2 lmpadas sinalizadoras cor vermelha (placa P067).

Fig. 16 Reverso de motor monofsico circuito de potncia

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

25

Fig. 17 Reverso de motor monofsico circuito de comando

Etapas de realizao: a) Identificar os componentes e suas partes de acordo com a simbologia adotada; b) Iniciar a montagem do circuito da figura 17 observando aos detalhes de cores adequadas aos botes e sinaleiros; c) Aps testes do circuito de comando, efetuar a montagem do circuito da figura 16, atentando para a ligao do motor. Atividades extras: a) Por que razo o circuito foi projetado de maneira a forar uma parada no motor antes de efetuar a inverso da rotao?

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

26

11 PARTIDA DE MOTOR TRIFSICO USANDO DISJUNTOR-MOTOR

Material utilizado: 3 fusveis de 6A (placa P052) 1 disjuntor-motor (placa P068); 1 motor trifsico (placa P003).

Fig. 18 motor trifsico ligado por disjuntor motor

Etapas de realizao: a) Identificar os componentes e suas partes de acordo com a simbologia adotada; b) Iniciar a montagem do circuito de acordo com o diagrama da figura 18; c) Alimentar o circuito.

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno Atividades extras: a) Quais componentes que o disjuntor-motor capaz de substituir?

27

b) Monte o circuito da figura 19 e realize as medies de potncia absorvida pelo motor; c) Explique utilizando um diagrama vetorial, como possvel efetuar a medio da potncia utilizando o mtodo dos dois wattmetros.

Fig. 19 Medio de potncia utilizando o mtodo dos dois wattmetros

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

28

12 PARTIDA DIRETA DE MOTOR TRIFSICO A CONTATOR Material utilizado: 3 fusveis de 6A (placa P052); 1 disjuntor-motor (placa P068) 1 boto NA (placa P061); 1 boto NF (placa P020); 1 contator tripolar com 1 contato de comando NA acoplado (placa P053); 1 motor trifsico (placa P003); 1 lmpada sinalizadora cor vermelha (placa P067).

Fig. 20 Partida direta a contator

Etapas de realizao: a) Identificar os componentes e suas partes de acordo com a simbologia adotada; b) iniciar a montagem do circuito de acordo com o diagrama da figura 20 (atentese para as cores exigidas para os botes e sinaleiros);

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno c) Alimentar o circuito.

29

Atividades extras: a) Qual a funo do rel bimetlico no circuito? possvel proteo contra falta de fase? b) Monte o circuito da figura 21 e cite uma aplicao para tal. Obs.: Para a montagem do circuito eltrico da figura 21 voc vai precisar: 2 fusveis de 2A (placa P022); 3 fusveis de 6A (placa P052); 3 botes NA (placa P061); 3 botes NF (placa P020); 1 contator tripolar com 1 contato de comando NA acoplado (placa P053); 1 rel trmico (placa P072); 1 motor trifsico (placa P003).

Fig. 21 Motor comandado por vrios pontos

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

30

13 REVERSO TRIFSICA A CONTATOR Materiais utilizados: 2 fusveis de 2A (placa P022); 3 fusveis de 6A (placa P052); 1 disjuntor-motor (placa P068); 1 disjuntor monopolar (placa P055); 2 botes 1NA+1NF (placa P019); 1 boto NF (placa P020); 2 contatores tripolares, cada um deles com 1 contato NA e 1 NF no comando (placa P053); 1 ampermetro (no faz parte do escopo de fornecimento da bancada); 1 motor trifsico (placa P003); 2 lmpadas sinalizadoras cor vermelha (placa P067).

Fig. 22 Reverso trifsica a contator

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

31

Etapas de realizao: a) Identificar os componentes e suas partes de acordo com a simbologia adotada; b) Realizar a montagem do circuito de comando da figura 22 testando-o em seguida (atente-se para as cores exigidas para os botes e sinaleiros); c) Efetuar a montagem do circuito de fora do diagrama da figura 22; d) Alimentar o circuito. Atividades extras: c) Identifique o intertravamento no circuito de comando da figura 22 e diga qual problema pode acontecer no caso da retirada de algum deles do circuito. d) Qual a razo pela qual se usa botes com contatos NA e NF comandados pelo mesmo ponto? e) Qual o efeito que acontece internamente ao motor quando invertemos duas fases de alimentao da mquina eltrica? O que se pode observar com relao rotao?

