Vous êtes sur la page 1sur 13

DAS PESSOAS

1. PESSOA NATURAL: 1.1 CONCEITO: o ser humano, considerado como sujeito de direito e deveres, dentro da ordem jurdica, e no na sua constituio fsica, simplesmente. o ser humano, com capacidade de agir, de adquirir, de exercerem direitos e de contrair obrigaes. assim, dentro deste conceito que se deve entender o ser humano, pessoa natural, na concepo jurdica.

1.2 CAPACIDADE: a maior ou menor extenso dos direitos de uma pessoa. , portanto, a medida da personalidade. Espcies = (I) de direito ou de gozo, que a aptido que todos possuem (Cdigo Civil, artigo 1) de adquirir direitos; (II) de fato ou de exerccio, que a aptido para exercer, por si s, os atos da vida civil.

1.3 INCAPACIDADE: a restrio legal ao exerccio dos atos da vida civil. Espcie pode ser: (a) ABSOLUTA = A que acarreta a proibio total do exerccio dos atos da vida civil (artigo 3 do Cdigo Civil). O ato somente poder ser praticado pelo representante legal do incapaz, sob pena de nulidade (artigo 166, inciso I). o caso dos menores de 16 anos, dos privados do necessrio discernimento e dos que, mesmo por motivo transitrio, no puderem exprimir sua vontade (artigo 3, incisos I, II e III do Cdigo Civil). (b) RELATIVA = A que permite que o incapaz pratique atos da vida civil, desde que assistido, sob pena de anulabilidade (artigo 171 inciso I do Cdigo Civil).

o caso dos maiores de 16 e menores de 18 anos, dos brios habituais, toxicmanos e deficientes mentais, que tenham discernimento reduzido, dos excepcionais, sem desenvolvimento mental completo e prdigo (artigo 4 incisos I a IV do Cdigo Civil). Certos atos, porm, podem os de maiores de 16 e menores de 18 anos praticarem sem a assistncia do seu representante legal. (c) CESSAO DA INCAPACIDADE = Cessa a incapacidade quando desaparece a sua causa. Se esta for a menoridade, cessar em dois casos: (I) pela maioridade, aos 18 anos; e (II) pela emancipao, que pode ser voluntria, judicial e legal (artigo 5 e pargrafo nico do Cdigo Civil).

1.4 COMEO DA PERSONALIDADE: A personalidade civil da pessoa comea no nascimento com vida o que se constata pela respirao. Antes do nascimento no h personalidade. Mas o artigo 2 do Cdigo Civil ressalva os direitos do nascituro, desde a concepo. Nascendo com vida, ainda que venha a falecer instante depois, a sua existncia, no tocante aos seus interesses, retroage ao momento de sua concepo. Encontrando-se os seus direitos em estado potencial, sob condio suspensiva, o nascituro pode praticar atos necessrios sua conservao, como titular de direito eventual (artigo 130).

1.5 INDIVIDUALIZAO DA PESSOA:

1.5.1 PELO NOME Nome a designao pela qual a pessoa se identifica no seio da famlia e da sociedade. Elementos = Prenome e sobrenome (Cdigo Civil artigo 16). Algumas pessoas tm o AGNOME, sinal que distingue pessoas de uma mesma famlia (Jnior, Neto). AXINIMO a designao que se d forma corts de tratamento (Senhor Doutor). PRENOME pode ser livremente escolhido pelos pais, desde que no exponha o filho ao ridculo (Lei de Registro Pblico, artigo 55, pargrafo nico).

SOBRENOME Indica a origem familiar da pessoa. Alterao (modos de): (I) quando houver erro grfico e mudana de sexo; (II) quando expuser seu portador ao ridculo; (III) quando houver apelido pblico notrio; (IV) quando houver necessidade de proteger testemunhas de crimes; (V) em caso de homonmia; (VI) quando houver prenome de uso; (VII) em caso de traduo de nomes estrangeiros, de adoo, de reconhecimento de filho, de casamento e de dissoluo da sociedade conjugal.