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

32

14 REVERSO TRIFSICA COM FINS DE CURSO Material utilizado: 2 fusveis de 2A (placa P022); 3 fusveis de 6A (placa P052); 2 botes 1NA+1NF (placa P019); 1 boto NF (placa P020); 2 interruptores fim de curso 1NA+1NF (placa P065); 2 contatores tripolares, cada um deles com 1 contato NA e 1 NF no comando (placa P053); 1 rel trmico (placa P072); 1 ampermetro (no faz parte do escopo de fornecimento da bancada); 1 motor trifsico (placa P003); 2 lmpadas sinalizadoras cor vermelha (placa P067).

Fig. 23 Reverso trifsica a fim de curso

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno Etapas de Realizao:

33

a) Identificar os componentes e suas partes de acordo com a simbologia adotada; b) Realizar a montagem do circuito de comando da figura 23 testando-o em seguida (atente-se para as cores exigidas para os botes e sinaleiros); c) Efetuar a montagem do circuito de fora do diagrama da figura 23; d) Alimentar todo o circuito. Atividades extras: a) Compare as funes do intertravamento aplicado na tarefa 22 com aquelas realizadas pelos interruptores fim de curso e aponte a diferena entre elas, quando se trata do ponto de vista prtico; b) Cite uma aplicao onde voc pode usar os interruptores fim de curso.

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

34

15 CIRCUITO COM PROTEO CONTRA FALTA DE FASE

Material utilizado: 2 fusveis de 2A (placa P022); 3 fusveis de 6A (placa P052); 1 boto NA (placa P061); 1 boto NF (placa P020); 1 contator tripolar com 1 contato de comando NA acoplado (placa P053); 1 rel trmico (placa P072); 1 rel de falta de fase RPW FF (placa P059); 1 rel de seqncia de fase RPW SF (placa P060) 1 motor trifsico (placa P003); 1 lmpada sinalizadora cor vermelha (placa P067).

Fig. 24 Circuito com proteo contra falta de fase

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

35

Etapas de realizao: a) Identificar os componentes e suas partes de acordo com a simbologia adotada; b) Iniciar a montagem do circuito de acordo com o diagrama da figura 24 (atente-se para as cores exigidas para os botes e sinaleiros); c) Monte o circuito de fora; d) Alimentar o circuito. Atividades extras: a) Simule uma falta de fase e observe a atuao da proteo; b) Qual o motivo de no se dispensar o uso do rel de sobrecarga quando h um rel de falta de fase instalado no circuito? c) Monte o circuito proposto pela figura 25 e simule uma inverso de fases observando a atuao da proteo.

Fig. 25 Proteo de seqncia de fase

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

36

16 CIRCUITO SEQUENCIAL Material utilizado: 2 fusveis de 2A (placa P022); 3 fusveis de 6A (placa P052); 3 botes NA (placa P061); 1 boto NF (placa P020); 2 contatores tripolares com 2 contatos de comando NA acoplado (placa P053); 1 contator tripolar com 1 contato de comando NA acoplado (placa P053); 1 rel trmico (placa P056); 1 rel trmico (placa P072); 1 lmpada (placa P021); 1 motor trifsico (placa P003); 1 motor monofsico (placa P006); 3 lmpadas sinalizadoras cor vermelha (placa P067).

Fig. 26 Circuito seqencial (circuito de comando)

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

37

Fig.27 Circuito seqencial (circuito de potn cia)

Etapas de realizao: a) Identificar os componentes e suas partes de acordo com a simbologia adotada; b) Efetuar a montagem do circuito de acordo com o esquema eltrico da figura 27 (atente-se para as cores exigidas para os botes e sinaleiros); c) Testar o circuito de comando e aps, realizar a montagem do circuito de fora, apresentado na figura 26; d) Alimentar a bancada e realizar novos testes.

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

38

17 PARTIDA ESTRELA-TRINGULO AUTOMTICA Material utilizado: 2 fusveis de 2A (placa P022); 3 fusveis de 6A (placa P052); 1 boto NA (placa P061); 1 boto NF (placa P020); 3 contatores tripolares (placa P053); 1 rel trmico (placa P072); 1 rel de tempo estrela-tringulo RTW ET (placa P057); 1 ampermetro (no faz parte do escopo de fornecimento da bancada); 2 lmpadas sinalizadoras cor vermelha (placa P067); 1 motor trifsico com 6 cabos e tenso adequada para partida estrela tringulo (placa P003);

Fig. 28 Ligao da partida estrela -tringulo

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

39

Etapas de realizao: a) Identificar os componentes e suas partes de acordo com a simbologia adotada; b) Selecionar os contatores adequados, de acordo com o tipo e quantidade dos contatos de comando necessrios; c) Efetuar a montagem do circuito de comando, apresentado na figura 28 e verificar se o funcionamento coincide com o que se prope para este tipo de partida; d) Aps o comando funcionando, monte o circuito de fora, testando novamente. Atividades extras: a) Por qual motivo existe o inter-travamento de forma a impedir que os contatores K2 e K3 operem ao mesmo tempo? b) Explique a razo de utilizar o rel de tempo RTW ET ao invs de usar o RTW-RE; c) Considerando a acelerao da carga, quais os cuidados que voc deve ter quando utiliza uma chave de partida estrela-tringulo? d) Quais os benefcios que a utilizao de uma partida estrela-tringulo traz para a instalao eltrica? e) Insira o ampermetro no circuito de maneira que seja possvel observar os efeitos da corrente de partida.

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

40

18 PARTIDA ESTRELA-TRINGULO COM CONTATOR AUXILIAR

Material utilizado: 2 fusveis de 2A (placa P022); 3 fusveis de 6A (placa P052); 1 boto NA (placa P061); 1 boto NF (placa P020); 3 contatores tripolares (placa P053); 1 contator auxiliar (placa P054); 1 rel de tempo estrela-tringulo RTW ET (placa P057); 1 rel trmico (placa P072); 3 lmpadas sinalizadoras cor vermelha (placa P067); 1 motor trifsico (placa P003).

Fig. 29 Potncia para partida /Y com contator auxiliar

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

41

Fig. 30 circuito de comando da partida /Y

Etapas de realizao: a) Identificar os componentes e suas partes de acordo com a simbologia adotada; b) Selecionar os contatores adequados, de acordo com o tipo e quantidade dos contatos de comando necessrios; c) Efetuar a montagem do circuito de comando (figura 30) e verificar o funcionamento; d) Aps o comando funcionando, monte o circuito de fora (figura 29), testando novamente.

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

42

19 PARTIDA ESTRELA-TRINGULO COM REVERSO

Materiais utilizados: 2 fusveis de 2A (placa P022); 3 fusveis de 6A (placa P052); 2 botes 1NA+1NF (placa P019); 1 boto NF (placa P020); 4 contatores tripolares (placa P053); 1 rel trmico (placa P072); 1 rel de tempo RTW RE (placa P058); 2 lmpadas sinalizadoras cor vermelha (placa P067); 2 lmpadas sinalizadoras incolor (placa P021) 1 motor trifsico (placa P003).

Fig. 31 circuito de fora da partida /Y com reverso

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

43

Fig. 32 circuito de comando da partida /Y com reverso

Etapas de realizao: a) Identificar os componentes e suas partes de acordo com a simbologia adotada; b) Selecionar os contatores adequados, de acordo com o tipo e quantidade dos contatos de comando necessrios; c) Efetuar a montagem do circuito de comando (figura 32) e verificar o funcionamento; d) Aps o comando funcionando, monte o circuito de fora (figura 31), testando novamente.

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

44

20 LIGAO DO REL FOTOELTRICO Material usado: 2 fusveis de 2A (placa P022); 1 boto NA (placa P063); 1 contator tripolar (placa P053); 1 rel fotoeltrico (placa P066); 1 lmpada de 60W x 220V (placa P050); 1 lmpada sinalizadora (placa P067).

Fig. 33 circuito com rel fotoeltrico

Etapas de realizao: a) Identificar os componentes a partir dos smbolos do diagrama eltrico da figura 33; b) Estudar o esquema de funcionamento do rel fotoeltrico e conhecer os tipos diferentes deste componente; c) Montar o circuito seguindo o esquema eltrico proposto pela figura 3 3; d) Realizar testes simulando o perodo diurno e noturno observando a atuao da fotoclula nestas duas condies.

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

45

21 PARTIDA COMPENSADORA

Materiais utilizados: 2 fusveis de 2A (placa P022); 3 fusveis de 6A (placa P052); 1 boto NA (placa P061); 1 boto NF (placa P020); 3 contatores tripolares (placa P053); 1 rel trmico (placa P072); 1 rel de tempo RTW-RE (placa P058); 2 lmpadas sinalizadoras cor vermelha (placa P067); 1 auto-transformador trifsico (placa P069); 1 motor trifsico (placa P003).

Fig. 34 Circuito de fora da partida compensadora.