1.5.2 PELO ESTADO: Estado a soma das qualificaes da pessoa na sociedade, hbeis a produzir efeitos jurdicos. o seu modo particular de existir. Aspectos: (I) INDIVIDUAL: diz respeito s caractersticas fsicas da pessoa (idade, sexo, cor, altura); (II) FAMILIAR: indica a sua situao na famlia, em relao ao matrimnio e ao parentesco; (III) POLTICO: concerne posio do indivduo na sociedade poltica. Caracteres: (I) INDIVISIBILIDADE: O estado uno e indivisvel e regulamentado por normas de ordem pblica. (II) INDISPONIBILIDADE: Trata-se de bem fora do comrcio, inalienvel e irrenuncivel.

(III) IMPRESCRITIBILIDADE: No se perde nem se adquire o estado pela prescrio.

1.5.3 PELO DOMICLIO Domiclio a sede jurdica da pessoa. o local onde responde por suas obrigaes. Espcies: (a) Necessrio ou legal = o determinado pela lei. (b) Voluntrio = que pode ser geral ou especial. (c) O geral = quando escolhido livremente pela pessoa. (d) O especial = pode ser o foro de contrato (Cdigo Civil, artigo 78) e o foro de eleio (Cdigo de Processo Civil, artigo 111). Mudana: Muda-se o domiclio, transferindo a residncia com a inteno de mud-lo (Cdigo Civil, artigo 74).

1.6 EXTINO DA PERSONALIDADE: Assim ocorre: (I) Morte real (Cdigo Civil, artigo 6, 1 parte); (II) Morte simultnea ou comorincia (artigo 8); (III) Morte presumida (artigo 6, 2 parte); (IV) Morte civil (artigo 1.816 Cdigo Civil).

1.7 DIREITOS DA PERSONALIDADE: So direitos subjetivos da pessoa de defender o que lhe prprio, ou seja, a sua integridade fsica (vida, corpo), intelectual e moral.

Caractersticas = Os direitos da personalidade so inalienveis, irrenunciveis, imprescritveis, absolutos (oponveis erga omnes) impenhorveis e vitalcios. O Cdigo Civil disciplina: (a) os atos de disposio do prprio corpo (artigos 13 e 14); (b) o direito no-submisso a tratamento mdico de risco (artigo 15); (c) o direito ao nome e ao pseudnimo (artigos 16 a 19); (d) a proteo palavra e imagem (artigo 20); (e) a proteo intimidade (artigo 21).

1.8 AUSNCIA: Ausente a pessoa que desaparece de seu domiclio sem dar notcia de seu paradeiro e sem deixar uma representante ou procurador para administrarlhe os bens (artigo 22). Fases = A situao do ausente passa por trs fases: (a) fase da curadoria (artigo 22 a 25); (b) fase da sucesso provisria (artigos 26 a 36); (c) fase da sucesso definitiva (artigos 37 a 39).

2. PESSOA JURDICA: 2.1 CONCEITO: a entidade constituda de pessoas fsicas e que possui personalidade prpria, distinta da de seus membros, capaz de adquirir direitos e contrair obrigaes. A lei exige, tambm, para seu reconhecimento, o preenchimento da formalidade de registro de sua constituio, bem como dos atos posteriores de alterao e extino. Rege-se por um contrato constitutivo, celebrado entre os seus componentes, podendo existir, ainda, um regulamento interno, denominado estatuto. Tudo isso, no que se refere s pessoas jurdicas de direito privado, porque existem, tambm, as de direito pblico, que so a Unio, os

Estados, os Municpios, e as autarquias, sem se falar nos Estados soberanos, ou pases, na rbita internacional.

2.2 NATUREZA JURDICA: TEORIAS DA FICO: (a) Fico LEGAL = Desenvolvida por Savigny, sustenta que a pessoa jurdica constitui uma criao artificial da lei. (b) Fico DOUTRINRIA = Afirma que a pessoa jurdica criao dos juristas, da doutrina. OBSERVAO: A crtica que se faz a tais teorias que o Estado uma pessoa jurdica. Dizer-se que o Estado uma fico o mesmo que dizer que o direito, que dele emana, tambm o . TEORIAS DA REALIDADE: (a) Realidade OBJETIVA = Sustenta que a pessoa jurdica uma realidade sociolgica, que nasce por imposio das foras sociais. (b) Realidade JURDICA OU INSTITUCIONAL = Assemelha-se primeira. Considera as pessoas jurdicas como organizaes sociais destinadas a um servio ou ofcio, e, por isso, personificadas. (c) Realidade TCNICA = Entende seus adeptos, especialmente lhering, que a personificao dos grupos sociais expediente de ordem tcnica, a forma encontrada pelo direito para reconhecer a existncia de grupos de indivduos, que se unem na busca de fins determinados. ATENO = As primeiras so criticadas porque no explicam como so os grupos sociais adquirem personalidade.

2.3 CLASSIFICAO: QUANTO NACIONALIDADE (a) Nacional, (b)Estrangeira.

QUANTO ESTRUTURA INTERNA (a) Corporao (universitas personarum): conjunto ou reunio de pessoas. Divide-se em associaes e sociedades, que podem ser simples e empresrias. (b) Fundao.

2.3.1 QUANTO FUNO 2.3.2 Pessoas jurdicas de direito pblico EXTERNO: (I) Naes estrangeiras; (II) Santa S; (III) Organismos internacionais. INTERNO: (I) Administrao direta = Unio, Estados, Distrito Federal, Territrios, Municpios; (II) Administrao indireta = Autarquistas, inclusive as associaes pblicas, fundaes pblicas e as demais entidades de carter pblico criadas por lei. 2.3.3 Pessoas jurdicas de direito privado (artigo 44) (I) Associaes = Entidades que no tm fins lucrativos, mas religiosos, morais, culturais, desportivos ou religiosos. (II) Sociedade Simples = Tem fim econmico e so constitudas, em geral, por profissionais liberais ou prestadores de servios. (III) Sociedades empresrias = Tambm visam lucro. Distinguem-se das sociedades simples jurdicas porque tm por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito ao registro previsto no artigo 967 do Cdigo Civil. (IV) Fundaes particulares = Acervo de bens que recebe personalidade para a realizao de fins determinados (artigo 62, pargrafo nico).

(V) Organizaes religiosas = Tm fins pastorais e evanglicos e tratam da complexa questo da f, distinguindo-se das demais associaes civis. (VI) Partidos polticos = Tm fins polticos, no se caracterizando pelo fim econmico ou no. (VII) Sindicatos = Embora no mencionados no artigo 44 do Cdigo Civil, tm a natureza de associao civil (Constituio Federal, artigo 8, Consolidao das Leis do Trabalho, artigos 511 e 512).

2.4 REQUISITOS PARA CONSTITUIO: (a) VONTADE HUMANA criadora (inteno de criar uma entidade distinta da de seus membros), (b) OBSERVNCIA das condies legais (I) ATO CONSTITUTIVO = Estatuto (associaes); contrato social (sociedades); escritura pblica ou testamento (fundaes); (II) REGISTRO PBLICO = Sociedade Empresria = Na Junta Comercial; sociedade simples de advogados: na OAB; demais pessoas jurdicas de direito privado: no Cartrio de Registro Civil das pessoas Jurdicas (Lei dos Registros Pblicos, artigos 114 e seguintes). (III) APROVAO DO GOVERNO = Algumas pessoas jurdicas precisam ainda de autorizao do Executivo (Cdigo Civil, artigo 45). (c) LICEIDADE (qualidade de licito) de seus objetivos (Cdigo Civil, artigo 69) objetivos ilcitos ou nocivos constituem causa de extino da pessoa jurdica.

2.5 DESCONSIDERAO DA PERSONALIDADE: A teoria da desconsiderao da personalidade jurdica (disregard of the legal entity) permite que o juiz, em caso de fraude e de m-f, desconsidere o princpio de que as pessoas jurdicas tm existncia distinta de seus membros e autorize a penhora de bens particulares dos scios (Cdigo Civil, artigo 50).

2.6 RESPONSABILIDADE CIVIL: (a) Responsabilidade CONTRATUAL = As pessoas jurdicas, desde que se tornem inadimplentes, respondem por perdas e danos (Cdigo Civil, artigo 389). Tm responsabilidade objetiva por fato e vcio do produto e do servio (Cdigo de Defesa do Consumidor, artigos 12 a 25).

(b) Responsabilidade EXTRACONTRATUAL = As pessoas jurdicas de direito privado (corporaes, fundaes etc.) respondem civilmente pelos atos de seus prepostos, tenham ou no fins lucrativos (Cdigo Civil, artigos 186 e 932, inciso III). A responsabilidade das pessoas jurdicas de direito pblico por ato de seus agentes objetiva, sob a modalidade do risco administrativo. A vtima no tem o nus de provar a culpa ou dolo do agente pblico, mas somente o dano e nexo causal. Admite-se a inverso do nus da prova. O Estado se exonerar da obrigao de indenizar se provar culpa exclusiva da vtima, fora maior e fato exclusivo de terceiro. Em caso de culpa concorrente da vtima, a indenizao ser reduzida pela metade (Constituio Federal, artigo 37, 6; Cdigo Civil, artigo 43).