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

46

Fig. 35 Circuito de comando da partida compensadora

Etapas de realizao: a) Identificar os componentes a partir da simbologia adotada no diagrama eltrico da figura 34 e 35; b) Montar o circuito de comando conforme esquema da figura 35; c) Realizar testes no circuito de comando, observando se as etapas de funcionamento atendem s exigncias do circuito da partida compensadora da figura 34; d) Montar o circuito da figura 34 e realizar os testes obedecendo a limitao referente ao nmero de manobras do autotransformador. Atividades extras: a) Faa uma anlise relacionada questo custo da partida compensadora e tambm da partida estrela-tringulo;

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

47

b) Qual a condio, ou as condies que o levariam a definir a partida compensadora como a mais adequada?

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

48

22 PARTIDA COMPENSADORA COM CONTATORES AUXILIARES Material utilizado: 2 fusveis de 2A (placa P022); 3 fusveis de 6A (placa P052); 1 boto NA (placa P061); 1 boto NF (placa P020); 3 contatores tripolares (placa P053); 2 contatores auxiliares (placa P054); 1 rel trmico (placa P072); 1 rel de tempo RTW-RE (placa P058); 3 lmpadas sinalizadoras cor vermelha (placa P067); 1 auto-transformador trifsico (placa P069); 1 motor trifsico (placa P003).

Fig. 36 Circuito de fora da partida compensadora

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

49

Fig. 37 Circuito de comando da partida compensadora com contat ores auxiliares

Etapas de realizao: a) Montar o circuito de comando conforme esquema da figura 37; b) Realizar testes no circuito de comando, observando se as etapas de funcionamento atendem s exigncias do circuito da partida compensadora da figura 36; c) Montar o circuito da figura 36 e realizar os testes obedecendo a limitao referente ao nmero de manobras do autotransformador.

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

50

23 CONTROLE DE UM CIRCUITO SEQUENCIAL

Material utilizado: 2 fusveis de 2A (placa P022); 1 boto NA (placa P061); 2 lmpadas sinalizadoras cor vermelha (placa P067); 2 lmpadas sinalizadoras incolor (placa P021); 1 CLP clic (placa P070).

Fig. 38 Circuito seqencial utilizando o CLIC

Etapas de realizao: a) Entender a lgica de trabalho do CLP CLIC; b) Construir a lgica de um circuito seqencial no software clic edit; c) Montar o circuito da figura 38 na prtica; d) Efetuar os testes.

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

51

Sugestes de atividades:

Programar do Clic, para a seqncia operacional abaixo: Ao pressionar o boto pulsador, H1 acende e mantm-se acesa por 2 segundos; Ento, H2 acende e mantm-se acesa por 3 segundos; Em seguida, H3 acende e mantm-se acesa por 4 segundos; Por fim, H4 acende e mantm-se acesa por 5 segundos.

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

52

24 PARTIDA DIRETA COMANDADA PELO CLP CLIC

Material utilizado: 2 fusveis de 2A (placa P022); 3 fusveis de 6A (placa P052); 1 boto NA (placa P061); 1 boto NF (placa P020); 1 rel bimetlico (placa P072); 1 contator de fora (placa P053); 1 lmpada sinalizadora cor vermelha (placa P067); 1 CLP CLIC (placa P070); 1 motor trifsico (placa P003).

Fig. 39 Montagem para partida direta comandada pe lo CLIC

Etapas de realizao: a) Construir uma lgica no software clic edit que satisfaa ao diagrama da figura 39 reproduza uma partida direta;

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

53

b) Monte o circuito de fora referente partida direta conforme proposto na figura 21 e tambm o circuito de comando da figura 39; c) Alimente o circuito e mostre o funcionamento da partida direta.

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

54

25 PARTIDA ESTRELA-TRINGULO COMANDADA PELO CLP CLIC

Material utilizado: 2 fusveis de 2A (placa P022); 3 fusveis de 6A (placa P052); 1 boto NA (placa P061); 1 boto NF (placa P020); 1 rel bimetlico (placa P072); 3 contatores de fora (placa P053); 1 lmpada sinalizadora cor vermelha (placa P067); 1 CLP CLIC (placa P070); 1 motor trifsico (placa P003).

Fig. 40 Diagrama de comando para partida /Y usando CLIC

Etapas de realizao: a) Construir uma lgica no software clic edit que satisfaa ao diagrama da figura 59 reproduza uma partida Estrela-tringulo;

Kit Eletrotcnica Manual do Aluno

55

b) Monte o circuito de fora referente a partida estrela-tringulo conforme proposto na figura 28 e tambm o circuito de comando da figura 40; c) Alimente o circuito e mostre o funcionamento da partida estrela-tringulo.

Vous aimerez peut-être aussi