2.7 EXTINO DA PESSOA JURDICA (direito privado): CONVENCIONAL = Por deliberao de seus membros, conforme quorum previsto nos estatutos ou na lei. LEGAL = Em razo de motivo determinante na lei Cdigo Civil, artigo 1034. ADMINISTRATIVA = Quando as pessoas jurdicas dependem de autorizao do Governo e praticam atos nocivos ou contrrios de seus fins. NATURAL = Resulta na morte de seus membros, se no ficou estabelecido que prosseguisse com os herdeiros. JUDICIAL = Quando se configura algum dos casos de dissoluo previstos em lei ou no estatuto e a sociedade continua a existir, obrigando um dos scios a ingressar em juzo.

2.8 DOMICILIO DA PESSOA JURDICA (direito pblico): O artigo 75 do Cdigo Civil declara que o domiclio da Unio o Distrito Federal; dos Estados e Territrios, as respectivas capitais; e do Municpio, o lugar onde funcione a administrao municipal. O das demais pessoas jurdicas o lugar onde funcionam as respectivas diretorias e administraes, ou onde elegerem domiclio especial no seu estatuto ou atos constitutivos. OBSERVAES:

(1) Toda pessoa dotada de personalidade, isto , tem capacidade para figurar em uma relao jurdica. (2) Toda pessoa (no os animais nem os seres inanimados) tem aptido genrica para adquirir direitos e contrair obrigaes (personalidade). (3) Capacidade a medida da personalidade. A que todos possuem (artigo 1) a capacidade de direito (de aquisio ou gozo de direitos). Mas nem todos possuem a capacidade de fato (de exerccio do direito), que a aptido para exercer, por si s, os atos da vida civil, tambm chamada de capacidade de ao. Os recm-nascidos e os loucos tm somente a capacidade de direito (de aquisio de direitos), podendo, por exemplo, herdar. Mas no tm a capacidade de fato (de exerccio). Para propor qualquer ao em defesa da herana recebida, precisam ser representados pelos pais e curadores. (4) Capacidade no se confunde com legitimao. Esta aptido para a prtica de determinados atos jurdicos. Assim o ascendente genericamente capaz, mas s estar legitimado a vender a um descendente se o seu cnjuge e os demais descendentes expressamente consentirem (Cdigo Civil, artigo 496). (5) Quem tem as duas espcies de capacidade, tem capacidade limitada e necessita de outra pessoa que substitua ou complete a sua vontade. So, por isso, chamados de incapazes. (6) No direito brasileiro no existe incapacidade de direito, porque todos se tornam, ao nascer, capazes de adquirirem direitos (Cdigo Civil artigo 1). Existe, portanto, somente incapacidade de fato ou de exerccio. Incapacidade, portanto, a restrio legal ao exerccio de atos da vida civil. E pode ser de duas espcies: absoluta e relativa. (7) O Cdigo Civil contm um sistema de proteo aos incapazes. Em vrios dispositivos constata-se a inteno do legislador em proteg-los, como, por exemplo, nos captulos referentes ao poder familiar, tutela, prescrio, s nulidades e outros. Entretanto, nesse sistema de proteo no est includa a restitutio in integrum (benefcio de restituio), que existia no direito romano e consistia na possibilidade de se anular o negcio vlido, mas que se revelou prejudicial ao incapaz. Hoje, se o negcio foi validamente celebrado (observados os requisitos da representao e da assistncia, e autorizao judicial, quando necessria), no se poder pretender anul-lo se, posteriormente, mostrar-se prejudicial ou incapaz.

(8) So os menores impberes, que ainda no atingiram a maturidade suficiente para participar da atividade jurdica. A incapacidade abrange as pessoas dos dois sexos. (9) Os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos so os menores pberes. J vimos que podem praticar apenas determinados atos sem a assistncia de seus representantes: aceitar mandato, ser testemunha, fazer testamento etc. No se tratando desses casos especiais, necessitam da referida assistncia, sob pena de anulabilidade do ato, se o lesado tomar providncias nesse sentido e o vcio no houver sido sanado. (10) Prdigo o indivduo que dissipa o seu patrimnio desvairadamente. Trata-se de um desvio de personalidade e no, propriamente, de um estado de alienao mental. Pode ser submetido curatela (artigo 1767, inciso V), promovida pelos pais ou tutores, pelo cnjuge ou companheiro, ou por qualquer parente (Cdigo Civil artigos 1768 e 1769; Constituio Federal, artigo 226 3). (11) A emancipao pode ser de trs espcies: voluntria, judicial ou legal. A VOLUNTRIA = a conhecida pelos pais, se o menor tiver dezesseis anos completos (Cdigo Civil, artigo 5, pargrafo nico, I). A JUDICIAL = a conhecida por sentena, ouvido o tutor, em favor do tutelado que j completou dezesseis anos. A LEGAL = a que decorre de determinados fatos previstos na lei, como o casamento, o exerccio de emprego pblico efetivo, a colocao de grau em curso de ensino superior e o estabelecimento co economia prpria, civil ou comercial, ou a existncia de relao de emprego, tendo o menor dezesseis anos completo. A emancipao voluntria deve ser concedida por ambos os pais, ou por um deles na falta do outro. A impossibilidade de qualquer deles participar do ato, por se encontrar em local ignorado ou por outro motivo relevante, deve ser devidamente justificada em juzo. Se divergirem entre si, a divergncia dever ser dirimida pelo juiz. Quanto forma, expressamente exigido o instrumento pblico independentemente de homologao judicial (artigo 5 pargrafo nico I). A emancipao, em qualquer de suas formas, irrevogvel. No pode os pais, que voluntariamente emanciparam o filho, voltar atrs. Irrevogabilidade, entretanto, no se confunde com invalidade do ato (nulidade ou anulabilidade decorrente de coao, p.ex.), que pode ser reconhecida. O casamento vlido produz o efeito de emancipar o menor. A colocao de grau em curso de

ensino superior, e o estabelecimento civil ou comercial, ou a existncia de relao de emprego, desde que, em funo deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia prpria, justificam a emancipao, por demonstrar maturidade prpria do menor, afastando, nas duas ltimas hipteses, as dificuldades que a subordinao aos pais acarretaria, na gesto dos negcios, ou no exerccio do emprego particular, ao mesmo tempo em que tutela o interesse de terceiros, que de boa-f com ele estabeleceram relaes comerciais.

(1) PESSOA JURDICA ARTIGOS 40 A 52 DO CDIGO CIVIL

I = DE DIREITO PBLICO

INTERNO

(A) UNIO (B) ESTADOS, DIST. FEDERAL e TERRITRIOS (C) MUNICPIOS (D) AUTARQUIAS E OUTROS OBSERVAO: So civilmente responsveis por atos de seus agentes que causem danos para terceiras pessoas (observar se o dano: por culpa ou por dolo).

EXTERNO (A) ESTADOS ESTRANGEIROS (B) PESSOAS REGIDAS PELO DIREITO PBLICO INTERNACIONAL

II = DE DIREITO PRIVADO

(A) ASSOCIAES (B) SOCIEDADES (C) FUNDAES (D) ORG. RELIGIOSAS (E) PARTIDOS POLTICOS

(2) DOMICLIO ARTIGOS 70 A 78 DO CDIGO CIVIL

PESSOA NATURAL (1) Onde estabelecer residncia com nimo definitivo. (2) Se vrios os domiclios = qualquer um deles. (3) Tambm, quando profissional = no local do trabalho. (4) Se no tem definitiva = o local onde for encontrada a pessoa.

PESSOA JURDICA (1) Unio = Distrito Federal. (2) Estados e Territrios = Capitais. (3) Municpios = Administrao Municipal. (4) Outros = onde for encontrada a pessoa.

OUTRAS PESSOAS (1) Incapaz = o mesmo do seu representante ou assistente. (2) Servidor Pblico = local onde exerce suas funes. (3) Militar = Onde estiver a servir. (4) Martimo = Onde o navio estiver matriculado. (5) Preso = Onde estiver a cumprir a pena (sentena). (6) Agente Diplomtico = (extraterritorialidade). (7) Contratos Escritos = Direitos e obrigaes nele estipulados.

Vous aimerez peut-être aussi